Vale a pena o tratamento de autismo nos EUA? [CUSTOS, TERAPIA, ESCOLA...]

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 20. 08. 2024
  • O tratamento do autismo nos EUA é superior ao do Brasil? Todos sabemos que a terapia ABA nasceu nos Estados Unidos e está coberta pelos planos de saúde (insurance) e presente nas escolas públicas americanas, o que é muito diferente do acesso à intervenção ABA (Análise do Comportamento Aplicada) no Brasil, e isso atrai muitas famílias de crianças autistas para os EUA.
    Muitas famílias de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) que possuem condições financeiras procuram os Estados Unidos em busca de um tratamento mais eficaz para o autismo. No entanto, essa escolha não é vantajosa em todos os aspectos. O professor Lucelmo Lacerda destaca vários fatores que indicam uma disputa entre os dois países sobre onde se encontra o melhor tratamento. No Brasil, há diversos aspectos positivos que, em alguns casos, podem ser mais vantajosos do que nos Estados Unidos. Confira!
    LINK DO PARECER DO CNE:
    portal.mec.gov....
    Nova coleção de camisetas da Luna ABA!
    www.lojalunaab...
    Livro Crítica À Pseudociência Em Educação Especial
    lucelmobrito.m...
    Plataforma de cursos Luna ABA: lunaeducacao.c...
    Conheça nossa Pós-Graduação em ABA (100% de Professores Mestres e Doutores): www.cbiofmiami...
    Conheça nossa Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva para Autismo e Deficiência Intelectual Baseadas em Evidências:
    cbiofmiami.com...
    Lucelmo Lacerda é Professor, Doutor em Educação pela PUC-SP com estágio pós-doutorado em Psicologia na UFSCar, Psicopedagogo, Professor da Especialização em ABA do CBI of Miami e da Especialização em Autismo da Universidade Federal de Tocantins, atuou como especialista no Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Educação Especial - CNE para a elaboração de novas Diretrizes Nacionais de Educação Especial.
    Email para contato: secretaria@lunaeducacao.com.br
    Clínica de Intervenção Luna ABA: lunaaba.com.br/​
    Rede sociais
    Instagram:
    lucelmo.lacerda
    aba.luna.autismo
    Facebook:
    prof.lucelmo/
    lunaabaBR/
    Endereço para correspondência: Av. Dep. Benedito Matarazzo, 7981 - Vila Betania, São José dos Campos - SP, 12242-010

Komentáře • 40

  • @andreiasantiago7972
    @andreiasantiago7972 Před 2 měsíci +25

    Moro no estado de Connecticut. Minha filha tem seguro do governo. Teve intervenção precoce através de um projeto aqui que se chama Birth to Three. Independente de diagnóstico, havendo atrasos, a criança recebe terpaias (TO, fono, fisio, ABA). Inclusive foi através deles que minha filha teve diagnóstico com 1a10m. Teve isso até os 3 anos de idade. Depois eles ajudaram a ir pra escola especial e la ela recebe terapias e socialização... E então buscamos ABA e (por sorte, pq as vezes demora, fica em lista de espera) logo conseguimos o serviço em casa. Agatha já fez 30h semanal com BCBA e RBT. Atualmente continua na escola especial com as terapias (TO e fono) e com 25h ABA em casa. Agatha tem 2 RBT e a Supervisora BCBA. Ela vem supervisionar pessoalmente 1 ou 2x na semana, a depender de como anda os programas que ela está aprendendo. Eu acho que tivemos muita sorte por aqui. Minha filha agora tem 4a e 9m. Sobre a cultura. Por sorte temos RBT filhas de imigrantes e entender que nossa filha necessita o afeto. Elas perguntaram se podiam... E nós falamos: nossa filha precisa ehhehe ela ama cosquinha, abraço. E elaa são muito carinhosas. A BCBA tbm se encaixou bem, é amorosa. Enfim. Por aqui boas experiencias. Mas sei que nao é a realidade de todos.

    • @andreiasantiago7972
      @andreiasantiago7972 Před 2 měsíci +3

      Esqueci de dizer que a BCBA conversa nos PPT, IEP junto a mim com a escola. Muito bom isso... Ajudam a manter essa relacao para o trabalho fluir. Depende do estado tudo e depende da cidade também. Isso deternina o recurso que se tem nos lugares publicos.

    • @lunaaba
      @lunaaba  Před 2 měsíci +5

      Muito obrigado pelo depoimento, será muito útil para as famílias!

