Video není dostupné.
Omlouváme se.

Hiperfantasia, Autismo e Altas Habilidades - 8 Sinais de Imaginação Vívida

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 18. 08. 2024
  • No vídeo de hoje, vamos explorar um tópico fascinante: a hiperfantasia. Você já ouviu falar sobre pessoas que conseguem imaginar cenários criativos e altamente realistas? A hiperfantasia é a capacidade de ter uma imaginação vívida, quase como se você estivesse vivendo em um mundo surreal. Isso pode ser uma experiência incrivelmente rica e, ao mesmo tempo, desafiadora para pessoas neurodivergentes.
    Então, neste vídeo, vamos falar sobre 8 sinais frequentemente relatados por quem apresenta hiperfantasia. Desde visões detalhadas até sonhos lúcidos, esses sinais ajudam a entender melhor essa característica única e como ela pode se manifestar no dia a dia.
    Aproveite para curtir, comentar e se inscrever! Assim você irá receber todos os vídeos e conteúdos da comunidade!
    🔔 Ative o sininho para receber notificações sempre que publicarmos um novo vídeo.
    #Autismo #AltasHabilidades #Hiperfantasia
    --
    ♾️ Instagram Lygia: / lygiapereira.psi
    🧠 Para estar comigo em aulas e cursos, clique no link abaixo:
    lygiapereira.c...
    📊 Baixe os artigos completos pelo Telegram: t.me/espectrof...
    🔗 E, se você deseja adquirir um exemplar do livro Simplificando o Autismo, do qual eu sou coautora, clique no link abaixo:
    loja.literareb...

Komentáře • 974

  • @LucStarman
    @LucStarman Před 2 měsíci +1308

    Meu pensamento durante a maior parte do vídeo foi: "Ué? Este não é o pensamento normal de todo mundo?"

    • @ba.camaleoa
      @ba.camaleoa Před 2 měsíci +8

      n[e

    • @ba.camaleoa
      @ba.camaleoa Před 2 měsíci +19

      tbm fiquei na dúvida

    • @rodiceiarodrigues1147
      @rodiceiarodrigues1147 Před 2 měsíci +108

      Esses dias conversei com uma pessoa que estava falando justamente sobre isso. Ela disse que pensa como uma máquina de escrever. São textinhos. Quando eu e mais um disse que pensávamos com imagens e sons/vozes, enfim ela entendeu a expressão “vozes da minha cabeça”

    • @neopugli
      @neopugli Před 2 měsíci +5

      Kkkkkkk... Desse jeito mesmo!!

    • @mirleydamazio628
      @mirleydamazio628 Před 2 měsíci +55

      Eu vivo me perguntando como uma pessoa cega pensa, se pensamos imagens? 🤦‍♀️

  • @gilvaniabrito7365
    @gilvaniabrito7365 Před 2 měsíci +362

    Realmente a pior parte é qdo vem os pensamentos catastróficos. A gente sofre como se estivesse passando de verdade por algo imaginário.

  • @melissaaraujobarbosa4152
    @melissaaraujobarbosa4152 Před 2 měsíci +576

    Sempre tive um mundo imaginário muito rico. Consigo ver imagens ricas e até histórias inteiras na minha cabeça. Hoje sou escritora. Tenho altas habilidades.

    • @star_l5v
      @star_l5v Před 2 měsíci +3

      Também gostaria de ser escritora, mas tenho afantasia. 😢

    • @robertabastos5992
      @robertabastos5992 Před 2 měsíci +1

      Como você começou escrever?

    • @melissaaraujobarbosa4152
      @melissaaraujobarbosa4152 Před 2 měsíci

      ​@@robertabastos5992 Escrevi meu primeiro livrinho aos 4 anos de idade, lembro até hoje, se chamava A Dona do Ninho e era sobre uma passarinha cuidando dos seus filhotes. Por toda minha infância, escrever e ilustrar eram meus passatempos preferidos, além de ler, claro. Criança, tb escrevi uma peça teatral que eu e umas colegas apresentamos para nossos pais e colegas. Adulta, depois fiz oficinas, cursos, participei de diversas coletâneas e aos 36 publiquei meu primeiro livro. Já estou no décimo! Sigo estudando e me aprimorando. Minha cabeça começa a pirar e eu já tento achar uma história ali e depois escrevo. Faço isso com meus sonhos tb, volta e meia tento achar neles algo que possa me dar uma ideia para uma história. Hoje trabalho com escrita também, criando histórias para alunos de idiomas.

    • @ElinaH
      @ElinaH Před 2 měsíci +13

      Idem. Muitas vezes sonho um roteiro inteiro, com um mundo bem complexo. E o engraçado que com a idade, o mundo meio que evoluiu. O que na infância era povoado de casas ou portinholas de madeira, tijolos rústicos em cenário mais rural, e no geral um pouco enevoado, hoje em dia é um cenário com diversos bairros cada um com suas características, tendo diversas vias, todo um planejamento urbano, diversos meios de locomoção, lugar em construção... É engraçado porque reparei recentemente que o mundo dos meus sonhos "evoluiu".

    • @musicasescrotasmulekdodio7532
      @musicasescrotasmulekdodio7532 Před 2 měsíci +2

      😮 da pra ser escritor de sucesso no Brasil?

  • @Giobunnie
    @Giobunnie Před 2 měsíci +300

    Uma boa parte da minha vida foi vivida dentro da minha imaginação. E algo que acontece com frequência, quando alguém está falando algo, eu automaticamente vou imaginando o que a pessoa diz. Quando alguém diz coisas ruins chega ser um incômodo imaginar automaticamente aquilo...

    • @Natybsg
      @Natybsg Před 2 měsíci +16

      Nem me fale... eu automaticamente vou me imaginando vivendo a história contada 😯 uma história inteira em segundos, daí eu retorno à conversa. E depois saio pensando na mesma história 😅

    • @zeusmegaman
      @zeusmegaman Před měsícem

      Pratique a atenção plena

    • @carinavieira1720
      @carinavieira1720 Před měsícem +2

      Vdd não gosto que me contem histórias de crueldade, não assisto jornais

  • @NoMercyOlivier
    @NoMercyOlivier Před 2 měsíci +285

    Um dia tentei explicar pro meu patrão o funcionamento de uma maquina a qual ele me pediu para projetar e construir. Na dificuldade dele de entender perguntei se ele não conseguia imaginar o que eu descrevia e ele respondeu que não, então fui explicar pra ele que tenho facilidade em consertar ou construir e até mesmo explorar uma ideia dentro da minha cabeça, ir lá pegar o objeto sentir o peso e saber se vai ficar balanceado ou não, visualizar o mecanismo funcionando etc... e dependendo da empolgação a consciência vai para aquele atividade sandbox dentro da mente ignorando por alguns instantes o ambiente na realidade.
    Achava que todo mundo pensava ou imaginava assim, acabei descobrindo que existem diversas formas de pensar e imaginar.
    Quando mais jovem tinha o hábito quando ouvia uma música mais alegre e agitada minha imaginação preenchia essas musicas com coreografias onde pessoas conhecidas "amigos familiares" dançavam como em um clipe de música, e eu não controlava esses pensamentos, eram intrusivos, hoje eu consigo esvaziar a mente. XD

    • @LudyKa_
      @LudyKa_ Před 2 měsíci +18

      eu tbm imagino danças ao ouvir música hauhau nunca tinha reparado nesse fato, mas sempre aconteceu

    • @nathlima95
      @nathlima95 Před 2 měsíci +13

      Adorei a forma como explicou a sua forma de pensar! Tá difícil pra mim entender que isso é algo diferente do “normal”. Eu achava que era assim para todos…
      Eu consigo executar ideias, visualizar eu fazendo coisas e vendo se dá certo ou não, entender se móveis cabem naquele espaço ou não… estou descrevendo uma mente com hiper fantasia?

    • @KarinaMiler
      @KarinaMiler Před 2 měsíci +14

      Meu filho fica rindo do nada. Começa a dar gargalhadas e agora pouco assistindo o vídeo eu perguntei pra ele, porque tenho 90% certeza que ele é autista. Ele falou que imagina coisas engraçadas com a gente. As vezes tomando banho até eu começo a rir de tanto que ele ri no banho. 😂

    • @joseeduardobolisfortes
      @joseeduardobolisfortes Před 2 měsíci +5

      Também passo por isso, pior ainda porque consigo lidar com conceitos abstratos da mesma forma; uma vez fiquei frustrado porque me sobrinho não conseguiu entender a minha explicação sobre a dedução da área do círculo sem usar nenhum papel para mostrar o que eu estava pensando. Outra coisa que consigo, e provavelmente você também, é a capacidade de, andando por um lugar que você não conhece, montar um mapa do lugar, seja a planta de uma casa, seja das ruas e praças.

