O Empregado Pode Se Recusar A Fazer Horas Extras? Como? Por que?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 20. 08. 2024
  • Contribua para o canal com qualquer valor de doação via PIX. As chaves são (31) 98755-0566 e trabalhismo88@gmail.com
    Pessoal, nos vídeos que faço eu forneço várias informações para vocês conseguirem saber se há algo errado, ou não, no seu trabalho. Porém, eu não consigo analisar todos os casos individuais por meio dos comentários deixados aqui no CZcams. Somente numa conversa particular é possível analisar os detalhes do caso concreto para dar um parecer responsável sobre o que está errado e o que pode ser feito por cada trabalhador.
    Portanto, quem tiver interesse em uma informação mais detalhada, entre em contato comigo no WhatsApp (31) 98755-0566 ou no e-mail: brenonbrandao@gmail.com ou então consulte formalmente um outro advogado que também seja especialista em Direito do Trabalho.
    Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.
    Você sabia que, via de regra, o empregado pode se recusar a fazer horas extras? Sabia, também, que só em algumas situações muito urgentes haverá a obrigação de fazer horas extras?
    Aqui no vídeo eu vou responder as seguintes perguntas:
    1) Por que o empregado não é obrigado a fazer horas extras?
    2) Quais as situações excepcionais que o empregado poderá ser obrigado a fazer horas extras?
    3) Qual a importância de saber que não há obrigação de fazer horas extras sempre que o patrão quiser?
    Olha só, presta atenção aqui: A LEI MAIS IMPORTANTE DO BRASIL, que é a Constituição Federal, diz que a duração do trabalho NORMAL NÃO PODE ser SUPERIOR a oito horas diárias e quarenta e quatro horas semanais, isso tá escrito no artigo sétimo, inciso XIII, da nossa Constituição Federal.
    Essa regra da Constituição é geral, ou seja, se aplica a todos os trabalhadores do Brasil.
    Isso significa que tem gente que pode ter uma jornada até menor que oito horas diárias e quarenta e quatro horas semanais, mas ninguém pode ter jornada maior que essa.
    Essa ausência de obrigação, no fim das contas, significa que se o trabalhador se recusar a fazer horas extras, o empregador não pode punir esse trabalhador por causa da recusa.
    Mas, a gente sabe que toda regra tem exceção, não é mesmo?
    A exceção dessa regra está prevista no artigo sessenta e um da CLT.
    O artigo sessenta e um da CLT prevê a possibilidade de imposição de horas extras, dizendo que apenas nos casos de “necessidade imperiosa, poderá a duração do trabalho exceder do limite legal, seja para fazer face a motivo de força maior, seja para atender à realização ou conclusão de serviços inadiáveis ou cuja inexecução possa acarretar prejuízo manifesto.”
    Dá pra perceber que a gente tá falando de situações que o empregador praticamente não tem culpa e que o prejuízo pode vir até a quebrar a empresa ou prejudicar seriamente outras pessoas ou o meio ambiente.
    Portanto, não estamos falando de problemas que acontecem por incompetência de alguém e que o prejuízo não vai ser algo de muito estrondoso.
    Por último, eu quero mostrar pra você qual a importância de saber que você não é obrigado a fazer horas extras quando o seu patrão lhe fizer esse pedido.
    Sabendo que não tem a obrigação, o empregado ou empregada pode simplesmente recusar a realização das horas extras ou, então, pode até chamar o patrão para negociar, pedir alguma contrapartida, além do simples pagamento das horas extras.
    Por exemplo, pode pedir o fornecimento de um lanche, pedir uma compensação em dobro num outro dia da semana, tipo assim, vou fazer duas horas extras hoje, mas você me dá quatro horas de descanso em outro dia, ou pedir para ser liberado de trabalhar em algum fim de semana, pedir para emendar um feriado, entre outras contrapartidas que você possa achar interessante e consiga negociar com o patrão.
    E, se o empregador vier com o argumento de que ele já vai pagar as horas extras com adicional, ou seja, com aquele acréscimo de 50%, rebate ele, pode dizer que esse acréscimo aí é uma obrigação que já está prevista na lei, por isso, não é nenhuma concessão ou generosidade do patrão, isso é só a obrigação que ele já tem.
    Gente, é fundamental que os trabalhadores conheçam seus direitos e estejam cientes de que têm o poder de decidir sobre sua própria jornada de trabalho. Recusar horas extras é um direito que existe para garantir o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal, familiar e social.
    Afinal, pensa aí, você trabalha para viver ou vive para trabalhar?
    Ao invés de fazer horas extras para ganhar mais dinheiro, o importante é lutar por aumentos de salário.
    #horasextras #jornadadetrabalho #direitodotrabalho #horasextrasclt #horasextraordinarias #empregado #oempregadoeobrigadofazerhoraextra
    #possorecusarhoraextra #ofuncionarioeobrigadoafazerhoraextra #horaextraeobrigatorio #souobrigadoafazerhoraextra

Komentáře • 5