As Férias Podem Ser Divididas? Qual o procedimento Correto? Qual a Consequência Se Dividir Errado?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 20. 08. 2024
  • Contribua para o canal com qualquer valor de doação via PIX. As chaves são (31) 98755-0566 e trabalhismo88@gmail.com
    Pessoal, nos vídeos eu forneço informações para vocês conseguirem saber se há algo errado, ou não, no seu trabalho. Porém, eu não consigo analisar todos os casos individuais dos comentários deixados aqui no CZcams. Somente numa conversa particular é possível analisar os detalhes do caso para dar um parecer responsável sobre o que está errado e o que pode ser feito por cada trabalhador. Portanto, quem tiver interesse em análise de caso concreto, entre em contato comigo no WhatsApp (31) 98755-0566 ou no e-mail: brenonbrandao@gmail.com ou então consulte formalmente outro advogado que também seja especialista em Direito do Trabalho. Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.
    A reforma trabalhista realizou mais de 200 alterações nas regras da CLT. Uma destas mudanças aconteceu no afrouxamento das possibilidades de se dividir as férias dos Empregados.
    Continua valendo a regra de que as férias devem ser usufruídas em um único período. Porém, a partir de agora, SE HOUVER CONCORDÂNCIA DO EMPREGADO, as férias poderão ser divididas em até três períodos.
    Obrigatoriamente, um dos três períodos deverá ser de 14 dias seguidos, ou mais do que 14 dias. Os outros períodos de férias não poderão ser menores do que 05 dias seguidos.
    Vou dar uns exemplos bem rapidinhos: uma trabalhadora que tem direito a 30 dias de férias, ela pode usufruir tudo de uma vez, ou pode aceitar dividir em 2 ou até 3 períodos. Podem ser 2 períodos de 15 dias, ou um de 20 e outro de 10 dias. Se forem 3 períodos pode ser um de 15 dias, outro de 10 e outro de 5 ou um de 14 dias e dois de 8 dias.
    Antes da reforma trabalhista as férias só podiam ser dividas em situações excepcionais ou anormais, ou então em casos de férias coletivas.
    Resta muito claro que a reforma trabalhista enfraqueceu mais este direito do trabalhador, favorecendo o interesse daquele patrão que não gosta de dar férias de 30 dias seguidos para seus Empregados.
    As férias em um só período são um direito do Empregado e uma obrigação do patrão. Portanto, a divisão das férias só pode acontecer EXCLUSIVAMENTE quando o empregado aceitar.
    Se o Empregador quiser dividir o período de férias do seu Empregado ele terá que perguntar ao trabalhador se ele está de acordo e, se este Empregado concordar, será assinado um documento para registrar esta concordância.
    Quando o Empregado não concordar com a divisão das férias, o Empregador não poderá obrigar que ele assine o documento de concordância.
    Qualquer Empregado que for coagido e obrigado a assinar o documento de concordância com a divisão das férias poderá denunciar o caso para a Fiscalização do Trabalho e para o seu sindicato. Além disso, o trabalhador poderá acionar a Justiça do Trabalho para conseguir receber as suas férias corretamente.
    Conceder férias de forma errada é o mesmo que não conceder. Portanto, se o Empregador dividir as férias sem a concordância do Empregado, ele pode ser MULTADO pelo Fiscal do Trabalho. Além disso, o Empregado pode entrar com AÇÃO NA JUSTIÇA DO TRABALHO e pedir o pagamento dobrado das férias.
    Outra informação importante é que as férias não podem começar 01 ou 02 dias antes de um feriado ou antes do dia de descanso da semana.
    Então, este texto foi importante pra você? Ficou alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Por gentileza, ajude a divulgá-lo para que outras pessoas também possam se informar e fique a vontade para deixar o seu comentário no site ou no canal do CZcams.
    Muitíssimo obrigado.
    Valeu!

Komentáře • 93

  • @kellynne8247
    @kellynne8247 Před 2 lety +6

    Nossa, salvou minha vida. Pq querem me obrigar a parcelar minhas férias mesmo eu não concordando. Muito obrigada pela explicação!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @liviadias8732
    @liviadias8732 Před 2 lety +4

    Parabéns! Essa foi a melhor explicação que ouvi até agora.👏👏👏👏

  • @zenildocaetano2140
    @zenildocaetano2140 Před 3 lety +7

    Os trabalhadores têm perdido muitos direitos conquistados ao longo da história humana. O conhecimento é o caminho a ser trilhado por Todos nós. Não permitamos ser escravos do conformismo ou medo.

