Síndrome de Asperger na vida adulta e seus desafios

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 6. 09. 2024

Komentáře • 951

  • @joselmaferreira1264
    @joselmaferreira1264 Před 5 lety +456

    Meu filho de quase 5 anos é a sua versão infantil. Hoje,o que nos causa incômodo é a baixa tolerância às frustrações e essa rigidez de pensamento que assalta a nossa Paz. Ele se expressa melhor que eu. Defende o que quer com fortes argumentos.
    Muda sempre o hiperfoco.
    Tem paixão por conhecimento.
    Está em terapia há quase 1 ano,em plena evolução.
    Obrigada por ser tão esclarecedor.

    • @luanaugustopimentel8048
      @luanaugustopimentel8048 Před 5 lety +23

      Semana que vem vou começar a ir na psicóloga do posto de saúde do meu bairro. Eu me sinto muito inclinado a ter a síndrome e minha infância foi muito parecida com a do seu filho. Eu era obcecado por dinossauros, depois por animais no geral. Quando entrei na segunda parte do ensino fundamental, minha vida mudou, meus pais se separaram e eu tive que vir morar com meu padrasto e simplesmente não tomei mais foco na escola, apenas em coisas que me interessavam demais como música. Hoje em dia estou escrevendo 5 livros, todos com temas extremamente distintos e a isolação social aumentou muito. Espero que eu me entenda com o tempo e não fique triste por ser "diferente", pq já sofri muito por não entender porque eu me sinto tão diferente em relação às outras pessoas.

    • @joselmaferreira1264
      @joselmaferreira1264 Před 5 lety +10

      @@luanaugustopimentel8048 olha, procura mesmo. Você encontrará respostas e uma terapia adequada às suas necessidades. Meu filho fazia o ABBA desde setembro do ano passaso,2x por semana ,evoluiu bastante nesses últimos 6 meses, agora só faz 1x por semana. Acho eu,que ele ficará apenas sendo acompanhado por psicóloga. Força! Não desista. Espero que tenhas êxito.

    • @antoniomartindepaularodrig3457
      @antoniomartindepaularodrig3457 Před 4 lety +8

      Não desanime. Bill Gates é autista, Heinstein era autista, Messi também dizem, Salvador Dali era autista e para alguns com um tom de esquizofrenia, até alguns atores e atrizes, quem diria. Então, acredite no potencial dele. Sempre.

    • @sidne9340
      @sidne9340 Před 4 lety +4

      Eu sou autista e demorei muito prá concluir o ensino médio e tive dificuldades bem sérias de estudo na infância. E passei por muitos tratamentos psicológicos .

    • @albaveraalba9143
      @albaveraalba9143 Před 4 lety +1

      Joselma llloo

  • @raissasonoda4308
    @raissasonoda4308 Před 4 lety +456

    Dicção perfeita! Modulação perfeita! Impressionada com seu desenvolvimento. Vc pode ser Professor! 😍 Ass: Uma neurologista

    • @willrodrigues5813
      @willrodrigues5813 Před 4 lety +5

      Como é a dicção no autista ?

    • @user-rc8zy
      @user-rc8zy Před 4 lety +27

      @@willrodrigues5813 não sou ela, mas estou em processo de diagnóstico de autismo, e nenhuma pessoa autista é igual, mas no meu caso minha dicção é péssima, tenho que repetir minhas frases várias vezes até entenderem.

    • @willrodrigues5813
      @willrodrigues5813 Před 4 lety +2

      @@user-rc8zy tenho uma situação parecida, teria whatsapp ?

    • @herinhoherao7775
      @herinhoherao7775 Před 4 lety +6

      @@user-rc8zy Eu também falo rápido ou enrolado... e por reticências

    • @lucassilva-vv8lu
      @lucassilva-vv8lu Před 4 lety +1

      @@willrodrigues5813 tbm tenho uma situação parecida

  • @2491jess
    @2491jess Před 4 lety +48

    Esse primeiro ponto de dificuldade com interações em grupo eu tenho muito forte. Certa vez, tive que passar 3 dias num hotel com meus colegas de trabalho por conta de um evento da empresa e, quando estava indo embora, chorei muito muito muito porque estava completamente exausta de estímulos e trocas em grupo e foi uma das piores experiências. Detalhe que eu gosto de todas as pessoas que estavam lá, mas foi excessivo e a partir daí eu comecei a evitar situações muito longas com grupos. Eu não entendia o que havia de "errado" até suspeitar de que tenho traços asperger.

  • @AngeloVitor
    @AngeloVitor Před 3 lety +109

    Possuo Asperger, TDAH e SD. Também fui diagnosticado na vida adulta, e isso me trouxe um alivio enorme, pois eu sempre me culpava pelo que eu não entendia e não conseguia fazer. Entender quem eu sou me ajudou a perceber que posso ir muito mais longe do que eu almejava. Hoje curso engenharia em uma das 10 melhores universidades da Amarica Latina.

    • @naoqueropormeunome2533
      @naoqueropormeunome2533 Před 2 lety +2

      Oque é SD?

    • @AngeloVitor
      @AngeloVitor Před 2 lety +6

      @@naoqueropormeunome2533 Super Dotação, é comum entre os Aspergers

    • @naoqueropormeunome2533
      @naoqueropormeunome2533 Před 2 lety +6

      @@AngeloVitor Ah sim. Também possuo Asperger e TDAH, apenas não o SD kk

    • @canalotimista6588
      @canalotimista6588 Před 2 lety +3

      Onde eu busco me informar mais sobre? Vou em um psiquiatra?? Não sei nada sobre isso e me identifico com tudo, até o hiperfoco, eu sofro muito com isso, tenho 23 anos e todos dizem ser bobeira isso, e queria saber por onde começar...
      Tenho problemas horríveis com comunicação, e interação.
      Pode me ajudar?

    • @AngeloVitor
      @AngeloVitor Před 2 lety +4

      @@canalotimista6588 Sim, procure um psiquiatra ou um neurologista.

  • @Zelda0Lah
    @Zelda0Lah Před 4 lety +81

    Recebi meu diagnóstico ontem e me sinto muito mais confortável vendo que não estou sozinha. Esses videos fazem com que muitos como eu não se sintam sozinhos, obrigada!

  • @mariasilvia1993
    @mariasilvia1993 Před 4 lety +25

    Tenho 66 anos e sinto realmente que tive todos esses sintomas, ainda os tenho. Hoje eu digo que pago mico em todas as circunstâncias da minha longa vida. Me perdi da minha família, não consigo ir a eventos sociais, muitas vezes estou pronta para sair e o stress do evento que poderá acontecer, faz com que eu desisto. Sou mau vista hoje em dia é pouco convidada a eventos....
    Mas consegui me adaptar às minhas diferenças e hoje tenho uma vida agradável sozinha. Mas quero agradecer por todas as minhas dúvidas a respeito da minha displicência, incompetência escolar, dificuldade de ter amigos, família etc. Acho que o trabalho de artesã funcionou no meu caso. Rsss nunca consegui fazer uma peça igual a outra. Todas são peças únicas. Simplesmente não consigo copiar nada nem mesmo as minhas criações. Abraços meu rapaz. Obrigada mesmo pela sensação de paz depois dessa nossa conversa. Esses sintomas todos têm nome. Autismo ou Aspenger.

  • @jordhanribeiro6828
    @jordhanribeiro6828 Před 5 lety +239

    Minha interação com as pessoas não é boa, na verdade ela não existe, eu fico calado ou só imito comportamentos.
    Não tenho amigos, para mim é extremamente difícil isso, nunca consegui manter nenhuma amizade.
    Eu sofri bullyng do primário ao final do ensino fundamental, agressões físicas inclusive, eu nunca tive controle da voz tmbm.
    Eu nunca consegui passar mais de 8 meses trabalhando, 08 meses foi o recorde, mas eu não tenho preguiça de forma alguma, só não suporto fazer coisas q me desgradam, não consigo.
    Eu tenho, pesquisar livros e plantas fitoterápicas, eu quero ser Fitoterapeuta, e eu gosto de andar a noite de moto, odeio andar de dia por causa da luz.
    Eu não me dou com mudanças, eu sou averso a mudanças e fico extremamente ansioso com elas.
    Minha comunicação social não é boa, só sei falar bem coisas que estudo, mas treinei para isso, falar para mim durante a vida inteira foi um pesadelo.
    Eu não sei manter conversarsas, e eu não gosto de relativizar o assunto, acabo sendo chato e inconveniente para as outras pessoas, segundo oq elas dizem.
    Não mantenho contato visual duraroudo, é involuntário. Minhas mãos mexem de forma exagerada quando falo, sem nexo.
    Não tenho necessidade de retina atualmente, mas se tiver algo para ser feito e se não for eu fico puto.
    Eu odeio muitas pessoas falando, sons agudos, tumulto, odeio perguntas.

