Meu Relato sobre a Síndrome de Asperger

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 24. 07. 2024
  • Um relato sobre a minha visão e experiência de ser um portador da Síndrome de Asperger

Komentáře • 337

  • @bootes879
    @bootes879 Před 11 měsíci +18

    Que bom ter encontrado teu relato. Vejo muitas dessas características no meu filho de 24 anos. Ele não quer fazer avaliação mas isso explicaria o comportamento dele. Ele some por dias, pra mim e amigos. Mora sozinho em outra cidade. Demora dias pra responder mensagens, Não atendeligações. Responde dias depois. Ele disse que todas notificações do telefone dele são sem volume. Imagino que ele fique em hiperfocos e esqueça de mim, do mundo e quando termina, volta. É monossiĺábico em mensagens mas fala bastante pessoalmente. Fico sem dormir preocupada e orando pra ele estar bem. Ele tem saído muito, focado em vários grupos diferentes de amigos, diz que sai pra bares, dorme fora em casa de amigos. Não conta sobre as amizades, sobrenomes. Nega com veemência uso de drogas (preocupação de qquer mãe). Desde pequeno usa fones, andava de um lado pro outro, evita luz, dificuldades com organização da casa e roupas. Eu, como mãe, acho já percebi muita coisa que ele não vê. Tô tentando entender e me aproximar dele. Pena os profissionais não me alertaram antes. Levei em psicólogos desde pequeno e só sabiam alegar hiperatividade. Estarei sempre aqui pra ele. Espero dê tempo pra ele me deixar entrar em seu mundo e confie em mim. ❤

  • @lokinhogamer
    @lokinhogamer Před rokem +65

    Nunca fui num psiquiatra, mas sou médico clínico geral e creio ter asperger. Na infância tinha literalmente 0 amigos, porque até hoje não costumo tomar iniciativas em situações sociais. Sempre tive uma inteligência acima da média, também - estudava pouquíssimo e ia bem no colégio; passei na primeira tentativa para med na UF sem nem "tryhardar" tanto; gravo/aprendo coisas com facilidade e por aí vai.
    Tenho dificuldade com sentimentos, não chorei quando meu avô e cachorro morreram (costumo chorar "de emoção" com filmes e animes, porém); não gosto quando me abraçam ou tocam muito em mim (inclusive família); tenho rotinas e rituais que se, por quaisquer motivos, não posso seguir, ou se algo sai do planejado, eu fico MUITO mal.
    Além disso, cometo gafes por falar de jeito "agressivo" com alguém, quando na minha mente estava falando normal. Uma vez tentei falar algo brincando com uma professora no hospital, mas acabou que foi "brinGando", e fiquei sem entender nada com os colegas e pacientes em silêncio me encarando kkkk (no outro dia pedi desculpas publicamente).
    Por fim, sou um pouco desengonçado e tenho muito hiperfoco: já tive com fisiculturismo, league of legends, endocrinologia, ferramentas na infância (tipo martelo, furadeira e etc)... Sempre que vou fazer algo, gosto de fazer SÓ AQUILO até terminar, "um passo de cada vez". Aliás, sempre gostei das mesmas coisas, praticamente: sempre adorei ficar "perdendo tempo na internet" (como estou fazendo enquanto escrevo isto kkk); praticamente só jogo league of legends desde que conheci; escuto majoritariamente rock desde a infância; nunca consegui gostar de festa/socializar... Tenho 25 anos, mas não vejo muitas diferenças, além da física, para o Paulo de 13 anos.

    • @gabrieltusset
      @gabrieltusset  Před rokem +6

      Um relato que eu me identifico bastante. Os padrões são bem repetidos em alguns casos, hoje é fácil perceber que essas características nos fazem ser quem somos.

    • @tiagoferreira3452
      @tiagoferreira3452 Před rokem

      Isso tudo que vc disse eu tenho dês dos 7 anos de idade dificuldade de se socializar só não tenho inteligência minha inteligência e muito baixa. Não consigo ter sentimentos e difícil eu chorar pelos outros só por aquilo que e muito do meu interesse

    • @tiagoferreira3452
      @tiagoferreira3452 Před rokem +1

      E outra coisa não consigo me expressar minha expressão facial e sempre a mesma não consigo sorrir

    • @fabiolalambrechtmezzomo4125
      @fabiolalambrechtmezzomo4125 Před rokem +2

      Meu filho de 13 anos é a sua descrição. Isso me deu esperanças de ver um futuro brilhante pela frente. Sempre me apego a casos como o seu.

    • @c.o.b.r.a586
      @c.o.b.r.a586 Před rokem +3

      Parece mais com TDAH

  • @erondedeus1194
    @erondedeus1194 Před 7 měsíci +13

    Olá Gabriel, meu filho foi diagnosticado pessoa com Síndrome de Asperger aos onze anos de idade, gostei muito do seu vídeo, muito esclarecedor e autêntico.

  • @mylenac5774
    @mylenac5774 Před měsícem +3

    😮 Descobri agora q sou. Sofri a vida inteira. Tudooooo q vc disse compreendo e sei exatamente.

  • @Fabi_Bax
    @Fabi_Bax Před 3 měsíci +6

    Eu tenho o mesmo problema com relação ao hiperfoco, eu sou assim desde criança, e eram dinossauros (também) e Sonic, hoje eu tenho 40 e continuo com hiperfoco (mas por outro assunto), é terrível isso, porque eu fico obcecada por alguns assuntos também e muitas vezes são temas bobos... antigamente eu ficava me questionando porque eu tinha isso e não sentia que era normal, só tive diagnóstico depois da fase adulta. Eu sempre fui invisível na minha família, ninguém prestava atenção em mim... nunca prestaram atenção e sempre que prestavam atenção era pra me achar doida ou me chamar de doente.
    Enfim... eu me identifiquei em quase tudo.

  • @Thais-bg2id
    @Thais-bg2id Před 6 měsíci +7

    Fui diagnosticada com Asperger e TEA Nivel 1 de suporte; no entanto, minha maior inteligência é a linguística/ musical. Amo Artes e tenho hiperfoco em moda/vida/cotidiano do século 18,19 e 20.

  • @fatimafarias3397
    @fatimafarias3397 Před 3 měsíci +4

    Eu tenho 64 anos e nunca fui tratada disso. Infelizmente, agora é tarde. Faz sentido tudo o que sofri na minha vida. Não tenho com quem conversar sobre esse assunto, nem mesmo com minha família.

