VIAGEM COMPLETA DA LINHA 9-ESMERALDA (FEV/2021)

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 27. 08. 2024
  • Trajeto completo da linha 9-Esmeralda da CPTM, que liga Grajaú no extremo sul da capital de São Paulo a cidade de Osasco na região metropolitana, tudo isso a bordo do trem S040 da série 8000.
    MAIS INFORMAÇÕES DA CICLOVIA:
    pt.wikipedia.o...
    www.cptm.sp.go...
    RIO PINHEIROS:
    pt.wikipedia.o...
    RIO JURUBATUBA:
    pt.wikipedia.o...
    AUTÓDROMO DE INTERLAGOS:
    pt.wikipedia.o...
    DEIXE O SEU LIKE, SEU COMENTÁRIO, SE INSCREVA, COMPARTILHE E ATIVE O SININHO PARA MAIS VÍDEOS.

Komentáře • 38

  • @MiguelSuzartOFC
    @MiguelSuzartOFC  Před 2 měsíci

    **AVISO: ESSE VÍDEO SERÁ ATUALIZADO**
    A linha 9-Esmeralda hoje em dia é operada pela ViaMobilidade, empresa que descende de uma sociedade do grupo CCR com a RuasInvest desde janeiro de 2022.
    Nesse período de concessão, a operadora fez algumas mudanças no âmbito operacional da linha 9-esmeralda que se diferenciam bastante da realidade da época em que esse vídeo foi feito, quando a operação e responsabilidade da linha era da CPTM.
    A linha 9-esmeralda também está em expansão que contempla o ganho de duas estações, uma delas já inaugurada: Mendes-Vila Natal (que já opera em horário integral desde 2022) e Varginha que ainda será inaugurada, tornando o traçado da linha 9, portanto, completo.
    Por esses motivos, quando a estação Varginha já estiver inaugurada e estiver operando em horário integral, uma versão atualizada deste vídeo será feita.
    Se inscreva no canal, ative o soninho para receber notificações de quando um vídeo novo ser enviado e não perca a versão atualizada desse vídeo, abraços! 🤝🏼🛤️

    • @AndreRocha-ze2kf
      @AndreRocha-ze2kf Před 24 dny

      Moço de São Caetano do Sul como eu faço para chegar em Grajau?

  • @balde616
    @balde616 Před 2 lety +11

    Acho q é uma das melhores da CPTM, pq as estações são próximas uma da outra (diferente das outras linhas da CPTM) e ainda dá acesso a outras linhas (8 diamante, 4 amarela e 5 Lilás), incrível!

    • @diegolimafajardo
      @diegolimafajardo Před 2 lety +5

      As linhas 8 e 9 deixaram de ser CPTM, desde dezembro são administradas pela via mobilidade, grupo CCR.

  • @manassesomaisromantico
    @manassesomaisromantico Před 6 měsíci +2

    caramba que saudades eu fazia essa rota todos os dias até hebraica Rebouças 🤗

  • @lugaresincriveis8626
    @lugaresincriveis8626 Před 3 lety +5

    Linha esmeralda maravilhosa !!!

  • @diversidadesecultura55
    @diversidadesecultura55 Před rokem +1

    BELO trabalho parabéns

  • @DG-xu6jq
    @DG-xu6jq Před 2 lety +3

    aí q saudade de pegar essa linha 😍😍

  • @diegonegreiros1489
    @diegonegreiros1489 Před 3 lety +5

    Gosto muito dessa linha porque é a linha da CPTM que mais se aproxima da qualidade de um metrô.

    • @MiguelSuzartOFC
      @MiguelSuzartOFC  Před 3 lety +3

      Realmente, se assemelha um pouco

    • @onex9225
      @onex9225 Před 2 lety

      Se assemelha em quais fatores?

