Alto índice de suicídio em pessoas com autismo

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 17. 11. 2022
  • Conheça nossa Pós-Graduação em ABA (100% de Professores Mestres e Doutores): www.cbiofmiami.com/pos-aba
    Plataforma de cursos Luna ABA: lunaeducacao.com.br/
    Vídeo completo:
    LUCELMO LACERDA (AUTISMO) - Lutz Podcast #685
    • LUCELMO LACERDA (AUTIS...
    Recentemente o professor Lucelmo Lacerda participou do Lutz Podcast, onde abordou o tema TEA -Transtorno do Espectro Autista, realizando um breve resumo e tirando dúvidas enviadas para o Podcast. O professor abordou muitos temas dentro do espectro, e no vídeo de hoje foi retirado um corte do podcast onde o professor explica o motivo do índice de pessoas com autismo ser 9 vezes maior. Confira!
    Lucelmo Lacerda é Professor, Doutor em Educação pela PUC-SP com estágio pós-doutoral em Psicologia na UFSCar, Psicopedagogo, Professor da Especialização em ABA do CBI of Miami e da Especialização em Autismo da Universidade Federal de Tocantins, atuou como especialista no Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Educação Especial - CNE para a elaboração de novas Diretrizes Nacionais de Educação Especial.
    Para adquirir o livro Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução, do Prof. Lucelmo Lacerda: produto.mercadolivre.com.br/M...
    Email para contato: lucelmolacerda@gmail.com
    Clínica de Intervenção Luna ABA: lunaaba.com.br/​
    Rede sociais
    Instagram:
    lucelmo.lacerda
    aba.luna.autismo
    Facebook:
    prof.lucelmo/
    lunaabaBR/
    Endereço para correspondência: Av. Alfredo Ignácio Nogueira Penido, nº 335, Sala 401, Parque Residencial Aquarius, São José dos Campos/SP, CEP: 12246-000

Komentáře • 102

  • @wellingtonmoreira5212
    @wellingtonmoreira5212 Před 10 měsíci +19

    Eu sempre sofri com bullying. Segundo grau todo, adolescência, no trabalho... Me trataram como lixo, muitas vezes... Faziam questão de me humilhar na frente dos outros, sem nenhum pudor... Lixo! Era o que eu era pra eles... Lixo! Até pessoas que eu julgava que eram minhas amigas, que eu convivi por anos. Um desses fez questão de correr comigo da casa dele, me enxotar, literalmente... Esse que fez isso morreu depois com um câncer no cérebro. Não tive pena. Que queime no inferno!

    • @oilusionistaxd
      @oilusionistaxd Před 16 dny

      Mas oke vc fez? Tipo vc entrou na ksa dele sem avisar, ou ia lá direto?

    • @wellingtonmoreira5212
      @wellingtonmoreira5212 Před 10 dny

      @@oilusionistaxd Quando ele me expulsou da casa dele, a gente tinha ido lá (eu, meu irmão e um amigo) pra tipo prestar solidariedade a ele. Ele já estava com câncer e tinha feito uma cirurgia. Acho que eu só havia pisado na casa dele uma vez antes disso. Fomos nós três, em comitiva, conversar com ele, não foi nenhuma invasão. Ele me disse na frente de todo mundo que queria que eu saísse. Curto e grosso! Ele só queria meu irmão e o outro rapaz lá, eu não. Eu, um bocó, bobalhão, ingênuo, apenas saí, fui embora. Depois foi que, lentamente matutando lá em casa, cheguei a conclusão de que ele havia me expulsado.

  • @LucasGomes-nl6tm
    @LucasGomes-nl6tm Před rokem +25

    Nossa, eu sofri muito bullying na adolescência e não tinha ideia do porquê! Na verdade eu não sei até hoje o que especificamente em mim me tornava um alvo, mas sei que com certeza tem a ver com o autismo. Tal qual relatado no vídeo tive depressão e ansiedade em decorrência disso.