  • @RafaelOliveira-kx8qc
    @RafaelOliveira-kx8qc Před 3 lety +5

    Excelente conteúdo Breno! Infelizmente é muito comum empregadores não oferecerem alternativas aos funcionários e ainda tratarem como caráter obrigatório.

    • @zenildocaetano2140
      @zenildocaetano2140 Před 3 lety +2

      Gostaria de entender melhor, Rafael a questão do empregador ter no empregado um "inimigo". Não o vê como um aliado pras conquistas das empresas que traduzirá em riqueza ao empregador: este são gananciosos e por vezes estúpidos.

    • @RafaelOliveira-kx8qc
      @RafaelOliveira-kx8qc Před 3 lety +3

      @@zenildocaetano2140 Recentemente entendi que a maioria dos empregadores nem enxergam seus funcionários como inimigos, mas como peças descartáveis mesmo, baratas e abundantes. Tirar o máximo proveito, gastando o mínimo possível é a regra. Se valem de retóricas pobres do tipo: "Performar acima de suas atribuições"; "Vista a camisa"; "Tenha brilho nós olhos".... Mas jamais tratam de fato (fora do discurso) como aliados. Essa é só minha opinião.

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety

      Obrigado pelo comentário!

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety

      Obrigado pelo comentário!

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety

      Obrigado pelo comentário!

  • @zenildocaetano2140
    @zenildocaetano2140 Před 3 lety +2

    Muito importante ter situações de trabalho esclarecidas para melhor usufruto das boas relações entre Empregados e Empregadores.

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety

      É isso aí Zenildo! Obrigado pelo comentário!

  • @wjs6722
    @wjs6722 Před rokem +1

    Melhor vídeo sobre férias do CZcams 👏🏽👏🏽👏🏽

  • @rodrigoleiteco3808
    @rodrigoleiteco3808 Před 2 lety +3

    Muito bom vídeo matou minhas duvidas

  • @sirleycardoso3895
    @sirleycardoso3895 Před 2 lety +2

    Obrigada, foi importante sim, gostei muito 👍

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety

      Obrigado pelo comentário.
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

  • @claudiofernandes9538
    @claudiofernandes9538 Před 7 měsíci +1

    Parabéns!

  • @carlosmagnolara9255
    @carlosmagnolara9255 Před 3 lety +1

    Show Brenon!

  • @rosangelafernandes7165
    @rosangelafernandes7165 Před 2 lety +1

    Muito importante esre conteudo onde eu trabalho eles obrigam a gente assinsr o papel das ferias sem dar nenhum dinheiro e manda a gente buscar o dinheiro 3x no trabalho

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety

      Obrigado Rosângela!
      Infelizmente os direitos trabalhistas são desconhecidos por muitos trabalhadores e alguns empregadores aproveitam disso.
      O canal trabalhismo visa justamente conscientizar os trabalhadores pra eles fazerem valer seus direitos.

  • @marcoapteixeirateixeira8631

    Parabéns pelo vídeo, foi super didático !
    Só nos próximos ligar um bom microfone no amplificador ...
    O áudio saiu muito baixo !

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před rokem +1

      Prezado, agradeço muito o seu comentário.
      Quanto à questão do som, realmente, neste vídeo ficou baixo.
      Esse foi um dos primeiros vídeos que fiz, naturalmente, com o tempo tenho conseguido melhorar as gravações.
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

  • @juliocesarribeirodasilva4806

    Bacana se o doutor responder as dúvidas.

  • @antoniosalesbernardo1081
    @antoniosalesbernardo1081 Před 6 měsíci

    Parabéns pelo seu trabalho

  • @nilgreiros7567
    @nilgreiros7567 Před 2 lety +3

    Não existe esse papo de empregado concordar ou descordar em tirar férias divididas ou não! Isso é uma imposição do patrão e se o empregado não concordar, esse será demitido na primeira oportunidade.
    A lei no Brasil sobre esse assunto deve ser em obrigar os trinta dias de férias e ponto!

