Devaneio Excessivo/Maladaptive Daydreaming (Viver No Mundo De Fantasia)

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 26. 06. 2019
  • PARTICIPE DO WORKSHOP ENTRE NO SEU PODER
    taryanarocha.com.br/workshop-...

    CONHEÇA A SOCIEDADE DO EU REAL
    taryanarocha.com.br/sociedade...

    PLANEJAMENTO ANUAL ALINHADO COM SEU EU REAL
    Quer planejar um novo ano de acordo com seus desejos mais profundos? Adquira o “Ano Ideal do Eu Real” abaixo:
    sun.eduzz.com/97420
    EMPREENDEDORISMO PARA NOVATOS PERDIDOS
    Você pensa em empreender em algo alinhado com sua alma e não sabe nem por onde começar? Escrevi esse ebook com o intuito de ensinar tudo o que foi mais útil no meu caminho e que eu gostaria que alguém tivesse me falado no início.
    Saiba como estruturar sua idéia e seus primeiros passos:
    sun.eduzz.com/110624

    INSCREVA-SE NA NOSSA LISTA DE EMAIL E RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO
    taryanarocha.com.br/inscreva-se
    CONTATO
    Whatsapp: (11) 96605-4437
    Ou clique aqui:
    wa.me/message/PNYVXLRJLQE7I1
    Ou mande um email diretamente para nossa equipe aqui:
    info@taryanarocha.com.br
    REDES SOCIAIS
    / taryana_rocha
    / taryanarochacoach

    Meu trabalho é autoral, eu não sou psicóloga, sou psicanalista, coach, empreendedora e artista🌹. Utilize as informações aqui com responsabilidade e pergunte-se o que faz sentido para o seu Eu.

Komentáře • 217

  • @TaryanaRocha
    @TaryanaRocha  Před 2 lety +3

    🔺Clique no link e garanta agora mesmo seu ebook gratuito Família Narcisista - Entenda o Impacto e Cure-se:
    bit.ly/Familia-Narcisista 🐈

    • @giovannirezende4258
      @giovannirezende4258 Před rokem +1

      Olha eu estou com 58 e só a pouco descobri que isso atrapalhou muito a minha vida qual a melhor forma de se livrar disso?pois faço uma boa auto hipnose não sei se isto me ajuda ou me atrapalha.

    • @giovannirezende4258
      @giovannirezende4258 Před rokem

      Pena que não deixou o link do filme como disse

    • @TonyHalcks-he6jx
      @TonyHalcks-he6jx Před 9 měsíci

      Este é o link do trailer para tu ver se quer assistir o filme.

    • @TonyHalcks-he6jx
      @TonyHalcks-he6jx Před 9 měsíci

      m.czcams.com/video/U4fCSQO1PeA/video.html

  • @julianadesa8669
    @julianadesa8669 Před 4 lety +112

    Minha psicóloga me falou que esse mecanismo,embora viciante, é uma maneira de fugir mas com intensão profunda de se preservar. A poderia fugir de maneira destrutiva como drogas ou alcoolismo

    • @gimmekromer1151
      @gimmekromer1151 Před 2 lety +7

      Interessante acho que se eu não tivesse isso já teria virado alcoolatra

  • @foliveira3886
    @foliveira3886 Před 5 lety +96

    Eu tinha muito isso quando mais nova. Eu estava saindo com alguém e quando tocava músicas eu imagina que a minha estória seria igual a letra da música. Muitas vezes ficava horas na cama criando estórias na minha cabeça. Aí quando não acontecia eu me sentia mal. Era como se eu tivesse escrito um roteiro para minha vida. Quando criança ficava fantasiando que um dia minha família verdadeira chegaria. Até hoje me pego fazendo isso, mas automaticamente fui vendo que isso me faz mal e sempre que começo eu corto o pensamento.

  • @cleremucache
    @cleremucache Před 5 lety +79

    As responsabilidades da maternidade me ajudaram a reduzir o MDD pois não tem como devanear com Bebe chorando 😁😁

  • @travellergirl5537
    @travellergirl5537 Před 2 lety +30

    Eu tenho isso desde criança, não sei quando começou. Uns anos atrás resolvi digitar no Google " vida inventada", pois não sabia como pesquisar sobre isso. Foi assim que cheguei no termo "Maladaptative daydreming". Eu fiquei chocada quando descobri isso e comecei a assistir vídeos e seguir páginas sobre o assunto. É como se eu tivesse uma vida secreta, como aqueles personagens que possuem uma vida dupla. É realmente um vício, o tempo todo, desde a hora que acordo até a hora de dormir, não consigo parar, já foi mais intenso mas nunca parou.
    Eu moro sozinha há 5 anos , era meu sonho de criança sair da casa dos meus pais, sofri agressões físicas e psicológicas desde criança até a vida adulta. O MDD era o meu jeito de ter uma vida feliz na minha mente, de fugir da realidade dura que eu tinha. Hoje eu tenho poucos cenários na minha mente, mas quando eu era criança tudo era gatilho para um cenário: tinha cenários onde eu morava na idade média e ficava repetindo cenas de algum filme e encenando aquilo várias vezes todo dia o tempo todo. Eu lia várias vezes as mesmas revistas de decorações casa, para ter um cenário de como seria minna casa um dia.
    Nunca fui em psicólogo mas acredito que tenha transtorno de ansiedade e ansiedade social.
    Onde mais acontece é quando estou em casa, dirigindo, de bicicleta ou andando na rua, ou seja, quando estou sozinha. Eu coloco música para ficar cantando junto, me concentrar e não ficar devaneando sobre coisas aleatórias. Quando estou trabalhando ( sou professora) isso diminui bastante, aí fico só pensando. Quando estou sozinha piora. Tenho muita raiva de fazer listas do que tenho que fazer e quando acaba o dia não fiz tudo o que deveria pq fiquei limpando a casa e devaneando e não fiz tudo.
    Uma personagem que eu acredito que tenha Maladaptative daydreming é a Anne do seriado " Anne com E", ela se parece muito comigo quando eu era criança.
    Estou agora no sofá ( com meu namorado que só existe na minha mente 😅), depois vou para a sorveteria e ele vai junto, ele vem fim de semana sempre no meu apartamento. Eu nunca tive um namorado, nem fui a um encontro, acredito que tenha ansiedade social e sempre travo, surto e não chego a ir. E assim vai... é uma vida secreta.

