A Educação Inclusiva no Plano Nacional de Educação - Brasilianas.org

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 25. 08. 2024
  • Na edição do programa Brasilianas.org na TV Brasil dessa semana, especialistas irão debater um dos pontos polêmicos do Plano Nacional de Educação: a Meta 4. Ela prevê a universalização da inclusão de alunos com deficiência de 04 a 17 anos na rede regular de ensino, mas deixa em aberto como ficarão os repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) às instituições que oferecem ensino especial, geralmente substitutas da escola regular, como as APAEs (Associações de Pais e Amigos dos excepcionais).
    Para debater esse tema o apresentador Luis Nassif receberá a coautora da Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, professora Izabel Maior; a integrante do Fórum Nacional de Educação Inclusiva, Meire Cavalcante; o Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, e a Coordenadora de Saúde e Psicóloga da APAE -- DF, Cecília Gomes Muraro Alecrim.

    Ver episodio:
    tvbrasil.ebc.co...
    Ir para o site do Brasilianas.org:
    tvbrasil.ebc.co...

Komentáře • 49

  • @joanaangelica1855
    @joanaangelica1855 Před 3 lety +6

    Muito interessante o programa! Defendo também a escola pública sou professora e ex-aluna do ensino público, mas já fui auxiliar de alunos especiais e sei que eles , na maioria das vezes, não são incluídos: estão presentes só por questões legais. Penso que se deve avaliar cada caso, minha irmão só frequenta a APAE o que é mais adequado para ela.

  • @adrianefelixdasilvasantosf7746

    O discurso da Loira é lindo! Mas percebe-se que ela estar por fora da relidade que vivemos em nossas escolas. A inclusão das crianças especiais nas escolas regulares é um direito garantido na Lei de Diretrizes e bases da Educação, no entanto, esses direitos precisam ser efetivados garantindo a essas crianças uma escola de qualidade com estruturas adequadas, materiais didáticos, profissionais qualificados, mas a realidade que muitos educadores estão ficando doentes, pois é tanta cobrança é tanta coisa que o professor precisa dá conta, mas a valorização desse profissional que é bom nada. Digo mais inclussão sem a qualificação do professor é exclusão. É muito fácil falar em denunciar a escola que se negar receber uma criança especial, mas e o que o poder público tem feito para que essa criança seja recebida com dignidade e respeito? Acredito que muito pouco se tem feito. Não há como negar que já avançamos em alguns aspectos na educação, porém precisamos melhorar principalmente no que diz respeito as nossas crianças especiais.

    • @mariomend6480
      @mariomend6480 Před 8 lety +2

      +ADRIANE FÉLIX DA SILVA SANTOS FÉLIX
      COMENTÁRIO CHEIO DE PRECONCEITO, POIS MENCIONOU-A POR MEIO DE SUA CARACTERÍSTICA FÍSICA COM TOM DE DEBOCHE.
      RACISMO!!! PRECONCEITO!!!

    • @anjoguerreiro5598
      @anjoguerreiro5598 Před 8 lety

      +Mario Mend nada haver ela trabalhou em escola teve ter vivenciado essa realidade amigo

    • @jarbasbonifacio5528
      @jarbasbonifacio5528 Před 8 lety

      Sempre a culpa é do Governo A ESCOLA E OS PROFESSORES nada podem fazer?Coitados ao invés de colocarem a CULPA no GOVERNO porque não se qualificar por conta própria?Ou quando foram fazer o MAGISTÉRIO pensariam que fossem ganhar R$45.000,00 por mês?Sou professor também a mais de 17 anos e cada qual faz o que for possível para estudar e garantir BONS resultados aos seus ALUNOS sem ter que ficar o tempo todo esperando algo do CÉU(GOVERNO).v=Vamos arregaçar as mangas e trabalhar mais.Que Deus nos ilumine sempre.

