ESTOU PENSANDO EM ACABAR COM TUDO - VOCÊ VIU e não ENXERGOU | Final Explicado

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 5. 07. 2024
  • ENTENDEU O FINAL? Nesse vídeo vou explicar essa viagem existencialista de Estou pensando em acabar com tudo. + algumas CURIOSIDADES do filme! :)
    Link do livro: amzn.to/2Zu9V6p
    -------
    O Brilho Eterno de UM PLOT TWIST! Haha
    O novo filme da Netflix é Estou Pensando em acabar com tudo e aposto que você se perdeu com 2 minutos de filme kkkk (eu também!)
    Nesse vídeo nós explicamos o final do filme e te damos 11 momentos que o ele indicou isso pra gente.
    O filme conta com atuação da Jessie Buckley e da Toni Collette, que estão impecáveis e conta com direção do Charlie Kaufman!!
    Ahhh, trouxemos algumas curiosidades que talvez você não saiba e TALVEZ NÃO TENHA PERCEBIDO!
    Vem ver o final explicado de estou pensando em acabar com tudo (I’m thinking of ending things)
  • Zábava

Komentáře • 442

  • @yhagoramundoafora
    @yhagoramundoafora  Před rokem

    🥳 Gostou do vídeo e quer ajudar o canal: nubank.com.br/pagar/b1a38/qDFlKCmZOE

  • @julianethebest
    @julianethebest Před 3 lety +247

    Eu costumo gostar de filmes confusos, complexos e filosóficos, mas na minha humilde opinião esse daí passou do ponto. Diálogos intermináveis me fizeram pausar o filme umas 5 vezes só pra ver quanto tempo faltava pra acabar. Além disso, passei o filme todo esperando aquela cena que dá, pelo menos, o estalo, onde você tem por onde começar a montar o quebra-cabeça. Muitas pessoas que curtiram leram o livro antes. Que filme é esse que você só entende se leu o livro? Achei parado, e pra mim, as alegorias não funcionaram tão bem... Quando mudava de cena eu pensava “agora é a hora em que tudo vai encaixar”, mas o filme acabou e essa cena não veio... Pra mim passou do limite da filosofia, do questionamento da existência humana e se tornou só um amontoado (chato) de flashs da vida de alguém.

    • @yhagoramundoafora
      @yhagoramundoafora  Před 3 lety +20

      Sim, temos que concordar. Eu achei interessante, mas somente depois de ler coisas sobre. Ele de fato é cansativo e o pior é que tbm esperei esse momento de TCHARAAAAM td faz sentido. E esse momento n chega de forma clara, pelo menos não assistindo de primeira ou sem voltar.

    • @SkyRezende
      @SkyRezende Před 3 lety +11

      Já eu li o livro antes e não curti tanto assim o filme. Não gostei tanto da adaptação do final e senti falta de alguns bons detalhes que são pontuados no livro e faltaram no filme (até aí tudo bem pq acontece em adaptações de livros para o cinema) mas nossa, se eu não tivesse lido o livro antes de ver o filme, certamente não iria ter interesse em ler achando que tbm terminaria com esse quê de "não entendi nada" que senti quando terminei de assistir o filme. A sensação e toda a experiência que tive com o livro foi muito mais completa e emocionante. Enquanto assistia ao filme, me peguei pescando em alguns momentos, olhando para outros lugares e tentando me concentrar nas cenas que ficaram tediosas, o que não aconteceu enquanto lia, fora que a leitura é bem instigante e frenética. Enfim, pra quem não teve nenhum contato com a história eu indico o livro, o filme não.

    • @MsMisidolos
      @MsMisidolos Před 3 lety +5

      Concordo com tudo do seu comentario. Eu tmb amo esses filmes "confusos e filosoficos" e até pra mim esse passou do ponto. Eu li o livro e só por isso nao odeio tanto essa historia e por isso entendi alguma coisa dela lol

    • @MsMisidolos
      @MsMisidolos Před 3 lety +4

      @@SkyRezende Sim! As mudanças que vinham tendo até a parte do final eram super aceitaveis... ai veio o final e cagou tudo :x Ele poderia até fazer diferente em alguns pontos, mas isso que ele fez... pqp

    • @SkyRezende
      @SkyRezende Před 3 lety +4

      @@MsMisidolos siiiim, é verdade. O final foi muito decepcionante pra mim...

  • @vivianeaquinomachado1232
    @vivianeaquinomachado1232 Před 3 lety +76

    Dois "detalhes" muito bons que quase passam batido são quando a mãe comenta sobre o aniversário de 50 anos de Jake sendo que ele aparentava ter em torno de 30 anos e o segundo ponto interessante é quando a personagem do filme que Jake assistiu (que era garçonete) aparece por alguns segundos no banco do carona ao lado dele.

    • @yhagoramundoafora
      @yhagoramundoafora  Před 3 lety +6

      Verdade! Ela fala msm do aniv de 50 anos 😱

    • @rafaelamonteiro4466
      @rafaelamonteiro4466 Před 3 lety +1

      Essa parte da confusão da idade pela é muito interessante e revela a idade de fato do Jake zelador.

    • @MsMisidolos
      @MsMisidolos Před 3 lety +3

      e que a menina da sorveteria tem brotoejas no braço igual ao zelador.

  • @wsilvaston222
    @wsilvaston222 Před 3 lety +63

    As pinturas que ela mostra no celular são de um pintor Americano que foi internado por problemas mentais. Da para ver o nome dele nos quadros do porão.

  • @priscilasimoes8250
    @priscilasimoes8250 Před 3 lety +68

    Para mim, a "namorada do Jake" faz o papel da vida do personagem principal, das escolhas que ele poderia ter feito se ele não tivesse se decidido a cuidar dos pais. Ou seja, para mim, a moça é simplesmente a vida, e não uma namorada. Para ele, a vida dele acabou quando ele optou por cuidar de seus pais, abandonando todos os seus sonhos.

    • @yhagoramundoafora
      @yhagoramundoafora  Před 3 lety +7

      Sim, acho que a namorada é o conjunto de “e se” da vida do Jake.

    • @sa_bianca
      @sa_bianca Před 3 lety

      Verdade! Até pq se ele estudou tanto porque virou zelador?

  • @taynasecolo9466
    @taynasecolo9466 Před 3 lety +75

    "Estou pensando em explicar tudo" me ganhou na criatividade kkkk

  • @giaaron
    @giaaron Před 3 lety +51

    Quem assistiu e veio aqui para entender ....kkk ☝️☝️☝️....
    Parabéns melhor explicação até agora sobre esse filme...👏👏👏👏

  • @carozac9849
    @carozac9849 Před 3 lety +38

    A minha interpretação da cena da dança foi o seguinte: Todo o significado da dança, felicidade e casamento seria a vida feliz com a garota que ele não teve coragem de pedir o número durante a juventude, Jake acabou criando em sua mente uma falsa realidade onde tudo daria certo em sua vida se não fosse sua falta de atitude e coragem, agora já velho, trabalhando como zelador, ele impede o casamento que ele teria e acaba lutando contra e matando o homem que ele jamais poderia se tornar.

    • @yhagoramundoafora
      @yhagoramundoafora  Před 3 lety +11

      Penso que foi isso também, ou quase isso. É como se fosse uma metáfora mostrando que ele msm impediu ele de se tornar aquela pessoa, ele mesmo matou aquele Jake, impedindo que tudo aquilo acontecesse.

    • @RaposaVermelhaOff
      @RaposaVermelhaOff Před 2 lety

      Bem observado.