    • @anavictoriagiolo9850
      @anavictoriagiolo9850 Před 3 měsíci

      Comecei ler seu comentário e me lembre da série da Anne....depois vi que vc se identificou com ela....tbm concordo com vc

  • @ealima96
    @ealima96 Před 3 lety +92

    Comecei a criar este mundo de ficção quando estava no fundamental e tinha que lidar com o bullying constante na escola. Desde o fundamental (que já fazem mais de 10 anos), não consigo mais parar. Eu crio personagens e tramas complexas na minha cabeça, é quase como se eu fabricasse uma superprodução na minha mente. Eu realmente chego a imaginar que estou em um filme ou seriado de TV, e a performance é absurda! Tudo a minha volta é um gatilho, músicas, filmes, livros. Descobri a pouco tempo este tipo de problema e estou em choque com a quantidade de pessoas que também experimentam isso, é realmente devastador.

    • @nathanesm
      @nathanesm Před 2 lety +4

      Também tenho pensamentos desse gênero. Música, livro, filmes são gatilhos. Quando vejo estou presa por horas nos pensamentos. É diferente de mente criativa, apenas.

    • @_capi_tu937
      @_capi_tu937 Před 2 lety +3

      Siiiiiim eu sou exatamente assim !!!!

    • @_capi_tu937
      @_capi_tu937 Před 2 lety +6

      As músicas são meu maior gatilho

    • @sandralopes2482
      @sandralopes2482 Před 2 lety +2

      Caramba, vc escreveu minha história

    • @novaera6761
      @novaera6761 Před 2 lety +2

      Eu também mano

  • @merciafernandabenetidoport4138

    As vezes é bom, as vezes ruim é um vicio
    Não quero passar o resto da minha vida em uma fantasia,
    Qnd deixei de sonhar acordado por conta própria, comecei a ter pensamentos negativos obsessivos muito ruim gente 😢

  • @lia__4304
    @lia__4304 Před 4 lety +32

    Acho que sofro disso. Quando eu era criança sofria bullying na escola então passei a fantasiar momentos melhores na minha cabeça, tenho poucos amigos e na maioria das vezes eles me magoam com palavras ou atitudes talvez seja por isso que eu crie pessoas melhores na minha mente, crio uma história totalmente diferente da realidade em quê vivo uma uma fantasia onde eu possa ser quem eu realmente sou sem precisar sempre da minha mãe me dizendo como ser ou como devo me vestir ou agir uma fantasia onde eu possa ter amigos de verdade amigos que não vão me abandonar. Na maioria das vezes,os Mementos ruins da realidade aparecem na minha cabeça, e isso me deixa triste então eu automaticamente começo a imaginar amigos que eu mesmo crio na minha cabeça, vindo me ajudar, tbm é estranho pq não gosto de lugares com muitas pessoas,mas na minha cabeça eu vivo cercada de amigos

  • @foliveira3886
    @foliveira3886 Před 5 lety +35

    Às vezes eu pego horas em pensamentos ruins. Fico me imaginado em situações horríveis. Aí acordo para relaidade me sentindo horrível.

  • @dianarodriguesdealmeida8298

    Vou começar escrever livros, história de amor por quê meus devaneios nem os melhores escritores, ganham kķk

  • @gbelsche
    @gbelsche Před 3 lety +30

    Precisamos urgentemente de mais pessoas falando sobre esse tema. Após o advento da pandemia, você pode perceber, pesquisando pelo termo no Twitter, a quantidade de pessoas que estão alegando ser MD. Fui descobrir agora, anos 20 anos, que sou e lembro do primeiro gatilho que causou todo esse transtorno pra mim, que foi com 7 anos de idade. É um campo absurdo para se pesquisar, para quem é da área da saúde. Obrigada pelo vídeo. Você é uma das únicas pessoas do nosso país que falaram sobre o tema.

  • @7coraporiginal
    @7coraporiginal Před 5 lety +32

    Tem outros dica de filme é "Sonhando Acordado" do aclamado diretor Michel Gondry, procure ver, é ótimo. Se não me engano o proprio diretor já disse ter se baseado muito na cabeça dele mesmo.

  • @carlacristiene9743
    @carlacristiene9743 Před 5 lety +20

    Nossa nunca que pensei que conseguiria entender o que eu tenho, obrigada pelos esclarecimetos , agora tenho certeza do que eu tenho. Agora quero me livrar disso pois não consigo viver a vida real. Bjs.😘

  • @miranda8870
    @miranda8870 Před 4 lety +29

    Eu consigo fica fantasiando e ao mesmo tempo que fantasio fazendo outra coisa manual. Tipo fantasiar enquanto tô descendo a escada e fechando a porta, aí eu vou pra cama e tenho que volta pra ver se fechei a porta pq estava fantasiando enquanto fechava, então tenho que conferir sempre . Tem isso também ,atrasos. Adorei o vídeo vou me inscrever no canal. Quero ver mais a respeito muito bom . Gostei do que você falou no outro vídeo que a medida que você foi realizando as coisas na vida ,as imaginações diminuíram , vou tentar realizar mais coisas na minha vida , sempre me imaginando com o físico melhor e me imagino saindo , mas nunca me esforcei o bastante pra conquista , vou da meu melhor .❤