  • @robertomagalhaes6335
    @robertomagalhaes6335 Před 24 dny +1

    vc acabou de me descrever ! acho esse assunto cada vez mais fascinante, eu nunca pensei em ser portador da sindrome, apos me encontrar com uma funcionaria especializada em caracteristicas mentais apenas para uma conversa, ela viu em mim caracteristicas. Algumas amigas que convivem com pessoas ja diagnosticadas me falaram que sou igual a elas. Me despertou o interesse em fazer os testes reais para receber ou nao um diagnostico sobre tal, se eu for de fato, muito da minha vida estara explicado.

  • @Atipica1978
    @Atipica1978 Před 4 měsíci +4

    Desde de criança sofro bulling onde quer que eu vá sou a mulher estranha a mulher que não tem amigos não consigo perceber direito a dor do outro a menos que a pessoa verbalize flerte é algo difícil de eu entender por isso me chamavam de fingida a vontade onde quer que eu vá não consigo me sentir canectada em nenhum meio ou com ninguém preciso fingir o tempo todo só me sinto bem sozinha mas sinto falta de pessoas e isso é muito confuso pras pessoas entender gostaria de não EXISTIR e tenho certeza que tenho tea nenhum irmãos que tenho se parecem comigo e tenho 11 irmãos

  • @ivetecabral8843
    @ivetecabral8843 Před rokem +8

    Oi Gabriel, gostei muito do seu relato. Meu filho é autista. Só descobrimos aos 23 anos dele. Ele é biomédico, é americano, trouxemos p Orlando p conhecer o país dele a pedido dele. E agora não quer voltar p Brasil mais.

  • @novacasa3010
    @novacasa3010 Před rokem +20

    Que vídeo incrível! Fale mais a respeito desse assunto, por favor.

  • @ebordignon
    @ebordignon Před rokem +15

    Minha filha foi diagnosticada com Síndrome de Asperger com 4 anos de idade, procuro dar todo apoio e carinho do mundo mas me preocupo tanto com o futuro. Já me inscrevi no canal, obrigada por esse vídeo.

    • @gabrieltusset
      @gabrieltusset  Před rokem +1

      Eu que agradeço!

    • @bootes879
      @bootes879 Před 11 měsíci +1

      Querida, que bom já tens diagnóstico com 4 anos. Isso já é super importante! Com amor, paciência e informação vocês vão encontrar o caminho certo pra vocês. ❤

  • @claricelaender3283
    @claricelaender3283 Před 4 měsíci +3

    Gabriel, agradeço pela sua iniciativa generosa de compartilhar a sua experiência. Foi um dos depoimentos mais claros que encontrei. Você parece ser uma pessoa muito bacana e desejo que seja feliz!

  • @chandrikabrazil2166
    @chandrikabrazil2166 Před rokem +11

    Relato esclarecedor, meu filho está com 27 anos e apesar de passar mts especialistas nenhum deles chegou a um final conclusivo, na maioria das vezes foi por problemas demora e o lado financeiro não permitiu. E eu conheci pessoas como vc e comecei a pesquisar e estou cada vez mais próximo de como é meu filho. Seu relato fez eu reconhecer mt semelhança c ele. Ainda busco por um especialista que possa ajudá-lo, pois ele c 27 anos ele não trabalha nao tem renda e isso mt me preocupa. Ele vive no quarto dele desde 2010. Num mundo só virtual. Ele só socializa comigo a vó e os animais da casa.

    • @gabrieltusset
      @gabrieltusset  Před rokem +3

      É sempre importante a presença de um profissional para ajudar nesses casos

    • @gabrielmadeira-artschannel
      @gabrielmadeira-artschannel Před rokem +1

      é isso pareceu bastante com um Hikikomori pra mim

    • @valcionegrave3980
      @valcionegrave3980 Před 7 měsíci +3

      Chandry, leve à um neuropsicologo... ele fará a testagem que será levada para o psiquiatra ou neurologista assinar.

    • @chandrikabrazil2166
      @chandrikabrazil2166 Před 7 měsíci

      @@valcionegrave3980 muito obrigada.

  • @Motorola14-dl7bg
    @Motorola14-dl7bg Před 4 měsíci +4

    Uma vez eu comprei um aquatio, por impulso, fiquei 4 dias sem dormir ate fazer ele funcionar como eu queria. Eu gosto de ser assim.

  • @karinafrigato5134
    @karinafrigato5134 Před rokem +9

    Gabriel que vídeo incrível! Muito esclarecedor o CZcams precisa muito de conteúdos como este! Parabéns!!!

  • @MiniGamerGirl1
    @MiniGamerGirl1 Před rokem +6

    Tenho um amigo que possui a Síndrome e Asperger, inclusive foi com ele que conheci o termo e procurei conhecer mais. Eu simplesmente me impressionava (e ainda me impressiono) com a inteligência dele e com o modo que ele explicava as coisas com muitos detalhes, principalmente da área de tecnologia e música (ele sabe tocar mais de 20 instrumentos)! Daí, um dia questionano ele sobre todo o seu conhecimento (e o rosto meio poker face dele nas fotos kkk), ele me falou do diagnóstico.
    Muito interessante seu relato, com certeza agregou muito no meu conhecimento sobre o assunto! Obrigada.

  • @glacioni
    @glacioni Před rokem +2

    Quando adolescente tentei suicídio por várias vezes pq eu me sentia estranha e algumas pessoas me chamava de esquisita, hoje faço acompanhamento com psiquiatra e psicólogo e creio em Deus que é o que me livrou do desejo de morte. Realmente é sofrimento e doe mais Deus sempre trás o alívio todos os dias

