EXPLICANDO ESTOU PENSANDO EM ACABAR COM TUDO E AQUELE FINAL | Spoiler Talk!

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 3. 09. 2020
  • Assistiu a Estou Pensando em Acabar com Tudo e ficou confuso com tudo que aconteceu? Não entendeu o final? Esse vídeo é um explicado aprofundando sobre algumas das interpretações que o filme permite.
    Nesse vídeo, Artur Andrade faz um final explicado da história com os elementos que o filme dá, além de comentar sobre o livro que foi adaptado pelo Charlie Kaufman.
    Deixe nos comentários qual foi sua interpretação do filme.
    Se você ainda não faz parte do canal, inscreva-se para não perder os próximos vídeos!
    ME SIGA NAS REDES SOCIAIS :D
    Twitter: / sr_artie
    Instagram: / sr_artie
    Playlists do Canal:
    Filmes Fazem Anos: • Envelheceu Bem?
    5 Filmes: • 5 Filmes
    Animações: • Animações e Animes
    Dicas Netflix: • Dicas Netflix
    Dicas Amazon Prime Video: • Dicas Amazon Prime Video
    Explicados: • Explicados/Dissecando
    ESCUTE MEU PODCAST TÊNIS VERDE:
    Spotify: spoti.fi/2EvgkTz
    iTunes: apple.co/2EPzIuU
    Apesar de ter dúvidas sobre seu relacionamento, uma jovem (Jessie Buckley) faz uma viagem de carro com seu novo namorado, Jake (Jesse Plemons) para visitar a fazenda da família dele. Depois de uma forte nevasca, ela fica presa com a mãe (Toni Collette) e o pai (David Thewlis) de Jake e começa a questionar a natureza do que sabe sobre seu namorado, sobre si mesma e o mundo. Uma análise do arrependimento, da carência afetiva e da fragilidade do espírito humano, "Estou pensando em acabar com tudo" tem roteiro e direção do ganhador do Oscar® Charlie Kaufman ("Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças") e é baseado no best-seller de Iain Reid.
    O Bilheterama é um canal com vídeos sobre os principais lançamentos de filmes nos cinemas e análises de séries e episódios.
    #EstouPensandoEmAcabarComTudoFinalExplicado #FinalExplicado
  • Zábava

Komentáře • 767

  • @bilheterama
    @bilheterama  Před 3 lety +81

    O que acharam de tudo o que acontece no filme Estou Pensado em Acabar com Tudo? Vamos conversar aqui nos comentários sobre as suas interpretações do filme :)

    • @DJ-9915
      @DJ-9915 Před 3 lety +18

      Algumas coisinhas no livro poderia ter ajudado mais na interpretação do filme, porém Charlie não é nada básico. Por exemplo, o Jack literalmente escreve essa história que assistimos. No fim em que ele some no colégio e a sua namorada (ele também) vai procurá-lo, talvez seja o sua última esperança de se sentir importante para alguém, tanto é que no meio do filme ela também fala que a esperança é inventada pelo ser humano para fugir da realidade de que tudo tem um fim. Ele se mata ao final de sua história, por se sentir um porco que não saiu do lugar, viveu sua vida monótona apenas observando...
      O final do filme mostra o que ele escreveu pra ser o final de sua vida, um grande homem de sucesso, e não um senhor solitário e complexo.

    • @nickeccard
      @nickeccard Před 3 lety +4

      Existe a questão de mesmo ele criando uma personagem para ter um relacionamento com ele, ele nunca respeitou as decisões dela, de dizer não para o que ele quer apresentar, os momentos em que ele queria apresentar foram tão sombrios para ele, que num ponto de vista ele a força a observar aquilo até o fim. E no final do filme ela meio que tem a libertação no corredor da escola dizendo que era lésbica e que nunca chegou a sair com ele. Acho que existe o ponto de vista também sobre ela

    • @paulanogueira6235
      @paulanogueira6235 Před 3 lety +9

      Deveria ter acabado logo no início, teria mais nexo!

    • @alsnsdk
      @alsnsdk Před 3 lety +9

      Exato, deveria nem ter começado😂

    • @paraarthur
      @paraarthur Před 3 lety +6

      Você falou exatamente o que eu havia interpretado. Ouvi outras interpretações mais vagas, mas essa, penso que é a que mais se aproxima do que consegui entender!

  • @clarah9267
    @clarah9267 Před 3 lety +359

    Tive uma interpretação totalmente diferente...
    Pra mim é um filme sobre depressão, solidão e suicídio. A namorada é a depressão, é aquela vozinha que fica dizendo que ele deve se matar, de uma forma bem romantizada, ele flerta com a morte o tempo todo. Ela a todo momento pensa “estou pensando em acabar com tudo” na verdade é o pensamento do suicídio.
    Achei interessante como a câmera apontava antes os caminhos que os personagens iriam, era como se fossem os pensamentos, quando imaginamos antes uma história na nossa cabeça. Quando ele mesmo diz minutos antes no carro com ela algo como “os pensamentos não mentem”. E a câmera entregava a próxima ação.
    Quando estão na casa dos pais dele, é como se ele estivesse tentando resgatar algumas memórias boas da sua infância e tentando se convencer, e convencer a sua depressão de que vale a pena, que apesar de toda solidão dele ele ainda viveu algumas coisas boas. E ela a todo momento fala que tem que ir embora, que eles tem que sair de lá e voltar pra casa. E ele fala “voltar pra fazenda?” E ela diz “não, pra casa!”. Ele ainda tenta com as últimas forças se apegar a sua vida e as suas memórias cinzentas, mas ela o convence a ir.
    Na verdade ele não tem lembranças muito boas da sua infância, acredito que apenas a sorveteria, era a única coisa que ele falava realmente com empolgação. Já que se esquivava dos carinhos da mãe, o pai praticamente o ignora, não o olha nos olhos, e age como se ele nem estivesse ali. Ele menciona também já ter sido abusado, e muda rapidamente de assunto.
    Achei a namorada um pouco parecida com a garota da sorveteria, a que possuía as feridas. Talvez fosse a única garota que não o tenha tratado como lixo, e por isso ele criou a namorada com alguns traços que lembrassem ela, mas também das garotas dos filmes e livros que ele lia. Era como se fosse a personificação da garota ideal. Ao mesmo tempo que ele só queria ter uma vida comum, dramas comuns, uma namorada pra terminar com ele, pra discutir assuntos sérios sobre igualdade de gênero, sexualidade, cinema, política... visto que provavelmente ele nunca se encaixou na fazenda nem na escola.
    A cena da dança interpretei como ele flertando uma última vez com a morte, a dança, a luz no final do corredor, as portas dos armários se fechando... ele se entrega à ideia de morrer.
    E ele se mata no caminhão, morre de hipotermia e é levado pelo porquinho da sua infância que também morreu.
    Adorei o filme, os simbolismos, a fotografia e o elenco!
    Essa foi minha interpretação :)

    • @barrigadonanah
      @barrigadonanah Před 3 lety +4

      Parabéns...bela análise

    • @isabellakarine4595
      @isabellakarine4595 Před 3 lety +4

      Perfeito!!!

    • @halloweenbrasil
      @halloweenbrasil Před 3 lety +51

      Concordo com sua interpretação, só que gostaria de acrescentar algo. Para mim a mulher não é a personificação da depressão, como vc disse. Eu vejo a mulher como se fosse ele mesmo, tem aquela cena da criança no quadro e eles acham que são ambos. Não sei se reparou, porém ele fica muito bravo quando a mãe troca a palavra gênero por gênio, tem outra cena que o pai usa uma palavra de mau gosto para se referir aos trans e enquanto ele conversa com a mulher imaginária, ouvimos no fundo os pais dele brigando aos berros por ele ter usado uma palavra transfóbica. A sensação que eu tive é que ele era uma mulher presa no corpo de um homem, tanto que a mulher queria voltar pra casa, pois não pode se libertar.

