O MBT nacional Tamoyo 3 REALMENTE é melhor que nossos atuais tanques?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 7. 03. 2023
  • BTS Prolog de Kevin MacLeod é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. creativecommons.org/licenses/...
    Fonte: freepd.com/Unclassified/BTS%20...
    Artista: incompetech.com/
  • Zábava

Komentáře • 165

  • @Alex40498
    @Alex40498 Před rokem +33

    Meu tio trabalhava na Bernadini na época do Tamoyo. Ele usava o sistema de tiro e canhão do Leclerc eu acho. Ele havia sofrido um acidente na fabrica quando uma chapa da blindagem se soltou e o prensou fraturando a sua clavícula. Mesmo assim ele sentia muito orgulho de fazer parte da Bernadini.

    • @jpsc31
      @jpsc31 Před 11 měsíci +2

      Nao tem como ser o canhão do leclerc, ele é de 120mm e o do tamoyo 3 era de 105mm q era o L7 britânico. O osorio q tinha um canhao francês da giat na versao de 120mm.

    • @caelsimas9419
      @caelsimas9419 Před 10 měsíci +3

      @@jpsc31 O Osório br tinha um canhão de 105 mm.

    • @jpsc31
      @jpsc31 Před 10 měsíci

      @@caelsimas9419 mas o canhao d 105 era britânico. A cv aqui se refere ao tamoyo usar o sistema d tiro do leclerc, oq acho pouco provável

    • @caelsimas9419
      @caelsimas9419 Před 10 měsíci

      @@jpsc31 Talvez sim, talvez não.

    • @jpsc31
      @jpsc31 Před 10 měsíci

      @@caelsimas9419 resposta d quem nao sabe nada

  • @marioalves2792
    @marioalves2792 Před rokem +59

    É uma grande pena a indústria bélica nacional não ter seguido em frente com seus produtos, o Tamoio poderia ser um blindado de primeira linha pois nesse protótipo caberia várias modernizações, mas vamos em frente quem sabe num futuro a indústria bélica nacional ressuscita.

    • @josemendoncacorreadearaujo9030
      @josemendoncacorreadearaujo9030 Před rokem +12

      Na verdade, a maior perda nacional foi a não aquisição do Osório pelo Exército brasileiro. Tratava-se do melhor é mais capaz MTB existente no mundo em sua época. Certamente, se esses dois blindados nacionais, o Tamoio e o Osório tivessem sido adquiridos pelas FFAA, o País, hoje, poderia estar fabricando blindados comparáveis aos melhores existentes na atualidade. Infelizmente, é sempre assim, não sei a razão, em matéria de defesa, privilegiamos as aquisições externas em detrimento da indústria nacional, deixando de gerar conhecimentos, empregos, tributos, independência e tudo mais.

    • @waltersergio3032
      @waltersergio3032 Před rokem +2

      Assino embaixo.

    • @augustojosedesouza4943
      @augustojosedesouza4943 Před rokem

      Acredito que a parceria com os Italianos poderíamos voltar a produzir MBTs onde podemos desenvolver um MBT ítalo-brasileiro para suceder o Ariete onde agente até pode reaproveitar componentes do Osório como o canhão criando uma versão de 120 mm e a blindagem junto ao design.

    • @xxweslleyxx0077
      @xxweslleyxx0077 Před rokem +2

      @@josemendoncacorreadearaujo9030 ele não valia a pena, porque tinha peças de vários países e caso sofresemos um embargo iria parar a produção e manutenção ex: o embargo da Alemanha no brasil sobre os veículos.

    • @superheavytank6362
      @superheavytank6362 Před rokem +1

      ​@@josemendoncacorreadearaujo9030 Osório era estrangeiro dependendo de vários países ent foi um grande erro da Engesa