    • @mariomend6480
      @mariomend6480 Před 8 lety

      O fato dela ter vivenciado essa realidade "amiga" não apaga o fato dela ter sido preconceituosa, pois usou uma característica física dela, com tom de deboche, para tentar desqualificá-la.

    • @geizamedeiros5144
      @geizamedeiros5144 Před 7 lety +1

      Gente , a Adriane disse de forma que não explicitou preconceito ou adjetivo , parem de especulações , essa frase ficou ambígua, ou seja , há um duplo sentido que pode ser o sentido real ou o conotativo . Entendam como quiser !
      Eu concordo com o que você falou Adriane , relacionado a inclusão , mas digo em concordância com o cenário da minha cidade , é exatamente assim , o que eu gostaria de ver é uma real inclusão , uma real gestão democrática, uma real LDB . O professor pode sim procurar meios de capacitação , formação continuada , de forma que vá auxiliar o aluno com necessidades especiais . Porém nem sempre há um apoio por parte da escola, por parte do governo. Há alunos que necessitam de fisioterapia , psicólogo , etc . E como eu como professor vou auxiliar nesse atendimento ? Dá para fazer coisas dentro do possível , mas se houvesse um AEE de fato, a inclusão ocorreria de fato !

  • @geizamedeiros5144
    @geizamedeiros5144 Před 7 lety +3

    Eu fiz curso de libras por um tempo, e la conheci uma aluna surda/muda que frequentava para nos auxiliar . Ela estudava em colégio regular , demorou 6 meses para conseguir um intérprete na cidade para ela e durante esses seis meses ele frequentava a escola somente para olhar . Ela era uma aluna isolada , pois não havia nenhum outro aluno surdo/mudo e por mais que os outros quisessem se socializar a linguagem era difícil . Hoje, com o curso de libras na cidade ( que por sinal já acabou por falta de pagamento dos funcionários) 2 alunos da sala dela aprenderam Libras e as coisas melhoraram . Mas , ela e o marido dela ( também surdo mudo) sempre dizem que preferem mil vezes o colégio especializado do que o inclusivo . O mesmo , um aluno que havia deficiência mental que estava no ensino fundamental, e outro de deficiência motora no ensino médio , eles se excluem , não gostam de socializar , quando eu estudava eu perguntava o porquê que eles se isolavam . E eles diziam que não gostava daquela escola ( inclusiva) porque se sente excluído ( ninguém nunca agiu de preconceito com ele na escola ) . Porém , quando esses mesmo alunos estavam em escolas especializadas , se socializavam normalmente. Não quero aqui falar mal da inclusão, mas pelo menos na minha cidade , os alunos não se sentem bem em escolas regulares , não sei o porquê , pelo menos na minha antiga escola todos respeitavam nesse sentido e tentavam se socializar com essas pessoas . Acredito que deve ser por falta de preparo especializado, porque aqui inclusão funciona somente no nome . Porque a escola não possui nenhuma forma de inclusão . ( era escola do 9° ao 3° médio) os professores lecionavam normalmente não havia AEE, na minha sala havia uma deficiente auditiva também que não sabia LiBRas , no 3° ano do ensino médio trouxeram para ela uma intérprete . Mas ela já havia aprendido por leitura labial , já estava quase terminando, tarde de mais para intérprete .
    Enfim , a inclusão necessita melhorar .

  • @gilmarandrade3809
    @gilmarandrade3809 Před 9 lety +9

    fico com a profissional da APAE, a inclusão se praticada de forma equivocada, ela passa a ser exclusão.desta forma cada caso e um caso, e preciso que os pais também sejam a parte crucial neste processo, chega de tapar o sol com a peneira, é hora de agir, mas agir todos juntos escola, governo, família e sociedade.

  • @deniseguill8669
    @deniseguill8669 Před 5 lety +3

    Cecilia esta correta, existem deficiências severas que a escola não esta preparada para atender.

  • @ismaelbarboza7581
    @ismaelbarboza7581 Před 7 lety +10

    Teoricamente e fácil pegar um aluno e fazer a inclusão, o difícil é o próprio governo capacitar esse profissional, a lindar com esse tipo de deficiência.....