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety +1

      Prezado, infelizmente, a realidade é essa mesma.
      Ao invés de acontecer uma reforma trabalhista que melhores os direitos dos trabalhadores, em 2017 o que aconteceu foi só a melhora para os empregadores.
      Por isso que eu prefiro chamar de "Deforma Trabalhista" ao invés de "Reforma Trabalhista".
      Além disso, acrescento que no Brasil as leis trabalhistas são elaboradas e aprovadas pelos Deputados Federais, Senadores e Presidente. Portanto, a melhor forma de mudar a lei é escolhendo melhor os políticos nos quais votamos.
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

    • @nilgreiros7567
      @nilgreiros7567 Před 2 lety

      @@Trabalhismo sua colocação é indiscutível! Só acho q primeiro precisamos mudar a mentalidade desse povo dos quais muitos morrem sem descobrir que são titular do poder constituinte e aí sim, sonharmos em melhores candidatos pra nós representar.
      Tente motivar seus inscritos a mudar essa mentalidade. Fica aqui a sugestão .
      E vou me inscrever neste exato momento.
      Obrigado 🙌🏻

  • @moacirferreira9522
    @moacirferreira9522 Před rokem

    Ótimas informações Dr!

  • @natalicianatalicia3037

    Vídeo maravilhoso muito Obrigada

  • @albertosantos508
    @albertosantos508 Před rokem

    Ótimo conteúdo, muito obrigado pela explicação.
    Você pode melhorar os seus vídeos, com uma melhor iluminação e um microfone mais próximo, pois o áudio ficou muito baixo.

  • @lyniaanjos7037
    @lyniaanjos7037 Před 3 měsíci

    Eu sei que faz um tempinho o vídeo mas ainda é possível parcelar para 2x de 15 dias ? Onde eu trabalho me informaram que não pode.

  • @daviaraujorocha1827
    @daviaraujorocha1827 Před rokem

    Fizeram isso comigo, eu não sabia. Ele disse que tava precisando de mim na empresa e que ia dar só 15 dias. Eu fui lá e assinei

  • @macielsp2008bh
    @macielsp2008bh Před 3 lety +3

    Dr. Brenon uma empresa pode impedir um funcionário de comer na rua? Ex: fazer a hora do almoço em casa

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 3 lety +3

      Prezado Maciel, o intervalo de refeição e descanso é um período no qual o empregado não está à disposição do empregador, ou seja, o empregado deve ter plena liberdade para ir onde quiser. Se você analisar detalhadamente, esse período de intervalo (normalmente de 01 hora) nem é contado como jornada de trabalho.

  • @Isa12Rosa
    @Isa12Rosa Před 2 lety +1

    Boa noite, tudo bem? Parabéns pelo vídeo!!
    Tenho uma dúvida: quero dividir minhas férias em 2 períodos de 15 dias, e gostaria de saber, por favor, como receberei o terço constitucional. Recebo integral na primeira quinzena? Ou ele é dividido e recebo 1/6 a cada período de 15 dias de descanso? Corro risco de ter esse valor diminuído de algum jeito por dividir as férias?

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety +1

      Prezada, obrigado pela parabenização 😊
      No caso, você não pode sofrer nenhuma redução de valores por causa da divisão das férias.
      O valor do adicional de um terço será calculado em cima do valor que você receberá dos 15 dias de férias. Aí, depois, quando tirar os outros 15 dias você receberá o adicional de um terço sobre o valor desses outros 15 dias. Entendido?
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

  • @andressadesouzasantos888
    @andressadesouzasantos888 Před 7 měsíci

    Oi Dr...No meu caso, eu quero fracionar minhas férias. Já tirei 12 dias em Dez/23 e quero só mais 7 no meio do ano, ou seja, sobrarão mais 11 dias. Neste caso a empresa pode me conceder, sem ter problemas com o ESocial?

  • @rogerio_venancio
    @rogerio_venancio Před rokem

    Onde eu trabalho eles não perguntam se quer ou não. simplesmente divide em 15 dias

  • @MrIsaias777
    @MrIsaias777 Před měsícem

    Uma dúvida, a pessoa que trabalha de segunda a sexta, tira férias fracionada (20+5+5). Se começar as duas férias de cinco dias na segunda feira e encerrar na sexta é considerado ainda férias de 5 cinco dias?

