Vamos falar de rodagens e levar a trk para a confusão do trânsito lisboeta

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 25. 12. 2018
  • o tema deste vídeo passa por falar em rodagens de motores duma forma simples e vamos no trajeto diário na confusão do trânsito lisboeta.
  • Auta a dopravní prostředky

Komentáře • 77

  • @JosezitoMotovlogs
    @JosezitoMotovlogs Před 5 lety +10

    Aqui está uma das razões porque eu sempre apreciei os teus vídeos, desde o primeiro que vi, a tua generosidade em partilhares os conhecimentos que tens sobre a parte mais técnica do mundo das motas, e a forma simples e clara como nos explicas as coisas 👍
    Obrigado por mais esta preciosa partilha 😉
    Grande abraço

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před 5 lety +1

      Obrigado pelo apoio josezito.
      Grande abraço

  • @RuiAquino
    @RuiAquino Před 5 lety +4

    Vídeo muito interessante. A rodagem é um "mal necessário" que convém levar a sério, também é um período para nos ambientarmos à nova mota, é sempre algo novo. É a minha opinião.
    Sobre levar as big trails para a cidade: também sinto bastante isso. Trazer a adventure para a baixa do Porto é um inferno pois não passa muito bem entre os carros e agora a Câmara lembrou-se de colocar uns separadores de faixa (uns mecos de borracha altos) que inviabilizam a aproximação aos semáforos, principais rotundas e principais saídas das vias mais rápidas. Filtrar o trânsito tornou-se muito mais complicado, mas também "encalhava" entre alguns carros e autocarros. Que saudades da ágil PCX (que até passeios fazia :)
    Um abraço, continuação de Boas Festas, um próspero 2019!

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před 5 lety +1

      Obrigado pela participação companheiro
      Boas entradas
      Abraço

  • @j0rg9humbertosp33
    @j0rg9humbertosp33 Před 5 lety +3

    Boas MPA Neves, já tive N de motas e sempre fiz a rodagem de cada uma delas, respeitando as recomendações dos fabricantes. Nos dois últimos casos e refiro mais estes, por terem sido os que troquei de mota num prazo muito curto, cerca de um ano de separação entre uma MT.07 0 kms (na qual fiz 16000kms) e uma MT.09 tb ela 0 kms, mas tb porque não me custou a passar o período de rodagem em qualquer uma delas, especialmente na 09, pois mesmo respeitando até aos primeiros 1000km não passando das 5.600rpm, o andamento já era muito satisfatório, depois até aos 1600km não passando das 6.800rpm melhor ainda, daí a rodagem não ter sido seca nenhuma.
    Além disso até aos mil convinha evitar o aquecimento do motor muito acima da média, mas utilizar vários regimes do motor e ir trabalhando a caixa, tentar fazer um uso misto, cidade /estrada vá.
    Nunca tive problemas de qualquer ordem em nenhuma delas. Tenho até como exemplo casos de conhecidos que com motas iguais à minha e passada a rodagem, no meu caso a minha está a cortar nos 227 a piscar de quando em vez do 7 para o 8 e toda original escape também original, sendo que no caso de alguns parceiros com a ideia de que esse período de rodagem não seria de levar tão à letra assim, alguns queixam - se de que algumas cortam aos 224. Não sei se será por qualquer outra razão, (as queixas foi de pessoal com a mota toda original também) mas o que é certo é que sempre respeitei religiosamente a rodagem e sempre me dei bem, porque quando está na altura em que se pode ir começando a abrir as "goelas" à bichinha, corresponde sempre às minhas expectativas e às vezes até mais. Por isso para o pessoal mais céptico, posso garantir que aquele período de rodagem, neste caso com andamentos mais comedidos, não faz com que os cavalos "fujam" do motor, já o contrário, ou seja abusando precocemente do motor... não sei, não. Parabéns pela escolha do tema. Abraço.