  • @elintemerson
    @elintemerson Před rokem +9

    As pessoas falam bastante do Osório. Porém o Tamoyo da Berdini tem perfil muito mais adequado as necessidades do Brasil.
    Logicamente o Tamoyo dos anos 80, nos dias de hoje, seria definitivamente obsoleto.
    Contudo se o Tamoyo tivesse passado pelo mesmo processo de evolução dos demais blindados, hoje a evolução do Tamoyo teria todas as inovações dos anos 2020 em um tanque projetado e evoluído para as necessidades brasileiras. O que seria mais interessante do que a evolução do Osório.
    Lembrando que a história gloriosa e corajosa da Bernardini foi sufocada por uma postura vergonhasa e altamente reprovável do Exército Brasileiro. Me recordo da revolta que passei na época. Muitos acreditam que foi a falta de capital do Exército Brasileiro que não teve dinheiro para investir no Tamoyo, o que é um engano, nunca nem na época fui a favor do EE11 Osório para o Brasil. Mas sou defensor de que o governo federal deveria ter captado investimentos no exterior (ação comum na época) para investir no Osório, para exportações com pelo menos uma unidade brasileira equipada com o Osório, ato necessário para criar lobby de exportação e as próprias exportações financiariam a unifade brasileira. Ao passo que o Tamoyo 3 poderia equipar inúmeras unidades do EB sendo um equipamento perfeito para nosso exército e teria expasso para exportações sem concorrer com o Osório, pois ambos teria aplicação e propósitos diferentes.
    A absoluta ausência de visão e o superlativo absoluta é real, a covardia e a incompetência do Exército Brasileiro obliterou todo um segmento destruindo duas empresas do setor, empresas que acreditaram e foram vergonhosamente traídas pelo EB, pois investiram pesado nas promessas do EB produzindo blindados segundo especificações do EB.
    Pouco divulgado mas semelhante foi o espetacular projeto da Embraer de modificar o AMX que era altamente manobrável, recebendo alterações na estrutura aumentando ligeiramente suas dimensões e recebendo um motor que permitiria velocidades supersônicas rápida aceleração, fazendo do ATX (evolução do AMX) um caça com o desempenho do F16, Mirage 2000 e outros da época. Porém em 2020 a Embraer demonstrou arrependimento em não ter desenvolvido o ATX com recursos próprios e o desenvolvido ao longo do tempo. O AMX embora tenha contribuído para desenvolvimento de aeronaves civis, o que justifica o investimento, no que se confere a aviação militar, o projeto do AMX foi jogado no lixo a ponto de necessitarmos comprar um projeto semi pronto da Saab.

    • @HelyeltondaSilvadeMorais
      @HelyeltondaSilvadeMorais Před 6 měsíci

      O governo do b0stil é corrupto demais pra ter coragem em bater de frente com a Otan, sempre com esse pensamento de colonia de dar nos recursos de graça e comprar material industrializado caro, continuar com um governo corruptos desse o b0stil nunca deixará de ser uma Colonia da Otan !

  • @klodoalldo7373
    @klodoalldo7373 Před rokem +6

    Lembro quando passou no Globo Repórter nossa saudoso Tamoyo

  • @rubenscostadasilva1010

    Parabéns. Interessante saber que o tampoyo era tão avançado. Muito obrigado.

  • @marcelinodarosaferiato8624

    Se pegarmos a base do tamoyo e o Osório, colocando um motor de produção em série, tipo marítimo, com a torre do centauro 2, seria um grande passo para o início de um promissor futuro da indústria brasileira. Pois a china pegava peças obsoletos soviético e foram melhorando

    • @rogeriorufini1468
      @rogeriorufini1468 Před rokem +3

      esquece o Osório, nada dele era nacional

    • @paulaodaregulagemhda
      @paulaodaregulagemhda Před rokem +3

      O Osório era um Frankstein de peças importadas.

    • @gustavosole
      @gustavosole Před rokem +3

      Não seria loucura imaginar uma parceria entre a Iveco - OTO Melara e o CTEx (detentor dos projetos e protótipos) para fabricação local de uma versão atualizada do Osório P2 ou Tamoyo III c/ torre 120mm, "à la" Ariete e Centauro II 🤔

    • @rogeriorufini1468
      @rogeriorufini1468 Před rokem +1

      @@gustavosole projetos ultrapassados, deixa eles onde mor ficam, nos museu

    • @alvorecerdourado6490
      @alvorecerdourado6490 Před rokem +1

      O que eu saiba já tem uma empresa de desenvolvimento de peças e atualização de blindados com os mesmos engenheiros que trabalharam na Engesa e Bernardini. Se a Iveco, Oto Melara chamarem esses engenheiros para entregarem as plantas dos blindados Osório e Tamoio para serem ressuscitados, os monstros poderão voltarem a vida!