    • @lidiapongeluppi8769
      @lidiapongeluppi8769 Před 2 měsíci +10

      Siim!! Ninguém me entende quando sei exatamete se um mecanismo vai funcionar ou não, só vendo tudo acontecendo na minha mente! Consigo ponderar peso, balanço mecanismo, tudo! Hoje atuo como costureira, decido qual modelagem usar e como vou cortar uma peça passando todo o processo na minha mente, e quando executo, sai perfeito! Me mantenho uma ótima gambiarreira em outros ramos kkkk

  • @shadole
    @shadole Před 2 měsíci +253

    Certa vez lendo a Bíblia, me vi claramente na parte onde estava lendo, havia camelos, pessoas, o sol, o vento. Evito filmes de terror pra não criar memórias "futuras" aterrorizantes.

    • @shurekshrek6620
      @shurekshrek6620 Před 2 měsíci +6

      Isso acontece comigo quando estou orando❤

    • @matilde_agb
      @matilde_agb Před 2 měsíci +19

      Faz sentido agora entendi pq odeio ver sobre crimes q me dão gatilhos pq a imagem vem mto vivida na minha cabeça, e não sai

    • @ElinaH
      @ElinaH Před 2 měsíci +9

      Sim, consigo consumir coisas assustadoras em quadrinho, mas não consigo assistir nada assim em filme. Quando fui assistir Avatar naquele lançamento focado no 3D, tive uma imersão tão forte que tiveram que me dar um tapa para eu parar de gritar, achando que era o personagem que estava caindo de um precipício num salto para fugir da fera.

    • @JoseMartinsdeAlencar
      @JoseMartinsdeAlencar Před 2 měsíci

      Eu também sou assim 😮😮😮

    • @monielyfagiani8920
      @monielyfagiani8920 Před 2 měsíci +4

      Eu evito filmes de terror pq me sinto atingida

  • @marciribeiro
    @marciribeiro Před měsícem +24

    Quando vejo conteúdos de TEA 1, smpre pesno: "mas como todo mundo não é assim?"
    Estou perdida kkkk

  • @reginaldofreitas9465
    @reginaldofreitas9465 Před měsícem +30

    Quando eu vou ao cinema, parece que eu entro no filme, e de repente como que um susto eu percebo que estou lá sentado, é muito legal.

    • @MugiwaraNoLucas
      @MugiwaraNoLucas Před 6 dny

      isso eu acho q é normal man, igual assistir anime legendado, o caba ta assistindo e lendo e do nada percebe q esta lendo kkk

  • @Starr.3078
    @Starr.3078 Před 2 měsíci +129

    Eu sempre pensei por imagens e eu achava que todo mundo era assim!

    • @ROS2321
      @ROS2321 Před 2 měsíci +10

      Eu também, fico imaginando como é pensar de outra maneira

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  Před 2 měsíci +19

      Eu também, @Starr.3078!
      A maior parte das pessoas tem essa habilidade, mas... em alguns casos, as imagens são extremamente vívidas e holográficas! É diferente! 🧠

    • @mahatans
      @mahatans Před měsícem

      E não é? Eu viajo demais

    • @alinegarcia4899
      @alinegarcia4899 Před měsícem

      Ola, como faço para consultar com vc? ​@@lygia.pereira

  • @turina11
    @turina11 Před 2 měsíci +132

    Eu também achava que todo mundo tinha essa capacidade. Sou artista plastica e quando pensava projetos pra cenários, figurinos, ambientação. Comecei a perceber que a maioria das pessoas tinham dificuldade em entender. Depois que ficava pronto, todos ficavam admirados com o resultado. E pra eles era sempre uma surpresa. Só sei que quando imagino algo só consigo dizer: confia em mim, vai ficar lindo! ☺️

  • @lucasdossantosgomes9148
    @lucasdossantosgomes9148 Před 2 měsíci +83

    Eu achava que era comum pra todo mundo isso, eu sempre passo o tempo criando histórias na minha mente pra passar o tédio, e sempre vejo os personagens, cenários e vozes ao ponto de parar de ver o que esta na minha frete e ficar vendo apenas a história que estou imaginando

    • @dev_eloper
      @dev_eloper Před 2 měsíci +5

      É exatamente essa a sensação. É como se os olhos físicos se desligassem e você fosse pra um mundo virtual

    • @andylisting5022
      @andylisting5022 Před 2 měsíci +5

      Eu vou dormindo fazendo parte daa minhas historias q eu crio. E isso me faz dormir rapido 😂. Qdo eu tentei dormir sem pensar,l, criar os cenários e so tentar dormir percebi que demoro mais pra dormir!

    • @syalves603
      @syalves603 Před měsícem

      ​@@andylisting5022Faço isso o tempo todo.

  • @tsubakikarina0309
    @tsubakikarina0309 Před 2 měsíci +115

    Muita das vezes, eu ia pra esse mundo imaginário pra poder me manter em situações desconfortáveis

  • @Fabi_Bax
    @Fabi_Bax Před 2 měsíci +114

    Eu sempre tive hiperfantasia, mesmo com 40 anos ainda sofro com isso, consigo imaginar histórias bem vividas, criar personagens e até roteiros bem interessantes, eu poderia escrever alguns livros, mas eu gosto de desenhar.

    • @sweetmimi286
      @sweetmimi286 Před 2 měsíci +11

      Acho que criar quadrinhos e graphic novels pode ser mais interessante pra você do que escrever livros.

    • @SuspensionMark
      @SuspensionMark Před 2 měsíci +4

      Então desenhe as historias da sua mente. Organize em quadros, com adição de textos.

    • @algodao3
      @algodao3 Před 2 měsíci

      Eu gosto tanto de desenhar quando escrever mas pra mim traduzir os cenários em palavras é muito difícil também, pq eu penso em mundo aberto, daí prefiro desenhar mesmo

    • @elizabetef.s.murtinho558
      @elizabetef.s.murtinho558 Před 2 měsíci +1

      Você sofre com isso? Eu amo criar histórias. O que vejo é maravilhoso! O que você vê te faz triste? É ruim?

    • @elizabetef.s.murtinho558
      @elizabetef.s.murtinho558 Před 2 měsíci

      Eu vivo no mundo dos sonhos. Tenho TDAH. Sou muito distraída.

  • @nandicmd
    @nandicmd Před 2 měsíci +73

    'Fantástico Mundo de Bob' e minha mente sempre foram sinônimos rs

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  Před 2 měsíci +4

      Amo esses neurônios coloridos e criativos, Dra. Fernanda!!! 🧠
      Muito obrigada pela companhia nos estudos!💜

    • @andylisting5022
      @andylisting5022 Před 2 měsíci +3

      Um rapaz do trabalho falava q eu vivia no fantastico mundo de bob

  • @magicovento
    @magicovento Před 2 měsíci +71

    Eu tenho Hiperfantasia desde criança e isso pode ser muito bom mas muito ruim ao mesmo tempo. Ao mesmo tempo eu tenho TOC e os pensamentos intrusivos vêm com muita força, são muito reais.

    • @Ali-dr7dg
      @Ali-dr7dg Před 2 měsíci +4

      Os meus Tb. É sofrido
      Do nada uma imagem

    • @mellorined.3180
      @mellorined.3180 Před 2 měsíci

      Me senti mt contemplada com esse comentário

    • @taik.7192
      @taik.7192 Před měsícem

      Eu também sofro com essas coisas, pra muitas coisas me faz criar um universo na minha mente, mas pra outras o TOC usa como uma arma pra criar coisas que não consigo suportar muitas vezes, o que eu tive que aprender foi a dar um "gas light" no proprio TOC + Hiperfantasia até que eu pudesse me tratar, é uma das minhas compulsões, então eu distorço a imagem que o TOC tá tentando distorcer pra me fazer mal, para algo que não tenha nada a ver, de um modo me fez aguentar e não perder a mim mesmo, mas é TOC, só foi ficando mais difícil. Desejo a ti do fundo da minha alma luz e amor quem quer que seja, peço ao tudo que te livre desse sofrimento, você é incrivel e inica(o), rezo para que viva toda felicidade e paz possível nessa vida. A gente vai vencer. Abraço virtual 🙏🏿💛

    • @entertrenimento
      @entertrenimento Před 19 dny +1

      Tbm sou assim, ultimamente ta virando toc 😢 e quando tenho um medo tipo cair de escadas eu fico com isso na mente!

    • @leticia_fortuna
      @leticia_fortuna Před 9 dny

      ​@@entertrenimentoEu tbm, as coisas boas são elevadas, mas as ruins são mais ainda, é uma prisão 🥺

  • @constantinelucius9387
    @constantinelucius9387 Před 2 měsíci +40

    Doideira. Sou capaz até de sentir o sabor e o cheiro e me vê revivendo tudo de novo como se estivesse sido filme

  • @shayanylima9498
    @shayanylima9498 Před 2 měsíci +32

    Nossa, eu me identifiquei muito! Quando era adolescente, eu me isolava todos os dias quando eu chegava da escola pra ficar vivendo dentro do Mundo que eu criei na minha cabeça pra tentar fugir da realidade que eu vivia rs

    • @shayanylima9498
      @shayanylima9498 Před 2 měsíci +3

      E até hj eu tenho dificuldades com sonhos. Sempre fui de sonhar muito e acabava vivendo frustrada pq eu tinhas sonhos muito Extraordinários rs

    • @ProfessoraNatali
      @ProfessoraNatali Před měsícem +1

      Aliviada ao saber que isso não é tao incomum 😢

  • @brunarafaelamartins3415
    @brunarafaelamartins3415 Před 2 měsíci +31

    As histórias criadas pela minha mente, são tão reais, que brinco com meus amigos que tenho uma vida dupla.😂 é literalmente como me sinto com os pensamentos vividos.

