Video není dostupné.
Omlouváme se.

Felipe Neto, Teorema de Pitágoras e Filosofia Antiga

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 23. 03. 2022
  • Comentando o tweet do Felipe Neto sobre a inutilidade do Teorema de Pitágoras a partir da Filosofia Antiga, da ideia de "exercícios espirituais" de Pierre Hadot, o da reflexão do canal Universo Narrado.
    Vídeo do Felipe Guisoli, do ‪@UniversoNarrado‬: • Felipe Neto, Pitágoras...
    "Exercícios Espirituais e Filosofia Antiga", Pierre Hadot - amzn.to/3NhnY6U
    "O que é Filosofia Antiga?", Pierre Hadot - amzn.to/3tzGmzV
    🏰 Junte-se à Guilda:
    / @henriquecaldeira
    ⚗️ Curso: História da Alquimia:
    estranhahistor...

Komentáře • 73

  • @UniversoNarrado
    @UniversoNarrado Před 2 lety +29

    Fala Henrique!
    Da hora seu ponto de vista meu velho. Obrigado pela menção!
    Esse vídeo me parece bem inútil. Continue! 😁👏

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Před 2 lety +9

      Opa! Fico muito honrado pela sua presença, meu caro! E, de novo, parabéns pelo seu canal, um exuberante utensílio, sem dúvida, rs.

  • @otimistarj
    @otimistarj Před 2 lety +20

    O problema do Felipe Neto é que se formos colocar em pratica o que ele diz estaremos nivelando pelo chão. Se ele não entende nada de matemática, ok, continue fazendo os vídeos dele preenchendo um carro com geleca ou ostentando seus inumeros bonecos de mais de 30 mil reais comprados em uma única viagem na Disney para mostrar que ele é rico. A genialidade de se entender uma equação matematica e de querer avançar nesse assunto é outra vibe, diametralmente oposta a que Felipe Neto está imerso.

    • @otimistarj
      @otimistarj Před 2 lety +4

      Thomas khun se refere a incomensurabilidade de paradigmas. Não tem como comparar o canal do Felipe Neto com matemática. E comparar banana com sapato, ele nunca irá compreender o encanto de resolver uma equação matemática .

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Před 2 lety +4

      Como se diz, "enquanto há vida, há esperança".

  • @deniserodriguesjorge6788
    @deniserodriguesjorge6788 Před 2 lety +7

    Adorei o vídeo improvisado. Estudei muito matemática! E acho necessário o estudo dessa ciência. O exercício da matemática desenvolve o cérebro para a vida! Obbrigado, obrigado, obrigado

  • @user-ev4ok3ti1o
    @user-ev4ok3ti1o Před 9 měsíci +2

    Ainda bem que o Filipe Neto não vai precisar usar o teorema de Pitágoras.
    Com certeza seria um desperdício de tempo pro teorema.
    Kkkkkkkkkkk

  • @ProfGilRodrigues
    @ProfGilRodrigues Před 2 lety +7

    Não sei de onde que veio esse tal de Felipe Neto, nem mesmo quanto ele ralou pra chegar onde chegou. Mas se ele mora nesse planeta, provavelmente já usou o teorema de Pitágoras inúmeras vezes. Usou, mesmo sem ter contribuído em algum feito. Será que ele já passou o dia em uma praça, uma casa, um prédio. O teorema de Pitágoras está lá.
    No ano de 2000, quando estávamos construindo a casa do sítio, o pedreiro Osvaldo me pediu ajuda para "esquadrejar" a parede de um quarto. Pegou uma corda, mediu 3 metros em uma das paredes, depois mediu 4 metros na outra parede adjacente, depois me falou que entre a ponta das duas cordas tinha que dar 5 metros. Se desse, a parede estaria no esquadro (formando um ângulo reto). Nesse ponto eu descobri que o pedreiro estava usando o teorema de Pitágoras. Provavelmente ele aprendeu com algum engenheiro. O teorema tem utilidade, em parte ou no todo. Viva Pitágoras!