  • @tedmiyaz8342
    @tedmiyaz8342 Před 3 lety +25

    O filme deixa pistas para ser melhor compreendido, a mensagem que toda a narrativa carrega tem pontos em oculto ; física quântica ( o personagem estudava FQ e pelas narrativas ele tem conhecimento profundo e consciente, carregado de reflexões e insights, metanoia)" a teoria da dupla fenda" prova que o observador consciente enxerga a verdade e pode mudar a realidade decadente da sua existência, versus a física de Newton, limitada ao tempo, "causa e efeito", complexos, vitimismo, traumas, relativismo ( ele também mostra suas limitações, paradigmas e crenças).
    Dualidade entre o pensamento "quântico" e a realidade decadente que o tempo "FISICA DE NEWTON" lhe sujeitou."Consciência x tempo"
    O filme revela que o tempo nos prende a ilusões e medos, por isso o personagem procrastina o tempo todo, enquanto envelhece e se degenera. Já a consciência nos leva a chance de tomada de decisões, quebra de paradigmas, "quando se põe em ação". Porém o medo de por em prática a" verdade" (tomada de consciência) que transcendeu as desventuras da vida, deixa o personagem confuso e bloqueado em suas próprias crenças.
    JAKE e sua personalidade fragmentada, a causa talvez sejam seus traumas e complexos, a necessidade de se " auto-afirmar" em uma sociedade fria e apática a dor do próximo. Aparentemente ele foi cancelado pelo " controle de qualidade", que o Sistema impõe superficialmente como preconceito, julgando ; aparência , raça, cor, nível sócio-economico ,etc....
    Exemplos NO FILME
    "Viver dias idênticos, que podem ser um de cada vez".( Viver o superficial (aparência) sabendo que é infeliz, nada muda interiormente, apesar de...)
    "A força gravitacional que lhe traz de volta a vida antiga", aos seus traumas e desventuras ( Física de Newton que não transcende e traz o conformismo relativo da angústia. )
    "O poema sobre o retorno para casa ( rotina) ", depois de ter dispertado a consciência (apenas na mente) para a chance de mudar a vida escrava que o Sistema a sujeitou, logo o medo lhe deixa apenas com uma metanoia, porém a sua existência continua infeliz e decadente." Vitimização"
    "Você volta com seus dons mutantes ( transcende, sofre metanoia) para uma casa de ossos, visão de raio x", o personagem consegue agora ver os enganos, as injustiças, o mal que permeia a sua existência, porém é inútil, não consegue implementar sobre sua vida, a evolução adquirida na sua própria mente.( MITO DA CAVERNA- PLATÃO).
    "JAKE; senti que tivesse escrito sobre mim." Nós todos somos alienados e manipulados ao tempo e espaço (linear, relativo) em que vivemos, poucos dispertam a consciência( quântico) para quebrar esses paradigmas e crenças.
    "Trem( linear, relativo) sem desvios e viagens paralelas". Desvios e viagens paralelas, transcender, mudar, tomar decisões" sem influências já pre-definidas pelo Sistema segregacionista ( Metáfora quântica.)
    "Filmes; ideias definidas", o sistema midiático cria conceitos, modas , manipula pensamentos, somos influenciados e substituímos idéias reais por sofismas.
    O tema é longo, seria só a primeira parte das pistas deixada pelo filme.
    Resumo: o Personagem toma consciência da realidade(física quântica) porém, se omite, PROCRASTINANDO as decisões da sua vontade interior, preso e vulnerável a suas crenças e paradigmas ( traumas, bullying, preconceito, desequilíbrio familiar, vitimismo, etc...).
    O personagem consegue enxergar toda decadência da superficialidade humana, mas não consegue tomar decisões que efetivamente mudariam o seu destino. Crise, angústia versus conhecimento e resiliência.

  • @TarcisioJr
    @TarcisioJr Před 3 lety +58

    O único problema é a sinopse do filme na própria NETFLIX que já direciona o telespectador para o protagonismo da mulher... e como a viagem sendo do psiquismo dela!!! Então a pessoa segue esse fio.... e no fim não entende que ela não existiu!

    • @yhagoramundoafora
      @yhagoramundoafora  Před 3 lety +7

      Hmmm não vi a sinopse. Acho que foi feito propositalmente pra deixar você mais confuso ainda kkk

    • @robertofelix8237
      @robertofelix8237 Před 3 lety +9

      Tarcisio Jr. a intenção do Kaufman é fazer com que achemos que ela é a personagem principal para projetarmos os futuros acontecimentos da trama, que nunca conseguem acontecer. E é justamente o que o Jake passa. Ele está sempre projetando algo, mas não decide o nome da namorada, a profissão, a roupa que ela está vestindo, qual a forma dos pais que agradaria melhor ela... a “graça” que o Kaufman foi essa.

    • @rafaelamonteiro4466
      @rafaelamonteiro4466 Před 3 lety +3

      Acho que foi intencional essa sacada de dizer que o filme é sobre uma viagem dentro do psiquismo da moça, só para nós deixar ainda mais confusos kkk

    • @MsMisidolos
      @MsMisidolos Před 3 lety +1

      mas isso vem do próprio livro, é basicamente o plot twist .-. A gente começa a historia achando que é uma mulher querendo terminar o relacionamento e descobre depois que era sobre um cara querendo acabar com a vida. Na verdade acho que a netflix entregou tudo falando "viagem para dentro de sua realidade FRAGMENTADA" lol

    • @MsMisidolos
      @MsMisidolos Před 3 lety +1

      mas concordo que o filme deixou a existencia ou não dela meio em aberto

  • @orlandoferr
    @orlandoferr Před 3 lety +56

    Segundo o próprio Charlie Kaufman, ele fez o filme como fez, para que todas as explicações pessoais estejam corretas.
    Então, pra mim é "a vida passando durante dos olhos" antes do Jake morrer de hipotermia no carro (ou se deixar morrer).
    A "namorada" são várias namoradas e interesses amorosos que o Jake teve só longo da vida. Ou melhor, a projeção da psiquê dele em várias mulheres que passaram pela vida dele.

    • @yhagoramundoafora
      @yhagoramundoafora  Před 3 lety +2

      adorei a interpretação. acho que o melhor é isso, essa possibilidade de cada um interpretar de uma forma, e essas várias formas de ver a história deixam ela mais interessante.

    • @biancafelizarda670
      @biancafelizarda670 Před 3 lety +1

      Eu pensei bastante que eles fossem a mesma pessoa, só que depois eu só conseguia pensar que tudo aquilo que estava acontecendo, seria o que aconteceria se ela continuasse no relacionamento com ele, um relacionamento com um futuro péssimo.
      Eu associei a vontade constante dela de ir logo embora ao ato de terminar o relacionamento e que ele nunca deixava e sempre criava impedimentos, pra não deixá-la ir, pois estaria percebendo que ela queria terminar. Esse filme é muito rico e permite um monte de interpretações rs.
      Ah e como maquiadora devo dizer: A caracterização estava incrível! 😍

  • @tedmiyaz8342
    @tedmiyaz8342 Před 3 lety +7

    Um filme onde o personagem desencadeia o auto-boicote. Bloqueios: (vitimismo) fragmentou sua personalidade( Lucy) para atribuir a ela o dom de consciência que ele desenvolveu, rejeitava suas capacidades. Preferia se entregar ao entorpecimento das suas desilusões ( seja familiar ou social).
    Jake agora faxineiro, velho, termina sua carreira na mesma escola, sobre o mesmo pátio ( agora varrendo) morando na mesma fazenda, onde jamais superou seus traumas e complexos do passado( o filme mostra bullying, uma família desequilibrada, deixa muitas nuance de preconceito no ar, muito natural na sociedade que vivemos, porém na maioria das vezes, avassalador para quem sofre). O tempo( Física de Newton) é somente a oportunidade para provocarmos decisões conscientes daquilo que temos como conhecimento, as decisões conscientes( física quântica), "APLICADAS" sobre a vida, poderia mudar o RUMO desta história. Assim, vemos a fatalidade do tempo e suas implicações destrutivas( causa e efeito), quando o homem escolhe procrastinar ( Ele tem bloqueios :crenças, paradigmas) a sua vida, "deixar sempre para o amanhã". Ainda ele com a tomada de consciência, experimentando insights, tendo conhecimento e lentes para discernir a realidade, ele escolheu continuar suportando o vitimismo das suas desventuras. O fim é descrito pela sua melhor personalidade fragmentada( Lucy) , " como as ovelhas, neste lugar sujo e sombrio, não pensam, somente comem, dormem e cagam...." OU como os porcos mortos, corroídos por vermes, descritos por ele, "são pesados, e seu pai e nem o tempo poderiam cuidar deles.
    Enfim, ele não " acaba com tudo" , apenas outra desculpa e mais um murmúrio para não romper a tragédia do seu tempo e ousar ser protagonista da PRÓPRIA vida. Enfim, ele não "acabou com tudo", simplesmente desistiu de lutar contra ele mesmo.