    • @LindMrs
      @LindMrs Před 2 měsíci +2

      Andréia muito obrigada pelo relato ! Acalmoj mei coração mei filho tea2 TDAH, estamos nos preparando pra ir pra Connecticut no próximo ano , no estado todo e o mesmo sistema ? De qual cidade vcs são aí ? Deus abençoe

    • @andreiasantiago7972
      @andreiasantiago7972 Před 2 měsíci +1

      @@LindMrs Em todo estado tem bons serviços, mas fique atenta a cidade para escolas boas. Atualmente moro numa cidade não muito boa, mas enquanto a minha filha é pequena é OK. Porém quando for maiorzinha, teremos que nos mudar. Aqui a escola é de acordo com o endereço. Se a cidade não for tão boa, a escola tende a não ter muito recurso e vc tem que brigar pelos direitos como no Brasil. Agora os serviços, a criança tendo seguro saúde, consegue tudo. ❤️

    • @liandrade634
      @liandrade634 Před 2 měsíci

      Eu vou para middletown de início , será que eu consigo fazer seguro de saúde para ele?? Muito obrigada por responder ❤

  • @adrianaschulka9299
    @adrianaschulka9299 Před 2 měsíci +17

    Tenho muitas coisas para contribuir. Estamos morando em Michigan, em uma cidade do interior, com cidades maiores próximas. O acesso a serviços é bem limitado. Estamos na fila de espera para serviço de ABA em centro de autismo, a mais de 2 anos. Meu filho tem 9 anos e não é mais prioridade. Então a faixa etária da criança também interfere. Além disso, meu filho flutua entre o nível 1 e 2 de suporte, e o inglês não foi obstáculo algum. Enquanto isso, vamos fazendo intervenção home care, com profissional NADA especializado. Eu sou quem ensino muito sobre as estratégias a serem utilizadas. Somente recebeu treinamento virtual de 40 horas. É supervisionado por BCBA a distância, mas é muito pouco. Qualquer pessoa sem formação alguma pode se tornar RBT.
    A questão do insurance, vale citar que existe a coparticipação, que não é barata. Resumo: o custo é alto de qualquer forma. Somente se a criança for menor de 5 anos, aí recebe intervenção gratuita pelo governo.
    Escola: se for para escola pública e for elegível a serviço de educação especial, terá atendimento na escola, especializado. Porém número de alunos por turma é maior.
    Escola privada não tem obrigação legal de oferecer serviço especializado. Existe a vantagem de ser escola menor, porém muitas vezes sem o suporte necessário. Meu filho sofreu muito neste último ano por conta de uma professora que simplesmente não entendia que meu filho pensa diferente dos outros.
    Outra questão que me frustrou muito foi o acesso de profissionais externos a escola. Tinha em mente que parte da terapia ABA dele seria na escola. Isso não ocorre, o centro diz que não tem como supervisionar o RBT.
    Enfim, caso qq pessoa queira entrar em contato, fico feliz em ajudar: @teafiados; @adrianaschulka

    • @RosiellePegado
      @RosiellePegado Před 2 měsíci +3

      Obrigada 🙏 pelas informações ❤

    • @lunaaba
      @lunaaba  Před 2 měsíci +1

      Muito obrigado pelo depoimento!

    • @mariabaptista6958
      @mariabaptista6958 Před měsícem +1

      Oii! Aqui no Texas não é diferente e eu moro em Houston uma cidade bem grande e um estado bem rico. Eu fiz o curso de RBT e devo concordar com vc que é muito fraco. Apesar de eu ter feito psicologia no Brasil , o curso não prepara para atender crianças com nível 2,3 . O que ajuda muito os pais são os grupos on line de pais que além de darem suporte tb dão dicas e ajudam com as próprias experiências. Qto as escolas públicas devo dizer que qdo se faz o curso para ser professor não existe nenhum treinamento ou orientação específica para o professor, o que eles colocam no curso é : colocar o aluno para sentar nas primeiras carteiras, dar mais tempo para fazer a prova e só! Os psicólogos que atendem nas escolas não atendem apenas 1 escola mas várias, ou seja, não conseguem fazer um bom serviço em nenhuma…

  • @roberthafaury9359
    @roberthafaury9359 Před 2 měsíci +5

    Professor. O Pauliceia foi péssimo para meu filho. Eles me chamavam todos os dias. Ele ficou com trauma da escola depois de lá. Inclusive, teve um dia que fui buscar meu filho e os alunos estavam rindo dele na saída. E ninguém fez nada. Me deram bronca pq fiquei brava com isso.