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Před 2 lety +1

      Com certeza. Há pessoas que efetivamente se utilizam (se servem da utilidade) do Teorema de Pitágoras, e há um número muito maior de pessoas que se beneficiam dessa sacada sem precisar utilizá-lo elas mesmas. Acredito que o ponto do Felipe Neto seja que o ensino do Teorema (e conhecimentos semelhantes) devesse ficar restrito ao contexto de formação dos profissionais que efetivamente o utilizam, e, assim, as crianças e jovens nas escolas poderiam se ver livres de ter que aprender (ou decorar) algo que dificilmente utilizarão diretamente em seu dia a dia. E é aí que entra a reflexão do vídeo. Limitar o valor da matemática apenas a sua utilidade imediata é fazer muito pouco dessa linguagem, dessa arte, desse "exercício espiritual"...

    • @ProfGilRodrigues
      @ProfGilRodrigues Před 2 lety

      @@henriquecaldeira Duas perguntas que me irritam em sala de aula. Tem que respirar fundo 3 vezes para responder com educação. (1) Professor, essa matéria vai cair na prova? (2) Professor, a onde que a gente usa isso? Geralmente são feitas por adultos preguiçosos. Criança é outra história, sempre estão interessados e dispostos a adquirir conhecimento.

  • @urielaguiar5219
    @urielaguiar5219 Před 2 lety +1

    Esse tipo de gente que diz que essas coisas são "inúteis" são as mesmas que dizem que filosofia é inútil, mitologia é inutil, conhecimento de mundo é inútil, religião é inútil, arte é inútil, etc. Mas sem estas coisas, o mundo seria tão pobre de espírito...

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Před 2 lety +3

      Realmente. Se formos limitar a experiência humana a utilidade, eficácia, produtividade... melhor deixar o mundo para as máquinas, rs.

  • @simonecantelli7140
    @simonecantelli7140 Před 2 lety +3

    Existem profissionais que usam o teorema de Pitágoras e o Felipe Neto não é formado nessas profissões. Engenheiros e Arquitetos usam para calcular áreas, calcular distâncias, mais precisamente.

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Před 2 lety +2

      Pois é, o teorema de Pitágoras, além de tudo, ainda pode ser útil. O ponto é que seu valor transcende essa utilidade.

  • @IceJou
    @IceJou Před 2 lety +2

    Ótima reflexão. Creio que o "problema" não seja a Matemátia e seus conteúdos em sim; mas, como você disse, esse pensamento de "só o resultado importa" para além da carga horária super desproporcional em relação à outras disciplinas. Para além disso, ainda tem a frequente associação de "não ter facilidade com exatas = burro". Sobre a fruição da beleza das Artes e Ciências isso seria incrível, porém, além das desigualdades sociais e regionais imensas; é complicado dar atenção à essa beleza para a demanda de resolução de questões em menos de 3 minutos no ENEM. Não são raras as vezes que aprendemos mais os macetes, atalhos e musiquinhas para resoluções mais rápidas do que a lógica por trás daquele processo/fenômeno.

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Před 2 lety +1

      Educar-se para dois dias de prova. Enquanto essa for a religião oficial do império, não haverá mesmo muito espaço para beleza.

    • @angelafreire9100
      @angelafreire9100 Před 2 lety

      @@henriquecaldeira abaixo o Império!!!😂

  • @alpandrade
    @alpandrade Před 2 lety +4

    Ótima reflexão. Após ouvir o pensamento de Epicuro se maravilhando diante da beleza do cosmos e de seus mecanismos, temos que sentir, realmente, um pouco de misericórdia do CZcamsr em não ter chegado, minimamente, a este mesmo encantamento. Obrigado pelo vídeo.

  • @otimistarj
    @otimistarj Před 2 lety +3

    O discurso do método de Rene Descrates tinha como apendice um texto onde ele propoe o sistema xy de eixos cartesianos para representar uma função. Curioso ne ? Um filosofo falando de matematica. Mas como voce bem mostrou no seu curso de alquimia nessa epoca seculo XVI ainda nao havia uma delimitação clara entre ciencia e filosofia tanto que os que naquela epoca faziam ciencias eram chamados de "filosofos naturais". Essa interdisciplinaridade se perdeu nos dias atuais.

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Před 2 lety +2

      Pois é. O "Discurso do Método" foi originalmente publicado como o prefácio de três exercícios em física matemática (sobre a lei do seno de refração, a causa do arco-íris e o modo de representar problemas algébricos abstratos em termos espaciais ou geométricos). Esses exercícios é que validariam e exemplificariam o poder do "Método" cartesiano.
      (Honrando seu consistente hábito de referenciar os comentários, isso está lá naquele livro do John Henry, "A Revolução Científica e as origens da ciência moderna", p. 32.)