    • @Wallefi_Eliabe
      @Wallefi_Eliabe Před 2 měsíci

      Nosso cérebro não faz distinção entre o real e o imaginário, pra o cérebro tudo é real, por exemplo, quando assistimos algum filme.

    • @sdrak9535
      @sdrak9535 Před měsícem +1

      Que daora, O mais louco é que as lembranças do mundo imaginário ficam pra sempre como se tivessem sido vividas, eu tive isso da infância até os 23 anos , quando entrei na faculdade sumiu isso, nunca mais consegui ter. E quando forçava pra ter dava vergonha de tentar imaginar qualquer fantasia. Alguém passou pelo mesmo?

  • @evechris9723
    @evechris9723 Před 2 měsíci +73

    Ate pouco tempo atras, eu nao fazia ideia de que nao é todo mundo q é assim 😅
    Minha mente é mto imaginativa, tem vezes que parece q ta mais sob controle, mas tem vez q é uma loucura.
    E os pontos negativos, tenho todos. Tanto q eu evito ver jornal e algumas noticias, eu nem leio pq a mente vai criar a cena.

    • @ElinaH
      @ElinaH Před 2 měsíci +2

      Faz tempo não tenho tv justamente por me impressionar de mais com as notícias. Vivo dizendo que prefiro ser alienada mesmo porque não dou conta. Mas com as redes, às vezes o pouco que vejo já me deixa super ruim e incapacitada....

    • @Gabimv
      @Gabimv Před 2 měsíci

      E ainda é difícil de lembrar a face de pessoa(Prosopagnosia)

  • @Fernandez721
    @Fernandez721 Před 2 měsíci +16

    Quando converso enquanto ouço relatos vou "vendo" a história, como um filme.

  • @anamirianoliveira4219
    @anamirianoliveira4219 Před 2 měsíci +41

    Sou arquiteta, mas a minha capacidade de imaginar os espaços veio com muito treino, através de técnicas aprendidas, perspectivas tridimensionais e muita observação. Demorei anos para criar a habilidade de imaginar os espaços, como ficarão depois de prontos. Fui evoluindo aos poucos. Hoje, 31 anos após o início da faculdade, já tenho, sim, uma boa capacidade de imaginar previamente como ficarão os espaços projetados.
    Identifiquei -me com todas as características descritas, de forma geral.
    Mas, consigo lembrar -me de como fui adquirindo-as. Sempre foi em forma de processo evolutivo. Conforme os anos passam, vão ficando mais evidentes.
    Acho que tem a ver com a boa memória.
    Já tive.fases bem difíceis, de entrar num ciclo de pensamentos e ser difícil de sair.
    A ajuda profissional tem sido muito válida para mim.

    • @millalops6294
      @millalops6294 Před měsícem +1

      Interessante vc dizer isso, porque eu não sou da área, mas sempre tive extrema facilidade! Sou eu quem decoro minha casa e ajudo amigos nisso, mas quando explico o que estou imaginando, as pessoas não conseguem, " nem a pau" , visualizar! Agora tudo faz sentido... Porque pra mim é muito simples.❤😊

    • @glauvalverde8515
      @glauvalverde8515 Před 9 dny

      Muito interessante seu relato.

  • @isabele7431
    @isabele7431 Před 2 měsíci +26

    Isso as vezes é até engraçado, ela começou a falar da meditação guiada, já me transportei para uma praia linda com pôr do sol, até ela falar "as crianças felizes brincando do seu lado" e eu fiquei "Naaaaaam, bota criança do meu lado não que eu não gosto😩" sendo que nem tem criança do meu lado, mas juro que ouvi até os gritos kkkkkkkkk

    • @amarilisheberhard5744
      @amarilisheberhard5744 Před 2 měsíci +5

      Também não gostei não.... Areia branquinha sem lixo, solzinho de boa... aí fala "crianças". Quero ficar sozinha nessa praia!!!

    • @GiovanaCosta
      @GiovanaCosta Před 2 měsíci +4

      Foi a mesma coisa comigo, eu estava imaginando quando ela falou das crianças eu já pensei imaginei elas correndo felizes do meu lado e pensei ''não põe essas crianças aqui não, como vou meditar com elas gritando aqui?'' kkkk

    • @jesicabarbosa
      @jesicabarbosa Před 2 měsíci +1

      Kkkk

    • @ddang4272
      @ddang4272 Před 2 měsíci

      Eu já imaginei uma bola de praia me acertando, isso sempre acontece, por que não aconteceria nisso 😅

    • @barbarasuyan469
      @barbarasuyan469 Před měsícem +1

      Eu pensei imediatamente: "Essas crianças são minhas? Eu não tenho filhos... Mas eles se parecem comigo...", eu estou passando pelo dilema de ter ou não filhos e essa parte das crianças me pegou 😅

  • @fabriciomartins4565
    @fabriciomartins4565 Před 2 měsíci +15

    Esse mundo imaginário realmente é forte demais. Os sonhos então nem se fala. Adoro sonhar, em desenho animado, na forma de animais, sonhos proféticos. Sagas heróicas, enfim sonhar é bom demais. Ja visitei mundos bons e ruins. Até os pesadelos são interessantes. No fim o meu pior pesadelo é quando reproduzo em sonho um dia de trabalho ou rotina normal.

  • @ajaquelinemaria
    @ajaquelinemaria Před 2 měsíci +17

    Nossa, eu tenho isso!
    Lembro de muitos episódios em que eu conseguia gravar a matéria escolar e da faculdade por me transportar para a sala e a explicação dos professsores.
    Teve uma vez que me assustou, pq eu lembrei de como fazer crochê/tricô, num sonho.
    Me sinto muito mais afetada com os episódios de abu. sos que sofri ou coisas ruins que me falaram pelo excesso de memoria, também.
    Eu revivo tanto as coisas que penso, tipo: fulano deve ter guardado aquela frase infeliz que eu disse há 20 anos.
    E, na maioria das vezes, as pessoas sequer lembravam que eu já tinha falado com ela...

  • @leilaguimaraes3522
    @leilaguimaraes3522 Před 2 měsíci +14

    Nunca um vídeo foi tão euuuuuuuuuuu 😮😮😮😮😮😮 eu me encontrei aquiii

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  Před 2 měsíci +4

      A minha bola de cristal está calibrada, minha querida!!! 🔮
      Obrigada pela presença!💜

  • @dennyyse205
    @dennyyse205 Před 2 měsíci +12

    Crio de uma forma tão real que depois de anos não sei se vivi ou apenas imaginei a situação. Tudo é mental

  • @kanew8997
    @kanew8997 Před 2 měsíci +16

    Mulher! Tu me descreveu todinha! Exceto pelos amigos imaginários que eu nunca tive.. mas sempre fui muito assim, não a toa amo o gênero de ficção científica, super heróis, meus sonhos são surreais kkkkk exceto tbm pelo fato de que não sei explicar como, mas eu sei quando algo no sonho não está de acordo com a realidade..por exemplo, se eu sonho e no contexto tem alguém que já morreu, eu tenho plena consciência de que se trata de um sonho e aquela pessoa não está ali... Realmente não entendo pq meus sonhos ainda que fictícios são tão racionais ..enfim.. leitura é um dos meus amores da vida, e meu escritor favorito é o C.S. Lewis... nem preciso dizer o quanto eu fico imersa na leitura, né ?!😅😊 Amooooo!❤📚📖
    Até os pontos negativos tbm fizeram muito sentido pra mim, eu já tive pesadelos que me fizeram perder a noite de sono e passar o dia sofrendo com isso, assim como não posso ver filme violento ou muito impactante, nem notícias do tipo...isso acaba comigo e eu evito ao extremo pq sei o quão maléfico é pra mim.. mas até hoje eu não fazia ideia de qual era o motivo de eu ser assim... Agradeço pelo vídeo, o conteúdo foi de extrema importância pra mim...muito obrigada mesmo! Eu gostaria de saber mais sobre esse tema, se tiver alguma fonte de pesquisa pra me indicar e mais vídeos tbm são super bem vindos. 😊❤

  • @PT-nh4rv
    @PT-nh4rv Před měsícem +4

    Sou cirurgião dentista e uso MUITO essa habilidade na minha profissão. Sou implantoddontista e faço muitas cirurgias, inclusive cirurgias bem invasivas, e, acabo usando essa característica para desenhar na minha cabeça o procedimento, antes de realizar. Faço o planejamento de forma escrita, com a ajuda de imagens tomograficas, e visualizo toda a cirurgia em 3 dimensões, avaliando cuidadosamente cada detalhe anatômico, e acidente morfologico descrito na imagem e no laudo. Acabo tendo certa facilidade e bom desempenho por conta dessa hiperfantasia. É gratificante pegar o exame de acompanhamento do pós cirúrgico e ver no mundo real que o que vc planejou de forma "virtual" se faz concreto.