  • @elainemotatattoo
    @elainemotatattoo Před rokem +5

    Eu sinto exatamente isso que vc falou em relacao ao olhar. (Tirando a parte que foi reprimido. Mas nunca consegui explicar exatamente, pras pessoas o porque me incomoda olhar nos olhos das pessoas.
    Normalmente as pessoas se incomodam muito com isso. E tentam forçar que vc olhe.
    Acho que a pior parte disso é de que algumas pessoas, descredibilizar o que esta sendo dito, por conta de nao sustentar o olhar, e achar que o que esta sendo dito não é 100% verdade.
    Isso me incomoda muito e me deixa muito frustada.
    Outra frustração é de que apesar de ser considerada uma pessoa que fala bem, eu não consigo expressar exatamente o que penso ou sinto com exatidão. E as vezes preciso buscar referencias pra poder exemplificar.
    E sobre o hiperfoco, eu sou assim tbm. Eu esgoto todas as fontes.. as vezes diminuo as horas de sono pra pesquisar sobre o assunto. Mas tento e creio que consigo evitar falar com as pessoas sobre o assunto em si.
    Ate porque normalmente falo menos e normalmente as pessoas que converso sao muito comunicativas. Sou considerada mais quieta e reservada.
    Sobre a questão da empatia. Sou muito empatica. Ainda que nao saiba lidar muito bem em como acalentar as pessoas em momentos dificeis, como por exemplo enterros, ou doenças graves. Ainda que eu sinta muito pela pessoa, tenho dificuldades de lidar com a situacão.
    Em relação a rotina, eu nao sigo a risca. Mas normalmente vou nos mesmos lugares, e sento no mesmo local, e como as mesmas coisas dentro de cada grupo alimentar. Exemplo: se eu vou comer um pastel é sempre o mesmo sabor.
    Se vou pra um lugar, faco mesmo percurso, e se desvio de rota isso me gera ansiedade e um pouco de confusão.
    Mas diferente de voce, em relacao as emocoes. Raiva pra mim e choro normalmente vem junto. Porque comeco a sentir raiva e depois sinto tristeza e ai vem o choro. E essas crises de raiva e tristeza me gera esgotamento muito grande emocional e fisico. E as vezes confusão. .

  • @johnlima9557
    @johnlima9557 Před rokem +6

    Cara tenho 35 anos ....e fui diagnósticado Asperger com 34,5 anos
    E é incrível como há variações dentro da síndrome.
    Em alguns aspectos somos parecidos ...outros simplesmente não tenho !
    Incrível

    • @gabrieltusset
      @gabrieltusset  Před rokem

      É um guarda chuva de muitos detalhes né. Nunca acaba sendo igual entre si, mas sempre tem coisas em comum.

  • @mariaangelapirespiano3575

    Que bom que foi diagnosticado e compreende. Eu tenho 65 anos e estou me descobrindo um pouco asperger, um pouco tdah. E a incompreensão das pessoas realmente é grave. Obrigada pelo video

  • @telmaguedes5165
    @telmaguedes5165 Před rokem +3

    meu lema é: o problema não é o autista, são os outros. parabéns por ter feito seu relato, meu filho foi diagnosticado com 21 anos, hj ele tem 23, gostaria até que vcs dois fossem amigos; eu o compreendo e o admiro por ser quem ele é, espero estar sendo uma mãe à altura dele. Um abraço (como vc sabe, é assim que os típicos se despedem, mas que significa afeto e consideração na maior parte das vezes)

  • @KatBP36
    @KatBP36 Před 4 měsíci +3

    Estava aqui assistindo seu relato e me vi em algumas coisas citadas como olhar nos olhos ,eu sempre detestei e até hj com 31 anos não gosto mas na infância sofri mais,hj em dia é mas tranquilo... tenho curiosidade nesse assunto depois que vi que meu filho mas velho tinha algumas características parecidas e até mas aparente que as minhas ,eu corri atrás e depois de anos tentando o diagnóstico dele conseguir ,ele tem o TEA nível 1 de suporte ,sou uma mãe leoa o que ele precisar estarei fazendo não quero que ele sofra como eu sofri

  • @karinepetterdasilva
    @karinepetterdasilva Před 8 měsíci +2

    Parabéns por seu relato! Também sou diagnosticada com Asperger. É super importante a visibilidade sobre pessoas como nós na internet!

  • @grazielealmeida606
    @grazielealmeida606 Před rokem +1

    Muito obrigada por esse relato!!

  • @mariliashiba9881
    @mariliashiba9881 Před měsícem +1

    Meu hiperfoco na infância foi leituras. Muitos livros. Tanto que virei Bibliotecária. Mas, como a maioria dos Asperger, fui pra área da Inovação Tecnológica
    Casei com outro Asperger que foi o nerd sem amigos. Como sempre fui autodidata, eu que descobri o TEA em mim e na minha filha (só fui confirmar na avaliação neuropsicológica + laudo do neurologista )
    Eu acho incrível como a gente se reconhece. Hoje, no doutorado só tenho um colega. Fazemos trabalhos em dupla. Depois de muito conversar, ele me conta que é Autista + Superdotação

  • @domingasaraujo2287
    @domingasaraujo2287 Před rokem +1

    Desejo que seu canal cresça ja tem uma nova inscrita e um like com gosto e prazer ❤

  • @domingasaraujo2287
    @domingasaraujo2287 Před rokem +4

    Que explicação magnifica confesso que não conhecia na íntegra vou até postar no meu status recomendado , parabéns garoto que Deus te ilumine e que você seja uma estrlinha pra brilhar na vida das pessoas que tenham alguém ou passam por isso.❤🎉🎉🎉

  • @roselenecoito1969
    @roselenecoito1969 Před rokem +7

    Gabriel, obrigada por seu relato tão elucidador!

  • @adrianasilveira8464
    @adrianasilveira8464 Před rokem +6

    Gabriel !!! Parabéns por compartilhar comosco seus conhecimentos e experiencias !!

  • @soelibauermann3778
    @soelibauermann3778 Před rokem +9

    Olá! Parabéns pela tua iniciativa em elucidar sobre este assunto! Achei preciososas as tuas explicações, que universo esta síndrome einh!!! Uma preciosidade pra mim que nada conhecia sobre o tema! Certamente ficarei mais atenta e mais fraterna ao conhecer pessoas " diferentes" e já não as considerarei " esquisitas" sabendo que sempre pode haver uma questão complexa como esta da sindrome de asperger movendo seu jeito de ser! Gratidão meu querido!

  • @TheBydeisinha
    @TheBydeisinha Před rokem +3

    Muito importante esse tipo de vídeo. Mas você é muito mais do que um diagnóstico.

  • @marciaiguaba
    @marciaiguaba Před rokem +3

    Relato espetacular! ❤❤❤❤❤❤❤

  • @wagnerdias6798
    @wagnerdias6798 Před rokem +2

    Parabéns pelo relato. Muito corajoso e sincero.