  • @felty560
    @felty560 Před rokem +10

    Faz um vídeo falando dos principais projetos q nossa marinha, FAB, eb estão planejando

  • @valdirpaiva2925
    @valdirpaiva2925 Před rokem +3

    Bom dia. Arquivo militar brindados. Belmonte-BA.

  • @mrsbrows4408
    @mrsbrows4408 Před rokem +5

    Lá se vão várias décadas e em vez de surgir novas e modernas fábricas de blindados , temos apenas a Iveco e mais nada.
    Culpa do principal consumidor,( o exército brasileiro) que encomenda e acaba desistindo ou comprando fora.

  • @RonaldoSantos-hi9yv
    @RonaldoSantos-hi9yv Před rokem +6

    Em resumo.
    Se o tamoyo tivesse tido a atenção que merecia, teriamos hoje, um blindado nacional ótimo.
    Tendo em vista que provavelmente o tamoyo teria evoluido ainda mais.
    É uma pena. 😔😞

    • @wilsonlook1067
      @wilsonlook1067 Před 4 měsíci

      De certa forma podemos culpar o Osório por isso.
      Quando o Osório foi testado pelo EB em 1986, eles ficaram tão encantados que praticamente esqueceram do Tamoyo, e quando testaram o segundo protótipo do Tamoyo 1 em 1988 fizeram muitas críticas e depois quando a Bernardini ofereceu o Tamoyo 3 para ser testado pelo EB em 1991, o EB se recusou classificando o Tamoyo 3 como um veículo estrangeiro pelos componentes estrangeiros usados nele, mesmo ele tendo menos componentes estrangeiros do que o Osório.

  • @3000147
    @3000147 Před rokem +4

    Parabens pelo trabalho, muito bomo video.

  • @naturebrazil252
    @naturebrazil252 Před rokem +5

    Seu canal vai bombar,sucesso

  • @Brazilianjiu-jitsuWbelt
    @Brazilianjiu-jitsuWbelt Před rokem +4

    Continua fazendo vídeos, sei que e difícil

  • @GustavoGomes-ds2en
    @GustavoGomes-ds2en Před rokem +3

    Otimo video

  • @soldierbr0070
    @soldierbr0070 Před rokem +16

    Imagine se hoje no nosso arsenal tivéssemos o Tamoyo 3 modernizado, os Leopard's 1 modernizados, os M60 Patton A3TTS, e possivelmente uma versão nova do Tamoyo(Talvez um "Tamoyo 4") junto com um MBT pesado moderno, seja ele o K2, M1 Abrams, Leopard 2, T90M, Type 10, Type 99 ou até o Ariete italiano, teriamos uma das mais bem equipadas e sofisticadas força de MBT não só das Américas mais do mundo.

    • @atilaibias7784
      @atilaibias7784 Před rokem +5

      Tinha a ENGESA que era a melhor indústria brasileira tendo um blindado que metia medo até no Abrans americano

    • @gustavososter5
      @gustavososter5 Před rokem +1

      @@atilaibias7784 se fosse tão boa não tinha falido.

    • @NOOBAGIOTA
      @NOOBAGIOTA Před rokem +9

      ​@@gustavososter5seu comentário prova que você não tem o minimo de conhecimento sobre o assunto

    • @NOOBAGIOTA
      @NOOBAGIOTA Před rokem +9

      ​@@gustavososter5engesa faliu devido a diversos calotes e incompetências do governo

    • @atilaibias7784
      @atilaibias7784 Před rokem +6

      @@NOOBAGIOTA amigo vc vai dar assunto para uma pessoa dessa ? é perca de tempo,se soubesse da sabotagem AMERICANA em nossa fabrica dentre outras coisas esse Boçal não teria comentado

  • @fernandofogacaramalhodasil2740

    Osório também era um bom blindado, pena mesmo que nao foi para frente .

  • @sergioclume9725
    @sergioclume9725 Před rokem +2

    Excelente vídeo, parabéns!

