EFS - Estrada de Ferro Sorocabana - Ramal de Jurubatuba

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 12. 07. 2024
  • 💲Caso você queira ajudar o Canal, use o PIX: estacoesferroviariamineiras@gmail.com
    EFS - Estrada de Ferro Sorocabana - Ramal de Jurubatuba
    O ramal de Jurubatuba foi construído entre 1952 e 1957 para encurtar a distância entre a Capital e Santos pela Sorocabana. Partindo da estação de Imperatriz Leopoldina, no tronco, a linha seguia até Evangelista de Souza, na Mairinque-Santos, no alto da serra, para dali descer para o porto. Transportando passageiros e cargas desde a abertura da linha em 1957, o ramal acabou por se tornar uma das linhas de subúrbio da Capital. Por volta de 1980 foi feita a duplicação da linha e a colocação da bitola mista, o que levou à demolição, por causa do óbvio alargamento do leito para comportar duas linhas, de todas as estações originais que estavam no trecho entre Universidade e Jurubatuba, com a exceção desta última. Uma nova linha com novas estações foi entregue, agora com trens partindo de Osasco e não mais de Julio Prestes, mas somente em 2000 é que ficaram prontas todas as estações previstas para todo o trecho que hoje é atendido pelos TUES metropolitanos da CPTM. Até dezembro de 2001 o transporte de passageiros se resumia ao trecho entre Presidente Altino, no tronco, e Varginha, na entrada da área de mananciais. Nesse mês, o transporte foi suprimido para além de Jurubatuba. Daí até Evangelista a linha foi está desativada até para cargueiros, mas, em 2007, foi aberta a extensão da linha eletrificada com trens da CPTM até a nova estação de Autódromo.
    Estações:
    00:00 - Início
    00:50 - Quilômetro 12
    01:03 - Universidade
    01:59 - Pinheiros
    03:19 - Morumbi
    03:57 - Santo Amaro
    04:47 - Jurubatuba
    06:42 - Cidade Dutra
    09:09 - Interlagos
    09:47 - Casa Grande
    10:45 - Colônia
    11:35 - Barragem
    12:17 - Evangelista de Souza
    Veja no facebook: (Estações Ferroviárias Mineiras)
    / 1022596251128945
    Veja no Google Maps:
    www.google.com/maps/d/edit?mi...
    Produção: José Dimas Teixeira - maio/2023
    Fonte:
    - Google Earth
    - Estações Ferroviarias do Brasil - www.estacoesferroviarias.com.br/
    - Centro-Oeste Brasil: vfco.brazilia.jor.br/
    Musicas:
    - The Engagement - Silent Partner
    - Everyday - Jason Farnham
    - About That Oldie - Vibe Tracks
    - Golden Days - Topher Mohr and Alex Elena
    - Last Kiss Goodnight - Kevin MacLeod
    - Let's Do It - Topher Mohr and Alex Elena
    Audio:
    / estações ferroviarias ...
    🚂🚃🚃🚃🚃
    Playlist Completa: Ferrovias, Trens, Ramais, Estações
    • Ferrovias, Trens, Rama...
    Prezado, agora temos uma novidade no canal, você pode ser MEMBRO, uma espécie de assinatura mensal do meu canal Estações Ferroviárias Mineiras pelo botão SEJA MEMBRO. Com a assinatura "Maquinista", você terá acesso exclusivo a todos os traçados em KML ou KMZ, bastando solicitar qual traçado.
    Para ser membro do canal, CLIQUE AQUI: / estações ferroviarias ...

Komentáře • 14

  • @jgviajante875
    @jgviajante875 Před 3 měsíci +1

    PARABÉNS JOSE DIMAS . pelo belo vídeo Documento . Recordei muitos momentos felizes vendo esse lindo video.. Obrigado por esse lindo e emocionante video. 😊.

  • @genilucena3442
    @genilucena3442 Před 7 měsíci +3

    Amo estes vídeos ❤

    •  Před 7 měsíci +1

      Obrigado!