  • @heliohelio1314
    @heliohelio1314 Před 2 měsíci +5

    E a minha História........com TEA e TDAH.....descoberto aos 59 anos e meio, mais tá metade da vida vivi em uma Favela da zona sul de SP
    Cansei de apanhar, comecei a pegar pedras, paus, desenvolvi uma pontaria perfeita. Após apelidos que eu odiava e agressoes comecei a me isolar.
    Era a melhor pontaria com mãos, com estilingue, com bolinha de gude
    Quis entrar pro exército pra ser atirador de elite, fui rejeitado.
    3 anos reprovado na 1 série, desistência por causa de Bullying 2 bimestre da terceira série na Escola Santa Úrsula em SP, na antiga rua Progresso. Uma escola linda gerida por Freiras Holandesas, amorosas.
    Sou capaz de aprender qualquer coisa, aprendi, violão, xadrez, arte, pintura , música clássica que amo desde de criança. Morava numa favela....ela música e a literatura era meu refúgio.
    Ambiente violento, crianças agressivas, muitos filhos. de pais alcoólatras. Adultos me colocava pra brigar com outros meninos, pois não suportava humilhação......não fugia nem quando o corpo estava coberto de sangue, tinha resistência a dor. Fui me isolando das pessoas.
    Meus antigos colegas briguentos, viraram assassinos, e pessoas muito ruim. Eu estou aqui aos 59 anos com 1 faculdade 2 pós graduação, alguns diploma técnico do Senai. Mas muita dificuldade pra conseguir um trabalho
    Sempre

    • @hofern1
      @hofern1 Před měsícem

      Também tenho dificuldades enormes para conseguir trabalho. 😢

  • @patriciamacielsouza4127
    @patriciamacielsouza4127 Před rokem +22

    Sou autista tenho 42 anos, a primeira vez que vi este teste errei, as pessoas me dizem que não sou feita para esse mundo por causa de uma suposta inocência que eu nem sabia que tinha, tentei o suicídio com 13 anos de idade, hoje me aceito, mas nem sempre foi assim.

  • @amandafernandes6273
    @amandafernandes6273 Před rokem +33

    Eu sou autista e faço acompanhamento com médico psiquiatra e psicóloga, mas cheguei num ponto que não consigo mais me desenvolver socialmente e tenho tido pensamentos suicidas. Sinto que não me encaixo em lugar nenhum

    • @giselesouza2265
      @giselesouza2265 Před rokem

      Mas o fato de vc não se encaixar te faz infeliz?

    • @amandafernandes6273
      @amandafernandes6273 Před rokem +15

      @@giselesouza2265 Sim. Além do fato de saber que sou excluída justamente por ser diferente. Tenho poucos amigos e raramente me convidam para alguma coisa. Já chegaram a pedir que eu sentasse do lado mais vazio da mesa para que pudessem conversar em grupo e eu ficar isolada. Isso machuca.

    • @giselesouza2265
      @giselesouza2265 Před rokem +3

      @@amandafernandes6273 sabe,eu sei que é difícil,mas sabe eu acho que é esse mundo que não merece os autistas,somos nós a humanidade que está errada não vocês,vocês estão no mundo para nos fazer amar o diferente,amar sem interesse,se as pessoas não dão ese valor pra vc são elas que precisam se ajuda,busque ajuda em Deus na espiritualidade,a bondade encherá seu coração de paz e amor e luz.

    • @augustofernandes9711
      @augustofernandes9711 Před rokem +3

      Amanda, eu te entendo. Também enfrentei essa dificuldade e também estou no espectro, faço os mesmos acompanhamentos que você. A verdade é que a grande maioria das pessoas não vale a pena. Você não está perdendo nada. Vi que você é uma moça religiosa. Viva diariamente na esperança da promessa de Apocalipse 21.4. Algo que me ajudou muito é o Jiu jitsu. Ele suprirá uma pouco essa demanda social e fortalecerá sua mente e auto estima. Paz e bem!