  • @gracianapereiradesousa9387
    @gracianapereiradesousa9387 Před 2 měsíci +4

    Belezinha de prof viu? Preocupado todo tempo com as famílias, sempre à frente, auxiliando com Informações Valiosas! Obrigada ❤️

  • @mariabaptista6958
    @mariabaptista6958 Před 2 měsíci +7

    Um particular qto as escolas . Não venham achando que pq a escola inclui as crianças com necessidades especiais que ela será muito boa. Todas as escolas aqui tem o discurso de inclusão porém pouquíssimas realmente incluem. Minha amiga no Texas , Houston, teve sérios problemas desde an elementary school, na hora recreio não viram a criança saindo da escola, como os professores não são treinados eles não se preocupam em ensinar, se a criança ficar queietinha e não “ atrapalhar “ a aula está tudo bem.. Existem escolas que tem uma pessoa que em determinadas matérias vão ajudar as crianças a entender melhor o que é ensinado , porém não são todas as escolas e não ficam integralmente dando esse suporte, a não ser que a família tenha um suporte de alguma clínica ou profissional especializado. E um detalhe muito importante, aqui as escolas que recebem mais crianças com necessidades especiais recebem mais dinheiro do governo , ou seja, nada é feito pensando no melhor para a criança…, outra coisa muito importante , se vc quiser vir morar nos US , esteja em conexão com a escola, seja voluntária, participe das atividades, conheça as professoras, ajude na sala de aula, seja ativa na escola. Com certeza teu filho terá uma atenção diferenciada.

    • @catiamacedo5314
      @catiamacedo5314 Před 29 dny +1

      Eu morei aí em Massachusetts e meu filho entrou no kindengarden em 2020 numa escola publica, ele estudou nessa escola por 2 anos e desde que ele entrou ele tinha muita reclamação do comportamento dele na escola, meu filho sofreu bullying na escola e no bus algumas vezes eu relatava para a professora e nada era feito. E ele foi só piorando e nunca a escola me ofereceu uma ajuda com um psicólogo, só reportavam que ele estava com mal comportamento na escola, ele era um pouco mais atrasado que a turma em relação aos estudos, ele foi piorando e começou a ficar muito ansioso, odiava ir pra escola até que um dia eu me cansei e voltei com ele para o Brasil e aqui coloquei em uma escola particular e nunca tive problemas com ele nessa escola, mas esse ano ele foi avaliado pela psicóloga da escola e eu contei sobre as crises que ele tinha nessa escola dos eua e vários comportamentos que ele tem ela encaminhou para que ele começasse a terapia comportamental e esta fazendo a avaliação com a neuropsicóloga aqui.

  • @rubislaniagoncalvestorres2174
    @rubislaniagoncalvestorres2174 Před 2 měsíci +2

    Adorei a sua explanação sobre as escolas brasileiras, professor! É assim mesmo que você relatou. Muitas escolas que relatam que são inclusivas, na verdade, elas não são, pois existe esse negacionismo da ciência. Show, a sua explicação👏👏👏👏