  • @karineargenton
    @karineargenton Před 8 lety +6

    Como incluir um indivíduo agressivo?, infelizmente alguns casos não tem possibilidade de inclusão em escola regular.

  • @JoaoSousa-ss1yw
    @JoaoSousa-ss1yw Před 6 lety +3

    Na verdade nesse discurso não se discutiu o interesse da com deficiência que luta pela inclusão, e sim uma discussão sobre quem esta certo ou errado. E com certeza as APAE estão bem mais esclarecidas sobre o que acontece nas escolas públicas do país, pois mandaram as pessoas com deficiência para as escolas e não prepararam os professores e se quer perguntaram a eles se sabiam lidar com esse assunto ou não.

  • @amandarodrigues8931
    @amandarodrigues8931 Před 8 lety +15

    Pessoas hipócritas, todo esse debate foi no ano de 2013, estamos em 2016 e as escolas não apresentam nenhuma meios nenhum para crianças deficientes, digo por experiência própria, sou Asperger e não consegui ficar na sala de aula por total falta de preparação tanto da escola quanto dos professores, terminei em casa depois de muito esforço e devo dizer que seria triste se perdêssemos as instituições particulares que realmente fazem seu trabalho.

  • @dailzalima8814
    @dailzalima8814 Před 4 měsíci

    Acho que ela desconhece a realidade de muitas escolas no Brasil, gostaria que ela visitasse as escolas!

  • @andrezadecastrodarochacost4755

    Genteeeee, onde essa MEIREEEE trabalha???? a MAIORIA esmagadora???? kkkkkk Falta professor, salas super lotadas, nem todas as crianças que precisam acessam o AEE, que funcionam no contraturno....durante a aula a professora, simplismente, não tem condições de olhar esse aluno....conseguir um acompanhando é quase um milagre ahhhhh faça-me o favor!!!! Vc que tem que se situar....com toda certeza vc não está em sala de aula.

  • @brunacarlaxs
    @brunacarlaxs Před 4 měsíci

    Infelizmente falta qualidade para todos os alunos nas escolas públicas pois dependemos de verba de emendas parlamentares, de premiações da escola para conseguir melhorar a infraestrutura. O esforço dos professores é enorme mas não tem estrutura

  • @marcosantonio2965
    @marcosantonio2965 Před 9 lety

    Trabalhei com Antônio Ferreira na Prefeitura do Recife, 9Secretaria de Direitos Humanos ) essa é uma pessoa bem especial ! Com uma visão impa, em relação às politicas inclusivas; seu conhecimento nos permite dizer que, sua indicação ao cargo de Secretário de politicas inclusivas foi um grande avanço para os setores de defesas dos direitos da pesssoas portadora de defiência Especiais.

  • @AnaSilva-vq5nm
    @AnaSilva-vq5nm Před 3 lety +1

    Na verdade o governo que fazer a inclusão radical para economizar, pois acabando com as escolas especiais , não precisa gastar com material físico e humano, etc.
    Jogam os alunos que precisam de atendimento individualizado na escolar regulares sem estrutura adequada , com professores nem sempre capacitados para o atendimento, assim economiza-se muito...

  • @tatyfon12
    @tatyfon12 Před 7 lety +2

    Então o que vale é receber o aluno, mesmo se a escola e os profissionais estão despreparados??? Vamos enxergar a realidade das escolas... dependendo da escola, pode ser pior para o aluno!!

  • @andrezadecastrodarochacost4755

    O SENHOR TEM UM LADO BEM DEFINIDO! TENDENCIOSO NA MEDIAÇÃO...

