A polêmica dos ULTRAPROCESSADOS

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 23. 11. 2020
  • [SE ESTE É O PRIMEIRO VÍDEO QUE VOCÊ VÊ DO CANAL: A Ana (ruiva) e a Laura sempre gravaram juntas, fisicamente no mesmo local. Por causa da pandemia estão gravando separadas. Para parecer que não estão sozinhas criaram suas versões em almofada, a Ana Pillow e a Laura Pillow. Os balõezinhos de fala saindo das almofadas são falas daquela que não está em cena, brincando com a outra.]
    A referência a alimentos #ultraprocessados é algo recorrente entre as profissionais da gastronomia, da #nutrição e da #ciência de alimentos. Mas eles nunca concordam entre si sobre as definições a que se referem a palavra ultraprocessados.
    O fato é que a classificação #NOVA, que criou esse termo, é alvo de críticas justamente por isso: as definições contrariam a legislação técnica da área de alimentos.
    O vídeo de hoje contou com a ajuda de muita gente, em especial com os esforços da Flavia, e tem por objetivo esclarecer todo esse problema de definições técnicas dos alimentos processados.
    Roteiro:
    Flávia Barbosa, com contribuição de Henriette M. C. de Azeredo, Ana Carolina S. D. Chaves, Laura Figueiredo Abreu, Murillo Freire Junior, Renata Valeriano Tonon, Rossana Catie B. Godoy (pesquisadores da EMBRAPA); Cintia Bernardo Gonçalves, Cynthia Ditchfield, Rodrigo Rodrigues Petrus (docentes/pesquisadores da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP); Taíse Toniazzo (pós-doutoranda no Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP); Williara Queiroz de Oliveira (doutoranda em Ciência de Alimentos na FEA/UNICAMP); Eveline M. C. de Azeredo (Nutricionista, DSc em Ciência e Tecnologia de Alimentos, docente da Universidade Federal de Alfenas); Miriam Dupas Hubinger, Glaucia Maria Pastore, Carlos Alberto Rodrigues Anjos (docentes da Faculdade de Engenharia de Alimentos - FEA/UNICAMP). Nota: a posição dos pesquisadores não reflete a posição das instituições às quais pertencem.
    Produção: Laura de Freitas
    Edição: Ana Bonassa
    Designer da miniatura: Vinícius Marreiros e Laura de Freitas
    Acompanhe o NV1C nas redes:
    nuncavi1cientista
    nuncavi1cientista
    _NV1C
    Apoie este canal!
    catarse: catarse.me/_nv1c
    programa de membros: / @nuncavi1cientista
    Camisetas de ciências da Doppel Store: bit.ly/NuncaViUmCientistaDoppel
    Referências
    Guia alimentar para população brasileira:
    Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasil: Editora Ms, 2014. 156 p. Disponível em: www.saude.gov.br
    Alimentos industrializados: a importância para a sociedade brasileira. Editores: Raul Amaral Rego, Airton Vialto, Luis Madi - 1. Ed. - Campinas, ITAL, 2018.
    Lesgislações:
    Ministério da Saúde. PORTARIA Nº 540 - SVS/MS, DE 27 DE OUTUBRO DE 1997. Regulamento Técnico: Aditivos Alimentares - definições, classificação e emprego. Disponível em: portal.anvisa.gov.br/documents...
    RDC Nº 332, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019. ANVISA. Requisitos para uso de gorduras trans industriais em alimentos. Disponível em: portal.anvisa.gov.br/documents...
    IFPA - international fresh-cut produce association, 2000.
    Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. PORTARIA SES Nº 90/2017.
    Artigos e livros sobre o tema:
    Contributions of Processed Foods to Dietary Intake in the US from 2003-2008: A Report of the Food and Nutrition Science Solutions Joint Task Force of the Academy of Nutrition and Dietetics, American Society for Nutrition, Institute of Food Technologists, and International Food Information Council. The Journal of Nutrition, 18, 2065, 2012.
    FELLOWS, P.J. Tecnologia do Processamento de Alimentos: Princípios e Prática. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 602p, 2006.
    Processed Food: What Is the Purpose of Food Processing? Food processing: criteria for dietary guidance and public health?. Proceedings of the Nutrition Society, 78, 4-18, 2019
    Carretero, C. et al. Food classification report: The concept "ultra-processed", Triptolemos Foundation, Spain, 2020.
    Oetterer M, Regiano-d’arce MAB, Spoto MHF. Fundamentos de ciência e tecnologia de alimentos, 1nd. São Paulo: Manole; 2006.
    GOMES, C. A. O. Hortaliças minimamente processadas. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2005, 34p.
    DINIZ, Denis de M.; DRUZIAN, Janice I.; AUDIBERT, Samara. Produção de goma xantana por cepas nativas de Xanthomonas campestris a partir de casca de cacau ou soro de leite. Polímeros, [S.L.], v. 22, n. 3, p. 278-281, 5 jun. 2012. FapUNIFESP (SciELO). dx.doi.org/10.1590/s0104-14282....
    Este canal faz parte do Science Vlogs Brasil, um selo de qualidade colaborativo que reúne divulgadores de
    ciência confiáveis do CZcams Brasil. Conheça todos os canais #SVBR em / sciencevlogsbrasil
    #svbroficial
    #sciencevlogsbrasil
    #sciencevlogs
  • Věda a technologie

