Pitágoras, as Musas e as Hipotenusas

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 18. 10. 2021
  • Hoje, o nome Pitágoras nos remete principalmente ao teorema geométrico que leva seu nome. Contudo, na Antiguidade, o nome do filósofo esteve associado a muitas outras ideias, como a doutrina da transmigração das almas (reincarnação ou metempsicose), o vegetarianismo e a pluralidade de mundos habitados.
    Neste vídeo, conheça o que autores antigos diziam sobre Pitágoras e como isso pode mudar nossa maneira de perceber a História.
    Recomendação de leitura:
    "Pitágoras e os pitagóricos", Charles Kahn - amzn.to/3lNAQpz
    Referências consultadas:
    MARTINEZ, Alberto A. The cult of Pythagoras: Math and myths. University of Pittsburgh Press, 2012.
    MARTÍNEZ, Alberto A. Burned Alive: Bruno, Galileo and the Inquisition. Reaktion Books, 2018.
    KAHN, Charles H. Pythagoras and the Pythagoreans. Hackett Publishing, 2001.
    🏰 Junte-se à Guilda:
    / @henriquecaldeira
    ⚗️ Curso: História da Alquimia:
    estranhahistoria.kpages.onlin...
    #Pitágoras #Teorema #História

Komentáře • 28

  • @lojadogorila692
    @lojadogorila692 Před 13 dny

    Bom dia Henrique e seguidores do canal.

  • @mariadelourdesnevesvieira9082

    Conhecendo Pitágoras e a pluralidade de mundos habitados,inimaginável.Obrigada professor Henrique, por trazer a lume este tema.

  • @juliomoraes9105
    @juliomoraes9105 Před 2 lety +3

    É um pouco aquilo que aprendemos no curso sobre Ciência e Religião, temos a tendência de projetar em Pitágoras essa dicotomia, de modo que não podemos conceber alguém dedicado à matemática estar igualmente imbuído de sentimentos religiosos; essa separação, porém, não existia na Antiguidade.

  • @coelhotc4355
    @coelhotc4355 Před 11 měsíci +3

    Mas na metafísica, Aristóteles atribuí aos pitagóricos a ideia de que os números eram a origem das coisas
    É na segunda edição da edipro

  • @socorrosantos355
    @socorrosantos355 Před 2 lety +2

    Bom, prezado Henrique, sobre o Teorema de Pitágoras, só de falar nele, eu me assombro, sou péssima nas Ciências Matemáticas (rs). No entanto, e no frigir dos ovos, o fato é que a figura de Pitágoras (bem como das inúmeras figuras da Antiguidade), me surpreendem e me encantam por nos proporcionar tantos conhecimentos mesmo que muitos deles provoquem polêmicas sobre a veracidade ou não das informações. Eu, particularmente, nutro enorme paixão pela História desde os seus primórdios e admiro vocês historiadores que nos fornecem informações e conhecimentos já tudo prontinho e isso é muito bom ❗♥️🌷🌻🌟♥️

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Před 2 lety +2

      Olá, Socorro! Que bom que gostou do vídeo. Agora, esses conhecimentos não tem nada de prontinhos, rsrs. Essa foi uma brevíssima apresentação de fragmentos de anos de discussão e pesquisa coletiva - ainda em curso. Ainda há muito a se descobrir e reinterpretar.

  • @Ricwfunk10
    @Ricwfunk10 Před 2 lety +2

    excelente. Mas acho que faltou uma parte essencial sobre Pitagoras: ele estabeleceu a escala musical e estruturou a ideia de sons harmonicos e dissonantes.
    Só esta parte e a ideia medieval da relaçao astrologica da musica das esferas ja vale outra aula. Fica a dica. abraços

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Před 2 lety

      Sem dúvida, Ricardo! Nesse vídeo, focalizei mesmo a questão do teorema, mas há uma infinidade de vídeos possíveis ainda sobre o que se sabe (e o que não se sabe) sobre essa figura fascinante. Abraços!

  • @franciscoalbuquerque4763
    @franciscoalbuquerque4763 Před 2 lety +1

    Boa tarde, professor aguardando a aula começa.