  • @camilasantos7507
    @camilasantos7507 Před 4 lety +13

    Tenho 18 anos e desde uns 10 anos isso começou, antigamente eu procurava sobre isso aqui no CZcams não tinha vídeos sobre, não era conhecido fico feliz que estão tomando conhecimento, as vezes fico muito preocupada se isso nunca passar, ouvia comentários que não a cura e relatos de pessoas que teve isso a vida toda, hoje não me preocupo muito, meus devaneios são excessivos já por muito tempo que vivo isso, o gatilho e a música. Um exemplo; se estou gostando de alguém ou algo que acontece comigo na minha realidade, no dia dia, eu ja incluo no meu "mundinho". Quando a pessoas por perto eu não faço isso. Mais me preocupo se isso nunca passar, nunca contei pra ninguém sei que não teria o apoio da minha família, que provavelmente associariam com esquizofrenia e me obrigaria fazer o uso de antidepressivos.

  • @monique295
    @monique295 Před 4 lety +24

    Caramba... Eu percebo a um tempo que fico tendo muito disso. Eu faço isso desde que era muito nova (tenho 18 agr). Eu normalmente crio muitas situações , fico adiantando sentimentos em cima de momentos e quando os vivo ,não é como a realidade,a realidade é mais suave. No final eu início uma ansiedade extremamente desnecessária. Minha mãe sempre brigou muito com os parceiros dela, e eu nunca senti que recebi atenção o suficiente, eu me sinto muito sozinha. Tive muitas amizades abusivas e sinto que minha mãe me cria pra depender dela (principalmente sentimentalmente). Comecei a criar essas situações com outras pessoas, normalmente eu não estava tão envolvida. Depois comecei a imaginar coisas em que eu era protagonista, vivendo uma vida longe da minha Real. Agora eu sinto que estou em um ponto mais severo, por que eu fico imaginando que estou,por exemplo, namorando uma pessoa famosa, crio tudo sobre o relacionamento, os momentos bons e ruins. E me vejo sofrendo real pelas situações ruins que imagino. E quando eu "termino " esse relacionamento, eu sofro na realidade a mesma coisa, me sinto triste como se realmente tivesse terminado um relacionamento , É como se eu vivesse aquilo.

    • @Amanda93527
      @Amanda93527 Před 2 lety +4

      Nossa, vivo o mesmo, crio relações com gente famosa!

  • @luketheluke-jh8ou
    @luketheluke-jh8ou Před 4 lety +28

    Tem contos da Clarice Lispector que parece que estou em um dos meus devaneios. “Perdoando Deus” e “Em Busca de uma Dignidade” são bons exemplos. Contém personagens que, antes de tudo, não sabem quem elas são. SUPER RECOMENDO!!!

    • @cristine8155
      @cristine8155 Před 3 lety +3

      Seu cabelo é lindo demais moço, JESUS!

    • @Itsfine416
      @Itsfine416 Před rokem +1

      @@cristine8155
      O rosto tbm kkkkk

    • @Itsfine416
      @Itsfine416 Před rokem +1

      Que rosto lindo vai ser bonito assim longe

  • @chirlanelopes7734
    @chirlanelopes7734 Před 4 lety +12

    Caramba... Eu tenho isso, desde a infância, e acho que minha mãe também tem, a gente sempre fala "sozinhas" gesticula e coisas do tipo, não sabia que era uma condição mesmo🤔🤯

  • @marinill777
    @marinill777 Před 12 dny +1

    MANO DO CÉU… eu achava que eu era maluca 😭 vc me descreveu

  • @amanda.regina
    @amanda.regina Před 5 lety +30

    pfvr continue falando sobre esse assunto. Vc disse coisas que fazem muito sentido e que irei por em prática. E tenho certeza de que ajudará muitas outras pessoas tbm.

    • @rosedias6865
      @rosedias6865 Před 4 lety +3

      Foi a explicaçao mais coerente que ja vi ate hoje sobre meu problema kkk

  • @Aline-fe5vh
    @Aline-fe5vh Před 5 lety +27

    Queria saber dicas para controlar o MD. Realmente se perde anos sob o efeito dele.

  • @_hina07
    @_hina07 Před 2 lety +3

    Grande parte dos meus dias eu estou sempre cansada, tanto por não dormir direito quanto por pensar demais, me esforçar para prestar atenção na aula enquanto quero viver mais nas minhas histórias.

  • @mandacaru33
    @mandacaru33 Před 4 lety +10

    Perdi 10 anos nesse mundo imaginário!

  • @laryssaazevedo6620
    @laryssaazevedo6620 Před rokem +5

    Lembro de quando comecei a ter isso. Nunca foi um problema, ao contrário (um escape até prazeroso). Só me preocupei quando comecei a deixar de sair (festas, aniversário, fazer compras) pra ficar no devaneio em casa. Ai fiquei assusta em preferir trocar coisas reais, as vezes até compromisso por ficar em casa imaginando. Hj sinto q é uma prisão, não consigo nem lembra de quando ñ tinha isso. É cansativo sua mente nunca descaça.