Komentáře • 245

  • @nutricionistacassianagoes1039

    Adoro vocês e acho o vídeo extremamente Importante, só gostaria de fazer algumas colocações.
    Concordo que a nomenclatura não tem relação com o grau de processamento e sim com a formulação, porém essa divisão foi feita após estudos sobre a compreensão quanto á essas palavras. As pessoas, principalmente de baixo nível sócio econômico, tem mais facilidade de entender que o ultraprocessado seria aquele mais longe do in natura ( em termos de composição e formulação) do que chama-lo de nutricionalmente complexo, ou nutricionalmente ruim ( esse é péssimo) ou alimento artificial ( mais difícil ainda) dentre outros já tentados.
    Bem complexo a discussão pois antes de lançarem aquela nota, falando inclusive que o guia é risível ( o que sabemos que não é), não tentaram um estudo para avaliar uma outra palavra possível e com a mesmo compreensão do ultraprocessado, para a população alvo do guia.
    Tenho total ciência que precisamos da indústria de alimentos ( sou nutricionista clinica, suplementos alimentares e dieta enteral são "ultraprocessados" que salvam vidas!), porém gostaria que lembrassem que esse guia é de 2014, ou seja, sua confecção se iniciou ao menos 2 anos antes. Parem para lembrar, nessa época, qual "snack" existia e como, no geral, eram os alimentos que são considerados ultraprocessados.
    Tivemos uma melhora na composição desses alimentos e na variedade ( exemplo que deu da almondega) exatamente por essa divulgação do guia, que fez as pessoas começarem a olhar os rótulos e a procurar produtos mais próximo do que fazemos em casa.
    Outro ponto... olhem esses alimentos industrializados com ingredientes mais próximos do natural e avaliem o valor. Acham que a grande maioria das pessoas do pais tem acesso ao iogurte, a almondega, a fruta seca sem aditivos? O valor agregado aos alimentos considerados mais saudáveis torna impossível o acesso a grande maioria da população. Assim, para esses, o lanche ultraprocessado é sim a bolacha recheada e o salgadinho de pacote, que é exatamente o alimento que o termo ultraprocessado que referir.
    Como disse, discussão MUITO complexa e longa.
    Reforço que acredito que antes dos autores daquele manifesto desmerecerem o guia seria necessário trazerem uma definição com a compreensão que o guia alcançou, para a população brasileira.

    • @sbcrugilo
      @sbcrugilo Před 3 lety +6

      O fato de ter sido feito um longo estudo não quer dizer que esse estudo não possa ser refeito. De fato quando você fala que determinado grupo de pessoas tem dificuldade para entender determinados termos também colabora com o fato da preocupação com a nomenclatura, afinal, dizer que ultra processados são determinada coisa pode, TAMBÉM, causar confusão na medida em que classifica alguns alimentos que até não fariam mal como ultra processados. ;)
      E termino dizendo que talvez a discussão não esteja desmerecendo o trabalho de ninguém, afinal, a ciência é isso, um estudo em cima de estudo e etc... Às vezes o que é verdade hoje pode não ser mais amanhã, ou ainda acreditaríamos que a Terra é plana... (ups... quer dizer...)

    • @nutricionistacassianagoes1039
      @nutricionistacassianagoes1039 Před 3 lety +12

      Olá@@nathalie_a , tudo bem? Não foi nada ofensiva. Como disse no meu comentário, acho essa discussão importante, mas novamente, reforço que não podemos usar um ponto de vista para desvalidar outro. O uso de alimento artificial também não seria correto, pois sua definição é " Alimento preparado com o objetivo de
      imitar o alimento natural, cuja composição contenha, de forma caímos

    • @Renatalimapereira
      @Renatalimapereira Před 3 lety +8

      Excelente comentário! Gostei muito do video para entender o ponto de vista dos engenheiros de alimentos, concordo que o Guia pode ser melhorado (como tudo pode). Mas houve uma consulta pública para a elaboração desse guia, então a forma como ele foi atacado em 2020 com certeza tem questões por trás.

    • @patriciab.9291
      @patriciab.9291 Před 3 lety +4

      Os ultraprocessados são os mais questionados pq são justamente os que mais dão lucro para indústria alimentícia.

    • @MariaAguiarrrrrr
      @MariaAguiarrrrrr Před 2 lety +1

      Obrigada pelo comentário Cassiana! Bom saber dessas informações

  • @jhdrumond5344
    @jhdrumond5344 Před 3 lety +122

    O que eu acho mais lindo nesse canal maravilhoso são as fontes na descrição do vídeo. Parabéns!

    • @mayconneves6585
      @mayconneves6585 Před 3 lety +7

      Tbm acho, pena que falta reconhecimento, enquanto isso existem vários canais de pseudociencias com milhões de seguidores que tiram informação da bunda e se acham os experts do assunto

    • @Lois_C
      @Lois_C Před 3 lety

      🙋🏻‍♀️

    • @MrEnglima
      @MrEnglima Před 3 lety +2

      Além da necessidade de reconhecer quem faz o trabalho, vc fica traumatizado depois de anos revisando trabalhos para não esquecer de citar as fontes. :)

  • @FelipeAlnas
    @FelipeAlnas Před rokem +9

    Os pontos levantados são muito interessantes, mas mais interessante ainda seria uma conversa com o Carlos Moreno e membros da equipe do Nupens, se possível. Em todo caso, eu, como leigo que sou, me baseio muito na classificação NOVA para escolher os alimentos que consumo. Foi quando essa classificação chegou ao meu conhecimento que eu adquiri o hábito de ler a lista de ingredientes de cada produto que eu compro no supermercado.

  • @liipekena
    @liipekena Před 3 lety +41

    Eu só duvido que o min. da agricultura está preocupado em deixar tudo claro como esse vídeo. Precisamos ver se vão utilizar esse "erro" do min da saúde para beneficiar as indústrias, diminuindo informações claras para nós.

    • @andr3lz
      @andr3lz Před 2 lety +2

      Não necessariamente. A maior parte do que sai do Ministério da Agricultura é produto de seus técnicos de carreira e não dos cabides de emprego ou do ministro em si. O importante é avaliar cada recomendação governamental dentro de seu próprio contexto, se faz sentido ou não dentro da área que ela atinge. Abração.

