Tipos de queimaduras e seus grandes problemas

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 20. 09. 2020
  • As queimaduras são grandes problemas quando falamos de trauma e sua incidência é maior no público pediátrico masculino.
    No Brasil, anualmente, um milhão de pessoas sofrem queimaduras e 2 mil pessoas morrem em decorrência das mesmas.
    As queimaduras podem ser classificadas de acordo com o tipo de agente lesivo, como as queimaduras térmicas, químicas, elétricas e radioativas.
    As queimaduras térmicas são as mais prevalentes, e as crianças são as maiores vítimas porque estão em fase de desenvolvimento, descobrindo o mundo, e nessa ânsia de descoberta é muito comum acidentes domésticos relacionados ao público pediátrico.
    Tendo em vista a estrutura corporal da criança, as regiões mais afetadas são as superiores, e essas queimaduras térmicas podem acontecer diretamente com fogo, líquidos quentes e até mesmo com vapor.
    As queimaduras químicas também acontecem com maior incidência no público pediátrico por causa de acidentes domésticos. Os produtos químicos utilizados em limpezas domésticas podem ter características ácidas, básicas, e em contato com a água reagir causando lesões no organismo e, principalmente, na pele, pois, a pele é o órgão do corpo mais afetado pelas queimaduras.
    Já as queimaduras radioativas vão estar mais associadas às atividades laborais, que são acidentes de pessoas que trabalham com produtos radioativos.
    As queimaduras elétricas estão muito associadas também aos acidentes domésticos e aos acidentes de trabalho.
    Em via de regra, quando falamos de queimaduras, nós temos que estar atentos ao grau de acometimento da lesão causada pelo agente nocivo à pele, e esse grau de acometimento é avaliado pela profundidade ou pelo nível de tecido atingido por esse agente lesivo.
    Então se eu tenho um tipo de acometimento apenas da camada superficial da pele, a epiderme por exemplo, é muito comum nesse caso termos o tipo de lesão chamada de hiperemia, aquela região de vermelhidão causada por queimaduras de primeiro grau.
    Já as queimaduras de segundo grau vão afetar também a derme, e sua forma mais comum são os flictenas, as famosas bolhas que não devem ser estouradas, pois elas devem ser tratadas como a lesão e devem receber um tipo de tratamento farmacológico, coberturas especiais, bem como se houvesse já uma lesão de descontinuidade, e esse rompimento da bolha deve ser de forma natural.
    Temos também as queimaduras de terceiro e quarto grau acometendo o tecido subcutâneo, a fáscia muscular e até mesmo os ossos, e os tratamentos dessas lesões mais graves vão às vezes requerer internação hospitalar.
    #enfermagem #enfermeira #enfermeiro #PGEenfermagemDeValor
    ✅ Gostou desse vídeo?
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    👍 Deixe o seu like
    ✍️ Deixe seu comentário
    📢 Compartilhe com os amigos
    🕵 Siga o nosso insta: / pos_enfermagemdevalor
    📚 Notícias da enfermagem: www.enfermagemdevalor.net.br/

Komentáře • 5