  • @mogyano
    @mogyano Před 7 měsíci +3

    Muito bom! Like merecido🎉

    •  Před 7 měsíci +1

      Obrigada pelo like

  • @ferreocam1450
    @ferreocam1450 Před 7 měsíci +2

    Sensacional, caro José Dimas Teixeira!...
    Parabéns GIGANTE pela elaboração desse vídeo, que retrata nada mais, nada menos, que a segunda ligação ferroviária entre a capital e o litoral paulista (baixada santista), depois da primeira ferrovia do estado, a Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, (São Paulo Railway), esta inaugurada em 1867.
    O Ramal de Jurubatuba, construído pela antiga Estrada de Ferro Sorocabana na década de 1950, incorporado em 1971 pela Ferrovia Paulista S/A FEPASA, hoje se resume meramente a Linha 9 Esmeralda do Trem Metropolitano, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), atualmente (2023) da concessionária Via Mobilidade, do Grupo CCR. Então até a região dos bairros Grajaú e Varginha no extremo sul paulistano, há o tráfego dos Trens Urbanos.
    Mas erroneamente, o trecho entre Varginha e Evangelista de Souza, no entroncamento desse ramal com a Linha Mairinque - Santos, segue abandonado, praticamente já sem os trilhos, restando apenas o leito onde até meados dos anos noventa, ainda tinha a linha e algum tráfego de Trens Cargueiros.
    * Em 1991, eu cheguei a viajar de Trem, entre a capital e Santos, em um Trem Turístico operado pela extinta Fepasa, que rodava aos finais de semana, entre a Estação Barra Funda na capital e a Estação de Santos da Avenida Ana Costa.
    "Foi uma viagem memorável... Nas imagens da Estação Evangelista de Souza, em uma delas, sou eu quem aparece junto ao meu avô (Natalino Conte - em memoria), ao lado do Trem."
    A antiga Estação Cidade Dutra, a única estação antiga ainda em faces originais dessa linha, que desde o ano de 2007, tem como sua "nova vizinha", a atual Estação Autódromo do Trem Metropolitano, é outro capítulo triste, a parte...
    Pois esta edificação só existe, porque até meados dos anos noventa, residia um senhor que, segundo consta, era Ferroviário dos tempos da Sorocabana/Fepasa que, mesmo aposentado de seu ofício, continuou morando e por consequência, "guardando esta estação, até seus últimos dias"... então mesmo estando já desativada ao serviço de passageiros, desde meados dos anos setenta, pelo fato deste senhor morar na estação, ela se manteve, sem invasão e ou maiores atos de vandalismo...
    No início dos anos dois mil. com a remodelação do trecho entre Jurubatuba e Grajaú, para a implantação do serviço do Trem Metropolitano no mesmo padrão operacional desde Osasco, a antiga Estação Cidade Dutra chegou a ser utilizada como base e alojamento das obras de modernização da linha... mas ao termino e após a inauguração da nova Estação Autódromo, a antiga Cidade Dutra caiu no "esquecimento" por aqueles que deveriam prover a sua recuperação e preservação, por ser um marco físico histórico desse ramal.
    Então este vídeo me proporciona um misto de satisfação e ao mesmo tempo, de certa "tristeza", por ver que o tempo passa e tanto a antiga Estação Cidade Dutra quanto o trecho final desse ramal, entre Varginha e Evangelista de Souza, vão resistindo ao tempo por "conta própria"...
    Parabéns mais uma vez pela elaboração desse belo conteúdo, o qual certamente compartilharei em minha páginas e redes...
    Saudações Ferroviárias!
    Anderson A C - Canal Ferreo Cam
    Idealizador do Projeto Rádio Trem - radiotrem.com
    Idealizador do Projeto Interlagos Retrô - radiointerlagosretro.com

    •  Před 7 měsíci +2

      Obrigado por enriquecer ainda mais este vídeo. Abraços...

  • @orlandoherrada5438
    @orlandoherrada5438 Před 4 měsíci +1

    excelente

    •  Před 4 měsíci

      Obrigado

  • @sergiofernandes8509
    @sergiofernandes8509 Před měsícem +1

    Quando vim para zona sul
    Ainda tinha ramal que entrava no.meuo das casas
    Tinna uma empresas que o ramal atendia.
    Patio tinha muitos vagoes cargas .
    Bons tempos se acabaram
    Abrs

  • @carlinhosa.6906
    @carlinhosa.6906 Před 7 měsíci +1

    Mais um vídeo legal 👏👏👏👏👏,faltou a estação de Varginha antes de casa grande

    •  Před 7 měsíci +1

      Ola Carlinhos, a estação Varginha e outras mais foram inauguradas após a Sorocabana, por isso não aparecem no Vídeo. A de Varginha foi inaugurada em 1992 pela FEPASA e demolida em 2005 pela CPTM.

    • @carlinhosa.6906
      @carlinhosa.6906 Před 7 měsíci +1

      @ valeu pela explicação José ,dessa eu não sabia 👍

  • @ivangiacomo6759
    @ivangiacomo6759 Před 7 měsíci +1

    Parabéns! Excelente Vídeo! Foi construída um viaduto sobre o trecho sul do Rodoanel e foram feitos trabalhos de terraplanagem para garantir a faixa de domínio da ferrovia! Há algum projeto para reconstruir o trecho entre Varginha e Evangelista de Souza mesmo que fosse para um trem turístico? Alegam que se expandir a linha de trem metropolitano até Palheireiros irá estimular a ocupação em áreas de preservação ambiental e de mananciais.