O que é Hora Extra? Como contá-las? Quantas são permitidas? Como marcar cartão de ponto? Isso e mais

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 26. 10. 2021
  • Pessoal, nos vídeos que faço eu forneço várias informações para vocês conseguirem saber se há algo errado, ou não, no seu trabalho. Porém, eu não consigo analisar todos os casos individuais por meio dos comentários deixados aqui no CZcams. Somente numa conversa particular é possível analisar os detalhes do caso concreto para dar um parecer responsável sobre o que está errado e o que pode ser feito por cada trabalhador.
    Portanto, quem tiver interesse em uma informação mais detalhada, entre em contato comigo no WhatsApp (31) 98755-0566 ou no e-mail: brenonbrandao@gmail.com ou então consulte formalmente um outro advogado que também seja especialista em Direito do Trabalho.
    Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.
    As principais perguntas desse vídeo são: O que é “hora extra”? Qual o máximo de horas extras permitidas? Como contar as horas extras. O que acontece se houver fraude no cartão de ponto? Como funciona o limite de tolerância de até cinco minutos? Mas veja até o final porque tem mais informação ainda.
    “Hora extra” é uma abreviação de “hora extraordinária”. No dicionário a palavra “extraordinário” significa aquilo que não é comum, significa anormal, atípico, aquilo que acontece poucas vezes, aquilo que é uma exceção.
    A Constituição Federal, diz que a duração do trabalho NORMAL não pode ser SUPERIOR a oito horas diárias e quarenta e quatro horas semanais.
    Essa regra da Constituição é geral, ou seja, se aplica a todos os trabalhadores do Brasil, a não ser que exista alguma outra regra com uma previsão de jornada MENOR.
    Para preservar a saúde, prevenir acidentes de trabalho e garantir um mínimo de vida social para todos os trabalhadores, a Constituição brasileira criou os limites de tempo de trabalho e esses limites podem ser ainda menores se houver alguma regra mais benéfica.
    O tempo de trabalho que está permitido na lei, no acordo do sindicato ou no seu contrato de trabalho é que será o tempo normal, comum ou ordinário da jornada de trabalho. Por outro lado, a gente chama de hora extraordinária (ou seja, incomum, atípica) qualquer período de tempo que ultrapassar o limite normal da jornada normal (que normalmente é de oito horas diárias e quarenta e quatro horas por semana).
    Então, se você trabalhar quinze ou vinte minutos a mais você já está fazendo hora extra.
    E agora você já consegue entender, também com muita clareza, que não é certo fazer horas extras constantemente, ou seja, é ilegal o patrão colocar o empregado pra fazer horas extras todos os dias ou quase todos os dias. Porque se você estiver fazendo horas extras sempre, a conclusão lógica é que aquele limite de jornada imposto pela Constituição não está sendo respeitado. Você sempre estará trabalhando mais do que o que é permitido.
    Por isso que o seu registro de jornada no cartão de ponto deve ser exato, marcando minuciosamente as horas e os minutos que você realmente iniciou e parou de trabalhar. O trabalhador jamais deve aceitar começar a trabalhar antes de registrar o horário no cartão de ponto e também não deve concordar em bater o cartão como se tivesse acabado sua jornada e depois voltar a trabalhar.
    Inclusive, a marcação errada do cartão de ponto pode configurar crime de falsidade ideológica e é considerada uma falta grave pelo Direito do Trabalho podendo ser justificativa até para a demissão por justa causa do empregado.
    Outra informação que é bem importante você entender é que o tempo extra autorizado pela CLT não pode exceder duas horas no mesmo dia, ou seja, a jornada normal é de até oito horas por dia e você só pode acrescentar mais duas horas extras.
    Para quem tem jornada menor que oito horas por dia, por exemplo, 06 horas, a regra é a mesma, não pode fazer mais do que duas horas extras e, aí, nesse caso, o limite máximo de jornada diária será oito horas, que significa as seis horas comuns mais as duas horas extraordinárias.
    É importante você entender o que é o limite de tolerância. É que é normal acontecer variação de ATÉ cinco minutos no início e fim da jornada, isso quer dizer que se você marcar o cartão de ponto até, NO MÁXIMO, cinco minutos antes ou depois do seu horário de trabalho, isso não é contado como hora extra.
    Contudo, se o tempo de trabalho marcado no cartão de ponto superar esses cinco minutos de tolerância, todo o período será considerado como hora extra ou como atraso. Isso significa que se você marcar o ponto seis minutos antes ou depois do seu horário fixo, aí o tempo contado como hora extra ou como atraso serão os seis minutos.
    Outra regra importante pra fazer a contagem do seu tempo de jornada num dia é que o período do intervalo para descanso e alimentação não é considerado como tempo de trabalho. Portanto se você tem um intervalo de uma hora pra almoçar, essa uma hora não faz parte da sua jornada.