  • @diogocosta2665
    @diogocosta2665 Před rokem +2

    O incrível é que o teorema de Pitágoras é, provavelmente, o teorema mais útil da matemática, até porque é uma relação entre os comprimentos dos lados do triângulo, o polígono mais simples possível e que é a base de qualquer estrutura, pois proporciona rigidez e estabilidade. Esse teorema é provavelmente resultado de observações da aplicação do triângulo em várias atividades do cotidiano. Como se não fosse suficiente, esse simples teorema é base do desenvolvimento do cálculo diferencial e integral, dois quais resultam ferramentas analíticas fundamentais para o nosso dia a dia. A base da Engenharia dos últimos 200 anos é cálculo. O cálculo também é a base das ferramentas econométricas aplicadas na gestão pública e privada. Quando uma criança assiste um vídeo do Felipe Neto no celular, isso ocorre por meio de processamento de sinais eletromagnéticos, que foram desenvolvidos utilizando as transformadas de Fourier, que por suas vez é um produto do cálculo diferencial e integral. E há ainda incontáveis aplicações. O Felipe Neto falou uma imensa bobagem, pra variar. O Felipe Neto, pra variar, falou uma enorme estupidez

  • @mmps59
    @mmps59 Před 8 měsíci

    Se existe uma outra vida para além desta que vivemos, a única riqueza que podemos levar connosco quando trespassarmos. são os conhecimentos que fomos capazes de adquirir ao longo desta vida. Quanto mais conhecimentos, não só do tipo académico...melhor.

  • @idc5804
    @idc5804 Před 2 lety +1

    Henrique, achei EXCELLENTE SEU VÍDEO! Parabéns! Faça mais vídeos como esse

  • @carlacp8230
    @carlacp8230 Před 7 měsíci

    60 anos de idade, e poderia viver outros 60, sem precisar de youtube

  • @kaiosoares1495
    @kaiosoares1495 Před 2 lety +1

    Ecxelente vídeo!
    As pessoas iriam se surpreender quando perceberem como os antigos estavam buscando uma contemplação do universo por meio da razão, e não uma negação da "espiritualidade" como se pensa muito hoje, principalmente dentro das academias, que é de onde saem inúmeros professores reprodutores de um materialismo histórico exacerbado e descontextualizado.
    Acho que é por conta disso que se tem certos desprezos pela matemática e ciências nas escolas. Pensa-se que falar de razão é estritamente falar de físico (ciência), falar de contemplação é metafísico (anticientifico).

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Před 2 lety +3

      Verdade. Acredito que nós no presente, nesse clima de "Exatas versus Humanas", temos muito o que aprender com os antigos.

    • @urielaguiar5219
      @urielaguiar5219 Před 2 lety +1

      @@henriquecaldeira uma época em que o mesmo cara que estudava matemática, estudava ciências sociais, astronomia, proto-psicologia e até mesmo educação física!

  • @vidainsolitude
    @vidainsolitude Před 2 lety +4

    Vc ainda foi um lorde, delicado com o Felipe Neto. O pós-modernismo utilitarista no qual ele está imerso, imagino eu, atua como uma névoa espessa que impede qualquer possibilidade de que ele veja um sentido na Matemática, ainda mais quando olhamos pra sua utilização em coisas como uma Ascese Pitagórica.

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Před 2 lety +1

      A imagem da névoa é perfeita. Esse torpor não é algo próprio do Felipe Neto. Parece ser algo quase atmosférico, que abafa a experiência humana em geral. E eu diria também que não é algo próprio do presente. Aristóteles já sugeria que a filosofia - o amor pelo saber - começa no espanto, no estranhamento, na perplexidade; nunca no habitual. Nas tradições orientais, também é comum a metáfora do (raro) "despertar" do "sono" existencial. Eu penso que essa névoa estará sempre aí; e dissipá-la exigirá sempre esforço, "exercícios espirituais", ascese. Nunca se escapa definitivamente dela.