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 28 dny

      Sim, se a empresa funcionar no sábado ou no domingo, essa pessoa pode ser escalada para trabalhar nesses dias, mas se a empresa funcionar só de segunda a sexta, aí a pessoa volta a trabalhar só na segunda-feira depois das férias e, no fim das contas, vai ficar sem trabalhar por 07 dias (os 05 de férias e os 02 do fim de semana que já não seriam trabalhados de jeito nenhum).
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.
      Você pode nos dar uma contribuição de qualquer valor via PIX? As chaves são (31) 98755-0566 e trabalhismo88@gmail.com

  • @ivonesouza7242
    @ivonesouza7242 Před 7 měsíci

    Não achei um vídeo aqui explicando uma coisa.
    Minha patroa mim pediu pra eu ficar 10 dias em janeiro
    10 dias em junho
    10 dias em setembro
    Então eu quiria saber se o dinheiro também e dividido
    Oi o patrão da todo?

  • @alanmack1507
    @alanmack1507 Před rokem

    Oi gostei muito do seu video..
    Pois tenho uma dúvida se o empregado quiser tirar as férias em 3 período ele tem que conseguir as férias assim ou fica apenas a critério do patrão.. Ex: Eu gosto de viajar bastante pois a empresa onde eu trabalho dão apenas as férias uma vez no ano de 30 dias, Eu como empregado tem alguma forma de eu solicita as férias em 3 vezes..?

  • @isaiassantos8119
    @isaiassantos8119 Před 9 měsíci

    To devendo dois dias na empresa , a empresa pode mandar eu ir trabahar pra pagar esses dias ?

  • @rosianealvesbarreto7387
    @rosianealvesbarreto7387 Před 9 měsíci

    Então pode pegar 5 dias, depois 10 e depois 15.

  • @deusdetesilva2816
    @deusdetesilva2816 Před rokem

    Boa noite. Eu quero fracionar minhas férias em 15 e 15 dias, porém a empresa só quer me liberar 30 dias ou 20 dias vendendo 10 dias. Eu tenho esse direito de dividir ou não??

  • @blueplanettoxic611
    @blueplanettoxic611 Před 2 lety +1

    Olá doutor eu trabalho a três anos em uma casa como empregada doméstica em março de 2020eu comprei um ano ela mim mandou pra casa primeiro de abril ela deu minhas férias fiquei em casa um ano retornei para o trabalho maio do ano passado ela em janeiro de 2021 ela pagou minha última parcela das férias quase um ano depois e estou preste a entrar de férias de novo tenho um ano em casa de direito a a férias e maio vai completar mais um ano que eu retornei ao trabalho então eu tenho um ano e nove meses sem receber as férias isso está correto obg .

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety

      Oi, infelizmente, eu não entendi sua questão.
      Sugiro que você consulte pessoalmente um advogado de confiança e que seja especialista em Direito do Trabalho. Somente numa consulta particular é possível analisar todos os detalhes do caso concreto e lhe dar um parecer exato sobre o que você tem direito ou não.
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

  • @CamilaOliveira-kz5kk
    @CamilaOliveira-kz5kk Před rokem

    Tenho uma dúvida!
    Em junho de 2022 tirei minhas férias onde fracionei ela em 2x,junho de 2022 e Janeiro de 2023.
    A minha dúvida é o seguinte,quando começa a contar minha segunda férias,em junho ou janeiro?
    Ou seja,tirarei férias em junho desse ano,ou em janeiro do ano q vem?

    • @elioneirdea5568
      @elioneirdea5568 Před 5 měsíci

      Você tem direito a férias a cada 12 meses na empresa ,se voce entra na empresa em janeiro de 2022 , em janeiro de 2023 voce tem direito de 30 dias , se você parcelar esses 30 dias em 2x, a primeira quinzena em fevereiro e a segunda em novembro, em janeiro de 2024 você já terá direito a mais 30 dias.

  • @fabiolabarbosa1793
    @fabiolabarbosa1793 Před rokem

    Olá, após a primeira férias fracionada ser concedida pela empresa ela tem o prazo de dentro de um ano para liberar o restante ou a empresa pode liberar quando bem entender ?

