Você devaneia demais? Conheça o transtorno de devaneios excessivos ou fantasias compulsivas

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 10. 07. 2023
  • DOWNLOAD DOS SLIDES DO VÍDEO: guiadavida.com.br/slides
    LINKS ÚTEIS
    ARTIGOS MENCIONADOS NO VÍDEO:
    - Você não consegue parar de sonhar acordado? O que é o transtorno de devaneios excessivos? -- Acesse em: guiadavida.com.br/sonhar-acor...
    - Como os devaneios excessivos podem atrapalhar a vida real e boicotar seu sucesso? Acesse em: guiadavida.com.br/devaneios-e...
    CURSO DE MOTIVAÇÃO PESSOAL: guiadavida.com.br/curso-motiv...
    EBOOK OS 5 PILARES DA AUTODISCIPLINA: guiadavida.com.br/autodisciplina
    Devanear é normal e provavelmente não há uma única pessoa que não deixe a mente divagar várias vezes por dia. Entretanto, a incrível habilidade de imaginação que confere ao ser humano tanto poder para criar, entender e modificar seu ambiente e vida pode se voltar contra nós quando ela adquire proporções de vício.
    Há pessoas que se tornam viciadas em suas fantasias mentais, criando vidas paralelas com histórias, personagens e muitas emoções. O chamado "transtorno de devaneios excessivos", ou "fantasias compulsivas" como prefiro chamar, é uma condição marcada pela necessidade psicológica de voltar-se para dentro e imaginar uma vida diferente. Essa "vida paralela" pode envolver idealização excessiva, como a imaginação de uma família perfeita, um par romântico ideal ou sucesso e fama, que contrastam profundamente com a realidade do sonhador, resultando em severos efeitos colaterais para a vida cotidiana.
    O sonhador compulsivo pode vivenciar um extremo déficit de atenção e desengajamento com seu ambiente, sofrendo consequências práticas, como perda de foco e produtividade.
    A idealização excessiva também pode resultar em falta de motivação, insatisfação (pois a vida real nunca se compara com a vida dos sonhos) e, em casos mais graves, depressão resultante da desilusão com a realidade.
    Quando os sonhos só se realizam dentro da cabeça do sonhador, a vida real perde sua cor e o indivíduo torna-se cínico, menos otimista e desiludido.
    Vamos conversar hoje sobre essa condição interessante que afeta muito mais pessoas do que a psicologia e a psiquiatria reconhecem.
    Se você gostou do vídeo, não se esqueça de curtir! Isso ajuda muito o canal a crescer!
    Inscreva-se no canal se você quer ver mais conteúdo sobre produtividade e desenvolvimento pessoal.
    Quer receber e-mails com dicas de produtividade e desenvolvimento pessoal e materiais exclusivos, incluindo e-books, cursos e planilhas?
    Visite o site guiadavida.com.br e inscreva-se por e-mail.
    SIGA O GUIA DA VIDA NAS REDES SOCIAIS:
    TWITTER: / guiadavidabr
    INSTAGRAM: / guiadavidabr
    FACEBOOK: / guiadavidabrasil
    Para entrar em contato, entre no site Guia da Vida e utilize o formulário de contato.
    Tem alguma pergunta ou opinião sobre este vídeo? Deixe o seu comentário aqui!

