Educação Inclusiva - Sala Debate - Canal Futura - Parte 02

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 21. 08. 2024
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA
    Em 2007, uma convenção da ONU assegurou que todos os sistemas educacionais tem que ser inclusivos em todos os níveis. O novo Plano Nacional de Educação, em sua meta de número 4, estabelece que alunos com qualquer tipo de deficiência estejam nas escolas regulares. Mas alguns educadores têm opiniões divergentes, alguns defendem que os alunos com deficiência devam ser educados em escolas especiais, à parte dos demais alunos. E você, é a favor da educação inclusiva ou da escola especial? Quais são as questões que circundam cada uma das práticas? Descubra aqui!
    Convidados:
    Luciane Frazão, Professora da Rede Municipal de Ensino;
    Denize Lima, Coordenadora de Educação para o Trabalho da Federação das APAE’s do Estado do Rio de Janeiro
    Mônica Pereira dos Santos, Pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, A UFRJ

Komentáře • 25

  • @marabolfarini1639
    @marabolfarini1639 Před 3 lety +7

    Denize está certíssima!!! Esta professora da UFRJ não sabe o que é chão de escola...

  • @patriciaalbina3816
    @patriciaalbina3816 Před 2 lety

    Gostei

  • @simonefaria7003
    @simonefaria7003 Před 3 měsíci

    Em 2024, após pesquisa verifiquei que o recurso dividia entre as escolas regulares e as especiais. E agora seria os recursos enviados para escola regular. O professor da sala sala se ferrou.

  • @marabolfarini1639
    @marabolfarini1639 Před 3 lety +6

    A universidade e as teorias acadêmicas acaba querendo falar bonito, mas se distância da prática....

  • @simonefaria7003
    @simonefaria7003 Před 3 měsíci

    Não adianta capacitar um professor , ele é um só.

  • @rosileneferreiradossantos6976

    Eu sou da cidade birigui está muito difícil para minha filha síndrome de down

  • @franciscofreire4926
    @franciscofreire4926 Před 2 lety +1

    A exposição é muito pertinente! O problema é que a rede regular pública de ensino agoniza. O investimento em educação - tanto em pessoal quanto em infraestrutura - é baixíssimo (grande parte do recurso escoa no ralo da corrupção). A "remuneração" e as péssimas condições de trabalho (falta de pessoal, salas super-lotadas, violência no ambiente escolar) não permitem que as escolas atraiam e retenham os profissionais com maior preparo e potencial. Como em tudo nessa vida, o resultado é proporcional ao investimento. Como se decepcionar? Seria como investir como um "time de futebol várzea" e esperar formar um elenco de profissionais e estrutura de 1a divisão do futebol. Ao invés de investir na profissionalização e na atração de profissionais qualificados, é tão comum invocar a imagem do professor-herói: soldado disposto ao autossacrifício, missionário abnegado, voluntário vocacionado. Resultado: a escola pública é toda ela uma estrutura excluída e instrumento de exclusão. É um absurdo necessário que haja lei de cotas para escola pública em relação a Universidade. Nesse contexto, a inclusão dos estudantes com necessidades especiais é, na maioria das vezes, precária ou uma completa farsa. Em salas lotadas, o(s) aluno(s) com necessidades especiais são engolidos pelo caos do despreparo e da falta de pessoal que os acompanhe pessoalmente. Colocar pessoas com necessidades especiais em salas comuns pode ser um mecanismo macabro de exclusão. Quem de nós se sentiria incluído numa sala que trata de temas que você é incapaz de acompanhar? É ingenuidade (ignorância ou má fé) pensar que uma pessoa com paralisia cerebral seja apenas mais uma na sala de aula. Que escola seja lugar de educação inclusiva (em todos os sentidos) para todos. A diversidade é uma experiência enriquecedora.

  • @simonefaria7003
    @simonefaria7003 Před 3 měsíci

    E eles Nao aceitam mais mudar esse modelo por conta do dinheiro que vai pro público.