  • @jhonywalisson2843
    @jhonywalisson2843 Před 3 lety +1

    Eu dividi as minhas férias em 15 + 15 por causa do meu aniversário e por causa de uma viagem que farei que darão em meses diferentes. Na minha primeira saída tirei 15 dias e o meu salário veio um pouco mais abaixo da metade do normal. Isso está certo???? Como tenho o meu direito porque meu salário veio esse valor tao abaixo??
    Lembrando que não fiz vale nenhum pois não gosto e tbm não estou devendo nenhuma hora para a empresa.

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 3 lety

      Oi Jhony, obrigado pelo comentário.
      Sobre o valor das suas férias o primeiro passo é avaliar o recibo de férias, nesse documento tem que ser detalhado o que você está recebendo.
      Infelizmente não tenho como lhe dizer se há algo errado, porque não tive acesso aos documentos relacionados.
      Sugiro que você faça essa análise do aviso e do recibo de férias, se continuar com dúvida, questione a empresa e consulte um advogado do seu sindicato ou particular.
      Esse tipo de problema não há como resolvemos aqui pela internet, é necessária uma consulta para análise detalhada.
      Espero que essas dicas lhe ajudem.

  • @kennedykalebetec.mecatroni2976

    O que fazer quando a empresa quer ter obrigar tirar 30 dias e voce quer parcelar em 2 periodos?

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 28 dny

      As férias só podem ser parceladas se houver acordo entre a empresa e o empregado.
      Se um dos dois não concordar, o parcelamento não pode ser feito.
      O que você pode fazer é tentar negociar com a empresa.
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.
      Você pode nos dar uma contribuição de qualquer valor via PIX? As chaves são (31) 98755-0566 e trabalhismo88@gmail.com

  • @robsonvaleriano9953
    @robsonvaleriano9953 Před rokem

    FUI demitido por questionar as férias fracionadas é certo a firma fazer isso comigo?

  • @VictorHugo-gn4oj
    @VictorHugo-gn4oj Před 3 lety +1

    Oiiii tenho um dúvida, Suponhamos que quero fracionar minhas férias em 2X , Uma metade tirada em março e outra parte em setembro , Sendo que meu período de admissão foi em Junho. É direito do tralhador tirar depois de 12 meses ou seja tem que tá dentro do Limite de um ano ?
    Resumindo melhor, minhas férias estão marcadas para Março de 2022, porém quero dividir em 2 X a outra metade quero para setembro, Mas tem um porém faço Ano dia 19 de junho . Vai haver algum Problema relacionado a isso ?

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 3 lety +2

      Prezado, se eu entendi bem, em junho terminará seu período concessivo dessas férias e, por isso, não é possível que uma parte delas seja concedida depois de junho.
      Por outro lado, a partir de junho começará outro período concessivo relativo às férias adquiridas em 2021/2022, assim será possível você receber os 30 dias de férias em março de 2022 e pedir a concessão de parte das novas férias em setembro.
      Esse é o jeito correto e lícito de atender sua demanda.

    • @VictorHugo-gn4oj
      @VictorHugo-gn4oj Před 3 lety +1

      @@Trabalhismo ok muito obrigado !

  • @julianorj426
    @julianorj426 Před 7 měsíci

    ai vc,vai denuncia a empresa depois é mandado embora rs

  • @manoelcordeiro598
    @manoelcordeiro598 Před rokem

    boa noite ta vencendo duas ferias posso dividir a q eu vou tirar agora

  • @petteroliveira8144
    @petteroliveira8144 Před 2 lety +1

    Então no meu caso! Posso mesmo ganhar na justiça minhas férias em dobro eu não assinei e eu estou sendo obrigado a assinar tanto pelo RH. E pelo minha chefe e por fim ja depositaram o pagamento la na minha conta sem eu concorda e assinar os papeis das férias

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety

      Prezado, eu não consigo te dar uma resposta exata a responsável sem conhecer outros detalhes do que efetivamente está acontecendo com você.
      Sugiro que você consulte pessoalmente um advogado de confiança e que seja especialista em Direito do Trabalho. Somente numa consulta particular é possível analisar todos os detalhes do caso concreto e lhe dar um parecer exato sobre o que você tem direito ou não.
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

  • @cristianoouchamegodoforro2357

    Ah pois saio de dia 10 de agosto hoje já é 8 horas nem meu patrão e nem um encarregado me comunicou nada sobre minhas férias sabendo por outros que ele quer dividir as férias da gente sem comunicar a gente eu jamais não vou aceitar isso até mesmo porque tenho compromisso durante o período da minhas férias

  • @vilmonepereira115
    @vilmonepereira115 Před 11 měsíci

    Tenho uma ferias vencida me deram so 20 dias de ferias quando eles tem que me da os outros 10 dias ?

