Mandatos de captura do TPI: pior emenda que soneto | Contra-Corrente em direto na Rádio Observador

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 20. 05. 2024
  • O anúncio pelo procurador do Tribunal Penal Internacional de que solicitou a emissão de mandatos de captura contra os líderes de Israel e do Hamas vem criar mais obstáculos a qualquer solução de paz.
    Signa-nos em:
    Instagram: / observador
    Facebook: / observadorontime
    Twitter: / observadorpt
    CZcams: / observadorpt
    Ou através do site: observador.pt/

Komentáře • 62

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t Před 29 dny +2

    Há aqui um ponto na conversa que choca também embora com outros Oradores. Devo dizer que a analise da Dra Helena Matos é aquela com que mais me identifico. A propósito de Israel. Aqui a minha critica é sobre a critica a Nicarágua. No jogo institucional formal (é assim que devem ser assumidas as intervenções em Tribunal internacional), são os Estados quem mediante os seus órgãos exprimem a sua vontade. É a declaração negocial ou processual da pessoa colectiva Estado que é um Ente Soberano em Direito internacional público como o cidadão individual é uma pessoa geralmente livre (há hoje, há 36 anos a excepção dos coagidos do SMMP e da Faculdade de Direito) dotada de autonomia da vontade para as suas intervenções na vida. Para efeitos do direito de estar em justiça (o antigo francês droit d'ester en Justice) de um Estado, Pessoa Soberana Colectiva de Direito Internacional Público, é totalmente irrelevante que seja uma ditadura ou não. Não é disso que aqui se trata. Se houver criminalidade relevante em DIP do mesmo Estado ele pode vir a ser examinado e os seus Lideres constituídos arguidos. Não deixa de ter o direito de intervenção processual nos processos que entende desde que, segundo as regras gerais tenha a personalidade, que tem e a capacidade que tem pois algum poder é lá exercido com relevância bastante para o efeito. Que sejam boas ou más as suas chefias entra no domínio do hiper relativo a luz do colonialismo que uma França pratica e não o Nicarágua. Ao ponto de poder dizer se que são estes poderes auto apelidados de democratas, os Parangonas, que estão a destruir a laboriosa conclusão da queda do Muro de Berlim retirada do Congresso de Viena de 1993 com a sua Declaração e Programa de Acção, de universalidade dos direitos humanos. Tenham paciência, não se pode ter tudo. Enfim recordo que a Democracia não se impõe pela forca. Quando isto é feito por Denocracias demasiado fortes militarmente, há um fim dissimulado. Da utilidade de figuras simples como simulação/dissimulação para entender. Ou Gandhi conseguiu a Independência da Índia pela violência? Peço resposta honesta sem rodeios de mais relativismo Parangono.

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t Před 29 dny +3

    Claro que assina O Impotente. Com os melhores cumprimentos.

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t Před 29 dny +2

    De todo. A Justiça não está acima da Democracia. O que há é Magistrados que intervém porque foram instituídos para o efeito. Bem diferente curiosamente é o caso do SMMP que age a solta sem qualquer controlo quando existem na Ordem Constitucional Portuguesa um sistema bem diferente em sede de completude do sistema muito fragmentado do Direito Internacional Público. Pelo contrário. Há aqui alguém a velar pela manutenção da Paz Democrática. Digo isto com total respeito pelos Jornalistas.

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t Před 29 dny +2

    É só agora em 2024(sec XXI) que começa a haver luta pela autodeterminação dos Povos com um possível sucesso. Quando os mvts de independência começaram nos anos 20 do S XX. Portanto hoje nós estamos em condições de medir o nosso enorme atraso e de como, apesar do discurso Parangono estamos numa sociedade atrasada.

  • @JorgeManuelPintodaSilva
    @JorgeManuelPintodaSilva Před 29 dny +3

    Bom dia
    Relativamente à intervenção da Helena Matos, cujos comentários são bastante pertinentes, gostaria de solicitar algumas alterações à sua intervenção:
    1o. Ter mais atenção à localização do microfone, pois, ao falar, desviasse do mesmo e temos dificuldade em ouvir.
    2o. Ao falar devia evitar a alteração rápida dos decibéis da sua voz pois, devido à forma como passa dos 8 ao 80, dificulta a sua audição, o que não se passa na intervenção do José Manuel Fernandes.
    Parabéns pelo programa.
    Os meus cumprimentos.
    Jorge Silva.

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t Před 29 dny +2

    Temos que ser prudentes para não tomar posições e poder virar oportunamente a casaca. Depois da Geringonça a Parangona.

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t Před 29 dny +2

    Mas quem me chama fascista ou criminoso ofende me. Talvez um dia a difamação por políticos venha a ser castigada por lei por Magistrados imparciais. Parangona. Qual dossier mal preparado... Vai mandar o processo baixar novamente a quem? Ao continuo dos Trinca Pregos? Ler a excelente tradução de Albert Cohen em Português. Eu tinha vergonha...