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před 5 lety +1

      Obrigado pelo teu testemunho completo companheiro.
      Abraço 😉

  • @ExContinentalAzores
    @ExContinentalAzores Před 5 lety +2

    Bem falado. Embora venham com uma pré-rodagem, nunca é suficiente. É preciso ter mesmo muito cuidado com a acelarações. O mesmo vale para motas já rodadas mas ainda a frio. Vejo muita gente a ligar a mota e mandar logo altas gazadas e acelerações e reduções. Até doiiii.
    Dizes também que é muito chato andar comedido, nos 1000 Km. E é verdade. Bem sei o que sofri com a minha dorsoduro. Ainda para mais, pq a mota não sabe andar devagar. Não é exagero. A baixa velocidade ela dá pequenos solavancos constantes, sempre a pedir aceleração.
    Grande abraço e excelentes festas :)

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před 5 lety

      Pois os arranques a frio é outra.....dói muito mesmo.
      Custa mas até é fixe para se conhecer melhor a máquina 😉
      Grande abraço e boas festas

  • @VMAXRider
    @VMAXRider Před 5 lety +2

    Eu ainda hoje prefiro ir com a GertrudeS para Lisboa.
    Confortável, leve e bons consumos. Desde que não caiam peças está tudo bem... ;)
    Bons conselhos. Obrigado.
    Um abraço. 😉✌

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před 5 lety

      😁😁 obrigado companheiro
      Abraço

  • @twentyninemotovlogger7342

    Excelente vídeo... E partilho da tua opinião também já publicada por mim... Fundamental respeitar as indicações do fabricante para fazer durar mais e melhor um motor... Grande abraço.

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před 5 lety

      Obrigado companheiro.
      Grande abraço

  • @RubenAntonio89
    @RubenAntonio89 Před 4 lety +1

    Estava mesmo à espera deste vídeo!!! Obrigado

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před 4 lety

      Obrigado eu pela presença e participação companheiro

  • @carpemusic3902
    @carpemusic3902 Před 4 lety +1

    Parabéns por mais um excelente vídeo. Abraço

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před 4 lety

      Obrigado companheiro
      Abraço

  • @joaomendes2361
    @joaomendes2361 Před 5 lety +2

    Mais um excelente vídeo!! Pena já não teres a trk pois será a minha próxima mota em princípio!! Mas irei continuar ainda assim a assistir a todos os teus vídeos, aprendemos sempre mais alguma coisa. Um abraço de Guimarães !!

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před 5 lety

      Obrigado companheiro
      Então votos de felicidades com a máquina e muitos km em cima.
      Abraço

  • @DuoMotovlog
    @DuoMotovlog Před 5 lety +2

    Uma boa rodagem é, comprovadamente, importante para a saúde e longevidade do motor. Tb já ouvi falar de rodagens agressivas com varias mudanças de óleo pelo meio, que supostamente podem aumentar a potência em 3-4%...mas acredito que para a longevidade do motor sejam um atentado hehe Sempre boas explicações para quem queira aprender mais sobre a mecânica de motas. Votos de um excelente ano novo ✌️ Abraço

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před 5 lety +1

      Obrigado
      Bom ano também para vós.
      Abraço

  • @joaquimsilva3584
    @joaquimsilva3584 Před 5 lety +2

    Amigo! Rodar numa 125 a 80 ou a 90 não é propriamente chato isto é para não esforçar o motores , mas já sabemos que uma 125 não é uma mota talhada para a autoestrad . Pela estrada uma viagem por a estrada não é monótono pelo contrário, eu fiz uma viagem numa dsr aventura de Braga até Fátima com um pendura e foi uma viagem fantástica ,na volta ainda fui a Nazaré antes de subir para Braga é claro que foi no dia seguinte.. pois a 80 ou a 90 também se vai longe . Se fosse para ir depressa então sim era uma trk. Mas o tempo é Deus que dá por isso é melhor ir sempre nas calmas , um abraço .