    • @MiguelSuzartOFC
      @MiguelSuzartOFC  Před 2 lety +4

      @@onex9225 O trem e o metrô são bem parecidos. Os dois andam sobre trilhos e usam tecnologias similares. As diferenças são bem sutis e não envolvem só o fato de andar por cima ou por baixo da terra, já que também existem metrôs de superfície, como a linha 3 vermelha do metrô.
      No Brasil, é comum usar a denominação “metrô” para as composições urbanas que andam pelo centro da cidade e por áreas mais densas. Já os trens, se locomovem por subúrbios e regiões metropolitanas. Essa diferença é visível na prática em São Paulo, por exemplo, onde existe o Metrô e a CPTM.
      Essa variação de localização entre o centro das metrópoles e as áreas metropolitanas ajuda a explicar algumas diferenças entre esses modais.
      Como percorrem áreas mais densas, com muitas construções, os metrôs são subterrâneos para desviar dos obstáculos. Também por conta da densidade, as estações de metrô costumam ser mais próximas umas das outras: entre 500 metros e 1,5 quilômetro. Além disso, suas composições tendem a ser menores: até 6 carros e 120 metros de comprimento.
      Os trens, por sua vez, operam em áreas com população e construções mais distribuídas na área. Por isso, suas estações ficam até dois quilômetros distantes uma da outra, ou mais, a distância das estações da extensão da linha 7 Rubi é um bom exemplo disso. Os comboios podem ter até o dobro do tamanho do metrô ( até 12 vagões e 250 metros).
      Então podemos concluir que a linha 9 pode ser sim considerada um metrô superfície, baseado que suas estações são próximas umas das outras, percorrem grandes centros e áreas densas. Mais ainda não se pode considerar 100% um metrô, baseado no tamanho das composições e quantidade de vagões (8 vagões, 170 metros).

    • @onex9225
      @onex9225 Před 2 lety +2

      @@MiguelSuzartOFC boa explicação, valeu👍

  • @Bismarckma
    @Bismarckma Před 2 lety +1

    Excelente trabalho. Parabéns.

  • @silvestreluna1865
    @silvestreluna1865 Před rokem +4

    ESSES TRENS SÃO A NOSSA UNICA
    ALTERNATIVA.
    O MAIOR PROBLEMA E O AR CONDICIONADO.
    NO CALOR COLAM NO QUENTE
    NO FRIO COLOCAM NO FRIO.
    DA PRA ENTENDER?????

    • @MiguelSuzartOFC
      @MiguelSuzartOFC  Před 2 měsíci

      Os trens da CPTM assim como os da ViaMobilidade possuem ar condicionados onde o maquinista só tem o poder de ligá-los. A missão de regular temperatura fica por conta de sensores que interpretam a temperatura do dia que a partir daí deixam em temperatura fria ou quente.
      Mais realmente, isso é um problema chato mesmo, talvez seja um problema nos próprios aparelhos de ar condicionado nessa parte. As vezes tá um frio e o trem tá lá com o ar geladão kkkk, era mais fácil viajar numa geladeira kkkk.

  • @emersonberto8559
    @emersonberto8559 Před 3 lety +2

    👏👏👏🎉🎊

  • @dionyr1
    @dionyr1 Před rokem +2

    Deveria deixar a câmera virada pra frente

  • @Nanfeii
    @Nanfeii Před 3 lety +1

    Pq q na estação Santo Amaro o trem mudou de trilho?

    • @MiguelSuzartOFC
      @MiguelSuzartOFC  Před 3 lety

      O motivo exato não dá pra saber, mais com toda a certeza, o CCO do Brás que ordenou o condutor do trem fazer essa mudança.

  • @michelesantos6807
    @michelesantos6807 Před 2 lety +2

    Um tormento, sempre com problemas, falta manutenção. Deus nos acuda 😡

  • @michelesantos6807
    @michelesantos6807 Před 2 lety +3

    Descaso total, Só por Deus, sou usuária dessa linha e sempre tem problema 😡😡😡😡

    • @Bismarckma
      @Bismarckma Před 2 lety +3

      Problemas sempre existirão. São Paulo tem transporte público, de massa, de muita qualidade, e em expansão. Conheço o Brasil, não há nada parecido.

    • @MiguelSuzartOFC
      @MiguelSuzartOFC  Před 2 lety +4

      Mesmo assim, não é uma perfeição, em relação ao que a colega falou, realmente! O estado de SP colocou as linhas 8 e 9 nas mãos de uma concessionária totalmente incapacitada de ter um plano de gestão bom antes de assumir e o por em prática na hora da operação. Qualquer lugar do Brasil, do mundo, não importa. Enquanto o poder público não tiver vergonha na cara, só fazer reuniões e não chegar a soluções de fato, será esse descaso em qualquer setor, além do transporte.

    • @fellipe8821
      @fellipe8821 Před rokem

      @@MiguelSuzartOFC quais são os problemas relacionados a essas linhas?