    • @clarah9267
      @clarah9267 Před 3 lety +26

      Sr Santini Faz muito sentido também! Esse filme da margem para muitas interpretações. Fiquei triste com muita gente criticando, dizendo que perderam 2h da vida vendo esse filme. Hoje em dia as pessoas querem tudo mastigado, não querem ter que pensar através do que é mostrado. To com esse filme na cabeça até agora, cada hora me vem mais coisas sobre ele

    • @halloweenbrasil
      @halloweenbrasil Před 3 lety +11

      @@clarah9267 É um povo que não gosta de ler. Tem gente que não consegue nem assistir filme legendado, pois não acompanha na velocidade adequada, kkkk

  • @rosiclermoura6497
    @rosiclermoura6497 Před 3 lety +468

    No começo não entendi nada e aí no final achei que estava no começo kkkk

  • @Eddu_u
    @Eddu_u Před 3 lety +342

    Sinceramente, eu compreendi a proposta do filme. No entanto o ritmo, repetições e toda a problemática do filme me proporcionaram uma aflição tão grande, que foi penoso/cansativo assisti -lo. Gostei do filme, no entanto, muito mais por algumas discussões e questionamentos que ele trouxe do que pela trama em si.

    • @raquelmariasantos6268
      @raquelmariasantos6268 Před 3 lety +16

      Eu também, porém só gostei de alguns temas e discussões, os atores são ótimos, mas o filme em si, detestei.

    • @91Geisa
      @91Geisa Před 3 lety +2

      Tive a mesma sensação.

    • @naosei8643
      @naosei8643 Před 3 lety +7

      @@91Geisa: Estou pensando em acabar com tudo. Quando esse pensamento chega, ele fica. Gruda, ele se prolonga, domina. Não tem nada que eu possa fazer. Confie em mim. Não vai embora. Está lá, goste ou não. Está lá quando como, quando eu vou pra cama, quando eu durmo e quando eu acordo, ESTÁ SEMPRE LÁ. SEMPRE! Não faz muito tempo que eu pensei nisso, a idéia é nova, mas parece velha ao mesmo tempo. Quando começou? E se esse pensamento não foi idealizado por mim e sim plantado na minha mente pré-desenvolvida?
      Será uma idéia nunca dita e pouco original? Talvez eu soubesse o tempo todo ...talvez fosse para tudo acabar assim. O jake disse uma vez que "às vezes o pensamento é mais próximo da verdade, da realidade, do que de uma a ação. Você pode dizer ou fazer qualquer coisa, mas não pode fingir um pensamento". O caminho tá quase sempre vazio, tá tudo calmo por aqui, vazio, mas do que o previsto, tem tanta coisa pra ver, mas não tem pessoas, não tem prédio ou casas... céu, árvores campos, cercas estradas e cascalhos. Quer parar para um café? "Eu acho que estou bem", eu respondo. Última chance antes de virar tudo rosa. Estou visitando os pais do jake pela primeira vez ou estarei assim que chegarmos. Jake, o meu namorado. Não faz muito tempo que a gente tá junto. É a nossa primeira viagem juntos, nossa primeira longa viagem. É estranho que eu esteja nostálgica sobre nossa relação, sobre ele, sobre nós. Eu devia estar animada, ansiosa pela primeira de muitas, mas eu não tô, de jeito nenhum. Já vi mais celeiros nessa viagem que eu vi em anos, talvez na vida. Parece tudo igual, algumas vacas, cavalos, ovelhas, campos e galões. Um céu tão vasto. Parece que eu conheço o jake a mais tempo. Quanto tempo faz? Um mês? Seis semanas, talvez sete. Eu devia saber exatamente, vou arriscar sete.

    • @Isaa602
      @Isaa602 Před 3 lety +3

      Achei cansativo tbm

    • @yasmin-qf4zz
      @yasmin-qf4zz Před 3 lety +2

      eu não curti o final mas o filme visualmente é bonito

  • @camilam.guedes5630
    @camilam.guedes5630 Před 3 lety +45

    O filme lembra a estrutura de um "sonho" como o nosso subconsciente nos sonhos, traz informações que as vezes fica totalmente confusa. No sonho nossa realidade fica distorcida, tempo e espaço não existem. Por isso os personagens no filme envelhecem, mudam de roupa, de repente tem um número musical.
    Mas pra além dessa estrutura, também interpretei esses temas que você fala, sobre relacionamento, envelhecimento, sobre não saber se está fazendo as escolhas certas.
    No início o filme já lança a Idea que o zelador é provavelmente o namorado, pois no início ele está saindo da casa da fazenda porém clima está calor, no verão. Enquanto a história dos Namorados se passa no inverno.

  • @JessyAlmeidaOficial
    @JessyAlmeidaOficial Před rokem +15

    Sua interpretação do filme me deu uma certa clareza.
    O que eu entendi é que o Jake é um senhor idoso com Alzheimer contando sobre a própria história de vida, misturada com as vontades que já teve e com as ilusões que criou.
    Tudo se tornou uma coisa só prq o alzheimer causa essa confusão.
    A moça, que é uma parte dele mesmo, no caso, sempre se referia a ir pra casa (sem ser a fazenda, prq provavelmente ele viveu a vida quase toda lá), referia-se a ir embora, e era estudiosa, poetisa, essas, foram todas as vontades que ele teve, e misturou com a ilusão de ter uma namorada e querer dividir algo com alguém, já que ele não deve ter tido nenhum relacionamento durante a vida.
    A família também se referia ao que ele viveu e ao que queria ter vivido.
    Acho também que o Jake carrega algum trauma por parte do pai, é triste pensar nisso, mas a moça (que é ele), se referiu algumas vezes a abuso, dizer sim é mais fácil, e os arranhões na porta do porão, o medo de entrar lá, o modo de não querer interagir como pai e só lamentar a morte da mãe, enfim, acredito que tenha sido uma parte da vida dele que ele tentou apagar. Dizer que "é reconfortante poder por a culpa em alguém em vez de admitir os próprios erros", essa discussão dele com ele mesmo, pode ter se referido a isso, como se ele fosse reprimido, alguém tivesse dito a ele que a culpa foi dele e não do abusador. Enquanto a moça, que era a parte dele que queria liberdade, sempre deixava claro o que achava certo e errado, tinha vontade de acabar com tudo mas não fazia nada, como se fosse o lado revoltado dele, querendo resolver.
    O jeito que a mãe parecia, "doce e fria", os zumbidos dizendo a ela o que acontecia, provavelmente ela mesmo não queria acreditar na situação do abuso e omitia isso.
    O zelador é ele quando ficou mais velho, querendo ter vivido uma vida mais interessante, e aos poucos perdendo a noção das coisas, até finalmente aceitar que a vida é assim mesmo. Enfim, virou uma salada esse filme mas nos faz pensar sobre a vida. O que fazemos e o que damos valor enquanto estamos vivos. Interessante. Obrigada pelo vídeo.

  • @loiraodapf185
    @loiraodapf185 Před 3 lety +124

    "Como você interpretou?", eu nem entendi, como interpretar, socorro!

    • @marcelocaitano3426
      @marcelocaitano3426 Před 3 lety +3

      Pesquisei a respeito e há um livro q gerou o filme. No livro é possivel encontrar varias das explicações q não constam no filme

  • @biancaalmeida4390
    @biancaalmeida4390 Před 3 lety +223

    Alguém notou que ela mudava de roupa toda hora ???

    • @bilheterama
      @bilheterama  Před 3 lety +6

      Sim :)

    • @biancaalmeida4390
      @biancaalmeida4390 Před 3 lety

      @@bilheterama vc sabe o motivo ??? Pq eu não entendi essa parte

    • @marianaalane4196
      @marianaalane4196 Před 3 lety +50

      Bianca Almeida olha, assisti outro vídeo explicando algumas coisas e acredito que isso tem explicação.
      Essa é uma história contada pelo zelador (Jake) e existem as “cenas” ou “capítulos”, como queira chamar. Como por exemplo quando eles estão juntos no carro, e em um mesmo momento ela aparece em diferentes posições. É como se ele tivesse iniciado uma cena, desistido dela e já corta para a próxima parte. Então ela mudar de roupa é como se ele estivesse escrevendo a história e de repente mudasse o rumo dela. No livro tem algumas frases riscadas, como se ele fosse iniciar algo no capítulo e, logo em seguida, tivesse desistido.
      Então acredito que seja isso, mas certeza mesmo eu não tenho. Kkkkkkkk
      Espero ter ajudado

    • @laurenpessi1947
      @laurenpessi1947 Před 3 lety +36

      O filme diz mais no diálogo que na imagem. A personagem muda de nome, de roupa e até a história de como eles se conheceram, então ao meu entender Isso pode significar que ela representa ali mais de uma namorada que ele teve e cada uma conheceu os pais dele também em diferentes fases da vida. Como ele está velho e isso está nas lembranças dele ele mistura tudo. E cada vez que ela fala “estou pensando em acabar com tudo” pode ser o fim de um Desses relacionamentos

    • @kelle819
      @kelle819 Před 3 lety

      Sim

  • @MariaBeatriz-cd8lh
    @MariaBeatriz-cd8lh Před 3 lety +155

    Estou aqui buscando ajuda, acabei de terminar o filme, tô bugada

    • @LisleyOlifra
      @LisleyOlifra Před 3 lety +2

      Te entendo super, vin pelo mesmo motivo

    • @claudioluizrocha7870
      @claudioluizrocha7870 Před 3 lety +2

      Também fiquei buagadão!