  • @lilianemurraypederronoguei1869

    Sou auxiliar de desenvolvimento educacional e por três anos seguidos estive em sala de educação infantil com crianças autistas e agora uma criança com deficiência de desenvolvimento global.Na minha opinião não existe inclusão quando ao invés da escola estar preparada para receber a criança especial é a criança especial que tem que se adaptar a escola.Pois se não tem nem mesmo o mínimo que é ter funcionários extras para ajudar;infelizmente todos perdem.
    A criança especial e seus coleguinhas, a professora e auxiliar de conhecer melhor esta criança e desta forma conseguir a confiança e por fim a oportunidade de auxiliar no seu desenvolvimento.A criança especial tem sentimento,precisa de afeto sem isto na minha opinião é impossível ajudá-la.A minha experiência é em creche,onde as crianças ditas normais são as mais arteiras rss.
    E além disto dependendo da idade,são muito dependêntes.Inclusive sente ciúmes e começam a fazer mais bagunça para chamar atenção.Então se não tem funcionários suficientes e espaço,materiais e profissionais da área fica muito difícil e não existe inclusão.E ainda por cima as outras crianças perdem também.Enfim...sou a favor sim de inclusão em escola regular ,mas....tem que ter no mínimo funcionários extras para ajudar.

  • @simonefaria7003
    @simonefaria7003 Před 3 měsíci

    Essa da apae é mais lúcida

  • @selmafernandes5373
    @selmafernandes5373 Před rokem

    MAS SE PODE 2 PROFESSORES NA SALA? É MELHOR DIVIDIR A SALA.

  • @leiladiasdovale7524
    @leiladiasdovale7524 Před 2 lety +1

    A inclusão tem q envolver o amor, carinho por essas crianças que precisam tanto do nosso apoio para se desenvolverem, depois elas são muito carinhosas, e fácil lidar com elas, a gente fca motivado com tanto amor que elas nus oferece.

  • @euamoobrasil162
    @euamoobrasil162 Před 3 lety +10

    Essa Mônica é contraditória. Assistam a parte 1. Já a educadora Denize é a única sensata. Quanto às outras duas, elas precisam aprender muito... Queria ter a oportunidade de debater com elas e provar (com fatos reais e respaldo científico) que elas estão totalmente erradas.

  • @psiVeronicaHaywood
    @psiVeronicaHaywood Před 4 lety +3

    Que estresse, o apresentador fica interrompendo as convidadas!

  • @florisiarodriguesnasciment3407

    Em pleno Século 21 e a Acessibilidade dos Surdos ainda é um desafio! Lamentável. Que não dão a importância a nossa Língua! (Libras a Língua dos Surdos.) Apesar dos Avanços das Leis, Ainda existem muitas Barreiras e Dificuldades para a Acessibilidade dos Surdos; O governo não garante o cumprimento da Lei e na prática não temos nem a quem recorrer; Num País com mais de 9,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva . a Acessibilidade dos Surdos ainda é um Desafio. Se não existe Acessibilidade tão pouco existe Inclusão. A palavra Progresso não terá nenhum sentido, quando não se respeita as Diferenças

  • @marileneoliveirasilvabarre5574

    Brilhante palestra! Muito produtiva! Obrigada pelo aprendizado!

  • @irisfernandesfernandes3871

    Muito pertinente esse debate até porque nos trouxe mais conhecimento em relação a educação inclusiva.

  • @cursobasicodelibras3563
    @cursobasicodelibras3563 Před 6 lety +9

    Um debate excludente...os surdos mais uma vez ficaram de fora...

  • @AnaBeatriz-ft2nn
    @AnaBeatriz-ft2nn Před 4 lety +2

    Concordo plenamente com a professora Mônica! O que mais dificulta a inclusão na nossa escola pública é a péssima qualidade da educação para TODOS! Já vivemos em uma educação tradicionalmente excludente mesmo para crianças que não têm deficiências, TEA nem altas habilidades. Mudando a lógica da educação e com formação continuada, teríamos muito menos dificuldades! De todo modo, não importam quais sejam as nossas dificuldades na inclusão, as nossas crianças não podem pagar o preço por essas falhas! Devemos dar o nosso melhor, jamais desistir da educação de um ser humano, por mais difíceis que sejam as nossas condições .

  • @leudacardosocosta935
    @leudacardosocosta935 Před 6 lety +2

    Incluir é assumir o real papel de ser professor, conhecer o alunado como um todo e estabecer metas para desenvolver a aprendizagem significativas! a inserção tem que ser para todos e buscar ferramentas para que isso ocorra é nosso papel, professor mediador do processo.

  • @elianerosa4400
    @elianerosa4400 Před 6 lety +4

    Um debate vago sem solução. Triste.

  • @nelmamelo5914
    @nelmamelo5914 Před 3 lety

    Boa Noite amei

  • @rosileneferreiradossantos6976

    Tudo mentira