A técnica de acelerador do Ayrton Senna

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 25. 08. 2024
  • A live de hoje vai ser sobre uma das técnicas que um dos maiores pilotos que o mundo já viu adotava em sua pilotagem para ser rápido! Vamos falar sobre a forma como Ayrton Senna acelerava os seus carros, de forma detalhada, para você entender de vez o que realmente Senna fazia no acelerador.
    #VitorGenz #AyrtonSenna #MetodoPilotagemOnline

Komentáře • 355

  • @A.Santos1
    @A.Santos1 Před 3 lety +177

    Além do mais conhecido efeito de evitar o turbo-lag ou manter as rotações a técnica também era usada, e continuou sendo, para manter o fluxo de exaustão no escapamento e jogar ar no difusor durante toda a curva, melhorando o downforce. Naquela época quando o piloto tirava o pé o fluxo de ar no difusor era interrompido quando era mais necessário e só iam pisar de novo na saída da curva quando já era irrelevante. Senna mantinha esse fluxo durante toda a curva. Não a toa ele continuou com essa prática mesmo depois do banimento dos turbos, percebeu que evitar o turbo-lag não era o único benefício. A Red Bull muitos anos mais tarde criaria o sistema de difusor soprado com "off throttle", em que o motor continuava no regime de alimentação e soprando gases no difusor como se o piloto ainda estivesse acelerando. Outra função da prática de Senna era equilibrar a frente e traseira do carro para evitar que, na freada, a frente do carro se projetasse muito e cortasse o fluxo de ar para o assoalho. Com as pequenas patadas no acelerador ele ia fazendo o ajuste fino de jogar o peso do carro para trás e compensar à medida que freava e contornava, melhorando de novo o fluxo no assoalho e o downforce, permitindo o contorno mais rápido nas curvas. Como diz o John Watson: "quando você olhava de lado e via o que o Ayrton fazia nas freadas parecia que ele tinha 8 braços e 8 pernas, vi aquilo e decidi me aposentar".
    Primordialmente, esse aspecto (o benefício aerodinâmico, pois há também o torque-rotacional, de tração e de dirigibilidade) se baseia em princípios aerodinâmicos simples como os três inseparáveis "irmãos": os efeitos Coanda, Venturi e Bernoulli, que explicam esse comportamento em específico do carro, embora Senna não pensasse nos 3 nem fizesse cálculos logarítmicos enquanto pilotava e contornava a curva. Ele executava a técnica que lhe fazia ter mais estabilidade, mais downforce e a corrigia ou repetia de acordo com a sensação, mas essa sensação vinha dos efeitos citados porque é assim, e só assim, que o mundo físico funciona. Pensar em como e porque inventaram a suspensão ativa ajudará a entender o porquê de Senna fazê-lo. A suspensão ativa era eminentemente um sistema que transformava o carro inteiro num DRS, manipulando a altura do carro para ou manter o fluxo de ar constante no assoalho em relevos, nas freadas e nas curvas ou estolar o difusor em reta. Era um sistema aerodinâmico móvel e por isso foi banido. Senna trabalhava essas variações de altura no "analógico", dividindo infinitesimalmente a relação freio-acelerador para distribuir o peso. E não só depois do fim do turbo, mas mesmo depois da Mclarem adotar as novas tecnologias em 93 ele continuou usando a técnica. Na famosa corrida de Donington 93, mesmo já com câmbio semi-automático pré-programado, controle de tração e suspensão ativa ele usou novamente, e muito, essa técnica para ter o carro mais na mão(e trazer o feedback de pista que os sistemas eletrônicos, ao intermediarem essa entrega, tiram), mais no chão e com mais downforce. Parece que deu certo...

    • @Leandro_Martins_354
      @Leandro_Martins_354 Před 3 lety +11

      Bela explicação. Não tenho nenhum conhecimento sobre o assunto, mas diante dessa explanação, só me resta concluir que Senna era genial e como o Genz fala no vídeo, não tenta sair jogando assim pq vc não é craque.

    • @A.Santos1
      @A.Santos1 Před 3 lety +11

      @@Leandro_Martins_354 Concordo, se o praticante não consegue tirar todos benefícios é querer usar uma bazuca para matar moscas, ou querer a faixa preta antes da azul. Quem inicia deve primeiro ver o básico, principalmente nas categorias de base ou turismo, onde não há difusor soprado, nem se forma uma espécie de túnel de Venturi sob o carro, nem a proximidade do solo é tão grande, logo os benefícios aerodinâmicos são diminuídos, permanecendo só o benefício torque rotacional ou de sincronia na redução das marchas, que cabe a cada um analisar se bate bem com sua forma de condução.
      Mesmo caso o piloto chegue na F1 ainda tem que analisar se consegue realizar a manobra a partir das sensações que o carro passa e se "casa com o jogo dele". Vendo na telemetria que o acelerador do Senna parecia um eletro-encefalograma durante uma convulsão, e que Ayrton contornava as curvas até 15Km/h mais rápido, o Prost tentou e não conseguiu. Depois o Senna ensinou ao Berger que também disse que não conseguia pois ou pensava em corrigir a direção ou se concentrava na sincronia dos pés e, quando não rodava, já cansava na segunda volta pois é um conjunto de manobras desgastantes.

    • @a.p.rangel6769
      @a.p.rangel6769 Před 3 lety +1

      falou tudo, ....... , é uma coisa adaptada para os carros da época,....

    • @ricardo71014
      @ricardo71014 Před 2 lety +6

      Que aula

    • @arraurrul
      @arraurrul Před 2 lety +5

      Obrigado!!

  • @ricardoalho2973
    @ricardoalho2973 Před 3 lety +93

    Senna fazia tudo q a eletrónica faz hj.
    Mantem turbo cheio controle de tração etc.
    Monstro

    • @cabecudovoltou257
      @cabecudovoltou257 Před 3 lety

      Ricardo Alho:
      no "generally" eu tava dando uns toquinhos no acelerador justamente pra ter o menor tempo.

    • @carnificina300
      @carnificina300 Před 3 lety +2

      O sistema eletrônico n faz isso

  • @fredericodefranco
    @fredericodefranco Před 3 lety +62

    Senna, simplesmente o maior piloto de todos os tempos, gênio!

    • @VitorGenz
      @VitorGenz  Před 3 lety +1

      🏆🏆🏆

    • @roquesilva9638
      @roquesilva9638 Před 2 lety

      Tudo bobagem .SENA não era um DENODADO, como Schumacher. Em todas disputas diretas entre Schumacher e Sena, Schumacher sempre sobressaiu. Schumacher era um ET.

    • @elementarsaude
      @elementarsaude Před 2 lety +9

      ​ @Roque Silva , bobagem. Senna ganhou todas as disputas com Schumacher, exceto aquelas em que teve problemas no carro ou aquelas que o conjunto da Benetton era mais forte. Teoricamente, em 92 e 93, a Benetton de Schumacher possuía um chassis e eletrônica embarcada similar à Mclaren de Senna, para além de possuir um motor Ford 1º linha que garantia que a Benetton de Schumacher era tecnicamente similar ou superior à MP4/7 e 8 de Senna. No entanto, o que se observa em termos de desempenho de ambos os pilotos, é um aproveitamento melhor de Senna, o que garante que o mesmo obteve melhores resultados se comparado ao Schumacher. Isso também é observável em 1994, quando a Benetton pouco sofreu com a mudança de regulamento e ainda colocou nas pistas um carro irregular. Neste ano, Senna com problemas de chassis e de suspensão, durante voltas de classificação, extraiu o suficiente da máquina para roubar de Schumacher todas as pole-positions até a data de sua morte. De resto nós já conhecemos: Enquanto Senna nunca teve hegemonia plena para brigar sozinho por vitórias, pois na Mclaren era rival de Prost, e na Williams, a Benetton tinha um carro mais desenvolvido. Enquanto isso, Schumacher ostentou um carro que foi o mais forte durante anos, uma hegemonia absoluta, sem rivais à altura, nem dentro e nem fora da equipe.