Komentáře • 61

  • @_soraya
    @_soraya Před 10 měsíci +35

    Com eles, eu não conseguia fazer nada. Era desleixada, saía pra rua com a roupa que tava dentro de casa. Não dormia direito, não estudava. Os devaneios acabam com o foco. Só queria "curtir". Não me socializava. Dava muito estresse ficar no meio de gente enquanto eu tava no outro mundo. Não há como ter projetos, objetivos e metas se você é viciado em devaneios. Meu vício era forte, mas Deus me deu força. Sem eles senti solidão. Eu, que me gabava de que podia viver sozinha --- só que com os devaneios! Afinal, foram quase nove anos vivendo uma vida em que eu só fazia o que eu queria. Devaneava o tempo todo. Era obcecada por vidas alheias. Foi de extrema importância me afastar dos devaneios, ia começar a faculdade, mesmo que fosse um processo demorado, já que precisava recuperar o foco. Demorava horrores pra me concentrar no banho e lavar as mãos. Fiquei mais interativa e comunicativa, me obriguei. No começo fiquei neurótica com a higiene, que não existia antes de Deus agir. Eu não banhava, não escovava os dentes, não me penteava e isso prejudicava minha interação com as pessoas. Sentia vergonha. Era decepcionante quando um professor passava um texto pra ler e discutir no dia da aula e eu não lia e não sabia o que falar.

    • @analuisab.5437
      @analuisab.5437 Před 3 měsíci +4

      Por favor, como foi seu tratamento para melhorar? Preciso me libertar disso

    • @elisilva3453
      @elisilva3453 Před měsícem +1

      Conta como vc parou ?

  • @giovanna1646
    @giovanna1646 Před 2 měsíci +16

    Quando a vida real melhora um pouco, você acaba deixando um pouco os devaneios!!

    • @wesley_silveira
      @wesley_silveira Před 19 dny +1

      Isso é fato, pela experiência digo que sim, MAS sempre vamos tentar desvanear com algo novo porém não ao ponto de ser excessivo.

    • @forestwinst
      @forestwinst Před 12 dny

      ​@@wesley_silveiraEu tenho 16 anos, lembro que faço isso desde os 8/9, será que isso para com o tempo?

    • @wesley_silveira
      @wesley_silveira Před 12 dny

      @@forestwinst Depende, eu tive já muito isso, a idade não determina, pois tem muitos adultos que tem isso infelizmente, a dica que dou é pegar essa fantasia e tentar tornar real e assim aos poucos se vai acostumando, e aos poucos se vai se desapegando desses desvaneios pois se vai estar vivendo a realidade que queria, desculpa pelo textão.

    • @forestwinst
      @forestwinst Před 12 dny

      @@wesley_silveira que nada! cara, o problema é que os devaneios, pelo menos os meus são tipo, coisas impossíveis de trazer pra vida sabe? e isso é tão viciante que passo o dia imaginando, e quando caio na realidade me vem uma tristeza e uma ansiedade muito grande, músicas, livros, filmes e outras coisas que consumo só agravam e consequentemente aumentam os devaneios, e outra, tipo, é a única coisa que me motiva a viver, pq é tudo muito real na minha mente...

  • @jamaracampos
    @jamaracampos Před 3 měsíci +17

    Eu tenho isso desde criança. A realidade sempre me foi muito sem graça. Eu gostava de me isolar e viver nos sonhos. A música era o que me levava para esses lugares oníricos. Eu precisava disso pra viver e me sentia muito melhor nos momentos da história onde eu era feliz!

    • @luiszanichelli8728
      @luiszanichelli8728 Před 2 měsíci +4

      Eu tive isso por um tempo. E só passei dessa fase quando tive um problema de relacionamento e comecei a fazer coisas, muitas coisas, boas ou não,, eu passei a viver mais no aqui e agora pq me coloquei várias vezes em situações de perigo, e isso faz aumentar a adrenalina e a gente fica mais em estado de alerta.

    • @AmyeSheldon
      @AmyeSheldon Před 17 dny

      Eu também!!! Desde a infância sempre fui assim.

  • @esterdeavis
    @esterdeavis Před 2 měsíci +6

    Eu tenho devaneio desde criança, só agora vim pesquisar sobre o assunto. Eu sempre sonho quando estou pedalando em minha bicicleta e as histórias são tão legais ,as fantasias são as mais diversas possíveis os enredos dão um bom filme .É incrível como os personagens vão evoluindo enquanto o tempo passa kkkkk.