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před 5 lety

      Obrigado pelo teu contributo que tenho de concordar.
      Abraço

  • @TheBrito77
    @TheBrito77 Před 5 lety +3

    Condução muito segura da tua parte. Boas festas

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před 5 lety

      Só abuso ao estar mais só na estrada 😊,sou humano.
      Boas festas companheiro

  • @RodrigoRibeiro-sx2gx
    @RodrigoRibeiro-sx2gx Před 5 lety +1

    Eu na minha xr 125 faço Azeitão Lisboa, às 8 da manhã em 35 m, uma verdadeira maravilha. O meu percurso diário é Azeitão Setúbal, 15 km para cada lado.

  • @RussoMT
    @RussoMT Před 5 lety +2

    É muito importante uma boa rodagem.. vieste a minha cidade.. Um abraço! 👍✌

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před 5 lety

      Estou aí todos os dias Russo
      Abraço

  • @pagm70
    @pagm70 Před 5 lety +2

    Uma vez mais video 5***** !!! eu passei de uma 125cc para uma Tenéré 660cc e tem sido difícil a minha adaptação de diferença do tamanho e passar pelo meio do trânsito (o problema é quando se tem que parar de repente). No meu ponto de vista a tua TRK é ideal para esse teu percurso diário,,,

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před 5 lety

      Obrigado companheiro, entretanto a trk já era,mora cá em casa uma bela xmax 300 e num mês já tem 1700 km.
      Abraço

  • @carlospereira3587
    @carlospereira3587 Před 5 lety +2

    Boas Tardes ,antes demais queria desejar Votos de Boas Festas e um Feliz Natal,sempre junto dos que mais Amas e gostam de ti. Relativamente ao video,excelente como sempre nos habituas-te. Ker dizer que vieste á cidade com a Benelli TRK. Gostei bastante da explicação relativamente á Rodagem,que muita gente não sabe!! Como se deve efectuar uma rodagem com uma máquina quase virgem de motor e seus componentes internos,e depois é vê-las a consumir óleo aos galões e consumos exagerados etc etc... Tive atento ao teu desempenho na cidade com a tua máquina e vejo realmente que esse enquadramento na verdade e como tu dizes e bem não é o mais efeicaz ,um conselho de um Amigo e Camarada Motociclista com alguma experiência em cidade,25 anos a andar e parte deles quase todos os dias em cima dela,de casa para o trabalho e vice versa,entre viagens passeios entre outras actividades. Relativamente á situação que para mim é o calcanhar de aquiles para quem anda a furar no meio do trânsito,como eu também,é que é preciso ter imenso cuidado pois se um carro ao mudar de direção nos tocar estamos logo entalados ,pois o código da estrada vai dar razão ao carro e não á mota que ia a furar no meio do trânsito..o CZcamsr NP Canal está entalado com uma situação dessas,pois as senhoras de meia idade que com ele se envolveram no acidente,disseram declarações contradizendo tudo o que realmente tinha acontecido e como ele ia numa mota no trânsito!! Estás a ver a caldeirada para as companhias de seguros poderem assumir seja o que for em proll da verdade e das regras deste.. entretanto a companhia de seguros nunca mais lhe resolve o assunto e dizem na verdade quem é que vai assumir as respnsabilidades e quem é na verdade o culpado do acidente... Forte Abraço e vê lá se vendes a Benelli que no trânsito essa não é a mota indicada....

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před 5 lety +1

      Companheiro Carlos, agradeço, mesmo a tua participação e opinião.
      O caso do np por acaso acompanhei.
      A trk entretanto já foi,agora é uma xmax 300.
      Grande abraço

    • @carlospereira3587
      @carlospereira3587 Před 5 lety +1

      @@MPANeves.Fizeste bem,eu também tive uma Sym GTS 300 e gostei muito, mas lá está o primeiro Dono da mesma não fez de certeza o que relataste relativamente à explicação que deste no vídeo que foi a melhor e a mais correcta ,fazendo com que esta gastasse imenso óleo do motor. Mas a máquina que compraste de certeza absoluta que é MUITO Boa mesmo,fazendo as delícias da tua própria mobilidade e condução de cidade e consumos. Parabéns. .Forte Abraço