    • @roquesilva9638
      @roquesilva9638 Před 2 lety

      @@elementarsaude , senistas são NECRÓLATRAS, ignorantes e/ ou CÍNICOS. Como você explica, então, aqueles CACETES que ele levou na Bélgica e na Espanha 92, na chuva? E também em Silverstone circuito onde Sena nunca devia ter corrido na Fórmula 1, no dia que recebeu o motor igual ao de Schumacher , e segurou Prost ( com seu Williams do outro mundo) por sete voltas; ao passo que Schumacher com duas voltas enfiou vara no rabo de Sena???

    • @roquesilva9638
      @roquesilva9638 Před 2 lety

      @@elementarsaude , desafio todos os senistas a mostrar uma, uma apenas uma vez em que Sena tirou um coelho da cartola ,numa disputa direta com Schumacher, seu Carrasco!

  • @pauloclpaula
    @pauloclpaula Před 3 lety +102

    O Senna descobriu essa técnica para o turbo. Assim ele mantinha o turbo ativo. Enquanto os outros tiravam o pé , perdiam potencia. Foi o que fiquei sabendo.

    • @ernesto_longhi
      @ernesto_longhi Před 3 lety +19

      Exato. Porém, creio que se fosse apenas pelo turbo, Senna teria mudado a técnica quando os aspirados naturalmente voltaram. Acredito que tenha mais a ver com handling. Nunca saberemos, o motivo e a maneira de se fazer a técnica corretamente morreram com ele.

    • @silviogaspar2523
      @silviogaspar2523 Před 3 lety +2

      "Ele faz punta taco nesse carro, por algum motivo precise..." ja nw botei fé no resto do video. Nw sei se ele sabe q era um NSX.

    • @ernesto_longhi
      @ernesto_longhi Před 3 lety +6

      @@silviogaspar2523 há carros com injeção eletrônica tão avançada onde o punta taco só vai trazer gasto de combustível. A matéria é bem mais extensa do que fazer malabarismos com os pés.

    • @silviogaspar2523
      @silviogaspar2523 Před 3 lety

      @@ernesto_longhi ja vi q vc nw sabe pra q serve o pinta taco. Pelo menos vc sabe pra q serve isso as aspas? Vc alguma vez na vida ja pilotou?! Punta taco nunca foi pra economizar combustível e/ou e algum tipo de malabarismo PEQUENO GAFANHOTO. Falar bonitinho, nw é saber pilotar.

    • @silviogaspar2523
      @silviogaspar2523 Před 3 lety +7

      @@ernesto_longhi em relação ao primeiro comentario.
      Senna fazia o punta taco na entrada de curvas. Sennna freiava suave e entrava com mais velocidade usando frieo motor. Ele reduzia muito rapidoo q ajuda na frenagem. e dava patadas nas saidas das curvas para manter o motor cheio. FAZIA TBM nos aspirados pra brincar com a trazeira. Solta mais. Apontar aonde queria.

  • @leonardokdc1
    @leonardokdc1 Před 3 lety +49

    Senna é Senna, ninguém consegue repetir essa técnica igual a ele. O cara tinha um sexto sentido. Utilizar essa técnica hoje é complicado, os carros hoje estão cheio de eletrônica. Mas só um piloto com a mesma sensibilidade do Senna para saber se pode ou não tirar proveito dessa técnica nos carros de hoje. Vitor Genz, o canal Automobilismo Brasil tem muitas coisas sobre o Senna que a maioria dos brasileiros fãs dele não sabem. O dono do canal correu atrás mundo a fora para ter acesso a materiais exclusivos. Acho que você vai gostar do conteúdo.

    • @VitorGenz
      @VitorGenz  Před 3 lety +3

      Dalhe Leonardo, obrigado por compartilhar. Boa sorte na pista!

    • @LeandroAlves-lg1xh
      @LeandroAlves-lg1xh Před 3 lety

      👍👏👏👏

    • @roquesilva9638
      @roquesilva9638 Před 2 lety

      Tudo ASNICE. Schumacher era um ET. Desafio todos os senistas a mostrar uma, uma apenas uma vez em que Sena tirou um coelho da cartola, numa disputa direta com Schumacher, seu Carrasco.

    • @leonardokdc1
      @leonardokdc1 Před 2 lety +7

      @@roquesilva9638 você vive em um mundo paralelo, comenta asneiras em todos os vídeos do Senna. Senna levou a melhor na maioria das vezes. Vou pegar só uma onde o Senna fez o Schumacher rodar, quando o alemão tentou ultrapassar e o Senna fechou a porta no GP da África do Sul de 93. Desafio concluído com êxito. Agora vai dormir.

    • @roquesilva9638
      @roquesilva9638 Před 2 lety

      @@leonardokdc1 , na verdade, nessa corrida Schumacher ( o CARRASCO de Sena) já tinha passado Ultrapassado Sena. Quando ia passar , de novo, Sena jogou Schumacher pra fora da pista. Isso que você falou não é "tirar um coelho da cartola". Tirar um coelho da cartola é o que Schumacher fez no gp da Bélgica 93,por exemplo.

  • @davirochacaloi1061
    @davirochacaloi1061 Před 2 lety +6

    Essa era uma das assinaturas do Ayrton sobre o asfalto durante sua condução, mas que ficou assinado também nos nossos ouvidos e, principalmente, nos nossos corações. Que saudade do Ayrton! Tenho 41 anos, e tinha 14 quando ele se foi. Mas até hoje não existe um dia sequer que não me lembre dele.

  • @tavares8213
    @tavares8213 Před 3 lety +14

    Não adianta a gente querer replicar o estilo de pilotagem de outro piloto, você tem seu proprio estilo, você é mais rapido com o'que você tem!. Nunca mais teremos outro senna kkk

  • @cesarsilva7883
    @cesarsilva7883 Před 3 lety +11

    Em carro carburado ou com bico monoponto isso faz os dutos de admissão ficarem cheios de combustível
    Senna disse em uma entrevista que no Kart ele puxava o afogador na curva para sair acelerando com o motor "cheio"

  • @fernandosantos4763
    @fernandosantos4763 Před 3 lety +9

    Tem bastante diferença sim dos carros de turismo para os fórmulas.
    Mas ele realmente só faria isso nos setores que ele sabia que traria vantagem.
    Vou te adicionar, você explicou tudo muito bem.
    Acho, meu achismo isso, hoje ele acabaria usando bem menos a técnica, exatamente pela melhora do grip dos pneus, do aumento downforce, da melhora da qualidade mesmo das pistas e dos carros como um todo.
    Tem muito mais grip disponível atualmente e não teria que se preocupar com a descarga de potência do turbo.
    Uma coisa eu tenho certeza, como ele era obcecado em ser o mais rápido, para aquela época e condições ele conseguiu ver vantagem e depois o cronômetro não mentia para todos vermos.

    • @VitorGenz
      @VitorGenz  Před 3 lety +1

      Perfeita a tua mensagem Fernando!