  • @TAKAHARANEWTON
    @TAKAHARANEWTON Před měsícem +4

    Primeiramente, Gostaria de Agredecer imensamente a voce Lucelmo..., nao sei como teria suportaddo tudo que passamos aqui " Nos Estados Unidos", se nao fosse os seus videos que nos ajudou a entender um pouco deste mundo encantado do Autismo. Muito Obrigada. Gostaria de passar o minha experiencia para as pessoas que desejam vir para ca, entendam um pouco da realidade e ver se realmente vale a pena. Eu e meu esposo, temos uma vida nao de milhonarios, mas confortavel, vivemos bem, aqui sinal de riqueza e ter filhos em escola particular, e entao, estamos um pouco fora da margem classe media. Tenho 3 filhos, que vao em escola particulare, um de 9, um 12 e uma de 16 , que Autista Nivel 1, Moramos em Orlando, moravamos em Weston, como voce mesmo disse uma bairro bem caro, porque as escolas sao boas, Boas? se voce comparar as outras escolas, que sao pessimas, vamos dizer que em Weston tem 1 ou duas brigas por semana, e as outras tem todos os dias, professores, tambem nao tem, os alunos na maior parte do tempo tem aulas em videos, tambem podem ir para a caferia, ou entao, um aluno um pouco mais adiantado na materia, pode dar a aula, Isto tudo na escola de Weston, Entao resolvemos mudar e ir para Orlando que seria melhor, escolhemos o bairro mais caro, porque supostamente teria as melhores escola, Lake Nona, bom.. teve um unico dia que foram 6 brigas, sao tantos os episodios, arma na escola, aluno sendo algemado na frente de todos os alunos, policia dentro das escola buscando drogas na muchilas era comum, falta de professor, alunos ficam em pe porque nao tem cadiera para sentar, sem falar nos onibus que as criancas vao amontuados sentados no chao, nunca usamos este servico, A escola foi construida para 2500 alunos tem mais de 5000, ai voce imagina como pode uma escola desta pode dar apoia ao aluno que precisa de atencao especial? claro que nao, o que existe sim e uma sala, que voce pode deixar o seu filho la tudo misturado, se ele incomodar o professor, ja chama o pai, ou vai expulso mesmo. Quando levamos nossa filha para la, fomos falar com a conselheira, dentro da escola, ela mesmo disse que nao seria muito seguro para nossa filha, uma vez que aqui acho que como no Brasil as criancas sempre ficam em grupos, como ela esta sempre sozinha, seria melhor e mais seguro, procurar uma escola, assim vizemo. Hoje pagamos em torno de 3000 dolares por cada filho, 9000 dolares por mes so em escola, Bom vamos ai a outra experiencia para a escola particular, primeiro a Escola Particular pode recusar o seu filho, se ele nao estiver dentro do padrao " normal " de uma crianca, eles nao aceitam, na matricula eles ja perguntam se seu filho precisa de apoio, caso sim, eles automaticamente vao dizer que seu filho nao sera aceito, e nao querem ter criancas especiais dentro da escola, para trazer problemas ou mesmo mais gastos, " Sorry Mom, our school will be not a good fit for you kid " a minha sendo nivel 1, e extremamente inteligente, " nunca conseguimos un diagnostico para ela, sei que ela e Autista, justamente por estudar e ter voce como guia,. Em geral nesta ou em qualquer outra escola e uma assunto meio probido, melhor ficar com o assunto em casa, e tentar resolver sozinho. Fazem 4 anos que estamos na escola, nunca recebemos nenhum tipo de apoio. Nem mesmo podemos falar abertamente, como ela e muito inteligente, e nao se comuncica com outros alunos, alguns professores ja perceberam algo diferente com ela. Agora vamos ao diagnostico, nao tenho duvida que ela seja Autista, eu por ignorancia sempre pensei que era coisa de menino, e que ela era do timida, assim foi por muitos anos, eu nao tenho a quantidade de vezes que ja abordamos isto com pediatras dela, e outros medicos, Temos uns dos melhores seguro de saude, nada ha medicos que tenham especialidade mental heath, Tentamos ate fazer uma consulta com esse medico famoso Brasileiro de Weston onde moravamos, o valor da consulta e $600, eles nao aceitam nenhum tipo de seguro, a espera e de 6 meses 1 ano, depois de espermos 8 meses, um dia a secretaria ligou e cancelou a consulta, porque minha filha iria fazer 14 anos, e o maxmo que ele atende, deveriam ter visto no dia que marquei a consulta, perdermos quase uma ano com isto, lembrando que particular.., bom , uma sessao com um piscologo e $400 maioria dos especilstas sao particulares, Estamos na fila de espera a mais de um ano, esperando outro medico, a consulta e para Setembro, vamos ver o que vai dar, Quanto ao teste para o Autismo, tem duas opcoes uma e voce esperar, que nao tem data, o nome dela esta na clinica, para um dia eles chamerem e marcar o teste com minimo de 6 meses a 2 anos de espera, tambem tem outra opcao que e pagar $3500 a $4000, Agora porque estou escrevendo isto? Porque vejo muitas maes que chegam aqui pensando que vai encontrar o SUS, ou qualquer apoio, uma ou outra sim conseguem, mas a maioria, infelizmente nao, Nos maes temos um group no Whatapp,. Entao pessoal antes de tomar a decisao de vir para ca, pense bem. Nao quero estragar o sonho de ninguem, mas a realidade e bem diferente, Aqui em um pais de primeiro mundo, para varias coisas, mas com certeza saude nao esta nas primeiras posicoes.
    Lucelmo, eu te admiro muito, e sei que seu conhecimento e grande importacia para muitas familias, e muito e para a minha, so gostaria de colocar a minha experiencia e acredito que de outras maes que moram aqui nos Estados Unidos, e entender que este tratamento de primeiro mundo, sao para poucos, Aqui nao existe saude publica, nao tem postinho para levar o seu filho, nao tem empatia, dos professores, dos educares, e uma pais de cultura bem diferente do nosso, Desculpe longo texto.

