Receita regional: Açorda Alentejana

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 13. 01. 2022
  • A etimologia do termo “açorda” remonta ao idioma árabe. Com a chegada dos muçulmanos à Península Ibérica no início do século VIII, terá chegado também a açorda, quer entre os seus hábitos culturais e gastronómicos dos árabes, quer mesmo como costume divulgado na emulação do Profeta Maomé, na reprodução da simpatia dele pelo prato em causa.
    A açorda é ainda hoje um prato de referência do Alentejo. Permite poupar recursos, aproveitando o pão duro, cortado em fatias ou em cubos com uma faca, ou partido à mão, conforme o gosto.
    A “Açorda Alentejana”, é um caldo que é temperado com um piso de alho, sal e coentros, com uma componente fundamental que é o pão. A receita de açorda pode variar consoante a zona do Alentejo e pode servir-se com peixe fresco (cozido ou frito), bacalhau ou ovo (escalfado ou cozido).
    Este é sétimo de 30 vídeos de receitas regionais e sustentáveis a nível ambiental, social e económico, e que podem ser executadas em qualquer cozinha. Em cada uma destas receitas são privilegiados os produtos locais e as tradições.

Komentáře • 3

  • @user-hg4kf3vo4t
    @user-hg4kf3vo4t Před 27 dny

    Bravo

  • @ipedros7
    @ipedros7 Před rokem +1

    E eu sempre pensei que as migas e açorda datam da era pre-romana! Que sempre fez sentido.
    O pão desde há muito que acompanhava a refeição. E decerto que povos não jogavam pão duro fora mas revivavam-no com líquido na refeição em si. Já o termo 'Açorda', claro, quando vieram, deram nome ao que viram fazer. Mas é preciso distinguir que o processo já estava estabelecido!
    Hoje geralmente conhecemos Migas com o pão feito com o pingo (caldo) da carne, e Açorda com água temperada.

  • @user-pd7hw2dg2j
    @user-pd7hw2dg2j Před 6 měsíci

    A minha sogra é alentejana e era assim que fazia a açorda