  • @psigiuliabignardi
    @psigiuliabignardi Před 2 měsíci +9

    Aquele meme "reassistindo crepúsculo na minha mente antes de dormir" só é real para nós neurodivergentes kkkk

  • @solangebrito6893
    @solangebrito6893 Před 2 měsíci +7

    Eu nao consigo pensar se não for por imagens...achava que todo mundo era assim

  • @Emy-M.B
    @Emy-M.B Před 2 měsíci +22

    Meus sonhos são bem legais, realmente sinto cheiros e escuto músicas neles! Os meus preferidos são os que eu posso voar ou me torno um pássaro, é curioso porque realmente da pra sentir a sensação de ter garras e penas e voar. Acho muito curioso como o cérebro pode simular o voo sendo que de fato nunca voei! Mas adoro, não tem nada mais livre do que virar um beija-flor, uma coruja ou um gavião e sentir o vento! Os sonhos com música são quase mágicos, o chato é quando você acorda e não consegue lembrar o ritmo de alguma música que não existe e você sonhou com ela.
    Quanto a pesadelos, quase não tenho, mas tive dois relativamente marcantes porque de fato as imagens eram bem assustadoras, não cheguei a gritar na vida real, mas por muito pouco kkkkkk nem foram tão ruins, mais pelo susto da cena mesmo kskskskskskkskskskskskksks

    • @talivabat
      @talivabat Před 2 měsíci +3

      Quando criança eu acordava e tentava voar que nem nos sonhos, parecia tão fácil e real. infelizmente nunca consegui rs

    • @marinacosta8835
      @marinacosta8835 Před 2 měsíci +1

      Rapaz, sorte a sua ter pesadelos raramente então, eu já cheguei a gritar na vida real com a dor de uma agressão imaginária, é uma experiência péssima, 0/10, não recomendo.

    • @ElinaH
      @ElinaH Před 2 měsíci +2

      ​@@talivabathahaha, eu também ficava treinando, achando que eu já tinha conseguido. Inclusive eu jurava que quando voltei do Japão na infância, eu desci escadas de nuvens para aterrisar. Acreditei por um bom tempo até começar a achar que não fazia sentido lá pela adolescência.

    • @ElinaH
      @ElinaH Před 2 měsíci +2

      ​@@marinacosta8835pensei o mesmo. Durante muito tempo meu padrão era muito pesadelo ou os pesadelos eram no geral misturados na boa parte dos sonhos, que chegou uma hora que acostumei com vários tipos. Mesmo assim, tem alguns que são muito perturbadores para cada fase da vida....

    • @pantherinaeee
      @pantherinaeee Před 4 dny +1

      eu quase nunca tenho pesadelos tb... no max sonhei c meu namorado me traindo e acordei ele no tapa KKKKKKKKK ele da risada

  • @zerocoll20
    @zerocoll20 Před 2 měsíci +48

    Clã do TDAH aqui presente?

  • @Palheta99
    @Palheta99 Před 2 měsíci +6

    Nossa, minha vida inteira eu vivi na minha bolha imaginando coisas, realidades totalmente diferentes, futuristas com viagens espaciais, tive muita dificuldade de fazer amizades quando criança porque eu tava falando de foguete, avião e aerodinâmica enquanto as crianças falavam de desenho animado e personagens. Hoje eu uso essa habilidade de criar imagens na minha profissão como para projetar peças, até mesmo ensaio os esforços e resistencia dela na cabeça, vejo peças e movimentos interagindo, mas ja foi motivo para eu ser muito disperso em conversas e fazer piada com tudo porque rapidamente imaginei algo com o que a pessoa disse.

  • @LaLesmaLerda
    @LaLesmaLerda Před 29 dny +3

    Nunca havia associado a hiperfantasia à minha falta de fé. Até agora! Me vi ainda criança, na minha catequização, observando os quadros que representavam a Paixão de Jesus. Lembro que ali eu me transportava , em pensamento, para a cena vivida. Não conseguia entender o tamanho da maldade e crueldade ali aplicadas e isso tirou a minha crença, que ainda estava sendo moldada, em qualquer divindade, pois ali só havia dor e maldade de um ser humano para outro semelhante. Através deste vídeo descobri porque não me sinto bem e evito ver TV. Principalmente noticiários e filmes violentos. Não só imagino que estou pertencente aquela cena como também consigo imaginar a dor. É muito desconfortável. Tenho a mente muito rápida em construir imagens sobre qualquer assunto que esteja sendo discutido e isso me torna antissocial, pois converso pouco, já que grande parte das pessoas não acompanham meu pensamento e não conseguem visualizar o que vejo, ou projeto no ar. Eu acho estranho que elas não consigam projetar no espaço (dentro da mente)o que está sendo discutido.

  • @Giobunnie
    @Giobunnie Před 2 měsíci +8

    Nossa! Em situações de estresse eu sempre fugi para dentro do mundo da minha imaginação, principalmente fora de casa. Não sabia que fazia parte da hiperfantasia também😮

  • @TiagoOSid
    @TiagoOSid Před měsícem +3

    Me identifiquei com praticamente TUDO, exceto pela questão da nitidez e dos sonhos. Meus sonhos quando não são extremamente abstratos, são cinzentos e com pouca definição, como se sempre estivesse tudo embaçado.
    Agora todo o resto citado no vídeo me define muito bem! Eu, por exemplo, só consigo compreender explicações, aulas e leituras das quais posso imaginar com imagens... Compreender assuntos teóricos, por exemplo, são extremamente difíceis, preciso acompanhar imaginando caixas coloridas e setas que as interligam em tempo real para acompanhar aulas e textos... Ou senão mentalizar alguma história visual de alguma forma relacionada... Só nisso vai um esforço extra kkk

  • @JuMSFreitas
    @JuMSFreitas Před 2 měsíci +8

    Eu sou assim, inventava vários mundos qdo era criança. Sabe aquelas escadas de ferro, de abrir? Eu fingia que era o portal. Tínhamos que subir, passar pelo arco e descer, mas qdo descíamos estávamos em outro mundo kkkkk lembro que meu irmão mais novo sempre resmungava que nada tinha mudado e eu replicava “mudou sim, seu bobo, você é que não consegue ver” kkkk tadinho kkkk e tbem tinha as naves espaciais feitas com as cadeiras da varanda rsrsrs Sabe o Bob, personagem do desenho O mundo de Bob? Eu era igual kkkkk hj sou arquiteta e tenho bastante facilidade em imaginar ambientes, formas, texturas. Inclusive imaginar o gosto das coisas (qdo cozinho e resolvo testar alguma mistura, por exemplo. Dias atrás fiz um prato que minha família amou e todo mundo quis saber o que eu tinha colocado. qdo falei que tinha colocado leite de coco junto com um tempero japonês, só vi caras de espanto kkkkk uma tia me perguntou como eu sabia que iria ficar bom depois de eu ter dito que inventei a receita, eu respondi que tinha juntado os sabores na minha cabeça antes, então sabia que iria combinar kkkkk recebi outra cara de espanto kkkkk). Tbem faço isso para criar, planejar e antecipar diversas coisas. Mas confesso que achei que isso era algo bem comum, que todo mundo fizesse isso de alguma forma…

  • @anas-sw2hw
    @anas-sw2hw Před 2 měsíci +3

    Tenho a voz na minha cabeça, parecem até duas pessoas , conversamos o tempo todo, mas as imagens e imaginação estão presentes fortemente.

  • @miza4709
    @miza4709 Před 2 měsíci +3

    Eu sempre fui imaginativo. Mas eu lembro muito bem quando eu comecei a sair do mundo e ir para mundo imaginário.
    Minha irmã é uma pessoa muito durona, rústica, sem refino nenhum. Ela sempre foi assim. E quando criança, ela era a única pessoa que eu tinha para brincar. Ela brincava numa boa, mas em um dia ele começou tirou o sarro de mim, começou a rir. Eu fiquei muito chateado e de repente veio aquele clique "Eu posso brincar sozinho". Nesse momento eu descobri que eu podia criar qualquer coisa a mente. A partir disso eu foi me isolando. Brincava sozinho, imaginava minha histórias. Acho que uns 3 a 4 anos por ai.
    Isso foi muito ruim, pois nunca consegui fazer amigos. Ia para escola e ficava imaginando coisas. As aulas eram chatas e eu simplesmente começava a imaginar eu eu eu estava em outro lugar. Com isso tive muita dificuldade na escola. Mas aprendi a ler e escrever antes de entrar na escola. Mas escola eu não conseguia copiar do quadro porque eu ficava viajando. Sempre foi um aluno mediano, nuca reprovei mais também nuca fui um aluno destacado, salvo algumas exceções, como no final do ensino media e depois na faculdade que não consegui concluir por falta de grana.
    Mas sou muito imaginativo. Sou capaz de imaginar qualquer coisa. Eu crio fazendas inteiras e trabalho nelas, construo prédios, crio peças mecânicas tudo na imaginação.
    Com um tempo foi a prendendo a lidar com isso, mas é difícil. Eu falo muito coisas que as pessoas não entendem, acredito que uma coisa está muito clara para mim e não para os outros. Eu preciso aprender a comunicar as coisas que penso às pessoas.
    Na questão dos sonhos, eu tinha tantos sonhos de terror que ia aproximando a noite, eu sentia medo só de pensar que teria que dormir.