    • @chimurawill
      @chimurawill  Před 5 lety +40

      Obrigado pela contribuição com seu lado, Jordhan!

    • @monicasilva6639
      @monicasilva6639 Před 4 lety +18

      Você descreveu boa parte de mim. Minha mãe disse que nunca fui "normal". Agora que estou tendo dificuldade no meu relacionamento estou começando a acreditar nela. Eu tive um diagnóstico de ansiedade, mas tô começando a acreditar também que não é só isso. Não sei o que fazer 😔

    • @monicasilva6639
      @monicasilva6639 Před 4 lety +28

      Não controlo o tom de voz, quando vejo tô gritando. Mexo muito minhas mãos quando converso, não consigo manter contato visual, eu treino pra isso, pois minha mãe disse que é errado não ter. Sempre treino o que falar durante o dia. Sou boa em fazer amizades, mas não sou boa em mantê-las. Gosto de aprender muitas coisas, cada tempo é algo diferente. Odeio lugares cheios, ainda se atenção for em mim. Casei no civil, pois fiquei apavorada com a ideia de todos estiverem prestando atenção em mim. E por aí vai...

    • @jordhanribeiro6828
      @jordhanribeiro6828 Před 4 lety +13

      @@monicasilva6639 eu indico terapias holísticas, profissionais da fitoterapia que geralmente oferecem terapias manuais tmbm, eu fiz o tratamento e to 100 porcento, tanto que já estou concluindo o curso da area e vou seguir nela

    • @monicasilva6639
      @monicasilva6639 Před 4 lety +9

      @@jordhanribeiro6828 passei com uma psiquiatra muito boa e ela me falou indicou terapia. E por ser muito ansiosa eu faço muita força com o maxilar e isso me faz ter bastante dor de cabeça, por isso ela me indicou um neurologista.

  • @telostaluz
    @telostaluz Před 5 lety +77

    Te admiro muito, tenho uma filha com asperger, muita preocupação, muito cuidado, muito zelo, muito amor, muito tudo. Você tem me ajudado simplesmente por existir.

  • @gabrielagoncalves526
    @gabrielagoncalves526 Před 4 lety +30

    Sou Asperger, tive o diagnóstico quando tinha 7 anos mas, nunca soube, meus pais decidiram me contar quando fiz 18 anos... não sei se isso foi bom mas, sempre fiz psicoterapia desde pequena e faço até hoje. Apesar de não ter me relacionado muito bem na escola e ter sofrido muito bullying, aprendi muita coisa e desenvolvi muitas habilidades. Desenho desde pequena, tenho obsessões com certas formas, cores e estilos de desenhos, decidi seguir para a carreira do Design e hoje sou designer gráfica, ilustradora e ciclista amadora.
    Eu sou totalmente obsessiva com bicicleta (componentes), com números de quilômetros, altimetria de terreno e velocidade, admito que falo muito para os outros esses assuntos. Participo de pequenas competições regionais, faço viagens de bicicleta como o Caminho da Fé. Futuramente pretendo sim pegar mais a sério ainda e participar de provas mais pesadas como Brasil Ride Iron Biker e Desafio Caminho de Aparecida pra quem não conhece.

    • @meyer9215
      @meyer9215 Před 3 lety +3

      Uau, também desenho mas é mais como um hobby, não me vejo desenhando sem ser o que eu queira ou quando queira.
      Gostei muito da sua personalidade, fique bem.

    • @magraograndao2117
      @magraograndao2117 Před 3 lety

      @@meyer9215 eu tabem desenho quando quero.

  • @fpedrotti
    @fpedrotti Před 4 lety +25

    Aqui com 42 anos e recém diagnosticada. Obrigada, estou amando seus vídeos.

  • @raquelsantarelo5318
    @raquelsantarelo5318 Před 4 lety +31

    Cheguei ao seu canal por causa desse vídeo. Meu filho teve diagnóstico de TEA no começo de 2019. Ele completou 18 anos e está em terapia e tratamento multidisciplinar. Ao assistir seu vídeo, fiquei assombrada das semelhanças encontradas e percebidas entre vcs.
    Obrigada por tantos esclarecimentos!

    • @diariodaanaclara8177
      @diariodaanaclara8177 Před 3 lety

      Oi raquel meu filho tem 17 acabamos de descobrir o autismo tardio diagnostico como estar seu filho como ele reagiu

  • @rinaldosantos6764
    @rinaldosantos6764 Před 4 lety +16

    Olá William, obrigado por seus vídeos, tenho 56 anos , sou casado a trinta anos, não tenho filhos por opção e não preciso de profissionais para identificar que tenho essa síndrome, me identifico com cada momento narrado por ti, tenho poucos amigos, sempre sofri bullying, isso me fez me adaptar para ser aceito , mas sempre foi muito difícil, seus vídeos me trouxe paz interior e ajudou compreender o que acontece comigo, forte abraço

  • @claudiadasilvasantos1787
    @claudiadasilvasantos1787 Před 4 lety +8

    Meu filho foi diagnosticado com 6 anos.
    Hoje ele tem 12 anos,a evolução dele foi muito positiva com a intervenção da psicóloga e recurso multi -funcional.

  • @talitinha148
    @talitinha148 Před 5 lety +61

    Não tenho autismo, mas mesmo assim tenho uma enorme dificuldade em me expressar por causa de bullyngs sofridos na infância e sei o quanto é ruim qdo as pessoas não te entendem...

    • @anaclaudiabarros1837
      @anaclaudiabarros1837 Před 3 lety

      2 gata tb sofri😔

    • @ed4565
      @ed4565 Před 2 lety

      Também.

    • @cristinarebelo3594
      @cristinarebelo3594 Před 2 lety

      . Sofri bulling na infância e sofro até hj com isso .Acho que sou autista

    • @Guilherme_676
      @Guilherme_676 Před 2 lety

      Eu tbm sofri bullying na infância e eu n sei pq, será se sou autista? O estranho, o fora do ninho, por isso sofri Bullying? 😕
      E hoje em dia tô com fobia social

    • @Guilherme_676
      @Guilherme_676 Před 2 lety

      @@ed4565 oi, ed

  • @deboradesouzaneri
    @deboradesouzaneri Před 2 lety +12

    A cada pesquisa e estudo sobre autismo que eu faço eu tenho mais certeza de que estou no espectro, mas eu evito concretizar essa ideia na minha cabeça pq pode ser uma grande coincidência haha! Seu conteúdo é maravilhoso ☺️

  • @Barbarapokedepp
    @Barbarapokedepp Před 4 lety +10

    Como é bom conhecer pessoas que ME ENTENDEM. fui diagnosticada ano passado, com meus 27 aninhos...A descoberta me ajudou MUITOOOO, me conheci melhor, ME ENTENDI MELHOR e hoje em dia percebo que não sou ESQUISITA como eu me achava quando mais jovem, e sim que o TEA explica muita coisa da minha vida...Amei este canal !

    • @annapaz6264
      @annapaz6264 Před 2 lety +1

      Qual profissional vc procurou, estou suspeitando q tenho tbm.