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před 5 lety +1

      Obrigado companheiro
      Abraço

    • @carlospereira3587
      @carlospereira3587 Před 5 lety +1

      @@MPANeves ,coitado do Josezito é que lá anda muito aborrecido e com toda a razão, derivado à situação do tremer do volante (direção) da Sua Belíssima também Honda Forza. Realmente é muito aborrecido tal situação. E ainda por cima às pessoas que gostam de ter as coisas num modo funcional e perfeito como ele deve de ser certamente, é muito desanimador. A minha Maxisocter também fazia esse trepidar na direção, ficava eu também muito aborrecido com tal situação. Agora com a minha máquina nova, graças a Deus que posso largar o volante sem qualquer stress...Bom Ano, e vai assim que poderes colocando uns vídeos com a tua nova Máquina...

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před 5 lety +1

      A forza.....o josezito tem razão e mais não digo 😉
      Quanto a vídeos ,vamos ver como será o futuro 😁☺️
      Boas entradas
      Grande abraço

  • @ManuelSampaio666
    @ManuelSampaio666 Před 4 lety +1

    "Este cabrão não tem pisca..." 😂😂😂😂😂😂😂 dei logo like

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před 4 lety

      Essa em offline sai muito 🤣🤣🤣

  • @joserebelo4092
    @joserebelo4092 Před 5 lety +2

    Continuo a dizer a AK 550 era uma luva para ti companheiro ;) , grande abraço.

  • @p.santos6644
    @p.santos6644 Před 5 lety +2

    🚦Boas Neves. Mais um bom video. A sua TRK com 8000km e o motor ainda não está completamente aberto ? Se começar a puxar por ela deixa de estar "perra" ? Boas curvas 👍

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před 5 lety +1

      Nao estava pois respeirei a rodagem a risca,tinha um bom oleo e fazia menos barulho que as outras,em vez de dar 180 ,dava 172
      Abraço

    • @p.santos6644
      @p.santos6644 Před 5 lety +2

      @@MPANeves🚦 bom dia. Obrigado pela rápida resposta. E agora continua a dar menos velocidade de ponta que as outras ? Se é o caso, ficará sempre assim ? Peço desculpa pela minha compreensão lenta. Boas curvas ⛽

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před 5 lety +1

      Agora nao sei que ja não é minha....mas com o tempo e se puxarem vai lá 😉

    • @p.santos6644
      @p.santos6644 Před 5 lety +1

      @@MPANeves obrigado 😀

  • @RodrigoRibeiro-sx2gx
    @RodrigoRibeiro-sx2gx Před 5 lety +1

    Compreendo perfeitamente a escolha da mota para a utilização. Por isso lá vou andando com a minha fmx 650 para passear e a xr 125 para fazer 30 km diários entre o trabalho e casa. O meu miúdo vai tirar a carta e aí estou a pensar comprar um scooter, para ele ficar com a xr. Agora estou na dúvida com a cilindrada adequada. Talvez vá por uma 123, mas a kymco 350 faz-me pensar,

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před 5 lety +1

      Uma 300/400 é o ideal 😉🙂

    • @RodrigoRibeiro-sx2gx
      @RodrigoRibeiro-sx2gx Před 5 lety +1

      A kimco 350 fará 100 000 km?

    • @RodrigoRibeiro-sx2gx
      @RodrigoRibeiro-sx2gx Před 5 lety

      Por outro lado a 125 dá par pôr a patroa a andar de mota.

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před 5 lety

      @@RodrigoRibeiro-sx2gx só se saberá quando alguém la chegar,como atualmente raramente se tem uma mota mais que 30/50000 km é dificil saber,agora se ja vi 50cc a dois tempos a passar isso....

    • @RodrigoRibeiro-sx2gx
      @RodrigoRibeiro-sx2gx Před 5 lety

      @@MPANeves A minha xr 125 tem 75 000. 😀

  • @nunobrandao8639
    @nunobrandao8639 Před 5 lety +3

    Outro pormenor:
    Na autoestrada devias andar pela berma, não é ilegal circular por lá, é ilegal parar lá.
    Eu vou por la pois pelo meio estou constantemente no angulo morto dos carros. E so deves usar os 4 piscas quando estás parado. Se estiveres com os 4 piscas os condutores nao sabem para onde queres ir

    • @ant_ramos
      @ant_ramos Před 5 lety +1

      Basta consultar o código da estrada e procurar a definição de «Berma» - superfície da via pública não especialmente destinada ao trânsito de veículos e que ladeia a faixa de rodagem;
      Continua a fazer isso que fazes bem. As bermas estão cheias de lixo deitados pelos condutores, ervas não aparadas, restos de carros que resultaram de acidentes, bocados de vidro.. é o local ideal a circular.