  • @adrianomarenoski2582
    @adrianomarenoski2582 Před 3 lety +5

    cara, eu acredito muito no que falam sobre o balanço do carro, tração, buscar o limite.
    ele fazia muito isso, acredito que desde novo, então entendia mto bem a técnica e sabia exatamente a hora de usar. Os carros daquela época eram bem nervosos, então qualquer pisadinha forte era adeus, acredito que ele ficava brincando com isso, corrigindo o carro e de alguma forma conseguia ser mais rápido. Acredito que essa técnica ajudava muito na tração, até porque nos comparativos das telemetrias do Senna, ele sempre conseguia pé em baixo antes dos outros pilotos, ele tracionava muito bem, ele meteu 1 segundo mais rápido que o titular da Williams (se não me engano, posso estar errado) na época que ele testou o carro. Mas infelizmente é como dizem, só ele pra dizer como é, e infelizmente não temos como perguntar. Ótimo vídeo

    • @vinicius5503
      @vinicius5503 Před 3 lety +1

      Ele já falou sobre isso em inglês. Ele disse que não da pra explicar, é uma coisa natural, um instinto

  • @denisbarbosadelima8563
    @denisbarbosadelima8563 Před 2 lety +4

    Cara conteúdo incrível pilotar é uma arte e Senna era um grande artista

  • @pastoredgaroda2114
    @pastoredgaroda2114 Před 3 lety +6

    Airton Senna era o cara .

  • @cantorgilferrer
    @cantorgilferrer Před 3 lety +6

    A princípio ele desenvolveu essa tecnica na época dos motores turbo, para manter a turbina em alta, o que gerava muito mais reação e performance, e depois manteve nos aspirados porque mantinha a rotação do motor em sí mais alta e ter melhor resposta na saida das curvas.

  • @pedroernestosad7699
    @pedroernestosad7699 Před 2 lety +1

    Se pegar o carro antigo da Lotus onde pilotava no Assetto Corsa, se acelerar progressivamente, vc perde muito na saída, pois antigamente, o turbo lag era muito grande, ele demorava para desenvolver, enquanto os outros faziam isso, o Senna ele descobriu que dando esse toques no acelerador na curva, não deixava o giro do turbo cair, isso era uma diferença muito grande entre os demais, em circuitos como Monaco, isso fazia uma diferença absurda, por isso ele era o mais rápido, ele conseguia maior velocidade na retomada, vc poderia até gravar uma parte dois, testando com a Lotus, a diferença é gritante kkkk, seu conteúdo é foda, tá de parabéns

  • @fernandofer7097
    @fernandofer7097 Před 3 lety +1

    Éra até engraçado, tinha hora que parecia que o carro estava falhando o motor na curva!!! Ele vinha dando esses toques no acelerador explorando e sentindo o limite de aderência dos pneus e tração do carro e com isso também já provocando uma leve traseirada do carro projetando o aonde ele desejava apontar o carro pra saída da curva!!! Genial! Acho que isso veio instintivo dele , acho que foi um coisa, uma técnica que ele aprendeu sozinho, com ele mesmo! Até nisso ele era diferenciado dos outros! Eu replicaria essa técnica, mais pra testar e sentir como é mais, também não é minha forma de pilotar! Querido e amado Senninha!!!

  • @davistrike_br8885
    @davistrike_br8885 Před 3 lety +6

    Sou iniciante em simulador e uso essa técnica de bombear o acelerador, quando eu entro em uma curva numa velocidade maior do que a adequada p corrigir, ao invés de frear. Também uso em carros turbos, o problema é que na saída, o RPM já tá alto (pq eu bombeei) c o turbo gerando potência, o carro fica muito difícil de segurar. Vou ver se no acerto dá p melhorar isso. Muito obrigado por postar esses vídeos de dicas e relatando suas experiências

    • @henriquemichel1107
      @henriquemichel1107 Před 3 lety

      O negócio é aumentar a lenta pra ele já entrar com pressão de turbo, funcionou pra mim com um Troller no Dakar, mto show

    • @davistrike_br8885
      @davistrike_br8885 Před 3 lety

      @@henriquemichel1107 show, valeu pela dica ;)

  • @hu3696
    @hu3696 Před 3 lety +6

    No meu ponto de vista, cada caso é um caso, pelo que andei me informando, ele fazia isso algumas vezes até com o freio, uma espécie de ABS mecânico, com o acelerador uma espécie de controle de tração, já que era um f1 de 1.000 cv, com certeza com outros carros e hoje em dia, isso não funciona, mas para a época dele, funcionou, está mais que provado, Vitor, tenta fazer o mesmo teste com carros da época, seria interessante de ver o resultado

  • @raniereleao4235
    @raniereleao4235 Před 2 lety +4

    Olá tudo bem, a técnica do Senna consistia em pisar nos três pedais ao mesmo tempo como foi visto no vídeo nas curvas de baixa , reduzindo de 5 para 3 ou 2 marcha diretamente mas mantendo o giro do motor lá em cima , assim ganhando mais força nas saídas de curva, porém aumentando muito o consumo de combustível. Nos carros atuais não sei se ele conseguiria fazer o mesmo mas, Senna era Senna , gênio para sempre! Um abraço.

  • @josecarlosraminho148
    @josecarlosraminho148 Před rokem +1

    Senna inigualável, não vai existir nenhum outro igual

  • @ninja11zoo
    @ninja11zoo Před rokem +1

    Antigamente na Speedy que eram fuscas mexidos. A gente ia assistir os treinos, pq a gente conhecia o mecânico,e ele corria mais que o piloto,kkkkk. Ele entrava nas curvas com um pé no acelerador e no breque. Ele reduzia mas ficava acelerando e brecando. Igual qdo os japoneses filmaram os pés do Senna pilotando um carro de passeio japonês. Dizia que o motor depois da curva, acelerando ficava melhor qdo saia da curva acelerando. O breque era pra controlar o carro na curva. Ele reduzia mas entrava acelerando na curva,se o carro fosse sair ele controlava no breque, mas não deixava de acelerar. Era difícil fazer isso direto. Não sei se funcionava, só um amigo fazia. Mas dava medo , fazer nas ruas.

  • @robertorobertinho5101
    @robertorobertinho5101 Před rokem +1

    Ayrton Senna utilizava essa técnica por três motivos seguidos, não perder a rotação, o embalo é o ritmo, esse é o grande diferencial entre os pilotos e Ayrton Senna foi muito bem treinado para isso fazendo a mesma curva de diversas formas e debaixo de uma rigorosa cronometragem manual, por ser oq a época tecnonologica permitia...🇧🇷🏁

  • @josecarloscampelo7501
    @josecarloscampelo7501 Před 3 lety +12

    Eu creio que não é vicio e sim técnica mesmo, Vittorio Taruffi já ensinava nos anos 60 até porque os câmbios precisavam de rotação pra passar as marchas com mais precisão, aprendi também com o saudoso Expedito Marazzi meu professor na escola Expedito Marazzi da Lapa, isso ajuda sim, e também no kart quando você segura no freio acelerando pra na saída de curva já estar com o motor cheio.

  • @corredorxburger3363
    @corredorxburger3363 Před 2 lety +2

    "Nem que tu espere um pouco, sem freio, nem acelerador, pra daí acelerar no ponto máximo..." - o cara é fera !! Dicas de ouro.

  • @Tacmar
    @Tacmar Před 5 měsíci +1

    Senna antecipava as reações do carro, ele entrava num estado de fluxo, rotação do motor, tração, sensibilidade da aderência. Com isso, sempre antecipando as reações, sabendo para onde o carro vai, oque irá exigir, ele poderia entrar mais rápido em alguns pontos, exemplo, o carro sairia de frente, então ele solta a força da tração fazendo o carro sair de traseira, e milimetricamente, vai ajustando antecipadamente as reações e correções, além de sair com a rotação mais alta das curvas.