  • @sonicexe1717
    @sonicexe1717 Před rokem +2

    Excelente video

  • @alexmirandadossantos
    @alexmirandadossantos Před rokem +1

    é revoltante a incompetencia politica e militar dos anos 80 osorio muito melhor que todos da sua epoca não foi aproveitado o tamoio descartado hoje seriamos os tops em tanques de guerra

  • @vitorgamesbr_147omainaluca3

    Osório X Tamoyo !!!! Pfv!!!@

  • @eliasgabrielalmeida2495
    @eliasgabrielalmeida2495 Před 4 měsíci

    Pra comesar o governo teria que ter um fundo pra patrocinar os prototico na caso os treis tamoio e encomenda só sem pra manter a produção do jeito que o governo faz da e nisso e esqueser que soberania não tem preso hoje a Bernadino ou o ozorio tava enprodusao até hoje com quase todas pesas nacional a falta de patriotismo da e nisso claro o Brasil não pode adquirir 3000 mbt mais trezentos a longo prazo da tranquilo mais vem a falta de interesse

  • @delima7581
    @delima7581 Před rokem +3

    Melhor ou pior, o Brasil devia ter optado pelo Tamoyo. Depois ia desenvolvendo novas versões. País de políticos filhos da mãe.

  • @tenisoyavis3191
    @tenisoyavis3191 Před rokem +4

    O Tamoio é um tanque lindo! 😍
    Acho que é o tanque mais bonito do mundo. Acredito que seja um excelente tanque também. 😎👍

  • @luisGarcia-wk7fl
    @luisGarcia-wk7fl Před 4 měsíci

    Los tanques brasileros estaban adelantados a su tiempo Brasil deberia construir y producirlos nuevamente Tamoyo Charrua Osorio

  • @samuelbraga727
    @samuelbraga727 Před rokem +4

    Conhecendo as oportunidades perdidas pelo Brasil no desenvolvimento de armamentos, da vontade de chorar. Hoje em dia éramos para ser referência mundial em produção de de equipamentos bélicos. Hoje em dia é a mesma coisa, muitos projetos que já estão em fase final são jogados fora, perdendo-se tempo e dinheiro e isso jamais será recuperado.

  • @cesaroliveira5502
    @cesaroliveira5502 Před rokem +2

    🇧🇷🤔🤔🤔👍👍👏👏

  • @nazarenovarela3743
    @nazarenovarela3743 Před rokem +5

    Tantos blindados fabricados no Brasil que foram ignorados pelos nossos militares para dar espaço a equipamentos estrangeiros e ficarmos numa guerra de cabresto com outras Nações limitando a nossa capacidade de fazer o que quisermos com o equipamento que achamos que é nosso, está na hora da nossa inteligência acordar e dar valor ao que produzimos aqui no nosso quintal, pois, se o mundo vive de propaganda, porque não fazemos a nossa com o nosso material de primeira linha? Não se trata de vestir uma marca estrangeira, mas sim, aplicar o nosso dinheiro no que nos convém para decolar os nossos projetos que se arrastam esperando uma oportunidade. O Brasil tem que ser independente no mundo militar, temos que produzir nosso próprio equipamento

  • @julioortiz1659
    @julioortiz1659 Před rokem +4

    O brasil foi sempre sabotado

  • @ricardosantos-gc2cu
    @ricardosantos-gc2cu Před rokem +4

    Alguém tem ideia do preço do tamoyo se fosse fabricado hoje?

    • @emailprofissional8485
      @emailprofissional8485 Před 4 měsíci

      Devidamente atualizado p/ guerra moderna, não seria nada barato, a evolução dele seria foda !

  • @sergiomac9854
    @sergiomac9854 Před rokem +4

    *Só de um país obter há tecnologia 100% nacional, pra mim é o certo, ou seja há produção em massa desses tanques!*

  • @waltersergio3032
    @waltersergio3032 Před rokem +4

    Para a época ambos o Osório e o Tamoio eram muito bons.
    Mas o Tamoio não era da categoria do Leopard 1.

    • @wilsonlook1067
      @wilsonlook1067 Před 4 měsíci

      Em termos de desempenho geral a proposta do Tamoyo 3 seria d eum leopard 1 melhor blindado e mais leve.