    • @primeiros_capitulos
      @primeiros_capitulos Před 3 lety

      Acabei se terminar agora, tô aqui

    • @claudioluizrocha7870
      @claudioluizrocha7870 Před 3 lety +1

      @@primeiros_capitulos e aí conseguiu entender sem ficar bugada.... rsrsrsrs

    • @brunocamargo2418
      @brunocamargo2418 Před 3 lety +16

      Hm.... não sei se compreendi bem o filme, mas na minha interpretação fica bastante evidente que o filme se passa no subconsciente do Jake, um velho zelador entristecido pela vida enfadonha que leva e pelos traumas do passado. No filme, ele esta levando sua namorada pra conhecer seus pais e seu antigo lar, e como citado em determinado momento atraves de um poema, visitar o nosso lar e algo penoso e doloroso (interpreto como visitar o passado, pois nosso passado molda muito do que somos). La conhecemos um pouco de como foi sua dinamica familiar e de como ele cresceu. Os personagens ali, incluindo a ruivinha da qual esqueci o nome, são meras representações do seu inconsciente tomando forma viva. Jake cresceu isolado numa fazenda, nunca soube se relacionar devidamente com as pessoas. Sua mãe o mimava, cuidava bem dele, mas seu pai era um pervertido e em determinado momento do filme fica implicito que ele tenha abusado de Jake quando criança induzindo-o a beber. Na escola ele mantinha sua postura introvertida, mas nunca se destacou, nunca foi realmente alguem a quem se notar. E esse tipo de interpretação podemos tirar da cena do jantar em familia, onde e dito que Jake ganhou uma medalha de diligencia, ou seja, por esforço, não por talento. E todo esse contexto molda o adulto que ele se tornou. Notaram que a ruivinha sai do personagem as vezes? e isso acontece de forma literal, onde num momento em que estão voltando pra casa ela se transforma numa outra pessoa (uma outra atriz). No filme ela representa todas as opiniões das quais Jake se alimentava. Ela era pintora, fisica, critica cinema, ela era o proprio Jake, ela era sua mãe, seu pai, as garotas que ele observava na escola, filosofa e poeta. Acho que um dos maiores debates do filme e se somos programados, se a gente se alimentasse das opiniões alheias e de que como isso nos afeta. Jake se moldou como um jovem bem sucedido e inteligente (algo que ele não e e nunca foi), que namora uma garota talentosa e igualmente inteligente, como se ela aprovasse a existencia dele. Enfim, o filme e muito longo e um pouco confuso, pois esta sujeito a varias interpretações, mas ele não e ruim. O velho Jake cresceu numa fazenda, onde sofreu abusos do pai. Foi pra escola e não conheceu o amor, não conseguiu encontrar um rumo na vida. Envelheceu e se tornou um zelador que questiona sua existencia o filme inteiro, o filme não mais e do que um debate na sua mente e uma carta de despedida a vida.

  • @geraldo79135
    @geraldo79135 Před 3 lety +9

    Uma viagem sobre o que os filmes deixaram de ser, e entregarem somente coisas prontas, este filme nos leva uma viagem sobre o que uma obra de arte de ser complexa e que nos quebre a cabeça.

  • @halloweenbrasil
    @halloweenbrasil Před 3 lety +8

    A única coisa certa que ficou nesse filme é que a Toni Colette merecia um Oscar, que atuação coadjuvante sensacional.

  • @Nathycaio
    @Nathycaio Před 3 lety +22

    Eu acredito também que o filme aborda também os traumas psicológicos que temos na nossa infância/juventude e que influenciam nossas vidas adultas. O fato do porão ser um lugar de pavor pra ele, a foto dela pequena na parede, implicando ser dela aquela vida, aquela “lembrança”. Acho que vale múltiplas interpretações... to com muitas dúvidas sobre o final. rs

  • @laotfmu7954
    @laotfmu7954 Před 3 lety +71

    teve um momento que a câmera estava de perfil e ela "mudou de rosto", era outra mulher.

    • @patricksilva5745
      @patricksilva5745 Před 3 lety +6

      Um momento no carro ?

    • @jhenyfferribeiro6247
      @jhenyfferribeiro6247 Před 3 lety +21

      Achei que tava doida nessa parte

    • @brownie251
      @brownie251 Před 3 lety +5

      @@patricksilva5745 parece que ela tava mais velha sei lá

    • @patricksilva5745
      @patricksilva5745 Před 3 lety +6

      @@brownie251 sim , percebi foi bem rápido, mais deu pra reparar , no momento tbm que ela olhou para a foto , é disse que era ela mesma , parece que a foto foi mudando

    • @leticialeao4738
      @leticialeao4738 Před 3 lety +3

      Essa hora achei que eu tava louca e fiquei até aflita e pensando " mudou de rosto ou não " kkkk o filme em si me deixo alflita!!! Porém eu gostei

  • @amabilebobbio
    @amabilebobbio Před 3 lety +7

    Eu achei esse filme lindíssimo, mas confesso que não tinha necessidade dele durar 2h14. Os diálogos são lindos, mas são muito longos e densos, então acaba deixando um pouco pesado de assistir. Mas quando acabou, fiquei feliz por ter me dado essa experiência. Poesia pura! Me lembrou Mother em alguns aspectos, curti demais :)

  • @QuimicacomPotassio
    @QuimicacomPotassio Před 3 lety +9

    Pra quem não sabe, as mulheres na sorveteria é baseado numa história real, as duas loiras acabaram sendo mortas pela outra funcionária nos anos 50, nos EUA. Ela sofria muito buling

  • @isabelamoraes3006
    @isabelamoraes3006 Před 3 lety +89

    Muito bom o vídeo.
    Quanto à namorada, não me pareceu que ela era meramente extensão ou criação dele, mas um compilado de características de diversas mulheres, provavelmente namoradas antigas.
    As variações de nomes, profissões, roupas, e inclusive como a perspectiva sobre como eles se conheceram, mudam.
    Para os pais dele, ela conta a história com um teor divertido, ao zelador ela conta a mesma história, mas com horror e revolta (e me parece que a cena do balé tem um paralelo com um episódio de violência que pode estar relacionado à ocasião que se conheceram).
    A última cena é um simulacro do Nobel. Ali me pareceu uma fantasia sobre o ápice do reconhecimento de uma carreira de físico que ele não teve.
    E a última cena do carro coberto de neve é ele congelado (como a ovelha do início do filme) depois do suicídio - se matando ao tirar a roupa e passar a noite dentro do veículo.

    • @maricosta6202
      @maricosta6202 Před 3 lety

      Concordo com vc

    • @marcoshiltonchavescardoso3302
      @marcoshiltonchavescardoso3302 Před 3 lety +3

      Só discordo de um ponto: a cena do balé, pra mim, representa a vida real que ele teve, o zelador, matando seus sonhos, o físico que ele gostaria de ter sido.

    • @afterlucas3876
      @afterlucas3876 Před 3 lety

      Não tinha pensado sobre ele ter ficado no carro pelado no frio parar morrer,boa! Bem que a moça se pergunta em quanto tempo até ela morrer de hipotemia

    • @annegenevra9851
      @annegenevra9851 Před 3 lety

      Então pq a namorada se vê na foto dele quando criança e é nítido que era ela. Nessa parte o autor explica que ela na verdade é ele ,no meu ponto de vista.