Komentáře • 86

  • @erivanalmeida1126
    @erivanalmeida1126 Před rokem

    Gostei muito
    Tirou todas as minhas dúvidas

  • @pauloaugusto4357
    @pauloaugusto4357 Před 2 lety +1

    Muito bom! 👏👏

  • @anjomeu2098
    @anjomeu2098 Před rokem

    Doutor o senhor é um excelente profissional , poderia trabalhar também com consultoria on-line.

  • @Rey0946
    @Rey0946 Před 2 lety +1

    Bem esplicado 👍

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety

      Muito obrigado pela sua audiência e pelo comentário.
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

  • @adrianavasconcelossilveira9511

    Adoro suas histórias ❤️❤️❤️

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety

      Prezada, obrigado pela audiência e pelo comentário.
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

  • @igorgeorgegomesdias9093
    @igorgeorgegomesdias9093 Před 2 lety +2

    Da melhor qualili show de bola da melhor qualili

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety

      Igor, obrigado pela audiência e pelo comentário.
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

  • @carlosmagnolara9255
    @carlosmagnolara9255 Před 2 lety +1

    Ótimo vídeo Brenon. Depois explica pra gente horas in itinere e como elas estão sendo tratadas hoje na justiça do trabalho.

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety +1

      Muito obrigado Dr! Pode deixar que esse tema já está incluído na minha lista aqui 😁

  • @cristiane9402
    @cristiane9402 Před rokem

    Me instruíram isso no meu trabalho meus superior ao final da jornada a bater o ponto e voltar ao trabalho

  • @diogodionizio5845
    @diogodionizio5845 Před 10 měsíci

    Dr pode a imptesa por o empregado prá trabalhar doze horas de segunda a sábado na empresa que trabalhei até 22 08 2023 se trabalha fiscalização nenhuma ai se o empregado mover ação trabalhista é tachado como erado

  • @jaquelinedossantoschaimcha3366

    Oi boa noite tudo bem eu trabalho em uma clínica entro às 12:12 saio às 22:00 com 1 hora de intervalo

  • @monalizasilva5342
    @monalizasilva5342 Před rokem

    Boa tarde Doutor Brenon, na empresa que eu trabalhava no contrato dizia 1h e 30 min de intervalo mas foi me passado que seria apenas 1h. Faz mais de 1 ano e agora fui demitida. O que posso fazer?

  • @truckqualificados7772
    @truckqualificados7772 Před 2 lety +3

    Já estamos em 14h extra esse mês na empresa que trabalha, estamos passando do horário quase todos os dias esses mês,

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety

      Prezado, você só deve fazer as horas extras se assinar um acordo com a empresa, aceitando trabalhar a mais quando precisar.
      Se não assinar esse acordo, você pode recusar a realização de horas extras.
      Se você assinou o acordo, você pode fazer o cancelamento, nesse caso seria necessário comunicar a empresa por escrito. Aí depois de comunicar, você não terá mais a obrigação de realizar as horas extras.
      Eu sei que é difícil se opor à determinação do empregador e que dependendo dos casos, os empregadores realmente são intolerantes e podem até mandar embora quem questiona os direitos trabalhistas.
      O primeiro caminho que eu sempre sugiro é avaliar a possibilidade de conversar com sua chefia, explicar que o excesso de horas extras está sendo prejudicial e solicitar a regularização da situação.
      Além dessa tentativa de solução amigável, você pode denunciar seu empregador para a Delegacia do Trabalho da sua cidade, isso fará com que um fiscal do trabalho compareça na empresa e aplique multas para as irregularidades que forem encontradas. Essa fiscalização pode demorar muito tempo pra acontecer, mas um dia acontece.
      Ainda, você pode solicitar alguma atitude do seu sindicato, ele pode pressionar a empresa e até acioná-la na Justiça do Trabalho.
      Outra possibilidade, é você mesmo acionar a empresa na Justiça do Trabalho pedindo que o juiz condene a empresa a respeitar a sua jornada legal e se abstenha de lhe exigir horas extras.
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

  • @adaildosouza4888
    @adaildosouza4888 Před rokem

    Eu fasso todos dia mais que 3 hora extra

  • @CrisAlves747
    @CrisAlves747 Před rokem

    Bom Dia : Trabalho Durante A Semana Das 9:00 As 18:00 No Sabado Das 9:00 As 15:00 ( So que Vou Embora As 13:00 ) Estou Devendo Horas Para A Empresa ? Sendo que Temos Banco De Horas Como Estava Vindo Tdo Errado , Trabalhando O Mes Inteiro Aos Sabados, Sem Folga . 😏 Pois Agora Saio As 13 Hrs Durante Os Sabados .. 🤷‍♀️ Obrigada . E Meus Parabens Pelos Videos .😊

  • @valdinarsales724
    @valdinarsales724 Před rokem +1

    Olá adorei o video.
    Tenho uma situação, onde eu trabalho, lá é comum fazermos hora extra, mais nada muito abusivo, só que, o sistema do cartão de ponto, está subtraindo dez minutos das horas extra, exemplo, se eu fico meia hora à mais só conta 20 minutos. perguntei no rh, me disseram que é normal, por causa da tolerância que eles dão, que de dez minutos, tanto para entrada como para saida.

