Vai se Food #88: Bicho é "comida de verdade"? com Lucas Alvarenga

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 27. 08. 2024
  • O que é a tal comida de verdade? Aquela que sua avó comia? Aquela que você cresceu comendo? Linguiça, queijo, bife, omelete, frango assado são comidas de verdade?
    Se você respondeu "óbvio" ou "claro!', precisamos conversar….
    O modo atual de criação de animais para consumo humano - além de ser responsável por mais de 80% do desmatamento da Amazônia, do Cerrado e do Pantanal e ter imensa participação no surgimento de pandemias e resistência bacteriana - usa e abusa de antibióticos, mantém os bichos em confinamento por toda a vida e os alimenta com ração de grãos transgênicos proveniente de imensas monoculturas e repletos de agrotóxicos. E também existe a questão do bem estar animal…
    Algumas práticas comuns na indústria brasileira:
    Corte, sem anestesia, de rabos, testículos e dentes de leitões com poucos dias de vida
    Galinhas poedeiras - que tem seus bicos cortados a fim de não apresentarem comportamento canibal por conta do estresse - vivem confinadas por 2 anos em gaiolas do tamanho de folha A4. Então, são abatidas.
    Pintinhos machos da indústria de ovos são moídos vivos com um dia de vida porque não tem utilidade
    Na indústria de leite, filhotes são separados da mãe no momento do nascimento para que não comam o lucro do fazendeiro (leite). Se forem machos, são descartados ou abatidos com poucos meses para serem vendidos como "carne de vitela"
    Por ano, são abatidos mais de 88 bilhões de animais terrestres para sanar o desejo humano por carne, ovos e lácteos.
    Vamos repensar o que, em 2022, é Comida de verdade?
    Para conversar sobre o tema, nosso convidado é Lucas Alvarenga. Lucas é responsável pelo Desenvolvimento Internacional da ONG Mercy for Animals, gerenciando a Diretoria Executiva dos escritórios dos Estados Unidos, México, Brasil, Índia e Sudeste Asiático.

Komentáře • 1

  • @lari-pandalove5910
    @lari-pandalove5910 Před 2 lety +3

    Obrigada pelo video! Muito esclarecedor e tocou nos assuntos de forma mt profunda, só faltou falar da indústria de peixe! Mas quem quiser saber mais sobre o peixe, tem um documentário na netflix que chama seaspiracy