Tive uma crise de mania com psicose | Delírios, alucinações...

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 23. 03. 2021
  • O vídeo que conto a minha história com a depressão:
    • Video
    Se inscreva na minha newsletter: mailchi.mp/494b9bdede1d/newsl...
    Instagram: / e.ricarodrigues
    Leia os meus textos no Medium: / ericarodrigues

Komentáře • 116

  •  Před měsícem +7

    Galera, algumas dúvidas que surgiram aqui e acho importante pontuar:
    1. Este vídeo foi gravado em março de 2021, já faz três anos. De lá pra cá não tive mais nenhum episódio de mania ou hipomania.
    2. Logo após eu ter gravado este vídeo, o psiquiatra retirou a medicação que eu tomava, então atualmente não tomo mais nenhum remédio.
    3. Eu não tenho bipolaridade, o que eu tive foi um efeito colateral de um antidepressivo que me causou mania. Como o meu psiquiatra me explicou, é extremamente improvável que eu passasse tanto tempo sem medicação e não voltasse a ter episódios de mania ou depressão caso fosse de fato bipolar.
    4. Não adianta vocês virem me dizer que o diagnóstico do meu médico está errado ou tentar me diagnosticar baseado no que vocês veem em um vídeo de 18min de 3 anos atrás. Não é assim que funcionam diagnósticos psiquiátricos, galera!

    • @jessicaalbuquerque5936
      @jessicaalbuquerque5936 Před 7 dny

      Oii Erica, você mudou o instagram? Não consegui te achar através desse link.. Queria te mandar um direct :)

    •  Před 7 dny

      @@jessicaalbuquerque5936 na verdade eu deletei meu instagram hehehe você se incomoda de mandar um e-mail? o meu endereço é ericarodf.29@gmail.com :)

  • @na_panfletos_e_cartoes
    @na_panfletos_e_cartoes Před 11 měsíci +22

    Vc é uma guerreira sou esquizofrênico paranoide leve com psicose, tenho Tag, Toc, aposentei por isso, fui músico por 20 anos e em 2018 por causa desses problemas tive que largar, hoje tento ser designer gráfico porque é muito triste se sentir um inútil, e do seu caso tive quase todos os sintomas pânico, fobia social,agora fobia, achar que meus parentes estavam me desejando sexualmente, pessoas estavam me vigiando, perseguindo é um inferno. Esse ano ainda me chamaram pra voltar a tocar mas como não estou bem ainda decidi que não, ter transtorno psiquiátrico é matar um leão no braço todos os dias.

    • @matvieira11
      @matvieira11 Před 8 měsíci +1

      É difícil aposentar? Tem que ter sintoma muito grave?

    • @na_panfletos_e_cartoes
      @na_panfletos_e_cartoes Před 8 měsíci +2

      @@matvieira11 Olha isso vai de cada um pra cada um sua sorte e provas na perícia, um bom advogado laudos, vc tem que ter comprovando seu problema entendeu?

  • @andreia9171
    @andreia9171 Před rokem +20

    Tive mania e é isso mesmo. A gente vive em outra dimensão e ninguém entende. E verdade, o estigma é muito complicado. A gente depois da fase maníaca fica mal por conta de culpa e vergonha. Que Deus nos abençoe. 🙌🙏

    •  Před rokem

      Oii Andréia! Sim, é bem solitário esse lugar de ter passado por esse tipo de coisa. Mas a internet sempre me ajudou muito, ver os relatos de outras pessoas que viveram algo parecido. E a gente nunca deve sentir vergonha da nossa história. Ela é nossa e a verdade cabe em todos os lugares. Com a terapia eu venho trabalhando essa coisa de fazer as pazes com essas fases difíceis da minha vida. É intenso, mas muito recompensador. Fica com Deus!

    • @Whistleblower-To
      @Whistleblower-To Před měsícem

      Parabéns

  • @fcdfalecomdamaris.1893
    @fcdfalecomdamaris.1893 Před 7 měsíci +4

    Olá, também sou bipolar, atualmente acredito aue esteja passando por uma fase de alucinações, como tenho baixoautoestima em todo lugar que vou ouço as pessoas me chamarem de feia, acredito que ouço a voz delas falando de qualquer outra coisa e minha mente já associa a mim.