  • @MultiHistorico
    @MultiHistorico Před 3 lety +4

    Entendi que tudo é uma reflexão do Jake. Ele cria várias fantasias daquilo que já almejou um dia. Ele está preso naquela bela frase do Neymar: "Saudades do que não vivi ainda", todos nós temos essa sensação. Vivemos criando fantasias sobre futuro, às vezes mentimos para nós mesmos sobre nosso passado, construímos um momento com o crush(a) mesmo que o crush nunca tenha o notado. A figura da namorada representa exatamente isso. Naquele momento em que ela conta para os pais como os dois se conheceram é uma projeção do que o Jack desejava que tivesse acontecido, na realidade, os dois nunca se conheceram, ou provavelmente ela deu um fora nele naquele momento do encontro dos dois .Porém, ele guardou a imagem dessa mulher consigo e a projetou em suas fantasias. Acho que esse filme é um exercício para o pensamento humano.Concordo que pode ser cansativo,repetitivo e ralentado, mas é intencional, é como apreciar uma obra de arte. Eu achei bastante cansativo também, mas como disse, se trata de um exercício da mente.

  • @Ritanivea
    @Ritanivea Před 3 lety +4

    Oi pessoal! O título já me chamou a atenção! Comecei o filme achando que ele estava falando, dela Loise, Lucia... Enfim no decorrer do filme isso se desfaz com as conversas profundas e cheias de referências do Jake, ele instiga ela, essa namorada super interessante que ele criou na cabeça dele. Creio está envelhecendo e a cada dia, ele imagina como a vida dele poderia ter sido diferente se tivesse tomado atitude, diante das oportunidades que a vida lhe deu, então todo santo dia as memórias o consome, a vida vai passando e a velhice é tão fria quanto a neve que permeia boa parte do filme, as roupas e acessórios da namorada mudam de acordo com a personalidade que ela tem, como se ele tivesse brincando de “e se ela fosse assim” creio que filme traz várias perspectivas das fases da vida, fazendo com que nós espectadores, revisitamos também nossas memórias, nossa própria vida. No final tudo está coberto de neve, frio, silencioso e acabado! Gosto da luz, das cenas, da fotografia, e do desinteresse em ser “ perfeitinho”! Bom acho que vou assistir o filme novamente, são muitas interpretações! Muito bom! Amei!

  • @andersonsantos8990
    @andersonsantos8990 Před 8 měsíci +1

    Massante mas bom!
    É uma espécie de relato dos últimos segundos da mente antes de morrer, onde tudo passa como um flash!...

  • @MariaBeatriz-cd8lh
    @MariaBeatriz-cd8lh Před 3 lety +22

    Aquele primeira cena, em que o senhor observa a moça pela janela, seria o jake já velho e, ao observar a moça imaginou isso tudo e criou essa história?

    • @bilheterama
      @bilheterama  Před 3 lety +20

      Acho que é bem isso, Maria. No final, é uma história criada por ele sobre como ele queria que tivesse sido, e não necessariamente o que aconteceu de fato.

  • @asbarduchicarotti8419
    @asbarduchicarotti8419 Před 3 lety +4

    Reflexivo, desconfortável, denso, perturbador...Essa experiência negativa que o filme causa é dada pelo fato de que no intimo, nosso maior medo é ter a sensação de frustração no final de nossas vidas. Ótimo filme.

  • @juliateixeira9516
    @juliateixeira9516 Před rokem +2

    Filme profundo. Me vi muito nela, no meu antigo namoro.. olhando pela janela do carro com ele ao lado perguntando como eu iria fazer pra acabar com aquilo, mês após mês. Me perguntando o porquê de eu ter aceitando sabendo que nunca senti algo significante por ele. Mas como ela disse, é tão fácil dizer sim.. um sim após o outro quando você vê já está presa em um relacionamento. Ainda mais quando a pessoa é “querida” com você. A gente também tinha longa estrada até chegar nos pais dele, no sítio… e era sempre muito estranho porque ele tinha problema com os pais.

  • @xablauanfauzier5654
    @xablauanfauzier5654 Před 3 lety +8

    Tem aquela parte do filme em que o zelador tá vendo um filme. E depois de um tempo o jake diz ter conhecido a Louise assim, ela era garçonete e etc, que nem o filme. Foi tudo uma criação da cabeça dele de quando ele era velho já, do filme ele pegou como referência de como ele queria q fosse algum relacionados dele, tanto q ele diz várias histórias de como conheceu Louise

    • @ElfoDasBrumas
      @ElfoDasBrumas Před 3 lety +1

      Toda vez q lembramos de algo na verdade reconstruimos a cena, muuuitas vezes com detalhes diferentes. As vezes se vc imaginar tanto algo q n aconteceu, com o passar dos anos talvez n saiba mais se foi invenção ou se aconteceu mesmo

  • @jeffersonvasconcelosbitten8804
    @jeffersonvasconcelosbitten8804 Před 5 měsíci +1

    Na minha opinião,o filme gira em torno dela cogitando com está sendo sua vida e como Será no futuro ao lado do rapaz,e aí ela não se sente bem com as possibilidades e então quer por um fim à tudo,antes mesmo de ter passado pelas situações! Ele também reflete sobre a vida dele sem ela...como à perdeu,por quê à perdeu,quando à perdeu e o quê vêio como consequências após isso!👍

  • @SabrinaG79
    @SabrinaG79 Před 3 lety +52

    Eu interpretei como o Jake morrendo e passando na mente dele partes da vida dele. A moça seria uma compilação das namoradas. A familia, os relacionamentos que deram errado. Uma vida deprimente, com um final deprimente, que virou um filme deprimente.

    • @bilheterama
      @bilheterama  Před 3 lety +2

      Que triste

    • @SabrinaG79
      @SabrinaG79 Před 3 lety +4

      @@bilheterama Mas deve ser isso que quiseram passar. O fim triste. A confusão dos diálogos seriam as confusões de pensamento da velhice senil.

    • @julianadesouzagaia5402
      @julianadesouzagaia5402 Před 3 lety +1

      Sim boa reflexão até as profissões dela mudavam no diálogo, roupas , nomes.

  • @yasmin-qf4zz
    @yasmin-qf4zz Před 3 lety +91

    poxa eu adorei a forma que eles executaram o filme,mas não gostei muito do final e adoraria que às coisas tivessem sido mais explícitas eu acho que botei muita expectativa no filme e no final não achei tudo isso,é um bom filme acho que é para assistir mais de uma vez

    • @bilheterama
      @bilheterama  Před 3 lety +4

      Sem duvida é um tipo de filme feito pra ser visto mais de uma vez, Yasmin. Mas o que você não gostou do final?

    • @yasmin-qf4zz
      @yasmin-qf4zz Před 3 lety +2

      @@bilheterama eu fiquei incomodada com fato de não terem algo mais digamos explícito sei quê no livro ele acaba cometendo o suicídio ali aberto mas eu queria algo como aquela parte dele indo com porco até a fazenda e encontrando todo mundo lá no meio da neve e de fundo um tipo de carta de suicídio dele,eu fiquei um pouco confusa quando filme acabou
      queria que deixassem às coisas os elementos mais claros e sendo mostrados ali na despedida e uma cena do jake velho escrevendo,acho que foi isso que senti falta

    • @Junior-ms9nj
      @Junior-ms9nj Před 3 lety +3

      @@yasmin-qf4zz Poxa, eu iria ler o livro. Poderia ter colocado um aviso de spoiler :(

    • @luizalbertosalomaoneto8912
      @luizalbertosalomaoneto8912 Před 3 lety

      @@Junior-ms9nj eu tbm ia ler kkkkk

    • @yasmin-qf4zz
      @yasmin-qf4zz Před 3 lety

      @@Junior-ms9nj foi mal cara :(((

  • @Lyla8728
    @Lyla8728 Před 3 lety +11

    Gente filme muito Loko!!😂😂😂 Terminei de assistir e pensei que doideira é essa 😱..Precisei buscar um vídeo pra explicar essa loucura..Amei o vídeo!!

    • @claudiomachado5316
      @claudiomachado5316 Před 2 lety

      Eu também. Pensei isso RS RS, tô aqui também mas agora mais confuso ainda porque cada pessoa entende de um jeito RS.