  • @Fercs89
    @Fercs89 Před 3 lety +38

    NV1C para o prêmio Nobel da paz

  • @namarie666
    @namarie666 Před 3 lety +13

    Nossa, esclareceu MUITO sobre ingredientes e processos, realmente tem muita confusão nos termos!!! Alguns países fizeram etiquetas diferentes pros produtos com maior quantidade de açúcares, gorduras, sal e conservantes, pra guiar o consumidor sobre o alimento. Seria interessante ter aqui no Brasil. Eu sou uma leitora de rótulos ávida e mesmo sendo cientista, tenho dificuldade em entender alguns termos (que a indústria não quer que a gente saiba talvez?), imagina pra quem não sabe inglês e química? Se tem treta nas informações e termos do guia, o que vem pra gente como consumidor, já se transforma em outra treta rs...

  • @jorgeandreywilhelmsgut8324
    @jorgeandreywilhelmsgut8324 Před 3 lety +24

    Obrigado pelo esclarecimento sobre esta denominação equivocada. O problema está mesmo na composição e não nas etapas de processamento.

    • @jp4101
      @jp4101 Před 3 lety +1

      É usado ingredientes processados para fazer um alimento "ultraprocessado", em geral o termo é usado nesse tipo de alimento

  • @Arnoudbr
    @Arnoudbr Před 3 lety +74

    Eu não sei como deveriam chamar, mas o slogan podia ser "Descasque mais e desembale menos"

  • @bubby3007
    @bubby3007 Před 3 lety +19

    Só faltou ter pessoal de Ciências dos Alimentos da ESALQ/USP no corpo de pesquisadores que ajudaram no roteiro do vídeo! (só porque sou de lá)
    Mas que vídeo sensacional e necessário!

  • @karinehormel3302
    @karinehormel3302 Před 3 lety +8

    Como a Laura explica bem, né 🤩? Obrigada, sua linda!

  • @flangord
    @flangord Před 3 lety +2

    Adoro os vídeos do canal, inclusive esse. O que me deixa chateada é pensar que em todo o tempo que o documento estava sendo reformulado, em nenhum momento surgiram na consulta popular essas questões super importantes. Onde estavam cientistas e profissionais de outras áreas? Concordo que a classificação causa confusão e não é adequada do ponto de vista técnico, mas devemos avaliar também os outros motivos que levaram o Min. da Agricultura, 5 anos depois, a levantar (ou usar) esses pontos críticos. Não sou contra a industrialização de alimentos, mas sim contra uma indústria de alimentos que, ao contrário do que você finalizou no vídeo, não está nem um pouco preocupada com segurança alimentar e nutricional da população brasileira, nem de seus funcionários, nem de ninguém. Seguimos debatendo e construindo que é o mais importante. Obrigada pelo trabalho de vocês.

  • @sofiagoncalez2993
    @sofiagoncalez2993 Před 3 lety +6

    Meninas, o conteúdo de vocês é excelente, eu acompanho sempre, recomendo pra todo mundo. Muito importante essa diferenciação que vocês fizeram entre processamento e formulação. Eu nunca tive dificuldade em entender as classificações do guia, mas assistindo o vídeo concordo que "ultraprocessado" é um termo impreciso.
    No entanto, mais uma vez sinto que falta a dimensão política das coisas no conteúdo de vocês. Tudo nessa vida é pautado por decisões políticas e tem impactos simbólicos. Ciência também é pautada por política, ela não é neutra. Alimentação é um tema altamente afetado por políticas públicas, hábitos culturais e condições socioeconômicas. A política também é analisada cientificamente por seus especialistas, enfim, sei que vocês sabem disso. Mas as ciências sociais e humanas seguem ausentes do canal. Elas são muito importantes para entendermos os usos políticos que são feitos dos conhecimentos produzidos pelas ciências.
    Um abraço e muito obrigada sempre ♥️

  • @viniciusconcentino7130
    @viniciusconcentino7130 Před 3 lety +9

    Aaa que tema legal! Não consegui ver o vídeo AINDA, mas jaja vou almoçar e vejo.
    Vocês são ótimas, parabéns :)

  • @rosanaguarese572
    @rosanaguarese572 Před 3 lety +7

    Muito explicativo. Eu ouvi muito sobre isso no programa da Rita Lobo. De fato eu passei a me preocupar com a composição dos alimentos, e não a forma de processamento. Mudei muito o que uso como ingredientes para cozinhar graças a isso.

  • @sabrinabello252
    @sabrinabello252 Před 3 lety +9

    Muito obrigada por falar o que é o açúcar invertido. Sempre imaginei o que seria. Minha vida fez todo sentido agora... Rs.

  • @sabrinabello252
    @sabrinabello252 Před 3 lety +3

    Sempre útil! Obrigada por fazer conteúdo de qualidade!

  • @zeradordeyoutube8567
    @zeradordeyoutube8567 Před 3 lety +3

    É preferível que se use um termo de fácil compreensão do público leigo já que o objetivo do guia alimentar é justamente melhorar a saúde da população e promover hábitos alimentares saudáveis.
    O cenário proposto no final esquece que termos usados por uma área não existem num vácuo e provavelmente seriam difundidos nas outras áreas(Os médicos estariam cientes que farmacêuticos e enfermeiros chamam por outro nome). As pessoas vão na farmácia procurar por band aid e cotonete e não pelos termos técnicos dos produtos.

  • @jonathanbarreiros
    @jonathanbarreiros Před rokem +1

    INCRÍVEL o trabalho de vocês! Sei que tem outros divulgadores neste canal mas vocês duas são minhas iconoclastas preferidas da vida. Muito sucesso para vocês!