  • @joaofrangonowarzone1997

    Eu tenho mais 10 dias pra pegar de férias, eles podem descontar os dias que eu ficar em casa?

  • @barbaramarques4042
    @barbaramarques4042 Před 2 lety +1

    Se eu vender 1/3 das minhas férias ainda posso dividir o restante dos 20 dias? Em 14 dias e 6 dias?

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety +1

      Prezada, não é o mais recomendável a se fazer, mas atualmente a lei não proíbe que o empregado venda uma parte das férias e mesmo assim divida o restante.
      Para conseguir ter um descanso mental e físico significativo, o ideal é realmente usufruir os 30 dias de férias.

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety +1

      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

    • @barbaramarques4042
      @barbaramarques4042 Před 2 lety +1

      @@Trabalhismo obrigada pela resposta!!! Ja me inscrevi para ver outros vídeos!

  • @marciomartins2099
    @marciomartins2099 Před rokem

    Dr. Como é o pagamento por exemplo eu tirando férias 15+15 dias?

  • @violaoiniciantepaulohenriq9369

    Minha empresa quer obrigar eu dividir férias, eu não aceito como fazer relação à isso?

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 3 lety

      Infelizmente existem muitas empresas que fazem isso, mesmo sabendo que é ilegal.
      A recomendação é que você tome cuidado para não assinar nenhum documento no qual a empresa escreva que você estaria concordando com a divisão das férias.
      Se houver pressão da empresa quanto a isso, você pode denunciá-la à Delegacia do Trabalho (órgão do Ministério do Trabalho onde ficam os fiscais do trabalho). Também pode ser interessante procurar o seu sindicato e pedir que eles interfiram.
      Outra possibilidade é ajuizar uma ação na Justiça do Trabalho pedindo que o juiz obrigue a empresa a conceder as férias num único período e com fixação de multa pro caso da empresa não cumprir.
      De toda forma, penso que vale a pena consultar um advogado especialista em Direito do Trabalho da sua cidade, uma consulta é importante para o profissional analisar todos os detalhes do seu caso e conseguir lhe dar todas as orientações com segurança e exatidão.

    • @kelisonandrade9962
      @kelisonandrade9962 Před 2 lety +1

      @@Trabalhismo poderia me repassar onde encontro essa lei? minha empresa esta obrigando a todos os funcionários a dividir as feria mas eu sou contra.
      não quero dividir, não esperei muito tempo para tirar só 15 dias

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety

      @@kelisonandrade9962 está no artigo 134 da CLT.

  • @cidinhagomes6769
    @cidinhagomes6769 Před 2 lety +1

    Ei trabalho em uma escola. Eu tiro 1 semana em julho e 17 em janeiro. ? Pode isso?

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety +1

      Prezada, conforme expliquei no vídeo, as férias só podem ser fracionadas se houver a concordância do trabalhador.
      Além disso, pra saber com exatidão se as suas férias estão corretas é preciso analisar alguns outros detalhes do seu caso.
      Sugiro que você consulte formalmente um advogado de confiança e que seja especialista em Direito do Trabalho. Somente numa consulta particular é possível analisar todos os detalhes do caso concreto e lhe dar um parecer exato sobre o que você tem direito ou não.
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

  • @jovelinaanjos4622
    @jovelinaanjos4622 Před 2 lety +1

    Dr onde vc atende ? Preciso de um adv igual vc

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety

      Prezada, eu moro e trabalho em Belo Horizonte, Minas Gerais.