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t Před 29 dny +2

    Vamos lá ver Sr Orador da Análise da decisão do Procurador. Um homicídio por negligência é crime. Certo? Um genocidio ou para ser prudente um homicídio Colectivo o Massmorder que não é Genozid para não o constipar não é crime? E se for cometido por militares profissionais ou milicianos agindo na representação de um Estado organizado não é crime contra a Humanidade? É precisamente esta a noção subjacente. Porque não vai ver um terrorista julgado por genocidio mas por crime de terrorismo tendo conduzido a morte por vezes com requintes de malvadez. Seja como for o terrorista não é Estado para este efeito, compreende? Eu mandava o baixar a Faculdade novamente. Francamente... Depois da Geringonça, a Parangona. E por isso já se sabe que eleita pelo Povo neste sentido, a Maioria não passa dos 2 anos. E como é tão contestada nem discute e humildemente aceita. Tudo isto com esta globalização da Guerra perante Povos inteiros discordantes mas impotentes, é a Parangona. Depois da Geringonça a Parangona.

  • @franklinca5723
    @franklinca5723 Před 28 dny

    Apoiam a condenão do Putin e não concordam com a condenação do Benjamin Netanyahu. Que triste justificativa!

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t Před 28 dny

    César Garcia de Aveiro, é muito simples,1. Sou homem , 2. É a informação corrente sobre o genocidio dos Palestinianos agora em curso desde 7/10/2023.
    Quanto ao mais, mantenho as minhas fontes.
    Cumprimentos.

  • @gabiru939
    @gabiru939 Před 29 dny +2

    Não há SONETOS mas "sinetes". Por favor ajudem a melhorar TAMBÉM o conhecimento da língua!
    OBRIGADO.

  • @MariaGomes-ki5he
    @MariaGomes-ki5he Před 29 dny +4

    A justiça a actuar sem justiça! Irónico.

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t Před 29 dny +3

    Pior a emenda que o soneto. Discordo respeitosamente do Dr Fernandes.

  • @ultralightflyer
    @ultralightflyer Před 29 dny +8

    Deveria ser proibida a venda de álcool e de drogas recreativas no TPI.

  • @faustinomartins1024
    @faustinomartins1024 Před 29 dny +5

    25:53 Muito boa análise, José Manuel Fernandes 👌

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t Před 29 dny +2

    Os jornalistas que me perdoem. Nada contra eles... Por vezes mesmo assim as análises de jurisprudência deveriam ser feitas por juristas que trabalham. Enfim. Não puxo dos galões. Sou impotente. O Outro era o Inteligente. Eu sou o Impotente perante...Tanta Parangona....

  • @ciriloreis1841
    @ciriloreis1841 Před 29 dny +4

    Este homem vive num mundo paralelo. Ou é altamente tendencioso...

    • @jtanchao
      @jtanchao Před 29 dny

      Então estás tu na realidade certa! Explica lá.

    • @jorgetavares887
      @jorgetavares887 Před 29 dny

      É altamente tendencioso.

    • @jmontoya1972
      @jmontoya1972 Před 29 dny +2

      Sim é tendencioso como eu ou qualquer pessoa com a cabeça em cima dos ombros e bússola moral a funcionar. Sim, somos tendenciosos a favor da democracia, do estado de direito, da civilização e da decência. Este é problema de acéfalos que querem manter equidistância entre pólos que não são equivalentes. Se a sua casa for invadida e a sua familia violentada por assaltantes, espero que nem os vizinhos nem polícia intervenham. Afinal os assaltantes também são seres humanos que com certeza tiveram boas razões para fazerem isso.😮

    • @jorgetavares887
      @jorgetavares887 Před 29 dny +1

      ​@@jmontoya1972só os acéfalos pensam que tudo começou a 7 de outubro. E se invadissem a tua terra e matessem os teus pais, filhos, familiares e conhecidos?

    • @cesargarciaaveiro
      @cesargarciaaveiro Před 29 dny

      @@jorgetavares887 ????????

  • @afonsofreitas7588
    @afonsofreitas7588 Před 29 dny

    Grande jose manuel fernandes

  • @antoniobranco3661
    @antoniobranco3661 Před 29 dny +4

    Qual a diferença entre um grupo terrorista , e um estado que usa meios terroristas ? Para quem morre , nenhuma!!
    O grande problema , é que alguns políticos de grandes estados , estão a sentir as barbas a arder..
    Antes de decidir , têm de pensar se não vão acabar na gaiola...
    Ou seja, vai introduzir alguma moral , nalgumas politicas...

    • @jorgeferreira3603
      @jorgeferreira3603 Před 29 dny +1

      O Grande Moralista....

    • @raquelmateus4471
      @raquelmateus4471 Před 29 dny +1

      Há uma diferença entre o atacante do atacado. Também é preciso olhar às acções.

    • @nomeyodomar
      @nomeyodomar Před 29 dny

      E provocações​@@raquelmateus4471

    • @jtanchao
      @jtanchao Před 29 dny

      Essa não é a pergunta certa.... Mas também não vou dizer qual é....

    • @hernanip5724
      @hernanip5724 Před 29 dny +2

      ​@@raquelmateus4471Leia com imparcialidade o historial de atrocidades desde a a fundação de Israel e o jugo a que estão sujeitos os palestinianos.
      Talvez consiga discernir alguma coisa, caso não seja demasiado obtusa.