    • @amandafernandes6273
      @amandafernandes6273 Před rokem +4

      @@augustofernandes9711 já fiz judô uma época. Mas agradeço muito pela atenção que você me deu. Com certeza, ficarei mais consolada em saber que não ando sozinha. Um abraço!

  • @thiagoskapata
    @thiagoskapata Před rokem +7

    Ainda existe muito preconceito com transtornos mentais. As poucas pessoas que conseguem vencer essa barreira e procurar ajuda profissional ainda recebem diagnóstico errado. Daí fica difícil. Tem muito psiquiatra que simplesmente fala "isso é depressão" e sai tacando antidepressivo. Não procura entender o problema a fundo. Acho que vi aqui nesse canal que antidepressivo para autistas normalmente é pior. Daí fica difícil a pessoa não abandonar o tratamento e não ter um fim trágico.

  • @julianaslv2604
    @julianaslv2604 Před rokem +8

    Excelente entrevista, também passei por esse bullying em vários contextos, na família, na escola, na faculdade e no trabalho, por ser tímida, nerd, "esquisita", formal etc. Por mais que me esforçasse para agir bem, sempre tinha alguém para encher a paciência. Só depois de adulta, percebi que tenho um grau de TEA leve - asperger e TDAH. Somos constantemente mal interpretados em quase todos os lugares, por isso, aumenta nosso nível de ansiedade social, depressão e outros problemas. Desse modo, muitas vezes preferimos a solitude e nossos momentos mais reservados. Muitos indivíduos costumam não entender nossas características pessoais e nos julgam mal, quando eles mesmos têm vários defeitos e cometem erros muito maiores e, cinicamente, distorcem fatos e jogam tudo como se fosse "culpa" nossa. Precisamos nos libertar dessa questão de tentar agradar os outros, indo além de opiniões alheias. Vivemos em uma sociedade hipócrita de aparências, com muita gente maliciosa nos culpabilizando e interpretando mal nosso jeito, gerando um cansaço sem fim e desespero em muita gente. Ninguém é perfeito, mas todos cobram uma suposta "perfeição" alheia, embora inexistente. Precisamos de mais treino de habilidades nesse teatro do cinismo social e resiliência para suportar isso tudo. Talvez viemos realmente de outros planetas para esse mundo de provas e expiações.

    • @sibora461
      @sibora461 Před 3 měsíci +1

      Nossa ! Me descreveu ..a gente tenta tanto acertar testando abordagens diferentes e erra em todas ..TB cansei

    • @oilusionistaxd
      @oilusionistaxd Před 16 dny

      Tem face ?

  • @jlgarcia
    @jlgarcia Před měsícem +1

    Eu sei o que todos fazíamos pra sermos vítimas de bullying, a gente ficava no nosso canto e isso incomodava os outros. Não participar de grupos, incomoda a todos. Acontecia o mesmo comigo. Sair da escola todos os dias era uma prova de sobrevivência, ainda mais quando a palavra bullying não existia no meu mundo e tudo era tratado na rua, visto que como autista, eu não compartilhava o que acontecia nem com minha família.

  • @FabioOliveiraCantor
    @FabioOliveiraCantor Před 10 měsíci +4

    Eu tenho me encontrado com essas questões relacionadas a TEA, e me reconheço em quase tudo. Inclusive no bullying, a minha vida em escolas sempre foi infernal. Eu amo estudar, gosto de debater com professores, mas odeio a escola em si. Não tenho nenhuma ou quase nenhuma lembrança boa de nenhuma escola. Era o horror. Eu não faço ideia também do por que sofria bullying, mas diferente de você eu não tenho nenhuma vontade de encontrar as pessoas que fizeram isso, quero elas todas bem longe de mim para sempre, e nunca serei capaz de perdoar essas pessoas.

  • @Erika-psi
    @Erika-psi Před rokem +18

    Sensacional a sua explicação Lucelmo, passei por isso e meu filho agora passa tb. É de cortar o coração. Bullying com autistas leves eh devastador.