  • @joaodasilvasauro8827
    @joaodasilvasauro8827 Před 8 měsíci

    Mais uma vez os nossos governantes sucatearam nossas forças armadas e preferiram mbts estrangeiro

  • @EduFCoutinho
    @EduFCoutinho Před 8 měsíci

    OU seja, o Exército preferiu comprar a velharia da Europa ao invés de investir num produto nacional que poderia estar entre os melhores do mundo

  • @luizpaulomelo7369
    @luizpaulomelo7369 Před rokem +1

    Um bom exemplo, é o TAM argentino. Um bom projeto que vem passando por atualizações.

  • @LuizAntonio-uw5tv
    @LuizAntonio-uw5tv Před rokem +1

    Parabéns pelo vídeo !!!!
    Por isso sou ANARCOCAPITALISTA por NÃO acredita mais no ESTADO . Utopia é acredita que o ESTADO PODE DAR CERTO .....
    Viva a iniciativa privada e livre mercado que pode ressuscitar a indústria nacional de defesa .....

  • @elciocolodel2009
    @elciocolodel2009 Před rokem

    Bom trabalho! Quantos tamoios chegamos a ter?

    • @wilsonlook1067
      @wilsonlook1067 Před 4 měsíci

      Foram construídos 3 Tamoyos 1, 1 Tamoyo 2 e 1 Tamoyo 3 e 1 Tamoyo 1 inacabado, desdes sobraram 2 Tamoyo 1 completos e o incompleto no EB e o Tamoyo 3 com um colecionador particular.

  • @alexandremorais581
    @alexandremorais581 Před rokem +3

    Seria bom o Brasil desenvolver tanques plenamente nacionais.

    • @paulaodaregulagemhda
      @paulaodaregulagemhda Před rokem +1

      Teria que desenvolver um motor diesel, caixa de câmbio, canhão de 120mm sistemas integrados, coisas simples de fazer

  • @frjunioradv1
    @frjunioradv1 Před rokem +2

    A Bernardini, salvo engano, ainda existe!

  • @robertocorrea5054
    @robertocorrea5054 Před rokem +2

    Ouvi dizer q havia loby entre as empresas e militares no Osório e com certeza do tamoyo tbm ou seja sacrificaram a nossa defesa ea nossa industria hj ficamos a merce dos estrageiros.

  • @matheusgabriel7853
    @matheusgabriel7853 Před rokem +1

    E pensar q podíamos estar operando MBTs nacionais q h estariam em sua versões mais avançadas mas ao invés disso h em dia levamos embargos q nós complicam até de vender blindados desenvolvidos por nós!

  • @jailsom7589
    @jailsom7589 Před rokem +3

    Temos todos os recursos aqui pq os governos não acordan para fabricamos armas aqui

  • @jota3076
    @jota3076 Před rokem +2

    Tamoio 3?

  • @dsantiag
    @dsantiag Před rokem +2

    O problema é que o Tamoio é um Frankstein, canhão de um, motor de outro, chassi de fulano, blindagem de beltrano, igual ao Osório. Isso não funciona em lugar nenhum do mundo.

    • @italodaniel3527
      @italodaniel3527 Před rokem

      Eo guarani , gripe ???

    • @wilsonlook1067
      @wilsonlook1067 Před 4 měsíci

      O Osório sim é um frankstein, o Tamoyo era bem mais nacional, sendo que o casco, torre, suspenção, blindagem e no caso da primeira versão o canhão de 90mm eram fabricados pela Bernardini, até a transmissão era feita pela Bernardini sobre licença.

    • @felipeleao5991
      @felipeleao5991 Před 2 měsíci

      Pelo que sei oque era Frankstein mesmo era o Osório já o tamoyo3 era quase 80% nacional eo que não era seria fácil para nacionalizar no país se tivesse entrado em produção em massa

    • @dsantiag
      @dsantiag Před 2 měsíci

      @@felipeleao5991 Pra começar, por incrível que pareça, nós ainda não sabemos forjar um canhão !