  • @paulortnakamura2968
    @paulortnakamura2968 Před 3 lety +14

    Vitor, ele não poder ter herdado esse ``vício`` na época do turbo? O lag era monstruoso, ainda mais com aquele motor Renault da época da Lotus, que chegava a mais de 1000cv nos treinos.

    • @VitorGenz
      @VitorGenz  Před 3 lety +4

      Dalhe Roger! Sim!!! Muitos dizem que é por isso, mas outros dizem que ele fazia mesmo depois quando não estava andando de turbo mais.

    • @paulortnakamura2968
      @paulortnakamura2968 Před 3 lety

      @@VitorGenz sim! Ficou o vício

    • @gabrielcarneiro6542
      @gabrielcarneiro6542 Před 3 lety +1

      Estava pensando a mesma coisa... Talvez ele tenha ficado com o vício mesmo. Eu dirigi muito carro carburado a álcool, tinha q dar aquelas bombadas pra sair e tals, quem já dirigiu sabe... Agr tenho um carro injetado q não precisa disso mas é costume, não consigo largar essa mania, talvez seja a mesma coisa com o Senna, mas só talvez mesmo.

    • @leonardokdc1
      @leonardokdc1 Před 3 lety +1

      Não acredito que seja vício, apenas técnica que ele usava nos carros naquela época para ganhar tempo. Na época dos turbos, ele usava essa técnica para manter a turbina em alta, o que gerava muito mais reação e performance. E depois manteve nos aspirados porque mantinha a rotação do motor mais alta e ter melhor resposta na saída das curvas. Ele fazia isso algumas vezes até com o freio, uma espécie de ABS mecânico, com o acelerador, como se fosse um controle de tração.

  • @tomaspedrodondopedro9976
    @tomaspedrodondopedro9976 Před 2 lety +5

    Senna era um génio. Será unico⭐🙏🙏👏👏

  • @supvidal
    @supvidal Před 2 lety +2

    SENNA MITO....SENNA LENDA....SENNA ETERNO....SENNA deus!

  • @rodasraiadas
    @rodasraiadas Před rokem +2

    Somente Senna poderia desvendar Senna, infelizmente só nos resta supor... certamente, só usar os blips do Senna não vai adiantar.
    Eu nao sou piloto como o Vitor, navetdade eu sou uma vergonha num simulador, mas, eu tenho certeza que qualquer grande resultado nao se deve a uma tecnica isolada e sim pela juncao de muitos detalhes, minuciosamente calculados e executados... e por conta disto é necessário treino, treino e mais treino, estudo, estudo e mais estudo, sensibilidade, muita paciencia e extrema disciplina, conhecer muito bem o carro e a pista, e estar muito bem fisica e mentalmente... Ser piloto não é uma tarefa fácil.
    Eu penso que Senna não usaria essa técnica nos dias de hoje, a tecnologia atual é muito maior do que naquela época, inclusive evitando acidentes fatais. O ambiente das fórmulas é parecido ao da aviação.
    Vitor, você é um baita piloto! Seu canal é top!

  • @alexcastro9878
    @alexcastro9878 Před 2 lety +1

    Na minha opinião, Ayrton usava essa técnica para evitar de frear, acelerando e tirando o pé, acelerando e tirando, quando os pneus estavam em condições para isso, geralmente nas tomadas de tempo para o grid.
    Quando andou em Suzuka com um Honda Civic de rua, ele fez algumas vezes também, evitando assim de usar os freios.
    Entretanto, somente Ayrton Senna sabia fazer isso, pois ele "vestia o carro" e usava o seu instinto de pilotar, muito acima de qualquer outro piloto.
    E uma coisa que ele sempre dizia: "QUEM FREIA NAS CURVAS, É PREGO!!..."
    Talvez, seja esse o segredo do nosso maior piloto de todos os tempos, Ayrton Senna da Silva.

  • @rafagst007
    @rafagst007 Před 3 lety +2

    Vitão show demais esse vídeo, curti pra caramba, essa dúvida, do porquê destes blips nós nunca vamos saber, sou fanático pelo Ayrton e venho estudando a pilotagem dele há anos, mas, é como tu disse, é querer jogar que nem o Neyma ahahahah, eu piloto só em simulador, uso o Automobilista e acelero progressivo e freio com o pé esquerdo, até onde estudei sobre o acelerador do Ayrton entendi que os blips eram uma forma de controle de tração, o MP4/4 da McLaren era bruto e ruim de traseira, aí ele usava as "bombadas" para ajudar na travão.

    • @VitorGenz
      @VitorGenz  Před 3 lety +1

      Muito obrigado João! Motiva muito ler mensagens como a tua!

  • @marcosbarros402
    @marcosbarros402 Před 5 měsíci

    Chega a lagrimejar se pura nostalgia

  • @mathiasbrem
    @mathiasbrem Před 3 lety +1

    Bora abrir uma empresa de analytics para automobilismo! Você é o único brasileiro que fala sobre telemetria e analise dados! O único cara que entende de analise de dados em automobilismo! Achei algo próximo disso pelo Giaffone, mas ele não tem nada publicado ou divulgado no youtube!
    Parabéns! Seu canal é top em todos os sentidos!!!!

  • @matheusbrito7302
    @matheusbrito7302 Před 3 lety +6

    Eu acho pq na época o acerador era muito sensível . Hoje em dia tem um lag no acelerador eletrônico do corpo de borboletas e injeção do carros modernos. Antes era cabo. E potência vinha muito rapido no v12 da honda.

  • @a.p.rangel6769
    @a.p.rangel6769 Před 3 lety

    Amigo, o cara foi o máximo, detalhista, espetacular, o maior que já houve, eterno, .....

    • @VitorGenz
      @VitorGenz  Před 2 lety

      Com certeza!!!

    • @anderson.nascimento_br
      @anderson.nascimento_br Před 2 lety

      @@VitorGenz O que eu ouvi dizer sobre os tapas no acelerador na curva. Seria que (supostamente) pensando somente na aerodinâmica e pensando especificamente naqueles carros de F1 daquela época, o Senna dava estes tapas pra forçar uma mudança dos ângulos das asas do carro numa relação Pista X Ar mudando a pressão de downforce. Pensando como a área de ataque de asa de avião em que as diferenças de velocidade do ar por cima e por baixo da asa permitem ao avião ter mais ou menos sustentação. Se ele conseguia mesmo ser tão técnico a ponto de mudar o downforce fazendo isso, daria mais grip pra ele nas curvas. Forte abraço!

  • @JF160380
    @JF160380 Před 3 lety +1

    Fala, Vitor!
    Tbm estou com vc, tenho 41 anos e comecei a correr de kart com 8 anos, parei com 35 anos e aprendi q a aceleração progressiva é bem melhor pois vc não destraciona e vai ganhando o grip no limite da sensibilidade do pneu/asfalto pois sem destracionar o pneu estará empurrando o carro pra frente e tbm preserva os pneus!

  • @VéioGeek-q8p
    @VéioGeek-q8p Před rokem

    Amigo Vitor, depois de 2 anos vendo esse vídeo eu gostaria de te dar um depoimento sobre o que ouvi numa conversa do meu pai com um piloto das antigas. Ouvi esse piloto conversando sobre como ele fazia em alguns curvas em Interlagos essas bombada no acelerador pra manter a barata tracionada durante a curva e depende da curva ele usava essa técnica e ele ainda falava que não se pisava no freio dentro da curva. Esse movimento mantinha a tração nas rodas traseiras, porque toda vez que vc da essa acelera da a força motriz vai ser distribuída nas rodas, a traseira até da uma baixada e mantém a aderência da traseira cilada no chão. O nome do piloto era Chico Landi, que morava nos fundos do escritório do meu pai, vivi várias conversas deles e babava cada vez que ouvia.