  • @jacquelinesantos7534
    @jacquelinesantos7534 Před 3 lety +5

    Que esclarecedor! Nunca tinha parado pra pensar no termo 'ultraprocessados'. O mais importante, então, é ler a lista de ingredientes. Muito obrigada por esse vídeo 💜

  • @fernandalima2905
    @fernandalima2905 Před 3 lety +5

    Nossa, esse vídeo abriu minha mente! Eu era uma das que achavam que processado era sinônimo de ruim. Equipe, vcs arrasaram, valeu muito! E meus neurônios estão em festa por não terem aprendido a sublimação em vão ;D

  • @luxklai2966
    @luxklai2966 Před 3 lety +3

    Finalmente encontrei esse canal maravilhoso que me oferece conteúdos realmente relevantes 💖

  • @sheltomdearagao4753
    @sheltomdearagao4753 Před 2 lety +1

    Eu adoro a espontaneidade desse canal! Parabéns, meninas!

  • @cintiabg
    @cintiabg Před 3 lety +3

    Obrigada por valorizarem o conhecimento 👏🏻👏🏻👏🏻

  • @daletesantana3245
    @daletesantana3245 Před 3 lety +1

    Excelente! Parabéns, meninas! Muita competência num canal só.

  • @marifrau1
    @marifrau1 Před 3 lety

    Que vídeo incrível! Muito explicativo para gente não demonizar os processos industriais nem o guia alimentar. Ambos necessários!
    Parabéns pela pesquisa e pelo roteiro!

  • @leticiacarvalho6112
    @leticiacarvalho6112 Před 3 lety +6

    essa confusão colocada no vídeo é debatida basicamente entre os técnicos? considerando que o Guia Alimentar é um documento que deve ser de fácil acesso a qualquer cidadão/ã, é constatável essa confusão toda? eu realmente não tenho dados, mas o que vejo são debates e questionamentos de pessoas da indústria, principalmente, como o caso lamentável do Ministério da Agricultura. eu, como pessoa leiga, entendi bem o objetivo da classificação e o que está sendo comunicado no Guia.

  • @matheuspradeladelima9257
    @matheuspradeladelima9257 Před 7 měsíci

    Bom dia Laura ( estenda para a Ana ), quanta informação detalhada. Realmente é bem difícil generalizar os alimentos. Mediante a tantas informações úteis eu só tenho a agradecer pelo vídeo. Adorei a menção quanto à sublimação que aprendemos na escola, pois eu até me formei em licenciatura para química por mais que não seja atuante; mas mesmo assim não abdico do conhecimento científico que é passado por vocês. Beijos.

  • @byancacalixto2404
    @byancacalixto2404 Před 3 lety +3

    nossa, eu tinha ouvido por cima essa discussão e agora entendi o real motivo dessa polemica. muito esclarecedor!

  • @gabrielbergamaschi2279
    @gabrielbergamaschi2279 Před 3 lety +31

    Deveriam classificar esses alimentos "não saudáveis" (repletos de açúcar, gorduras, sódio e aditivos) como "Alimentos Nutricionalmente Desequilibrados".... 😜

    • @jp4101
      @jp4101 Před 3 lety +6

      Muitos alimentos assim empurram vitaminas sinteticas para serem considerados saudaveis

  • @michaeljohnnyoliveira9903

    Esta canal é ótimo! Venho correndo assistir. Parabéns!!!

  • @renatamm1960
    @renatamm1960 Před 3 lety +3

    Que a definição precisa ser melhorada eu concordo. O problema é a forma como o governo está mudando.
    Como no exemplo q vc mostrou, existem almôndegas e almondegas... ambas são ultra processadas, mas uma é boa pra sua saúde e a outra pode te fazer mal.
    Por um lado existe a mudança no guia q ajuda a aprimorar a definição e esclarecer, por outro a mudança que ajuda a saúde do setor financeiro das indústrias que produzem a almondega não saudável q vai poder vender a rodo comida pouco saudável pra população mais vulnerável: nossas crianças.
    Isso dito, o vídeo é primoroso e ajuda muito a entender melhor toda a questão! (inclusive tentando se manter politicamente neutra) Parabéns aos roteiristas e a Laura pela explicação! Sei q os profissionais da área estão bem intencionados, mas não creio q o Ministério da Agricultura esteja.

  • @alex940127
    @alex940127 Před 3 lety

    Vou até ver esse vídeo de novo, vale a pena entender esse tópico. Muito obrigado pelo vídeo!

  • @nary_pereira
    @nary_pereira Před 3 lety

    Tá ai um canal que merece crescer e muito. Amei!

  • @julianasampaio2277
    @julianasampaio2277 Před 3 lety

    Excelente! Parabéns pra equipe!

  • @lyoshi
    @lyoshi Před 3 lety +1

    Obrigado por trazer esses esclarecimentos todos :)

  • @leonardocarvalhodeoliveira9736

    Muito obrigado pelas informações! Laura, garota, você é o Aço!

  • @RosangelaSilva-lg6wt
    @RosangelaSilva-lg6wt Před 3 lety

    Gosto muito de vcs meninas. Vcs fazem uns vídeos bem didáticos, aprendo muito. Vcs estão de parabéns!!! 💕💞😘😘

  • @clrvalente
    @clrvalente Před 3 lety

    Excelente vídeo. Gostei demais. Obrigada!

  • @helenasoares68
    @helenasoares68 Před 3 lety +1

    Muito obrigada pelo vídeo 👏👏👏🤗

  • @flaviofinardifilho9295
    @flaviofinardifilho9295 Před 3 lety +1

    Excelente exposição e posicionamento. Continuem assim!