    • @lunaaba
      @lunaaba  Před měsícem +1

      Uau, obrigado pelo depoimento, não é nenhum conto de fadas, importante todos saberem!

    • @daianerosacamargo8412
      @daianerosacamargo8412 Před 5 dny

      Adorei seu depoimento, pois muitas vão porque querem o melhor para os seus filhos e se frustram.
      Gosto assim do papo direto e claro sem encantar ninguém.
      Muito obrigada de coração.❤

  • @mariabaptista6958
    @mariabaptista6958 Před 2 měsíci +2

    Essa questão é muito relativa e acredito que todo tratamento dependa de estado para estado , pq como aqui os estados são independentes as leis , exceto algumas federais, variam muito. Aqui no Texas, Houston, com 2 anos e meio eu tive acesso grátis , a uma avaliação por profissionais especializados que vieram na minha casa para avaliar o atraso de fala do meu filho. Ele só foi diagnosticado com atraso de fala por sermos bilíngues, porém a fono posteriormente , era paga…, sim existia um programa grátis do governo, do qual ele participou porém eram umas 10 crianças atendidas ao mesmo tempo , então a fono só dispunha particularmente de uns 5 min para cada criança , uma vez que eram 30 min o total de atendimento.
    Quanto especificamente ao atendimento a crianças do espectro autista, eu trabalhei como BT e estou fazendo prova para me certificar como RBT.
    Aqui nos US vc para ser uma BT ou RBT, precisa apenas ter terminado o ensino médio e ser maior de 18 anos, eu tenho formação em psicologia no Brasil e acho muito complicado as exigências aqui serem só essas…, não é necessária nenhuma experiência anterior também
    Aqui no Texas o tratamento é caríssimo e as clínicas que atendem as crianças do espectro autista são todas ligadas aos seguros médicos e depois dos 12 anos o seguro não paga mais pq dizem que o aproveitamento é muito baixo.
    As escolas públicas fazem muita propaganda ( aqui pelo menos) de inclusão porém os professores não são preparados para atenderem as demandas das crianças . Estou falando pelas experiências de algumas amigas mães de crianças autistas que vivem tendo que ir nas escolas “ brigar “ pelos direitos de seus filhos. Com certeza algumas vezes pode-se encontrar professores que tem um conhecimento maior e podem dar as crianças a atenção e educação esperadas. Pelo que vejo aqui , pelo menos no Texas, ainda existe um caminho longo até se chegar ao ideal e não sei no Brasil mas aqui depois dos 12 anos é como se a criança não mais existisse, os programas são para crianças pequenas , de meses aos 12 anos . Quem quiser vir para cá por favor venha com a certeza de que deverá ter um bom plano de saúde ! E que não será um mar de rosas comparado ao Brasil…
    O serviço aqui é bem disponibilizado sim, porém em cidades grandes, e não tem essa quantidade em todas cidades não

  • @dayseprado1777
    @dayseprado1777 Před měsícem +1

    Caro Dr. Lucelmo Lacerda, sou sua colega de profissão e de academia. Como vc, tbm sou autista e tenho uma filha também autista. Admiro muito seu trabalho e aprendo muito com vc. Mas infelizmente, tenho uma reclamação a fazer: estou a 5 meses tentando resolver um problema que tive na compra da assinatura do Clube Luna
    Até hj, tentei uma solução amigável, mas infelizmente, as pessoas responsáveis pelo atendimento e a parte ficnaceira, não tratam os clientes com seriedade. Meu direito como cliente está sendo negado.

  • @pensamentoalive
    @pensamentoalive Před měsícem

    Legal! Obrigada, professor!