  • @keylafreitas7776
    @keylafreitas7776 Před 2 měsíci +5

    As vzs isso até me atrapalha, pois quando tô dirigindo eu começo a imaginar muitas cenas e muitas coisas, que nem percebo onde estou. Quando dou por mim eu até assusto no tanto que dirigi sem saber

    • @LutwidgeThommyLewis
      @LutwidgeThommyLewis Před měsícem

      Isso é TDAH, cuida disso logo ou você pode causar um acidente

  • @brendaleal5963
    @brendaleal5963 Před 2 měsíci +4

    O meu pai tem afantasia, ele não forma imagens na mente, uma coisa muito dificil pra mim imaginar isso, minha mente consegue imaginar coisas muito complexas, cenários detalhadissimos, cidades inteiras dentro da mente, personagens que nunca vi na vida, crio rostos novos do zero, sonho com inumeras histórias baseadas nisso, consigo imaginar objetos vividamente de olhos abertos dentro da mente. Fiz um dia o erxercicio de imaginar uma maçã, meu pai não consegue, minha mãe sim. Por isso lembro o rosto de todo mundo que já vi na vida, mas ele esquece o rosto de pessoas que não convive. Támbem consigo imaginar o que estou lendo nos livros mesmo que o autor não dê detalhes sobre o entorno da cena, como o Tolkien adora fazer. Eu também dissocio, quando possivel, em locais muito barulhentos, o que evita as sensações de ansiedade intensa nessas situaçoes e possiveis crises.

    • @sErend1pTY000
      @sErend1pTY000 Před měsícem

      Olha, eu não tenho afantasia pq ainda consigo imaginar (com imprecisão) imagens e QUASE ouvir vozes. Pra tentar fazer uma comparação, oq se assemelha a uma "quase afantasia" é tipo, se vc já mexeu com desenho digital, é como se as imagens tivessem baixa opacidade, quase transparentes a aos olhos, não dá pra imaginar as coisas acontecendo com clareza, não dá pra imaginar o peso das formas q nem eu vi algumas pessoas falando aqui e até mesmo ações normais, tipo alguém andando, correndo, é difícil, se já é um sofrimento tentar imaginar uma simples figura com clareza...
      É por isso q eu gosto tanto de assistir filmes e animações etc, e tbm desenhar, pq quero tentar expressar a figura q eu não consigo ver naturalmente na minha própria mente, e eu gostar tanto de assistir filmes é pq ver um filme acredito q seja quase como realmente poder imaginar, algo q eu não consigo fazer.
      Oq tbm acaba fazendo com que eu evite livros... Principalmente livros em que ficam parando a narrativa toda hora pra descrever cada detalhe dos locais, é um saco pq esses detalhes não têm importância na minha mente justamente pq eu não consigo projetar.
      Eu sou mais favorável à leitura na parte das ações, da narrativa, tipo "fulano correu para a escola porque estava atrasado, ele chegou e subiu até o tal andar onde estava sua sala, ele entrou sem fazer barulho e tentou ser o mais discreto possível, mas a professora notou e o repreendeu" agr, se ficar floreando o cenário, descrevendo mil e uma coisas tipo "e tinham flores vermelhas em uma janela do corredor esquerdo, ao lado de uma prateleira de livros, e logo na frente uma escrivaninha com folhas espalhadas e algumas caídas pelo chão, junto a cacos de uma xícara de chá" fica muuuuito chato e sem sentido pra mim, eu não consigo ficar tão imersa na história ao ponto de ver as coisas acontecendo ao meu redor.

  • @o0o...Haru...o0o
    @o0o...Haru...o0o Před 2 měsíci +3

    Eu achava que isso era normal para todos até descobrir que um dos meus amigos não conseguia visualizar uma maçã dentro de sua cabeça. Eu consigo visualizar normalmente uma maçã, consigo me lembrar do cheiro, do gosto e de todos os detalhes que uma maça tem.

  • @Eric_Diamond
    @Eric_Diamond Před 2 měsíci +2

    Tenho a hiper fantasia, tinha muitos pesadelos terríveis, mas, um dia, um homem apareceu em meu pesadelo, pausou ele, e passou a me ensinar como controlar pesadelos e transformar em sonhos. Daí, nunca mais tive pesadelos, só sonhos. Quando eles aconteciam eu mudava algo que transformaria num sonho. Muitas vezes prefiro estar dentro de mim do que no meio que vivo.

  • @MayaTGG
    @MayaTGG Před 2 měsíci +3

    Fui diagnosticada este ano com autismo nível 1, e pesquisando sobre para entender mais sobre quem eu sou parei nesse vídeo, acabo de descobrir que a minha imaginação tem nome: Hiperfantasia!
    Não fazia ideia de que isso existia, sou hiperfocada em português, e juntando isso à hiperfantasia eu, nos meus 25 anos de idade, já escrevi mais de 20 estórias á partir da minha imaginação. E além dos cenários, cheiros, cores e sensações, as emoções também são fortes, se eu imagino uma cena engraçada eu dou risada, se imagino uma cena triste eu choro por sentir a dor da pessoa imaginária, eu já vivenciei o que é a depressão graças à um personagem, e também já vivenciei a sensação de estar em um apocalipse zumbi graças a outro personagem. As vezes eu me perco no que é o meu sentimento e o que é o sentimento de um personagem. É muito doido.
    E pra finalizar, concordo em relação à preferirmos estar dentro da nossa bolha ao invés do mundo real. "Meu mundinho" é como eu chamo, lá tem tanta coisa incrível que eu não sinto vontade de viver aqui fora. Mas estou aprendendo a sair dela, aprendendo a viver aqui também, e voltar ao meu mundinho quando eu precisar dele

  • @patriciamacielsouza4127
    @patriciamacielsouza4127 Před 2 měsíci +3

    Eu todinha, cresci com uma fantasia de criança, e o personagem cresceu comigo até a vida adulta.😂

  • @gluvy4542
    @gluvy4542 Před měsícem +3

    desde criança eu tenho hiperfantasia mas achava q era normal, comecei a descobrir q existia pessoas com afantasia e depois descobri o maladaptive daydreaming e me identifiquei com isso, pq sempre criei outras realidades e imagens pra meio q fugir da realidade, sempre gostei de criar historias na minha cabeça, quando criança externalizava isso nas brincadeiras falando sozinha como se estivesse em um filme, meus pais achavam q eu era doida, sempre fui uma criança considerada esquisita, mas nunca procurei ajuda kkkk, o bom disso é q sou designer grafica entao tenho meio q um hack na minha mente e consigo imaginar como vai ficar o trabalho (nem sempre é assim dependo de referencias tbm) e me ajuda demais, é muito legal mas ao mesmo tempo gera uma dependencia de criar historias pra fugir da realidade tediante e as vezes fico divagando

  • @alanrodrigues3258
    @alanrodrigues3258 Před měsícem +1

    Nossa, algumas coisas me descreveram. Fico em Narnia fácil, adoro ficar sozinho, só eu e minha mente. Desde pequeno gostava de imaginar eu com super poderes, eu e minha família e amigos sendo X-men, me imaginava nos filmes, brincava sozinho no meu mundo. Ainda hoje fico encantado com alguns personagens, fico tentando entender a personalidade das pessoas, e comparando quase tudo que experiencio até a exaustão. Minha mente é fértil o tempo todo.

  • @fagnerichigo1
    @fagnerichigo1 Před měsícem +1

    Sofro tanto por antecedência e com overthinking. Tudo que olho eu preciso calcular, imaginar como foi construído, processado, qual objetivo, como funciona. Viajo com tudo, até com imperfeições no ambiente. Sou formado em artes plásticas e poliglota. E fui diagnosticado com autismo e Toc.

  • @xiexielian
    @xiexielian Před 2 měsíci +7

    Agora me identifico! Eu estou escrevendo uma novel fantasia, consigo imaginar um mundo muito rico, eu havia iniciado baseado no Ballet Giselle, so que o negocio foi bastante além. Eu tbm nao sei se tem a ver, mas eu tenho sinestesia com cores e palavras e cores e numeros, quando eu contei isso para o meu marido ele achou estranho, na minha cabeca achava que geral era assim. Eu sempre desenhei e imaginei personagens, dialogo deles, etc. Meu hyperfoco é em xianxia e wuxia ( fantasia chinesa).

    • @alicexx857
      @alicexx857 Před 2 měsíci

      Sua história deve ser muito legal, esse ballet é lindo 😊

    • @xiexielian
      @xiexielian Před 2 měsíci +1

      @@alicexx857 Obrigada! eh um pouco dark hahaha, mas no final eu coloquei poucos aspectos do ballet, pq conforme fui criando, modifiquei muitas coisas.

  • @dr.djalmabambirra
    @dr.djalmabambirra Před 2 měsíci +6

    Adorei rever a nossa foto na Terra Média.
    Com você, aprendo o tempo todo.