  • @robertadossantos9679
    @robertadossantos9679 Před rokem +5

    Eu também mudei de escola muitas vezes, brigava, batia, tinha crises. Desenvolvi ansiedade, tive depressão profunda e ideação suicida.

  • @cesarfelipedalpoggettocanh294

    Lucelmo, boa tarde! eu gostaria de dizer que eu sofri bullying na escola e foi algo horrível. Fiquei com medo de ir à escola por conta das agressões verbais. Por isso, eu me solidarizo com as pessoas que sofreram ou sofrem com o bullying. Já que também sou uma pessoa com Síndrome de Asperger, sei como é as pessoas não entenderem sobre as dificuldades que passamos…
    Fora isso, muito obrigado pelo vídeo! Agradeço pelas suas explicações em torno deste assunto tormentoso

  • @heliogsx
    @heliogsx Před 9 měsíci +2

    Eu sofri bullying na infância, mas no meu caso eu descobri o motivo, até que rápido, com apenas 11 anos. Era muito raro eu errar alguma coisa nas provas, minhas notas eram imprecáveis, mas até então eu estudava. Com isso, duas coisas aconteceram para resolver meu problema, uma foi eu ter parado de estudar fora da sala de aula, o que baixou minhas notas e a outra, foi o fato da principal pessoa que cometia bullying comigo, ter morrido em circunstâncias misteriosas. Daí em diante, ninguém mais me incomodou e vários esquisitões que nem eu se aproximaram de mim e fiz boas amizades que duram até hoje.

  • @andersondarocha7732
    @andersondarocha7732 Před rokem +8

    Hoje com 26 anos tive meu diagnóstico de autismo agradeço muito a vc pelos vídeos que me ajudaram muito 💛forte abraço 💪

  • @LuisHamiltonDaSilva
    @LuisHamiltonDaSilva Před rokem +6

    O rancor é uma fraqueza. "Tomar o veneno esperando que o outro morra"

  • @fabianacarelli9050
    @fabianacarelli9050 Před rokem +7

    Maravilhoso video/entrevista/respostas. Sou mãe de um rapaz de 15 anos com o chamado "autismo leve"/Asperger com diagnóstico relativamente tardio (aos 13 anos e meio, portanto no ano passado), e posso dizer que vi e vejo acontecer diariamente cada uma das situações narradas por você, Lucelmo. E atesto veementemente o quanto essa condição é quase sempre "invisível", o quanto o sofrimento profundo desses indivíduos é subestimado, o quanto de apoio cada um de nós, pessoas com autismo e suas famílias, precisamos. Muito obrigada por essa luta, e pela precisão e coragem dos seus posicionamentos. Só tenho uma coisa a dizer: "Autism lives matter". Obrigada.

    • @CanalRenaultClio
      @CanalRenaultClio Před rokem +5

      Eu tive diagnostico com 40 anos. Passei grande parte da minha vida deprimido sem saber o que eu tinha

    • @felipewinchester2833
      @felipewinchester2833 Před rokem +5

      @@CanalRenaultClio e eu já era deprimido e me deprimi ainda mais quando descobri o autismo

    • @CanalRenaultClio
      @CanalRenaultClio Před rokem +4

      @@felipewinchester2833 mas melhor saber que nao saber

    • @alexandregomes2193
      @alexandregomes2193 Před rokem +3

      @@CanalRenaultClio Eu recebi o diagnóstico aos 38. Tempo suficiente pra estragar a minha vida.

  • @andreiafernandes9111
    @andreiafernandes9111 Před měsícem

    Meu filho tem autismo leve e deixou de fazer tênis porque um dia ele acertou a bolinha numa menina sem querer e ela gritou com ele dizendo que foi de propósito. Quando acabou a aula ele estava em crise e chorando. O professor tinha deixado a turma sozinha. Nunca mais ele quis voltar para as aulas.