  • @douglasmedeiros9959
    @douglasmedeiros9959 Před 3 lety +48

    No vídeo você afirmou que eles são as mesmas pessoa porém na verdade o jake é um zelador velho e solitário depressivo com distúrbios mentais devido a solidão que está pensando em suicídio.
    Eu cria uma fantasia onde ele tem uma namorada e tenta cria toda uma história para se convencer de não se matar, tato é que a garota muda de nome profissão e perssonalidade várias vezes para se encaixar na sua história.
    Vc esqueceu de mencionar os telefonemas que as chamadas são sempre do nome da personagem no momento e está sempre tentando ignorar mas quando atende é a voz do zelador com o intuito de voltar a "realidade " para o suicídio.
    Fica claro no final quando ele tem um surto e vai para escola pelado e o porco sangrando e tem um diálogo sobre decadência, solidão, ali ele comete suicídio. A cena final e a fidelização do desejo dele se conhecido de ter amigos e reconhecido

    • @yhagoramundoafora
      @yhagoramundoafora  Před 3 lety +11

      Os três são a mesma pessoa. Jake novo e Jake zelador em momentos diferentes da vida, e ela uma criação da mente dele. Quando ao resto, acho que tem sim essas interpretações!! Muitas interpretações.. ☺️☺️

    • @soiracelestino
      @soiracelestino Před 3 lety +4

      Ele tem múltiplas personalidades e a Lucy é a que se manifestou mais recentemente (36 semanas) como um alter ego. Os pais e todos os nomes que aparecem no celular da Lucy são outras personalidades dele. Note que na visita na casa dos pais a mãe se queixa de um ruído e então o celular de Lucy começa a tocar. Para vc entender a condição dele agravada com Alzheimer sugiro que assista As três faces de Eva que salvo engano foi o primeiro caso nos EUA realmente detectado como múltipla personalidade, o Clube da Luta e Symbil (o filme é fraquinho comparado com o livro que é o mais denso que já li) . Aí vc vai entender tudo o que acontece com o filme. Symbil desenvolveu 17 múltiplas personagens e foi um dos primeiros casos que se descobriu de personalidades femininas e masculinas. Este distúrbio por si só já e terrível. Com Alzheimer muito pior.

    • @lucianosoares7790
      @lucianosoares7790 Před 3 lety

      É tipo o norman Bates

    • @soiracelestino
      @soiracelestino Před 3 lety +2

      @@lucianosoares7790 na verdade Norman Bates é um sociopata esquizofrênico. Ele ouve a voz da mãe dizendo para que ele cometa crimes mas ele vive sendo Norman Bates no dia a dia. No caso da múltipla personalidade a personalidade que se manifesta assume o lugar da outra no dia a dia. Assista as Três faces de Eva e Symbil. Se você ler o livro Symbil vc vai entender todas as nuances.

    • @douglasmendes9332
      @douglasmendes9332 Před 3 lety +2

      eu pensei quase isso também. o filme todo é passado como alucinações e delírios na cabeça de alguém, e o telefona convoca à realidade o tempo inteiro.
      outro detalhe: a sexualidade. o filme inteiro ele demonstra incomodo com algumas expressões, como desmunhecado, viadinho "sissy", e a mãe comenta que imaginava que ele nunca teria uma namorada.
      tem o poema sobre como voltar para casa é ruim (ambiente discriminatorio), falas sobre ele ter sido uma criança sozinha que odiava a escola (todo lgbt sabe o que é isso), e algumas fotos em família que aparecem tem um ar de família rígida, relações afastadas (os pais não se tocam e não o tocam na foto, estão como estatuas). fora que no filme aparece ele bem engessado com o pai (homens gays sabem o qé isso, uma boa parte ao menos) e é ok com a mãe.
      eu pensei o tempo inteiro que o título já fazia referencia ao suicidio e continuei pensando a mesma coisa ao longo do filme. só fiquei com dúvida se o filme retratava homofobia ou transfobia, pq cogitei que a lucy seria "ele" após a transição ou uma transção almejada que nunca aconteceu.
      fora isso, divaguei em um trecho do filme pq achei um saco.

  • @carneirovski
    @carneirovski Před 3 lety +8

    O VHS de "uma mente brilhante" aparece na estante do Jake

  • @marilynjane
    @marilynjane Před 3 lety +48

    *amei suas explicacoes!*

  • @JJunior.2022
    @JJunior.2022 Před 3 lety +36

    Posso está equivocado mas, pra mim, o Jake ao longo de sua vida em pensamento "teve" várias namoradas, por isso os vários nomes femininos para uma mesma personagem (mulher), o que se reforça com as dezenas de embalagens de sorvete que acaba sendo mostrado em uma caçamba de lixo após a sua chegada à escola, como se àquele mesmo caminho e, aquelas mesmas ações e pensamentos tivessem se repetido por várias e várias vezes ao longo de seus anos de vida, até uma última vez. Pra mim ele morreu de hipotermia dentro do carro, portanto, tudo que nos é mostrado depois disso, é apenas a explicação para nós expectadores de tudo que o mesmo pensou sobre sua vida nos anos anteriores. O carro coberto de neve e trancado por dentro na frente da escola, é o que faz a garota entrar e encontrar o zelador, então, é a partir daí no palco, que simbolicamente se mostra o que Jake gostaria de ter como final de vida, a atenção de todos à sua volta, inclusive , a de seus pais.

    • @yhagoramundoafora
      @yhagoramundoafora  Před 3 lety +3

      essa parte dos nomes diferentes no telefone... muito legal essa interpretação, e do sorvete.. adorei.. quase assistindo de novo pra ver sushis

    • @christianevik3854
      @christianevik3854 Před 3 lety +7

      Eu acho que ele nunca namorou ninguém,ele sempre reforça isso no filme,que tudo o que aconteceu foi uma idealização já na velhice de como teria sido se ele tivesse tido coragem pra chegar na menina no bar. Até então ele não sabe o nome dela ou o que ela faz da vida e imagina várias possibilidades. O filme deixa claro várias vezes que ele foi sozinho na vida (a música final fala sobre isso). E isso explica o relacionamento com a mãe,eles dizem altas vezes sobre "Marica" e sobre esse estereótipo ruim que fez ele crescer com um trauma. A parte da mãe dele dizendo pra menina criar coragem pra ir no porão que ela pra se arriscar pelo menos uma vez na vida,fala de como os pais dele tratava ele pois ele tinha medo de ir no porão. Ele é deligente. O que explica ela falando pro velho que ela não lembrava dele,que era como se fosse um inseto que picou ela a muito tempo,que ela não conseguia se lembrar. Pq ele nunca realmente tomou coragem de falar com ela. Ele viu ela em um bar uma vez e se apaixonou por ela,ou pela idealização dela. Por isso na cena da casa ela não sabe nem dizer quando começou e ela faz uma longa pausa antes de dizer que ele teve coragem de tomar uma atitude,mas ele nunca tomou de verdade. E eles falam sobre isso no carro,que chega uma fase da vida que tem que ser responsável por quem você é,e não culpar os pais,pq ele culpava a criação dos pais por ter tido uma vida solitário em uma fazenda. Nunca se arriscando,sendo deligente....levando as coisas mas nunca tomando uma atitude. Então eu acho que tudo que acontece é uma idealização dele do que poderia ter sido a vida dele misturado com memórias de infância,da juventude e velhice. A mãe dele diz que ele sempre foi solitário e diz "lembra do aniversário de 50 anos?" E depois ela se corrige,pq ele realmente estava sozinho com 50 anos e aos 20 também. E isso explica ele citando William Wordsworth,Ninguém sabe se ele Lucy realmente existiu,a mulher dos poemas,mas se existiu,ele nunca ficou com ela. Lucy é uma personagem,uma idealização de Wordsworth,mas ela mesmo acaba se perdendo nos poemas,desaparecendo fazendo você se questionar de que ela é real ou não,explica muito filme,e se tiver interesse em saber sobre Wordsworth vai ser incrível

    • @christianevik3854
      @christianevik3854 Před 3 lety +5

      A música que ele canta no final é sobre um homem velho,que vai dormir e sonha com a mulher perfeita,mas quando acorda percebe que não é real,e diz no final que ele vai sair pra encontrar a mulher perfeita, uma noiva. O que explica muito sobre ele também. Ele sempre idealizou ou amou essa mulher a vida inteira,mas nunca teve coragem de tomar atitude. Ele sempre escutou todo mundo chamar ele de marica,sofreu bullying nas escolas,nunca se sentiu talentoso o suficiente,o que explica as meninas rindo dele. E isso explica pq ele não gosta desse termo,ele corrige ela umas 3 vezes sobre isso,o mesmo assunto sobre homossexualidade e esteriótipos do gênero. E na cena antes de eles comerem o bolo de chocolate da pra ouvir o pai dele brigando com a mãe dele na cozinha,chamando ele de marica e tals,e isso deve ter traumatizado ele. O poema da menina e sobre voltar pra casa sozinho e sentir horrível,chegando pra um nada. E depois vemos que isso é de um livro. Depois vemos as pinturas que era supostamente dela,mas eram dele. A foto que era ele,era ela. O poema também diz que o clima acompanha,o que é a representação das emoções dele,que também Wordsworth usa nas obras dele.