  • @007khadijaRazzaq
    @007khadijaRazzaq Před 2 lety +1

    Vou fazer seu curso de história da alquimia ...vai ser show!

  • @ProfGilRodrigues
    @ProfGilRodrigues Před 2 lety

    Interessante esse outro lado de Pitágoras. Valeu!

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Před 2 lety

      São muitos os lados de Pitágoras, hehe. Mais que três, com certeza.

  • @alpandrade
    @alpandrade Před 2 lety

    Fantásticas peculiaridades de Pitágoras. É a estranha história. 😊

  • @lucleciodossantosmonteiro3943

    Gratidão por cada tema desse canal Pitágoras foi e é um ser iluminado com o dom da sabedoria e o professor com propriedade nos detalha com facilidade de compreensão a qualquer público muito obrigado estou lisonjeado 👏👏👏

  • @jadersampaio2241
    @jadersampaio2241 Před 2 lety

    Talvez o sacrifício tenha sido mudado na história para outra prática mais aceita atualmente: a celebração, a comemoração.

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Před 2 lety +2

      Verdade! Mas há uma diferença importante. Sacrifícios como o mencionado indicavam um certo reconhecimento da importância da entidade como responsável pelo sucesso alcançado, como se, no caso de Pitágoras, houvesse um aspecto de revelação na descoberta. É justamente esse ponto que Cícero discute no texto citado. Segundo Cícero, a religião (entendida como os ritos públicos relacionados aos deuses) poderia conferir sorte, mas não inteligência ou virtudes específicas. Por isso ele desconfia da história do sacrifício de Pitágoras, pois o sucesso na geometria não teria relação com o favor de deuses ou musas, mas com a competência pessoal do geômetra.

  • @karolynagomes5805
    @karolynagomes5805 Před 4 měsíci

    O que é histórico e o que é mito nas figuras gregas? Me pergunto isso

  • @jsouzamd
    @jsouzamd Před 2 lety

    Canal sensacional! Quando for possível, você podia fazer um vídeo sobre o hermetismo ou alquimia, você disse em um vídeo anterior que se interessava por coisas estranhas, acho que esses dois temas carregam um pouco de estranheza e mistério, além de terem uma considerável influência histórica.

  • @hectorvido
    @hectorvido Před 4 dny

    Pitágoras vegetariano? Aí sim!

  • @maccelso
    @maccelso Před rokem

    Pitágoras supostamente fazia essas oferendas aos deuses para ter inspiração para as descobertas matemáticas ou em agradecimento por tê-las descoberto?

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Před rokem +1

      Por trechos como o de Plutarco, a ideia é que o sacrifício foi de agradecimento. Mas esse agradecimento pode implicar o reconhecimento do favor do deus (inspiração) também. Copio trecho de uma resposta que dei a outra pessoa aqui no vídeo:
      Sacrifícios como o mencionado indicavam um certo reconhecimento da importância da entidade como responsável pelo sucesso alcançado, como se, no caso de Pitágoras, houvesse um aspecto de revelação na descoberta. É justamente esse ponto que Cícero discute no texto citado. Segundo Cícero, a religião (entendida como os ritos públicos relacionados aos deuses) poderia conferir sorte, mas não inteligência ou virtudes específicas. Por isso ele desconfia da história do sacrifício de Pitágoras, pois o sucesso na geometria não teria relação com o favor de deuses ou musas, mas com a competência pessoal do geômetra.

  • @otimistarj
    @otimistarj Před 2 lety

    “por ter descoberto que no triângulo retângulo a hipotenusa equivale em potência a seus periféricos” o certo seria “por ter descoberto que no triângulo retângulo a hipotenusa equivale em potência a potência de seus periféricos”. O que significa hipotenusa em grego ? essa palavra vem do grego ? Ela é bem estranha.

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Před 2 lety +1

      A palavra é grega sim: ύποτείνουσαν (ýpoteínousan). Mas não conheço a etimologia.

  • @wiltonguedes1621
    @wiltonguedes1621 Před 2 lety +1

    Ou seja, Pitágoras erá um bruxo rsrsrs