  • @pietracassolrigatti
    @pietracassolrigatti Před 3 lety

    Adorei! Eu não sabia de todas essas nuances. Parabéns, gurias!

  • @leticiacarvalho6112
    @leticiacarvalho6112 Před 3 lety +9

    e penso que falte uma perspectiva social, econômica e ambiental do tema. achei uma crítica pouco contextualizada ao uso e função do Guia. pensar alimentação atravessa vários recortes, é fundamental ter perspectiva de classe, por exemplo, na hora de discutir sobre alimentação no país.

    • @gloriamariamartinsbermudez4625
      @gloriamariamartinsbermudez4625 Před 2 lety

      Inclusive quem são as pessoas que mais criticam? Seria interessante falar quem financia as pesquisas que criticam..m

  • @kadun1131
    @kadun1131 Před 3 lety

    Parabéns! mais um ótimo vídeo!

  • @diegounger
    @diegounger Před 2 lety +1

    Extremamente esclarecedor!
    Muito obrigado!

  • @Nefer6408
    @Nefer6408 Před 3 lety

    Chegando.... Muito obrigada por ter trazido o assunto.

  • @adibcost
    @adibcost Před 9 měsíci

    Que aula top !!! Obrigado

  • @MariaSilva-qr5qh
    @MariaSilva-qr5qh Před 3 lety

    Eu amo o trabalho de vocês 😍😍😍😍😍 vídeo fantástico 😍

  • @azideshon1247
    @azideshon1247 Před 3 lety +2

    Adorei o conteudo. perfeito para compartilhar com a familia.

  • @julianalucindoreis1210

    Top demais o vídeo... Parabéns pelo conteúdo 😄

  • @soniamac5
    @soniamac5 Před 2 lety

    Estupendo! Gratidão!

  • @kadu9500
    @kadu9500 Před 3 lety

    Adoro suas explicações com embasamento. É outro nível. Eu ainda prefiro comer os alimentos mais in natura.

  • @piterdias
    @piterdias Před 3 lety +4

    Adoro o canal, que me ensina bastante, e fico muito triste com esse vídeo. Um exemplo bem banal do que não gostei está em 14:47. É o exemplo usado em vários lugares, só que lendo o guia não encontro motivos para uma salada de frutas ser incorretamente classificada como ultra-processada. As páginas 39 e 40 do guia alimentar fornecem informação suficiente para não se chegar a essa conclusão. O CREA lançou um vídeo com o mesmo exemplo. Na minha bolha social só vejo engenheiros de alimentos reclamando do guia e nenhuma reclamação de nutricionistas e médicos. Parece mais lobby da indústria do que um problema real no guia que possa confundir e atrapalhar a alimentação das pessoas.

  • @edneybezerra7727
    @edneybezerra7727 Před 3 lety

    Trabalho incrível!! 🤩🤩🤩

  • @luanamendonca5643
    @luanamendonca5643 Před 3 lety +11

    Sou engenheira de alimentos e, na minha opinião, essa definição de ultraprocessados generaliza e demoniza os processos industriais como se necessariamente fossem nocivos. Adorei ouvir como você explica o exemplo da liofilização. Também serviria para a pasteurização de alta pressão.
    Mesmo a presença de aditivos não é necessariamente ruim; um alimentos pode ser balanceado, conter açúcar e sal em quantidades pequenas e muitos nutrientes desejáveis e ainda assim ter aditivos. Vai da demanda de cada alimento, desde microbiológica até sensorial. O importante é saber interpretar a lista de ingredientes (infelizmente poucas pessoas sabem que a ordem representa a quantidade, da maior para a menor) e a tabela nutricional (se atentando ao número de porções), para conseguir entender se é um alimento que deve ser consumido em maior ou menor quantidade e frequência para uma alimentação saudável.
    O governo precisa investir em educar a população para saber escolher por si própria e com consciência. Simplificar ao extremo de modo a induzir ao erro não é a solução.
    Obs: recentemente foram aprovadas novas regras para a rotulagem de alimentos. Vale a pena dar uma conferida!

    • @ydopeoplelovetotalk
      @ydopeoplelovetotalk Před 3 lety +1

      Lembrando que pelo Guia, não é somente o grau de processamento que deve ser levado em conta na classificação, é necessário saber o propósito e a Extensao do processamento! Além disso, nem todos os conservantes entram na categoria de conservantes cosméticos, que visam “imitar” sabores de comida de verdade, além de alterar a textura e cor desse produto. Dessa forma, a definição de ultraprocessado corresponde a uma gama de produtos que não são saudáveis para nós, enquanto que as demais classificações (processados e minimamente processados) conseguem abarcar aqueles alimentos que fazem parte de uma alimentação saudável! :D

  • @fabio-maciel
    @fabio-maciel Před 3 lety +2

    Adorei o vídeo! Não sabia de um monte de coisa. Acho curioso, porém, como o governo atual age com tudo que não gosta: manda tirar à força ou manda colocar à força. Ex. "Exclui tal coisa dos livros ditaticos" "manda por na bula da cloroquina que serve pra covid" "exlui o termo ultraprocessado" Se há uma discussão, que seja feita no campo da ciência em prol da saúde, não para atender setores politicos ou industriais.

  • @sbcrugilo
    @sbcrugilo Před 3 lety +1

    "exempro plático de subrimação" - não quer nada com uma combinação tão dificil... rsrs Achei bem legal e importante. Não deixou nenhuma dúvida sobre o motivo do video. Mais uma vez, meninas, parabéns! E como é minha área, é muito muito muito importante que as palavras escolhidas sejam bem pensadas para não causar má interpretação.