  • @jessicxasousa98
    @jessicxasousa98 Před 3 měsíci +9

    Eu sou assim. Eu não consigo viver normal. Fico horas imaginando eu conversando e interagindo com pessoas que estão ao meu redor. Eu queria a cura pra isso, tá me matando… não tenho produtividade, passo 24 dentro da minha cabeça 😢😢😢

    • @guiadavidabr
      @guiadavidabr  Před 3 měsíci

      Olá Jessica, Fique ligada no canal! Ainda vou trazer muitas informações que podem te ajudar a superar esse transtorno. Se inscreva por e-mail também no guiadavida.com.br para receber mais informações e não perdermos contato.

    • @AmyeSheldon
      @AmyeSheldon Před 17 dny +2

      Estou descobrindo agora que não sou a única pessoa que passa por isso.

  • @jamillesouza9647
    @jamillesouza9647 Před 5 dny

    Eu sempre tive esse problema más nunca tive coragem de falar com ninguém,esses dias fiquei tão encomodada com esses pensamentos que resolvi pesquisar.

  • @Renata_Neves
    @Renata_Neves Před 11 měsíci +7

    Lembro de quando eu vivia devaneando e até conseguia, por raras vezes, focar em algum projeto, estudo etc. Eu me inspirava em certa garota ou mulher que tinha as qualidades que eu precisava e eu até ficava produtiva, mas continuava devaneando. Devo acrescentar que era por causa dos devaneios que a inspiração que essas garotas me davam caía por terra dentro de pouco tempo. Simplesmente não durava. Eu ficava obcecada por elas, via e revia suas fotos, no entanto, a obsessão começava a se tornar enjoativa e perdia a graça. Se eu não devaneasse e não "encorporasse" tantas personagens diferentes, essas inspirações não perderiam seu brilho. É triste, porque a sensação que tive, quando Deus me deu forças pra levar a vida sem precisar me entorpecer de devaneios, foi a de que eu estava me afogando e me debatendo na água, sem conseguir me estabilizar porque as fantasias viciantes sempre tiravam o meu foco.
    Devaneios também me deixavam estressada e ansiosa, mas em outros momentos a coisa ficava muito boa. Porém, a vida real é a vida real, não é mesmo? Com suas cobranças e tudo. Era muito louco! Ganhei algumas cáries porque escovar os dentes e devanear era uma tortura. Demorava umas duas horas escovando os dentes (pode parecer que eu fazia isso diariamente, mas não)! Só não perdi meus dentes ainda porque Deus não permitiu.

    • @guiadavidabr
      @guiadavidabr  Před 11 měsíci +2

      Obrigada pelo depoimento, Renata! É importante que as pessoas vejam relatos como o seu para que compreendam a seriedade desse transtorno. Parabéns por ter superado essa condição!

  • @AmyeSheldon
    @AmyeSheldon Před 17 dny

    Eu passei muito tempo da minha vida assim: vivendo no mundo mental e não fazia acontecer...a vida real continuava estagnada.

  • @lucianaprado7403
    @lucianaprado7403 Před 2 měsíci +1

    Quando eu era criança fazia isso para não sofrer tanto com o meu contexto que eu vivia. Era muito distraída hj estou com tda, aprendendo a lidar. Devaneio normal acho por causa da ansiedade.

  • @julianamendes9943
    @julianamendes9943 Před 11 měsíci +7

    Eu tenho esse "trasntorno" e a meu parecer ele é muito semelhante ao vício em pornografia, pois é altamente viciante, chega a perder o interesse na realidade e só se suprir daquela fantasia que vai ficando cada vez mais elaborada, cada vez mais criando contextos e personagens. Hoje eu tnho um a visão maior de quanto isso é prejudicial para o estado mental, quando é completamente evasivo e dissocia a realidade. Pela minha experiencia o devanio é muito produtivo quando ele carrega elementos da realidade, projetos reais e futuros expectativas alcançaveis.