  • @pedropaulopinheiro2281
    @pedropaulopinheiro2281 Před 4 lety +6

    Tenho 25 anos e uma colega de trabalho conversou comigo sobre asperger.
    Ela suspeitou que eu poderia ser por causa da minha mania de andar na ponta do pé. É que um sobrinho dela é asperger diagnosticado e tem a mesma mania, a partir daí ela começou a me observar e veio conversar sobre o assunto.
    Pesquisando sobre o transtorno eu me identifico muito com o comportamento e sensações compartilhada pelos "aspergers" no youtube.
    Você comentando sobre seu filho me lembrou muito minha infância:
    Tive o privilégio de estudar no Colegio Pedro II desde a alfabetização (colegio muito renomado no Rj). Os professores me incentivavam bastante a exercitar minha criatividade, tive aulas de música e de artes que ajudaram bastante no meu desenvolvimento. Infelizmente tive "podas" da minha família, meu jeito mais quieto e observador muitas vezes era mal interpretado e minha vontade de discutir e me expressar eram cortadas, lembro desses momentos até hoje (aconteceram dos 8 a 18 anos).
    É importante estimular a criatividade de qualquer pessoa, entendendo mais sobre o asperger acredito que seja ainda mais importante participar, acompanhar e estimular o desenvolvimento da criança. Chamam de transtorno, mas é uma particularidade, uma forma peculiar de ver e enxergar o mundo que não deve ser vista como incorreta. Ser diferente e mais sensível num mundo tão violento não é negativo, ao contrário.
    Aprenda com seu filho e descubram juntos a melhor forma de se adaptar ao sistema atual, é importante enfrentar a violência e superar as barreiras entre a nossa visão de mundo e os preconceitos da realidade.
    Isso inclui todos os espectros do autismo.
    czcams.com/video/yjqZJSB6gXI/video.html

  • @vivianenobrega9136
    @vivianenobrega9136 Před 4 lety +27

    Eu acabei vindo parar nesse vídeo, depois de 36 anos... depois de 36 anos, alguém levantou a possibilidade de que eu tenha Asperger.
    Também sou programadora, e o seu vídeo anterior sobre hipersensibilidade está me dando muito conteúdo até para levar para meus psiquiatras /neurologista e psicólogo.
    Obrigada.
    Obrigada mesmo.

    • @psyzone166
      @psyzone166 Před rokem

      Eu não acredito nessa síndrome, todo mundo tem um hiperfoco, alguns gostam de tocar violao outros desenhar outros fazer academia ,se vc nao tem um hiperfoco basicamente vc ta numa cama deitado com depressao. Asperger nada mais e do que fobia social, se vc se isola muito não vai conseguir desenvolver habilidades sociais, isso nao tem nada a ver com autismo

  • @alinely8915
    @alinely8915 Před 4 lety +68

    Sim...ele hipnotiza e faz com que queríamos saber mais sobre o assunto ...estou adorando o canal ...vc é D+++++

    • @chimurawill
      @chimurawill  Před 4 lety +8

      Muito obrigado!!!

    • @julianafontoura299
      @julianafontoura299 Před 4 lety +5

      Eu estava querendo comentar exatamente isso, realmente, a forma como ele fala, prende nossa atenção!! Parabéns pelo canal!!

  • @thestereolines
    @thestereolines Před 3 lety +9

    Oi, eu sou a Daniela (essa é a conta do meu irmão mais novo). Queria dizer que eu tenho 19 anos e de uns anos pra cá eu comecei a ter dúvidas sobre minha saúde mental.
    Eu sempre fui tímida ao extremo e quando era criança eu não falava com adultos, apenas acenava com a cabeça e quando fui crescendo eu achei que isso ia melhorar, erro meu. Aos 9 anos consegui o feito de falar pouquíssimas frases na sala de aula que alguns dos meus colegas juraram pra mim que achavam que eu era muda, tive muita dificuldade com interação e aprendizado na escola e só quando cheguei no ensino médio (depois de algumas horas de aprendizado com meu irmão mais velho) ele me alertou dizendo que eu poderia ter discalculia, eu só fui aprender a dividir números no último ano de escola.
    Outra suspeita que passei a ter nos últimos anos foi a de ter fobia social, eu não sei manter conversas, penso em muitas coisas antes de falar, começo a abrir uma cara de preocupação, não olho nos olhos, começo a morder os lábios, pisar apertado, estalar os dedos, pressionar meu rosto contra os dedos, respirar rápido, etc.
    Sobre o hiperfoco: eu gosto de saber sobre computadores, jogos, alguns desenhos e alguns mangás, então não é um interesse que vem do nada, mas geralmente o que me chama atenção são coisas/histórias bem construídas e vastas. Sou perfeccionista. Auto estima baixa e sempre vejo coisas negativas em mim, mesmo tendo em mente que eu não tenho que me culpar por certas coisas e me depreciar de certas formas.
    Odeio comidas com texturas do tipo da cebola ou do pimentão, também com aspecto mole tipo banana, mamão, manga e o cheiro dessas coisas eu odeio, meu olfato é um pouco sensível então geralmente é comum alguém de casa me ver com a blusa cobrindo o nariz, não gosto de cheiro de galinha cozida, nem de ovo cozido, não suporto o cheiro de pequi, comidas feita ao leite de coco, etc.
    ODEIO quando gritam comigo, minha irmã mais velha é uma briguenta e se estressa muito fácil por besteira, então eu aguento muita coisa calada. Raramente eu falo alto então aquele problema de voz não me atinge, pelo menos no tom mais alto. O que eu não consigo é "calibrar"a voz pra soar mais alto.
    Eu gosto de música e geralmente ouço as mesma e não saio muito da área de conforto nesse sentido, algumas musicas passam meses na minha mente direto e as vezes eu fico querendo que elas sumam, mas é inevitável.
    Então é isso, desculpa falar muito e deixar as coisas meio confusas, mas eu só quis desabafar um pouco, estava tentando marcar um psicólogo mas tá complicado 😕

    • @chtv-br
      @chtv-br Před rokem +1

      não me pareceu confuso. pra mim pareceu um desabafo e olha só, está até separado em textos com espaços, parece ótimo assim! ( saíram muitos "parece/pareceu" no meu texto... kk não gostei, mas não vou corrigir não, vou mesmo é fazer diferente da próxima vez... kk)

  • @diogogoncalves8163
    @diogogoncalves8163 Před 5 lety +21

    Muitas vezes diisse ''sim'' para questões que estavam sendo decididas em uma reunião com 3 ou 4 pessoas, simplesmente por não conseguir acompanhar na íntegra o raciocínio das pessoas envolvidas, dizia ''sim'' por perceber que era a decisão dso demais e para terminar com aquilo logo. Problemas escolares tive yambém, nao Bulling, mas dificuldade no aprendizado em algumas matérias e desconforto com barulhos ao redor. Dificuldades no emprego, tive várias, agora criei métodos para me manter mais sociável no refeitório, com a interação social. Fui diagnsticado também na fase adulta e tenha acompanhamento psicológico, o que me ajuda muito a me entender e melhorar no interagir com o mundo. Parabéns pelo canal!

  • @Heavy-metaaal
    @Heavy-metaaal Před 4 lety +17

    Eu tenho medo de pessoas me passarem a perna. Sofro também com relacionamento sociais. E muitas pessoas dizem que sou muito sincero. Sofro um pouco com o autismo. Já tive duas namoradas. Faço terapia.

  • @marilenealvesss
    @marilenealvesss Před 5 lety +215

    William você sente constantemente um sentimento de inadequação social e uma sensação de desconexão da realidade? Por mais que eu goste de determinado lugar e pessoas (tipo faculdade) sinto como se não conseguisse me conectar com essa realidade e aí vem a indiferença... Como se mais nada importasse além dos meus hiperfocos. Ah, vc tbm sente necessidade de solidão e isolamento? Tô me formando em pedagogia e me descobrindo Asperger aos 27 anos, e todas essas sensações me acompanham a vida toda.

    • @chimurawill
      @chimurawill  Před 5 lety +58

      Sentimento de inadequação, sim, sempre senti em algum nível. Estava especialmente intenso quando fui procurar psicoterapia pela primeira vez.

    • @chimurawill
      @chimurawill  Před 5 lety +107

      Me sinto só muitas vezes, porém, isso não é uma necessidade - pelo contrário, é indesejável. Sinto como se eu tivesse que constantemente me esforçar para ser compreendido, e dificilmente sou, o que contribui para me sentir sozinho e ficar deprimido, eventualmente.

    • @anacs19
      @anacs19 Před 4 lety +4

      Compreendo! Entendo muito bem o que você diz passar e as duas respostas do William! Me sinto menos sozinha agora

    • @Fiosdeseda
      @Fiosdeseda Před 4 lety +4

      Eu sinto muito isso😐

    • @MrGaidzak
      @MrGaidzak Před 4 lety +38

      É bem por aí mesmo! E nessa quarentena o povo me ligando dizendo que tá com saudade, e eu digo mecanicamente : Eu também!! Mas é a maior mentira kkkk... Eu tô é adorando ficar em casa com meu dog e comigo mesmo sem ninguém encher o saco ou ter que inventar desculpa esfarrapada.