  • @andreialehoczki7969
    @andreialehoczki7969 Před 6 měsíci +2

    Que bacana, amo ouvir as pessoas que estão dentro do espectro, há muitos vídeos de especialistas e estudiosos sobre o assunto, mas ouvir como a mente de vocês funciona é fantástico. O mundo é neurodiverso!

  • @pamelabaronesa
    @pamelabaronesa Před rokem +1

    Gabriel Tusset obrigado o seu relato é precioso.🙏

  • @renatamorais4691
    @renatamorais4691 Před rokem

    Muito obrigada pela generosidade de postar

  • @fabianacasemiro1690
    @fabianacasemiro1690 Před rokem +1

    Incrível, descreveu perfeitamente.
    Obrigada pelo compartilhamento

  • @cinaraandrade8395
    @cinaraandrade8395 Před 4 měsíci +1

    Ótimo relato. Obrigada. Esclareceu bastante.

  • @viterbinaaraujo162
    @viterbinaaraujo162 Před rokem +1

    Excelente. Relato bastante esclarecedor

  • @betevalenca2837
    @betevalenca2837 Před rokem +2

    Que bom você compartilhar e esclarecer, a cada dia conhecemos outras condições diferentes de síndrome eu depois de 60 anos descobri que tenho TDAH E DISLEXIA.

  • @cassiacristina8826
    @cassiacristina8826 Před 11 měsíci +1

    Maravilhoso seu vídeo! Parabéns!

  • @ednasousa9208
    @ednasousa9208 Před rokem +2

    Exelente conteúdo!!! 👏👏👏👏👏🙌

  • @marcelledayana3548
    @marcelledayana3548 Před rokem +3

    Parabéns Gabriel! Foi muito esclarecedor e necessário para informação de mais pessoas e acesso ao apoio necessário.

  • @brigidamacedo6239
    @brigidamacedo6239 Před 4 měsíci +1

    Você é muito tranquilo, rapaz! Existem “tribos” de pessoas semelhantes a você. 😊

  • @morganamiridanparanagua479

    Melhor vídeo explicativo que já assisti sobre o tema! Obrigada por compartilhar.

  • @lydiadefatimavigeta483
    @lydiadefatimavigeta483 Před 4 měsíci +1

    Parabéns! Você é maravilhoso!

  • @nelcircoutinho9592
    @nelcircoutinho9592 Před rokem +1

    Perfeita explicação 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @nederleyprado4015
    @nederleyprado4015 Před rokem +6

    Amei o seu relato ❤muito esclarecedor... você é top👏👏👏

  • @walpmozart.1273
    @walpmozart.1273 Před rokem +2

    Relato muito útil pra mim que convivo com muitas pessoas. Suas informações não têm preço.

  • @Hellmut_.
    @Hellmut_. Před rokem +1

    Acabei me identificando com praticamente tudo o que você disse, vou procurar mais, muito obrigado. 👍

  • @TONYAFPB
    @TONYAFPB Před rokem +1

    Parabéns jovem, seu relato contribui significativamente para vida de muitas pessoas, tenha certeza disso. Te desejo tudo de bom nessa vida.

  • @cibeleflores
    @cibeleflores Před 3 měsíci +1

    Ótimo vídeo, faça mais vídeos assim para ajudar outras pessoas.

  • @sandraziech7465
    @sandraziech7465 Před rokem +1

    Gabriel, parabéns pela sua palestra!

  • @luizarocha4760
    @luizarocha4760 Před rokem +1

    Ótimo vídeo! Sempre tive dúvidas sobre esse assunto e você esclareceu muitas delas. Tenho certeza que o vídeo vai alcançar uma visibilidade muito boa, e eu fico feliz que seja justo um vídeo bom de alguém que explique tão bem e com tanta atenção aos detalhes. Obrigada 🙏🏻

  • @drikaprezoto628
    @drikaprezoto628 Před rokem +4

    Tenho 48 anos e descobri Asperger em mim faz 4 meses. Todos os testes acusaram. Ainda não fui ao psiquiatra para fechar laudo, mas não tenho mais dúvidas.
    Me enxerguei em você, principalmente por elevar o tom de voz ou dar risada fora de hora.

    • @gersonpriante4031
      @gersonpriante4031 Před 10 měsíci

      Drica.... seu diagnostico pode informarvo psiquatra por favor..... e outris prfissionais

  • @micheldolagoamaro8306
    @micheldolagoamaro8306 Před 3 měsíci +3

    Eu nem falo, pois haverá quem dirá que estou “tirando onda”, mas só eu o que passei nesses meus 50 anos de vida. São dificuldades sutis. Também uso o humor desta forma. Eu também nunca entendi o “chorar de raiva”…mas não sou tão objetivo quanto você.

  • @elselopes3954
    @elselopes3954 Před rokem +1

    criatura corajosa,parabens.

  • @brunacibelleq
    @brunacibelleq Před rokem +1

    Ótimo vídeo 👏👏👏 também sou Asperger

  • @user-bk4br8qz9d
    @user-bk4br8qz9d Před rokem +1

    Que vídeo incrível

  • @usuarionetscape8810
    @usuarionetscape8810 Před rokem +2

    Fui diagnosticado como portador do TEA aos 50. Pra mim, foi um alívio, pois me culpava demais por não conseguir fazer coisas que, para os outros, era trivial.

  • @elhiane8795
    @elhiane8795 Před rokem +1

    Seu relato é bem claro e muito importante. Tenho familiares que se encaixam na descrição.

  • @fatimafarias561
    @fatimafarias561 Před rokem +2

    Gostei bastante do seu relato. Meu filho tb tem síndrome de asperger e vcs têm muitas características em comum.

  • @janepauladecarvalho6290
    @janepauladecarvalho6290 Před 5 měsíci +1

    Gabriel parabéns pelo seu vídeo … Me esclareceu muito e acredito q é um desafio grande na vida , só quem é q sabe …Você é admirável … 🙏.

  • @vivianrobinson3164
    @vivianrobinson3164 Před rokem +1

    Muito bom vídeo! Finalmente pude compreender! Parabéns! ❤

  • @jeanferraz4750
    @jeanferraz4750 Před 11 měsíci +1

    Obrigado pelo Seu relato.