  • @rosangelaribeiro1884
    @rosangelaribeiro1884 Před rokem +6

    Me esclareceu bastante sobre acontecimentos na vida do meu filho!🙏🏽

  • @cristinapavani2666
    @cristinapavani2666 Před rokem +5

    Meu aluno autista pisa sobre casacos de colegas e ñ retira do chão... Ou mochilas, ou cadernos...vai atropelando, tropessando, empurrando.

    • @brigidamacedo6239
      @brigidamacedo6239 Před 3 měsíci

      Seria bom que falassem sobre essas condutas e como isso são danosas pra todos

  • @ottopsycho
    @ottopsycho Před rokem +6

    E quando o indivíduo, já adulto, acumula vários diagnósticos/comorbidades (TEA, TAB, TAG)?! Parece que é Game Over 🙁

  • @charymore
    @charymore Před rokem +5

    Eu sofri bullying pelo colégio inteiro já, me ferraram no tcc, e falam até atualmente que eu era "retardada" e "doente mental" lá dentro (eram os professores principalmente). E acho que até hj sofro com isso, mas não sei bem, to buscando o diagnóstico agora pelo sus.

    • @oilusionistaxd
      @oilusionistaxd Před 16 dny

      Eu tô com 1 dúvida. Como é sua vida amorosa? Tipo, qd as pessoas não te conhecem elas chegam ou chegavam a vc querendo conhecer melhor? Ou a sua condição acaba afastando boa parte dos namoros?

  • @aline3624
    @aline3624 Před rokem +1

    Muito importante esse corte. Obrigada

  • @renatagoncalvesgomesferrei8918

    Eu gosto muito dos conteúdos do Lucelmo, de extrema qualidade, e todos os tópicos abordados são muito pertinente.

  • @silva7302
    @silva7302 Před rokem +2

    Bom dia Lucelmo
    Quero agradecer pelo vídeo que vc tem feito explicando tudo sobre o autismo isso tem me deixado mais confiante para seguir em frente. Recentemente descobri que minha filha tem autismo leve. Chorei muito quando recebi o diagnóstico. Estou encontrando força nos seus vídeos para compreender melhor ela. Eu sei que não vou estar sempre do seu lado quando precisar.

  • @severinasousa2700
    @severinasousa2700 Před rokem +1

    Muito boas explicação do professor ele uma bênção,

  • @Boooommerang
    @Boooommerang Před 2 měsíci

    Gratidão pelo vídeo

  • @dbelutti
    @dbelutti Před 3 měsíci

    Excelente explicação 👏👏👏👏

  • @adelsonleaodasilvaleao7413

    PROFESSOR , EXCELENTE AULA 👏👏👏
    EU ADELSON LEÃO DA SILVA .
    AFIRMO, COM 58 DE IDADE , ESTOU SENDO RETALHADO , ESTÃO PRATICANDO VIOLÊNCIA CONTRA MEU PSICOLÓGICO .
    FATO !!!

  • @mariociencia12
    @mariociencia12 Před rokem +10

    Vídeo excelente. Mas fiquei com uma dúvida: autistas moderados e severos teriam menos depressão que autistas leves? Quanto maior o comprometimento intelectual no autismo, menor seria a depressão?

    • @rodrigosantos8340
      @rodrigosantos8340 Před rokem +3

      Eu não diria relacionada déficit intectual, e sim ao nível de autonomia. Exemplo, um autistas que não conseguem dirigir estando no nível 1 de suporte, é algo dolorido. Ter um alto desempenho academia, mas não conseguir lidar com tarefas hodianas gera um peso na consciência. E esse peso ao longo de anos gera uma consequência.

    • @trpbrasilp4329
      @trpbrasilp4329 Před 3 měsíci +1

      a depressão indicada no inicio da entrevista se dá nao só pelos maus tratos (bullyng ou assedio), mas pq a criança ou adolescente sabe que esta sendo agredido, que vai continuar e ela/ele não sabe o que faz de errado. Para não continuar vivendo as agressoes e não tendo grupo de amigos para se amparar, entra em processo depressivo. Provavelmente para um grau muito severo a criança/adolescente pode não entender o que é o bullying e não sofre de depressão, em um primeiro momento, mas tem de lidar com muitas limitações, desafios, comorbidades etc.

