Transtorno Bipolar ou Borderline: qual a diferença | Psicóloga Cristiane Garcia

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 7. 09. 2024
  • Olá, sou Cristiane Garcia, psicóloga especializada em psicoterapia cognitivo comportamental. Nesse vídeo falo sobre as semelhanças e diferenças do Transtornos de Humor Bipolar Transtorno de Personalidade Borderline.
    REDES SOCIAIS
    Inscreva-se: www.youtube.co...
    Site: www.cristianeg...
    Instagram: / psicologia.cristianega...
    ______________________________________
    Cristiane Rodrigues Garcia
    Psicóloga e Psicoterapeuta
    Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade de Medicina da USP
    CRP 06/84018
    ______________________________________
    O transtorno bipolar é um transtorno do humor que se alterna entre dois extremos, o polo da depressão e o polo da mania ou hipomania (que é uma mania mais branda) Mania no transtorno bipolar significa euforia ou fúria. E entre as duas fases há um período de estabilidade. Então não se refere a personalidade. Na bipolaridade a pessoa apresenta por vezes comportamentos fora do seu padrão, do habitual, mas somente quando está passando por algum episódio de depressão ou mania. Diferente do transtorno borderline, que é um transtorno de personalidade. Personalidade se refere ao jeito de ser, aos traços e padrões de comportamento. E esse jeito de ser é contínuo. Então em ambos os transtornos a pessoa apresenta oscilações na forma de sentir, de lidar com as emoções, sentimentos e as situações da vida. No entanto, no transtorno bipolar a oscilação do humor é por períodos, as fases de cada polo e cada fase pode durar dias, semanas ou meses. Na personalidade borderline a pessoa oscila de forma repentina, rápida, podendo oscilar algumas vezes no mesmo dia.
    No transtorno bipolar o humor há alteração no nível de energia física e mental e se manifesta por sintomas físicos. Alteração da energia, do sono, do apetite. Em fase de mania ou hipomania existe maior irritabilidade, impaciência, inquietação, menos necessidade de dormir, porque há maior disposição, a pessoa se envolve em várias atividades, tem muitas ideias e interesses variados, fica mais falante e pode ter impulsividade com compras, comida, sexo, jogos. E na fase de sintomas depressivos é o oposto. Falta de energia, sensação de fadiga, lentidão para pensar, dificuldade de se concentrar, perda do prazer e interesse pelas coisas em geral, humor deprimido entre outros sintomas.
    No transtorno borderline, também há impulsividade, por exemplo nos gastos de forma irresponsável, abuso de substâncias, sexo sem proteção, dirigir de forma imprudente, por exemplo e oscilações do humor, dos sentimentos, mas o mais característico é a instabilidade nas relações interpessoais e na autoimagem. E por isso pode haver mudanças frequentes de opinião, de empregos, de amigos, da sexualidade, além das alterações no humor, que vão se refletir nas emoções, sentimentos e comportamentos, mas essas alterações repentinas são muito mais movidas por gatilhos externos, como situações que vão acontecendo e a maneira como a pessoa vai reagir e lidar, por exemplo, com as frustrações quando algo não sair conforme o planejado, quando a pessoa não é correspondida da forma como esperava, quando há medo acentuado da rejeição, por não se sentir aceito, apoiado ou amado o suficiente e isso é muito característico da personalidade borderline. Emoções e sentimentos vivenciados com intensidade e impulsividade.
    PSICOTERAPIA:
    Em ambos os transtornos o acompanhamento psicológico vai auxiliar no entendimento do próprio transtorno, como os sintomas afetam as relações familiares, sociais e profissionais, quando não tratados e aprendem habilidades socioemocionais para lidar melhor com os sintomas e características do transtorno.
    ______________________________________
    AVISO:
    As informações compartilhadas no canal Cristiane Garcia possuem caráter educativo que podem auxiliar no entendimento sobre assuntos relacionados a saúde mental e equilíbrio emocional. O conteúdo dos vídeos não substituem uma avaliação e nem tratamento de um profissional da saúde.

Komentáře • 12

  • @FANADINO0
    @FANADINO0 Před 3 lety +4

    Agora sim, uma explicação simples, porém clara e concisa!! Um transtorno é de HUMOR. O outro, é de PERSONALIDADE, ou seja, a pessoa É assim, só que é um jeito de ser disfuncional para a pessoa na sociedade.😉

  • @edniceps299
    @edniceps299 Před 3 lety +7

    Quem convive com um bipolar vai ter um período sossegado, uma folga, já com o borderline é o tempo todo uma bomba, um susto.

    • @julianoalves5495
      @julianoalves5495 Před 3 lety

      Desse modelo era tipo ex patrões querendo que fazer terrorismo nem era mais assédio moral bullying não aquele bando de pica pau mesmo aff Fundação Partido dos Avarentos Avarentas muquiranas burocracia voe FLY tour Miami agonia Vote Trump destruidor de sonhos Destruidoras de Sonhos Destruidoras de Pesadelos aff.

  • @drmatheuscabral
    @drmatheuscabral Před 2 lety

    Parabéns pelo excelente vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻. De maneira complementar, fiz um vídeo no meu canal que também fala das principais diferenças entre borderline e bipolar respondendo as dúvidas mais comuns .

  • @jonatasjunior461
    @jonatasjunior461 Před 3 lety +4

    Simples e direto. 👏
    Boderline é muito mais difícil pra nós que temos. Confusão tremenda na mente todo tempo

    • @CristianeGarcia
      @CristianeGarcia  Před 3 lety +3

      Obrigada pelo comentário Jonatas!! Independente do quadro, sempre é mais fácil de lidar com conhecimento e tratamento. Espero ter ajudado de alguma forma, através do vídeo, trazendo informação. Um grande abraço:)

    • @nicknameunknown6513
      @nicknameunknown6513 Před 3 lety

      @@CristianeGarcia O borderline tende a ser mais infiel ? Namorei uma border que me traiu por medo de ficar sozinha

  • @sheiladacunhaferreira6284

    Acho que tenho os dois, border e bipolar tipo 2

  • @vitorianetto4352
    @vitorianetto4352 Před 2 lety +1

    A coitada da minha amiga têm, ela era caía de energia e , mesmo sem dar crises ela eh fraquinha.

  • @gislaineoliveiraoliveira3891

    Acredito que eu seja borderline

  • @julianoalves5495
    @julianoalves5495 Před 3 lety

    Todo mundo na minha Família tem é esquizofrênicas também

  • @lilianysaoficial
    @lilianysaoficial Před 2 lety

    É possível ter os 2?