aula aberta - História da arte a partir da America Latina

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 24. 08. 2024
  • sobre o curso

    Nossa construção da história da arte é, assim como a da própria história em si, arbitrariamente eurocêntrica, seguindo um fluxo que coloca a Europa e, mais tarde, os Estados Unidos, como paradigmas das noções do que classificamos como arte. A América Latina, assim como a Ásia e a África, fica relegada a segundo plano e entra em cena apenas por ocasião da chegada dos europeus.
    Toda a cultura legitimada pelas instituições obedece a um pensamento gestado numa cultura externa, à qual ainda hoje rendemos loas. A proposta deste curso é colocar em xeque esta narrativa hegemônica para propor uma história da arte vista a partir da América Latina.

    Para tanto, algumas questões pedirão reexame - como definir o que entendemos por América Latina, um termo que generaliza e amalgama profundas diferenças, em que medida estas diferentes histórias do continente se aproximam ou se distanciam, e se ainda somos considerados uma região periférica. Depararemos com subcentros e subperiferias, e diferentes “tempos” em andamento simultâneo, que ajudam a termos uma noção um pouco melhor sobre toda a diversidade do continente.

    Ao longo de 4 encontros com duração de 3 horas cada, começaremos discutindo a construção do conceito de América Latina e como se desenvolveu no decorrer do tempo. Tomaremos contato com a obra de artistas em suas variadas manifestações, do início do século XX até a produção de nossos dias em diferentes países da região.
    As manifestações artísticas abordadas serão examinadas à luz dos aspectos específicos da região - os diferentes tipos de colonização e modelos de (sub)desenvolvimento, peculiaridades geográficas e étnicas, eventos sócio-políticos e aspectos de costumes. Tendo como pano de fundo tais especificidades, apreciaremos a obra de artistas contemporâneos em diversas modalidades, de acordo com recortes não convencionais.
    A proposta é propiciar novas chaves de interpretação a partir das perspectivas escolhidas, fomentando nos alunos a construção de uma fruição autônoma.

    Programa
    Encontro 1: O que é América Latina / Identidades múltiplas / Visão externa / Colonização e conquista

    Encontro 2: Modernismo na América Latina - principais artistas / Antecedentes e vanguardas / Desdobramentos

    Encontro 3: Manifestações contemporâneas - memória / mitos e fantasia / identidades

    Encontro 4: Manifestações contemporâneas - questões de gênero / política / resgate da cultura popular



    Para quem é indicado

    Pessoas interessadas em compreender a história da arte vista a partir da América Latina.


    SOBRE Sylvia Werneck
    É crítica filiada às associações brasileira e internacional dos críticos de arte (ABCA e AICA) e curadora independente. Tem especialização em Estudos de Museus de Arte (MAC-USP), mestrado em Estética e História da Arte (PGEHA-USP) e doutorado em Comunicação e Cultura (Programa de Integração da América Latina - USP). Integra o Grupo de Pesquisa Crítica de Arte e Recepção Estética (ECA-USP). Pesquisa arte contemporânea, especialmente a produção da América Latina. Como curadora, realiza exposições em espaços culturais independentes, galerias e museus desde 2008 e integra o corpo curatorial do Lux Espaço de Arte. Faz acompanhamento de processos e orienta residências artísticas. É correspondente da Revista Artnexus e colunista da Revista babEL. Lecionou no curso de Artes Visuais do Centro Universitário Senac e ministra cursos livres sobre história e teoria da arte. Em 2021 produziu uma série de vídeos no canal Artemtudo no CZcams, comentando sobre fatos do mundo através de obras de arte. É autora de “De dentro para fora - a memória do local no mundo global” (Editora Zouk, 2011), “Pensamentos sobre arte” (Alter Edições, 2023) e tem textos críticos em diversas publicações.

Komentáře •