  • @AgnesRj
    @AgnesRj Před rokem

    Excelente, adorei!!!!!

  • @vivissima72
    @vivissima72 Před rokem

    Vídeo muito bom.

  • @caramujosonolento2899
    @caramujosonolento2899 Před 3 měsíci +1

    Na hr que vc fez o teste dos bonecos e a bolinha eu realmente achei que tava no bolso do boneco e e não no cesto 😮

  • @oicram6454
    @oicram6454 Před 26 dny +1

    Tenho tido pensamentos suicidas nas ultimas semanas, tenho 23 anos e nunca namorei ou tive um emprego convencional(ja tive fontes de renda), não vejo perspectiva de vida, minha família ja gastou muito dinheiro comigo com psiquiatra e terapia, é muito difícil 😞

    • @oicram6454
      @oicram6454 Před 14 dny

      @KauãFrancisco-l9j obrigado 🙏

    • @wellingtonmoreira5212
      @wellingtonmoreira5212 Před 9 dny

      Márcio, eu sei muito bem o quanto é difícil. Eu tive e tenho problemas com isso até hoje. infelizmente, nós temos que trabalhar para nos sustentar. Meu conselho pra ti: Não se envergonhe de pegar um emprego simples, tipo: Faxineiro, garçom ou algo simples e que você consiga fazer. Aprenda a viver com pouco. busque uma alegria nas pequenas coisas: Leitura, por exemplo. Tenha um hobbie qualquer. E bote na sua cabeça que a culpa disso tudo não é sua. Nenhum de nós pediu pra nascer assim. Você não é incompetente, ou burro, ou fracassado. Se esse tipo de gente que nos trata desse jeito tivesse tido o azar de nascer com autismo (como nós) eles na certa estariam pedindo esmola e morando na rua! Não são melhores do que nós, só tiveram mais sorte.

  • @eliascalifa6822
    @eliascalifa6822 Před rokem +9

    Vai ver q implicavam com o teu nome "Lucelmo".kkkkkk
    Esse cara é gigante no assunto autismo!Muito conhecimento!

  • @cygermenher5932
    @cygermenher5932 Před rokem +5

    No meu caso para lidar com bullying (e o fato de não ter amigos), busquei desenvolver em mim desde os 10 anos uma "couraça" de deboche e ironia ao ódio q me desferem (tipo aquela cena do pica-pau do episódio do trem onde o ladrão diz "eu odeio você!", e o pica-pau responde "eu gosto de vc" e logo em seguida beija ele), visto q o corpo docente da escola negligenciava minha situação, quando não consigo aguentar mais de ficar ignorando e/ou guardando essas coisas ruins dentro de mim, eu simplesmente explodo com violencia fisíca contra aqueles me causam pertubação e frustração. Com tudo isso, não consegui evitar sequelas comuns entre autistas de grau leve, tenho problemas de raiva (hoje tenho melhor controle disso), recentemente descoberto q tenho desde a infância distimia (depressão "leve"), ansiedade, ideação e tentativas de suicídio e devaneio excessivo devido a solidão quase extrema desde a infância.
    Conscientizar as pessoas, principalmente as crianças na escola sobre o autismo é essencial, não quero q essa nova geração, passe pelos mesmos problemas q eu e muitos outros tiveram simplesmente por ignorancia e discriminação.

    • @rodrigosantos8340
      @rodrigosantos8340 Před rokem +2

      Eu acho que praticar artes marciais (para transmutar raiva em energia cinética) e jogos de estratégia (para treinar previsões na agilidade social).
      Podem ser bons meios para flexibilidade social e emocional.

    • @cygermenher5932
      @cygermenher5932 Před rokem +1

      @@rodrigosantos8340 artes marciais até penso em fazer, no caso Muay-Thay, e em jogos até tenho avanços significativos na previsibilidade (talvez acima da média), mas não é o suficiente para interações da vida real.