  • @carolinekalil2230
    @carolinekalil2230 Před 8 dny

    A experiência que minha família e eu tivemos morando no Brasil é que a clínica particular é um SUS pago. E o pessoal confunde individualização do tratamento com atendimento individual. Não são sinônimos. Além disso, a receita é mais ou menos a mesma para todo o mundo: 20 horas de ABA e creche/escola, sendo que um familiar com curso superior, capacitação e treinamento não pode ficar com a criança na escola. Eles preferem deixar com estagiários de pedagogia sem treinamento nenhum. A família é só motorista. Também percebi que os profissionais querem que a criança se comporte igual as outras. Achei desumano. Ensinar a criança a ter comportamentos adequados é uma coisa, mas adestrar a criança para que ela se comporte igual todo o mundo (como se não tivesse autismo) é um problema. O que salvou o meu filho foi a bênção de Deus, que nos deu recursos para que eu pudesse me capacitar e fazer treinamento em ABA. A família é a parte mais importante do tratamento da criança e a mais negligenciada no Brasil. Penso que qualquer tratamento para ter sucesso tem que começar pela família. Porque é a família que prepara para a vida, não é a escola e nem a clínica.

  • @catiamacedo5314
    @catiamacedo5314 Před 29 dny

    Em Massachusetts tbm é assim quando as escolas são boas geralmente é numa região mais cara de morar mesmo

  • @deborasilvamarcondes8172
    @deborasilvamarcondes8172 Před 2 měsíci +4

    Com certeza tudo tem seu bônus e ônus. Entendi que algumas comparações simplesmente não cabem. Temos bons profissionais aqui, mas não o suficiente em volume. Então não é efetivo. Os poucos não conseguem atender a demanda. Aqui temos pouco conteudo acessível ao publico mais pobre e nos EUA sabemos que o treinamento parental é uma das principais ferramentas utilizadas para garantir o desenvolvimento destas crianças. Aqui estamos MUITO longe disso. Isso nao vale só pra autismo, mas para qualquer outro tipo de transtorno, deficiencia, enfim. Eu sigo muitas familias que tomaram essa decisão de ir embora, e por algum motivo desconhecido....NINGUÉM quer voltar. Nem o idioma, nem a cultura e nem viver longe da familia no Brasil, a famosa "rede de apoio", superaram o ganho de desenvolvimento dos filhos autistas. Se nao temos regulamentação aqui já estamos em muito defasados. Se os planos cortam o serviço estamos a beira de um colapso. Quem puder fazer o processo de imigração, faça...voce vai ganhar em dolar e mesmo que o tratamento tenha um custo alto, ainda é melhor ser pobre no EUA do que no Brasil. E isso nao é complexo de vira-lata, é a constatação de realidades completamente diferentes. No final dá uns 7x1 pros EUA...

  • @elineneves9187
    @elineneves9187 Před měsícem

    Vídeo muito interessante, extremamente útil para a Comunidade Autista! ❤❤❤

  • @catiamacedo5314
    @catiamacedo5314 Před 29 dny

    Moro em Cacoal-Ro e aqui só tem 1 To na cidade pelo particular e pelo sus não tem.

  • @leonardogomes7165
    @leonardogomes7165 Před 2 měsíci

    Obrigado pelo vídeo e explicações 🙏 👍🏻 👏🏻 💙

  • @monicavaleriamachado5265

    Fiz a avaliação do meu filho na Luna de SJC, e amei o atendimento e as profissionais da clínica, mas vocês ainda não possui convênio com a Unimed e nós não temos condições de continuar o tratamento na clínica! Estou tentando ver o que consigo na justiça, mas sei que isso vai demorar. Meu filho está com 2 anos e 10 meses. 😞

  • @leonardogomes7165
    @leonardogomes7165 Před 2 měsíci

    Importante saber 👍🏻 💯

  • @anapaulafernandes9879
    @anapaulafernandes9879 Před měsícem

    Estamos caminhando 😢😢

  • @gustavovitorino2481
    @gustavovitorino2481 Před 2 měsíci

    Deveras pertinente

  • @hildegardaleonardi3913
    @hildegardaleonardi3913 Před 2 měsíci

    Afeto muito importante.
    Escola aqui. Que cansaço 😮

  • @rafbass
    @rafbass Před 2 měsíci

    Fiiiiirst!