  • @luizulrich3829
    @luizulrich3829 Před 2 lety +2

    Sou motorista de carro a mais de 20 anos, dirijo em rodovias todos os dias, sou vendedor, tenho o pé pesado, e na minha humilde opinião, senna fazia isso para não perder a tração no meio da curva. Penso que ele entrava forte de mais nas curvas, ele dá essas picotadas na curva como se fosse um controle de estabilidade e tração, ou seja ela fazia no manual o que os carros de hj fazem na base da eletrônica. Um carro de tração traseira e quase 1000 mil cavalos, para domá-los não eram brincadeira. Senna tinha uma sensibilidade como se o carro fosse uma extensão de seu corpo, ligado ao cérebro. Penso isso, ele fazia isso pra estabilizar o carro, sendo que ele entrava na curva numa velocidade acima dos demais pilotos,

    • @ninja11zoo
      @ninja11zoo Před rokem

      Penso igual. Um mecânico levava a gente pra assistir Speedy com fuscas depois veio os opalas. Ele corria mais que o piloto. Mas era empregado. Ele corria pra acertar o carro. Entrava nas curvas, reduzia, ou não mas fosse sair. Fazia curvas mais rápido. entrava acelerando e controlava no breque se o carro fosse sair. Mas pilotar com um pé no acelerador e no breque ao mesmo tempo e ter a sensibilidade que o carro tá saindo e acelerar ou brecar. Bom acelerar ele nunca deixava de acelerar. Não sei se fazem isso de usar um pé nos 2.

  • @Artthurzinho_of
    @Artthurzinho_of Před 3 lety +13

    Vitor..... vc lembra no dia q o Senna venceu so com a 6 marcha?? se ver o video dele guiando ... e faz muito isso, e de alguma forma ele tinha um time ou estilo de freiar ou virar o volante para garantir alguns decimos mais rapido .... mas infelizmente so ele saberia responder. abs

  • @joaoguerra2132
    @joaoguerra2132 Před 3 lety +4

    Justamente, a técnica do maior piloto de todos os tempos é perfeita, pois em curvas de baixa, onde a rotação caí e o motor perde força, faz com que o Ayrton, dando esses toquinhos no acelerador mantesse a rotação alta onde perto da faixa de torque necessário para uma boa saída, mesmo que ele destracionasse um pouco, e destracionava, fazia ele sair mais rápido da curva e com potência na reta.

    • @cabecudovoltou257
      @cabecudovoltou257 Před 3 lety

      Joao Guerra:
      eu utilizava toquinhos no acelerador no "generally".

    • @joaoguerra2132
      @joaoguerra2132 Před 3 lety

      @@cabecudovoltou257 tá certinho, toquinhos no acelerador, eu também faço...

    • @cabecudovoltou257
      @cabecudovoltou257 Před 3 lety

      Joao Guerra:
      se ele diz que é pra acelerar progressivamente,se está dando alguns toquinhos no acelerador?

    • @joaoguerra2132
      @joaoguerra2132 Před 3 lety +2

      @@cabecudovoltou257 progressivamente não é a mesma coisa que os toquinhos. Mas enfim, cada um usa a "técnica" que acha melhor, Ayrton Senna... indiscutível o melhor. E o piloto do vídeo fala que ele não acha interessante esses toquinhos, não é a mesma coisa.

  • @TripdePeugeot
    @TripdePeugeot Před 3 lety +5

    ISSO É EXATAMENTE O QUE O CONTROLE DE TRAÇÃO FAZ

    • @VitorGenz
      @VitorGenz  Před 3 lety

      Salve Richard, em breve vou fazer um vídeo em parceria com o pessoal da Fueltech, falando sobre o que o piloto precisa saber sobre controle de tração. No caso ele vai ser bem mais suave ao acionar.

  • @GILMARDELAJUSTINA
    @GILMARDELAJUSTINA Před 3 lety +8

    Não entendo que você quer tentar por algumas horas uma nova tecnica e que ela já supere seu estilo de mais de 10 mil horas de treinos.
    Se você quer ver se da resultados treine pelo menos mil horas e não 1 hora e ja querer andar mais rápido.
    Jo Ramirez fala que ele tinha essa incrivel tecnica de manter o motor com giros muito mais altos que o prost e que prost tentou aprender isso por um bom tempo e não conseguiu.
    Não é fácil, leva anos, mas uma coisa é certa, o piloto mais rápido de todos os tempos usava essa tecnica, se eu tivesse 7 anos hoje e tivesse a chance de pilotar eu ia estudar tudo, tudo sobre a aceleração do Senna e ia aprender.

  • @tiagocouttoofc
    @tiagocouttoofc Před 3 lety +5

    Tem um vídeo em Mônaco ele fala falar que entrava sintonia que o carro ele era um só!!! Perfeição tanto que quando rádio chamo para Senna falo diminuir já abriu do Prost ele bateu portanto ele sentia o motor e suspensão e compensava com treino treino muitos anos para ser relevante não eficácia ter resultado competitivo

  • @lonely.surfer2060
    @lonely.surfer2060 Před 2 lety +3

    Pra mim essa técnica e tipo um Trail brake de saída de curva , em carros tração traseira com suspensão original em track , te passa a sensação que na saída de curva tu consegue por o carro onde quiser conforme vc controla o balanço do carro ... Na prática aplicar isso de forma que ganha tempo é extremamente complicado , aceleração progressiva Reina

  • @marquinhoselva6139
    @marquinhoselva6139 Před rokem +1

    Algo que contava muito era a sensibilidade do Senna, você percebe isso vendo o quanto ele era bom na chuva, era como se o carro se integrasse ao corpo dele.

  • @lendasdatwitch5095
    @lendasdatwitch5095 Před 2 lety +2

    Eu lembro que quando eu corria de bike, eu ficava em sexto, quinto e ficava variando ali, ai eu descobri que o cara que sempre ficava em primeiro, ia em um morro gigante, colocava a bike nas costas, e treinava os famosos empurra bike, na hora que eu descobri isso, na minha cabeça fez todo o sentido, treinei isso 1 mês, e vi que pra mim, não fez diferença nenhuma. Nesse momento eu entendi uma coisa, os caras bons, eles encontram meios para deixar eles melhores, é bom sempre testar tudo, mas no fim o que funciona pra um, pode não funcionar para outro. Encontre o seu meio de ser melhor que o seu adversário.

    • @evandroferreira2868
      @evandroferreira2868 Před rokem

      as vezes 1 mês foi pouco .. tbm tem essa heheh, no xadrez eu fico 2 meses ou 3 pra ver se o que eu to treinando vai dar resultado

  • @TheCesarfrancatto
    @TheCesarfrancatto Před 3 lety +3

    O que o Senna fazia era subir o giro para não sentir o lag do turbo, os carros turbo tem um lag de acelerador até embalar, quando ele mantinha o giro alto o carro não perde embalo e sai mais forte na reta sem lag algum.