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  Před 2 měsíci +3

      Na Nova Zelândia, a imaginação flui ainda melhor!!! Amo! 🌿

  • @larissagalvao4234
    @larissagalvao4234 Před 2 měsíci +1

    Me descreveu total, tanto nos benefícios quanto nos prejuízos. Sou arquiteta e estou investigando autismo ou altas habilidades. Engraçado que comentei outro dia com meu esposo que não me lembro de já ter sentido tédio alguma vez na vida. Que até no oftalmologista, com a pupila dilatada, sem conseguir focar imagens, eu ficava bem, parece que viajando em algum lugar da minha mente.

  • @joseeduardobolisfortes
    @joseeduardobolisfortes Před 2 měsíci +3

    Eu consigo inclusive criar personagens e dialogar com eles em meus pensamentos. Às vezes, tenho que me cuidar para não optar por ficar na imaginação porque é muito mais interessante do que a realidade. Por isso me tornei escritor. O item cinco é bem forte em mim, por isso fico imaginando realidades alternativas e os novos problemas que elas acabam por trazer.

  • @guilgs94
    @guilgs94 Před 2 měsíci +3

    Não consigo imaginar pessoas imaginando as coisas sem ser por imagens e sons, tipo vozes interiores. Devem ver só legendas na cabeça 😂😂

  • @Emy-M.B
    @Emy-M.B Před 2 měsíci +4

    Isso é bom pra desenhar, com a imagem na minha cabeça passo para o papel facilmente... Depois que eu aprendo os detalhes criar uma imagem deles e "copiar" é suave

    • @rodiceiarodrigues1147
      @rodiceiarodrigues1147 Před 2 měsíci

      Essa é a minha maior frustração. Tenho inúmeras imagens na minha mente, mas quando tento focar nelas, é como se estivessem sobre a água e eu tocando a superfície, desfazendo tudo o que vejo.

    • @Emy-M.B
      @Emy-M.B Před 2 měsíci

      @@rodiceiarodrigues1147 talvez com um pouquinho de treino e prática melhore... por exemplo, algo que eu acho que influenciou foi fazer desenhos de coisas que eu já tinha desenhado com uma imagem algumas vezes e depois sem... qm sabe...

  • @livrocantado6528
    @livrocantado6528 Před měsícem +2

    Eu jurava que todo mundo imaginava assim. Tenho 17 livros de fantasia e minhas leitoras dizem que as descrições de cenário são muito realistas e visualizáveis

  • @natanalima7450
    @natanalima7450 Před 2 měsíci +3

    Interessante! Tenho muitas dessas características, e lembro que quando eu era criança minha irmã ficava com medo do meus amigos imaginários pq eu brincava e conversava com eles de verdade kkk.
    Ao ler um livro, eu com toda certeza estou dentro da história, observando cada detalhe, e até acho ruim quando o autor descreve alguma coisa diferente do que imaginei, mas ainda assim consigo mudar esses detalhes.

  • @leilaguimaraes3522
    @leilaguimaraes3522 Před 2 měsíci +6

    Deus eu faço isso vivo a história como se estivesse lá. Eu vivo em um mundo imaginário mas eu não consigo sair e sim eu sou autista de nível um

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  Před 2 měsíci

      Esse é um superpoder, @leilaguimaraes3522! 🧠

  • @ingridliberteseuser
    @ingridliberteseuser Před 2 měsíci +3

    Sim! Super visual. Tanto que qdo vou tocar violão, n tenho ainda tanta habilidade de percepção musical das notas, qual deveria tocar em seguida. Faço todo um trabalho mental, de olhar as cifras e associar ao som e o local q minha mão deve estar.. ja me senti pessima por conseguir aprender somente desta forma.. mas agora aceitando q é o jeito que me adaptei ❤

  • @kahsantoz
    @kahsantoz Před 4 dny

    Eu sou escritora. Quando penso nas minhas histórias, tenho imagens e às vzs até sei como é o timbre de voz deles. Esses dias, durante minha sessão de análise, conversando cm minha analista, eu "vi" a imagem daquilo que estava pensando. Aproveitei a visão nítida e desenhei o que me veio a mente durante a sessão.

  • @tiagoorun
    @tiagoorun Před měsícem +2

    Cara sério, achei que isso era normal e todos conseguem fazer ... Eu crio em detalhes mentalmente tudo .. Sou Publicitário e especialista em criação 😅

  • @fernandaartstudio
    @fernandaartstudio Před 2 měsíci +3

    Nossa! "Muito eu" essa característica, minha querida Dra Lygia! E qdo revi o filme "Miss Potter", comecei a chorar porque reconheci esse saudoso estado de total imersão dentro de mim. Só uma pergunta: a capacidade de materializar esse mundo imaginário de histórias e imagens pode estar prejudicada por um medo? Eu percebi que tenho medo da vulnerabilidade que implica estar em hiperfoco. Eu sinto um medo patológico de sair do estado de hipervigilancia. 😬

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  Před 2 měsíci +2

      Fernanda, minha querida!!!
      Que alegria vê-la aqui! ✨
      A Miss Potter também me emociona e faz lembrar de você! 🐰
      Quanto à "materialização", parece que estamos falando de O Segredo, mas... na verdade, não há nada místico nesse caso!
      As funções executivas nos permitem inibir as distrações - incluindo o medo - e ter a iniciativa de executar cada passinho do nosso projeto!
      Aí, "magicamente", produzimos um desenho, um livro e obras maiores!😇
      As novas experiências, seguras e mais positivas, tendem a deixar o cérebro calminho e confiante! Amo! 💜

    • @fernandaartstudio
      @fernandaartstudio Před 2 měsíci +1

      @@lygia.pereira Obrigada por sua resposta! Gratidão, Gratidão!!!! Vou usar o que vc me disse para fazer Parts Work com essa parte minha que acha que tem que estar sempre "com um olho no padre e outro na missa". 🤭🙏🌟❤

  • @donanafazeconta9530
    @donanafazeconta9530 Před 2 měsíci +3

    Hahahaha..a primeira frase e … sou eu! Minhas poesias quase sempre me vêm em imagens e depois eu traduzo para palavras. Ultimamente estou com duas manias de ver… crio cidades ou acompanho a “série” da Família Diversidade (amoooo), que eu criei na minha cabeça. Aliás, eu gosto de usar a família como foco para fugir de situações muito barulhentas, ultimamente o TPS está quase fora de controle. Hoje comecei a tomar o remédio que vai me ajudar 🙏🙏🙏 Espero que não demore muito

  • @tiagoversion22
    @tiagoversion22 Před měsícem +2

    Eu tenho altas habilidades, o pior que fantasiar todas as cenas, eu literalmente paro tudo que estou fazendo e interajo com tudo e participo de toda a cena ao vivo e as cores na minha cabeça.

  • @glauvalverde8515
    @glauvalverde8515 Před 9 dny

    Achei um conforto a mais tomar consciência da hiperfantasia: Sou jardinista amadora e quando começo um novo projeto com minhas plantinhas consigo ter a noção de como o vaso ficará no futuro próximo (gosto de colocar plantas diferentes juntas). E ver o projeto concretizado em belas folhagens se combinando, me dá uma alegria imensa...

  • @meditacaoguiadabrunanekel
    @meditacaoguiadabrunanekel Před 2 měsíci +3

    Sou autista com Toc e vejo por imagens, é uma luta, porque eu "vejo " as bactérias em tudo... minha mente vai muito longe, é péssimo mesmo. Na meditação realmente é muito fácil. Não sei lidar com imagens de violência, chego a sonhar com as coisas.

    • @ElinaH
      @ElinaH Před 2 měsíci

      Nossa, não tinha me ligado. Mas é bem isso, eu tbm tenho esse problema e achava que era uma neurose que eu tinha com minha filha toda vez que ela pegava em coisa suja e enfiava a mão suja na boca....

  • @ZinfinityShining-Star
    @ZinfinityShining-Star Před 2 měsíci +6

    sou autista, tenho TOC, e acho que tenho Hiper fantasia também.
    E realmente tenho muitos pensamentos intrusivos visuais nojentos que não consigo controlar, é muito impulsivo, visualizar imagens ou até mesmo vídeos em minha mente é extremamente fácil, então é complicado esses pensamentos intrusivos.
    Minha mente é um caos.

    • @Alan123-m8b
      @Alan123-m8b Před 2 měsíci +1

      Seu relato em Carl Gustav Jung:
      Percepção sensorial introvertida: experiências sensoriais pessoais fortes.
      Percepção intuitiva extrovertida: possibilidades no tempo externas.

    • @mabelneko9044
      @mabelneko9044 Před 2 měsíci +1

      Eu tbm tenho toc e tomo Revoc 100mg a 1 ano, me fez muito bem pois acalmou a minha mente, silenciando um pouco os pensamentos, o suficiente pra eu mesma conseguir dizer pra parar e com o tempo zerou eles. Recomendo fortemente que tente procurar um psiquiatra caso n tenha ainda pois o remédio não zera o toc, mas pode diminuir o suficiente pra vc viver em paz!!! Melhoras, é uma luta dolorosa mas existe esperança, existe paz n desista! ❤

  • @isabellereissouzasilva4681
    @isabellereissouzasilva4681 Před 9 hodinami

    Uau, me identifiquei com várias características . Sempre tive facilidade para viajar no mundo da fantasia, quando era criança lembro que brincava em prol dela, descobrindo mundos desconhecidos e visualizando além, muitos desses cenários pareciam realmente reais.