    • @christianevik3854
      @christianevik3854 Před 3 lety +8

      Eu acredito em si que ela não é real. E o filme tenta nos mostrar isso várias vezes. Ela não tem nome,não tem um serviço ou um hobbie. Tudo que ela é ou faz, é uma parte dele ou tem a ver com ele ou é do entendimento dele. Ele passou a vida inteira naquela fazenda,sonhando,por isso eles nunca voltam pra casa,pq ele nunca saiu de lá,eles não tem pra onde ir. Por isso ele diz "pra fazenda?" Quando ela fala que quer embora,pq é a única casa que ele conhece. Por isso ele conhece as pessoas da escola e todas as peças que eles fazem. As memórias falsas dele variam entre referências do teatro e dos filmes que ele vê,e dos livros que ele lê,e ele mesmo diz isso no começo,que ele assiste filmes demais. Eu acho que no final,na briga de facas, deles dançando,representa ele matando o próprio potencial dele quando jovem,eles depois indo pra lugares opostos diz muito sobre isso. Ele viu a vida dos pais dele até a morte pq ele realmente estava lá,ele nunca saiu de lá. E mostra isso quando ela diz que acha ele incrível por cuidar dos pais. Ele ficou a vida inteira na fazenda,preso pela deligencia,ou cuidando dos pais,por isso ele nunca ia embora,ele nem sabia pra onde ir. A menina do filme era só a idealização de um homem sozinho. Ele mesmo começa a chorar no carro em um momento falando sobre propósito e que ele quer acreditar que Deus criou uma pessoa pra cada pessoa no mundo,e ela ainda zomba dizendo "então Deus é muito bom" e no final do filme o porco fala que tem gente que nasceu só pra ser um porco cheio de larvas,pq alguém precisa ser o porco cheio de larvas e que eles eram parecidos. A parte da dança mostra resumidamente o que seria o relacionamento dele no começo,meio e fim,e no final mostra que nada disso aconteceu pq ele destruiu o próprio potencial de ter isso. E ainda termina com a música perfeita que diz exatamente sobre tudo isso

    • @biancafelizarda670
      @biancafelizarda670 Před 3 lety +2

      Gostei dessa interpretação. Eu sou maquiadora e trabalho com caracterização teatral e a maquiagem das pessoas, na cena final, me chamou muito a atenção e me deixou pensativa, pois era uma maquiagem de envelhecimento no estilo amador, como a gente aprende nas primeiras aulas de caracterização teatral, bem "coisa de iniciante" e eu não estava entendendo o porquê desse estilo de caracterização (uma vez que os envelhecimentos no filme estavam impecáveis com látex e próteses). Só após o teu comentário que me liguei que estavam com esse tipo de maquiagem porque era a imaginação dele, de como ele queria que fosse, como se ele mesmo tivesse feito aquelas maquiagens nas pessoas, pra criar essa cena. Genial! 😍

  • @natynegreiros
    @natynegreiros Před 3 lety +6

    Da a impressão que um é fruto da imaginação do outro.

  • @GustavoSilva-mg6tb
    @GustavoSilva-mg6tb Před 3 lety +5

    Nos primeiros 20 min de filme eu já tinha me tocado que nada ali era real mas sim tudo fruto dos pensamentos do zelador, dos conflitos mentais dele, quando o Jake coloca a música no carro e ao mesmo tempo mostra o zelador ouvindo aquela música naquela peça de teatro na escola fica claro isso, dali pra frente eu só tentei pegar as dicas que o filme ia dando, aquela menina da lanchonete é a mesma que o zelador via sendo excluída na escola então ele tinha um certa empatia por ela pois ele sofreu o mesmo quando mais novo (o jake falou isso no carro), é uma doidera, e no final pelo que eu entendi ele se matou, bem doido esse filme, cheio de interpretações, adoro filme que te faz pensar até a cabeça esquentar

  • @andreluismoran4762
    @andreluismoran4762 Před 3 lety +17

    Parabéns pela explicação!!!
    O filme é bem intrigante!!!
    Apesar de eu não estar entendendo nada quando assisti eu não conseguia parar!!!
    Logo após fui no CZcams e já assisti mais de 10 canais falando sobre. Adoro ficar ouvindo a visão de cada um sobre o filme, as " sacadas ", isso é que faz um filme ser bom!!!
    Agora se o autor vem em público e explica todo o filme, acaba perdendo a graça.
    Acabei comprando o livro para completar essa experiência e vou assistir o filme de novo pela segunda vez!!!
    Quando eu assisti o filme Mãe, foi uma experiência muito louca também de não estar entendendo nada, mas perceber que ali tem algo intrigante, que é um filme de qualidade, ou seja uma obra de arte!!!

    • @yhagoramundoafora
      @yhagoramundoafora  Před 3 lety +3

      Eu também, fiquei super sem entender mas não conseguia parar rs. E o autor falou isso, que qualquer interpretação sobre a história era válida, e faz sentido... afinal tem essa pegada de filme cult, uma coisa meio filosófica, como quando alguém olha pra uma obra de arte, cada um vê algo diferente; então acho legal quando o autor não explica.

    • @yhagoramundoafora
      @yhagoramundoafora  Před 3 lety +2

      É engraçado que mesmo sem entender, muitos momentos, frases, fazem a gente se questionar sobre muitas coisas. Relacionamentos, aquela parte do porco também. Tem diálogos bem bacanas. Enfim, gostei! Mas ele fica melhor depois quando você pega as referências. :)

    • @andreluismoran4762
      @andreluismoran4762 Před 3 lety

      @@yhagoramundoafora Exatamente isso!!!!

    • @andreluismoran4762
      @andreluismoran4762 Před 3 lety

      @@yhagoramundoafora Adoro isso, quando o filme é vivo e facetado, permitindo que cada expectador tenha uma visão particular, pessoal!!!!

    • @fernandaempartes
      @fernandaempartes Před 3 lety +1

      Quando terminei de assistir achei que o filme foi "forçado" a ser cult demais, sabe?
      Mas aí já vi 4 pessoas falando sobre ele e agora que entendi melhor a proposta tô achando muito interessante tudo sobre o filme e comecei a gostar. Vou até ver de novo! E é verdade isso, gosto muito quando os autores da obra não ficam dando muitas explicações, eles esperam ver a nossa reação a obra deles hahaha

  • @tonibst1
    @tonibst1 Před 3 lety +2

    A verdadeira mensagem do filme é que, em algum momento de nossas vidas, estaginamos a tal ponto que até nos acostumamos. Criamos uma zona de conforto, onde a vida passa, o tempo nos consome, e que o mundinho que criamos está perfeito para nós, tanto o físico, quanto o mental. Tanto no livro, como no filme, podemos observar exemplos disso, na fala dos personagens, nos acontecimentos, o lance do porco e dos vermes... No meu entender, criamos esse mundo tão recluso, que chegamos até ter medo de sair dele, preferindo tirar a própria vida do que encarar de frente o mundo que está por vir. Na história, Jake imargiu em seu próprio mundo ao extremo e práticamente fez dele sua realidade.

  • @monicavale6970
    @monicavale6970 Před rokem +1

    Eu não sei se é porque as suas falas, são exatamente o que tava na minha cabeça, mas de tdoas as análises e explicações que ouvi, a sua foi a melhor. Parabéns!!!

  • @LillyLoirah
    @LillyLoirah Před 3 lety +3

    Nossa, eu vim ver a explicação pq tinha entendido uma coisa e queria confirmar, mas foi algo completamente diferente hahaha eu pensei que o Jake e o zelador fossem o mesmo (mas no passado e futuro) e que ele tinha "conhecido" a mulher quando ela era adolescente e ele trabalhava como zelador na escola, matou o namorado e a raptou. E aí toda a confusão mental dela vinha dele querer apagar as memórias delas e colocar novas, a fim de fazer ela amar ele. Na minha cabeça, a sensação de "algo está errado" e "quero acabar com tudo isso" era de no fundo ela entender que estava em um relacionamento abusivo com o agressor.