    • @ElShogoso
      @ElShogoso Před 3 lety

      Ele já fazia isso desde a época do kart. Funcionou muito bem pra spoolar o turbo na época dos v6 turbo, mas ele continuou fazendo na era aspirada depois. Na minha opinião, isso foi um hábito que ele desenvolveu desde cedo e que acabou ficando, e sendo o monstro que ele era, ele conseguiu fazer funcionar e ser rapido

  • @leovssousa
    @leovssousa Před 2 lety

    Boa, Vitor! Expondo todos os pontos na mesa de forma clara, parabéns pelo trabalho.

  • @iamamiwhoami-goods13
    @iamamiwhoami-goods13 Před 2 lety +1

    Na chuva por exemplo, os pneus limpava o asfalto o que impossibilitava deslizar. Isso fez Ayrton superar todos os pilotos de sua época.

  • @VctordeMoraes2010
    @VctordeMoraes2010 Před 2 lety

    Cara! nem tô acreditando! O Chefe também fazia isso. Que Loko. tô muito feliz. Quando comecei no simulador comecei fazer isso depois de uma aula de motor não me lembro com quem. Nem sabia que existe tudo isso que vc falou aí e nem que era tão polêmico.

  • @sandertoledo
    @sandertoledo Před 7 měsíci

    Sobre essa técnica do Ayrton Senna acredito que seja para que o carro 'aponte' na direção que ele queria por mais tempo. Esses pulsos no pedal do acelerador seja para manter a torção da suspensão por mais tempo. E concordo com você Vitor, essa técnica se tornou obsoleta, os carros de hoje(em qualquer categoria) possui maior arrasto aerodinâmico que os carros daquela época.

  • @renatoschmidt860
    @renatoschmidt860 Před 3 lety +7

    Ja vi um documentario aqui no youtube...q pilotos como Lauda...Emerson...Berger e alguns engenheiros da honda explicam essa tecnica...segundo eles Sena desenvolveu essa tecnica na epoca dos carros turbos...onde nas curvas ele mantinha o motor em giro com esses toques no acelerador e diminuia o turbo leg..segundo esses engenheiros durante a corrida ele precisava ter alguns cuidados com relacao a combustivel...mas em treinos onde nao existe esse problema...essa tecnica provava superioridade em relacao aos demais...sendo ele Sena imbativel nas saidas das curvas

  • @zao1073
    @zao1073 Před 2 lety

    Vitor, boa noite! Assisti seu vídeo hoje e me lembrei de uma situação: em 1991 eu estava na G de Interlagos, perto do lago e assisti isso ao vivo. Observei uma coisa que meus amigos também perceberam: ele quase não virava o volante na curva, apenas apontava o carro e a cada acelerada o carro traseirava e contornava a curva como se ela fosse hexagonal. Posso estar sonhando, mas parece que a cada pisada o carro ganhava velocidade ainda no contorno da curva, fora o fato dele frear muito dentro da curva - era o único carro em que os discos não ficavam vermelhos. Apesar dele ter passado mal, pude ficar a poucos metros do mito e cantar parabéns pelo aniversário. Tem um detalhe: o motor era um Honda V12, então o cara era diferente!

  • @AndersonSantos-rb2ut
    @AndersonSantos-rb2ut Před 3 lety +6

    Ele fazia isso pra manter giro alto e apontar o carro mais rápido , também não fazia em qualquer curva só em algumas pra ganha giro pra sair com mais potência

  • @rodrigomendes3327
    @rodrigomendes3327 Před 2 lety

    Top o vídeo! Senna fazia mais em curvas de alta e eram poucas até. Ele não usava muito essa técnica quanto muita gente pensa. Então ele usava em um circuito ou outro.

  • @ricardo71014
    @ricardo71014 Před 2 lety

    Eu particularmente uso essa técnica no kart. Não sou piloto nem nada, mas sou entusiasta e corro todo final de semana, essa técnica me ajudou bastante a evoluir no kart, pelo simples fato de o motor ser mais morto de baixa, então faço isso na curva pra manter o motor “aceso” pra mim ajudou a melhorar, pode ser que se eu tentar mudar e acelerar progressivamente hoje em dia me ajude mas ainda a evoluir, vou testar e volto pra falar!

  • @AndersonSantos-rb2ut
    @AndersonSantos-rb2ut Před 3 lety +11

    Fazia mais em curvas de baixa e quando o carro perdia tração

  • @marceloboldino4129
    @marceloboldino4129 Před měsícem

    Acho que já comentei isso , foi fazendo o punta taco , que o Senna na Toleman passou o Lauda na reta de Mônaco 84 fazendo o turbo ficar cheio .

  • @MrMdteixeira
    @MrMdteixeira Před 2 lety +1

    Punta taco era usado antes do Senna chegar na F1. Agora os F1 fazem automáticamente, até às aceleradas p aquecimento dos pneus são automáticas.

  • @Capozao
    @Capozao Před rokem +1

    Não era só a técnica da aceleração não tudo em sena era impressionante tudo mesmo ... Tanto que jamais existiu alguém que o superasse !

  • @vagnerdavidsoaresregos1510

    como eu já comentei em alguns vídeo seus,eu sempre uso um pouco das técnicas de pilotagem que vejo e como vc sempre fala;UE eu praticamente guio como ele como ele anda do jeito que faço e não consigo chegar próximo ou obter um bom resultado

  • @pilotorafaelmotta4780
    @pilotorafaelmotta4780 Před 2 lety

    Com certeza é uma tecnica diferenciada, tinha a questão dos motores serem turbo, talvez nem toda curva aceitasse a tecnica, poderia ser melhor em curvas de raio longo pra se ter um impulsionamento melhor na entrada pro meio da curva, ele tambem devia acertar o carro pra aceitar a tecnica, era um estilo próprio, que ele era acostumado a fazer e que vinha tempo, vemos um pouco disso nos carros de drift, sao turbo e eles ficam dando o pé e tirando, dão o pé e tiram mas pq precisam tracionar e derrapar, o Ayrton não chegava a derrapar só dava um impulso a mais no carro pra conseguir melhorar a velocidade minima da curva, e quando fosse dar o pé e não tirar mais o turbo ja estava cheio, sem duvida os carros de F1 exigiam mais dos pilotos, e eles faziam mais diferença dos de hoje.

  • @Fa.1969
    @Fa.1969 Před 3 lety +2

    Qdo.eu tirava "rachas" aki na cidade onde eu moro,nas curvas q.eu conhecia o limite eu entra na curva reduzindo na marcha e, bombando o acelerador p.ñ.estourar o câmbio; e ñ.usava freio!

  • @EduGomes139
    @EduGomes139 Před 3 lety +1

    Bom dia. Muito obrigado por suas lives. Tenho aprendido muito. Estou guardando dinheiro pra fazer o teu curso completo quando acabar essa turma e abrir outra. Vê só! Essa técnica de ficar blipando aumentaria muito o consumo de combustível? Eu acho que sim. Por isso, também, não valeria aplicá-la hoje. Sem falar que o controle de tração praticamente anula esses blips em excesso.

  • @mmr27
    @mmr27 Před 3 lety +7

    Neste vídeo Ayrton fala sobre essa questão do acelerador. Deem uma olhada:
    czcams.com/video/4XYoQKwLqzY/video.html

    • @VitorGenz
      @VitorGenz  Před 3 lety +2

      Marcelo muito bom esse vídeo! obrigado por compartilhar com a gente! Senna sempre será um mito!