  • @per.kaline
    @per.kaline Před rokem +2

    eu achava que era normal e a mente de todo mundo fosse assim, mas depois que vi um video falando de DE percebi que não é normal 🥲 perguntei p meu noivo e alguns amigos em como eles pensavam e percebi q realmente é diferente

  • @omeudespertar_
    @omeudespertar_ Před 5 lety +44

    Contei que tinha isso para a minha terapeuta e ela não entendeu, não tinha conhecimento e me pediu para eu demonstrar para ela como eu fazia. Isso me incomoda muito porque às vezes eu me atraso e perco muito tempo devaneando. Tenho isso desde os 9 anos e isso é horrível, desenvolvi a depressão em vários momentos da vida, além de ter déficit de atenção. Descobri seus vídeos há algumas semanas, e também sou filha de mãe narcisista, que faz de tudo em benefício próprio e que só quer viver de aplausos. O pior é que ninguém acredita em você e ainda acha que você é que é a errada. Assistindo a um vídeo da Gisela Vallin ela mencionou o seu canal, e eu acho ótimo que esse tema venha à tona e que seja mais propagado, porque existem muitas meninas, como eu fui, que se culpam e até se sabotam por denunciarem os abusos de suas próprias mães, que óbvio sofrem esse transtorno e não são perfeitas. Gratidão a você pelo canal! Muita luz e continue com esse belíssimo trabalho 👏❣😍😗

    • @josiwivianesilva6241
      @josiwivianesilva6241 Před 4 lety +5

      É verdade temos q tbm ajudar a propagar canais, idôneos cmo o da Tary, eu divulgo o Canal dela á mais de um ano, nos comentários de outros canais, coloco o link do dela, e de outros, n vejo o momento de ter mais de 100 mil inscritos, ela sempre dá informações baseada em mto estudos, experiência própria e em relatos, de outras vítimas.

    • @maysavieira6009
      @maysavieira6009 Před 3 lety +3

      Eu também tenho isso, não sei desde quando, e também tenho sintomas de déficit de atenção. Sempre me atrasei muito para compromissos, não consigo me concentrar para estudar, etc

    • @mariagabriela_bia
      @mariagabriela_bia Před rokem +1

      Quando contei a minha psicóloga aos 13 anos de idade que tinha criado um mundo fictício para imaginar aventuras como heroína, ela não entendeu e ainda disse a minha família que eu estava com início de esquizofrenia.
      Imediatamente minha família me tirou da terapia e passei a ser taxada de tímida, incapaz de sobreviver sozinha. Minou meu desenvolvimento de estima, alimentou ansiedade e aos 25 virou minha primeira crise de depressão. Só fui entender como fuga quando percebi que tive pais narcisistas.
      Ainda é difícil entender todas as relações sociais e a autoestima oscila demais, com muitas crises de depressão, mas continuo em terapia.

    • @mariagabriela_bia
      @mariagabriela_bia Před 9 měsíci +1

      @MatheusSantos-nz6dp nunca tive esquizofrenia. Aprendi muito com a Taryana sobre meus pais narcisistas e finalmente estou aprendendo a não buscar validação dos outros para gostar de mim mesma. Tenho família, amigos, carreira, saúde e estou em busca de agradar a mim mesma antes de todo mundo.

    • @mariagabriela_bia
      @mariagabriela_bia Před 9 měsíci +1

      @MatheusSantos-nz6dp tenho certeza que vai! Faça terapia, pense bastante além das sessões. Busque por ser resiliente.

  • @nicolecruz8492
    @nicolecruz8492 Před 3 lety +5

    Quando eu ouvia uma música q eu amava eu já me imaginava como uma protagonista de uma novela com aquela música de tema, eu sempre imaginava isso andando de ônibus enquanto ouvia música, até parei de ouvir música pq eu nao sei ouvir música sem devanear.

  • @josiwivianesilva6241
    @josiwivianesilva6241 Před 4 lety +7

    Tary, pq não está tendo propaganda no teu canal? N acho justo n ter monetização, vc investe a sua vida, estudando, p fazer vídeos. Seja lá qual seja o valor, é uma forma de cmo se fosse, a gente pagando uma sessão de terapia q tiram milhares de pessoas de um mundo obscuro, dando vida em áreas de nossas vidas sombrias e mortas. É mto sério as informações q vc nos passa, é uma terapia extremamente profunda. Temos o privilégio de vc existir, pois n tem mtos psicólogos q sabem tratar sobre o narcisismo no Brasil. é uma honra ter o teu Canal e poder me curar a cada vídeo. Gratidão eterna, garota do bem. Deus abençoe.Um super beijo.

  • @danialbano
    @danialbano Před 2 lety +3

    Nossa...que revelador, eu faço isso desde criança, mas sempre "criei" minhas histórias, mas nunca me prejudicou, mas achava normal, que todo mundo fazia isso...uau...estou mesmo me conhecendo aos 38 anos...obrigada pelos seus vídeos e por toda ajuda que nos proporciona.

  • @rockred392
    @rockred392 Před rokem +1

    Tenho devaneios excessivos desde sempre,hoje tenho 50 anos. Isso hoje é muito mais intenso e me dá muito sono e me leva a procrastinação,como se sugasse minhas energias.Tenho uma vida ativa,trabalho e tenho outros compromissos,mas qdo chego em casa mergulho nisso.

  • @Docarmo9119
    @Docarmo9119 Před 2 lety +3

    Esta situação está tão forte em mim que me peguei várias vezes em devaneios em que eu comentava com a Taryane sobre o tema e em que isso atrapalha minha vida, pausei o vídeo várias vezes para fazer essas reflexões. Ninguém merece 😐.

  • @cleremucache
    @cleremucache Před 5 lety +7

    EU tenho MDD desde os 11 anos pelo que me lembro, hoje estou muito melhor. Certa vez usei o mindfulness pra ajudar e funcionou

  • @Uinze
    @Uinze Před rokem +1

    9:46 Esse tema tbm é muito bem retratado no filme Preciosa (2009), vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado.

  • @flaviaflorencio
    @flaviaflorencio Před 2 lety +2

    Eu tive isso na adolescência, minha casa era muito conturbada muita agressão dentro de casa , meu padrasto era violento , então eu me imaginava adulta e rica não precisando daquele ambiente mais.