  • @eduardomottacaldieraro4738

    Houve esse período do MEC em que se fez uma batalha de gabinete pela inclusão nas escolas regulares. O que não dá pra esquecer é que o ensino fundamental é de responsabilidade dos municípios e o ensino médio dos estados e estes não tem o mesmo interesse em investir tudo o que se precisa para romper esse ciclo não inclusivo. Na prática, as escolas não estão minimamente preparadas e sequer querem a inclusão, por vários fatores, entre os quais a falta de estrutura física e de profissionais preparados, além de mentalidade da comunidade escolar que visa apenas o resultado. E mais: para um PCD físico é uma coisa: bastam reformas na estrutura; para limitações intelectuais e mentais muda tudo! A realidade é dura e o discurso é fácil; difícil mesmo é a vida das famílias, jogadas de um lado pra outro. Inclusão não se faz por papel, se faz por ações efetivas.

  • @rclsax1
    @rclsax1 Před 7 lety +2

    Essa Meire parece que não tem noção da velocidade do governo quando as ações são voltadas ao interesse público. Ela pensa que é só pressionar que as coisas acontecem.

  • @AlexiaGify
    @AlexiaGify Před 4 lety +2

    Parabéns à Cecília Gomes. As APAES sempre foram as melhores escolas e deveriam crescer e jamais fechar. É uma vergonha o que a política do PT fez, tiraram os direitos das crianças. Jamais deveriam ter fechado as escolas especiais.

  • @marcoii3072
    @marcoii3072 Před 8 lety +1

    Como ensinar aos alunos com diferenças de capacidade de aprendizado ? Por ex: ProgressÃo geométrica e aritméticas, limite, derivadas, cinética, mecânica, ângulos. geométria, entre outras ?

  • @alexsandroalex4512
    @alexsandroalex4512 Před rokem

    Maravilhoso este programa.

  • @josnasriodasilva6198
    @josnasriodasilva6198 Před 2 lety

    É impressionante com a Meire Cavalcante, integrante do Fórum Nacional de Educação Inclusiva, está por fora da realidade brasileira. Parece que Ele está falando de outro país.

  • @eduardamorais9476
    @eduardamorais9476 Před 8 lety +5

    Ver esse vídeo me lembra muito, das pesquisas que já realizei com professores do ensino público regular e também com professores do AEE, e não são poucos o que se dizem não estarem preparados para receber essas crianças! Infelizmente ainda confunde-se muito INTEGRAÇÃO com INCLUSÃO.

    • @oelzersoares9389
      @oelzersoares9389 Před 6 lety

      Eduarda Morais ensino regular com apoio de instituições especializadas?? Hã? Como? Não há aí um planejamento para que uma vez que todas as crianças estejam matrículadas em escolas regulares elimine se a importância das instituições especializadas? Se não, onde , em que cidades estão abrindo novas instituições especializadas? Isso de matricula dupla, é balela, é para atendimento A. E. E.

  • @Francisco3946
    @Francisco3946 Před 7 lety +7

    Essa Meire Cavalcante está totalmente fora da realidade. Uma coisa é dar uma passadinha pela escolas do Brasil, outra e vivenciar o dia a dia das escolas. Essa forma de educação inclusiva é agressiva para a criança, para o professor e consequentemente para a família. É tudo uma mentira. A escola não está preparada para receber crianças especiais. Quantos encaminhamentos fazemos para os órgãos responsáveis e nunca temos retorno. Educar uma criança com deficiência é extremamente exigente e tem que ser um ato de amor atendê-los da melhor forma, coisa que o sistema não permite através de sala super lotadas. Ganha dinheiro pra falar bonito é fácil.

  • @oelzersoares9389
    @oelzersoares9389 Před 6 lety +3

    Dizer hoje temos uma política de educação inclusiva é blz, no papel td é lindo e maravilhoso, a questão é que ela não acontece! Fácil esta em secretárias esbanjando teorias!