  • @mayara_albuquerque
    @mayara_albuquerque Před 3 lety +3

    Amigo, vi hoje e não tô acreditando que você fez um vídeo sobre. Me senti completamente incomodada, até o meu corpo reagiu. Assim que a família apareceu tiver que pausar e andar pela casa pra depois retomar e valeu cada segundo. Ô negócio difícil é existir, né?

    • @yhagoramundoafora
      @yhagoramundoafora  Před 3 lety

      Sim!! Esse vídeo é bem forte. Ele consegue ser bem intenso em vários diálogos, cenas. Quando tava assistindo, fiquei bem perdido (porque eu jurei que era um suspense tipo “CORRA”, uma coisa terror/suspense e só), mas por mais que estivesse confuso com o enredo em si, existiram alguns momentos que fiquei impactado com o discurso (logo no começo inclusive).

  • @lucasscdf
    @lucasscdf Před 3 lety +2

    As múltiplas habilidades (pintor, cuidador de idosos, físico e poeta) podem ser projeções dele em relação aos alunos do colégio. Ele vê aqueles jovens sendo várias coisas e as personalidades do Jake as assume para si

  • @laysacamargoful
    @laysacamargoful Před 3 lety +6

    Adorei a explicação, mas ainda fica muita coisa em aberto na minha cabeça hahahaha

  • @suelyselvaticizanotelli3338

    Cara, você é dez! Claro, objetivo e de excelência 👏👏👏

  • @giovanaantunes6580
    @giovanaantunes6580 Před 3 lety

    Amei seu vídeo!!!! Muito obrigada pelas explicações!!

  • @biancapereira7523
    @biancapereira7523 Před 3 lety

    Eu amei a explicação! O vídeo me deixou com vontade de ler o livro é tirou um punhado de dúvidas que eu tive! Parabéns pelo trabalho, virei fã ❤

  • @giselecristinatoledo7608
    @giselecristinatoledo7608 Před 3 lety +1

    Explicação maravilhosa , o filme é muito bom só é bem confuso e você falar sobre ele ajudou bastante !! Obrigada

    • @yhagoramundoafora
      @yhagoramundoafora  Před 3 lety

      Obrigado, também fiquei confuso assistindo, só depois de pesquisar que pude entender. 🤷‍♂️

  • @igorator1
    @igorator1 Před 3 lety

    Ganhou mais um seguidor! PARABÉNS pela explicação e pela desenvoltura!!!! Um abraço!

  • @meucanalgj
    @meucanalgj Před 3 lety

    A melhor explicação.. ficou muito fácil entender. Obrigado

  • @chibichibix
    @chibichibix Před 3 lety +1

    Ótima explicação, parabéns!! Eu adorei esse filme.

  • @regis9699
    @regis9699 Před 3 lety

    Excelente explicaçao.Adorei o filme. Me inscrevi, parabéns pelo video e pelo canal.

  • @antonioferreira8266
    @antonioferreira8266 Před 2 lety

    A melhor explicação que já vi sobre o filme e bastante conclusivo

  • @danielamenali4709
    @danielamenali4709 Před 3 lety

    Fez todo sentido sua explicação!! Você é muito bom!

  • @danielsmovies4183
    @danielsmovies4183 Před 3 lety +4

    "ESTOU PENSANDO EM ACABAR COM TUDO", ESSA FRASE É GERALMENTE UTILIZADA PARA DUAS COISAS: TERMINAR UM RELACIONAMENTO OU PARA COMETER SUICÍDIO.
    FATO: TUDO SE PASSA NA CABEÇA DO JAKE.
    O ZELADOR É O JAKE VERDADEIRO.
    O JAKE MAIS NOVO, A JOVEM MULHER E OS PAIS SÃO A PERSONIFICAÇÃO DO ZELADOR, MAS AO MESMO TEMPO SÃO REALMENTE OS PAIS E LEMBRANÇAS DE UMA GAROTA A QUAL ELE SE APAIXONOU.
    A GAROTA TEM AS CARACTERÍSTICAS DA MÃE, TANTO NA FORMA DE VESTIR (ROUPAS COM DESENHOS FLORIDOS), SEJA NA RISADA E TAMBÉM APRESENTA CARACTERÍSTICA DE NÃO QUERER FALHAR, PARA AGRADAR JAKE. MAIS TARDE A MÃE TOCA NESSE PONTO CONTROLADOR DO RAPAZ.
    COMO TODOS SÃO O JAKE AO MESMO TEMPO, ISSO MOSTRA QUE ELE MESMO QUERIA ESCAPAR DE SI, MAS NÃO CONSEGUE, ELE REALMENTE SE ODEIA.
    TODA PERSPECTIVA DE ANGÚSTIA DO ESPECTADOR, É A MESMA QUE O PRÓPRIO JAKE SENTE POR SI.
    TRAÇOS DE ALZHEIMER, SENTIMENTO DE SOLIDÃO, ARREPENDIMENTOS, PERCA DE IDENTIDADE E FOBIA SOCIAL SÃO IDENTIFICADOS NA TRAMA. ESSAS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DA DEPRESSÃO.
    O ZELADOR JÁ FORA CASADO, MAS APÓS SUA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO, ESTE FOI ABANDONADO.
    SEU RELACIONAMENTO ERA RUIM, IDENTICAMENTE COMO FORA DESCRITO NO POEMA RECITADO PELA JOVEM NO QUARTO.
    JAKE SONHAVA COM UMA VIDA MELHOR, MAS SE VIA INCAPAZ DISSO, SEM TRAÇO ALGUM DE ESPERANÇA.
    OS HOMENS REPRESENTAM A PARTE CRÍTICA DE JAKE, A RAZÃO.
    AS MULHERES REPRESENTAM SUA ALEGRIA, CRIATIVIDADE E DETERMINAÇÃO, A EMOÇÃO.
    SUA MÃE MORRE E SUA NAMORADA O DEIXA (CENA APÓS O BALLET), OU SEJA, A PERCA DE SUAS EMOÇÕES.
    AO SUICIDAR, GERALMENTE AS PESSOAS PENSAM E REPANSAM UM MILHÃO DE VEZES ANTES DE O FAZER, POR ISSO TANTAS DESCIDAS DE ESCADAS, TANTOS COPOS DE SORVETE JOGADO NO LIXO.
    O BALANÇO SIGNIFICA QUE ELE JÁ TEVE UMA FAMÍLIA, COM FILHO E TUDO MAIS, MAS NÃO ESTÃO MAIS PRESENTES EM SUA VIDA.

  • @anitasilva2274
    @anitasilva2274 Před 3 lety

    Excelente análise. Ganhou mais uma seguidora. Parabéns!

  • @daianebarbosaferreira5168

    Excelente explicação!

  • @loydemoraisrocha
    @loydemoraisrocha Před 2 lety

    A melhor explicação que já vi até agora.

  • @MiguelMiguelMiguelArcanjo
    @MiguelMiguelMiguelArcanjo Před 6 měsíci

    Já assisti esse filme algumas vezes, e toda vez que assisto sinto ele mais deprimente, é um filme extremamente angustiante. 😢😢😢

  • @JOTAZINEDINE
    @JOTAZINEDINE Před 3 lety

    Eu assisti alguns vídeos sobre esse filme, e a soma de todos eles acho que deu pra entender mais ou menos o filme kkkk, mas a sua foi otima, os detalhes que dechamos escapar, você catou todos haha, mt obrigado

  • @rodrigowendell3905
    @rodrigowendell3905 Před 3 lety

    Obrigado por esse vídeo! Tudo fez sentido rsrs
    Gratidão ❤️

  • @mairana2964
    @mairana2964 Před 3 lety

    Melhor explicação, obrigada :)

  • @Vsanntos
    @Vsanntos Před 2 měsíci

    Acabei de assistir, tiver que assistir seu vídeo pra entender😂

  • @Webinvestigadora
    @Webinvestigadora Před 3 lety +1

    Terminei de ver esse filme com a deliciosa sensação de estar assistindo filmes de quando eu era adolescente nos anos 90, pq remeteu aos filmes que já nasciam cult, como "A fraternidade é vermelha", "Pulp fiction", "Silêncio dos inocentes"... Dentre outros

  • @sabrisvasconcellos2273

    Vídeo muito bom e bem detalhado 💛

  • @propositoresiliente593

    Ameeeeeei !!