  • @julianaslv2604
    @julianaslv2604 Před 2 lety +3

    Excelente, ótimas reflexões muito esclarecedoras, tenho esse devaneio excessivo desde a infância, também como forma de escape aos traumas de família disfuncional. Procuro usar essa energia mental para estudar, ler, escrever ou fazer algo criativo. Existe a arte - terapia também, onde as pessoas podem se expressar escrevendo, pintando quadros, desenhando, compondo músicas, fotografando etc, ou seja, pode ser canalizado para alguma manifestação artística ou criativa. Essa pode ser uma habilidade artística se for bem canalizada.

  • @glauciareginadossantos3474

    Estou muito feliz amiga!
    Descobri através dos seus vídeos que viver no mundo do devaneio e um vício doentio.
    Meu Deus nos ajude. 💗💗💗🙏🙏

  • @CaOlivaes
    @CaOlivaes Před rokem +2

    Eu tenho desde a infância mas eu sempre achei que fosse normal, mas a um sno atrás eu assisti o filme O senhor dos aneis e aí tive uma crise terrível durou três meses, pela primeira vez tive coragem de me abrir com uma amiga e adivinha?! Ela também tem , agora nós duas conversamos sobre isso e tem sido bom desabafar.

  • @rortegarcia
    @rortegarcia Před rokem +2

    As novelas da Globo costumam suprir e inspirar esse perfil.

  • @nicolecruz8492
    @nicolecruz8492 Před 3 lety +3

    Gratidão, eu pensava q eu era louca. Tinha mais forte isso na minha adolescencia, hj diminuiu mais ainda tenho, agora sei o nome.

  • @alinenunes3684
    @alinenunes3684 Před 5 lety +43

    O maladaptive daydreaming é quase um transtorno de personalidade em si devido à sua complexidade, porém ele não é um transtorno e sim um spectrum complexo de algum transtorno. Quem é maladaptive daydreamer precisa fazer análise/terapia pra descobrir que transtorno tem. Tem gente que demora a aceitar isso, mas acredito que descobrir o que se tem é a melhor maneira de manter o transtorno sobre controle e melhorar.

    • @beatriz5851
      @beatriz5851 Před 5 lety +5

      Tenho ansiedade social.

    • @anarafaella2109
      @anarafaella2109 Před 4 lety +5

      Aline Nunes exatamente. Eu tenho transtorno esquizoide e muitos traços de maladaptive daydreaming. E claro, nosso amigo transtorno de ansiedade generalizada, o infeliz é muito resistente!

    • @julianadesa8669
      @julianadesa8669 Před 4 lety +10

      Nem sempre. Eu tenho essa fulga e não tenho transtorno de personalidade nenhum.

    • @andressa1533
      @andressa1533 Před 3 lety +1

      Ansiedade social tbm (diagnosticado pela psico)

    • @daysa77
      @daysa77 Před 2 lety +2

      Eu tenho isso c a música e as vezes quando estou em um pensamento se me interrompem fico c muita raiva

  • @msprisfigueiredo
    @msprisfigueiredo Před 5 lety +9

    Tary, seus vídeos sempre relevantes. Sempre com assuntos complexos, sempre sem julgamento e sempre falando também dos lados positivos. Obrigada!!

  • @lachimolala3244
    @lachimolala3244 Před 3 lety +3

    Procurei por esse video, pois estou preocupada comigo e minhha saúde mental, eu sempre tive uma mente muito aérea, e bom eu sempre me pego em uma realidade totalmente diferente da minha em meus pensamentos, eu chego a encenar, até choro...tudo oq eu sinto é tão real. Tenho amigos pra o lugar onde eu sempre vou, é meio uma coisa mais medieval e afins, eu fico falando sozinha dentro de casa, é muita informação pra minha cabeça, sempre que percebo que tou nesse estado, choro pois acho q estou ficando louca, ou algo assim, é tipo uma realidade virtual, só q tudo dentro da minha mente, na maior parte do tempo eu estou lá...com meus amigos, irmãos (que eu nem tenho) e etc...

  • @manu__inlove3026
    @manu__inlove3026 Před 4 lety +8

    Thanks Tari..te amo. Estou acordando desse nightmare aos 37. E, só pra descontrair, preciso falar.. meu MDD is in English..i became a teacher kkk mas hj SONHO em viver a REALIDADE. 🙃😂😂😘

  • @alessandradasilvasantana1419

    Eu tenho isso desde a minha infância...Realmente é como um vício de droga... Perdi muitos momentos reais da minha vida por isso!

  • @biancanascimento6395
    @biancanascimento6395 Před rokem +2

    Eu lembro quando tu começou comigo
    Eu tinha uns 13 anos veio na minha mente assim eu consigo pensar em uma vida diferente. Aí eu parei e comecei a me trancar no quarto com música no fone e comecei a cria simplesmente assim.
    Tudo começou depois que minhas primas começaram a tira graças com meu peso, é tbm levei um tapa na cara eu pensei assim quando eu tiver todos que fizeram o mal para iria pagar porq eu teria as coisas e aí fantasiei só agora não consigo controlar.

  • @lorranenix
    @lorranenix Před 2 lety +2

    Só tenho que agradecer por todas essas riquezas de informações

  • @jessicafarias3660
    @jessicafarias3660 Před 11 měsíci +2

    Eu ainda nao sei se minha mae é narcisista, mas sei que comevei com esses devaneios qnd era bem crianca. Eu vivia mt sozinha, sem outras criancas e precisava usar a imaginação, tbm tinha "mania" de criar apostas comigo msm (so vou no banheiro qnd terminar tal coisa, terminar de lavar tal coisa em tantos segundos, chegar a tal lugar qmd aquela pessoa estiver em tal distância) e criava comemorações e juatificativas, narrativas e vozes. As janelas dos onibus e carro eram um portal para esse mundo. Hoje falo sozinha demais, sinto vergoha disso... Talvez seja onde eu me permita ter mais vulnerabilidade, nao sei...