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před rokem +1

      Prezado, essa alegação do RH está errada!
      Conforme eu expliquei no vídeo, se ultrapassar o período de tolerância, todos os minutos efetivamente trabalhados devem ser computados como horas extras.
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

  • @shirleybarreto4315
    @shirleybarreto4315 Před 9 měsíci

    E para quem trabalha 44 horas semanais, porem distribuído em 5 dias da semana (segunda a sexta), para folgar no sábado e domingo. Ou seja, todos os dias trabalhamos mais de 8 horas para compensar o sábado. Como funciona?

  • @amauriliofraga7447
    @amauriliofraga7447 Před 8 měsíci

    boa tarde , se um funcionario combinar com o outro de: 1 funcionario trabalhar no lugar do outro (ou seja funcionario(A) trabalhou pela manha carga horaria de 8 horas,depois o mesmo funcionario(A) trabalhou mais 8 horas no lugar do funcionario(B), sem o comcentimento da empresa. como fica essa questão é aceita? a empresa tem responsabilidade mesmo sem saber?

  • @silas_mcfrefire5053
    @silas_mcfrefire5053 Před rokem

    Amigo,caso a empresa “obrigue” o funcionário a fazer hora extra todo dia e em média de 4 à 5 horas extras por dia.

  • @ronytolomeotti3263
    @ronytolomeotti3263 Před rokem +1

    Eu também na recepção trabalho quase sempre sozinho e não posso tirar meu horário pra alimentação. Nem o espelho de pinto me dão pra assinar, nem sou compensado em horas ou folga.

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před rokem

      Nesse caso provavelmente você precisará entrar com ação trabalhista pra conseguir receber as horas extras e os intervalos.

  • @merlitonlopesmarieloliveir4677

    Oi a escala de trabalho no meu serviço e absurda tem semanas que trabalho 10 dias consecutivo e semana que trabalho 8 , como seria o pagamento disso sei que é inegociável , sou de São Paulo mas moro atualmente em virginia-mg e aChei muito estranho tendo uma base de conhecimento na clt , e um hotel fazenda do municipio já fiz a reclamação e não é só comigo que acontece , e por ser cidade pequena resseio que eles possa me queimar pois é evidente que tem um certo monopólio na regiao , fora outra coisas a mais que tem atos infracionais.

  • @westvirginiahaniball2667
    @westvirginiahaniball2667 Před 2 lety +2

    Dr. Deixa eu te perguntar, eu trabalho no turno da noite de 19 00 às 07 00 começo na terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo, com folga só na segunda feira,está correto

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety +1

      Prezado, não está correto porque ao invés de trabalhar 08 horas por dia, você está trabalhando 12.
      Conforme expliquei no vídeo, o máximo de horas que é permitido trabalhar são 10 horas diárias, sendo que somente em situações excepcionais isso deve acontecer, porque o normal deve ser trabalhar 08 horas por dia.
      O primeiro caminho que eu sempre sugiro é avaliar a possibilidade de conversar com sua chefia, explicar que essa escala com mais de 08 horas de trabalho é ilegal e solicitar a regularização da situação, além do pagamento de todas as horas extras que você já fez até hoje.
      Além dessa tentativa de solução amigável, você pode denunciar seu empregador para a Delegacia do Trabalho da sua cidade, isso fará com que um fiscal do trabalho compareça na empresa e aplique multas. Essa fiscalização pode demorar muito tempo pra acontecer, mas um dia acontece.
      Ainda, você pode solicitar alguma atitude do seu sindicato, ele pode pressionar a empresa e até acioná-la na Justiça do Trabalho.
      Outra possibilidade, é você mesmo acionar a empresa na Justiça do Trabalho pedindo que o juiz condene a empresa a respeitar sua jornada de 08 horas de trabalho, inclusive com imposição de multa para cada vez que houver desrespeito ao seu direito. Além disso, as horas extras que não foram pagas corretamente o juiz deve condenar a empresa a lhe pagar todas elas.
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

  • @fs5547
    @fs5547 Před 2 lety +1

    Boa noite! Tenho uma dúvida quanto a exceder a segunda hora extra. Ultrapassando a segunda hora extra o empregado tem direito a intervalo e/ou um valor (R$) para "lanchar"?