  • @vivianebarros9972
    @vivianebarros9972 Před 3 lety +2

    Filme muito bom!!! Sou suspeita pq gosto muito de Suspense psicológico. Adorei a sua interpretação, que filme interessante.
    Spoiler do que eu havia entendido ...
    Só acho que ele matou a Lucy (inclusive a garota de cabelo castanho da lanchonete, as loiras representam como ele era chacota na escola, por isso ele disse que elas o conheciam) e a hora que tem a dança na escola seria a continuação do que aconteceu, ele virou outra pessoa e atacou a Lucy pq ela queria terminar, por um momento achei que o zelador não era o Jake pq na dança aparece um homem vestido de zelador e mata o Jake, mas os chinelos entregam que ele (o zelador) é realmente o Jake, e acho que a noite que fica voltando é na verdade na vida da Lucy, por isso ela vê todas as fases da vida dos pais dele, ela foi morta a anos atrás e sempre retorna ao mesmo ponto (a escola) e só ele consegue ve-la ele tem muitos arrependimentos e acaba mesmo se matando e o espetáculo no final é uma alegoria para o que ele passou a vida desejando "Ser visto" o que como zelador ele não conseguiu. Bom assim que entendi, Adorei😊

  • @andersong-zuis6227
    @andersong-zuis6227 Před 3 lety +1

    Legal vídeo!
    Eu comecei a achar que era tudo da cabeça do velho logo no começo, quando ela encherga um balanço no meio do nada na edtrada logo após o velho passar por um balanço a caminho do trabalho dele! E todas essas referências do video reforçaram esse meu entendimento!

    • @yhagoramundoafora
      @yhagoramundoafora  Před 3 lety +1

      Obrigado! ☺️☺️simm, mesmo. Não lembro qual hora esse pensamento de que o velho era ele passou na minha cabeça. Mas a camiseta dele, aquela farda, foi confirmação.

  • @sandradejesus6896
    @sandradejesus6896 Před 10 měsíci

    Assistí esse filme ontem e me deixou bem perturbada! Kkkk tive a sensação de que a nsmorada era o EU feminino dele que ele não deixou aflorar... em algumas cenas se fala de homossexualismo, tem o sofrimento dele pelos bullyngs, até o pai ria dele e ele muito incomodado com isso. São os traumas, as memórias! Inclusive qd vão a lanchonete as 2 moças riem dele o tempo todo... a moça que aparece pra atender é como se fosse ele adolescente com braços machucados talvez foi espancado por ser estranho e "efeminado"! Ela diz está com medo e fala vc não precisa ir é como se apelasse para o próprio eu não acabar com a própria vida! A namorada pode ser ele flertando com sua própria sexualidade que ele renegou a vida toda! A dança pode ser esse conflito entre o feminino e masculino, casar ou não casar, matar o o que ele realmente era por não poder admitir! Tudo muito sofrido e cruel na mente doente dele. Vários nomes femininos talvez como gostaria de ser chamado!

  • @williamnunes8664
    @williamnunes8664 Před 3 lety

    Excelente 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @paracosmo-nayara9411
    @paracosmo-nayara9411 Před 3 lety

    A melhor teoria que eu já vi!! Amei

  • @denisep1387
    @denisep1387 Před 3 lety

    Muito bom o comentário!!! Sensível e claro. Deu vontade de ver o filme... mesmo com a nota “média”... kkk Parabéns pelo trabalho e votos de bem estar pra vc!...

  • @vitormoreirao
    @vitormoreirao Před 3 lety

    Eu adorei o filme e essas interpretações só o deixam mais genial! Estou até com vontade de ler o livro agora hahah ❤️❤️

    • @yhagoramundoafora
      @yhagoramundoafora  Před 3 lety +1

      Oi.. ☺️Simm, quando a gnt para pra ver esses detalhes, dá um up no filme.

  • @alessandroiglesias6485

    É um filme surrealista! MARAVILHOSO ver esse tipo de conteúdo sendo lançado no Netflix.

  • @LauraGarrigo
    @LauraGarrigo Před 3 lety

    Ótimo vídeo!

  • @roselenerodrigues9627
    @roselenerodrigues9627 Před 3 lety

    Sua explicação pra mim foi que mais gostei,.

  • @arte.liamaria
    @arte.liamaria Před 2 lety +1

    Penso que o zelador foi um homem que passou por vida observando a vida das pessoas na escola. O casal, Jake e Lucy, foi um casal que se conheceu na escola, se casaram e o zelador quis estuprar Lucy e Jake foi defendê-la e foi assassinado pelo zelador. O filme pra mim seria as memórias do zelador junto com suas projeções de viver a vida do casal Jake e Lucy e então no final da vida, o velho zelador morre no carro de hipotermia (suicídio) por se arrepender de ter matado Jake. A cena final é como o zelador queria que terminasse sua história, que no caso ele queria ser o Jake que ama Lucy.
    Obs: no filme mostra a cena do zelador querendo estuprar Lucy e assassinando Jake.

  • @laysacamargoful
    @laysacamargoful Před 3 lety +8

    E sobre o cachorro ? Sobre as correntes ? Qual sua interpretação ? Sobre o "assassinato" ao verdadeiro namorado dela na neve ?

    • @yhagoramundoafora
      @yhagoramundoafora  Před 3 lety +9

      Eu ainda estou bugado com muitas coisas rs. Mas em relação ao assassinato que é interpretado ali.. acho que é assim, tudo é fruto da imaginação do Jake, no caso uma representação de como poderia ter sido a vida. Porém ele mesmo, o Jake, acaba matando o dançarino (que poderia ser uma forma de representar a vida dele), ou seja, ele mesmo seria o responsável por aquela história de amor não ter acontecido. Ele teria destruído aquela possibilidade. Acho que seria isso. Ou talvez seja uma forma de mostrar que o Jake velho quer matar toda a “mentira” que foi ele ter vivido aquilo com ela, então acabou matando-o, pra poder enterrar esse passado e ficar apenas com a realidade. Ou talvez seja outra coisa totalmente diferente rs. Mts questionamentos. Quanto as correntes e o cachorro, não pensei direito sobre.

    • @felipehess8613
      @felipehess8613 Před 3 lety +6

      Cara, pensa assim:
      O Jake conhece uma menina no bar e não consegue falar com ela.
      Aquela dança representa o que ele queria que acontecesse: falar com ela, namorar, casar, etc... mas aí chega o zelador (Jake) e o mata e ele vira um zelador solitário e sem esperanças... Dá a entender que foi aquele momento em que ele não teve coragem de falar com ela (pelo menos ao ver do personagem) que o fez ser da forma que ele era até hoje (antes de cometer o suicídio).
      Pelo menos foi o que entendi

    • @emmersonnascimento6811
      @emmersonnascimento6811 Před 3 lety +4

      O cachorro nada mais é tbm que fruto da imaginação dele e/ou pode até ter feito parte da infância dele tbm, criando o desejo de ter um animal de estimação pra não se sentir tão só. Lembram dos arranhões na porta do porão onde ele diz que foi o cachorro,mas na verdade era ele que tinha trauma do porão e ao ser preso lá pelo pai meio sádico; ele relutava ao entra e arranhava a porta . Quando ela desce pra levar a camisola pra máquina o próprio Jake diz que não é pra ela descer. E em conversa os dois comentam sobre o porão e ela diz que morava em apartamento e não tinha porão, na verdade era a vontade dele por ter medo do porão.

    • @biakunichiro
      @biakunichiro Před 3 lety +4

      Eu acho que o assassinato é uma metáfora de suicídio. O zelador e o Jake são a mesma pessoa e quando um mata o outro, é isso. Além de que o nome do filme é "estou pensando em acabar com tudo" e após a cena do balé, o zelador vai pro carro, tira toda a roupa num frio congelante, alucina com coisas, "segue um porco" até o que eu acho que foi sua morte. No balé, o Jake morre na neve tb. A namorada é a representação tanto da validação que ele sempre desejou ter de todas as pessoas quanto da vontade de se matar. Ela, sendo ele, quer ir embora e quer ACABAR COM TUDO. A cena final FINAL mesmo é um carro coberto de neve. Acredito mt que o zelador tenha se matado ali, de frio, dps de relembrar sua vida e tb idealizar coisas que ele queria.