  • @gabrielmoreno9455
    @gabrielmoreno9455 Před 3 lety +6

    Cada vez mais suspeito que tenho essa síndrome em nível leve. Eu sou MUITO verborrágico, se me deixar eu desembesto a falar, com prolixidade e bastante detalhamento. Isso fica bem claro em textos escritos, mas se a pessoa me der espaço, eu falo bastante também. Sou tímido e tenho dificuldades sociais, o que me gera ansiedade e ocasionalmente depressão. Mas eu acho que o que "mata" a hipótese pra mim é que eu gosto muito de pessoas, adoro estar com elas, o problema é que a situação me gera ansiedade ao mesmo tempo, o que pode parecer bem contraditório (e me massacra, muitas vezes). Fora o fato de ser o "´timido falador", o que leva a situações estranhas e igualmente contraditórias. Se estou com pessoas, estou feliz, porém ansioso; se não estou, estou sem ansiedade, mas infeliz por estar sozinho. É foda! Então também não sei, acho que vou procurar um especialista aí não pra pregar um diagnóstico na testa, mas para me auxiliar aí a ter mais qualidade de vida e tranquilidade. Valeu Willian, vídeo muito útil!

  • @giselerodrigues7860
    @giselerodrigues7860 Před 4 lety +151

    William, sua voz é muito boa! Vc pode ser locutor ou dublador!

  • @lauratorquato9293
    @lauratorquato9293 Před 4 lety +22

    Nossa!!! Estou encantada com o seu canal. Sou profissional da saúde e vc está me ajudando muito com suas explanações. Gratidão.

  • @claudiovieira8800
    @claudiovieira8800 Před 4 lety +157

    Recentemente conheci uma moça encantadora em um grupo de WhatsApp. Ela disse pra mim que tem essa síndrome (que eu nem conhecia). Resultado, to aqui pra entender um pouco sobre o assunto para que eu possa saber como lidar com ela... Kkkk

    • @adv.amandasoares
      @adv.amandasoares Před 4 lety +21

      Haha bem fofo

    • @monalissahellen7011
      @monalissahellen7011 Před 4 lety +22

      Sou casada com um Asperger a convivência no dia a dia não eh fácil pq eles têm dificuldades em se comunicar e ter um pouco de empatia pelo outro ! Mas acho legal vc buscar entender pra saber.lidar com ela , eles são encantadores e muito inteligentes, tem foco em rotinas , a rotina pra eles eh muito importante eh como eles se organizam .

    • @isabellebelem5590
      @isabellebelem5590 Před 4 lety +19

      Meu namorado é Asperger e é difícil viu, tem que ter muita paciência e pesquisar bastante. A comunicação as vezes é difícil, as vezes ele parece ser "egoísta demais", mas eu sei que não é de propósito. É um relacionamento muito profundo

    • @lcs4237
      @lcs4237 Před 3 lety +1

      @@isabellebelem5590 você não sabia que ele tinha?

    • @isabellebelem5590
      @isabellebelem5590 Před 3 lety +1

      @@lcs4237 sabia desde o começo, ele foi super aberto com issi

  • @Isabel-yi3hf
    @Isabel-yi3hf Před 3 lety +5

    Admiro esses aspies que conseguem um dia aprender saber o q falar e o que não falar. Já tou na casa dos 30 e ainda não aprendi isso. Já até li livros sobre . Ps.: Tbm sou asperger

  • @regianeoliveira8173
    @regianeoliveira8173 Před 4 lety +14

    VAMOS AJUDAR O WILLIAM DEIXANDO O LIKE E ASSISTINDO ATÉ O FINAL
    TENHO CERTEZA QUE LOGO ESTARÁ GRAVANDO MUITAS DICAS PARA AS MAMÃES 💎❤️
    AH, SE VC CONHECE ALGUMA FAMÍLIA COM AUTISTA INDIQUE O CANAL 🤩

  • @Zeca24CB
    @Zeca24CB Před 4 lety +30

    Que menino bonito!!! Rsrsrs. Como é complexo o humano. Que bom estar sempre aprendendo.

  • @gabrieladaniel9687
    @gabrieladaniel9687 Před 3 lety +5

    Namorei alguém com essa síndrome por 6 anos. Sempre achei ele estranho e eu me sentia muitas vezes ansiosa ao seu lado por causa de seu comportamento anormal em algumas situações que confesso que me assustava. Quase nos casamos. Se tivésse descoberto antes, talvez eu teria o ajudado e quem sabe ele estaria tão bem assim como voce hoje. Seu desenvolvimento está de parabénns!

  • @miriancamargoholanda6824
    @miriancamargoholanda6824 Před 4 lety +12

    Meu filho tem muita dificuldade em se comunicar.
    Parece com vc ,ele tem 16 anos.
    Mais está fazendo terapia eu espero que melhore,pois começou faz pouco tempo.
    Vc é muito lindo Deus abençoe.

  • @rosesilva3972
    @rosesilva3972 Před 4 lety +9

    Olá! Este ano descobrimos juntos ( eu e meu filho) que ele é Asperger. Ele já faz terapia há dois anos e ajudou muito. O hiperfoco dele há dois anos é a física e estamos aguardando o resultado do Enem. Quer trabalhar com pesquisa. Na infância sempre teve linguagem coloquial, amava dinossauros, sabia tudo sobre eles e ao longo dos anos foi mudando o foco. Tem hipersensibilidade a luz, calor, som. Continue esse trabalho. Meu príncipe tem 18 anos , é um gengleman, sempre foi diferente, mas sempre incompreendido.

    • @chimurawill
      @chimurawill  Před 4 lety +5

      Me identifiquei bastante. Espero que ele se torne um ótimo pesquisador!

    • @rosesilva3972
      @rosesilva3972 Před 4 lety +2

      A psicóloga me disse que já o vê nas capas das revistas científicas kkkkk sou muuiitoo ligada a ele e já estou sofrendo em pensar q ficarei longe dele pois irá se mudar para outra cidade para estudar.

    • @ricardorica9101
      @ricardorica9101 Před 2 lety

      No meu filho tem 5 anos ele foi diagnostificado com autismo ele ama dinossauros muito começo fazer terapia comportamental e fonoudiolago

  • @GABRIEL_BUEL
    @GABRIEL_BUEL Před 2 lety +1

    Sempre me incomoda um abraço um aperto de mão, vida social, não consigo falar em uma roda de conversa só fico observando o que as pessoas falam
    Sempre nervosa
    Não gosto que mecham nas minhas coisas,e sempre lembro como deixei arrumado se mecher sei que mecheu
    Problemas na escola sempre tive, sempre me chamavam de esquisita até hj me chama.mais pra mim e o meu normal eu sou assim
    Até larga a escola por não aquenta tanto que sofrir lá.
    Dificuldade no trabalho nunca parei em nenhum emprego nenhum mesmo.
    Sempre falam que sou preguiçosa mais não e isso quando começo a trabalhar estou de boa mais se acontecer qualquer coisa como mudança de cargo ou rotina eu me desespero e não volto nunca mais...
    Sempre fui diagnosticada com depressão mais sinto que não e isso sinto que e algo mais profundo
    Mais os médicos de hj não quer nem nos ouvir.
    Meu filho foi diagnosticado com autismo
    Será que tenho também?

  • @daviautista4547
    @daviautista4547 Před 3 lety +4

    Maior desafios de um autista adulto é que muita gente autista só é descoberto depois de velho, é o maior dificuldade que o adulto autista enfrenta é o preconceito, negação e discriminação. A melhor maneira é tratar com psicológo

  • @marjorepriscila4464
    @marjorepriscila4464 Před 2 lety +9

    Já me apontaram que meus diálogo na verdade tratam de debates ou palestras. Me empolgo tanto que acabo "dando uma aula". Dizem que não me empolgo com alguns assuntos, eu me torno o assunto em sí . E sempre tenho uma fala extremamente detalhista, bem explicadinha, chega a ser motivo de chacotas . sobre contato visual , realizo porém não mantenho. Sempre me considerei boa em lidar com outras pessoas, mas começo a me questionar se isso se baseia somente na minha capacidade argumentativa e expressiva não necessariamente refletindo habilidades de diálogo social. Pois se for somente um "papo pra passar o tempo" amenidades... Sinto me perdida. Estou somente em suspeita atualmente, mas minha psiquiatra respondeu me que vale a pena investigar após lidar com a depressão. Alguém mais se reconhece nestas questões?