  • @phantomwarrior8686
    @phantomwarrior8686 Před 2 lety +3

    Teorema de Pitágoras só é útil se você for trabalhar com isso. Tem outras formas melhores e menos "inúteis" de se desenvolver o pensamento lógico-matemático. Não que o teorema seja inútil, nem de longe ele é um conceito muito utilizado em várias áreas do conhecimento mas não é algo básico da vida, ou que toda as profissões vão usar mesmo as de exatas. Aprender o processo de como resolver uma simples fórmula matemática não ajuda muito, e torna aprender isso ainda mais sem sentido.
    Pior ainda é obrigar um sujeito de 13-14 anos a força a aprender esse tipo de coisa, ao invés de alguma coisa que realmente desenvolva esse pensamento lógico matemático ou alguma coisa útil pra vida diária e que é cobrada em praticamente qualquer emprego ao invés de uma decoreba sem sentido que serve pra pouca coisa e que será esquecida brevemente.
    Isso sem falar a própria estrutura e a falta total de interesse no aluno nisso. Aprender teorema de Pitágoras é algo que poucos alunos iriam querer. Aprenda se quiser e se tiver interesse.
    Não é interessante ver isso com 13 anos de idade numa manhã de sexta feira ou numa tarde de quarta numa sala fechada com algum professor "ensinando" isso.

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Před 2 lety +2

      Concordo com a crítica à "decoreba", Daniel. Realmente nem é útil, nem "exercita o espírito". Há outras formas de estudar geometria e qualquer outro tema. Sobre a questão da obrigatoriedade de qualquer coisa na escola, é um tema espinhoso. Como seria em termos reais, espaciais, estruturais uma educação 100% livre/facultativa? E seria desejável? Será que uma pessoal real, com seus vícios e virtudes, realmente se desenvolveria melhor em um ambiente sem qualquer tipo de dever, limite, coerções etc.? (Nem sei se seria essa a sua sugestão, mas ficam aí algumas interrogações...)

    • @phantomwarrior8686
      @phantomwarrior8686 Před 2 lety +1

      @@henriquecaldeira bom não seria um ambiente sem "limite, ou dever" é claro que teria seus limites e responsabilidades básicas nesse tipo de escola. É que o aluno não deveria ter o conhecimento engolido a força, mas sim absorvido livremente. Ele que escolha o que quer, e que a escola o guie a descobrir seus talentos experimentando e testando o que o aluno gosta, e se ele não gosta aprende a gosta tentando. Se não gostar volta, e tenta outra coisa. Tudo isso com prática, com teoria, com algo realmente útil.

    • @phil_leboeuf
      @phil_leboeuf Před měsícem

      ​@@phantomwarrior8686 como escolher entre coisas que não se conhece?

  • @gabrielle8711
    @gabrielle8711 Před 2 lety

    Muito interessante, na aula de filosofia da faculdade estamos discutindo muito esses pontos abordados. esse canal é muito bom amo.

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Před 2 lety

      Obrigado, Gabrielle! Que maravilha estar na faculdade discutindo filosofia. Aproveite! :)

  • @walfredossg
    @walfredossg Před 4 měsíci

    Claro que Felipe Neto e todos nós usamos o teorema de Pitágoras quando usamos a internet, andamos de carro e etc. O desprezo por matemática básica é o que leva aos modelos mentais que geram terraplanista por exemplo.

  • @alexandreriani2852
    @alexandreriani2852 Před 11 měsíci

    Nós estamos rodeados, cercados de soluções nas quais o Teorema de Pitágoras foi aplicado. Engenharia, arquitetura, moda e até nas artes, são exemplos do quanto o Teorema é não apenas útil, mas vital.
    O que se pode questionar é se devemos ensina-lo somente a quem irá utilizando? Ou ensina-lo o todos e esperar que novas aplicações sejam descobertas?

  • @lucasguerra1494
    @lucasguerra1494 Před rokem

    A matemática é, sem dúvida, a primeira forma de linguagem universal e pode ser apreendida naturalmente por observação. Todas as culturas tribais iniciam a concepção de ordem quando entendem os padrões geométricos, inclusive reproduzindo os mesmos no seu cotidiano.

  • @Fellicite
    @Fellicite Před 2 lety

    Muito pertinente e interessante como sempre! é muito limitado pessoas que pensam assim, não vejo como um questionamento! ótimo vídeo!

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Před 2 lety

      Infelizmente, essa impermeabilidade aos encantos das ciências não é nada incomum...