    • @monicaribeiro598
      @monicaribeiro598 Před 3 lety +2

      Minha interpretação para o cão: Na cena do quarto, assim que ela entra e fica próxima à prateleira, é possível ver uma urna turquesa, com a foto do cachorro. Urna de cremação. Acredito que pela pouca participação do cachorro e sempre na mesma repetição de movimento, esse tenha sido a última lembrança dele em relação ao animal (talvez também tenha morrido de hipotermia, já que ele chega molhada em um dia de neve severa).

  • @fernandacampos7449
    @fernandacampos7449 Před 3 lety

    Adorei!!!

  • @crismedinadamiani1976
    @crismedinadamiani1976 Před 3 lety +1

    Sinistro, profundo e poético... Adorei!

  • @AnaClaudiaSilva-ib6fb
    @AnaClaudiaSilva-ib6fb Před 3 lety

    Acabei de ver o filme,o livro li ano passado,agr tudo ficou mais claro.

  • @dgioh6213
    @dgioh6213 Před 3 lety +1

    Por que aquela janela do celeiro abre sozinha?

  • @renatodroguett
    @renatodroguett Před 3 lety +1

    Permita acrescentar uma outra ótica: eu interpretei a história como sendo o Jake inventando uma namorada imaginária. A gente conhece um Jake velhinho e solitário, e eu enxerguei o filme como sendo esse Jake imaginando uma namorada que ele nunca teve quando mais novo, e todos os desdobramentos de imaginar como seria namorar alguém (vai ver ele sempre foi solitário a vida inteira). Tanto que na visita à casa dos pais, eu enxergo a mudança brusca de idade e época dia pais justamente como o Jake imaginando qual seria a melhor “fase” da vida dele pra apresentar os pais. E talvez por ele sempre ter sido solitário e não acreditar que mulher alguma se interessaria por ele, é o que faz ele achar que, mesmo uma mulher ideal pra ele, ainda assim pensaria em terminar com tudo. Ou seja, eu não diria que os 3 personagens são a mesma pessoa. Eu diria que os dois jovens são uma projeção, uma idealização deturpada do Jake velhinho. Valeu!

  • @JaneDoe-gk3mv
    @JaneDoe-gk3mv Před 3 lety

    uma coisa aleatória no filme é que tipo, eu vi em inglês com legenda, então ela diz no final pro zelador, que ela estava com a "girlfriend" dela na lanchonete, e girlfriend significa namorada, certo? ou será que era somente para enfatizar que era uma amiga MULHER? não sei dizer, mas ela também acabou dizendo que ele (o jake) estava meio que encarando ela e obviamente que ela se sentiu incomodada com ele olhando pra ela e tal.
    eu me surpreendi demais com essa explicação, sobre eles serem a mesma pessoa, pra mim era algo mais a ver com ela, não sobre ele. eu gostei muito.
    algo que me chamou muito a atenção foram os diálogos, principalmente sobre a vida, tempo, futuro e essas coisas. a cada frase era um arrepiokkkk

  • @lourdesmatheus1859
    @lourdesmatheus1859 Před 3 lety +1

    Obrigada pelo esclarecimento. Este filme é bem complicado para minha mente que não é brilhante kkkk

    • @yhagoramundoafora
      @yhagoramundoafora  Před 3 lety +1

      ☺️☺️Uahsushs a minha também não acompanhou ele não. Tive que dar uma pesquisada kkk

  • @wyslaynelima
    @wyslaynelima Před 3 lety

    Assisti hoje e você explicou muito bem ❤️

  • @marimenezes5232
    @marimenezes5232 Před 3 lety

    Melhor explicação

  • @bin3844
    @bin3844 Před 3 lety

    Livros/filmes assim são tão legais, e sim precisam ser confusos pq assim vc vai voltar lá e ver tudo novamente e assim dar mais audiência a ele! Eu achei incrível e o livro deve ser maravilhoso

  • @eliarabueno7680
    @eliarabueno7680 Před 10 měsíci

    Ela é tudo o que ele gostaria de ter sido e não foi por não ter tido coragem de sair da casa dos pais.

  • @anthonyervilhas
    @anthonyervilhas Před 2 lety

    Toni Collette arrasou na interpretação!

  • @myplaylistarruda4329
    @myplaylistarruda4329 Před rokem +1

    Não gostei do filme! Achei que viajou muito na maionese, é intediante e a minha interpretação foi totalmente diferente da sua ...rsrs ( viajei rsrs)
    Pra mim, ela é a esquizofrênica e ela está pensando em acabar com tudo , traduzindo acabar com essa dor, com a própria vida.
    O pai dela trabalhava no colégio rural onde ela conheceu o Jake, eles se amavam mas o pai dela foi conta o casamento e acabou matando o amado.
    Ela por conta do choque ficou louca e por causa da dor ela fica procurando razões pra esquecer o Jake, para não ama-lo.
    A casa da fazenda é a casa dela de infância, por isso ela vê a foto dela, o cachorro ( que já está morto e foi cremado, como vemos na cena do quarto) o porão é onde estão os fantasmas dela, lá que ela ficava pintando pra afastar a raiva do pai.
    Ao mesmo tempo, na casa ela tenta imaginar como foi a vida dos pais do Jake após a perda do filho.
    No final ela vai pra escola onde o pai dela, cheio de culpa e remorso passa a maior parte do tempo, onde parece que ela quer perdoa-lo .
    O porco também achei que foi uma alusão a ela que só recebia migalhas de amor e estava morrendo por dentro.
    O inverno é o inverno da alma.
    E o porão é onde o Jake não queria que ela voltasse, não queria que ela se afundasse mais em mágoas. Como se fosse o fundo da alma.
    As roupas do pai na máquina, também é como se ela quisesse apagar o que ele fez.
    Acho que nao tenho muita cabeça pra esse tipo de filme ..rsrs

  • @marcosdemarabo7548
    @marcosdemarabo7548 Před 10 měsíci

    Notório que seriam eles a mesma pessoa, porém o que mais me marcou é que ele era “esquisofrênico e estava com alzheimer/demência”. As formas das lembranças, trazem essa percepção!! Ele se perdia na própria cabeça, no seu raciocínio e nas suas lembranças. O final foi o marco para essa teoria das doenças mentais!

  • @TassiGhorayeb
    @TassiGhorayeb Před 3 lety

    Sou zero de comentar, mas você foi o único que conseguiu sintetizar o que eu tinha entendido - e de uma forma mto mais prática! Irado!!!!!!

  • @tatyp7369
    @tatyp7369 Před 3 lety

    A cena do porco andando sangrando e, ele nu, foi o Auge.

  • @diogo633
    @diogo633 Před 3 lety +7

    Adorei o vídeo. Deu pra entender cada parte, cena do filme.

    • @yhagoramundoafora
      @yhagoramundoafora  Před 3 lety +3

      Obrigadoo! 😊 Da primeira vez que assisti a cabeça ficou toda embolada, agora tudo faz sentido haha 🙌

  • @elizacastro2440
    @elizacastro2440 Před 3 lety

    nunca te vi, sempre te amei haha melhor explicação que vi sobre porque foi o mais direto!
    "o plot twist veio nos 10 minutos do filme" É ISSO!!! logo no começo fiquei "ele sabe o que ela tá pensando". no meio do filme quando descartei totalmente a possibilidade da vibe" ler pensamentos" haha saquei o que tava rolando.

  • @ThiagonaTela
    @ThiagonaTela Před 3 lety +1

    Apesar do estilo peculiar, vi muita massagem do Charlie Kaufman no próprio ego.
    Ainda assim, é um belo e melancólico estudo sobre relacionamentos, zona de conforto, imaginação deturpada e velhice.
    Interpretei o longa à partir de dois pontos de vista: o da jovem (Jessie Buckley) e do Jake (Jesse Plemons).
    Se quiserem conferir, aqui está o link: czcams.com/video/af-EM6gf2Xk/video.html

  • @mariadelourdesalves6779

    Parabéns pela explicação, porque não entendi nada, do filme sozinha rsrs.

    • @yhagoramundoafora
      @yhagoramundoafora  Před 3 lety

      Hahahah obrigadoo!! Esse filme a gente só vai entender quando termina.

