José Manuel Fernandes: O que muda com os mandados de captura contra os líderes de Israel e do Hamas?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 20. 05. 2024
  • O Tribunal Penal Internacional emitiu ontem mandados de captura para o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e o seu ministro da Defesa, Yoav Gallant, e para três dirigentes do Hamas, por alegados crimes contra a humanidade desde o início do conflito desencadeado a 7 de outubro. José Manuel Fernandes defende que a decisão vem criar mais obstáculos a qualquer solução de paz.
    Veja o programa completo em: • Mandatos de captura do...
    Siga-nos em:
    Instagram: / observador
    Facebook: / observadorontime
    Twitter: / observadorpt
    CZcams: / observadorpt
    Ou através do site: www.observador.pt

Komentáře • 5

  • @ozi2166
    @ozi2166 Před 28 dny

    É com o devido respeito que deixo a sugestão para que os jornalistas e comentadores do Observador se inteirem melhor e mais profundamente sobre alguns assuntos que tratam, assim como, fica a sugestão para que alarguem os seus horizontes no que respeita ás suas supostas fontes, respectivas narrativas e percepções dos eventos atuais e da realidade. é por demais sabido e conhecido que há uma narrativa ocidental, nomeadamente americana e britânica que há muito deixou de ser isenta e até passou a ser um pedacinho cognitivamente dissonante e desconectada da realidade, estagnada em perspectivas, percepções e visões da realidade, numa visão de mundo que já não existe, numa defesa de um mundo ocidental que há muito deixou de ser o que era, para o atual momento de total perda de credibilidade, lamentalvelmente.
    As estórias que são apresentadas como suposta história do que se passou em Israel pelo ataque do Hamas em 7.Outubro, dos bébés decapitados, violações em massa etc, ... e os demais os tais videos que foram colocados a circular e dados a visualizar pelos israelitas, já foi tudo desmentido, inclusive pela propria liderança israelita, quando foi apanhada pelos media quanto á sua autoria e veracidade dos tais videos da violência do Hamas, tendo estes videos sido criados pela propria liderança israelita; a este respeito a France 24, Al Jazeera entre outros media mais convencionalmente reconhecidos têm uma série de publicações a este respeito, onde detalhadamente fazem o «debunking» (desconstrução) dos videos e alegações apresentados por Israel.
    Alías um punhado de jornais israelitas, entre eles o Haretz, publicou artigos em detalhe das investigações, testemunhos e eventos.
    Fica aqui a sugestão, ... de ir ao arquivo (pois tudo isto é conhecido desde 2023) e se informarem (actualizarem) devidamente.
    Existem documentários resultantes das investigações realizadas a respeito dos eventos de 7.Outubro, da Al Jazeera e do jornalista Richard Sanders, assim como um outro que faz o debunking do documentário «Screams before silence» da Sheryl Sandberg
    A informação a este respeito existe há tempo tempo, desde 2023, é bastante e disponivel em vários media e idiomas. Contribuindo para o esclarecimento da situação e o lamentável descrédito de Israel, assim como, mais um prego na caixão da velha media ocidental nas suas narrativas «enviesadas».