    • @rodrigosantos8340
      @rodrigosantos8340 Před rokem +1

      @@cygermenher5932 é mesmo. Mas em relação a aprender ler expressões faciais você acha que os simuladores de expressões + entender músculos/nervos faciais + entender a relação dos músculos contraídos com as regiões do cérebro, pode me ajudar a entender as expressões faciais?

    • @cygermenher5932
      @cygermenher5932 Před rokem +2

      @@rodrigosantos8340 não sei dizer, oq me ajudou foi o fato de eu ser cinéfilo, prestar atenção na dublagem e nas atuações me ajudou bastante para entender um pouco melhor as interações cotidianas.

    • @rodrigosantos8340
      @rodrigosantos8340 Před rokem

      @@cygermenher5932 entendi, foi bom conversar contigo. Até mais!

  • @si6286
    @si6286 Před rokem +1

    Um autista poderia não entrar a na frente da fila porque a regra é clara: é errado furar a fila. Poderia não passar por isso pq segue respeita regras, não por entender a perspectiva o outro. Isso não poderia influenciar a avaliação?

  • @si6286
    @si6286 Před rokem +1

    Oi. Existe alguma atualização desse teste de teoria da mente que atualmente é aplicado para adultos?

  • @andreapereira74
    @andreapereira74 Před rokem +3

    Meu filho teve problema com problema de pensamento suicídio tive até que mudar de escola mas não acho um profissional que me ajuda no diagnóstico.so sabemos do diagnóstico que ele fez de QI que deu muito alto mas acho que ele tem alguma outra sintrome

    • @trpbrasilp4329
      @trpbrasilp4329 Před 3 měsíci

      Apesar da demora, da dificuldade, continue tentando receber um diagnostico, mesmo que em outro Municipio. Para ajudar com terapias, e tratamento adequado.

  • @joelmaaguiar9069
    @joelmaaguiar9069 Před rokem +1

    Lucelmk preciso a vc faça uma palestra e conheça meu filho só estudou lugar q acha autismo e bobk ou doido esses detalhes mencionado não sabem diferenciar. Me ajude

  • @adrianateixeira3989
    @adrianateixeira3989 Před rokem

    Sou sua fã você ajudou muito nas dúvidas que tinha e tenho ainda ,todos os dias um aprendizado novo
    Obrigada gostaria muito de conhecer pessoalmente

    • @mariaaparecidacandido2457
      @mariaaparecidacandido2457 Před rokem

      Obrigado amigo pela ajuda meu neto sofreu tanto que não voltou mais nas escolas hoje esta bem com 21 uma bênçãos da vovó e mamãe pessoas maravilhosos vocês gratidão

  • @ketlin
    @ketlin Před rokem +2

    Era maldade delas se vc perguntar ainda vão mentir.

    • @alexandregomes2193
      @alexandregomes2193 Před rokem +1

      Sim, e a maioria das agressões é feita pelas costas, ou de forma ambígua, pra não dar chance de defesa.

    • @sibora461
      @sibora461 Před 3 měsíci

      Sim, vão falar q tava tudo bem e q não te fizeram nada

  • @josuepessoa3006
    @josuepessoa3006 Před rokem

    Não entendi a explicação do teste...

  • @matheusamorim4707
    @matheusamorim4707 Před 14 dny

    não entendi o teste

  • @cristinaneto3565
    @cristinaneto3565 Před rokem

    👏👏👏👏👏

  • @cantosdeoya-moniquemoura6461

    Gostaria que algum especialista me tirasse uma dúvida:
    Um Autista não tem empatia,graves problemas para se sociabilizarem,e por conta disso,faz as pessoas sofrerem sem a premissa da culpabilidade.
    Porém quando sofrem bullyng,humilhações e negativas,o sentimento de tristeza e baixa ALTO-ESTIMA é despertado neles.
    A falta de empatia/sentir/sensibilização, só é direcionada para os outros?
    Qual o mecanismo que os permitem só sentir,quando algo acontece c/eles?
    A introspecção excessiva é a resposta?
    E quando essa pessoa leva uma vida quase normal,apenas demonstrando traços quase imperceptíveis?
    Eles têm tendências megalomaníacas?
    Compulsão alimentar?
    PS:MINHAS PERGUNTAS SÃO DIRECIONADAS PARA O ESPÉCTRO ASPERGER.
    GRATA!