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety +1

      Prezado, as leis trabalhistas proíbem que aconteça mais de 02 horas extras no mesmo dia, a não ser em questões muito excepcionais e imprevisíveis, como calamidades públicas ou algo parecido.
      Para o Direito do Trabalho essa situação de 02 horas extras simplesmente não pode acontecer e, justamente por isso, não foram criadas leis dando algum direito nessa situação.
      Você compreende que seria ilógico a lei dizer que não pode acontecer mais de 02 horas extras e, mesmo assim, essa lei criar direitos para quando o excesso das 02 horas extras acontecer?
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

  • @simonecatia3038
    @simonecatia3038 Před rokem

    Na loja onde trabalho pego 8:30 as 18:30 eles pedem pra entra 10 minutos antes pra limpar.
    Se passar 10 minutos por exemplo eles falam que e pra fechar o caixa,mas sempre fica cliente na loja, comtuma passar tem vez ele anota e tem vez que nao se a gente nao ficar esperto fica horas para traz ,nao temos pontos somos 13 funcionários ,nao assinamos folha de ponto.

    • @simonecatia3038
      @simonecatia3038 Před rokem

      Não assinamos folha de ponto para termos um noção se as nossas horas estão certas

    • @simonecatia3038
      @simonecatia3038 Před rokem

      Trabalho 44 horas semanas

  • @truckqualificados7772
    @truckqualificados7772 Před 2 lety +1

    Essa empresa que a gente trabalha às vezes modificar a nossa hora trabalhada
    Já teve caso em que no papel do ponto estava 7:30
    No lerite tava 7:00 e eram na mesma data e dia
    Ex no dia 20 sai 7:30
    Quando veio o contra cheque estava que sai as 7:00 não às 7:30
    Então perdi 30 minutos?
    O que dev fazer nessa situação, agora quando meu papel do ponto quando saio tarde

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety +2

      Prezado, se a empresa alterar o seu registro de horário você pode até fazer um boletim de ocorrência alegando crime de falsidade ideológica.
      Além disso, você pode denunciar a empresa ao Ministério Público do Trabalho e à Delegacia do Trabalho que atuam na sua cidade. Esses 02 órgãos tem poderes de fiscalizar a empresa e impor multas pelo descumprimento de direitos.
      Você também pode solicitar auxílio ao seu sindicato, se for um sindicato atuante, eles podem pressionar a empresa e até acioná-la na Justiça do Trabalho.
      Outro caminho possível é você mesmo ajuizar ação na Justiça do Trabalho e mostrar as provas de que o controle de jornada está sendo fraudado pela empresa, aí a Justiça condenará a empresa ao pagamento de todas as horas extras que você tem direito e também poderá impor multa para o caso dela voltar a fraudar os horários registrados.
      Sugiro que você consulte pessoalmente um advogado de confiança e que seja especialista em Direito do Trabalho. Somente numa consulta particular é possível analisar todos os detalhes do caso concreto e lhe dar um parecer exato sobre o que você tem direito ou não.
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

  • @JoaoSilva-ef3bs
    @JoaoSilva-ef3bs Před 2 lety +1

    Oi, eu fazia as vezes serviço externo de devolução e conferência de equipamentos de construçao porém eu saia antes do intervalo e meu patrão mandava eu deixar o cartão de ponto eletrônico com ele para ele bater nos horários de intervalo até a saida.
    Mas eu não fazia intervalo e não retornava ao serviço porque eu iria chegar depois do horário, gostaria de saber se eu teria direito as horas extras do intervalo e mais 1hr extra da saída?
    Tenho provas documentais que eu estava em outro local e não poderia ter batido o ponto nos horários que estão no cartão ponto, eu poderia ser prejudicado por isso mesmo eu não tendo culpa pois ele é meu patrão e me deu as ordens, posso tentar provas as horas extras com esses documentos?

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety

      De acordo com as informações que você apresentou, você tem direito SIM de receber todas as horas extras.
      Nesse caso, você precisaria contratar um advogado e entrar com uma ação trabalhista.
      Sugiro que você consulte pessoalmente um advogado de confiança e que seja especialista em Direito do Trabalho. Somente numa consulta particular é possível analisar todos os detalhes do caso concreto e lhe dar um parecer exato sobre o que você tem direito ou não.
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

  • @RodrigoSantos-ix5he
    @RodrigoSantos-ix5he Před 2 lety +1

    Fazer hora de almoço corrido e folga trabalhada e hora extra ?