  • @neggorx
    @neggorx Před 3 lety +2

    RAPAAAAIZ eu pensei que era viagem demais minha definição do filme até ver seu video. Tive essa mesma perspectiva do filme principalmente no sentido de memória dele,por nós mesmos termos essa dificuldade de vivenciar novamente qualquer lembrança. FODA.

  • @alinemontado9960
    @alinemontado9960 Před 3 lety +8

    Achei o livro diferente do filme, o diretor deu várias possibilidades à história, o que deixou diferente, no livro não é assim, é apenas um homem com várias personalidades, seus pensamentos, seus conflitos e memórias. O filme focou no relacionamento de Jake e sua "namorada".

  • @nicollevieira2050
    @nicollevieira2050 Před 3 lety +3

    Eu entendi como sendo uma viagem do jake ao proprio inconsciente

  • @alyoliveira6718
    @alyoliveira6718 Před 3 lety +6

    penso que esse filme tem haver com aceitar a velhice e a morte inevitável, já que no momento em que o porco está levando o velho o diálogo deles é sobre essa aceitação.

  • @dalberrduda9338
    @dalberrduda9338 Před 3 lety +122

    Minha opnião ,Jake é um cara esquizofrênico , e todos os personagens é ele , as personalidades dele , o filme apesar de estremamente cansativo , chega um momento que vc só encherga o Jake , no início por exemplo , a namorada do jake é extremante submissa , chegando no final do filme ,ela absorve a personalidade do jake e começa a dialogar mais . Outra coisa , alguns detalhes dos personagens deixa claro que todos na verdade são o Zelador = as mãos velhas e enrugadas do jake (mesmo ele sendo um cara jovem ) , a baba caindo no canto da boca do Jake(no início do filme ) , o jeito de andar do Jake , quando Jake e a namorada foi comprar sorvete , a menina que estava atendendo tinha manchas no braço que eram iguais as que o Jake tem nas mãos(tanto que quando o Jake foi pegar o sorvete deu ênfase no braço dele ) , quando a namorada do jake desce até o porão e olha dentro da máquina de lavar= Só tem roupas do zelador . A parte que a namorada fica no celular provavelmente seja a única coisa real fora da mente doida do cara , na minha opinião a voz do celular se trata de um psiquiatra , tanto que a linguagem da pessoa que está ao telefone é muito técnica , e claramente é a única que quer arrumar solução e não desistir .Na minha opnião , eu não vejo Jake procurando uma solução , Jake está mergulhado na loucura da sua mente , Jake pensa em desistir o tempo todo

    • @bilheterama
      @bilheterama  Před 3 lety +16

      Sim, todos são o Jake, e é ele chegando ao final da vida :)

    • @dalberrduda9338
      @dalberrduda9338 Před 3 lety +12

      @@bilheterama o próprio fato do filme ser extremamente cansativo, enfatiza se tratar de um homem com problemas mentais , é como se o filme entrasse na cabeça de um cara que tem múltiplas personalidades

    • @silviapnhr
      @silviapnhr Před 3 lety +9

      Não sei se todos os personagens seriam o Jake. Mas acho que todos os personagens, em seus variados momentos da vida, são parte da memória do Jake.

    • @elienelee1057
      @elienelee1057 Před 3 lety +24

      Acho que ele não tem nada haver com Esquizofrênia. Achei que a vida dele passou despercebida cuidado dos pais em uma cidade minúscula, trabalhando como faxineiro mas no entanto ele sonhou a vida toda com algo e isso não aconteceu. Aí ele vive em frustação, no entanto ele obteve conhecimento lendo, mas não saiu disso.Ficou preso em seus sonhos, A vida passou e nada resultou em nada!!

    • @yhasg
      @yhasg Před 3 lety +1

      Também tive essa mesma interpretação sobre a esquizofrenia e transtorno de múltiplas personalidades, e achei ter certeza quando eles estavam discutindo sobre algo no carro (quando estão voltando pra casa) e ela fica em silêncio porém começa a pensar em várias coisas e o Jake parece conseguir ler seus pensamentos, como se fosse ele mesmo pensando por dois simultaneamente.

  • @EricRoberty
    @EricRoberty Před 3 lety +10

    "Estou pensando em acabar com tudo" foi a minha vontade de parar de assistir o filme 😵

  • @carlosyou74
    @carlosyou74 Před 3 lety +1

    Vi várias interpretações desse extraordinário filme. Todas elas têm pontos válidos. Esta é a que mais se aproxima da minha visão, do que eu entendo como o sentido mais profundo da mensagem do filme. O ser humano é um só: eu sou você, você é eu. Um ponto focalizado por poucos comentadores é o suicídio (acabar com tudo), o valor da vida humana... A complexidade e a profundidade dos temas abordados pelo filme exigem muita reflexão e estudo. Impossível resumir.

  • @emersoncarloszarur380
    @emersoncarloszarur380 Před 3 lety +1

    Pão com durex é a melhor definição em que consigo pensar para o que eu entendi desse filme...

  • @suzygodoy9198
    @suzygodoy9198 Před 3 lety +30

    Assisti! Na minha opinião, chato e sem sentido, deixo claro aqui, que não é meu gênero esse tipo de filme, e te agradeço pela explicação, agora entendi.

    • @maxxrc
      @maxxrc Před 3 lety

      Filme francês indie, UMA BOSTA

  • @igorfalcao1777
    @igorfalcao1777 Před 3 lety +1

    Me identifiquei mt c o jake, principalmente pq esses tempos essa vozinha de acabar com tudo ta falando bastante, e ta sendo bem convincente .

  • @veracalvi8367
    @veracalvi8367 Před 3 lety +4

    Fascinante... sua interpretação do filme me fez enxergar um outro lado, talvez mais pragmático do filme. Assisti esse filme tentando o tempo todo enxergar e interpretar sob o ponto de vista da metafísica e da física quântica, temas que me fascinam.
    Para mim uma observação do filme me chama muito a atenção: “ somos partículas paradas e o tempo passa por nós “
    Nesse contexto enxerguei o enredo onde os personagens quebram a linearidade do tempo e da realidade, mostra também que a realidade não passa de uma mera interpretação que o nosso cérebro cria para dar sustentação e representatividade á nossa vida. Obrigada pela oportunidade da reflexão.

    • @bilheterama
      @bilheterama  Před 3 lety +1

      Obrigado pelo comentário, Vera! :) Eu também fui assistindo e anotando sobre metafísica, sobre fisíca quântica, mas ao final senti que foram elementos que eram mais citados para criar caminhos e mostrar até o conhecimento do personagens mesmo

  • @cleberrogeriorodrigues9611
    @cleberrogeriorodrigues9611 Před 3 lety +45

    Sinceramente, achei que é uma história muito simples, porém, o diretor coloca as coisas de uma maneira tão intrincada e cheia de metáforas/interpretações que acabei me passando a sensação de que o diretor quis fazer parecer que o filme é mais inteligente do que realmente é.

    • @Isaa602
      @Isaa602 Před 3 lety +1

      Simmmmm

    • @V.S202
      @V.S202 Před 3 lety +1

      Exatamente!

    • @hellenmatossales7182
      @hellenmatossales7182 Před 3 lety +1

      Igualmente

    • @kenyaalmeida3042
      @kenyaalmeida3042 Před 3 lety +1

      Minha impressão tb.

    • @BrunoSilva-yb7dz
      @BrunoSilva-yb7dz Před 3 lety +2

      Concordo, detesto esses diretores/autores metidos a gênios que complicam tudo, transformam coisas simples em complexas. Acho que por melhor que a mensagem seja, se o público não consegue entender, de nada vale ela ter sido realizada. Passar uma mensagem que só você compreende? Não tem sentido.

  • @anarikelly4905
    @anarikelly4905 Před 3 lety +3

    Eu não consegui entender quase nada, pensei que estavam em realidades diferentes mas agora tudo faz sentido. Jurava que a menina era a protagonista mas agora entendi.