    • @cygermenher5932
      @cygermenher5932 Před rokem +2

      Oq acontece é q temos déficit de empatia cognitiva (como mostrado no teste do vídeo) e não déficit de empatia emocional, perceber q magoamos alguém oq estamos sendo babacas, agradaveis, inconvenientes, engraçados, chatos e/ou legais com outras pessoas é uma coisa q exige muito mais esforço mental q uma pessoa comum.
      Agora quando percebemos q fizemos algo ruim a outra pessoa, seja psicologicamente, emocionalmente (sendo essas as mais difíceis de perceber) ou fisicamente, podemos até sentir mais culpa ou remorso q um neurotípico, tentaremos consertar isso e infelizmente correndo um grande risco de falhar.
      Em resumo, não somos egoístas ou egocêntricos, nos importamos muito com o bem-estar alheio e buscamos ser carinhosos (por isso o esteriótipo de q somos gentis), mas entender as emoções, anseios mentais e qualquer coisa não literal dos outros é bem complicado.

    • @cygermenher5932
      @cygermenher5932 Před rokem +1

      Sobre o bullying, bem, se vc sofre constantemente, sem nem mesmo entender direito o pq de isso estar acontecendo, uma hora ou outra isso vai ferrar seu psicológico, principalmente quando vem do quesito social e não tem como se defender de forma efetiva (afinal, vc não sabe nem o pq dessa situação, como vai remediá-la), daí também q vem o costume de aspergers/leves se isolarem, evitar mais sofrimento.

    • @cantosdeoya-moniquemoura6461
      @cantosdeoya-moniquemoura6461 Před 11 měsíci +1

      @cygermenher, agradeço pelo esclarecimento dotado de minúcias. Mas descobri que além do Asperger, a pessoa possui traços marcadíssimos de TPN.

    • @sibora461
      @sibora461 Před 3 měsíci

      ​​@@cantosdeoya-moniquemoura6461 ia falar isso. Esses traços são de narcisistas. A pessoa pode até ter autismo mas deve ter narcisismo TB. No entanto é difícil dizer pq um narcisista pode falar e fingir q é autista para q os outros tenham pena dele ( já vi isso acontecer ) e se tantas mentiras q o narcisista conta e como vc nunca sabe qual a real face dele , pq tem mtos disfarces não dá pra saber se o q ele fala , de ser autista , é verdade ou não

  • @reginaflor3425
    @reginaflor3425 Před rokem

    Se pudesse eu faria 10000 likes ❤️

  • @paulopineiro8992
    @paulopineiro8992 Před rokem +1

    Uma duvida que eu tenho : Se o autismo é uma doença FÍSICA e não psicológica porque não acusa nada nos exames de neuroimagem ?

    • @lunaaba
      @lunaaba  Před rokem +2

      Porque hoje nós só conseguimos identificar esses padrões com centenas ou milhares de exames, individualmente ainda somos incapazes desse tipo de diagnóstico.

    • @paulopineiro8992
      @paulopineiro8992 Před rokem +1

      Mas se uma pessoa é diagnosticada não deveria ser suficiente o exame dela ?

  • @roseanecorrea923
    @roseanecorrea923 Před rokem

    AS PESSOAS TINHAM INVEJA DE VOCÊ NA ESCOLA. ATÉ PODERIA APARECER MESMO ESSAS PESSOAS PARA VER ONDE VOCÊ ESTÁ E ONDE ELES ESTÃO SOCIALMENTE FALANDO. ESTOU CURIOSA .