  • @danielashalom
    @danielashalom Před 7 lety +5

    Sabemos que o ideal de educação é a inclusiva, mas a realidade não condiz com o que o governo prega. Se baseiam muito em números, como se o fato de estar na sala regular fosse inclusão! Gostaria de saber qual Brasil a sra. Meire Cavalcante diz conhecer? Pinta-se uma educação muito "bonitinha" e máscara-se o que de fato acontece!
    Alunos com necessidades educacionais especiais são abandonados em salas regulares! Digo abandonados, porque de fato isso acontece! Isso eu não fantasio, mas presencio!
    O que acontece com o aluno com deficiência na sala regular? O professor simplesmente ministra aula como se ele não estivesse lá! A criança com deficiência fica lá apenas para contagem! Isso me revolta! A Lei obriga esses alunos a ficarem em sala regular para se sentirem mais excluídos ainda, porque não se ensina e não se socializa esse aluno no contexto escolar!
    Quanto ao AEE? Infelizmente, também deixa muito a desejar. Professores da sala de recurso despreparados e com a mesma mentalidade retrograda como se criança com deficiência não precisasse de disciplina, estratégias e conteúdos para desenvolvimento de suas potencialidades.
    São raras as exceções de escolas públicas que de fato fazem um bom atendimento e parece que se observa somente elas!
    Os próprios cuidadores, o governo diz que servem para auxiliar no atendimento desses alunos, são colocados para "tapar buraco", preencher horários em sala de aula, por conta das diversas ausências dos professores.
    A última vez que questionei essas condições em uma das escolas que passei, o que ouvi foi: Mas é assim mesmo, a rede não da conta de atender todo mundo! Cuidador para um só aluno é desnecessário, tem é que botar para trabalhar de verdade!
    Daí você faz uma denúncia para a Secretaria de Educação, já que é obrigação de todo cidadão fiscalizar. Mas tempo depois quando você volta está tudo na mesma inércia!
    ISSO NUNCA FOI INCLUSÃO!
    Sou a favor de uma educação inclusiva, mas da forma que está acontecendo não potencializa as possibilidades de aprendizagem do educando e a sua formação picossocial!
    O Brasil ainda está longe desse ideal que rege a legislação! Assim, sou de plena concordância com as colocações da sra. Cecília Gomes. Uma vez que, esse educação inclusiva no Brasil acontece de forma muito equivocada!
    Sou educadora e tia de criança com necessidades educacionais especiais, acredito que quando você de fato precisa dessa tão pregada educação inclusiva e corre atrás é que percebe que ela não existe!

  • @laysalbino8246
    @laysalbino8246 Před rokem

    Muito importante essas informações.

  • @irismarrosadutra5410
    @irismarrosadutra5410 Před rokem

    nada contra a inclusão social contudo devem dar condições tanto psicológico ou seja recursos materias e humanos espaços adequados nas escolas públicas e outros.

  • @adairnascimento5570
    @adairnascimento5570 Před 2 lety

    Ótimo comentario. As Apaes não sei não se estao mesmo a favor da inclusao. é muito facil falar mas o peixe morre pela boca.

  • @ContaAi
    @ContaAi Před 8 lety +1

    Teoricamente, os exemplos aqui apresentados, são fundamentais para o entendimento dos investimentos e condutas do governos e das instituições para a escolarização e inclusão dos alunos. No entanto, há um grande abismo em falar e praticar o que determina a Constituição e Decretos.

  • @alesincera5357
    @alesincera5357 Před 4 lety

    gente...é muito necessário colocar as datas das entrevistas

  • @vandamariasilva3773
    @vandamariasilva3773 Před 3 lety

    Excelente discussão sobre a Educação Inclusiva!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @marcoii3072
    @marcoii3072 Před 8 lety +1

    Ensino por baixo? E os super dotados?

  • @c09071957
    @c09071957 Před 9 lety +1

    genial

  • @lidiam.mendonca1897
    @lidiam.mendonca1897 Před 7 lety

    Os especialistas e teóricos se esquecem que numa mesma sala todos tem direito a inclusão: os que apresentam alguma deficiência e os "liberdade assistida" (L.A.). Na escola onde lecionei um rapaz que respondia pelo delito de estupro tentou abusar de outro rapaz com deficiências mentais. Existe apenas uma viatura para mais de 10 escolas da região. E aí? O mais interessante é que fica tácito que todos tem que passar pela escola pública como se lá fosse um lugar que todos querem. O lugar mais desejado do Brasil.