    • @MiguelSuzartOFC
      @MiguelSuzartOFC  Před rokem +2

      @@fellipe8821 Os problemas envolvendo as linhas 8 e 9 são muitos. Todos esses causados depois que o Estado, por pura decisão política, decidiu conceder essas linhas a uma concessionária que não tem competência nenhuma de operá-las. A promessa era de que a partir do momento que essa concessão fosse posta em prática, muitas melhorias iriam elevar o padrão esses dois ramais de trens metropolitanos ao "padrão linha 4 amerela" do metrô, o que claramente não aconteceu...
      As linhas da CPTM que eram sinônimo de melhor qualidade, se tornaram as piores: superlotação em trens causados por longos intervalos, descarrilamentos frequentes dos trens (o mais recente ocorrido na estação Domingos de Moraes da linha 8-Diamante), acidente com trem na estação Júlio Prestes, má conservação de trens e estações, a péssima operação e manutenção graças ao medíocre e minúsculo tempo que a transição de CPTM para ViaMobilidade ocorreu, proporcionando uma formação de funcionários não totalmente experientes e aptos para as tais funções dadas. Isso rendeu até a morte de um eletricista na estação Pinheiros da linha 9, quando o mesmo fazia manutenção. E diante a todo esse caos diário, o mais intrigante é que quando as falhas acontecem, a concessionária insisti na falta de informação ao passageiro, não atualizando a situação de operação das linhas (coisa que a CPTM também anda fazendo).
      Todos esses descumprimentos de contrato rendeu uma ação do Ministério Público de São Paulo logo no começo da concessão, chegando no estágio de hoje onde o MP pede a anulação dessa PPP, o que prova que a ViaMobilidade é uma concessionária totalmente incompetente e desnecessária para nós usuários.
      Então Felipe, concluo que não tem um único culpado e sim, todos!
      Em minha opinião, o governo estadual do PSDB, que por quase três décadas insistiu em políticas nas quais em vários outros lugares não deram certo, dentre essas, a concessão das linhas 8 e 9, é o percussor desse cenário todo!
      Um bom exemplo disso é a concessionária SuperVia, que de "super" não tem nada, que degrada os trens metropolitanos do Rio de Janeiro desde 1998...
      O Estado tem muito dinheiro, pagamos trilhões de impostos por ano e não precisamos dessas SUBCONCESSIONÁRIAS atrapalhando o nosso direito de ir e vir, quando temos a CPTM, que também está extremamente longe de oferecer um serviço de excelência como se deve, que tem capacidade técnica e mão de obra qualificada e experiente para atuar.

    • @MiguelSuzartOFC
      @MiguelSuzartOFC  Před rokem +2

      @@fellipe8821 Em meio a toda essa pavorosa experiência com a ViaMobilidade nas linhas 8 e 9, ainda no governo psdbista, criaram a concessão do Trem Intercidades SP-Campinas, em conjunto com a linha 7-Rubi.
      Nessas eleições de 2022 para presidente e governador, o grande maioria do povo paulista se mostrou incapaz de escolher um cidadão qualificado para ocupar o poder executivo estadual.
      Tarcísio de Freitas, que decidiu de última hora ser candidato a governador de São Paulo, declarou que pretende leiloar a linha 7 em conjunto com o TIC Campinas no primeiro semestre de 2023.
      Vale lembrar que a linha 7 hoje, opera em conjunto com a linha 10, ligando Jundiaí a Rio Grande da Serra, unificação essa implementada a partir de maio de 2021, benfeciando cerca de 165 mil pessoas em uma economia de 8 minutos no tempo de viagem.
      Nesta concessão, não está inclusa a linha 10, significando uma possível extinção desse serviço, emfim, mais um grande retrocesso no transporte público.
      A reflexão que fica é que devemos tirar políticos que previligiam um modelo de governo no qual já não deu certo em outros lugares e retrocedem o nosso dia a dia!

  • @mariadalva4832
    @mariadalva4832 Před rokem

    Nadia do isaque

  • @demetriomoura170
    @demetriomoura170 Před rokem +1

    kitnetsDoDema. More próximo a estação Presidente Altino Osasco

  • @mariadalva4832
    @mariadalva4832 Před rokem

    Nadia do isaque

  • @mariadalva4832
    @mariadalva4832 Před rokem

    Nadia do isaque