  • @potterlorenzi4951
    @potterlorenzi4951 Před rokem +2

    Que video cara. Muito bom.

  • @elisianesantiago3638
    @elisianesantiago3638 Před 9 měsíci +1

    Gostei muito do seu relato, o mais esclarecedor pessoal que já vi, parece muito com meu filho de 10 anos, que estou investigando o q ele tem. Obrigada, foi de muita relevância pra mim.

  • @danteswift
    @danteswift Před rokem +2

    Muito obrigado pelo vídeo, Gabriel.
    Eu não sei se tenho Asperger, mas tenho consciência de que sou uma pessoa com comportamentos e visões mais peculiares, por assim dizer.
    Mas, vejo pontos em comuns entre os seus relatos e momentos pessoais que passei... Tendo a ser formal, técnico e monótono, distante da maioria, tenho vício de fazer listas e escrever idéias, evito os olhares das pessoas, ampla dificuldade de autocompreensão, sou fechado na minha própria cabeça, tenho ansiedade social, dificuldade de me expressar e me conectar com as pessoas, meio que estranho as instituições e o funcionamento do mundo em geral...
    Já estou tendo acompanhamento psicológico, mas ainda estamos muito no início para tirar conclusões mais profundas. Porém, ainda pretendo conversar mais diretamente com alguém que tenha Asperger para tirar conclusões por mim mesmo.

    • @ninguém-l8k
      @ninguém-l8k Před 6 měsíci

      Já recebeu seu diagnóstico?
      Sou Asperger.

  • @magdapassos4105
    @magdapassos4105 Před rokem +3

    Muito bom seu relato Gabriel, realmente é muito difícil entender sobre o que a pessoa autista sente, tenho filho no espectro autista ou Asperger como você descreve, gostaria que ele falasse sobre isso pra ajudar a entende-lo, mas ele só tem 18 anos e foi diagnosticado com 16 , espero que um dia ele consiga falar sobre esse assunto.

  • @jeanferraz4750
    @jeanferraz4750 Před 11 měsíci

    Obrigado pelo Renato é de grande relevância eu encontro no mesmo caso que o seu pois assistindo vídeos eu encontrei características de Asperger e fui procurar apoio médico para confirmar eu tenho excelente cognição como você mas tem as mesmas dificuldades que outras pessoas com autismo têm hoje sou identificado como autista só vim receber meu laudo agora aos 43 anos

  • @Carluzenrique
    @Carluzenrique Před rokem +1

    Excelente análise! Perfil analítico , seria um ótimo psicólogo de algum escola pós-behaviorista.

  • @user-ig2ss3nl2g
    @user-ig2ss3nl2g Před rokem +2

    Saiba que vc é necessário, esclarecido, te conheci aqui hj e como vc fala com propriedade, N se sinta excluído viu?! Pq através de vc mtas pessoas serão ajudadas, compreendidas, e creio que sua interação aqui fará bem pra vc tbm, continue sua caminhada mesmo que pareça sempre igual, mas vc já faz a diferença na vida !

    • @bootes879
      @bootes879 Před 11 měsíci

      Exatamente! Muito grata!!! ❤

  • @fatimaamaral_tarologa
    @fatimaamaral_tarologa Před rokem +4

    Gabriel, fantástico e necessário o seu relato. Ninguém melhor para explicar “a dor”, do que aquele que sente. Um prazer te conhecer.

  • @luizflh
    @luizflh Před 9 měsíci +1

    Ficou muito bom o seu vídeo. Informações úteis. Eu tenho Asperger também e seguro o lápis exatamente igual a você. Mas tenho uma caligrafia até razoável. Achei interessante porque nunca vi ninguém que segura o lápis assim.

  • @antoniajesusteamasoares3509

    Tenho um neto que tem algumas dessas características, orando por ele Jesus me disse que ele tem um problema, agora estou orando para ele ser curado pois já tive muitas experiências de cura. Estou tentando aprender a lidar com ele e estou conseguindo de forma bem natural. Já descobri que carinho, amor... alivia qualquer dor❤. Obrigado por seu relato, abençoado sejas

    • @terezafumelli2586
      @terezafumelli2586 Před měsícem

      Mas não é uma doença, é um jeito de funcionar particular...

    • @ivandossantos9073
      @ivandossantos9073 Před 21 dnem

      ​​@@terezafumelli2586problema são os prejuízos sociais e familiares.
      Eu já fui rejeitado aa duas vezes em que estive junto/casado.
      Hoje tenho 47 anos e vivo sozinho.

  • @cristinacostadiniz2291
    @cristinacostadiniz2291 Před rokem +1

    Valeu, Gabriel!

  • @derekbianchiguarneri6953

    Cara, me identifiquei com 90% do que você falou nesse vídeo. Meu filho foi diagnosticado essa semana com tea grau um, a dra falou em asperger, por isso estou pesquisando mais sobre o assunto. Eu tenho praticamente certeza que sou tb, pelo que ja pesquisei sobre o assunto e os questionarios que respondi, virou um hiperfoco. O problema é que ja estou com as comorbidades ….

    • @gabrieltusset
      @gabrieltusset  Před rokem +2

      Que bom que está pesquisando mais sobre o assunto, isto é o mais importante, conhecer o entorno do espectro. E a mim também se tornou um hiperfoco.

    • @ebordignon
      @ebordignon Před rokem

      Olá, minha filha é Asperger, foi diagnosticado quando ela fez 4 anos, agora tem 13 anos e sempre os especialistas nos disseram que é uma síndrome hereditária, vale a pena você procurar um especialista.

  • @adrianasilveira8464
    @adrianasilveira8464 Před rokem +5

    Muito importante mesmo, o conteúdo que você disponibilizou. Acho fundamental pois contribui tanto para dirimir dúvidas, reflexao e sobretudo nos permite tornarmos pontes positivas entre familiares ou mesmo com aqueles que convivemos .
    Voce falou sobre comportamentos naturais e formas de ver e enxergar o mundo, e o que esta ao seu redor. Sim, podemos identificar em nós mesmos ou naqueles que amamos essas formas de ver as coisas. Serve de reflexao e contribui demais ! Parabéns por sua iniciativa! Tenho certeza que fará muito a diferença na vida de muitas pessoas !!!