    • @wilsonlook1067
      @wilsonlook1067 Před 2 měsíci

      @@dsantiag Na verdade tanto a ENGESA como a Bernardini tinham capacidade de fabricar canhões, o EE-9 Cascavel usa o EC-90 versão licenciada do Cockeril 90mm Mk3 e a Bernardini recalibrou os canhões de 76mm dos M41 para 90mm e fez uma cópia não licenciada do CN90 F4 francês para equipar o Tamoyo.
      E hoje a capacidade que se mantem é a fabricação de armas pequenas e morteiros, além de munições.

  • @gabrielmenezes9302
    @gabrielmenezes9302 Před rokem +1

    resposta ao titulo do vídeo então é sim? tamoyo ao q eu ouvi é superior ao leopard 1a5, ao ver q modernização do leoparde tem os requisitos do tamoyo

  • @alvorecerdourado6490
    @alvorecerdourado6490 Před rokem

    Realmente o irmão do EE-T1 Osório era bem temido e intimidador ! Se o EB desse valor ao Osório e ao Tamoyo já éramos hoje a maior potência de blindados do mundo!

  • @gustavosole
    @gustavosole Před rokem

    Seria interessante uma parceria entre a Iveco - OTO Melara e o CTEx (detentor dos projetos e protótipos) para fabricação local de uma versão baseada no Tamoyo III c/ torre 120mm, "à la" Ariete e Centauro II 🤔

  • @M.VINICIUS16
    @M.VINICIUS16 Před rokem

    Se tivermos uma indústria totalmente nacional não dependeriarmos de outros países e os custos de manutenção sairiam mais baratos e não teriarmos problemas com embargos.So de pensar que temos capacidade e políticos não tem interesse da raiva

  • @emidiomattos3704
    @emidiomattos3704 Před rokem

    Os políticos não querem a indústria nacional de defesa ir para frente.

  • @alexsantos7515
    @alexsantos7515 Před rokem

    Seria um grande sonho ver uns 30 tamoyos em ação pelo Brasil sem falar na honra de ser um Brasileiro nato

  • @eliasgabrielalmeida2495
    @eliasgabrielalmeida2495 Před rokem +1

    O Brasil deichar de apoiar dois tankes o tamoio e ozorio hoje nos taria com um tankes estritamente nacionais hoje o Brasil tá sem tankes nacionais e dependendo de tankes estrangeiro e isso que dá ter a mente curta mesmo assim o governo não acorda

  • @RIKO-zn7xz
    @RIKO-zn7xz Před rokem

    qualquer mbt fabricado no brasil seria melhor que qualquer veículo fabricado no exterior, o país precisa começar a produção nacional de alguma forma, creio que nossos especialistas tem condições de fazer um mbt com capacidades tecnológicas a nível dos melhores do mundo, não sei para que existe ministério da defesa e generais no país, bora trabalhar cambada.

  • @waldenilsoncruz7426
    @waldenilsoncruz7426 Před rokem +1

    O MBT NACIONAL TAMOYO 3 REALMENTE É MELHOR QUÊ NOSSOS ATUAIS TANQUES? ?

    • @wilsonlook1067
      @wilsonlook1067 Před 4 měsíci

      No quesito blindagem e mobilidade sim.
      Iguala no poder de fogo, mas a eletrônica seria inferior.

  • @lucivannascimento8157

    O Brasil desenvolveu dois excelentes blindados hoge essas tecnologias estão purai e se o Brasil quiser tem que compralas estuda menino 👼⚔️🛡️⚔️🇧🇷😠😠😠😠

  • @emailprofissional8485
    @emailprofissional8485 Před 10 měsíci

    A Blindagem do Tamoyo e do Osório eram horrendas!

    • @wilsonlook1067
      @wilsonlook1067 Před 4 měsíci

      Para o peso de 31 toneladas o Tamoyo 3 tinha uma blindagem muito boa, que incluia blindagem composta e espaçada, a do Osório era capaz de resistir a munições flecha de 105mm.

    • @emailprofissional8485
      @emailprofissional8485 Před 4 měsíci

      @@wilsonlook1067 exato, ruins!