  • @naiadealves8744
    @naiadealves8744 Před 3 lety

    Eu amo esse canal.🧡

  • @isa_1997
    @isa_1997 Před 3 lety

    Nossa, primeira vez que eu vejo um canal que coloca a fonte cientifica do que diz. Eu amei, obrigada pelo seu trabalho

  •  Před 3 lety +5

    O guia é direcionado e tem o objetivo de escalrecer para o público em geral, ou seja, sem pressupor nenhum nível de instrução e de capacidade de interpretação em algum nível participar. É pro "Zé" e pra "Maria" verem no mercado e estarem sabendo do que se trata. Pode haver uma inconsistência ou outra, mas parece-me exagero entrar em tecnicalidades.
    E se a indústria tem diferentes interpretações das do guia, isso vem da especialização (e foge do escopo do guia) e, se o que importa é informar a população de forma prática, tem importância menor o termo técnico usado pela indústria.
    Exemplo de termo técnico simplificado "na vida real": velocidade. Velocidade é a grandeza física, é vetorial, ou seja, tem módulo, direção e sentido. As placas de velocidade na rua (e mesmo a legislação) falam em velocidade como o que a Física diz que é o módulo da velocidade. Se fosse usar ainda a definição física da valocidade, seria possível dizer que alguém passar a 100km/h numa placa de 80km/h "tudo bem", porque na verdade essa pessoa estava a 0km/h na componente vertical da velocidade... Mas isso seria razoável?
    No exemplo da almôndega "mais saudável", o segundo ingrediente é "gordura bovina" coisa que, se fosse numa receita feita em casa, a pessoa seria bastante parcimoniosa ou evitaria usar, como ingrediente adicionado. Então, se o produto "empurra" gordura extra como se fosse o produto "simples", não tem mal nenhum, sob a perspectiva do consumidor/cidadão que o guia pretende ajudar se é isso ou aquilo, é um produto que foge do "natural", ainda que fuja menos do que da outra almôndega...

    • @nuncavi1cientista
      @nuncavi1cientista  Před 3 lety +3

      mas gente, e quem é que tá questionando a validade do guia? A validade dele foi reforçada em diversos pontos do vídeo, inclusive. Fizemos questão de deixar isso bem claro. Deixamos bem claro também que o intuito do vídeo é esclarecer a fonte de polêmica entre profissionais ligados à área de alimentos e explicar a origem das dúvidas. Já podem descansar.

    • @94CSofia
      @94CSofia Před 3 lety +2

      Não estou a perceber a polémica em torno do vídeo. O objetivo era explicar o porquê de alguns termos poderem ser enganadores para um consumidor que não está tão informado sobre o que processamento significa. Para mim foi sim muito importante explicar as diferenças entre diferentes processamentos. E o "Zé" e a "Maria" podem beneficiar de saber essas diferenças também, porque se colocarmos tudo no mesmo saco não percebemos qual é melhor ou pior para nós.
      Nv1c, muito obrigada pelo vosso trabalho.
      Beijinhos de Portugal

    • @nuncavi1cientista
      @nuncavi1cientista  Před 3 lety +4

      @@helenabugancapagnussat9740 cansa muito fazer um vídeo em que você repete dezenas de vezes qual é o objetivo e que quem está por trás do roteiro são pelo menos 15 cientistas tão bem conceituados (ou mais) que o Carlos Monteiro, e ver pessoas criticando coisas que não cabem ser criticas *nesta* discussão. Ficamos felizes de discutir diversos assuntos, inclusive divergentes, desde que a discussão seja cabida. A gente tem um trampo desgraçado para fazer tudo da forma mais clara possível, traz os melhores especialistas que podemos encontrar para falar do assunto. E aí ver comentários como o seu e de outras pessoas aqui trazem uma exaustão e uma vontade imensa de desistir de tudo. Foi isso o que eu senti e temos sentido essa vontade com bastante frequência. Passamos 3 meses trabalhando em cima desse texto. Eu gravei o vídeo às 22h de um sábado, porque foi o único horário que sobrou para conseguir fazer isso dentro da minha agenda. E aí vejo comentários falando que o vídeo é um ataque ao guia sendo que *eu literalmente começo o vídeo falando sobre isso* e repito em vários outros momentos. Ou eu não presto para esse trabalho de explicação e não estou sendo clara o suficiente, ou as pessoas querem só fazer textão e impor o ponto de vista delas. Nas duas opções estou prestes a largar tudo e passar a preservar minha saúde mental.
      E se você acha que nós nos importamos com títulos de seguidores ou não queremos discutir assuntos científicos, você realmente não compreendeu o nosso trabalho.

    • @cintiabg
      @cintiabg Před 3 lety +1

      @Nunca vi 1 cientista, não desanimem! Esses tipos de comentários que estão ocorrendo nesta conversa são típicos de quem defende cegamente a NOVA. Quando a classificação é discutida em termos técnicos como vcs fizeram aqui, logo vêm os “ataques” (esses sim sempre agressivos) dizendo que estamos “atacando” o pobre do guia. Algumas pessoas só assimilam o que querem assimilar. Realmente os pesquisadores que ajudaram vcs neste vídeo são tão renomados como o Monteiro, basta fazer uma busca básica para checar... Vale ressaltar aqui que qualquer tentativa de debate com o NUPENS é ignorada, não há diálogo! Só aparecem na mídia, onde são as estrelas e não há confronto de ideias. Uma pena.
      Não defendemos a indústria, defendemos o processamento em prol de todos os benefícios que ele traz.
      Mais uma vez parabenizo e agradeço vcs por darem voz aos pesquisadores da área de alimentos. O canal de vcs é nota mil!

