A atuação do enfermeiro em casos de trauma torácico

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 17. 03. 2021
  • O trauma torácico é uma das principais causas de morte relacionada ao ambiente pré-hospitalar. O trauma torácico está muito presente, muito incidente nos acidentes automobilísticos, principalmente, envolvendo motocicletas e o volante do próprio automóvel.
    São vários tipos de trauma torácico. Podemos classificar eles quanto ao tipo de lesão. Então eu tenho o trauma torácico aberto e o trauma torácico fechado e, também, com relação aos tipos de mecanismos fisiopatológicos instalados; os pneumotorácicos e os tórax instável, por exemplo.
    Quando eu falo de mecanismo de lesão, o trauma de tórax fechado está muito envolvido aos acidentes automobilísticos, e o trauma de tórax aberto está envolvido aos objetos perfurantes, por exemplo, os causados por armas brancas, ou armas de fogo.
    No trauma de tórax fechado nós temos como lesão principal, o pneumotórax, que pode se manifestar de forma hipertensiva ou não hipertensiva.
    Pneumotórax não hipertensivo são autoresolvidos, absorvidos pelo próprio organismo, ou então vão ter o tratamento definitivo no ambiente intra-hospitalar. Já o pneumotórax hipertensivo caracteriza o estado de emergência, é uma das principais causas de parada cardiorrespiratória no trauma e deve ser tratado imediatamente.
    O tratamento subtende, então, drenar ou descomprimir essa pressão aumentada dentro do tórax.
    O aumento da pressão intratorácica no pneumotórax hipertensivo é causado pelo aprisionamento do ar no espaço intrapleural. Esse ar, que vai se acumulando progressivamente, vai empurrando as estruturas da caixa torácica, o pulmão, o próprio coração, e pode tamponar esse coração vindo a causar a parada cardíaca e respiratória.
    Já no tipo de lesão causada no trauma de tórax aberto, como o pneumotórax aberto, por exemplo, a lesão é causada pela entrada de ar progressiva por aquele orifício que não é normal, e não é natural. Então o tratamento subtende-se utilizar o curativo de três pontas ou o curativo valvulado. Esse curativo pode ser realizado com o que a gente tem na cena. A gente chama de utilizar a fortuna da cena. Então eu posso utilizar a capa da própria gazinha, por exemplo.
    A parte estéril é colocada em contato com a lesão e aí eu tampo, ou fecho, faço uma oclusão com uma fita adesiva de qualquer tipo, esparadrapo, ou microporada, de três pontas desse curativo. E deixo uma ponta aberta, formando uma válvula. Quando o indivíduo inspirar, essa válvula vai fechar e não vai permitir a entrada de mais ar no organismo. E quando ele expirar, a válvula abre, jogando para fora esse ar que estava aprisionado. E assim, consequentemente, progressivamente, esse pneumotórax vai se autoresolver.
    Um outro tipo de lesão causada no trauma de tórax é o tórax instável, caracterizado pela fratura múltipla de costelas. Essas fraturas múltiplas descolam a parede torácica da pleura e, assim, uma fica solta da outra. Quando acontece o estímulo nervoso da respiração, por exemplo, quando o indivíduo tem que inspirar e faz o trabalho mecânico da respiração, os músculos vão, mas a pleura não segue os músculos, como deve acontecer naturalmente. E assim, o pulmão fica desconexo da musculatura respiratória.
    O único tratamento para isso é o avanço definitivo das vias áreas, realizado através de uma intubação intrataqueal ou uma traqueostomia de emergência.
    #enfermagem​ #enfermeira​ #enfermeiro​ #PGEenfermagemDeValor​
    ✅ Gostou desse vídeo?
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    👍 Deixe o seu like
    ✍️ Deixe seu comentário
    📢 Compartilhe com os amigos
    🕵 Siga o nosso insta: / pos_enferma...​
    📚 Notícias da enfermagem: www.enfermagemdevalor.net.br/

Komentáře • 8

  • @pedrobezerra7446
    @pedrobezerra7446 Před 2 lety +3

    Trabalhar com Emergência requer visão holística segurança e agilidade são as horas de ouro da vítima.

  • @pedrobezerra7446
    @pedrobezerra7446 Před 2 lety

    Parabéns perfeito Deus te abençoe hoje e sempre Amigo total conhecimento técnico científico no atendimento Emergencial.

  • @marcoscamargo1348
    @marcoscamargo1348 Před 2 lety

    Muito bom!!!! Parabéns

  • @elenirabreu6343
    @elenirabreu6343 Před 3 lety

    Perfeito

  • @emanoelemira1365
    @emanoelemira1365 Před 2 lety +2

    Gente, me deu uma dor horrível no coração e pontada simplesmente na hora que eu fiz um movimento brusco pra colocar o cinto do carro KKKKKKKKK pensei q ia morrer, q morte idiota

  • @GabrielaLourenco-ps6te
    @GabrielaLourenco-ps6te Před 6 měsíci

    👏🏼👏🏼👏🏼

  • @mrlacasagamer
    @mrlacasagamer Před 2 lety +2

    como fica as compressões em uma pcr em um paciente com trauma de tórax? não faz? transporta do jeito que esta se no local não tiver atendimento avançado?

    • @gabrielrosa890
      @gabrielrosa890 Před 2 lety +1

      Faz a reanimação, caso tenha um médico, ele fará descompressão ou passara o dreno. Caso o enfermeiro não tenha o médico disponível na sua equipe, deve comunicar a central e eles determinarão se transporta ou não.