  • @lucasafonsobello7535
    @lucasafonsobello7535 Před rokem

    Eu já tinha assistido esse video, e estou nele de novo. Senna teve dois motivos em épocas distintas para usar essa técnica. 1 - Mais conhecido, pq nos anos 80 o turbo lag era muito grande e não tinha nenhuma eletrônica para ajudar com isso, esse motivo hoje não se aplica, a não ser que esteja pilotando um carro dos anos 80. 2 - Nos motores aspirados, não tinha nada a ver com sair com mais velocidade da curva... mas sim para literalmente ajudar o carro a virar, mas isso se aplicava mais aos motores V12 que tinham uma entrega "desuniforme" de potência . Schumacher falou a mesma coisa quando em 96 a Ferrari trocou os brutos V12 pelos V10. O carro era mais estável, mas não tinha essa "ajuda do motor" para ajudar a fazer a curva.

  • @TripdePeugeot
    @TripdePeugeot Před 3 lety +4

    ELE analisava as curvas sem grip e nelas aplicava isso como se fosse um controle de tração,que faz cortes na ignição como vc sabe

  • @eduarlymaia8805
    @eduarlymaia8805 Před 2 lety +1

    o segredo pra mim está... na técnica desenvolvida pelo Ayrton Senna... em criar sua forma... acho que ele analisava as curvas que poderia fazer com uma marcha acima dos outros... assim, ele ao invés de reduzir e descer a marcha... ele só reduzia, e manter o giro nas curvas... por isso que terminou a prova de interlagos sem poder trocar de marcha.

  • @Koishi_FGC
    @Koishi_FGC Před rokem

    Eu não tenho nenhuma experiência com carros reais mas em simuladores esses toquinhos no acelerador dão uma confiança extra quando se está com medo de rodar, então eu penso que talvez o Senna tenha desenvolvido essa tecnica inicialmente pra correr na chuva e depois ele adaptou e fez funcionar no seco também. Ele treinava muito pra chuva nos tempos de kart, então deve ter adquirido uma memória muscular (quase como um "vicio") dessa forma de controlar os pedais

  • @pedrocamilo8044
    @pedrocamilo8044 Před 2 lety

    Senna além do tempo

  • @washingtonquadros6815
    @washingtonquadros6815 Před 3 lety +1

    Essa técnica existe mesmo antes de AYRTON SENNA nascer. Na época das corridas de "carreteiras" eram utilizados carburadores superdimensionados e, em consequência, consumiam grande quantidade de combustível. Daí, nas entradas de curva, os pilotos tiravam o pé do acelerador para acionar o freio e a rotação do motor caía, fazendo com que as "cubas" dor carburadores esvaziassem e, na retomada na saída das curvas, o motor saía falhando até as cubas encherem novamente. Como os carros daquela época utilizavam bomba mecânica de baixa capacidade não havia vazão suficiente para manter a carga do combustível necessário em baixos regimes de rotação. Então, para resolver esse problema, alguém, um dia, resolveu frear e acelerar ao mesmo tempo para manter as cubas dos carburadores cheias. Simples assim! Entretanto, havia um efeito colateral positivo, os motores permaneciam em nível elevado de rotação proporcionando uma melhor retomada na saída de curva. Nos carros turbo a técnica evitava o legging e, por essa razão, Senna valia-se da mesma. Nos atuais carros de fórmula 1 não vejo essa técnica como necessária, talvez, hoje, Senna não a usaria.

    • @VitorGenz
      @VitorGenz  Před 3 lety

      Dalhe! Boa reflexão! Concordo, acredito que hoje ele não utilizaria.

  • @abellesomensi3564
    @abellesomensi3564 Před rokem

    Senna é único, viva o rei de Mônaco.

  • @raccjr1
    @raccjr1 Před 2 lety

    Essa técnica eu já vi em algum vídeo com telemetria, ele faz os blips mas progressivamente só o manter o giro. Mas mesmo com blips a aceleração é progressiva. Independente do que ele fazia tirando os blips é igual a o resto dos pilotos. O ideal é fazer a análise vendo uma telemetria dele. Mas sua análise é perfeita eu já tentei fazer desse jeito que vc fez no simulador, só que andando de kart, não foi uma experiência muito boa não 😅

  • @3sgtfraga
    @3sgtfraga Před 3 lety +9

    Eu creio que era alto ultra sensitivo...

  • @fernandocastilho5252
    @fernandocastilho5252 Před 3 lety +3

    Tenta fear com a esquerda e ao menos tempo dar patada no acelerador com a direita pra deixar cair o rotação do motor cair, também vai ajudar apontar o carro na saída da curva. No velho estilo k artista

    • @VitorGenz
      @VitorGenz  Před 3 lety

      Salve Fernando! A ideia de acelerar e frear ao mesmo tempo é algo que não me atrai muito. Difícil ser rápido e constante fazendo isso.

    • @lucianomarques5188
      @lucianomarques5188 Před 3 lety

      Opa, tudo bem? Na minha humilde opinião, a bombada era feita um pouco antes do momento de acelerar progressivamente, eu não saberia aplicar, mas percebo uma demora na primeira bombada, ok

    • @ricardoalho2973
      @ricardoalho2973 Před 3 lety

      Funcionava pra ele kkkkkkk
      Q sabia e se sentia a vontade pra aplicar.
      Igual mark marques na moto passa do limite

  • @sinwaldoportto15
    @sinwaldoportto15 Před 2 lety

    Em toda profissão sempre tem gênios aquelas pessoas que se destaca mais do que outras. assim eram também com Ayrton Senna na fórmula um.isso chama se dedicação e habilidade portanto pessoas habilidoso e dedicadas sobre aquilo que faz tem destaque diferente do que os demais

  • @JohnHelfgott
    @JohnHelfgott Před rokem +1

    Assim como no filme Rush mostra o Lauda falando que é a bunda dele que faz ele saber o que esta acontecendo com o carro, é o sentimento do Ayrton em relação ao carro que fez ele desenvolver esta técnica. Atendendo assim a necessidade de algo que ele sentia, talvez ele tivesse uma sensibilidade que poucos tem que fez ele usar esta técnica melhor do que qualquer um. A desvantagem é que esta técnica tinha um preço, o consumo de combustível acima dos outros. Afinal quantas vezes no começo ele parou o carro por falta de combustível?

  • @ferreirasilvaregis6542
    @ferreirasilvaregis6542 Před 2 lety +1

    O Senna e único

  • @BobHeyHal
    @BobHeyHal Před rokem +1

    Isso ajudava a manter o turbo cheio. Mas consumia mais. Aspirado vejo o pessoal deixando o acelerado levemente acionado mesmo freiando dependendo da curva.
    Agora o Senna levou isso como uma característica que junto ao controle de volante parecia ter alguma vantagem

  • @felchs
    @felchs Před 2 lety

    Se houvesse disponibilidade, tinha que tentar contactar os companheiros do Ayrton e perguntar para eles sobre isso para tentar entender pq ele fazia isso. Ou tentar peguntar para algum engenheiro do Ayrton isso. Alguem deve ter acesso a estes caras. Duvido que o Felipe Massa ou o Barrichello tentassem ir atras desta info eles nao conseguiriam (pq eles estiveram muitos anos na F1 e devem conhecer muita gente la). Nao sei se o Vitor conhece o Massa ou o Barrichello mas se fosse amigo deles poderia tentar ir atras desta info seria muito interessante :-)

  • @armroots
    @armroots Před 3 lety +2

    Cara...Senna usou essa técnica por anos. Ele se desenvolveu usando essa técnica, isso já era inerente ao estilo dele. A mesma coisa, tem gente que guia melhor freiando mais dentro da curva, outro vai melhor freiando mais tarde...é o estilo, não adianta.