  • @ozi2166
    @ozi2166 Před 28 dny

    Para concluir, ... receio que o raciocinio e argumento para a formação de uma opinião e perspectiva do tema, possa falhar, por não serem factuais ou verdadeiros os argumentos que lhe servem de base.
    Relativamente á Palestina, sabe-se que no passado dia 10 de Maio nas Nações Unidas lhe foi definido ter as condições para ser reconhecido como Estado, que existem diversos paises que reconhecem a Palestina como Estado, que hoje de manhã Irlanda, Noruega e Espanha anunciaram que reconhecem a Palestina como Estado, ... sendo o mais curioso, uma entrevista antiga em que se vê e ouve Golda Meir, primeira-ministra e um dos fundadores do Estado de Israel, dizer que durante decadas tinha passaporte da Palestina quando emigrou da Ucrânia para a região do actual Israel
    Relativamente aos crimes de guerra, ... creio que não é preciso fazer um doutoramento para saber que existe algo que se chama direito internacional, com leis e determinações bem claras e definidas, ... ainda que a nós só nos convenha reconhecer esta jurisprudência quando nos apetece e como nos apetecer. Os tais inumeros pesos e medidas do ocidente no que toca aos seus interesses e objectivos.
    Pessoalmente, não sou aqui a tomar o partido seja de quem for, apenas deixo sugestões e uma outra possivel perspectiva dos eventos e da realidade
    Um bocadinho de coerência, devido distanciamento nos interesses e equidade qb, ao ocidente só ficaria bem
    Estamos em pouco anos a destruir decadas de respeito, admiração e liderança no contexto internacional. Extremamente lamentável o que está a suceder, e parece que ninguém tem vontade de pôr ordem na casa
    Equidade, reconhecimento e respeito pelos outros, suas culturas e suas causas, poderia ser um bom principio
    Em guerra, quase tudo é feio, injusto e irrecuperável para todas as partes!
    Namaskaram!

  • @ozi2166
    @ozi2166 Před 28 dny

    Muito rapidamente e para clarificar, relativamente aos corpos dos bébés, assim como as alegadas violaçoes em massa, foram estórias que tiveram origem em alguns membros do Zaka, um grupo judeu ortodoxo algo problemático. Foram alguns dos membros do Zaka que chegaram aos vários locais do ataque e que fizeram uma interpretação muito propria do que observaram, e que mais tarde se veio a verificar não corresponder á verdade, assim como a propria pessoa que «inventou» as estórias confessar que as inventou numa entrevista publicada em video, assim como, em outras fontes, iclusive pelo proprio exercito israelita.
    Sobre os supostos bébés decapitados e queimados, o senhor encontrou uma senhora com algum volume morta e junto a ela uma série de coisas que agora não cumpre detalhar, e o senhor concluiu que a senhora estava gravida e que algo perto da senhora seria um bébé lhe retirado do ventre e assassinado; sobre as alegadas violações em massa, o senhor viu o corpo de uma jovem adolescente com as calças pelos joelhos, e conclui que ela havia sido violada, sendo que mais tarde foi apurado que, soldados do exercito israelita, com receio de que o corpo da jovem pudesse ter uma armadilha, arrastaram-no pelas pernas durante uma distância e foi desse modo que as roupas da jovem resultaram dessa forma
    Diversos relatos existem de familias israelitas a vir a publico negar, esse assunto das violações quando algum membro da familia foi anunciado como vitima.
    Por parte das várias organizações, segue-se a ter como certo de algo de violência sexual haja ocorrido por parte do Hamas, uma vez que essa prática está entre as mais observadas e que tipificam os crimes de guerra, contudo é por estas entidades acrescentado que, não será na quantidade que foi publicitada, assim como, até agora permanecem falta de provas forenses e de testemunhos
    A questão do numero de mortos do hamas, corpos desmembrados, corpos queimados, sinais de mutilação, etc.. tem sido problemática em virtude dos meios que o proprio exercito israelita utilizou na operação contra o ataque do Hamas no dia 7.Outubro, e no âmbito da sua famosa directiva Hanibal.
    Os foguetes lançados dos helicopetros, assim como outros meios de combate usados pelo exercito israelita, sabem-se ser a causa de muita da grande devastação encontrada nos locais, nomeadamente a tudo o de queimado com bastante violência (corpos desmembrados, viaturas queimadas, casas queimadas e derrubadas, etc.
    A este respeito há artigos dos proprios media israelitas, desde os primeiros dias, ...
    Nada disto isenta o Hamas, ... mas creio que é importante relatar a verdade, com isenção e a devida distância, nomeadamente num palco em que somos criadores de opinião, perspectivas e percepções
    Muitas pessoas, não têm acesso, não conhecem ou pura e simplesmente confiam nos media convencionais como fontes de informação. E sem saber, são induzidos em erro, e numa opinião sobre os eventos que não tem conexão com a realidade.
    Respeitosamente!!