  • @caiodaquino
    @caiodaquino Před 3 lety +1

    Legal a interpretação do porão, não tinha me ligado disso. Esse é um filme muito bacana pra refletir e discutir. Excelente vídeo como sempre ♥

  • @valerialima7954
    @valerialima7954 Před 3 lety

    Acho que foi a melhor explicação dada por vc ter lido o livro. Tens uns vídeos por aí que comentam sem ter percebido nada do filme. Bom trabalho pois, tem muita gente comentando absurdo por nem ter lido o livro

  • @imarleyaventuras7063
    @imarleyaventuras7063 Před 3 lety +1

    EU ENTENDI MUITAS COISAS SOBRE O FILME E AS 2 HORAS e 10 APROXIMADAMENTE NÃO FORAM CANSATIVO. GOSTEI DO BALÉ, GOSTEI DO FINAL QUE PASSA UMA MSG QUE A VIDA É PARA SER VIVIDA E NÃO FICAR TRANCADO EM CASA OU APRISIONADO NO MEDO E NÃO TENTAR VIVER E DESCOBRIR O CAMINHO DA FELICIDADE, POIS O TEMPO É IMPLACÁVEL E NÃO VOLTA MAIS. CADA DIA SEM TENTAR É UM DIA DE MORTE. OS MEDOS SÃO RETRATADOS EM VARIAS CENAS, E ACHEI INTERESSANTE NA LATA DE LIXO DA ESCOLA AQUELES COPOS DE SORVETES AOS MONTES, PARECE QUE ELE SE APEGAVA A MESMAS HISTÓRIAS REPETIDAMENTE COMO UMA FORMA DE ESTAR VIVO OU DE DAR SENTIDO A SUA VIDA. ISSO ACONTECE QUANDO A GENTE SE APAIXONA E FICA PENSANDO NA MESMA PESSOA POR VÁRIAS VEZES NO MESMO ENCONTRO, DAQUELE BEIJO, DAQUELE PASSEIO. O CACHORRO QUE BALANÇA A CABEÇA POR VARIAS VEZES PODE TER VÁRIOS SIGNIFICADOS, UMA DELAS É QUANDO NÃO QUEREMOS ACEITAR QUE FIZEMOS ALGO DE ERRADO E FICAMOS CULPANDO A SI MESMO. EU TAMBÉM PENSEI MUITO QUE QUANDO A GENTE É JOVEM, ESTÁ CHEIO DE VIDA, CHEIO DE PLANOS E SE ARRISCAMOS SEM MEDO AS VEZES DAS CONSEQUÊNCIAS E QUANDO A GENTE VAI FICANDO MAIS VELHO OS PENSAMENTOS VAI AMADURECENDO, VAMOS FICANDO MAIS COM MEDO DE SE ARRISCAR, FICAMOS INSEGUROS POR CAUSA DAS NOSSAS MODIFICAÇÕES CORPORAIS , FICAMOS MAIS LENTO, PENSAMOS NOS FRACASSOS E ACERTOS, QUEREMOS VOLTAR NO TEMPO PARA CORRIGIR O PASSADO E TEM A QUESTÃO DA DEPRESSÃO, DA VIDA NÃO TER TANTO SENTINDO QUANDO A GENTE NÃO TEM MAIS ALGUÉM PARA AMAR OU VICE E VERSA. O SENTIDO DA VIDA É AMAR E SER AMADO, E QUANDO PERDEMOS ESSE FEELING A GENTE FICA QUERENDO ATÉ ACABAR COM A VIDA POR NÃO TER MAIS SENTIDO, SÉRIO! , QUANDO A GENTE É SOLITÁRIO SEM NINGUÉM PARA COMPARTILHAR, TROCAR DESABAFOS OU ATÉ MESMO CARÍCIAS, FICAMOS PERTURBADOS, NERVOSOS. ESSE FILME É PARA SE PENSAR EM VÁRIOS PONTOS DE VISTA SOBRE A VIDA E SEUS CONTRATEMPO . ENFIM, A GENTE SÓ DAR VALOR A VIDA, QUANDO PERDEMOS TUDO, OU QUASE TUDO. ESSE FILME SÓ GOSTA QUEM FOR INTELIGENTE O BASTANTE PARA INTERPRETA- LO .

  • @Venus-eh6qg
    @Venus-eh6qg Před 3 lety +2

    Achei melancólico no começo e bizarro no final

  • @ferhebeler847
    @ferhebeler847 Před 3 lety +6

    Depois de assistir a gente tem mesmo que buscar alguma explicação e trocar uma idéia, achei complexo,doido,as vezes cansativo,mas não consegui parar de assistir. Charlie Kaufman é assim. Buga nossa mente, embora inferior aos seus outros filmes, gostei. Valeu pelo vídeo.

    • @danioliveira2063
      @danioliveira2063 Před 3 lety +1

      Exatamente, é cansativo. Mas você quer entender, então não para.

    • @ferhebeler847
      @ferhebeler847 Před 3 lety

      @@danioliveira2063 kkkkkk foi oq aconteceu

    • @halloweenbrasil
      @halloweenbrasil Před 3 lety

      Inferior? achei bem melhor que o Brilho Eterno, só perde pra Anomalisa.

  • @amandamurca2188
    @amandamurca2188 Před 3 lety +1

    Conseguiu explicar muito bem o filme, que é sensibilíssimo! Arrasou!

  • @expressopastoral5992
    @expressopastoral5992 Před 3 lety +1

    Muito bom! Teus vídeos estão cada vez melhor.

  • @halloweenbrasil
    @halloweenbrasil Před 3 lety +2

    Esse é daqueles filmes que foram feitos para perturbar o telespectador e tem muita gente acostumada com blockbusters que confunde as coisas e acha que o filme é ruim.

  • @amiltoncamposgoncalves1808

    A parte da lixeira cheia de potes do sorvete foi a prova. Kkk

    • @gabrielabiagiotti3978
      @gabrielabiagiotti3978 Před 3 lety

      A parte da moça no carro virando a moça do filme também hahahahahahaha

  • @CafezinhoFrances
    @CafezinhoFrances Před 3 lety

    Muito obrigada por me explicar esse filme doido. Olhando pelo seu ponto de vista tudo faz mais sentido.

  • @TRETANERD
    @TRETANERD Před 3 lety

    Achei sua explicação a melhor até agora. Como conseguiu em 7 minutos? Parabéns! Concordei com absolutamente tudo!

  • @Clatus.
    @Clatus. Před 3 lety +4

    É algo bem parecido com o que Kaufman já tinha feito antes com Synecdoche New York, embora este possua uma linearidade mais compreensível. O próprio Pleamons lembra um pouco o saudoso Philip Seymour Hoffman, protagonista de Synecdoche.

  • @morenarp3
    @morenarp3 Před 3 lety +2

    Ótima abordagem,foi a mais objetiva ate agora! Tudo q vc falou foi o q realmente eu havia capitado...

  • @leemotosuwa
    @leemotosuwa Před 3 lety

    Melhor interpretação do filme. Vi várias e a sua é a melhor.

  • @heatzera5650
    @heatzera5650 Před 3 lety +30

    o "engraçado" e que eu pensei em várias coisas, muitas mesmo, abuso, agressão, psicologia, sobrenatural... sensacional mt bom

    • @Venus-eh6qg
      @Venus-eh6qg Před 3 lety

      Acha que vai ter isso tudo e no final não tem nada

  • @heltonoliveira1475
    @heltonoliveira1475 Před 3 lety +1

    Parabéns por sua análise e crítica , você é muito objetivo, claro e convincente. Eu estava em dúvida quanto à minha interpretação, mas seus comentários corroboraram com a minha "linha de pensamento/cimpreensão". É um ótimo filme, principalmente pela Fotografia, Produção e desempenho dos Atores. Muito obrigado, abraço Helton de Oliveira

  • @julianethebest
    @julianethebest Před 3 lety +2

    Eu costumo gostar de filmes confusos, complexos e filosóficos, mas na minha humilde opinião esse daí passou do ponto. Diálogos intermináveis me fizeram pausar o filme umas 5 vezes só pra ver quanto tempo faltava pra acabar. Além disso, passei o filme todo esperando aquela cena que dá, pelo menos, o estalo, onde você tem por onde começar a montar o quebra-cabeça. Muitas pessoas que curtiram leram o livro antes. Que filme é esse que você só entende se leu o livro? Achei parado, e pra mim, as alegorias não funcionaram tão bem... Quando mudava de cena eu pensava “agora é a hora em que tudo vai encaixar”, mas o filme acabou e essa cena não veio... Pra mim passou do limite da filosofia, do questionamento da existência humana e se tornou só um amontoado (chato) de flashs da vida de alguém.