  • @joaomadeira3262
    @joaomadeira3262 Před 4 lety +50

    Se há coisa que acho interessante em "testemunhos na primeira pessoa" é que é feita uma importante desmistificação de falsas generalizações que muitas vezes dominam o pensamento até de pessoas aparentemente entendidas. Está de parabéns pela excelente iniciativa e conteúdo que no fundo representa uma lufada de ar fresco no estudo e partilha do tema, para além de nós (com TEA) nos sentirmos de facto compreendidos. Fui diagnosticado com SA com 3 anos e comecei a fazer intervenção precoce desde pouco depois. Tive uma infância bastante típica a nível de dificuldades e particularidades relacionadas com o autismo, mas felizmente contei com um maravilhoso acompanhamento em casa e nos locais por onde passei onde me prestaram algum apoio. A luta foi dura, há momentos que ninguém gosta de viver ou presenciar... posso dizer que até aos meus 14 anos tinha a maioria das características típicas da SA facilmente observáveis. Após isso fiz bastantes progressos e, numa tentativa minha de ultrapassar essa dura e algo negra luta e seguir em frente, tentei apagar da minha memória simplesmente esses anos, muito embora ainda tivesse muito da SA em mim e nem sempre estivesse a ter o devido acompanhamento. Tudo correu bem até certo ponto, mas com a chegada à idade pré-adulta voltei a deparar-me com alguns desafios, a perceber que as particularidades estavam lá muito embora tivesse aprendido a lidar com elas. Além disso, devido ao passado de luta e tensão constante, acho que desenvolvi uma espécie de patologia ligeira ligada ao humor, que tento ultrapassar todos os dias um bocadinho, uns melhor e outros pior, é a vida. Com a chegada à maioridade, percebi que tinha imensa dificuldade em contexto de trabalho, grupos a mesma coisa (nisso, o meu testemunho é palavra por palavra igual ao seu) e em muitos outros parâmetros. Decidi olhar para mim como sou e finalmente, quase com 19 anos, vejo nas minhas características algo que não me define, não é susceptível de ser reprimido ou escondido e com que consido lidar. Sinto-me único à minha maneira e começo a ter lentamente uma autoestima não dissimulada, algo que dá uma paz interior inimaginável. Um grande abraço de Portugal, espero que seja útil mais este testemunho, estarei aqui para acompanhar sempre o seu excelente conteúdo!

    • @chimurawill
      @chimurawill  Před 4 lety +3

      Muitíssimo obrigado pelo excelente testemunho

    • @chimurawill
      @chimurawill  Před 4 lety +5

      Fico muito feliz quando vejo que outros aspies podem usar deste espaço para também partilhar suas experiências

    • @geraldonunes8135
      @geraldonunes8135 Před 4 lety +2

      Só tente dar espaços entre parágrafos. Assim a leitura fica mais fluida, queria ler seu testemunha mas não consigo olhar para esse textão. Por favor, isso não é uma crítica negativa, é apenas para ajudar outros.

    • @lucianelima
      @lucianelima Před 4 lety

      Adorei seu relato, me ajuda a compreender meu filho que é Asperger.

    • @marciarocha7288
      @marciarocha7288 Před 4 lety

      Ola! Bom dia! Gostaria de uma opinião sua se possível, minha filha já mora em Lisboa há mais de 1 ano e não pretende voltar pra cá. Então penso em ir morar em Lisboa com ela e meu filho de 16 anos porém ele está bem angustiado com essa mudança... ele foi diagnosticado aos 6/7 anos.
      Penso que será muito bom pra ele pois o Rio de Janeiro está muito violento, dificultando ainda mais sua autonomia na locomoção além do fato de nosso sistema de educação estar falido...
      Vc conhece a APSA em Lisboa?
      Nossos planos são para ele terminar o secundário aí e entrar numa universidade ...
      Muito obrigada por sua atenção!

  • @jackkelly1222
    @jackkelly1222 Před 4 lety +12

    Quero agradecer todas as informações e experiências que você tem dividido aqui no canal. Tenho convivido com uma pessoa adulta que não tem o diagnóstico de autismo ou Asperger. Estamos no caminho para o diagnóstico,É muito desgastante o percurso até o diagnóstico preciso. Mas no meio do caminho entre artigos pesquisas e muito material no CZcams encontrei você.Que tem ajudado muito em como entender a dificuldade de comunicação verbal e não verbal, hiperfoco, hiper e hipo sensibilidades sensoriais e estou aprendendo muito.
    Haaa queremos deixar registrado
    "haaa como vc é lindoooo e encantador "
    kkkk desculpa #mamãe Jandira Menezes manda beijo aí no próximo vídeo ela tá apaixonada pelo assunto e por vc tbm kkkk ps eu tbm

    • @chimurawill
      @chimurawill  Před 4 lety

      Fico muito feliz em saber que meus vídeos tem ajudado neste percurso! Sei que é muito desgastante, mesmo.

    • @chimurawill
      @chimurawill  Před 4 lety

      E muito obrigado pelos elogios!

  • @RaquelKenna
    @RaquelKenna Před 4 lety +8

    Eu tenho autismo mas me sinto desconfortável falando sobre o assunto porque todo mundo me acha esquisita e sempre acham que eu quero chamar atenção.

  • @construyendounhogarbr
    @construyendounhogarbr Před 4 lety +24

    Espetacular seu canal, vou usar nas minhas aulas na especialização do Institito Federal de São Paulo- campus São Carlos para falar sobre o tema

    • @chimurawill
      @chimurawill  Před 4 lety +7

      Por favor! Fico muito agradecido e lisonjeado por conseguir contribuir para conscientização, neste cenário!

  • @leonardosena7048
    @leonardosena7048 Před 4 lety +13

    Sou estudante de Psicologia, e acredito me enquadrar no diagnóstico. Vou levar a meu terapeuta.

  • @sandroperegrino6063
    @sandroperegrino6063 Před 3 lety +14

    Caríssimo Wilian,
    Eu respondi ao questionário dando gargalhadas kkkkkkkk
    Parece que a gente se conhece há décadas KKKKK
    Tenho 51 anos e estou re re re re começando a vida porque sempre quis ser o que eu nunca fui: neurotípico.
    Estou em busca de diagnóstico/tratamento, mas sabemos o quanto cu$$$ta o acesso a uma equipe multidisciplnar e no momento eu não disponho desse valor. Na verdade o que menos disponho agora é dinheiro. O que mais tenho é vontade de seguir em frente diante da perspectiva de ter encontrado um caminho com o qual eu me identifico.
    Consegui fazer com que a mãe da minha filha parasse pra me ouvir e acho que vamos começar a viver de forma diferente doravante.
    Estou em Sete Lagoas/MG e preciso de mais orientações pra vencer o desafio de ser eu mesmo e interagir com as pessoas, a começar pela minha filha e a mãe dela.
    O seu canal finalizou a organização das idéias que estavam chegando de todos os lados e agora eu consigo enxergar com clareza o que tenho que fazer pra ir atrás de um diagnóstico apropriado a algo tão complexo e novo. Talvez nem seja esse o caso, talvez eu nem seja um asperger, mas o fato é que o trabalho dos profissionais envolvidos com o autismo me fez começar a assistir vídeos sobre o assunto e me identificar de forma até engraçada com as peripécias de ser especial e me fez me perdoar pelos infindáveis conflitos em que me meti e pelo sofrimento que passei e fiz outras pessoas passarem.
    Eu nunca tinha ventilado a hipótese de ter uma diferença cerebral que me dificultasse entender o mundo e de me comunicar com ele.
    Parabéns pelo seu trabalho e pela sua disponibilidade em nos ajudar.

    • @lcct635
      @lcct635 Před 2 lety

      Olá Sandro, procure uma faculdade que lá eles costumam ter o curso de psicologia e os alunos oferecem um traga de graça para você.