  • @marinessilva6596
    @marinessilva6596 Před 10 měsíci +5

    Que bom ver um canal que fala sobre esse transtorno e muita gente tem isso. Acho que também viajo, mas isso vêm com as distrações, ou situações que estou entediada, mas mesmo assim atrapalha, pois é facil sair do real e entrar no imaginário. Vou porcurar um psiquiatra, pois isso é um déficit de atenção extremo, e a vida exige foco. Controlo muito e sempre qie me pego viajando, estalo os dedos, pratico a mesa redonda do Augusto cury ou faço meditação. Ajuda a despertar. 😂

  • @robertinhoramalho524
    @robertinhoramalho524 Před měsícem +2

    Ete vídeo confirmou algo que eu imaginava e tinha medo que fosse verdade... eu tealmente preciso de ajuda proficional!!!

    • @guiadavidabr
      @guiadavidabr  Před měsícem +1

      Olá Roberto,
      Estou começando a trazer dicas e estratégias para controlar os devaneios em uma série de vídeos que eu vou estar postando nas próximas semanas. O primeiro foi publicado hoje de manhã e aborda o uso de metas/objetivos para focar-se mais no presente: czcams.com/video/6DZmbkFIa0s/video.html
      Se inscreva no canal para ficar sabendo quando eu postar os próximos!!

  • @mariajanielle9278
    @mariajanielle9278 Před 2 měsíci +1

    Tenho desde criança. Hoje um pouco menos, mas ainda acontece.
    Vou comprar esse livro q vc indicou. Me pareceu q vc tem um bom conhecimento acumulado . Tolstói ali atrás ja demonstra isso. 👀

  • @letiziabarros6910
    @letiziabarros6910 Před 16 dny

    Muito boa sua palestra, super esclarecedora, obrigada!

  • @silviorodriguessantos-un5tj

    Vídeo incrível. Obrigado pelo conteúdo!

  • @norbertorossi
    @norbertorossi Před rokem +3

    Muito interessante essa desordem. Eu também tenho devaneios, até posso dizer que são "excessivos" mas não são como esse sonhar acordado, não. Por isso concordo que o nome em portugues deveria ser fantasia compulsiva ou sonho compulsivo porque isso caracteriza mais o que a pessoa realmente tem que não é só um ficar viajando mentalmente, mas um engajamento consciente numa vida imaginária. Gostei bastante do vídeo!

    • @Sara09Kali
      @Sara09Kali Před 5 měsíci

      Nossa! Vc me definiu nesse engajamento numa vida imaginaria.. Eu também não tenho histórias elaboradas, e nem personagens com apego afetivo. No entanto, eu literalmente aprofundo as emoções em alguns devaneios e consigo sentir as emoções como se fossem reais. Me sinto estranha 😮

  • @alinnelima9183
    @alinnelima9183 Před 4 měsíci +1

    Tenho isso desde criança, os personagens desse mundo imaginário me acompanham há 23 anos. Conforme fui crescendo, os personagens também cresciam e se desenvolviam, exatamente como foi falado no vídeo.

    • @guiadavidabr
      @guiadavidabr  Před 4 měsíci

      Olá Aline, Essa experiência com os personagens crescendo e envelhecendo junto com o sonhador é muito comum entre os pacientes e relatada na literatura científica de devaneios excessivos. Obrigada pela contribuição!

  • @Beatrizsilva-ip4ej
    @Beatrizsilva-ip4ej Před měsícem

    Muito obrigado pelo vídeo 😊😢❤

  • @renatamartins729
    @renatamartins729 Před 9 měsíci +1

    Obrigada, Dra....vídeo muito bom.
    Eu tenho isso desde os 7 anos.

  • @izadsd6830
    @izadsd6830 Před měsícem +1

    Me ajudou como escritora.