  • @deathmetalwoman
    @deathmetalwoman Před rokem +1

    Também tenho síndrome de Asperger e me identifiquei muito com você. 🤘

  • @marialuciaspanga7457
    @marialuciaspanga7457 Před rokem +1

    Gostei bastante

  • @elislira2107
    @elislira2107 Před 5 měsíci +3

    O autista nível 1, por ter sua inteligência preservada, muitas vezes sofre demais, ele não se encaixa, não consegue manter relacionamentos e percebe quando é evitado, entre tantas outras coisas... Asperger, nível 1, não é leve, e pode ter outras comorbidades associadas, meu filho por ex.: TDAH e ansiedade.

  • @Dom.camila
    @Dom.camila Před 5 měsíci +1

    Por acaso, estava assistindo videos sobre homeopatia, e vi o seu, por conta do poster judas Priest ❤ e ainda gosta Kiss 😊
    Muito bom entender sua experiência com o Asperger 🙏 Fica bem

  • @ANomadeCosmica
    @ANomadeCosmica Před rokem +6

    Oi, Gabriel!
    Então, não sei nem por onde começar, mas vamos lá.
    Teu canal chegou a mim devido a uma paixão comum, o Heavy Metal. E NÓS SABEMOS COMO ESSE MEIO PODE SER CAPACITISTA E DISCRIMINATÓRIO, sendo que a verdadeira força e poder que ele professa tanto pelo som quanto pelas imagens reside justamente na superação, como bem nos ensinam nomes como Rob Halford e Ronnie James Dio.
    Seu relato é corajoso, elucidativo e MUITO necessário em tempos de falsa preocupação, onde dizem que devemos respeitar as pessoas neurodivergentes, quando, na verdade, usam nossas neurodivergências (especialmente em casos onde o discernimento de ironias e outras formas de linguagem e afins é prejudicado) para lucrar às nossas custas.
    Por favor, continue gravando vídeos. Seu canal foi um achado precioso. Valeu!!! \m/ \m/

    • @gabrieltusset
      @gabrieltusset  Před rokem +3

      Olá,
      Agradeço muito pelas palavras. Estou mesmo surpreso de receber um comentário assim, mas muito obrigado mesmo! Estamos juntos \m/ Valeu!

    • @hexenschusscollection
      @hexenschusscollection Před rokem +2

      Ana RAINHA!!! ❤

    • @user-tg5km7th8g
      @user-tg5km7th8g Před rokem +4

      As coisas que você falou, me lembraram do mei filho que fez 18 anos este ano e ele foi diagnosticado autista com uns 14 anos eu acho, são muitos os desafios, meu marido foi embora em 2020 e eu fiquei só com dois filhos, duas bençãos, o de 20 já teabalha e ajuda em tudo financeiramente, mas ele também tem algo bem diferente desde criancinha e mesmo não tendo sido diadnosticado com autismo e ainda quero correr atrás e ver mais a fundo, ele sempre gostou de ler, de desenhar e tanto que trabalha com os desenhos dele e o pai deles não os entende de jeito algúm e é só julgamentos, cobranças, palavras que ferem, grosserias verbais de todas as formas, com eles e comigo, agora depois dre tanta humilhação por causa de ajuda financeira eu decidi não aceitar mais nenhum centavo para ver se consigo viver totalmente com a PAZ que já temos e com uma PAZ mais total sem estas cobeanças, os meninos não são amigos dele, não conversam, não se abrem com ele e nem falam nada da vida deles, só comigo, pois, da boca do pai só sai coisas negativas e palavras de fracasso a respeito deles.O de 18 disse que iria servir no exército e agora com 18 ele mudou de idéia e também ele está com problema de saúde, uma alergia ao glúten e precisa fazer outros exames, bom eu só quero que eles sejam felizes e façam o que gostam, pois, eu já trabalhei no que não gostava por causa de cobranças e fui muito infeliz, não quero isto para eles e também não acho que porque meu filho já fez 18 tem que já estar com a vida toda resolvida, ainda mais sendo autista, ele não socializa, teve pouca amizade e seu maior apoio sou eu e o irmão e eu sempre vou estar do lado dele em tudo até o meu último suspiro.Eu amei este vídeo, de algúma forma eu senti algúm apoio, MUITO OBRIGADA!✌

  • @brigidamacedo6239
    @brigidamacedo6239 Před 4 měsíci +1

    Que paz que é uma pessoa menos sensível e sentimental 😍

  • @greicebornschlegell6057
    @greicebornschlegell6057 Před 9 měsíci +1

    Salve, Gabriel.
    Muito obrigada por me ensinar sobre esse universo dos não neurotípicos.
    Se puder, me ensine como se comportar para ser amiga de uma pessoa asperger ou autista.

  • @adrianaderesende6650
    @adrianaderesende6650 Před rokem +1

    Muito bom 👌🏻

  • @amandaferrareli2632
    @amandaferrareli2632 Před 11 měsíci +2

    Este tópico é meu hiperfoco desde novembro 2022 quando o neuropediatra da minha filha com 10 anos sugeriu o assunto.
    Desde lá aprendi muito.
    Meu avô materno era asperger. (Morreu sem saber)
    Minha avó é autista. (Mas hoje em dia está acamada por conta de um AVC e não tem diagnóstico)
    Minha mãe é autista. (Já fez testagens)
    Meu padrasto é asperger. Está em tratamento para câncer renal... depois irá atrás de verificar se realmente é.... mas como ele mora comigo posso afirmar com 300% de certeza que ele é.
    Eu sou asperger ( agora dia 28 é a última seção para receber o laudo)
    Meu filho é asperger. (Recebeu laudo em fevereiro)
    Minha filha é asperger. (Recebeu laudo em julho)
    Somos uma família literalmente atípica.

    • @amandaferrareli2632
      @amandaferrareli2632 Před 11 měsíci

      Aqui hiperfocos são a coisa mais comum do mundo. Mas realmente atrapalham muito na vida (estudo, trabalho, dia a dia com mercado e consultas). Mas também ajudam muito.
      Perda do meu avô que era a minha pessoa preferida ( me criei lendo meus livros perto dele que vivia quieto lendo. Nosso silêncio compartilhado era muito bom.) , descobrir que meu ex estava me traindo desde o começo dos 10 anos juntos, o divórcio... o hiperfoco me manteve em pé por todo tempo. Sofrer eu sofria, e muito. Mas como você diz... o hipefoco reseta o dia.
      Tenho hiperfoco nos meus filhos, em línguas diferentes, 2° guerra mundial e atualmente em autismo e asperger.
      Quando jogava dota tinha hiperfoco no jogo. Mas como sou mãe não posso me transportar pro mundo dos jogos ainda... vou esperar mais uns 4 ou 5 anos pra voltar a jogar. Se eu fosse menos hiperfocada até poderia ir jogando, mas não sei equilibrar. Então nem jogo. Assim como só pego livros pra ler na sexta pois sei que vou ler toda a trilogia sem parar... inclusive tô cheia de queimaduras na mão porque fui cozinhar lendo final de semana passado e deu ruim.