  • @priscillatavares3863
    @priscillatavares3863 Před 4 lety +5

    Vc não sabe a importância desse vídeo p mim ❤️ descobri sexta passada que meu filho de 4 anos tem Asparge. Obgda pelas palavras.

  • @elizandrali9365
    @elizandrali9365 Před 2 lety

    Que menino lindo, inteligente, fala muito bem, estou duvidando que seja Asperger.
    Vc é a cara do Airton Senna

  • @Mariaisabella11522
    @Mariaisabella11522 Před 5 lety +6

    Seus vídeos são excelentes! Meu filho tem diagnóstico de Asperger há cerca de 1 ano, esse diagnóstico foi fechado quando ele tinha 15 anos. Seus vídeos têm ajudado incrivelmente, através deles consigo entender melhor essa nova visão de mundo na vida da minha família. Parabéns!

  • @alysonnonato3604
    @alysonnonato3604 Před 3 lety +2

    Willian, você pediu para não nos autodiagnosticarmos e compreendo isso. Mas depois de assistir a este vídeo foi difícil para mim não me ver mais como Asperger. A síndrome vem me despertando interesse nos últimos meses e venho percebendo que me enquadro em muitas das características do Asperger. No caso deste vídeo seu, eu respondi SIM a todas as perguntas que você fez! Obrigado por divulgar este check list e discuti-lo neste vídeo, me ajudou muito.
    Para aqueles que têm Asperger na família e buscam mais informações, sugiro o canal de Ana Maria Barbosa Silva (CZcams), psiquiatra e especialista em autismo e Asperger.

  • @araujoaraujo8182
    @araujoaraujo8182 Před 4 lety +5

    Como eu queria falar tão bem como vc, parabéns.

  • @2024joy1
    @2024joy1 Před 2 lety +2

    Tenho dificuldade em me adaptar com mudanças. O fato de eu mudar o caminho quando vou ao trabalho já me deixa aflita!
    Chimura você é a voz que o Brasil precisa💗

  • @claudiamendes2001
    @claudiamendes2001 Před 4 lety +6

    Sou mãe do Guilherme, aqui em São Paulo .Ele foi diagnosticado aos 8 anos e tem 13 anos. Estou com dificuldade de lidar com ele na adolescência

  • @ndraima1
    @ndraima1 Před 2 lety +2

    Também fui diagnosticado na fase adulta. Faço acompanhamento e vivo feliz, também sou de Porto Alegre, RS. E estudo pedagogia.

  • @albalucia2800
    @albalucia2800 Před 5 lety +28

    Menino você é maravilhoso!🤗🤗😍😍

  • @jujudechichi
    @jujudechichi Před 5 lety +31

    Eu acho que vc fala muito bem, se faz entender muito bem!!! Não se preocupe com isso. Adoro seus vídeos.

  • @kurkineva
    @kurkineva Před 4 lety +7

    Só acho o seguinte, eu simplesmente não conseguiria fazer um vídeo explicativo como esse. Apesar de ter estudado em bons colégios particulares nunca consegui entrar na Unicamp (sou campineiro). Passei dos 40, mas sou mais infantil que muitos de 20.

  • @rosemonteiro839
    @rosemonteiro839 Před 5 lety +7

    Bom dia!
    Adorei tudo que disse!
    Tenho uma filha hoje com 16 anos, e mesmo com todos os avanços a dificuldade para fechar diagnóstico e muito grande (já recebeu HD:TDHA +TOD) agora estamos lutando para o reconhecimento do Asperger, ela é muito funcional, com certeza isso ajuda muito e melhora sua comunicação social por outro lado dificulta o diagnóstico, ela apresenta todos os traços comentados neste vídeo.
    Desejo muito sucesso.
    Obrigada!!
    Abç.

    • @chimurawill
      @chimurawill  Před 5 lety +1

      Oi, Rose! Sei muito bem o quanto é difícil... Espero que consiga encontrar um profissional que consiga investigar seriamente o caso de sua filha. Torcendo por ti!

  • @gio-vn1wv
    @gio-vn1wv Před 4 lety +11

    gosto muito do seu canal, poderia passar horas vendo seus vídeos, aprendo muito com eles!

  • @edmundomaneschi8338
    @edmundomaneschi8338 Před 4 lety +10

    Parabéns meu amigo,explanação sobre espetacular fácil entendimento,vocabulário farto,muito obrigado por dividir !!!!!!!👏❤️👍

  • @profamiria
    @profamiria Před 4 lety +3

    Willian, estou amando seu vídeos. Tenho um sobrinho autista de 8 anos e quero muito aprender a entendê-lo e ajudá-lo. Muito obrigada!!

    • @chimurawill
      @chimurawill  Před 4 lety +2

      Que bom que está ajudando, Miriã. E muito obrigado por se tornar um membro =)

    • @profamiria
      @profamiria Před 4 lety

      @@chimurawill continue seu excelente trabalho!! Somos totalmente ignorantes com relação a esse assunto e seus vídeos são muito importantes. Acabei de assistir os 12 sinais e vi que vc está numa cadeira gamer. Que vídeo game vc recomendaria para uma criança que tem atraso de fala e algumas estereotipias, como empilhar ou arrumar carrinhos, só comer 2 tipos de comida etc. ? Um abraço e obrigada por responder.

  • @hains159
    @hains159 Před 3 lety

    Descobri que sou asperger há pouco tempo, mas é surpreendente a forma como as coisas, de repente, fizeram sentido pra mim! Antes, eu convivia com minhas anormalidades mas me questionava "qual é o meu problema? Será que eu sou louca?", agora, lendo sobre autismo e asperger eu me conheci de verdade. Nunca consegui aprender a dançar, por mais que fizesse aulas, não conseguia repetir a sequência de passos. Todas as vezes que ia dançar a pessoa tinha que me ensinar novamente e era muito difícil memorizar, havia uma certa lentidão em mim! Isso pra tudo que exija um "passo a passo" minucioso, de "primeiro isso, depois aquilo, daí aquilo outro". Também descobri o porquê de ter reprovado tantas vezes no teste prático do DETRAN, pois nós autistas temos um certo problema em estimar três dimensões (buracos, lombadas), medidas, localização geográfica, distâncias, etc. Também trombava nas pessoas quando caminhava em meio a uma multidão e, por falar em multidão, me sentia extremamente incomodada ao perceber que estava rodeada de pessoas. Jantares em restaurantes lotados, baladas, eventos com muita gente falando ao mesmo tempo, barulhos... aquilo me incomodava demais, era quase insuportável sem beber um vinho/álcool para acalmar os sentidos. Sensibilidade a cores misturadas, ir ao mercado é realmente uma tortura! E a dificuldade pra falar em público? Quase reprovei várias vezes na faculdade por conta disso, especialmente se tivesse alguém conhecido me olhando, travava totalmente! Obviamente não vou listar as tantas coisas que antes me faziam duvidar da própria sanidade, mas acho que o ponto de não conseguir manter laços é o que mais me intrigava. Nunca consegui ser a melhor amiga de alguém, sempre acabava sobrando nos grupos. Até tinha alguns colegas, mas não era uma relação forte, logo que outra pessoa chegava, eu fazia papel de "acessório" para as duas pessoas, somente as acompanhava, ficando fora dos diálogos. Relacionamentos amorosos eu consegui ter alguns, os quais duraram bem pouco tempo, quando as coisas começavam a ficar mais "sérias" eu simplesmente não conseguia manter. Em 27 anos nunca tive um relacionamento "sério" e nunca entendi o porquê disso, agora eu sei! É muito bom entendermos nossas diferenças para sabermos como lidar com elas!

  • @vamosfalarsobre6276
    @vamosfalarsobre6276 Před 4 lety +4

    O cara e programador que top! Man sou te fã so de assistir seu 1 video

  • @vanderlimariadasilva4095
    @vanderlimariadasilva4095 Před 4 měsíci

    Parabéns, Wiliam, pela maneira clara de explicar cada questão. Foi muito legal. Um abraço.

  • @kellynraquel
    @kellynraquel Před 4 lety +10

    Seu canal está me educando bastante sobre o tema. Obrigado Willian!