  • @rebecasales4770
    @rebecasales4770 Před 3 lety

    Pra mim ele já é uma obra prima hahhah

  • @Pedro-qg3rv
    @Pedro-qg3rv Před rokem

    mind blowing total

  • @sabrinaliz5244
    @sabrinaliz5244 Před 3 lety

    Nossaa, muito obrigada!
    Que filme, viu kkkkkkk

  • @sanieleguimaraes
    @sanieleguimaraes Před 3 lety

    Você explica super bem.. logo eu q sou lerda kkkkkkk

  • @mariavelasquez8484
    @mariavelasquez8484 Před 3 lety +2

    Demais o roteiro de suas sacadas. Tornou mais convincente e valorizou o filme! 👏🏼
    Só que tem um detalhe: a "garota" era do jeitinho que o Jake gostaria de ter sido: feminina, aceita pelos pais, ela assume o papel de anfitriã, deita a cabeça nos ombros do pai, é admirada e ambos olham para ela nos, olhos e nunca para Jake (rapaz). Uma idealização de mulher que o Jake gostaria de ter sido?

    • @yhagoramundoafora
      @yhagoramundoafora  Před 3 lety +3

      não sei se uma idealização da mulher que ele gostaria de ter sido. Mas uma idealização de mts coisas que ele gostaria de ter feito (profissionalmente por ex), e inclusive com ela, quando ela poderia ter sido namorada dele.

    • @yhagoramundoafora
      @yhagoramundoafora  Před 3 lety +2

      mas interessante tbm se isso tiver alguma coisa relacionada com sexualidade ou gênero.

    • @MsMisidolos
      @MsMisidolos Před 3 lety +1

      O filme traz mesmo essa coisa de sexualidade e gênero. Acho que é isso mesmo que vc disse (já no livro não tem nada disso)

  • @biastutz6215
    @biastutz6215 Před 3 lety

    eu não lembro dessa semana que vc falou onde ela se mata...rs, que minuto do filme isso?

  • @Lulullfr
    @Lulullfr Před 10 měsíci

    Esse filme me deixou muito confusa, me deu muito mal estar, fiquei agoniada de mais, ansiosa, senti como se tivesse que ir embora, mas embora de onde se estava em casa? muita dor de cabeça e fiquei meio perdida no tempo. Realmente assistir esse filme foi uma EXPERIENCIA, acho que esse era o objetivo do diretor.

    • @Lulullfr
      @Lulullfr Před 10 měsíci

      Terminei de ver o filme e coloquei the big bag para assistir pra poder dormir, tentar descansar a cabeça aí a Tv desligou sozinha, okay né. Fui ligar a lanterna do celular pra ir no banheiro e ela não ligava mesmo com 100% de bateria. Que sensação péssima.

  • @paulaoliveira1157
    @paulaoliveira1157 Před 3 lety

    Eu tentei gostar desse filme, assisti uns vídeos prs ver se minha mente abria pra ele. Mas não rolou

  • @kalinecaetano5775
    @kalinecaetano5775 Před 3 lety

    O final ao meu ver quando o personagem Jake está discursando e depois cantando, é em seu imaginário , o ponto ideal de sua vida , ele queria talvez seguir na carreira artística, no entanto ele acaba apenas sendo um zelador e não consegue atingir aquele objetivo.
    Eu não consegui fazer uma análise tão profunda desse filme , pq era bastante diálogo , fiquei impaciente , mas é um filme interessante e triste . 💃

    • @yhagoramundoafora
      @yhagoramundoafora  Před 3 lety +1

      Sim, é uma análise longa de você for pensar em tudo. Como foi dito pelo diretor, cada pessoa pode ter várias interpretações... é tipo olhar pra uma pintura

  • @jeanbaptistedebret
    @jeanbaptistedebret Před 3 lety

    Gostei. Curti. Inscrevi

  • @ort77
    @ort77 Před 3 lety

    Muito bom! Parabéns. Uma sugestão: microfone de lapela, baratinho e funciona bem, a voz ficou com eco, tipo "som de banheiro"

    • @yhagoramundoafora
      @yhagoramundoafora  Před 3 lety

      Sim, verdd. Eu tava num quarto péssimo. Agr tá melhor. Obrigado!

  • @janeuchoa5521
    @janeuchoa5521 Před 2 lety

    Qdo eu assisti ao filme não entendi! Mas depois eu li o livro e pude entender melhor! A dica é: leia primeiro o livro! 👍

  • @rafaelas8668
    @rafaelas8668 Před 3 lety

    e tu sabe soube as ligações que ela recebe durante o filme?

  • @adriano.santana
    @adriano.santana Před 3 lety

    Eu ainda suspeito que todos os personagens na verdade são o Jake. O pai falava que tinha Alzheimer, ela (lucy) também não conseguia lembrar-se das coisas, a mãe também tinha certos traços do jake, eu devia ter anotado.
    E que riscos são aqueles na porta do porão? São tentativas de fugir do porão ou de entrar no porão? E de quem eram as marcas? Do cachorro não era, pois estavam altas demais pro tamanho daquele cachorro. Vai ver era só simbólico.

  • @tatyp7369
    @tatyp7369 Před 3 lety

    Pq o cachorro fica daquele jeito? E pq a Porta do porão tem arranhões? Pq a garota da sorveteria quis alertar sobre algo?

  • @rafaelamonteiro4466
    @rafaelamonteiro4466 Před 3 lety

    Eu gostei muito do filme.É,intrigante e também desconfortável, tão desconfortável que em alguns momentos eu tive vontade de parar de ver mas ao mesmo tempo não consegui eu precisava ir até o final.Estou assistindo várias explicações sobre o filme pq gosto de saber o que as pessoas estão comentando e suas explicações.Adorei os diálogos do filme e as referências.

    • @yhagoramundoafora
      @yhagoramundoafora  Před 3 lety +1

      Ele é pra fazer você pensar e repensar, a cada 3 minutos de filme uahsushsh é um rolê beeeem filosófico, surreal, cheio de referências..

  • @giovannaandrade9019
    @giovannaandrade9019 Před 3 lety +2

    alguem me explica pq ele coçava a boca? a camera fechou na boca dele em alguns momento, ou pq do balanço no começo do filme...

    • @SkyRezende
      @SkyRezende Před 3 lety

      Não me lembro se ele de fato coçava a boca, mas no livro, o Jake tem a mania de cheirar a parte traseira da mão quando fica pensativo.

    • @MsMisidolos
      @MsMisidolos Před 3 lety +2

      Tem uma parte que foca na boca dele mostrando coisinhas brancas no canto da boca. Isso é parte do livro onde ela está pensando se aguentaria dividir a vida com alguém: será que ele faz sei lá oq, será que ele sempre tem essa coisa estranha nos cantos da boca etc kkkk Sobre o balanço tmb não entendi .-.

    • @SkyRezende
      @SkyRezende Před 3 lety +1

      @@MsMisidolos nossa, eu lembro dessa parte no livro mas não percebi isso no filmeeeee :/

    • @MsMisidolos
      @MsMisidolos Před 3 lety +1

      Sky Rezende pior que teve. Deu muita agonia :v

  • @gabybrandao7516
    @gabybrandao7516 Před 3 lety +2

    Amei o vídeo! Deu pra entender tudoooo, ps: eu falei o tempo todo pra mim mesma q ele era esquizofrênico, eu sabiaaa hahahahah

    • @yhagoramundoafora
      @yhagoramundoafora  Před 3 lety +1

      Obrigadoo!! 🥰🥰

    • @yhagoramundoafora
      @yhagoramundoafora  Před 3 lety +2

      Eu estava esperando um filme de terror kkkk jurei que era bem estilo “Corra”. Então fiquei bem chocado haha

    • @gabybrandao7516
      @gabybrandao7516 Před 3 lety

      @@yhagoramundoafora e eu que achei q era um filme meio drama e romance ahahahaha que loucura

    • @MsMisidolos
      @MsMisidolos Před 3 lety

      Sobre o quê ele tem, fica bem aberto na verdade. Depressão, transtorno dissociativo de identidade, Alzheimer, esquizofrenia...

  • @danielsousa8511
    @danielsousa8511 Před 10 měsíci

    Nem assisti, mas o cara é doido

  • @selmathebest9618
    @selmathebest9618 Před 3 lety

    Agora entendi. Rsss

  • @samanthalacerda5362
    @samanthalacerda5362 Před 3 lety +2

    eu adorei o filme