  • @antecansada
    @antecansada Před 4 lety +3

    Meu deus do céu, essa sou eu desde pequena. Nunca ouvi uma descrição mais exata do meu estado mental.

  • @renataprates363
    @renataprates363 Před 7 měsíci +3

    Hoje, durante o café da manhã, eu fiz um gesto com as mãos e não percebi nada. Meu marido me perguntou o que significava aquele gesto e repetiu-o para mim. Na mesma hora eu respondi que aquele gesto significa “não me importo com isso, tô nem aí, tanto faz” e, em seguida, eu perguntei a ele: Alguém fez esse gesto pra você? E ele me respondeu “Você! Você fez agora esse gesto pra mim”. Fiquei sem acreditar porque o mais estranho é que eu não me lembro de ter feito esse gesto. Pode ser devaneio excessivo ? Eu sofro de TDA

  • @augustotorah3316
    @augustotorah3316 Před rokem +1

    Eu tenho isso e não é bom. É possível fugir da realidade, mas não das consequências dela. Trocaria fácil todos meus devaneios por um bombom caribe que, por sinal, é o que eu mais detesto.
    Parabéns pelo vídeo! Bom trabalho!

  • @maryjonhson7127
    @maryjonhson7127 Před 5 lety +6

    Vc é maravilhosa, trazendo essas informações pra gente... Saber definir algo que sentimos e traz consequências na nosss vida adulta é um bálsamo

  • @avbarban
    @avbarban Před rokem +2

    Eu tenho transtorno do devaneio excessivo desde uns 7 anos e eu tenho 30 agora. Mas acho que isso nunca me impediu de seguir a minha vida. Mas acredito que esses desvaneios acontecem pq a minha vida é muito monótona então eu me imagino em uma vida que posso ser alguém importante, com muitos conhecimentos e com muitos acontecimentos da vida. Quando estou em dias muito corridos nem tenho tempo de imaginar nada. Acho que meu cérebro tem muita imaginação e precisa estar constantemente com inovações já que acredito que tenho DTAH.

  • @novaera6761
    @novaera6761 Před 2 lety +2

    Fiquei constrangido com esse vídeo kaksk sou assim tbm

  • @tarotarte33
    @tarotarte33 Před rokem +1

    Gratidao Tary por Este video !

  • @ednanovaescaldeira
    @ednanovaescaldeira Před 8 měsíci +1

    Esse vídeo foi tão esclarecedor... obrigada!!!

  • @jany90210
    @jany90210 Před 2 lety +1

    Menina muita gratidão pela sua vida você me salvou e aquela parte tá sua fantasia que você salvava alguém está se concretizando porque tanta gente que se identificou com você e agora se sente aliviado sabendo o que realmente possui.

  • @karlaaluz
    @karlaaluz Před 2 lety +3

    Caramba, eu faço isso sempre. Minha vida foi uma fantasia

  • @rosedias6865
    @rosedias6865 Před 4 lety +5

    Eu tenho isso. A gente fica muito Tempo envolvida kkk

  • @leonardoduda3062
    @leonardoduda3062 Před 5 lety +2

    Outstanding Tary !!! Nunca achei confuso sobre isso ! Obrigado !!

  • @rosedias6865
    @rosedias6865 Před 4 lety +3

    Faz mais Video falando disso tari.
    A Tari sempre muito bem informada.
    Inteligente e dedicada
    Tenho devaneio desde os 6 anos de idade.

  • @isabelanf4685
    @isabelanf4685 Před 4 lety +4

    Fiz um grupo no Facebook caso alguém queira entrar, o nome é maladaptive daydreaming Brasil

  • @maysavieira6009
    @maysavieira6009 Před 3 lety +2

    Finalmente alguém para explicar o que acontece comigo! Muito obrigada!

  • @adrianagomes5013
    @adrianagomes5013 Před 4 lety +4

    Meu Deus, obrigada por esse vídeo.

  • @marcinhasimao4939
    @marcinhasimao4939 Před 2 lety +1

    Muito obrigado,pelo vídeo ❤️

  • @adrynl8106
    @adrynl8106 Před rokem

    Obrigada pelo conteúdo.

  • @LONEWOLF-tn7kd
    @LONEWOLF-tn7kd Před 2 lety +2

    Eu aprendi a lidar com meu MD com a arte. Eu sou artista eu uso meu MD para me inspirar a criar arte

  • @lucianavaldez4016
    @lucianavaldez4016 Před 2 lety +1

    obrigada pela ajuda❤❤

  • @vanialazaro2470
    @vanialazaro2470 Před 8 měsíci +1

    Eu tenho devaneio excessivo sim, e por um tempo eu era mentirosa compulsiva tbm, uma coisa não tem nada a ver com a outra mas elas podem estar relacionadas, como devaneio excessivo e depressão...
    E mentira conpulsiva não é desvio de caráter, mas uma patologia, só para constar.
    Hoje estou muito melhor da mentira compulsiva mas ainda sofro com devaneio

  • @twn0840
    @twn0840 Před 4 lety +2

    Comcerteza muito mais o quanto vc poder nos dar, o Figaro amor !!

  • @thetrikka6
    @thetrikka6 Před měsícem +1

    Enquanto eu assistia este vídeo eu tive dois devaneios. Que ódio.

  • @juliamoscatelli6943
    @juliamoscatelli6943 Před 4 lety +8

    Taryana eu tenho esses devaneios e sou diagnósticada com TDAH, sempre que eu tento fazer algo PR fazer contra isso minha mãe sempre me bota PR baixo, ele está piorando conforme a minha idade

  • @anacarol23
    @anacarol23 Před 2 lety +1

    Ja perdi 36 anos, não sabia que existia estudos sobre isso.