    • @guiadavidabr
      @guiadavidabr  Před měsícem

      Geralmente, em pessoas criativas e bastante produtivas, como escritores, o que se observa é o devaneio imersivo, uma condição adaptativa e positiva. No transtorno de devaneios excessivos, a pessoa geralmente não consegue ser produtiva o suficiente para escrever livros. Simplesmente ter fantasias mentais complexas não é sinal desse transtorno. O ponto principal aqui é o nível de desajustamento da pessoa em sua vida cotidiana. Se os devaneios ajudam, ao invés de atrapalhar, eles não são desadaptativos.

  • @Luluzinhaaaaaa.a
    @Luluzinhaaaaaa.a Před 3 dny

    Sonhar acordada é a única forma de aliviar a carência e o saco de casar com um marido chato e que é um porre

  • @HenriqueSilva-zr8fv
    @HenriqueSilva-zr8fv Před 11 měsíci +2

    nem terminar de ouvir ainda..
    Tenho ctza q vc tem mto à dizer.
    Mas só de ver q ali atras de vc tem um Tolstoi ja me inscrevi.

  • @nathalia8556
    @nathalia8556 Před 4 měsíci +2

    Acredito que eu tenha fantasias excessivas, Eu tenho um mundo imaginario à 11 anos (um mundo de desenhos animados, o mesmo mundo). eu simplismente não consigo parar, mas meu mundo imaginario nao é tao perfeito, é bem fantasioso, adimito, mas as vezes me assuta tbm. Sei que nao é real mas meus sentimentos sobre eles é real, eu tenho sentimentos reais pelos personagens. Não consigo passar nenhum dia se quer sem "entrar" na minha mente, se nao o faço, posso ficar nervosa, estressada, triste e ansiosa. Tenho tentado me resolver com eles e encerrar a história para nao voltar mais, mas é bem difícil.
    O que me frusta, além de perder tanto tempo e energia emocional em algo que eu sei que nao é real, é que nenhum psicologo ou psiquiatra me leva a serio quando levanto isso, eu tento explicar mas eles sempre parecem confusos e mudam de assunto, pq nas palavras de um específico "nao é nada demais". Eu não quero ficar presa na minha propria cabeça poxa é angustiante. E minha mãe morre de medo que eu tenha esquizofrenia (ela ja levou um choque grande com meu autismo recentemente diagnosticado, além de descobrir que eu tinha ansiedade desde criança)

    • @guiadavidabr
      @guiadavidabr  Před 4 měsíci +1

      Olá Nathalia, os devaneios excessivos são apenas sintomas, eles não são um problema em si. Por isso, ao conversar com profissionais você deve "enquadrar" sua descrição da questão como um problema de regulação emocional, traumas emocionais, pertencimento e autoestima. Você também pode explorar o problema dos devaneios como vício comportamental. Há outras questões que estão relacionadas aos devaneios compulsivos também, mas essas são as mais importantes. Os profissionais devem trabalhar com você nesses aspectos, não na solução dos devaneios em si. Eles nem sequer precisam saber dos devaneios para te ajudar. Entende?

    • @elisilva3453
      @elisilva3453 Před měsícem

      Eu tive de sorte de o primeiro psicólogo entender e está me ajudando a parar com as fantasias acho o psicólogo pata esse transtorno e o mais ideal

  • @luiszanichelli8728
    @luiszanichelli8728 Před 2 měsíci

    Ja fiz de tudo e nada deu certo, nada. Ja li esse livro e achei um verdadeiro absurdo.

  • @tiffany5064
    @tiffany5064 Před 11 měsíci

    Você comentou sobre TCC ..e a linha EMDR? Poderia falar a respeito? Obrigada mais uma vez por trazer tantos esclarecimentos.