  • @macielpeixe6731
    @macielpeixe6731 Před 4 lety +2

    Tenho um filho autista e estou suspeitando que eu possa ser também, porém em um grau bem leve. Devido a quantidade de problemas que já enfrentei por conta do meu jeito incomum de se comportar, decidi pesquisar a respeito.
    Não gosto de olhar nos olhos das pessoas geralmente converso sem olhar e isso já me gerou e ainda gera um caminhão de problemas. Porém como sou consciente disso eu sempre tenho que ficar me lembrando de olhar nos olhos das pessoas. Eu consigo olhar nos olhos das pessoas e entender as expressões faciais porem não gosto.
    Sempre tive descontrole da voz isso é bem difícil de controlar quando me impolgo.
    Sempre gostei de falar muito porem acabo dissertando e isso acaba deixando o ouvinte entediado. Sei falar em curtas palavras mais por algum motivo eu gosto de explicar detalhadamente. Ainda não sei como lidar com isso.
    Tenho muita ingenuidade, isso é um traço bem marcante em mim, porque tenho dificuldade de desconfiar das pessoas o tempo todo isso me cansa e fico estressado. Porém para o mundo do trabalho é necessário sempre está atento às pessoas.
    Enfim isso é um pouco do que vivo, porém nem tudo são dores.
    Tenho hiperfoco e isso me ajuda muito para aprender qualquer assunto.
    Tenho muita resiliência e isso gerar resultados positivos.
    E outras coisas boas também. Mais é isso.

  • @Regina-is8om
    @Regina-is8om Před 3 lety +3

    Feliz aniversário, Willian !!

  • @kellmarilia4109
    @kellmarilia4109 Před rokem +1

    Cara, achei esse vídeo pq estava procurando sobre essa síndrome. Vc fala MT bem, tua voz é super agradável de ouvir.. é forte, firme.. nossa adorei ouvir vc de vdd. Obrigada pelo vídeo 😊

  • @becazul
    @becazul Před 4 lety +5

    Ok, já vi uns 4 vídeos em sequência talvez eu esteja ficando viciada

  • @hannecaroline4966
    @hannecaroline4966 Před 2 lety +1

    Esse video descreveu os desafios na minha vida rs ☺! Seu vídeo é utilidade pública e que os pais de hoje em dia busquem informação pra poder ajudar seus filhos na caminhada da vida 👏👏👏

  • @sofia-ok8ge
    @sofia-ok8ge Před 4 lety +6

    Sou apaixonada nesse homem 💙

  • @maysakariciele7867
    @maysakariciele7867 Před 3 lety +1

    Eu pesquisei muito sobre o assunto, justamente por ter essa hipótese.
    Minha mãe me levou ao médico, pois eu era uma criança muito introvertida, e calada, com diversas outras "esquisitices". Realmente o médico indicou que havia sim suspeita de autismo. Entretanto minha mãe tinha muitos problemas também, o que fez ela deixar o assunto de lado.
    Eu percebi que havia algo de errado quando minha mãe adoeceu. Logo todos cobravam que eu mostrasse alguma reação com o câncer terminal dela.
    Claro que eu sofria muito com a situação, mas não conseguia expressar sentimentos. Tinha crises de nervoso no hospital quando ficava de acompanhante. Me fechei completamente durante os últimos meses de vida dela.
    Quando ele veio ao óbito eu não chorei, travei! Como se eu não tivesse entendido exatamente o que estava acontecendo. Eu não tinha noção do que tinha acabado de acontecer.
    As pessoas me julgaram como se eu fosse fria, insensível...
    Com o passar do tempo eu percebi e comecei a entender o que havia acontecido, e engatei em um sofrimento terrível...
    Enfim, com tudo isso, eu me coloquei como suspeita de ter TEA... Sem contar que não consigo ver a maldade nas pessoas, discernir o falso do verdadeiro. Por causa disso já me coloquei em diversas situações de risco.
    Eu não sei por onde começar, não sei o que devo fazer para conseguir um diagnóstico. Tenho dificuldades em me expressar e pedir ajuda. Muitas vezes me ofereciam ajuda, eu precisava, mas recusava... Não gosto de interação social. Sinceramente, eu odeio locais com mais de 3 pessoas. Principalmente se elas forem desconhecidas.

  • @ceisamelo7070
    @ceisamelo7070 Před 5 lety +6

    vc é muito claro ao se expressar ! parabéns

  • @gracebarbosa4617
    @gracebarbosa4617 Před rokem

    Fala super bem; o que é uma das características forte do autista. Sei disso porque tenho lido e vejo vídeos a respeito.
    Conheci você hoje, dia 04/01/2023, assistindo sua entrevista no programa do Danilo Gentile.
    Um palestrante nato. Parabéns!
    Deus o abençoe.
    Aracaju-Se.

  • @mariaisabel8456
    @mariaisabel8456 Před 5 lety +8

    Vc se expressa muito bem, continua postando seus vídeos, Como eu ja falei em outro comentário; vc é um anjo pra nós mãe de autista

  • @Paula-sx6il
    @Paula-sx6il Před 2 lety +1

    Estou dando início a um processo diagnóstico e adorei seu podcast, super esclarecedor e falado de uma forma bacana que é a sua própria vida!

  • @YgorCortes
    @YgorCortes Před 4 lety +13

    Cara, eu nem tenho autismo e me identifiquei MUITO com você! Haha
    Quando você falou sobre não ser apegado a rotinas, mas ficar muito decepcionado quando algo de bom que estava planejado não acontece, eu me identifiquei DEMAIS. Esses dias pra trás eu fiquei TÃO mal por causa disso (e no fim acabou dando mais ou menos certo kkk). Também me identifiquei muito com a questão sensorial... Eu tenho muita agonia nas mãos, especialmente quando tá frio, eu não consigo encostar em nada quando tenho isso, e é bem frequente, e era mais ainda quando eu era mais novo (o que é super estranho, porque eu nunca vi ninguém com essa mesma agonia kk). Também me identifiquei com o que você falou de não conseguir identificar exatamente o que as pessoas estão achando da conversa, eu sempre fico muito apreensivo porque eu quero que as pessoas gostem de mim, e não sei se elas estão gostando ou não (e sempre acho que não estão kk)
    Você e seu canal são incríveis, sério! Fiquei muito feliz em conhecer seu canal! Muito obrigado pelos seus vídeos! 🙏🙏

  • @marisaduarte441
    @marisaduarte441 Před 4 lety

    Você tem uma inteligência acima da média, é impressionante ouvir que você tem ou teve algum problema com socialização!

    • @monalissahellen7011
      @monalissahellen7011 Před 4 lety

      Ele eh Asperger eles têm inteligência acima da média e Boa dicção eh uma característica deles ! Tb possuem dificuldade em interação social .

  •  Před 4 lety +3

    Mas que simpatia, guri! Me fez lembrar de mim mesmo, só que com TDHA, sem o H. Tem assunto pra encher GDrive. Vou acompanhar o canal.

  • @psicologarosannejorgegarcia

    É tão incrivel, pois voce fala que tem e nao da pra acreditar tamaha sua desenvoltura para falar de tudo isso.

  • @vanessafeitosa1347
    @vanessafeitosa1347 Před 5 lety +5

    Vc é brilhante! 🥇☺ obg p compartilhar seus conhecimentos conosco, nos ajuda MUITO! PARABÉNS pela iniciativa do canal .

  • @cinthiacturazzi
    @cinthiacturazzi Před rokem

    É muito bom ver seus vídeos. Meu caso é o TDAH e estou com suspeita de asperger. Gosto como você fala de forma concisa, direta e sóbria, parabéns!

  • @rosacristinadeoliveira4249

    Ótimo e bem esclarecedor, como sempre seus vídeos me ajudam muito.Qdo puder fale sobre a questão da sexualidade e relacionamentos amoros

  • @anenery
    @anenery Před 5 lety +2

    Meu filho tem praticamente todas as coisas que você falou tirando dois ou três fatos porque ele é criança. Amo seus vídeos é sempre bom ouvir o próprio autista dando os seus relatos, na verdade é animador para nós mães. Obrigada Deus ti abençoe 😘❤

  • @eurosangela.araujo9779
    @eurosangela.araujo9779 Před 4 lety +3

    Vc é fantástico! Me ajuda demais a me compreender e me aceitar.