  • @glauciareginadossantos3474

    Deus me direcionou até os seus vídeos amiga.
    Nunca imaginei que isso era um doença!
    💗

  • @VAL-me7dj
    @VAL-me7dj Před 4 lety +1

    Gratidão

  • @Airamaralcerf
    @Airamaralcerf Před 3 lety +1

    Interessante, nunca havia ouvido sobre esse assunto. Desde criança tive dificuldade em me relacionar com as pessoas (ansiedade social) e eu criava meu mundinho,tudo piorou quando sofri um acidente e fiquei com trauma,usava esse mundo pra fugir da realidade pois era a forma que eu tinha achado pra superar. Fazem quase dois anos que parei de sonhar acordada durante o banho, era meio que involuntário, eu começava a dar pulos e olhar pros lados, é como se eu estivesse aqui no mundo real e em outro lugar ao mesmo tempo. Sou uma pessoa super criativa, adoro desenhar, criar personagens e histórias. Para mim era muito difícil aceitar e viver minha realidade. No momento estou querendo mudar e amadurecer mais,me esforço a cada dia. Realmente essa coisa de imaginar muito e pensar em estar numa vida totalmente diferente é viciante.
    Desejo força e coragem para quem está passando por isso. Porque pra mim isso foi preciso pra eu conseguir aceitar o mundo em que vivo, e não o que eu imaginava.

  • @karlasantos610
    @karlasantos610 Před 5 lety +5

    Sou eu, viajo muito.

  • @ananobrega9974
    @ananobrega9974 Před 5 lety +2

    Eu estendo que isso é o Falso Self, nome que Winnicott dá a uma 'pseudo-personalidade'. A personalidade (ou seu 'centro', o 'self' - também conhecido na língua portuguesa como 'si mesmo') se desenvolve, segundo ele, a partir das experiências que vão sendo armazenadas na memória do indivíduo.

  • @Nicolas-xk1kf
    @Nicolas-xk1kf Před rokem +1

    fico horas contando alguns insights que eu tenho pra mim mesmo, como se fosse uma palestra ou uma entrevista. Também tenho o hábito de ouvir músicas por horas. frequentemente gesticulo enquanto falo sozinho, as pessoas ao meu redor vez ou outra me interrompem tipo: "cara que foi ? c tá olhando pro nada".

  • @hellenmelo4160
    @hellenmelo4160 Před 3 lety +3

    Perdi as chances da minha vida por conta do transtorno. É tudo culpa minha! 🤦🏻‍♀️

  • @doranicesouza5124
    @doranicesouza5124 Před 2 lety +2

    Tive mãe narcisista, eu falo sozinha, fantasiava qndo estava dançado...Sempre gostei de dançar! Tbm ficava "voando" desde
    criança, ouvia e não respondia qndo me chamavam rsrs !Mas tenho muito foco , qndo tô lendo parece que entro no livro!

    • @MsDamilla
      @MsDamilla Před 4 měsíci

      me descreveu, moça... desde criança eu imaginava estar arrasando em festas/clipes & a leitura é um túnel do tempo pra mim também, o que acaba sendo uma coisa boa pois consigo me recarregar se estiver lendo algo leve/transformador. Como você está hoje, o que tem feito pra controlar?

  • @marciadesouzatesch3467

    Quando eu assisti o filme do Coringa eu levei um susto ! "É isso que acontece comigo!"

  • @Amanda93527
    @Amanda93527 Před 2 lety +1

    Me identifiquei.

  • @Dricalatoya
    @Dricalatoya Před 4 lety +2

    Eu malheirei bastante disso quando fui tratada pela terapia cognitiva comportamental. Lá viam como "ruminacoes mentais".

  • @PedroPaulo-tl6ie
    @PedroPaulo-tl6ie Před 3 lety +8

    Eu tenho 16 anos, gostaria muito se alguém pudesse me informar se estou sofrendo deste transtorno. Eu passo longos momentos do meu tempo criando "Idealizações irreais" , criei uma família, um lugar, um namorado, amigos todos idealizados. Isso me causa uma "Dor" indescritível ao saber que jamais vou vivenciar essas aspirações. Se alguém me responder, grato...

  • @anaelisa0709
    @anaelisa0709 Před 8 měsíci +2

    Filme: a vida secreta de walter mitty

  • @DOUGLASKALLADIM
    @DOUGLASKALLADIM Před 11 měsíci +1

    É bom demais ficar perdido em devaneios, fantasiando uma vida perfeita, com a pessoa perfeita... mas sinto que está me prejudicando. Atrapalha a qualidade do sono, aumento do cansaço e dificuldade de concentração.

  • @monique295
    @monique295 Před 4 lety +8

    Inclusive, vc comentou sobre os movimentos repetitivos. quando eu estava no fundamental,muitos colegas me perguntam o pq eu repetia sussurrando as coisas que eu falava, caso eu falasse muito eu repetia a última coisa dita. A questão é que eu não percebia isso, logo não era capaz de controlar. Entretanto não sei se ainda faço isso, pois ninguém nunca mais me falou algo. Mas essa "mania" se encaixa nesse contexto?

  • @leideavancini8041
    @leideavancini8041 Před 4 lety

    Gostaria de sugerir um vídeo onde orientasse, como devem agir as pessoas que convivem com quem tem esse problema. Obrigada!!!

  • @ellenrodrigues4494
    @ellenrodrigues4494 Před 2 lety +1

    Esse vídeo me descreveu completamente. Que ódio!

  • @gicelimaia53
    @gicelimaia53 Před rokem

    Eu acabei de descobrir que tenho desde criança pensava que isso só acontecia comigo. Sempre usei esse mecanismo para fugir da vida real como uma fuga.