  • @celiosantosiva5666
    @celiosantosiva5666 Před 2 lety +1

    Eu não aceitei fui demitido

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety

      Prezado, infelizmente existem maus empregadores que não respeitam os direitos dos trabalhadores.
      A minha missão, com esse canal aqui no CZcams é conscientizar os trabalhadores sobre os seus direitos.
      Se os outros trabalhadores estiverem conscientes e também não aceitarem a imposição da empresa, ela não poderá demitir todo mundo, não é mesmo?
      Me permita fazer um comentário breve sobre o que está acontecendo com o Direito do Trabalho no Brasil, porque julgo importante as pessoas se conscientizarem sobre a nossa realidade, assim, podemos entender um pouco do motivo de tanto desrespeito aos trabalhadores. Essa situação que você menciona é inadmissível, mas infelizmente eu recebo relatos de trabalhadores em situações semelhantes por todo o Brasil. Como advogado eu venho estudando o Direito do Trabalho e as condições de trabalho há mais de 10 anos. Pra mim, está muito claro que nos últimos anos as coisas pioraram bastante, principalmente após a reforma trabalhista. Eu percebo que tudo o que está acontecendo tem total relação com a nossa política. Se você pesquisar um pouco, vai descobrir que nos últimos anos, além da reforma trabalhista ter tirado muitos direitos dos trabalhadores, o pior é que o governo federal está enfraquecendo demais os órgãos de fiscalização trabalhista. Houve muita redução na quantidade de fiscais do trabalho, por exemplo, e além disso, as condições de trabalho deles estão péssimas, de forma que eles não conseguem realizar bem o seu trabalho. A Justiça do Trabalho sempre se destacou por ser mais eficiente que os outros órgãos judiciários e, infelizmente, também está sofrendo muitos ataques e piorou bastante o seu funcionamento.
      Num contexto desse, os maus empregadores se sentem totalmente à vontade pra fraudar cada vez mais os direitos trabalhistas.
      Portanto, é essencial ter consciência de classe na hora de se posicionar politicamente. Perceba que não estou me referindo a nenhum político em específico, mas apenas estou destacando a importância de identificar, com clareza, quais são os políticos que atuam a favor e os que atuam contra os direitos trabalhistas.
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

  • @joselitavideira9502
    @joselitavideira9502 Před 10 měsíci

    Tenho uma divida o patrão pode da as férias um ano e omsi meses depois

    • @maweerllyleal5548
      @maweerllyleal5548 Před 3 měsíci

      Pode, após você completar 1 ano dentro da empresa, ela tem 1 ano para poder dar férias.

  • @DerivaniamariadossantosMaria

    Meu nome é derivania Maria

  • @josinaldoluiz7627
    @josinaldoluiz7627 Před 2 lety +1

    Recebi minhas férias: sei q por lei só se pode vender 10 dias . Mais se eu entrar em um acordo com o empregador pra trabalhar os trintas dias em q deveria estar de repouso, como fica o pagamento, receberei normal , ou tenho direito há mais algum dinheiro por esses 30 dias trabalhados?👍👍👍

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety +1

      Prezado, pelo direito é proibido vender as férias integralmente, ou seja, o direito não acolhe essa prática e, por isso, não dá pra falar qual dinheiro você teria direito, afinal, essa negociação nem deveria acontecer.
      Quando o trabalhador não usufrui suas férias, por culpa do empregador, o direito manda pagar o valor das férias em dobro, inclusive com o adicional de um terço.
      Eu sei que, infelizmente, os trabalhadores estão recebendo salários tão baixos que acabam precisando abrir mão de direitos tão importantes, como as férias, em troca de dinheiro.
      Nesse contexto é importante ter consciência de que o certo é lutar constantemente por melhoria salarial, para que o salário seja suficiente para uma vida digna.
      Eu sempre digo que o certo é trabalhar para viver e não viver para trabalhar.

  • @blueplanettoxic611
    @blueplanettoxic611 Před 2 lety

    Eu vou explicar melhor eu fiquei em casa por causa da pandemia pandemia ela pagou minhas férias parcelada em três parcelas

    • @Trabalhismo
      @Trabalhismo  Před 2 lety

      Oi, infelizmente, eu não entendi sua questão.
      Sugiro que você consulte pessoalmente um advogado de confiança e que seja especialista em Direito do Trabalho. Somente numa consulta particular é possível analisar todos os detalhes do caso concreto e lhe dar um parecer exato sobre o que você tem direito ou não.
      Por favor, retribua meu trabalho ajudando o canal a crescer para eu informar mais pessoas, inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos com seus conhecidos.

  • @ivandelsonbatista-by5zh

    Na minha empresa esse ano começou a dar as férias parcelado de 15 dias não aceitei msm assim falaram que era lei e que podiam fazer isso