  • @mariabaptista6958
    @mariabaptista6958 Před 2 měsíci

    Essa questão é muito relativa e acredito que todo tratamento dependa de estado para estado , pq como aqui os estados são independentes as leis , exceto algumas federais, variam muito. Aqui no Texas, Houston, com 2 anos e meio eu tive acesso grátis , a uma avaliação por profissionais especializados que vieram na minha casa para avaliar o atraso de fala do meu filho. Ele só foi diagnosticado com atraso de fala por sermos bilíngues, porém a fono posteriormente , era paga…, sim existia um programa grátis do governo, do qual ele participou porém eram umas 10 crianças atendidas ao mesmo tempo , então a fono só dispunha particularmente de uns 5 min para cada criança , uma vez que eram 30 min o total de atendimento.
    Quanto especificamente ao atendimento a crianças do espectro autista, eu trabalhei como BT e estou fazendo prova para me certificar como RBT.
    Aqui nos US vc para ser uma BT ou RBT, precisa apenas ter terminado o ensino médio e ser maior de 18 anos, eu tenho formação em psicologia no Brasil e acho muito complicado as exigências aqui serem só essas…, não é necessária nenhuma experiência anterior também
    Aqui no Texas o tratamento é caríssimo e as clínicas que atendem as crianças do espectro autista são todas ligadas aos seguros médicos e depois dos 12 anos o seguro não paga mais pq dizem que o aproveitamento é muito baixo.
    As escolas públicas fazem muita propaganda ( aqui pelo menos) de inclusão porém os professores não são preparados para atenderem as demandas das crianças . Estou falando pelas experiências de algumas amigas mães de crianças autistas que vivem tendo que ir nas escolas “ brigar “ pelos direitos de seus filhos. Com certeza algumas vezes pode-se encontrar professores que tem um conhecimento maior e podem dar as crianças a atenção e educação esperadas. Pelo que vejo aqui , pelo menos no Texas, ainda existe um caminho longo até se chegar ao ideal e não sei no Brasil mas aqui depois dos 12 anos é como se a criança não mais existisse, os programas são para crianças pequenas , de meses aos 12 anos . Quem quiser vir para cá por favor venha com a certeza de que deverá ter um bom plano de saúde ! E que não será um mar de rosas comparado ao Brasil…

  • @mariabaptista6958
    @mariabaptista6958 Před 2 měsíci

    Essa questão é muito relativa e acredito que todo tratamento dependa de estado para estado , pq como aqui os estados são independentes as leis , exceto algumas federais, variam muito. Aqui no Texas, Houston, com 2 anos e meio eu tive acesso grátis , a uma avaliação por profissionais especializados que vieram na minha casa para avaliar o atraso de fala do meu filho. Ele só foi diagnosticado com atraso de fala por sermos bilíngues, porém a fono posteriormente , era paga…, sim existia um programa grátis do governo, do qual ele participou porém eram umas 10 crianças atendidas ao mesmo tempo , então a fono só dispunha particularmente de uns 5 min para cada criança , uma vez que eram 30 min o total de atendimento.
    Quanto especificamente ao atendimento a crianças do espectro autista, eu trabalhei como BT e estou fazendo prova para me certificar como RBT.
    Aqui nos US vc para ser uma BT ou RBT, precisa apenas ter terminado o ensino médio e ser maior de 18 anos, eu tenho formação em psicologia no Brasil e acho muito complicado as exigências aqui serem só essas…, não é necessária nenhuma experiência anterior também
    Aqui no Texas o tratamento é caríssimo e as clínicas que atendem as crianças do espectro autista são todas ligadas aos seguros médicos e depois dos 12 anos o seguro não paga mais pq dizem que o aproveitamento é muito baixo.
    As escolas públicas fazem muita propaganda ( aqui pelo menos) de inclusão porém os professores não são preparados para atenderem as demandas das crianças . Estou falando pelas experiências de algumas amigas mães de crianças autistas que vivem tendo que ir nas escolas “ brigar “ pelos direitos de seus filhos. Com certeza algumas vezes pode-se encontrar professores que tem um conhecimento maior e podem dar as crianças a atenção e educação esperadas. Pelo que vejo aqui , pelo menos no Texas, ainda existe um caminho longo até se chegar ao ideal e não sei no Brasil mas aqui depois dos 12 anos é como se a criança não mais existisse, os programas são para crianças pequenas , de meses aos 12 anos . Quem quiser vir para cá por favor venha com a certeza de que deverá ter um bom plano de saúde ! E que não será um mar de rosas comparado ao Brasil…
    O serviço aqui é bem disponibilizado sim, porém em cidades grandes, e não tem essa quantidade em todas cidades não.

    • @lunaaba
      @lunaaba  Před 2 měsíci

      Obrigado pelo depoimento, com certeza vai ajudar muita gente!