    • @gabrielcarneiro6542
      @gabrielcarneiro6542 Před 3 lety +2

      Tbm acho q era um costume dele. Coloca um exemplo fácil, pega um carro carburado a álcool, vc tem q dar aquelas bombadas no acelerador principalmente no frio, vc dirigi por um tempo, aí vc pega um carro injetado, vc vai continuar fazendo isso por um tempo até se acostumar de novo, então creio q tenha sido isso q aconteceu com o Senna.

  • @JohnHelfgott
    @JohnHelfgott Před rokem

    Antigamente com os carros turbo era pra manter cheio e com os giradores era para manter o giro alto na faixa de torque. É aquela conta que só faz sentido em quem sente o resultado e não de apenas quem busca.

  • @mauriciojosesilvajunior6015

    Parabéns

  • @netodepaulo5374
    @netodepaulo5374 Před 2 lety +1

    Essa técnica mantém o giro do motor auto, e com isso ele consegue sair Tracionanando melhor das curvas.

  • @horleandohugo1925
    @horleandohugo1925 Před 2 lety +1

    Eu faço essa técnica no f1 2018, ganho mais tempo, só que gasto mais os pneus traseiro, faço mais em volta rápida

  • @valdiralves8691
    @valdiralves8691 Před 2 lety

    Segundo alguns especialistas....ele deixava o giro alto, do motor sempre cheio porque turbina perdeu retomada na saída se deixar no alto perderia menos..muitas vezes ele não usava os freios num certo lugar da pista,com embreagem calculada acionada sem queima aí ganhava segundos de vantagem nas só ele conseguia fazer isso. Por possível era o best..Miss you Senna.. 😞😞

  • @crispinimini
    @crispinimini Před rokem

    Vitor meu querido, os carros tinham embreagem nos pés, o câmbio era manual, sim não era semi-automático, no caso havia um desaclopamento entre motor e câmbio, isso você pode desligar o motor da caixa com giros superiores fazendo com que aumentasse o giro e o torque em consequência nas saídas de curvas ganhando décimos preciosos, você está certo, mas é impossível em um câmbio semisequencial, pois ele é mantido em um regime de corte de giros, o delay do turbo foi muito estudado pelo Senna, mas ele fazia com aspirado também. A embreagem era o x da questão.

  • @antoniocarlosrodriguestoma6716

    Essa técnica eu uso mais nas retas, aonde o acelerador já chegou no fundo, aí eu dou umas bombadas no acelerador e da um empurrão, mais isso em carro carburado.

  • @JoaoVitor-xt5hf
    @JoaoVitor-xt5hf Před 2 lety

    É tipo o cara ver os vídeos do Pelé e do Maradona no CZcams e achar que pra ser um bom jogador ele precisa sair driblando o time Inteiro kkkkkk
    Gostei muito do seu canal👍

  • @user-oy1bb7tq5g
    @user-oy1bb7tq5g Před 9 měsíci

    Fui piloto de AV há algum tempo, inclusive no Iracing - Denis Valjean. Na minha época, havia uma lenda chamada Greger Hutu. O cara ganhava tudo. Daí você baixava os setups dele e dos outros top do mundo e simplesmente não conseguia andar. Era muito traseiro e o carro muito nervoso. Daí uma vez ele foi pilotar presencialmente com alguns outros pilotos do Iracing e pasmem: ele freava com o pedal de embreagem do G25.. aquele mais mole. Era um sensibilidade ridícula. Eu nunca consegui replicar. O que me pareceu, durante todo o tempo que corri, foi que tinham vantagens aqueles pilotos que domavam um carro bem traseiro, pois conseguiam rotacionar mais o carro nas curvas. Daí, quando era possível, comecei a deixar o acelerador um ou dois porcento pressionado nas frenagens. Eu conseguia frear mais dentro da curva sem perder a traseira do carro. Mesmo assim nunca consegui guiar um setup full desses caras. Eu deixava menos traseiro pra conseguir guiar, ter constância, e fazia essas coisas estranhas que o AV permite, ainda mais naquela época. Essa foi basicamente a experiência que tive. Cada carro, época, motor, tem sua peculiaridade. Imagina isso no mundo real, com infinitas variáveis a mais. Belo vídeo

  • @veioquejoga
    @veioquejoga Před 2 lety

    seus videos são um aprendizado!!!

  • @marcosbarros402
    @marcosbarros402 Před 5 měsíci

    Senna por si só já era diferente quem viu viu quem não viu vai no CZcams e veja como se comporta um humano fora da curva no seu tempo e esporte praticado.

  • @rsavila71
    @rsavila71 Před 2 lety

    Esse tipo de tocada era extremamente comum nos veiculos carburados. Pois ao pisar no acelerador o carburador tinha um circuito mecânico que injetava combustivel, enriquecendo a mistura. Portanto pode sim ser um costume adquirido da época do kart. Só quem não viveu a época dos carburados não faz ideia desta técnica.

  • @joaoblues100
    @joaoblues100 Před 3 lety +2

    É assim corram do jeito classico deixam o jeito do Senna. Ele sabia oque fazer dentro da realidade que ele vivia e com a tecnologia que ele tinha. Ele podia inventar.

    • @VitorGenz
      @VitorGenz  Před 3 lety

      Falou bem! ''Ele podia inventar'' Concordo! tmj!

  • @afgomes32
    @afgomes32 Před rokem

    Esse pa, pa, pá, que ele fazia deve ter inspirado o tema da vitória! Pan, Pan, Pan lkk

  • @wrmarks1
    @wrmarks1 Před 3 lety +1

    Vendo outros vídeos, parece bem nítido que ele em algumas saídas de curva, jogava uma marcha mais alta, talvez para não sofrer com destracionamento e para compensar o giro baixo, poderia tentar levantar esse giro com esses blips...

  • @youmetubeyou
    @youmetubeyou Před 2 lety

    Aumentar o giro para o motor encher mais rapido é o sonho de todos pilotos. Talvez fosse um dos segredos do Senna.

  • @gustavo18x
    @gustavo18x Před 2 lety

    vendo no min 3:00 eu acredito que ele encontrava uma velocidade desejada pra fazer a curva e estabilizava a velocidade antes de entrar na curva freiando e acelerando e durante a curva tbm, e vc usou a tecnica pra sair da curva, se usar na entrada talvez dê alguma diferença para estabilizar a velocidade dentro da curva tanto antes como durante, pra ter uma velocidade 'limite' sem precisar perder tanta potencia , minha humilde opinião de leigo claro não seria pra sair da curva e sim pra entrar nela , ótimo video

  • @adrianoroger4584
    @adrianoroger4584 Před rokem

    Amigo repare no vídeo que vc mostrou, todo mundo fazendo normal a curva em seguida motor vazio sofrendo a embalar depois da curva, enquanto isso Senna entra mais devagar fazendo pá pá pá, porém sai com o motor bem mais cheio do que os demais, conclusão é melhor sair da curva com o motor mais cheio, do que entrar mais rápido na curva e sair mais devagar.
    Senna no PA pá pá, ele tinha a sensibilidade de sentir ao máximo até onde o carro aguentaria a curva, até que começasse a sair de traseira, se caso saísse, ele imediatamente concertava.
    Um exemplo disso é em donington park na chuva, melhor volta até hj, que ele passa gente por fora por dentro, balançava o carro e ele concertava.

  • @marcosjutiniano2891
    @marcosjutiniano2891 Před 2 lety

    Ele fazia isso por que o carro era câmbio manual , Fera único !

  • @samuelsantana6012
    @samuelsantana6012 Před 3 lety +11

    Muitas vezes um piloto desenvolve um técnica que só ele consegue andar bem com ela. Ou seja, não é uma técnica universal e sim, pessoal.