    • @guiadavidabr
      @guiadavidabr  Před 11 měsíci

      Olá Tiffany, a EMDR ainda não foi testada diretamente contra devaneios excessivos, mas acredito que ele possa ser menos eficaz do que a TCC pois é focada mais em memórias traumáticas. Traumas podem fazer parte do histórico da pessoa com devaneios excessivos, mas a base do transtorno reside em uma combinação de traços de personalidade (orgulho, vaidade, em alguns casos, narcisismo) e hábitos mentais (formas de pensar que conduzem à idealização excessiva, fantasias e relacionamentos parassociais). A TCC mexe mais com a forma como a pessoa pensa, como crenças disfuncionais e comportamentos inadequados, por isso penso que ela seja mais adequada nesses casos.

  • @celiadtd8910
    @celiadtd8910 Před 4 měsíci

    O que fazer para conseguir parar estas fantasias na nossa cabeça.

  • @reinanfagundes6469
    @reinanfagundes6469 Před 5 měsíci

    De inicio era bom mas agora começou a atrapalhar minha vida, estou buscando soluções

  • @rachelmendes3700
    @rachelmendes3700 Před 5 měsíci +1

    Boa noite , eu já sofro com este transtorno a anos e minha vida está muito prejudicada.preciso de ajuda .

  • @arielpereira1841
    @arielpereira1841 Před 4 měsíci +1

    Um dia eu ressisti a ter devaneios....ai quando tive foi tão forte mas tão forte que quando a história acabou eu tive dificuldade para voltar para a realidade... é como se eu não conseguisse acessar a realidade, não foi ums experiência legal

    • @elisilva3453
      @elisilva3453 Před měsícem

      Eu estava tentando n fantasiar estava indo bem passava o dia quase não fantasiando aí veio um gatilho e desde de domingo a vontade de fantasiar veio e não estou conseguindo vencer , estão mais intensas e eu estou 100% dentro das fantasias quando percebo estou mergulhada nas fantasias

  • @RaimundoKValentim
    @RaimundoKValentim Před 10 měsíci

    Isso aontece comigo o tempo todo não consigo mi cocentrar😢😢😢

  • @elisilva3453
    @elisilva3453 Před měsícem

    Tenho desde de criança, estou tentando parar o meu psicológico pediu mas cada dia fica mais difícil. Como faço ? Alguma dica? Não quero mais viver no mundo das fantasias

    • @guiadavidabr
      @guiadavidabr  Před měsícem +1

      Olá Eli,
      Estou começando a trazer dicas e estratégias para controlar os devaneios em uma série de vídeos que eu vou estar postando nas próximas semanas. O primeiro foi publicado hoje de manhã e aborda o uso de metas/objetivos para focar-se mais no presente: czcams.com/video/6DZmbkFIa0s/video.html
      Se inscreva no canal para ficar sabendo quando eu postar os próximos!! E obrigada pelo comentário! :)

  • @alissoncalmon3490
    @alissoncalmon3490 Před 7 měsíci

    Quanto custa uma consulta com você?

    • @guiadavidabr
      @guiadavidabr  Před 7 měsíci +1

      Olá Alisson, não faço consultas individuais. Se você quiser, você pode se inscrever por e-mail no site Guia da Vida em guiadavida.com.br Fazendo parte da lista de emails você ficará sabendo quando o curso de devaneios excessivos estiver aberto. Dentro da plataforma do curso eu dou suporte aos alunos.

  • @emersonklimkowski1443
    @emersonklimkowski1443 Před 4 měsíci

    Eu tenho bastante isso, se você quiser que eu lhe envie experiências minhas para ajudar na sua tese e carreira, pode me avisar que lhe envio um e-mail com minhas experiências.

    • @guiadavidabr
      @guiadavidabr  Před 4 měsíci +1

      Olá Emerson, adoraria ouvir suas histórias e experiências com os devaneios! No site Guia da Vida (guiadavida.com.br) você pode enviar uma mensagem pelo formulário de contato e aí nos conectamos por e-mail.

    • @emersonklimkowski1443
      @emersonklimkowski1443 Před 4 měsíci

      @@guiadavidabr ok, vou dar uma olhadinha lá.