    • @EtteAzeredo
      @EtteAzeredo Před 3 lety

      ​@@nuncavi1cientista, vcs fazem um EXCELENTE trabalho! Não desanimem! Laura, vc foi SUPER clara e didática, e não atacou o Guia em nenhum momento (pelo contrário, vc o elogiou!), apenas questionou a classificação NOVA adotada por ele. Vc foi educada, profissional, brilhante!! Os ataques acontecem quando a pessoa se sente confrontada naquilo que sempre acreditou, mas não tem contra-argumentos... Onde faltam argumentos, brotam as ofensas! É muito triste e revoltante! Não vi o comentário original dessa pessoa, pelo jeito foi apagado, o que só reforça o que estou dizendo...
      E, como a Cintia Gonçalves mencionou, é bom lembrar que o pessoal do NUPENS não participa de debates sobre o assunto... Por quê? Aliás, havia um marcado para hoje, e foi cancelado. Isso é bem curioso!

  • @thamiresabrina
    @thamiresabrina Před 3 lety

    Muito obrigada! Na epoca da critica eu simplesmente nao entendia o pq dessa polemica pois eu conseguia compreender que os ultraporcessados tinham a ver com os ingredientes e nao com o processamento em si.

  • @jokkkerboy9024
    @jokkkerboy9024 Před 2 lety

    Vídeos perfeito para entender o que são alimentos ultraprocessados, ainda mais nos tempos atuais em que alguns alimentos são ditos como "naturais", sem maiores explicações.

  • @jaslenea3798
    @jaslenea3798 Před 3 lety

    Vídeo muito esclarecedor.
    ❤️😊

  • @jucaracarvalho847
    @jucaracarvalho847 Před 3 měsíci

    Eu acho que também tenho isso, Ana. Essa necessidade de contexto, que você descreve, sempre foi muito presente na minha vida. Tenho muitas histórias constrangedoras por não reconhecer a pessoa quando a vejo num contexto diferente. Tipo; um advogado que você costuma encontrar no Fórum e um dia voce vê na praia ou no shopping. Também costumava olhar para o chão em algumas situações de medo de passar por alguém e não reconhecer. Uma vez fui assaltada e, na delegacia, me mostraram um álbum de fotos de "meliantes" que agiam na região pra ver se eu reconhecia... um desespero! Se fecho os olhos e tento me lembrar do rosto de alguém (mesmo de pessoas próximas) as vezes o rosto parece um tanto indefinido. Jamais conseguiria fazer um retrato falado, por exemplo. Lembro alguns detalhes mais marcantes e tudo o mais como um borrão. Exatamente como você disse. Acho que você não está só. 😢

  • @fernandajacinto7608
    @fernandajacinto7608 Před 3 lety +2

    Muito legal o vídeo! Meu pai veio me mostrar essa classificação NOVA pra criticar que eu suplemento minha alimentação com proteína vegetal.
    Eu defino alimentos com "não saudáveis" quando começa a ter muito ingrediente que eu não sei o que é (poucos é ok, pq não sou da área e sei que são importantes para a preservação do alimento).
    Mas aí eu penso q quase todos os ingredientes da proteína vegetal eu não sei o que é! Rs Fica muito difícil ter uma classificação que realmente englobe tudo. (E até hj eu não sei dizer se esse suplemento é bom ou ruim, apesar de ter sido sugerido por uma nutricionista)

  • @Lois_C
    @Lois_C Před 3 lety

    Ótimo vídeo! Valeu pelas referências! =D
    Seria legal um vídeo sobre gorduras trans.

  • @leticiacarvalho6112
    @leticiacarvalho6112 Před 3 lety +3

    quem é o no Brasil que fica comendo fruta desidrata como "snack"? certamente essa pessoa tem total ciência de que não está comendo algo equivalente a um biscoito recheado rsrs

  • @DuarteVagner
    @DuarteVagner Před 3 lety +1

    que video esclarecedor!!!!!! obrigado

  • @raphaelmartins6529
    @raphaelmartins6529 Před 3 lety +2

    A indústria não tem interesse em desenvolver alimentos saudáveis, eles querem alimentos rentáveis. Por isso enchem os alimentos de açúcar, realçadores de sabor, gordura hidrogenada + corantes para deixar com uma aparência mais apetitosa. Portanto, pode não ser regra que um alimento ultraprocessado é ruim, mas não tá errado falar que eles devem ser evitados

  • @abnerdepaula
    @abnerdepaula Před 11 měsíci

    Excelente análise! É difícil demais classificar de forma didática, mas essa classificação de fato está inadequada. Esse debate pode ser melhorado.

  • @marciameneguite6872
    @marciameneguite6872 Před 3 lety

    Obrigada a toda a equipe do NV1C!
    Obrigada, conje da Laurinha!
    😜

  • @OceanImmersion
    @OceanImmersion Před 3 lety

    Este canal é maravilhoso!

  • @aurelinolelo1
    @aurelinolelo1 Před 3 lety

    Adorei o vídeo!

  • @leticialima2194
    @leticialima2194 Před 3 lety +1

    Curso nutrição na universidade federal de Alfenas e amei ver o nome da Eveline na descrição 💚

  • @faelprocopio7679
    @faelprocopio7679 Před 3 lety +4

    Rindo alto! O ministério do agrotóxico dando palpite sobre saúde.

  • @EtteAzeredo
    @EtteAzeredo Před 3 lety +1

    Ficou excelente o vídeo, meninas!! Muito claro, didático, show!!

  • @silviocampos4428
    @silviocampos4428 Před 8 měsíci

    Não podemos nos esquecer que as indústrias, inclusive a alimentícia, buscam o lucro. Então cabe ao consumidor se informar e buscar proteger sua saúde escolhendo alimentos mais saudáveis. Se as pessoas se tornam mais exigentes, as indústrias mudam.