  • @syllasw
    @syllasw Před 9 dny +1

    Pensa na pessoa que sonha com coisas EXTREMAMENTE COMPLEXAS, MAQUINAS surreais, extremamente complexas, não é hiper fantasia mas é incrivel.

  • @guilhermepimentel290
    @guilhermepimentel290 Před 2 měsíci +4

    Eu achei que todo mundo pensava com imagens

  • @mindsetrei-mrs
    @mindsetrei-mrs Před 2 měsíci +4

    Tecnicamente nem estou assistindo o vídeo 😂 Só estou imaginando o que você está falando.

    • @daniellederivi
      @daniellederivi Před měsícem

      Simmm! Não consigo raciocinar se não tiver imagem na mente do que a pessoa fala 🤯

  • @vitorac412
    @vitorac412 Před měsícem +2

    Vendo os comentários, a quantidade de pessoa que se auto diagnóstica é absurda. Pelo amor de Deus, as pessoas se apropriam das coisas numa busca inconsciente de identidade, de ter e ser algo. É normal imaginar, fantasiar e ter diálogos consigo mesmo gente. Esse quadro que ela apresenta é extraordinário, são precisos vários testes pra se diagnósticar e compreender o grau.
    É igual tdha e autismo, agora todo mundo tem tdha e espectro austista...

  • @Mwa4ekis
    @Mwa4ekis Před měsícem +1

    Sempre, sempre fui a criança que "sonhava alto", não era "pé no chão" e taxada como a esquisita, sempre tive uma imaginação e uma criatividade extremamente fortes e nunca entendi o motivo. Quando eu era criança sempre que eu precisava entender e não conseguia eu pedia para desenharem pra mim, até hoje em provas de qualquer matéria eu entendo incontavelmente melhor se tiver uma imagem ou se eu desenhar! Eu sempre consegui passar muito tempo sem fazer absolutamente nada a não ser pensar, porque meu cérebro cria quase como se fosse um filme sem telas, fora muitas outras coisas que ninguém me entendia! 80% dos meus sonhos são lúcidos.

  • @rrenatosouza
    @rrenatosouza Před 2 měsíci +4

    Aprecio muito seu trabalho, Lygia. Obrigado por compartilhar seus estudos

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  Před 2 měsíci

      Muito obrigada pela presença, @rrenatosouza! 💜

  • @Dida846
    @Dida846 Před 2 měsíci +3

    Lygia, você poderia fazer um vídeo falando sobre o Maladaptative daydreaming ? Eu tenho, e vejo que os conteúdos que tem no CZcams são poucos

  • @kathleenpink9003
    @kathleenpink9003 Před 2 měsíci +1

    A mulher me definindo em tudo! Parece que estou descrita numa folha!
    Estudei design e tenho muita facilidade nesta área, sou extremamente criativa, uma amiga de classe uma vez disse: "enquanto os outros estão pensando no que fazer e como fazer, a Kath já tá fazendo brotar um pé de abacate no meio do asfalto" 😂 a frase que mais me definiu e nunca esqueci.❤

  • @pessoadasilva7265
    @pessoadasilva7265 Před 4 dny

    tenho memoria desde meus 3 anos de idade..... consigo transformar histórias de livros em filmes imaginários... adoro isso

  • @ROS2321
    @ROS2321 Před 2 měsíci +8

    Eu ja vivi em um mundo imaginário, ate me afastei um tempo das pessoas por isso mas depois cai em mim e parei com isso

  • @rubemartur8239
    @rubemartur8239 Před 2 měsíci +5

    Tenho 28 anos, mas quando tenho pensamento intrusivo chato, uma espada flutuante corta e tenta destruir elas...
    Me vejo muito em terceira pessoa... Tipo, como se tivesse um espelho na minha frente.

    • @AmandaSiBa
      @AmandaSiBa Před 2 měsíci

      eu tbm consigo me ver em terceira pessoa! é a primeira vez que vejo outra pessoa falando disso

    • @josiaslopes5262
      @josiaslopes5262 Před 2 měsíci

      Isso também acontece muito comigo, geralmente nas cenas na minha cabeça e tudo em primeira pessoa

  • @josegustavo6624
    @josegustavo6624 Před 2 měsíci +2

    Eu recentemente descobri meu diagnóstico de tea.
    nunca pensei q isso pudesse ser algo tão diferente assim, kkk eu tenho hiperfantasia e sempre achei q era super normal e todo mundo tinha, estou descobrindo um monte de coisas novas sobre mim q até então eu achava q era algo banal e q todos possuíam kk

  • @pedrotome9119
    @pedrotome9119 Před měsícem +2

    Pronto, ao fim de quase 60 anos, vejo pelos comentários que tem muita gente funcionando como eu😮😮. E eu tenho várias "profissões" embora oficialmente onde vivo, apenas sabem de uma delas. Como o habitual é pensarem de mim erradamente em 95% do tempo, eu vivo para "dentro" e calado, mesmo sendo muito comunicativo. Até brinco com isso. Mas sozinho. Vivo só e vou continuar assim. Levo a minha vida "lá fora" normalmente. Mas sou muito, mas mesmo muito além disso. Também adoro aprender sobre diversas matérias todos os dias... Que bom ter encontrado este video❤❤❤

  • @alloydragon3836
    @alloydragon3836 Před 2 měsíci +4

    Pessoa introvertida existe
    Psicologo: AUTISTA
    Pessoa tímida
    Psicologo: AUTISTA
    Pessoa perfeccionista
    Psicologo: AUTISTA
    Pessoa com uma rotina organizada
    Psicologo: AUTISTA
    Pessoa que tem capacidade de imaginar
    Psicologo: AUTISTA
    Pessoa focada em determinada area
    Psicologo: AUTISTA
    Pessoa com personalidade diferente do padrão
    Psicologo: AUTISTA, AUTISTA, MUITO AUTISTA

    • @PaulaCristinaRuby
      @PaulaCristinaRuby Před měsícem

      Autismo é um conjunto de características, ter um ou outro não faz ninguém autista.

  • @goticopostrauma
    @goticopostrauma Před 2 měsíci +3

    Eu tenho esse lance ai mas ultimamente não consigo mais fazer nada, tem sido bem triste. 😃

  • @jaironbyjairon7194
    @jaironbyjairon7194 Před měsícem

    Quando eu era criança eu pensava e calculava por imagens. Hoje eu estraguei a minha mente com muita apneia e golpes na cabeça. Fibalmente sou feliz

  • @carolinameloni3962
    @carolinameloni3962 Před 14 dny

    Moça, eu sou assim. Vivo desde pequena em histórias que eu crio constantemente. E consigo imaginar tudo com muitos detalhes e permanecer nesse momento. É meu refúgio. Eu sempre senti que vivia mais na minha imaginação que as pessoas do meu convívio, mas eu só achava que elas conseguiam reprimir melhor a imaginação para executar tarefas do dia a dia e não que minha maneira de pensar poderia ser diferente. Fui diagnosticada com TDAH

  • @jorgeorlando6781
    @jorgeorlando6781 Před 2 měsíci +3

    Muito bom! Consegui perceber muitas características minhas, especialmente em pensar com uma linha do tempo.

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  Před 2 měsíci

      Parabéns por saber manejar o seu superpoder, @jorgeorlando6781! 🧠

  • @LuanaMoura-nj8fo
    @LuanaMoura-nj8fo Před 2 měsíci +3

    Mas isso não é o normal? 😮
    Perdi a visão há 12 anos e mesmo assim minha mente não consegue ser diferente. As vezes estou tão imersa nas minhas histórias e pensamentos que me assusto quando volto pra realidade e não enxergo nada 🥺.
    Talvez seja por isso que dói tanto, é um contraste muito grande entre minha mente e a realidade.

    • @ElinaH
      @ElinaH Před 2 měsíci +1

      Nossa, que complexo isso. Ao mesmo tempo que imagino que tem pessoas que mesmo enxergando não conseguem imaginar além do que enxergam....

    • @AtelierdePoesia
      @AtelierdePoesia Před 2 měsíci

      Todas as chaves são chaves reais. Como girar Todas? Local de encontro. / Ponto barra linha e Exclamação! : Aprendizar para Aprendizer ... Poesias de se vencer , em autorias de renascer ~ Difícil edifíciL se distrair for vler. Um Português do Brasil usado e norueguês Revisto para terceiro ouvir. #Soletraron-SolangeLnOnair DesignalternSolettering&Drives Reset or Resist? Sta r

  • @cacaugoncalves8
    @cacaugoncalves8 Před 2 měsíci +1

    Sou autista nivel 1 de suporte e me identifiquei muito! Há pouco tempo percebi que a minha forma de pensar é muito visual. Inclusive resolvo muitas questões com hipóteses visuais que vou criando e "vendo" possíveis resultados. Eu achava que era igual para todo mundo, mas pelo visto não é.