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety

      Prezado, o intervalo para almoço e descanso tem que ser no mínimo de 60 minutos.
      Se você não usufruir desse intervalo integralmente, você tem direito a receber como hora extra o valor dos minutos que foram suprimidos.
      Por exemplo: se você teve apenas 40 minutos para almoçar e, em seguida voltou a trabalhar, o período suprimido foi de 20 minutos, correto? Daí esses 20 minutos são contados como hora extra.
      A folga trabalhada não é a mesma coisa que hora extra. Se você trabalhar no dia da folga, você tem direito de receber a folga em outro dia da semana e, se você não receber folga nenhuma, a empresa pode ser multada pela fiscalização do trabalho e você terá direito de receber o valor dobrado do dia de trabalho. Isso é diferente de simplesmente receber hora extra.
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

  • @gloriavianna3633
    @gloriavianna3633 Před 2 lety +2

    Trabalho como empregada doméstica, e tenho entre o mês de janeiro até o dia de hoje, tenho 192 HS extras para receber, mais não sei o valor correto que tenho para receber por essas horas,pode me ajudar????

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety +1

      Prezada, é difícil calcular qual vai ser o valor exato sem ter acesso a todas as informações do seu contrato de trabalho.
      Considerando o salário de R$1.212,00 e a carga horária de 8hs por dia e 44hs semanais, o valor da sua hora de trabalho fica em R$5,51.
      Aí, temos que somar esses R$5,51 com o adicional de 50%. Isso vai dar R$8,26 por cada hora extra.
      Dessa forma, 192 horas extras a R$8,26 cada uma, dará um valor total bruto de R$1.585,92.
      Desse valor deve ser descontado o INSS, portanto, o valor que você efetivamente deve receber será um pouco menor.
      Esse cálculo é apenas por estimação, não é exato, ok?
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

  • @amandaf.falcao2683
    @amandaf.falcao2683 Před 2 lety +1

    Boa noite. Está dentro da lei o empregador escalar o funcionário para trabalhar até meio dia no feriado e depois querer dar folga no dia seguinte até meio dia? Ou seja ao invés de ganhar 1 dia de folga o empregado pegará mais tarde por ter trabalhado até meio dia no feriado. Isso é correto? Ou independente de quantas horas trabalhadas no feriado o empregado tem direito a um dia de folga?

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety

      Amanda, não está correto o empregador fazer isso.
      O feriado é um dia de repouso remunerado, ou seja, o direito é de repousar por 24 horas e não sofrer nenhum desconto salarial por causa desse repouso.
      Se houver qualquer quantidade de trabalho o repouso será prejudicado e deve ser compensado com 24 horas de repouso em outro dia da semana. Além das 24hs de repouso, a CLT também obrigada que seja respeitado um intervalo de, no mínimo, 11horas entre todas as jornadas e isso se aplica aos dias de folga também. Portanto, no fim das contas, o trabalhador tem direito a 35 horas consecutivas de folga, ou seja, sem trabalhar.
      Há dois vídeos sobre folgas aqui no canal, recomendo que você os assista.

  • @ronytolomeotti3263
    @ronytolomeotti3263 Před rokem +1

    Trabalhar em hotel, recepcionista, essa menção de trabalhar 6 dias serve também?

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před rokem

      Essa regra está prevista na Constituição Federal, que é a principal lei do país, e se aplica a todos os trabalhadores do Brasil.

  • @truckqualificados7772
    @truckqualificados7772 Před 2 lety +1

    Trabalho na área de logística, saio ultimamente 2h extra do trabalho, sem direito a café da manhã nem a lanche, trabalha com fome no pesado e muito ruim isso é certo a empresa não dar café da manhã para os empregados, obs a empresa qual trabalho presta serviços para uma outra empresa, e essa empresa que não dar café da manhã para nós após passa do horário que trabalhamos, trabalho das 22 até às 6 mais estamos saindo às 8h 7:30 , por aí, e quando alguns sai dentro do horário tem gente que fala que quem sai as 6h não vai servir pra empresa, sendo que o nosso horário é até este horário, então estamos sendo obrigados a fazer hora extra ?

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety

      Prezado, você só deve fazer as horas extras se assinar um acordo com a empresa, aceitando trabalhar a mais quando precisar.
      Se não assinar esse acordo, você pode recusar a realização de horas extras.
      Se você assinou o acordo, você pode fazer o cancelamento, nesse caso seria necessário comunicar a empresa por escrito. Aí depois de comunicar, você não terá mais a obrigação de realizar as horas extras.
      Eu sei que é difícil se opor à determinação do empregador e que dependendo dos casos, os empregadores realmente são intolerantes e podem até mandar embora quem questiona os direitos trabalhistas.
      O primeiro caminho que eu sempre sugiro é avaliar a possibilidade de conversar com sua chefia, explicar que o excesso de horas extras está sendo prejudicial e solicitar a regularização da situação.
      Além dessa tentativa de solução amigável, você pode denunciar seu empregador para a Delegacia do Trabalho da sua cidade, isso fará com que um fiscal do trabalho compareça na empresa e aplique multas para as irregularidades que forem encontradas. Essa fiscalização pode demorar muito tempo pra acontecer, mas um dia acontece.
      Ainda, você pode solicitar alguma atitude do seu sindicato, ele pode pressionar a empresa e até acioná-la na Justiça do Trabalho.
      Outra possibilidade, é você mesmo acionar a empresa na Justiça do Trabalho pedindo que o juiz condene a empresa a respeitar a sua jornada legal e se abstenha de lhe exigir horas extras.
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