    • @eliegefinger7674
      @eliegefinger7674 Před 3 lety

      Nossa exatamente o que eu achei acabei de assitir o filme

  • @camilamonteiro1738
    @camilamonteiro1738 Před 3 lety +9

    Parei o filme na metade e vim aqui ver o vídeo pq ñ entendi nada.

  • @jean-jean
    @jean-jean Před 3 lety

    Excelente explicação!!! Agora entendi!

  • @antoleof
    @antoleof Před 3 lety +27

    Bom, não é um filme prazeroso de se vê, até prendeu minha atenção pq... bem, passei o tempo todo na expectativa de cenas e elementos que dessem uma luz de entendimento, conexão, lógica... foi meio frustrante terminar o filme com inúmeros pontos de interrogação na mente.
    Uma coisa é certa, não tem como ficar indiferente ao filme... terminei de assistir e tive que vir atrás dessa "luz" de entendimento!!!!
    E me parece que tudo se trata mesmo de um "roteiro" criado pelo próprio jake moribundo, com base em suas lembranças de vida... reais ou não!

  • @analuciaoliveiradosreis6410

    eu gostei do filme, criei mil teorias mas no final nenhuma foi confirmada, mas gostei de como o filme começou bonito e com uma música alegre e com o passar do tempo foi se tornando angustiante com os diálogos no carro, o silêncio, a vontade da Lucy de ir embora sendo interrompida o filme inteiro

  • @kaiquealves_tech
    @kaiquealves_tech Před 3 lety +65

    Devo estar ficando muito ranzinza. Quando terminei de assistir tive praticamente a mesma leitura do filme, identificando as sutis mudanças que iam ocorrendo. Porém eu pensei "Que merda! Perdi meu tempo assistindo isso"

    • @angelicalirio4974
      @angelicalirio4974 Před 3 lety +3

      Que merda mesmo!kkk

    • @elienelee1057
      @elienelee1057 Před 3 lety +7

      Estou pensando, e cada vez que me lembro do filme penso : Que filme sensacional, tempos não via um filme maravilhoso!!

    • @marcksilva7057
      @marcksilva7057 Před 3 lety +7

      @@elienelee1057 também achei incrível

    • @natimuslife
      @natimuslife Před 3 lety +1

      Pensei o mesmo... que merda, perdi meu tempo! 🤣

    • @elisabetelima3159
      @elisabetelima3159 Před 3 lety +7

      Eu entendo quem achou uma merda, pque é a mesma coisa que pegar uma criança do ensino fundamental e coloca-la para ver uma apresentação de doutorado sobre Interferencias cinéticas em projeções de terceiro grau" Então mano, esse filme nao é aqueles que qualquer um pode assitir, infelizmente e eu lamento mesmo, pque gostaria que todo mundo fosse instruido e inteligente, mas vivemos num mundo desigual. Ja sabem, filmes surrealistas como esse do Kaufman, ou os do david Linch ou os filmes do Kubrick, passem longe...não se trata do filme ser ruim, pque esses diretores são gênios, trata-se de vocês não estarem no nivel de conhecimento para entender e apreciar.

  • @robertachavesmonteiro4483

    Melhor análise que vi até o momento.

    • @bilheterama
      @bilheterama  Před 3 lety

      Fico feliz em saber disso, Roberta! :)

  • @Rodion1993
    @Rodion1993 Před 3 lety +2

    As pessoas gostam de filmes enlatados e mastigados, encontram algo mais complexo e que exige maior reflexão já taxam de ''bosta''.

  • @silvaglauciane
    @silvaglauciane Před 3 lety +1

    Explicação sensacional. Parabéns! ☺👏🏻

  • @VP-bc1sj
    @VP-bc1sj Před 3 lety +1

    nao conhecia o seu canal, gostei muito e você é maravilhoso!!!!

  • @helios_neto
    @helios_neto Před 3 lety +1

    Gostei da sua explicação. Concordo e tive os mesmos pensamentos que vc. Só fiquei com dúvida sobre as ligações que ela recebia dela mesmo.

  • @geisamoreira5327
    @geisamoreira5327 Před 3 lety

    Perfeita essa explicação!

  • @marialuciamirandadesouza7600

    Eu estava a duas semanas já ansiosa por essa estreia da Netflix, depois de ver o trailer parecia que um filme diferente do convencional sem ser monótono. Mas me decepcionei muito, senhor o que era aquilo ? Assisti uma hora de filme com fé que ia melhorar depois não deu mais.
    Ps- meu pai assistindo comigo viu uns 20 minutos até enjoar de vez

    • @gleisonnascimento7096
      @gleisonnascimento7096 Před 3 lety +9

      Eu ja nao aguentava mais as cenas no carro deles dirigindo na estrada. Foi uma decepção pra mim tmb

    • @Moon-ej6ze
      @Moon-ej6ze Před 3 lety +15

      Achei o filme boçal, um monte de coisa batida no liquidificador pra se dizer algo profundo, mas acaba apenas a ser metáforas estúpidas e uma enrolação insuportável.

    • @raquelmariasantos6268
      @raquelmariasantos6268 Před 3 lety +1

      Pois é, eu vi tudo, mas pulando algumas partes, estava ansiosa pra ver, e foi uma decepção tbm :(

    • @lohanam3721
      @lohanam3721 Před 3 lety +5

      Minha mãe assistiu comigo, dormiu 30 min depois kkkk.
      Achei extremamente cansativo, diálogo demais, acaba acontecendo tanta coisa bizarra, que o bizarro se torna normal, não surpreende mais.
      Achei bem difícil de interpretar o filme, literalmente foi feito para um público bem específico.

    • @elienelee1057
      @elienelee1057 Před 3 lety +1

      Nada mais que a vida do Jack suas frustações, coisas que ele gostaria de ser mas no entanto apenas sonhos não concretizados. Eai a vida passou e nada ele fez.

  • @dihsantos9955
    @dihsantos9955 Před 3 lety +1

    Eu fui assistir. E não sabia que era o mesmo diretor de "brilho eterno de uma mente sem lembrança" mas de cara percebi, devido os ângulos da câmera, são os mesmos. A questão da neve também. Eu gosto da melancolia e silêncio nas cenas que esse diretor traz. Eu gosto também, que ele traz pro filme, a mente do personagem. As sensações que o personagem passa. Enfim. Obrigada pelo seu vídeo.

    • @bilheterama
      @bilheterama  Před 3 lety +1

      Obrigado pelo comentário, Dih :) Na real o Kaufman é o roteirista de Brilho Eterno. O filme é dirigido pelo Michel Gondry.

  • @suelyselvaticizanotelli3338

    Magnífica a sua leitura. Amei!

  • @rjfaccoes
    @rjfaccoes Před 4 měsíci

    O filme conta sobre um zelador que quando jovem não teve a coragem de dá seu numero a uma menina e ela ficou somente em seu imaginário, ela na verdade não existe no filme e por isso o nome dela muda todo momento pois é ele tentando lembrar, a profissao dela muda a todo momento sendo uma pintora de algo que ele tentou pintar, sendo poeta de algo que ele leu ou fisica de uma matéria de colégio que ele ganhou um premio quando jovem e a mãe sentia muito orgulho. Por isso o os pais dele mudam a todo o momento a idade e fases da vida pois foi o que ele viu, por isso ele sempre sabe o que ela esta pensando pois quem esta pensando é ele, o cachorro esta sempre se sacudindo pois o tempo não esta passando, e apesar dela ter um iphone ela lembra de poesias, musicas e anuncios de sorvetes dos anos 30 quando ele era jovem. No final ele e ela se reencontram onde podem se perdoar, e quando desde o inico achavamos que o titulo do filme era sobre uma namorada pensando em terminar com um namorado, era sobre um zelador sozinho pensando em terminar com a vida dele.