    • @lidiam.mendonca1897
      @lidiam.mendonca1897 Před 7 lety +1

      ...E vamos combinar. A maioria esmagadora se dá bem na escola pública? Tem alguma coisa errada. Em todas as escolas que passei tem mais evasão do que resultados positivos quanto á educação de inclusão. Deixem os pais escolherem!!!!! Há escolarização na escola pública? Há uma real educação inclusiva?Volto a insistir tem algum índice errado.
      O pior de tudo é esse argumento de colocar a APAE como tábua de salvação e não brigar por um ensino de qualidade! What?? O que fazer enquanto o ensino público ainda não apresenta qualidade? Abrir as portas da escola pública sem estrutura nenhuma para os que dependem de necessidades especiais lutarem pela causa?
      Obs.: sou fã da Cecília

  • @84adelsonjr
    @84adelsonjr Před 7 lety +4

    Essas "debatedores" de frente ao "agitador" são ridículas, mentirosas a alienadas... Estão falando mesmo do Brasil????
    Claro que o IDEAL é INCLUIR, mas não existe professor preparado...só uma minoria que paga do bolso uma especialização... É ridículo, tendencioso e mentiroso esse debatezinho...
    Sou a favor da inclusão ESPECIALIZADA e QUALIFICADA...Que é QUASE ZEROOOOOOO no Brasil! INFELIZMENTE

  • @AimAssistOff408
    @AimAssistOff408 Před 6 lety

    Eu adoro!!!

  • @marcosantonio2965
    @marcosantonio2965 Před 9 lety

    A politica de inclusão, instrumento esse, que, venhe desenvolvendo seu papél, mesmo que, capengando! Tem ações educativas inclusivas baseadas em lei, portanto ! Alunos com deficiência em salas de aulas regulares que, não conseguem se adequar a realidade dos demais alunos, devem, dependento do seu grau de autismo, ser relocado, sim, das instuição regular e alocado em Escolas especializadas, essa é a lei ! A Cecilia está equivocada em relação ao ponto que infere a LDB, à Escola tem que ser inclusiva, porém, um aluno que, está atrapalhando os demais, não se inclui, nessa modalidade e certamente tem que ser relocado para uma escola especializada.

  • @jarbasbonifacio5528
    @jarbasbonifacio5528 Před 8 lety +2

    Sempre a culpa é do Governo A ESCOLA E OS PROFESSORES nada podem fazer?Coitados ao invés de colocarem a CULPA no GOVERNO porque não se qualificar por conta própria?Ou quando foram fazer o MAGISTÉRIO pensariam que fossem ganhar R$45.000,00 por mês?Sou professor também a mais de 17 anos e cada qual faz o que for possível para estudar e garantir BONS resultados aos seus ALUNOS sem ter que ficar o tempo todo esperando algo do CÉU(GOVERNO).v=Vamos arregaçar as mangas e trabalhar mais.Que Deus nos ilumine sempre.
    Mostrar menos

    • @mariomend6480
      @mariomend6480 Před 8 lety +3

      Seu discurso é lindo, porém é simplesmente conformista, e olha que professor é uma das categorias mais conformadas. Se todos usassem este seu discurso o salário dos professores seria de 1 salário minimo para uma quantidade de aulas que desse as 45 horas máximas de um trabalhador. Você ignora quando os médicos reclamam do governo por deixar que estrangeiros exerçam a profissão aqui sem que seu diploma seja validado, você ignora todas as artimanhas que a OAB faz para manter a categoria valorizada. É a aceitação dos professores, como a sua, que fez com que a educação pública passasse de uma educação plena a 50 anos atrás para uma teatralização, e nisto incluo a grande maioria das escolas particulares. A educação não está alheia ao governo ou a política. Não existe um mundo em que a escola está isolada.