    • @wilsonlook1067
      @wilsonlook1067 Před 4 měsíci

      @@emailprofissional8485 Um blindado de 31 toneladas com uma blindagem superior a do Leopard 1a5 que pesa 42 toneladas é ser ruim?
      No caso do Osório o objetivo era desenvolver a blindagem para resistir a munições flecha de 120mm, o que teria elevado o seu peso consideravelmente, podendo chegar a casa das 55 a 60 toneladas.

    • @emailprofissional8485
      @emailprofissional8485 Před 4 měsíci

      @@wilsonlook1067 Léo 1 sequer tem blindagem, comparando o ruim com o péssimo!

    • @wilsonlook1067
      @wilsonlook1067 Před 4 měsíci

      @@emailprofissional8485 Ele tem blindagem, feita para resistir a munições de 30mm no casco, a torre é um pouco melhor tendo 250mm de aço o suficiente para resistir a munições de 76mm.
      Por curiosidade a blindagem do Leopard 1 é mais eficiente do que a blindagem do Tiger 1, e tendo 10 toneladas a menos.

  • @TheF5mbr
    @TheF5mbr Před rokem

    O Tamoio era o veículo perfeito para o Brasil na época ,o Osório era pra exportação mas a falta de interesse e de vontade das forças armadas vem prejudicando a indústria nacional desde sempre, atualmente foi a diminuição do kc390 agora os Guarani e por aí vai

  • @jhonatadiassilva9830
    @jhonatadiassilva9830 Před rokem

    Pois se o brasil tinha que ficar com blindado obsoleto deveria ter ficado com o Tamoyo ao inves do leopard

  •  Před rokem

    é no minimo revoltante a qualidade e a quantidade dos equipamentos que nossas forças armadas possuem!!! sem falar a questão da dependencia internacional, nossa forças armadas tem um historico de ""sindrome de vira lata"" de no invez de apostar na industria nacional, em projetos nacionais, preferem comprar equipamentos usados do exterior ou ""cooperação"" no desenvolvimento de equipamentos relativamente duvidosos!

  • @0lavosaldanhadopradolima867

    Não adianta, na hora que se precisou, nem de carrinho de mão tomaram medida alguma. Não adianta tanque sem combatente.

  • @kauanluiz9193
    @kauanluiz9193 Před 8 měsíci

    Esse Leopard 1 é uma piada

  • @AndersonReis-pn5tn
    @AndersonReis-pn5tn Před rokem

    O Tamoio é melhor maior tanque feito no Brasil produzido

  • @user-sz3lu1ln3p
    @user-sz3lu1ln3p Před rokem +5

    O tamoio nem MBT era, pesava menos de 35 toneladas.

    • @AllDeath-x4j
      @AllDeath-x4j Před rokem +5

      M2 tank com suas 11 toneladas:🤡

    • @caelsimas9419
      @caelsimas9419 Před rokem +10

      MBT não se define pelo peso! O type 10 do Japão pesa 45 toneladas, e ainda é considerado um mbt.

    • @arquivomilitarblindados7686
      @arquivomilitarblindados7686  Před rokem +8

      T-55/T-62/T-64 soviéticos, TAM argentino , AMX 30 francês todos MBTs na casa das 30 toneladas

    • @nelsonsoutosouto2481
      @nelsonsoutosouto2481 Před rokem +6

      Peso não é documento, oque importa é a eficiência. Oque falta ao Brasil,sobra nos americanos: o lobby,o valor dos seus produtos, e os produtos brasileiros são muito bons, oque falta é investimento.

    • @user-sz3lu1ln3p
      @user-sz3lu1ln3p Před rokem +5

      Eu falei isso, mas somente o "TAM não é MBT pois pesa menos de 35 toneladas". Vai entender.

  • @italodaniel3527
    @italodaniel3527 Před rokem

    Argentina e brasil poderiao ser potencias, mas ...,,,,,,

  • @fernandovalini3229
    @fernandovalini3229 Před rokem

    Brasileiro está acostumado com ferro velho e equipamentos ultrapassados. Kkk

  • @waldenilsoncruz7426
    @waldenilsoncruz7426 Před rokem +1

    ARQUIVO MILITAR BLINDADOS.

  • @lucasguerra2271
    @lucasguerra2271 Před rokem

    Só o nome que é péssimo.

  • @aniquila5394
    @aniquila5394 Před rokem

    Que ridiculo