  • @FantasyHT
    @FantasyHT Před 2 lety

    Trabalho no comércio, de segunda a sábado, de 8:30 as 17:30, tem dias que eu pego mais cedo por que o patrão manda, geralmente os horários nesses dias são as 7h ou 7:30, e quase sempre eu fico trabalhando até 20 minutos e até 30 minutos do meu horário de largar que é de 17:30 ).isso está correto? Pois tem alguns meses que ele não paga as horas extras, geralmente tenho 10 a 15 horas extras que não são pagas, digo por que já fiz os cálculos. Isso está correto por parte do meu empregador? Detalhe o meu patrão é chinês, sem contar que o horário do ponto é adiantado 10 minutos, o que dificulta mais na hora de acertar o horário para bater o cartão. Porém o patrão sabe e mesmo assim não conserta esse problema.

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety

      Prezado, não é certo fazer hora extra e não receber por ela.
      Ninguém é obrigado a trabalhar de graça, não é mesmo.
      Se a conversa com o seu patrão não resolve o problema, você tem as seguintes opções:
      1) Você pode denunciar seu empregador para a Delegacia do Trabalho da sua cidade, inclusive alegando que há fraude no registro da jornada, isso fará com que um fiscal do trabalho compareça na empresa e aplique multas. Essa fiscalização pode demorar muito tempo pra acontecer, mas um dia acontece.
      2) Além disso, você pode solicitar alguma atitude do seu sindicato, ele pode pressionar a empresa e até acioná-la na Justiça do Trabalho.
      3) Outra possibilidade, é você mesmo acionar a empresa na Justiça do Trabalho pedindo que o juiz condene a empresa a pagar corretamente as suas horas extras. Você não precisa sair da empresa pra entrar com a ação, você pode fazer isso mesmo enquanto ainda está trabalhando lá.
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

  • @videosvariados494
    @videosvariados494 Před 2 lety +1

    No meu caso o ponto diário é de 7h e 20 minutos, mas a jornada semanal é de 44h
    1 h de almoço de 6x na semana.
    Nesse caso eu fico devendo 40 minutos todos os dias ? 😔😔

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety

      Prezada, veja só, o máximo que a lei permite é 8 horas diárias, mas não quer dizer que você necessariamente terá que trabalhar 8 horas, isso significa apenas que você não pode ultrapassar 8 horas de trabalho no mesmo dia. Outra informação implícita nessa regra é que você pode trabalhar menos de 08 horas por dia e isso não significa que ficará devendo tempo nenhum para o seu empregador.
      Inclusive, é por isso que a lei coloca o limite de jornada diário e o limite semanal.
      Veja que o limite semanal é de 44 horas e você mesma já constatou que no fim das contas, em cada semana você trabalha essas 44 horas.
      Em resumo, a resposta é NÃO. Você não fica devendo esses 40 minutos para o seu empregador.
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

  • @jehallisonferreira939
    @jehallisonferreira939 Před 2 lety +1

    Doutor, boa noite, tenho 19 anos e trabalho de 7hrs as 19hrs TDS os dias de domingo a domingo, tenho uma folga em um domingo do mês (quando folga no domingo não folgo na semana) e uma folga na semana, tenho 2 hrs de almoço de segunda a sexta e 1 hr de almoço no sábado e a empresa fornece Marmitex nesse sábado! Estaria correto?

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety +1

      Prezado, conforme expliquei no vídeo, o tempo máximo de trabalho por dia são 08 horas e por semana são 44 horas.
      A partir disso é só fazer as contas. Pelo que você mencionou, sua jornada é maior do que 08 horas por dia, por isso está errado.
      A quantidade de folgas também está errada.
      Tem um vídeo sobre o direito de folga aqui no canal, assista que vai te ajudar a entender mais sobre esse direito, é só clicar nesse link aqui: czcams.com/video/201OuKf3iXc/video.html

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety

      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

  • @JulianaOliveira-uh9qj
    @JulianaOliveira-uh9qj Před 2 lety +1

    Entro no trabalho ás 11 hrs e saio ás 20:20 com 2 hrs de intervalo, sendo que todo dia faço hrs extras
    15min, 1 hr, 2 hrs e por aí vai
    sou obrigada a fazer hrs extra todo dia?