  • @user-jn6wm9ew4b
    @user-jn6wm9ew4b Před 2 měsíci +1

    Tenho isto aí, tudo que ouço ou pensso tem imagens com cores muito fortes. Pensei que tudo mundo era assim.

  • @senra-ssi732
    @senra-ssi732 Před 2 měsíci +28

    ...

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  Před 2 měsíci +1

      Então, nós precisamos treinar esse superpoder, @senra-ssi732! 💜

    • @shurekshrek6620
      @shurekshrek6620 Před 2 měsíci +2

      Aprenda a tocar um instrumento ❤

    • @sweetmimi286
      @sweetmimi286 Před 2 měsíci

      ​@@shurekshrek6620 tocar um instrumento te ajudou? Fiquei curiosa sobre a sua sugestão, pois estou pensando em começar a tocar violão, mas me preocupo se vou ser capaz de manter mais uma atividade na minha vida.

    • @maciellima5905
      @maciellima5905 Před 2 měsíci

      Não, não tem, se tivesse não estaria escrevendo assim. Só acha legal ser assim😅

  • @samuelmaia2327
    @samuelmaia2327 Před 2 měsíci +3

    Minha namorada diz que eu sou "meio Walter Mitty das ideias", quem assistiu o filme vai entender

    • @feliperocha3102
      @feliperocha3102 Před 2 měsíci +1

      kkkk esse filme é maravilhoso, e tem tudo haver com esse video, ótima colocação!

    • @samuelmaia2327
      @samuelmaia2327 Před 2 měsíci

      ​​​@@feliperocha3102 Ah eu adoro esse filme kkkkk realmente parece muito com isso, valeu :)

  • @cleliamarianeves4957
    @cleliamarianeves4957 Před 2 měsíci +1

    Eu tenho hiperfantasia consigo visualizar algo que esteja sendo relatado, consigo ouvir a voz do escritor ao ler um livro, as cenas da paixão de Cristo não me incomodam ao contrário me fazem refletir no amor que Deus tem por mim e minha salvação.
    Meu marido tem afantasia, ele não consegue ver nada na mente, quando tem uma ideia de alguma coisa ele me fala e eu desenho pra ele 😊

  • @dennyoliver069
    @dennyoliver069 Před měsícem

    0:19 as vezes acho que o CZcams sabe oquê se passa em mim, excelente recomendação!

  • @ivybatista1
    @ivybatista1 Před 2 měsíci +3

    Quanto mais eu entendo sobre cérebros atípicos percebo que transtornado é o mundo, o meu cerebro é incrivel! 😅

  • @marianadias7708
    @marianadias7708 Před 2 měsíci +3

    Agora entendi, é uma habilidade!
    ... eu pensei que era algo que eu não conseguia controlar e que devia fazer isso,
    Pq realmente penso muito no passado ou muito no futuro e fico com remorso por não me sentir no presente.
    Outra coisa é que eu sei que a minha imaginação é tão boa para coisas legais e também para coisas ruins, então eu evito de assistir filmes de terror e jornais que só passa desgraça
    E no ônibus ou em casa lavando a louça e me transporto para o mundo interno, de maneira que as vezes eu me frusto
    Pq se for um dia muito criativo, eu sinto sim, que era para mim estar fazendo outras coisas, na vida real
    É muito estranho ver um vídeo falando sobre isso...

  • @kenaccokenacco8262
    @kenaccokenacco8262 Před měsícem

    Eu imagino tanto que viver às vezes é difícil para mim. Desde de pequena imagino o dia todo sem parar. Histórias diversas, é como se fosse real. Sou até insensível socialmente. Pois desde que consiga viver em minha mente tudo ficará bem. Isso me atrapalha a ter relações sociais. Já comecei vários cursos e não consegui de alguma forma ir muito longe. Pois é como se eu estivesse presa. Tenho uma centena de cadernos cheio de poemas e fantasias ,já ganhei vários concursos culturais. Amo fotos criativas, músicas, artes no geral, culinária, investimentos, animais, correr e ler. Meus sonhos são um pouco estranhos já sonhei até com Minotauro e quando é um sonho ruim de alguma forma sei que estou sonhando e posso acordar quando eu quiser... Sempre fui uma garota um pouco diferente. E sou grata por isso, mas agora que sou adulta vejo o quanto isso às vezes me limita na vida real. É bom poder falar isso com alguém. Gratidão.

  • @gabrielalouvorescarneiro165

    Eu adoro meditação guiada 💕a última que fiz foi para me encontrar com minha criança interior 💕 que por sinal era uma graça muito amável 💕pra mim é muito fácil meditação guiada 💕

  • @anaritaamaral9536
    @anaritaamaral9536 Před 2 měsíci +3

    TDAH também pode ter a hiperfantasia?

  • @karlacoelho5246
    @karlacoelho5246 Před 2 měsíci +2

    Nossa agradeço,eu tenho hiperfantasia esta me esclarecendo,tenho 56,anos diagnóstico tardeio TEA 1 ,vou falar sobre com meu médico 🙏🏽💙

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  Před 2 měsíci

      Espero que tenham uma excelente conversa, @karlacoelho5246! 💜
      Obrigada pela mensagem!

  • @TheLinhamartins
    @TheLinhamartins Před 2 měsíci +1

    Fazer analise me ajudou muito com isso, antes eu nao tinha controle da minha imaginação. Por exemplo, se alguem dividia algo comigo do que estava sentindo, vendo, pensando, eu embarcava muito no que a pessoa dividia, a ponto de passar a sentir, ver, pensar junto. Em coisas boas, legal, mas e as ruins, né? Estava sofrendo muito com isso sem saber que precisava amadurecer algumas coisas. Hoje eu consigo ser empática sem embarcar nas imagens, consigo ficar afastada, ser mais realista e inclusive, tenho mais possibilidade de ajudar a pesso, se ela precisar. Ser muito imagética faz a gente se misturar demais com o que nos contam. Eu gosto muito de ter aprendido a ser mais racional quando necessário.

    • @ElinaH
      @ElinaH Před 2 měsíci +1

      Nossa, verdade. Cheguei à conclusão que carrego muito a vida de outras pessoas como se fosse a minha e sou muito afetada por isso. Muitas vezes estou sofrendo em algum ambiente mas se pensar bem, quem está sofrendo é minha colega, meu colega e estou levando a dor como se fosse minha....

  • @Mary-ps3fc
    @Mary-ps3fc Před 3 dny

    Sempre tive uma grande imaginação, tão forte e vívida que quando bem criança eu não sabia distinguir ela da vida real (literalmente fiquei uns 2 anos acreditando que uma amiga imaginária existia porque eu sonhava com ela me visitando na minha casa, então na minha cabeça minha família conhecia ela. E como criança tende a acreditar em fantasias, eu também criei um mundo imaginário que eu visitava toda noite. E só caiu a minha ficha quando essa minha amiga imaginária morreu, literalmente, eu sonhei com ela morrendo, fiquei meses triste até perceber que ela nunca tinha existido). A partir desse ponto, com o cérebro começando a amadurecer e perdendo um pouco da crença na fantasia, eu comecei a dissociar a imaginação da vida real, mas nunca parei de ter essa imaginação forte e vívida.
    Sobre os pontos do vídeo, consigo me identificar com a maioria. Eu tive um período na infância (decorrente da morte da minha amiga imaginária) em que eu só tinha pesadelos, e eles eram tão profundos que eu tinha dificuldade em acordar, literalmente desenvolvi consciência de que se tratavam de sonhos pra poder escapar deles mais facilmente (ex: uma vez sonhei com assassinos vindo atrás de mim, percebi que era um sonho e comecei a criar portas até achar uma que me acordasse. Criar escapatórias foi o que me ajudou a driblar esses pesadelos, chegando ao ponto de alguns sonhos lúcidos também). Mas os sonhos também são vívidos, então sentir cheiros, sabor, escutar sons nitidamente e cada sonho soar como uma aventura sem igual é algo que amo
    Ter um mundinho pessoal também é algo que me identifico bastante. Em cada período da minha vida, eu me refugiava em um canto diferente, um deles eu gostava tanto que muitas tardes eu deitava na cama, olhava o teto e deixava imaginação preencher o lugar. Invadir mundos de outras histórias também é algo frequente, consigo fazer isso participando da história que estou vendo ou como uma mini fanfic que só existe na minha mente.
    Nostalgia também é outro ponto bem presente pra mim. Algumas vezes me dá uma saudade gostosa e eu me imagino voltando àquela época, reproduzindo diálogos, sentindo a brisa, revivendo todas as sensações e quando "acordo" me sinto bem. E apesar de não fazer meditações, assim que você começou a dar um exemplo, eu automaticamente me imaginei nesse cenário e relembrei vezes em que tive a mesma experiência (de alguém me teleguiar para um cenário), também associando isso a músicas. Quando escuto músicas, muitas vezes aparecem cenas (seja de histórias ou da minha vida mesmo) como se a música fosse a trilha sonora delas. E não à toa, eu escrevo e desenho, estou sempre cheia de histórias na minha cabeça e muitas vezes uma me invade a cabeça e acabo esquecendo um pouquinho da vida