  • @maccelso
    @maccelso Před rokem +1

    A poesia e o teorema de Pitágoras são como os videos do Felipe Neto, não precisam servir pra nada. 😎

  • @elizabethcortes2783
    @elizabethcortes2783 Před 2 lety

    Por mais vídeos improvisados como esse👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏❤

  • @carlosleitao3798
    @carlosleitao3798 Před rokem

    O Teorema de Pitágoras é extremamente útil. Sem ele não teríamos, por exemplo, energia elétrica em nossas casas, porque o que embasa todo o processo de geração de energia elétrica alternada são os números complexos, que derivam desse Teorema! Também usamos esse Teorema (inconscientemente) quando dirigimos um veículo numa curva, pois o veículo seguirá a resultante de uma composição de forças que seguem... o Teorema de Pitágoras! A matemática está em (quase) tudo, mesmo quando não percebemos...

  • @johnlennon2755
    @johnlennon2755 Před rokem

    Sou Engenheiro de Produção e já utilizei o teorema de Pitágoras em um estudo de layout, para calcular a distância da diagonal de um galpão (hipotenusa) kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • @hectorvido
    @hectorvido Před měsícem

    Ótima reflexão!

  • @cesarrefosco1029
    @cesarrefosco1029 Před 8 měsíci +1

    Me parece que o estudo da matemática habilita seu cérebro a ser mais analítico, te dando assim um ferramental de compreensão da realidade mais eficiente e eficaz. Mas talvez o Felipe Neto tenha razão, já que para ele o estudo da matemática não serviu de nada… Claramente a capacidade dele de compreensão da realidade se mostra bastante reduzida, tendo em vista o comentário idiota que fez…

  • @gustavosantos9762
    @gustavosantos9762 Před 3 dny

    Up

  • @angelafreire9100
    @angelafreire9100 Před 2 lety

    Realmente o que não entendemos em sua complexidade parece que não o utilizamos. Muiiiiiitas matérias também são dadas nas escolas como se fosse só um caso de "decoreba" não trazendo a magia que está por trás. Aí.... muitos não conseguem perceber a sua amplitude.
    Obrigada professor Henrique, ótima reflexão.... que venham mais.
    ❤️😉

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Před 2 lety +1

      Verdade, Angela! O "exercício espiritual" das ciências já é desafiador o suficiente. E ainda vem a "pedagogia da decoreba" para complicar ainda mais as coisas...

    • @angelafreire9100
      @angelafreire9100 Před 2 lety

      @@henriquecaldeira sabe o que gosto nas suas "aulas" ? A paixão de transmitir o conhecimento...e faz a gente refletir 😉👏👏👏👏

  • @gabrielamaral4525
    @gabrielamaral4525 Před 2 lety

    Caldeira, sensacional seu vídeo cara! Sou fã de carteirinha.

  • @zitstrife-_7885
    @zitstrife-_7885 Před rokem

    só queria deixar registrado aqui mano..
    Voce eh muito foda !! Eu sempre gostei de tipos de história principalmente envolvendo mitologias. ai vi teus testes no canal do Lucas, gosto mais ainda kkkk tu eh inteligente pra krl

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Před rokem +1

      Haha, valeu, velho! Seja muito bem-vindo. E deixe aí suas sugestões de temas, comentários e tal, sempre que tiver. Abração!

    • @zitstrife-_7885
      @zitstrife-_7885 Před rokem

      @@henriquecaldeira cara eu ainda nao vi se ja tem.. mas queria ver voce contando e comentando sobre o ragnarok.. eu acho foda demais

  • @anamacedo1604
    @anamacedo1604 Před 2 lety

    Coisa linda esse vídeo. Alegria no coração

  • @Project-Fan
    @Project-Fan Před 10 měsíci

  • @manoelcoelho6964
    @manoelcoelho6964 Před 2 lety +2

    Quem é Felipe Neto?

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Před 2 lety

      Simplesmente uma das pessoas mais influentes do Brasil, rs.

  • @AndersonOliveira-sh4uk

    De certa forma ele está usando o teorema para fazer um vídeo. Que trará retorno financeiro pra ele.

  • @robertovaladao3136
    @robertovaladao3136 Před 2 lety

    Excelente vídeo!

  • @marcelovalerio
    @marcelovalerio Před 2 lety

    Henrique, seu vídeo me lembrou a fala do Biólogo Hugo Aguilaniu comentando os poemas do Manoel de Barros. Dá uma olhada no comecinho do vídeo: czcams.com/video/_I6bFXLWLIg/video.html

  • @talysamorim3864
    @talysamorim3864 Před 2 lety

    O senhor crê em algum Deus professor?