    • @nunobrandao8639
      @nunobrandao8639 Před 5 lety +3

      @@ant_ramos prefiro ai do que com o trânsito parado arriscar a acertar em espelhos , cair e magoar. Tendo trânsito livre como é obvio nao vou pela berma

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před 5 lety +1

      Sim num ponto tens razão,em alguns casos é melhor a berma ,mas se apanhas as autoridades e tiverem mau humor já foste.
      Os piscas é para me verem melhor, usa se muito nestes locais

    • @nunobrandao8639
      @nunobrandao8639 Před 5 lety +2

      Te garanto que qnd estiver congestionado nunca vais apanhar a brigada pois eles nem vão conseguir passar.
      Eu qnd o trânsito está muito congestionado em que os carros não avançam eu vou pela berma mas não vou abrir
      Vou em velocidade moderada.
      Nem gnr vai te multar por evitares o transiti

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před 5 lety

      Confesso que já fiz algumas vezes , no viaduto Duarte Pacheco por exemplo mas dá para ver se há alguém lá 😉

  • @numimodu9695
    @numimodu9695 Před rokem +1

    Marco, na trk 502 usas mais o travão da frente ou o de trás?
    Um amigo vai comprar uma e pediu para perguntar 😂😂

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před rokem +1

      Numa mota é sempre o da frente que se usa,o travão de trás é so uma ajuda😉😊

    • @numimodu9695
      @numimodu9695 Před rokem +1

      @@MPANeves foi o que eu lhe disse mas ele disse que queria ver a resposta de um profissional 😁mto obrigado, abraço.

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před rokem +1

      De nada😁
      Abraço

  • @LuisSilva-mq2fr
    @LuisSilva-mq2fr Před 5 lety +1

    que mota 125 cc recomendas que tenha 14.15 cv , nao menos que isso ?

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před 5 lety +2

      MT 125/ ou a r125 ,mais baratas tens as u m com 15 CV,a CB 125 também,por exemplo

    • @LuisSilva-mq2fr
      @LuisSilva-mq2fr Před 5 lety +1

      A um não me pareceu nada mal ,

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před 5 lety

      Nada mesmo

  • @marciosilva481
    @marciosilva481 Před 4 lety +1

    Quais são os custos e intervalos de revisão da trk?!

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před 4 lety +1

      A trk faz as revisoes de 5 em 5000km ,as normais eram menos de 100€

    • @marciosilva481
      @marciosilva481 Před 4 lety +1

      @@MPANeves e aquelas mais caritas?!

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před 4 lety +1

      @@marciosilva481 depende do material a levar mas pode igualar um carro,olha eu na xmax 300 agora aos 20000km só em material ja passei dos 100€ se fosse na marca uns 300 eram ...

    • @marciosilva481
      @marciosilva481 Před 4 lety

      @@MPANeves Obrigado 💪

  • @nunobrandao8639
    @nunobrandao8639 Před 5 lety +2

    Ola mpa neves. Desculpa mas estás enganado.
    Isso da rodagem é um mito.
    Eu no dia que a comprei levei a moto aos 175kmh
    Ao vermelho
    A minha dá 180kmh a descer.
    Se pesquisar há varios motores testados. Principalmente da honda. Uns testados devagar e outros a fundo
    Em nenhum encontraram diferença nas taxas de compressão ou desgaste.
    Ja tive algumas motas e a minha rodagem é condução normal,nem sempre a fundo nem mt devagar

    • @MPANeves
      @MPANeves  Před 5 lety +1

      Respeito a tua opinião e agradeço o contributo.