  • @CamilaOliveira-en2uq
    @CamilaOliveira-en2uq Před 5 lety +5

    Me identifiquei com algumas situações ditas no vídeo. Mas nunca tive amigos imaginários. Sou filha de mãe Narcisista e pai bipolar.

    • @leonardoduda3062
      @leonardoduda3062 Před 5 lety +3

      Em vários pontos me identifiquei tbm, menos amigos imaginários. Tem 20 anos que procuro sobre isso, e nunca achei. Uma sugestão pra vc diminuir esse vício e coloca -los no papel, diminuir as músicas, filmes e gatilhos.

    • @CamilaOliveira-en2uq
      @CamilaOliveira-en2uq Před 5 lety +2

      @@leonardoduda3062 vou tentar seguir suas dicas, obrigada.

    • @leonardoduda3062
      @leonardoduda3062 Před 5 lety

      @@CamilaOliveira-en2uq Vai dar certo !!

    • @alinenunes3684
      @alinenunes3684 Před 5 lety +2

      O MDD nem sempre tem amigos imaginários, mas ele/ela pode ter personagens fixos em suas fantasias. São chamados PARAS.

  • @julianamoreira4730
    @julianamoreira4730 Před rokem +1

    É possível mãe e filha sofrerem com desvaneios obsessivo.
    Eu tenho 32 anos e minha filha 12 anos estão com esse problema.
    Por um tempo eu achei que era apenas falar sozinha ou esquizofrenia e hoje assistindo seus vídeos eu comecei a entender . O que estou passando

  • @elfofinho
    @elfofinho Před 2 lety

    Desde nova criei uma fantasia de que tinha um corpo perfeito, linda, magra... quando estou fora, acabo comendo mais que o normal, até passar mal e só ai perceber que não gosto da minha aparência e do meu corpo. Acabo voltando, no desespero, para aquela ilusão que me faz tão bem. E, infelizmente, estou tentando lutar contra a bulimia nervosa e a distorção corporal, odeio essa fase da minha vida.

  • @lotus9761
    @lotus9761 Před 4 lety +2

    Ñ sei porque mais vc parece a tine de violetta parece muito ❤❤

  • @Secretclaps
    @Secretclaps Před 5 lety +6

    Tambem existe aquele filme chamado Amelie Poulain, sobre maladaptive daydreaming

  • @sushi7413
    @sushi7413 Před 3 lety +8

    Eu fico pulando, minha mãe até se acostumou ela pensa que eu faço isso pra fazer exercício mais na vdd é o devaneio eu to nessa desde 2011 começou quando eu tinha 11 anos vou fazer 20 dia 12 agora 😥

    • @noname-kz4wd
      @noname-kz4wd Před 3 lety

      Eu fico andando em círculos

    • @noname-kz4wd
      @noname-kz4wd Před 3 lety

      E quando eu era mais nova eu andava de um lado pro outro tocando nas paredes pulando

    • @izadorabt
      @izadorabt Před 3 lety

      @@noname-kz4wd antes eu tbm ficava encostando nas paredes, tanto que hoje em dia onde eu "encostava" está marcado de marrom pelo tanto que eu colocava a mão.

    • @rosavioleta9814
      @rosavioleta9814 Před 2 lety

      @The Wolf Como assim pulando?

    • @gimmekromer1151
      @gimmekromer1151 Před 2 lety

      @@noname-kz4wd eu tbm

  • @GabbyF
    @GabbyF Před rokem

    Eu tenho isso acho que desde os 5, 6 anos e percebi que é quase sempre relacionado a mesma coisa. Lembro que apesar de eu ser mulher, quando começou eu fingia que era o homem aranha, que eu era um herói e que eu namorava minhas cantoras favoritas kkkkk até os 15 anos eu sempre me via como um homem bonito, era um cantor ou um cara modelo, e eu sempre estava namorando alguém, sempre amando e sendo amado(a) e sempre era uma cantora que eu admirava. Eu lembro que as tramas eram extremamente complexas, eu sentia emoções e tudo. E realmente hoje eu percebo que realmente eu uso muito isso para fugir mesmo, depois dos meus 15 anos, eu troquei esse homem que eu era, por eu mesmo como mulher, e mesmo assim continua sempre a mesma coisa, eu sempre me imagino em um relacionamento com uma "pessoa ideal" mas eu acho que no fundo é porque eu fui podada desde cedo pela minha mãe, então eu nunca me senti "livre" mesmo, então eu crio a liberdade na minha cabeça nesse relacionamento porque eu realmente me sinto nesse relacionamento as vezes, que eu amo mesmo e sou amada e é muito difícil sair disso, eu nunca me envolvi romanticamente com ninguém e acho que isso piora a incidência disso.

  • @_butterfly9116
    @_butterfly9116 Před 4 lety +1

    Eu ainda uso isso no meu caso é quase que uma válvula de escape quando minha mãe narcisista começa a falar a voz dela entra na minha mente como uma faca então é esse o gatilho a partir disso eu começo o maladeptive daydream.
    Eu não aguento ouvir ela reclamar me da um mal estar, então começam os devaneios e sim é terrível pq houve vezes de ela me pegou falando só e ficou me olhando como se eu fosse louca.

  • @ealima96
    @ealima96 Před 3 lety +5

    Um série que podemos fazer uma leitura deste transtorno é a WANDAVISON, em que a personagem principal "cria" uma realidade falsa para poder lidar com traumas e lutos presentes em sua vida. Vale a pena conferir.

  • @lucianajsantos3501
    @lucianajsantos3501 Před 4 lety +14

    Eu vivo no mundo em que tenho um corpo perfeito linda... independente, bem sucedida de família rica kkkkk