Bate-papo sobre o livro Olho de Vidro de José Bassit, com Marcello Vitorino

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 24. 08. 2024
  • Fotógrafo mostra São Paulo em cenas inusitadas do cotidiano
    do Centro, a Avenida Paulista e o metrô se encontram no livro “Olho de Vidro” que José Bassit lança pela Editora Vento Leste, dia 21 de outubro, no Bar do Beco, em São Paulo
    Em 2016, o fotógrafo José Bassit precisou passar por uma cirurgia delicada que acabou ressignificando a vida e alterando completamente sua rotina. Impossibilitado de viajar e trabalhar com fotografia documental, Bassit tinha a recomendação médica de caminhar diariamente, primeiro pelo bairro e depois um pouco mais longe, subindo em ônibus ou descendo para o metrô. “Comecei a enxergar a cidade, de fato, prestar atenção nos detalhes, na luz, na arquitetura e nas pessoas”, lembra ele. Estimulado por um amigo, que ofereceu equipamento e plantou a ideia, começou a fotografar tudo o que via. O projeto cresceu, a editora Vento Leste fez o convite para selecionar o material e virar livro, Marcelo Greco assumiu a edição de imagens, e agora, quase 70 imagens feitas neste período estão no livro “Olho de Vidro”, que será lançado dia 21 de outubro, no Bar do Beco, em São Paulo.
    “Quem de nós recolherá os resquícios da cidade, os seus dias contados, as suas noites impunes? Por dentro da cidade que morde e assopra uma fotografia já não basta. A imagem, sim. Por fora do homem sozinho, a noite se desfaz. Violência e paixão. “Ou você me olha bem no fundo dos meus olhos ou te devoro em carne e osso”, diz a cidade olhando de cima para baixo”, escreve Diógenes Moura, convidado para contar sobre as fotografias que se complementam e apresentam São Paulo.

Komentáře •