  •  Před 3 lety

    Tô viciada no canal? Sim.
    Como o YT não me recomendou ele antes? 😭😭😭

  • @santosbio
    @santosbio Před 3 lety

    Pra salvar o meu dia

  • @fulviaterezanelis6318
    @fulviaterezanelis6318 Před 10 měsíci

    Aprendi muito 😊

  • @JHONNYROGERB
    @JHONNYROGERB Před 3 lety

    Gente que vídeo maravilhoso, nem me interesso por esse tema nem sei como vim parar aqui mas adorei kkkkj
    Já vou até ver mais vídeos do canal

  • @heliohanada804
    @heliohanada804 Před 11 měsíci

    Em suma, a dica é ler o que tem na composição do alimento industrializado. Se não fizer idéia do que está escrito como componentes, é um sinal de que o produto pode não ser saudável...

  • @kadun1131
    @kadun1131 Před 3 lety +1

    Sublime!

  • @rebecaheloi
    @rebecaheloi Před 3 lety

    que vídeo incrível!

  • @djbokasuja
    @djbokasuja Před rokem

    Uma vez fiz um trabalho sobre alimentos tratados por irradiação e achei bem interessante os resultados de vegetais que duram muito mais por uma etapa tão simples para matar microorganismos

  • @Nefer6408
    @Nefer6408 Před 3 lety +1

    Então, é olhar a fórmula. Eu acho a cartilha muito boa, e realmente não tenho confiança em alimentos muito industrializados. Tem danto processados porqueiras! Eu uso esse manual pra me ajudar em escolhas. Agradeço a explicação sobre a questão do termo ultraprocessado e sobre processamento.

  • @laisferreira7461
    @laisferreira7461 Před 3 lety +4

    a Rita Lobo no final ahsaushau ANA PRA SEMPRE NA EDIÇÃO!!

  • @isaamirah
    @isaamirah Před rokem

    Seria tão bom se esse vídeo tivesse uma versão para crianças de 7 anos! Ajudaria bastante meu trabalho no 2º ano do Fundamental.

  • @kellykelda
    @kellykelda Před 3 lety

    Aí gente, lembrei taaaaaanto do app Desrotulando!! Melhor app que existe 😍😍😍

  • @wesleydst404
    @wesleydst404 Před 3 lety +1

    muito bom

  • @rogbitt
    @rogbitt Před 3 lety

    Usar sublimação é mole, quero ver é usar a fórmula de Baskara hehehe.
    Excelente vídeo como sempre...

  • @therene162
    @therene162 Před 3 lety

    QUE AULÃO EM BICHO !!!! ADOREI !!!!

  • @kellykelda
    @kellykelda Před 3 lety +1

    Se ultraprocessado é inadequado, qual seria o termo ideal?

  • @SandrinhaSoster
    @SandrinhaSoster Před 3 lety +1

    Meninaaaas :) e esse negócio de leite condensado e creme de leite semi-desnatados o.O sabem dizer se é uma onda "saudável"? beijos enormes e obrigada pelo conteúdo maravilhoso que me deixa super orgulhosa e com uma pontinha de esperança de que es pesquisadores recebam o mínimo de reconhecimento ;*

  • @byjonathan_
    @byjonathan_ Před 3 lety

    Achei interessante. Mas o que ficou claro para mim é que o problema são as definições utilizadas. Dado que estas se voltam às etapas de processamento. No entanto, ainda acho que mesmo sendo falha essa legislação ainda consegue "excluir" do nosso prato alimentos altamente danosos.
    Talvez essa definições pudessem ser atualizadas, estabelecendo o critério da composição. Em relação a quantidade de aditivos adicionados e modificações feitas e o quão distante aquele alimento está da composição da matéria-prima base in natura.
    Desse modo, talvez a questão colocada da salada de fruta como ultraprocessado seria resolvida.

  • @MauroClaudino
    @MauroClaudino Před rokem

    Ótima e didática a explicação.. e adorei as personagens virtuais.. mas as reais são muito mais bonitinhas... rsrs

  • @CibeleSidney
    @CibeleSidney Před 3 lety +2

    Maravilhoso, eu gostaria de sugerir que façam um vídeo sobre os alimentos geneticamente modificados, que há uma desinformação enorme

  • @Exhora
    @Exhora Před 3 lety +1

    Sobre usar "snacks" como exemplo de coisa ruim... Eu entendo o argumento que vocês deram, mas sorteie uma pessoa aleatória na população e peça que ela mostre o que ela trouxe de "snack" para o lanche da tarde. Qual é a chance dessa pessoa ter escolhido uma frutinha desidrata? Qual é a chance de ser um pacote de bolacha recheada? Acredito que a enorme maioria da população consome algo ruim como lanchinho, por isso que o pessoal da esse exemplo. Mas enfim, eu consegui entender o problema da nomenclatura e gostei do vídeo.

  • @mauriciomocelim345
    @mauriciomocelim345 Před 3 lety

    Obrigado por esse vídeo, tema bem complexo mesmo

  • @giuliafernandes6794
    @giuliafernandes6794 Před 3 lety

    gente achei que estava assistindo O que é o que é?? da tv cultura ameeiii

  • @cafecompoesiaoficial
    @cafecompoesiaoficial Před 3 lety

    OI!!! Estava vendo a live do atila sobre as atualizações e em um dos comentários achei interessante a pergunta, confesso que andei comendo na roleta, mas a pergunta é válida e talvez vale um vídeo.
    Em alimentos como pães (que ficam a exposição em padarias e mercados como o pão francês), pizza, salgados (coxinha, risole, e outros) e outros alimentos em buffets de lanchonetes e restaurantes, como também nos lanches e sucos...
    1) QUAL o tempo de vida do vírus?
    2) Eles podem carregar o vírus CONVID ou qualquer outro?
    3) Além de limpar as embalagens que outros procedimentos podemos seguir para nos proteger?