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety

      Prezada,
      os trabalhadores não são obrigados a fazer horas extras.
      Normalmente, o empregador coloca no contrato de trabalho que o trabalhador está de acordo em fazer horas extras sempre que for solicitado.
      Vale a pena você avaliar se há algo assim no seu contrato de trabalho.
      Se houver, você pode fazer uma notificação por escrito para o seu empregador revogando esse acordo de horas extras.
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

  • @gildapinheiro473
    @gildapinheiro473 Před rokem

    Gostaria de saber sobre o horário de intervalo, acho abusivo o funcionário entrar para trabalhar as 9 da manhã e ir para o intervalo somente após as 14 hrs, a lei resguarda os funcionários quanto a horário de intervalo?

    • @Thalitatly
      @Thalitatly Před rokem

      Pelo que eu vi, tem que ter 1 h para serviços de 6 a 8 h
      De 4 a 6 apenas 15 min

  • @julianasantosdesouza9311
    @julianasantosdesouza9311 Před 2 lety +2

    Me tira uma dúvida, tô trabalhando certinho, eles dão 4 horas de folga na segunda para eu compensar no sábado trabalhando 8 horas, mas tem sábado que trabalho 11 horas, e durante a semana sempre faço muita hora extra.
    O certo para contar as horas seria o que passar de 44 horas semanais eles pagarem? Pq não estou recebendo e eles tão dizendo que não tô cumprindo 220 horas mensais, que só se eu fazer mais de 220 horas que eu iria receber hroa extra.
    Esse mês mesmo teve 2 semanas que trabalhei mais de 50 horas de trabalho e as outras trabalhei bem mais que 44 horas semanais tambem, e não tô recebendo um real de hora extra, pq dizem que não faço mensalmente 220, mas nunca dá 220 horas mensais mesmo pq as semanas não são completas, eu nunca falto e nem atraso, tô super cansada.

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety +1

      Prezada, a regra é receber como hora extra todos os minutos que ultrapassarem as 08 horas diárias.
      O limite da jornada é oito horas por dia, mas numa semana você pode trabalhar até 06 dias, por isso, se você trabalhasse 08 horas em todos os 06 dias, daria um total de 48 horas. Aí a Constituição Federal colocou que o limite da semana é de 44 horas, ou seja, não pode trabalhar 08 horas todos os 06 dias da semana.
      Veja só, você pode trabalhar menos de 08 horas em cada dia, mas somando tudo não pode ultrapassar as 44 horas na mesma semana.
      Em resumo, são 03 limites diferente:
      1) no máximo 08 horas por dia;
      2) no máximo 06 dias por semana;
      3) no máximo 44 horas semanais;
      Se qualquer um desses limites for ultrapassado você terá o direito às horas extras.
      Se você tiver um acordo de banco de horas ou de compensação de jornada, o excesso de trabalho de um dia poderá ser compensado com a redução da jornada em outro dia, mas me parece que isso não acontece com você porque disse que está trabalhando em excesso todos os dias.
      Essa alegação da empresa de 220 horas mensais está errada, ok? Estão usando de forma errada ou então, estão fazendo de propósito pra te confundir.
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

    • @julianasantosdesouza9311
      @julianasantosdesouza9311 Před 2 lety

      @@Trabalhismo muito obrigada

  • @nahvieira1779
    @nahvieira1779 Před rokem +1

    Como fica a situação de quem trabalha, aí às 18 horas fecha a loja,e tenho que esperar fechar o caixa,às vezes fico 15... 20...30 minutos ou mais aguardando que não posso sair.
    Isso entraria como horas extras também né?

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před rokem

      Prezada, é hora extra sim.
      Todo o tempo que o trabalhador fica à disposição do seu empregador é contado como jornada de trabalho.
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

    • @nahvieira1779
      @nahvieira1779 Před rokem

      @@Trabalhismo obrigado pela informação.

  • @guilhermefreitas7059
    @guilhermefreitas7059 Před 2 lety +1

    A empresa pode recusar a me pagar caso eu extrapole o limite máximo de hora extra de duas horas?

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety

      Guilherme, todas as horas extras devem ser pagas. O trabalhador não pode trabalhar e ficar sem receber.
      Quando o limite de 02 horas é extrapolado, além de pagar todas as horas extras a empresa pode ser multada pela fiscalização do trabalho. Inclusive, os trabalhadores que estão tendo esse direito desrespeitado podem fazer denúncia no Ministério do Trabalho e solicitar que a empresa seja fiscalizada.
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

  • @silvanamarcal5311
    @silvanamarcal5311 Před 2 lety +1

    O que fazer quando os funcionários anotam sempre 5 a 10 minutos a mais no horário de saída , para ser computado como hora extra