  • @marcellopapa72
    @marcellopapa72 Před 4 lety +2

    Tb gostaria que vc falasse sobre as relações e distinções entre introversão, fobia social e espectro autista.
    Pode ser professor facilmente. abraço!!! Camarada!

  • @nascisolar
    @nascisolar Před 4 lety +4

    Eu sou TDAH e me identifico com muita coisa que cê fala aí, têm muitos pontos comuns esses dois transtornos

  • @jonathanlopes5016
    @jonathanlopes5016 Před 4 lety +1

    Fiquei feliz em ter és conteúdo meu melhor amigo também foi diagnosticado com a síndrome de Asperger ❤

  •  Před 5 lety +3

    Eu estou indo pro neuro já sei que sou asperger tenho uma lista com mais de 100 coisas de asperger e historico na família do pai tia e uma prima autista hoje sou casado tenho um menino minha esposa me conquisto fazendo a faculdade do que eu fazia e por ser inteligente ela e unica pessoa que gostei de verdade fora meus irmaos e mae e pai e meus avós outro fato sou bem inteligente em areas biologicas e aprendi andar aos dois anos.

  • @ednacristinamj7327
    @ednacristinamj7327 Před 4 lety +1

    Muito lindo e fofo,mais deixando de lado jeito q vc se comunica é muito bom, não me sinto tediada, fico feliz pelo seu desenvolvimento e querer ajudar outros.
    Vim pra entender melhor sobre, vai q eu precise destas informações no meu futuro trabalho de assistente social.

  • @Lauragamer370
    @Lauragamer370 Před 5 lety +39

    Eu tenho uma necessidade enorme de rotina, e quando sai do meu "controle " entro em desespero

    • @anasaraiva5311
      @anasaraiva5311 Před 4 lety +3

      Pode ser várias coisas, n necessariamente autismo. A ansiedade, por exemplo, dá esses sintomas.

    • @zizacarcalho3974
      @zizacarcalho3974 Před 3 lety

      Eu também não gosto de mudanças em nenhum aspecto .

    • @irani4276
      @irani4276 Před 3 lety

      Eu tbm me sinto perdida

  • @valquiriasilvaboavistafcat7749

    Meu filho foi diagnosticado com ASPEGER aos 7 anos.Você está iluminando muito a nossa vida!Tudo o que você diz,faz "CLIC"na minha cabeça.Deus te abençoe! Muito obrigado pela partilha.🙏💙🌈

  • @Oruguitaify
    @Oruguitaify Před 4 lety +4

    gente!!! faça acaba de falar 3 coisas que meu filho faz, odeia cortar o cabelo desde sempre, usar calça jeans ou ajustada é um pesadelo e fala alto. Estou em meio de averiguar seu diagnostico, e até o momento nada conclusivo. Aqui no Chile falta profissionais onde moro, tudo fica mais longe. Ta dificil

  • @jorgegoulartdossantos9355

    Obrigado. Você foi bem claro na mensagem.
    Abraços e boas pesquisas.

  • @thamiresl.541
    @thamiresl.541 Před 5 lety +57

    Eu queria q vc falasse sobre a distinção do espectro introvertido/extrovertido para o espectro autista

    • @isadorabrandeburski
      @isadorabrandeburski Před 4 lety +3

      Thamires L. Sim!

    • @Patricia_sanntos
      @Patricia_sanntos Před 4 lety +2

      Também gostaria 🙋🏼‍♀️

    • @Ti-oy7hb
      @Ti-oy7hb Před 2 lety

      SIMMMMMMM

    • @thamiresl.541
      @thamiresl.541 Před 2 lety

      Eu estava na dúvida na época desse comentário, mas não estou mais. Li o dsm-v, vi documentários e reportagens sobre. Os autistas tem certas complicações devido ao transtorno do desenvolvimento, quanto ser trata de hipersensibilidade sensorial ou hiposensibilidade, dificuldades na fala (ecolalia, inversão dos pronomes como eu e ele) ou apenas na compreensão da fala que é mais representacional (eles são mais literais, do mundo do concreto e por isso não entendem as figuras de linguagem, especialmente metáforas) e tem um apego exagerado a rotina, as vezes seus gostos são muito estereotipados, em relação a objetos ou temáticas, apreciam a organização, alinhamento, e alguns tem movimentos psicomotores repetitivos. Tem pessoas que são mais de rotina, mas pessoas com tea são muito mais sensíveis a mudança. O William, esse youtuber tem um autismo de suporte leve (nível 1 pro dsm) mas ele fala em um vídeo que ele só come pizza num sabor e massa bem específico, e que só a come se estiver numa caixa de papelão e se ele vê a tampa sendo levantada. Recomendo fortemente veerem a série Atypical (original Netflix) para melhorar o entendimento!

    • @thamiresl.541
      @thamiresl.541 Před 2 lety +1

      O estilo cognitivo é muito mais apurado pros deralhes do que o global, por isso o estereótipo do autista que gosta de rodar a roda do carrinho. Isso atrapalha no entendimento da linguagem mais fluída, especialmente o contexto extralinguístico (O que implica que eles terão um pensamento mais egocentrado, como é o caso das crianças segundo o modelo de desenvolvimento estipulado pelo Jean Piaget), a linguagem não verbal (gestos, feições faciais emotivas, sorriso social. Seu pensamento é mais voltado pro mais preciso, pro exato, previsível e não o variado). O pensamento costuma ser mais imagético do que verbal, e o fato de serem metódicos e terem facilidades para ter hiperfocos podem ser grandes potencialidades funcionais pra pro autista. É sempre necessário pensar nas limitações e potencialidades, por que não é apenas um déficit, seres humanos tem uma excelente capacidade de plasticidade. Precisamos ampliar nossos horizontes.

  • @anaclaudiafreire
    @anaclaudiafreire Před 4 lety +1

    Muito bom seu canal e esse vídeo maravilhoso, minha pequena é TEA, diagnosticada por mim mãe e confirmada pela Neuropediatra, faz terapias desde os 2 anos e tem tido bastante avanços, verbal, interage de certa forma bem e bastante traquina kkkk

  •  Před 5 lety +3

    Obrigada!

  • @emagrecendoemfamilia6318

    Tenho um filho de 2 anos que faz investigação pra Síndrome de Aspeger. Sou grata pelo seu vídeo.

  • @vilmafmaura3179
    @vilmafmaura3179 Před 5 lety +4

    Sempre muito objetivo e esclarecedor!! ✌🏽

  • @valeriabustos
    @valeriabustos Před 4 lety +1

    Você se expressa muito bem, minha filha também asperguer, e muito oposicionista, não consigo ter uma conversa normal com ela

  •  Před 4 lety +3

    Eu tô até assustada com o tanto que me identifiquei

  • @julianafagundes5792
    @julianafagundes5792 Před 3 lety

    Você é um ser humano iluminado, muito esclarecedor o seu vídeo. Falar sobre suas vivências sem a sombra de idéias pré concebidas, principalmente por causa da sociedade que é ignorante e cruel. Deus te abençoe grandemente.

  • @marisartori7789
    @marisartori7789 Před 4 lety +445

    home do céu, tu é bonito demais ksks

  • @giselebosco
    @giselebosco Před 4 lety

    Interação em grupo fica prejudicada;
    Tem dificuldade em fazer novas amizades e manter amizades geralmente;
    Hiperfoco
    Problemas na escola, booling ,dificuldade de manter a rotina , etc
    Problemas de adaptação no trabalho
    Hobby ou interesse no dia a dia que consome muito tempo do seu dia ( hiperfoco)
    Intensidade em alguma atividade específica ou assunto específico;
    Se a pessoa se preocupa demais com as mudanças, causa desconforto e ansiedade;
    Falta de intuição social ( filtro) ao falar; problemas de comunicação são comuns ;
    Sensação de não estar de expressando bem ou sendo compreendido ;
    Pode querer falar sempre sobre um assunto específico, pode parecer que tem falta de empatia durante uma conversa ;
    Pedantismo,pode ocorrer
    Pode ter dificuldade em manter contato visual,
    Necessidade rígida com rotinas, planilhas;
    Hipersensibilidade ou hipossensibilidade, temperatura, fome, audição, dor, luz, etc
    Muito esclarecedor! Parabéns pelo trabalho e obgda