  • @AdrianaSantos-ts9nw
    @AdrianaSantos-ts9nw Před rokem +1

    Deve ser difícil identificar quem tem essa síndrome pois vc falou super bem fez um ótimo vídeo parabéns.

    • @gabrieltusset
      @gabrieltusset  Před rokem

      É realmente difícil perceber, é necessário sempre a ajuda de um profissional. Muito obrigado!

  • @SimoneSouzaOliveira-ms9bl

    Minha filha tem 15 anos e apresenta sintomas muito parecidos com o que voce citou aqui. Ela tem hiperfoco em lingua japonesa e esta aprendendo a lingua sozinha, também está estudando quimica e outras Sintomas aqui sao parecidos inclusivo ela ja citou que se sente invisível e gosta de ser invisível. A sua explicação me ajuda muito. Emocionante sua explicação sobre exclusão social. O pai da minha filha devia ser asperguer, mas eu nao entendi o comportamento dele e me separei. Agora minha filha parece ter herdado essa carga genética.

  • @paulyephih2438
    @paulyephih2438 Před 8 měsíci +1

    Obrigado Gabriel, nos parecemos um tanto...

  • @mentalidadedesucesso1854

    Vc me lembra o eneatipo 5 do eneagrama das personalidades, vale a pena pesquisar . E gratidão pelo relato. Logo estarei trazendo conteúdos sobre o eneagrama em meu canal

    • @NobuOda
      @NobuOda Před rokem

      Eneagrama 5 faz todo sentido sentido,se tu for INTP tem o estereótipo de algum grau de TEA.Mas voltando,todo usuário do eneagrama 5 tem fala muito rápida ou muito devagar é um ou outro kkk

  • @erika-bp7xj
    @erika-bp7xj Před 8 měsíci +1

    Eu ainda não fui diagnosticada com autismo/asperger mas acredito na possibilidade de ter, pois desde pequena eu fui uma criança bem tímida e muito fácil de cuidar comparado a outras crianças, tanto que a minha professora do prezinho conversou com a minha mãe para procurar um psicólogo pra mim pois eu não interagia com nenhuma criança e ela suspeitava de eu ter sofrido um tipo de abuso, só que eu acabei fazendo amizade na escola e a professora contou que eu era muito tagarela e fofoqueira. Não é só questão da timidez, eu tbm tinha bastante mania como fazer caretas que a minha professora percebeu na sala, eu era obcecada por temas de mensagem subliminar, desenhar e escrever histórias que é um hiperfoco que tenho até hoje, eu sabia de coisas que as crianças da minha idade não sabiam como o papai noel, a fada do dente e o coelho da Páscoa não existirem e que o Natal não é o aniversário de Jesus mas ao mesmo tempo eu era bem ingênua e fazia tudo que a minha "melhor amiga" mandava eu fazer. Mesmo naquela idade eu possuindo um comportamento um pouco mais "normal" do que hoje em dia, ainda era chamada de estranha, esquista, desorientada e lesada.
    Com o passar do tempo eu me tornei cada vez fechada com as pessoas e a timidez piorava, eu não consigo olhar os olhos das pessoas, não gosto de abraçar e tenho um pouco de dificuldade de expressar emoções como surpresa e felicidade apesar de eu senti-las, quando mais nova eu tbm não costumava fazer muito expressão de raiva quando sentia raiva mas passei a praticar no espelho e agora faço sem problemas.
    Eu tbm tinha e tenho várias esteriotipias como fazer careta, morder o cabelo, verificar o tempo todo se o fogão e o chuveiro ta desligado e verificar se a porta está trancada ao ponto da maçaneta amolecer, contar as palavras até formar 5 sílabas, ler as palavras de trás pra frente, lamber o braço e as mãos, dar uma mordida de leve na mão e nos dedos, andar pulando, mexer as pernas e os dedos enquanto estou no celular ou vendo televisão. Também costumo me morde bem forte, apertar os olhos, puxar os cabelos e andar na ponta dos pés enquanto estou nervosa
    Eu tbm sofria muito com pensamentos intrusivos do tipo machucar as pessoas que eu gosto muito como meu pai, foi muito dificil falar isso pra ele pois além da vergonha eu tbm tinha medo dele ter medo de mim.
    Na escola eu odiava estudar mas na maioria das turmas eu me destacava muito como a melhor ao ponto de eu ganhar alguns prêmios por isso e ter o meu nome nos murais de destaque e mesmo estudando alguns dias antes da prova eu conseguia ficar na média ou acima dela, mas comecei a sentir uma enorme vontade de adquirir conhecimento meses depois de eu terminar a escola pois agora eu me sinto livre para aprender o que quiser e no meu próprio ritmo em vez de decorar as coisas para fazer as provas.

  • @renatamiron8095
    @renatamiron8095 Před 6 měsíci +1

    Ola Gabriel! Eu tambem tenho a sindrome de asperger e quando voce falou sobre a letra cursiva, rapidamente me lembrei das pessoas que se espantam quando me veem escrevendo ja que eu tambem tenho um metodo peculiar para segurar o lapis ou a caneta. Embora eu aos 3 anos ja soubesse ler algumas coisas e escrever tambem, eu tive meu hiperfoco justamente na escrita aos 5 anos de idade e perdurou por varios anos. Eu ainda seguro o lapis e a caneta de forma "estranha" mas a minha letra melhorou bastante. E tambem observei que apesar de eu ser destra, ao tentar escrever com a mao esquerda, eu tambem nao consigo segurar a caneta ou lapis de forma "normal", tenho o mesmo problema em ambas as maos.