  • @MsCello92
    @MsCello92 Před 3 lety

    Bacana, obrigado pela explicação. Eu não havia compreendido bem sobre quem estaria relembrando se ela ou ele, mas agora ficou mais claro. 👍🏾

  • @suellenl9204
    @suellenl9204 Před 3 lety

    Cada vídeo que eu vejo explicando uma viagem diferente

  • @marlenealbuquerque4898

    Excelente explicação, conseguir entender o filme inteiro depois.

  • @patylima4475
    @patylima4475 Před 3 lety +8

    Acabei de assistir, legal suas explicações clarearam um pouco...mas o final do filme é bem meia boca viu...😪😪😪 Eu adoro brilho eterno de uma mente sem lembranças e criei muita expectativa em tô pensando...🤭

  • @tatianatostesalves1063
    @tatianatostesalves1063 Před 3 lety +27

    Não tive a mesma interpretação mas sua ideia faz sentido. Percebi tbm uma análise sobre as mulheres na sociedade. Sobre o sofrimento de quem está fora do padrão. Certos momentos a "namorada" fala sobre a questão das mulheres terem um companheiro pra se sentirem seguras. A mãe dele tbm pareceu muito submissa e num momento demonstrou a vontade de viver perigosamente sem fazer o que o outro quer. Tem muita coisa pra analisar nesse filme. Imagino no livro.

    • @bilheterama
      @bilheterama  Před 3 lety +4

      Caramba, que interpretação incrível, Tatiana! A sua é tão válida quanto a minha, não acho que a minha faça mais sentido. Ambas são válidas, e você tem uma percepção que passou desapercebida por mim :)

    • @gcarreiro23
      @gcarreiro23 Před 3 lety +1

      Em determinado momento os pais comentam sobre o Jake ser afeminado na infância/adolescência, em uma passagem rápida deles conversando de fundo na cozinha. A namorada pode ser o lado feminino do Jake e ele nunca ter resolvido esse "conflito" interno, além dos outros.

  • @isabelaandrade7575
    @isabelaandrade7575 Před 3 lety +5

    Acabei de assistir e amei é tao complexo e misterioso e agoniante

  • @bernardozanette7845
    @bernardozanette7845 Před 3 lety +2

    não li o livro e mesmo assim cheguei na mesma conclusão com o final do filme! amei :)

  • @gabrielasousa7539
    @gabrielasousa7539 Před 3 lety

    Me ajudou muito, obrigada!

  • @gabrielfagundes8406
    @gabrielfagundes8406 Před 3 lety +9

    Além de não entender nada, dormi duas vezes, quase três kk.

  • @cassiasouza2257
    @cassiasouza2257 Před 3 lety

    Nossa! Obrigada pelo vídeo, esclareceu muitas coisas. O filme tem diálogos ótimos, mas é bem louco rs

  • @giovannaandrade9019
    @giovannaandrade9019 Před 3 lety +2

    Alguém me explica pq o Jake ficava coçando a boca (inclusive teve cena em que o quadro da câmera fechou só na boca), gaguejando, pq o cachorro se sacudia sem parar e depois apareciam suas cinzas, pq o lixo cheio de copos foi relevante, pra que aquela cena do pe do pai dele, pq as fotos dela sumiram da galeria, quem era que ficava ligando e mandando mensagens?? enfim o filme todo...

  • @danielaporto448
    @danielaporto448 Před 3 lety

    me deu um certo alivio ver teu vídeo. Achei que ao assistir eu estivesse criando mais outra estória alem de todas apresentados pelo próprio Jack, hehehe o que no fundo não seria nada mal tb!!!

  • @DanielPorfirio
    @DanielPorfirio Před 3 lety +9

    Filme fantástico, inteligente e com uma narrativa sensacional.

  • @Valdir3Lira
    @Valdir3Lira Před 3 lety

    Sou duro na queda. Tanto, que assisti ao Irlandês. Mas, esse filme me fez dormir nas duas tentativas de assisti-lo. Obrigado por explicá-lo.

  • @felipelopes7127
    @felipelopes7127 Před 3 lety +1

    Eu gostei do poema que ela conta.
    O que me deixou bem intrigado já que ela diz que criou, mas é de um livro.

  • @BrunoCarneiro-ys2jj
    @BrunoCarneiro-ys2jj Před 3 lety

    Muito boa a interpretação!!

  • @isabellebitencourt7987
    @isabellebitencourt7987 Před 3 lety +1

    eu assisti o filme interpretando as coisas separadamente com a esperança de surgir algo que fizesse sentido no final, como uma luz, mas nada aconteceu, eu só fiquei sem entender mais ainda, a mensagem ficou quase clara na minha cabeça, mas ainda sim estou "meu deus que porra que eu acabei de assistir", acho que coloquei muita esperança no final, de eu finalmente entender oq rolou, mas não, só fiquei mais ?????????

  • @ryanricardo2604
    @ryanricardo2604 Před 3 lety

    Ufaaa em fim entendi o filme 👏🏻 valeu pela explicação 👏🏻

  • @fernandolima4986
    @fernandolima4986 Před 3 lety +2

    Não deu cara, tenho uma ansiedade do caramba, parei em menos de 1 hora de filme pra ver a explicação do filme, é um filme muito bom, ele é interessante, mas bem massante, o que não o faz ser ruim só faz ser complicado pra quem não consegue esperar ksjskksks

  • @felipemonteiro4646
    @felipemonteiro4646 Před 3 lety

    A gente tem que se deixar entrar um pouco na viagem filosófica pra
    interpretar o filme. Toda a questão do que é "real", e o que é "ideal".
    Das mudanças no ponto de vista que pra mim pulavam da menina pro cara.
    Ela via o presente e o passado dele enquanto estava na casa pq isso é o
    comum de se "viver" qndo vai visitar sogros, e aí pula pro POV dele q
    seguiu a vida depois de ter terminado com ela em algum ponto mas msm no
    leito de morte da mãe a menina ainda "está" ali pq ninguém nos deixa. As
    cenas dos copos no lixo como relacionamentos acabados que já passaram
    por aquilo. A versão do ideal "Musical" dele que precisou ser morta em
    algum momento pela versão da "realidade". E no fim a versão "real" que
    caminha para morte e que num momento vai ser comida por vermes, e daí a
    versão ideal se "desfazendo" no azul melancólico com o apagar da
    consciência e ideias. / Talvez pelo ponto de vista da física, tbm tem o
    lance do tempo ser uma quarta dimensão que a gente não percebe, onde não
    existe a noção de passado-presente-futuro como coisas separadas / Mas
    aí foi minha interpretação. Não li o livro. Vai ver foi um grande e
    profundo comercial de sorvete kkkkkk.

  • @joaoamaroferrarisilva8857

    Bom comentário sobre o filme. O melhor!

  • @karolinearaujor
    @karolinearaujor Před 3 lety

    Achei perfeita a sua interpretação do filme 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @gamerextremer6047
    @gamerextremer6047 Před 3 lety +1

    Eu não acho que tudo do filme depende da sua teoria, mas se você misturar isso entre outras coisas você entender muito mais, no filme você vê toda uma transição de elementos e mudanças que narrativamente não condizem com ele cantando a história pois seria algo pré determinado já que ele ta criando isso, além das múltiplas inexplicáveis mudanças de humor e os diálogos enormes que são super expositivos mas não ao todo com alguns pequenos gestos, movimentos e falas, o filme ele pode falar sim sobre um homem que criou uma história pra poder superar o fim de sua vida baseado num filme romântico que ele viu, mas ao mesmo tempo pode ser sobre uma mulher presa em várias alternativas versões de uma história o que isso poderia fazer com que esse filme tivesse milhares de interpretações e todas coerentes.

  • @mihaellid
    @mihaellid Před 3 lety

    Bem legal sua interpretacao. Vi outras por ai e achei que a sua tah bem melhor! Valeu :)

  • @deborahcristinaraposo2763

    Melhor crítica 👋👋👋

  • @jessicaborges3419
    @jessicaborges3419 Před 3 lety +1

    Uau. Vc fez o filme parecer q tem sentido.

  • @BRZENDE
    @BRZENDE Před 3 lety

    É exactamente isso. Claro que só cheguei a essa conclusão após assistir duas vezes. Na segunda com toda atenção aos diálogos. E é isso.

  • @Bezao3003
    @Bezao3003 Před 3 lety

    Legal! Obrigado!