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety

      Prezada, o empregador tem o poder de administrar a organização do trabalho e, com isso, pode avaliar e tomar as providências para que todos os trabalhadores consigam terminar suas jornadas dentro do horário contratual.
      É preciso entender porque realmente está acontecendo isso, afinal, 5 ou 10 minutos por dia não geraria um valor tão significativo assim para os trabalhadores.
      Eu não consigo lhe dizer exatamente o que é o melhor a ser feito no seu caso concreto porque, para isso, precisaria de mais detalhes sobre o caso.
      De toda forma, uma boa conversa sempre costuma ser o melhor início. Além disso, você pode consultar pessoalmente um advogado de confiança e que seja especialista em Direito do Trabalho ou uma empresa especializada em gestão de pessoas. Somente numa consulta particular é possível analisar todos os detalhes do caso concreto e lhe dar um parecer exato.
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

    • @simonecatia3038
      @simonecatia3038 Před rokem

      @@Trabalhismo
      No meu trabalho está acontecendo isso tbm ,sempre ficamos com cliente além das 8:30 chegamos 10a 15 antes e 10 a 30 depois e pior não temos ponto para registra

  • @silvanadominguespinto971
    @silvanadominguespinto971 Před 2 lety +1

    Quantas horas antes eu posso ser avisada para folgar (para descontar horas) ??

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před rokem

      Prezada, sugiro que assista esse outro vídeo aqui do canal no qual explico as principais regras sobre o banco de horas: czcams.com/video/TuEMRRy8qZs/video.html
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

  • @mrsuperluan
    @mrsuperluan Před rokem

    Como funciona a tolerância de marcação de ponto pra jornada 12x36, se após as 12 horas o empregado marcar ponto 1 minito depois isso gera hora extra? A empresa é multada?
    Exemplo a entrada foi as 6:00 e a saída as 18:01
    Como fica essa situação? Esse 1 minuto ja gera hora?Existe tolerância nessa escala?

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před rokem

      Sempre existe a tolerância de até 05 minutos de variação, na entrada e na saída.

  • @deibsonfrancisco1068
    @deibsonfrancisco1068 Před rokem

    O trabalhador que excede o limite de 2 horas extras várias vezes ao mês durante anos, pode processar a empresa para reaver uma indenização? E se sim de quanto seria essa indenização?

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 měsíci

      Pessoal, nos vídeos e nos textos, eu forneço as informações para vocês conseguirem saber se há algo errado no seu caso. Porém, eu não consigo analisar todos os casos, um por um, nos comentários deixados aqui no CZcams.
      Somente numa CONVERSA INDIVIDUAL é possível ANALISAR OS DETALHES DO CASO CONCRETO PARA DAR UM PARECER RESPONSÁVEL sobre o que está errado e sobre o que pode ser feito.
      Quem tiver interesse, entre em contato comigo no WhatsApp +55 (31) 98755-0566 para avaliarmos se é possível fazer uma consulta simplificada, por texto ou por áudio.

  • @gloriavianna3633
    @gloriavianna3633 Před 2 lety +1

    Meu salário é 1.212 ,00

  • @uciel8766
    @uciel8766 Před 2 lety +1

    30 minutos conta como hora extra?

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety

      Sim. Conforme expliquei no vídeo, sempre que os cinco minutos de tolerância são ultrapassados, todos os minutos excedentes são contados como hora extra.
      Por exemplo, se o horário de saída for 18:00hs e você sair às 18:06hs, você terá direito de receber 06 minutos como hora extra.
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

    • @cristianacostadejesuscesar757
      @cristianacostadejesuscesar757 Před 2 lety +1

      @@Trabalhismo no meu serviço eu pego 7:há vou até às 20

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety

      @@cristianacostadejesuscesar757 essa jornada é muito extensa e certamente vai lhe causar problemas com o decorrer do tempo.
      A jornada máxima de oito horas é imprescindível para resguardar a saúde física e mental dos trabalhadores, além do importantíssimo convívio social com familiares e amigos.
      A gente não vive para trabalhar, a gente só trabalha para viver.
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

  • @riquelvaleriobastosvalerio1684

    Trabalho na jardinagem ,mas ouve desvio de função me trocaram para trabalhar em outro setor,trabalho agora em dois setores então eu não teria direito ao Plus salarial não preciso tirar essa dúvida ??

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety +1

      Prezado, pra dizer se você tem direito ao plus salarial é preciso estudar com detalhes a sua situação. Infelizmente, através dessa nossa simples conversa aqui eu não consigo te dar uma orientação segura e honesta.
      A minha recomendação, no seu caso, é procurar e se consultar com um advogado de confiança aí da sua cidade e que seja especialista em Direito do Trabalho.

    • @josedosanjossilva4658
      @josedosanjossilva4658 Před 2 lety

      Essas horas extras ele as pode vinda no contracheque mençal ?