  • @amorcompartilhado601
    @amorcompartilhado601 Před rokem +1

    *Gratidão...✨.....*

  • @Verlaluz
    @Verlaluz Před rokem +1

    Tenho um companheiro de trabalho que tem estas características, as vezes ele fala gritando e assusta… é muito importante estás informações… que muitas já tinha por todo o universo autista tenho muita curiosidade e por tentar ter empatia com as pessoas diferentes…

  • @hexenschusscollection
    @hexenschusscollection Před rokem +8

    Cheguei nesse canal por recomendação do CZcams agora pouco.Adorei seus vídeos e da forma fácil e direta que você se comunica. Tô surpresa com esse vídeo e esse relato.
    Tenho 2 amigos que tbm são portadores de Asperger (o famoso "Aspargo" como eles dizem! 🤣) e, olha, pra ser sincera, há alguns probleminhas de comunicação as vezes, mas sempre há também com quem não é autista! 🤷🏾‍♀️
    Acredito que a base da boa convivência e comunicação é a conversa! Todo mundo tem suas dificuldades e acho importante as pessoas se ajudarem a superar essas dificuldades.
    Achei seu relato corajoso. É sempre bom trazer esses temas pra que mais pessoas se informem e aprendam a conviver melhor com as diferenças.
    Espero que vc poste mais vídeos e a gente possa te conhecer melhor.
    Sucesso pra ti! 🤘🏼

    • @gabrieltusset
      @gabrieltusset  Před rokem +6

      Muito obrigado pelas palavras! Gostei muito de saber tudo isso!

    • @tiagoferreira3452
      @tiagoferreira3452 Před rokem

      ​@@gabrieltusset mano me responde uma coisa eu dês dos 7 anos de idade não consigo me expressar direito com ostras pessoas não consigo interagir como uma pessoa normal e dês de criança tenho medo do julgamento das pessoas dês dos 7 anos de idade tenho uma inteligência simples normal vivo com sentimentos de tristeza me diagnosticaram com autismo .. meu foco era vídeo game . Depois de grande religião

    • @tiagoferreira3452
      @tiagoferreira3452 Před rokem

      ​@@gabrieltusseteu não consigo trabalhar com outras pessoas já perdi mais de 10 empregos , quando tem muita gente minha mente fica muito ansiosa e tudo e muito grande imagens mentais e sons

    • @gabrieltusset
      @gabrieltusset  Před rokem +1

      @@tiagoferreira3452 seu diagnóstico é comum, as pessoas dentro do TEA normalmente apresentam características parecidas com estas. E a melhor forma possível de aliviar um pouco estas frustrações é com psicoterapia. A psicoterapia vai ser a mão mais forte que irá lhe ser estendida nesse caso.

    • @tiagoferreira3452
      @tiagoferreira3452 Před rokem +1

      ​@@gabrieltussetvc consegue trabalhar? Eu não consigo trabalhar não consigo conviver com outras pessoas

  • @helenaaa7711
    @helenaaa7711 Před 14 dny +1

    Eu me questiono se tenho ou não autismo nível leve (meu psiquiatra nunca me disse abertamente qual transtorno eu tenho, só sei que tenho depressão, pois ele me receitou dois anti-depressivos: sertralina e mirtazapina). Do seu relato, eu me identifiquei com os hábitos repetitivos, todos os dias eu faço as mesmas coisas, do mesmo modo, nos mesmos horários. Ademais, tenho certa dificuldade em olhar nos olhos das pessoas (agora eu já melhorei muito, comparado a como eu era, na adolescência. Todavia, ainda é difícil manter contato visual com pessoas que não conheço). Minha infância e adolescência foram muito solitárias, tinha apenas colegas na escola e meu círculo social se resumia a essas poucas interações. (Até hoje é assim, apenas mudou o cenário: da escola para a universidade). Além disso, sentia e sinto que a minha presença não importava/ importa para esses colegas, muitas vezes tomei a iniciativa de me afastar. Mas, a completa solidão faz com que eu me sinta pior do que a constante sensação de não pertencimento ao grupo. Tenho, também, uma tendência a falar de um modo excessivamente formal. Agora, algo que eu comecei a fazer para remediar essa formalidade desnecessária nas interações socais cotidianas é "copiar" a forma como a pessoa com quem estou interagindo fala, ou seja, utilizo as mesmas expressões, as mesmas gírias que ela, por exemplo. Na minha cabeça, isso faz com que eu pareça mais natural, familiar e, de certa forma, acho que cria um vínculo com meu interlocutor). Não tive muitos hiperfocos, ao longo da vida. Mas, tenho uma necessidade compulsiva de imaginar. Imagino diversas situações, desde relacionamentos amorosos (coisa que nunca tive em 20 anos), até um projeto de golpe de Estado, implementação de reformas políticas drásticas e discursos políticos (que na minha cabeça são muito impactantes). Também sou muito perfeccionista, busco fazer todas as tarefas com esmero, desde as mais bobas, como redigir um comentário no CZcams. Em razão dessa necessidade de dar o meu melhor em tudo, até em coisas desnecessárias, perco muito tempo para fazer tarefas simples e a frustração é inevitável. Frustração pelo tempo perdido e porque a tarefa que destinei tanto tempo para fazer, no fim, não obteve o resultado que eu esperava.

    • @gabrieltusset
      @gabrieltusset  Před 14 dny +1

      @@helenaaa7711 Sei bem como é cada detalhe que você está expondo. Parece um relato bem parecido com o meu em muitas partes

  • @prisciladacosta48
    @prisciladacosta48 Před 7 měsíci +1

    Gostei muito do seu relato, também tenho diagnóstico de autismo nível 1 de suporte (antiga síndrome de asperger), a nomenclatura parece dividir um pouco as opiniões das pessoas que têm o transtorno, de qualquer maneira atualmente as pessoas vêm buscando mais o diagnóstico devido a ter mais informação hoje em dia sobre o assunto e devido às novas compreensões de como se manifestam os sintomas (principalmente em mulheres).

  • @marcinhaaraujo1832
    @marcinhaaraujo1832 Před rokem +1

    Vc e lindo, inteligente, fala muito bem, vc é parecido com meu filho chirstian. Obrigada pls dicas, tenho amigas com crianças autistas de leves as de maior grau, eu acho q me encaixo no TDH. as x me atrapalho rssss, sou desfocada ao mesmo tempo que minha mente é bem evoluída e bem acelerada😂😂😂