Aprendendo surrealismo e fotografia em um único curso

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 27. 03. 2022
  • com Profa. Dr. ANA SABIÁ
    Aula aberta de Introdução ao curso “NÓS MULHERES SURREALISTAS: AUTORRETRATO COMO ESCRITA POÉTICA-POLÍTICA”
    A oficina tem como objetivo, propiciar às pessoas interessadas, a experimentação criativa das dimensões ética-estética-política do próprio corpo a partir da prática do autorretrato e da auto-representação.
    A partir da relação entre a fotografia, ideais surrealistas e o corpo - que, a partir da modernidade é considerado uma miríade conceitual que amplia e transborda a dualidade sujeito e objeto - serão apresentadas como referência artística: o corpo mascarado de Claude Cahun; o corpo onírico de Dora Maar e Grete Stern; e, o corpo objeto de Méret Oppenheim e Beth Moysés.
    O surrealismo, movimento de vanguarda artística, aliou-se às rupturas de paradigmas filosóficos - a partir de Marx, Nietzsche e Freud - na busca de contestar, resistir e subverter a realidade concreta alienante daquela época.
    A construção dialética do autorretrato na contemporaneidade demarca o posicionamento político necessário entre o sujeito e o mundo, reivindica um olhar para ‘si mesmo’ e, simultaneamente, para a alteridade: o corpo subjetivo entremeado ao corpo coletivo; afecções individuais em contextos compartilhados; a intimidade que reverbera no enfrentamento público.
    Com abordagem teórico-prática dividido em 04 encontros de 02 h/cada, o grupo será apresentado às referências e temáticas em questão para embasamento teórico, estético e conceitual assim como orientado em suas práticas e processos criativos individuais e/ ou colaborativos.
    Conteúdos:
    A fotografia autoral como escrita de si: construção do auto-conhecimento e subjetividade através do autorretrato;
    - A auto-representação como possibilidade de ser e estar no mundo;
    - Surrealismo: ideais e desdobramentos
    Minibio:
    Ana Sabiá é artista visual, arte-educadora e pesquisadora independente. Doutora em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na linha de pesquisa Processos Artísticos Contemporâneos. Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas, pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Membro do grupo de pesquisa Articulações Poéticas (CNPq/ UDESC) e do Coletivo 7Mulheres. Participa ativamente da cena artística brasileira e internacional em exposições, incluindo seleções, convites e premiações. Em 2017 foi premiada com o 1° lugar (categoria foto única) no 13° Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco (RJ); com o 2° lugar do juri oficial do Prix Photo Web Aliança Francesa (RJ) e selecionada em convocatória do SESC Galerias (SC), para a mostra individual "Do porão ao sótão" itinerante em três cidades catarinenses. Em 2019 foi selecionada para a mostra coletiva 'Vento Sul' no 9° Foto em Pauta Festival de Fotografia de Tiradentes (MG) e convidada pela curadoria da 14a Bienal Internacional de Curitiba (PR) para integrar a programação com a mostra individual “Panorâmicas do Desejo”. Em 2020 foi selecionada na convocatória do 10° Festival de Fotografia de Tiradentes (MG); no edital “Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência", do Itaú Cultural (SP); no 25° Salão Anapolino de Arte (GO) e, na leitura de portfólio do FESTFOTO POA (RS), obteve o Prêmio Aquisição pelo Museu da Fotografia de Fortaleza. Em 2021, a série “Jogo de Paciência” foi selecionada para integrar o 14° FESTFOTO POA; venceu o 2° lugar como projeto de livro na convocatória de fotolivro do 1° Festival Imaginária + Lovely House (SP); foi exposta na Huit Galerie em Arles, França; e também projetada no PhotoFestival de Marseille. Recebeu o Prêmio Foto em Pauta 2021 com o livro de fotografia “Do porão ao sótão”, publicado pela Editora Tempo d’Imagem. Atualmente, desenvolve pesquisas a partir do corpo, surrealismo e auto-representação como estratégia de problematização crítica de temáticas que perpassam feminismos, identidades e autobiografia. Portfólio visual disponível em www.anasabia.com e @anasabia.as

Komentáře • 4

  • @irenerosasabia8149
    @irenerosasabia8149 Před 2 lety +1

    Excelente apresentação. Parabéns a todos os envolvidos. Sucesso ao curso.

  • @ednacosta9161
    @ednacosta9161 Před 2 lety +1

    Que currículo maravilhoso! Não é a toa que faz um trabalho tão significativo e artístico!🌸💮

    • @anasabia_visual_arts
      @anasabia_visual_arts Před 2 lety +1

      Muito obrigada pelo interesse e seu comentário tão carinhoso, Edna! beijos