  • @Lucasfenrir
    @Lucasfenrir Před 2 lety +9

    Antidepressivo dá uma agitada mesmo, pra bipolar pode gerar gatilho MUITO forte pra mania. Eu que tenho depressão/fobia social, senti bastante agitação no começo do tratamento!

  • @mariaauri7515
    @mariaauri7515 Před 3 lety +11

    Muito bom, saber que você está bem. Cada vez melhor. Estamos aqui torcendo por você. Acreditamos que vai ser, cada dia melhor. Já deu tudo certo.

  • @prof.danielarruda9975
    @prof.danielarruda9975 Před 2 lety +12

    Érica me comoveu sua história bem real e verdadeira. Mas me chamou mais atenção e admiração sua coragem e simplicidade em sua forma de ralar sua história. Tenho uma filha de 19 anos que foi diagnosticada com bipolar. Incrível a coincidência de sintomas. Fiquei muito feliz em saber de sua vitória e do apoio feliz de sua prima. Parabéns.

    •  Před rokem

      Olá! Tudo bem? Fico feliz que o vídeo tenha ajudado de alguma forma. Eu acho muito importante compartilhar esse tipo de vivência porque quem passa se sente muito solitário e ver que outras pessoas também viveram algo parecido me ajudou demais. Espero que a sua filha esteja bem! Fiquem com Deus

  • @marceloalmeidaprado1651
    @marceloalmeidaprado1651 Před 2 měsíci +1

    Muito corajoso seu relato. Isso deve ser um exemplo. O estigma é um problema e quanto mais falarmos sobre isso, melhor entendimento propiciaremos. Força

  • @isabellycarvalho9018
    @isabellycarvalho9018 Před 4 měsíci +4

    Eu tbm sou bipolar com psicose, já tive vaaaaaaarias crise de psicose, até com medicações, nunca consegui ternminar os estudos nem trabalhar em lugar nenhum devido as crises de psicose, e sindrome do panico. SÓ quem já enloqueceu , sabe o perigo e a dor de ser assim . Voce consegue trabalhar e estudar normalmente ? E como está voce agora ? quais medicmanetos deram certo com vc ?

  • @jessyvelvetzion6360
    @jessyvelvetzion6360 Před rokem +2

    Olá Erica! Agradeço demais pelo seu relato, ter esse ato de coragem de expor pro mundo com essa riqueza de detalhes é pra poucos!
    No ano de 2021 tive uma psicóse não orgânica não especificada, fiquei internade por quase 1 mês, depois continuei com o tratamento em casa com remédios. Passei por vários até encontrar a combinação de dois (junto a meu psiquiatra, lógico) que aos poucos foi entendendo que não precisava mais deles e foi cortando aos poucos. Isso levou mais ou menos 1 ano, 1 ano e meio. de antemão o médico me alertou que se tivesse algum sintoma parecido com o que tive que deveria procurá-lo Imediatamente! Infelizmente não consegui contatá-lo ainda, mas logo farei!
    Em conversa com minha rede de amigos, um deles mencionou que o que tive provavelmente fosse uma crise de mania, e cá estou eu aqui no seu vídeo.
    Friso aqui a importância de conversarmos com pessoas que confiamos (amigues, familiares, afetos…) pois é de extrema importância sabermos que não estamos sozinhes e que o tratamento medicamentoso não é o fim do mundo e nem definitivo. Precisamos ter paciência com os processos!
    Enfim, mais uma vez gratidão por isso 💚💚

  • @LeandroMendes.93
    @LeandroMendes.93 Před rokem +8

    Sou bipolar e ja fui internado 8 vezes, morro de vergonha, tive delirios e alucinações e toda vez que começo a entrar em mania eu passo a acreditar que sou deus e uma especie de messias tipo Jesus kkkkkkk

  • @Renata_Neves
    @Renata_Neves Před rokem +5

    Pior do que você surtar é alguém que você ama e depende surtar. Minha mãe já teve dois surtos. Preferia ter surtado no lugar dela. O primeiro veio do nada. Foi desesperador. Fiquei devastada. Eu tinha 15 anos. Era só eu e minha mãe. Mais devastada fiquei ainda quando minha mãe se viu obrigada a procurar pelo meu pai, já que ninguém quis ajudar ela. Meu pai é um narcisista sádico e aproveitador igual a mãe dele. As meia-irmãs da minha mãe quiseram jogar ela em um hospital psiquiátrico público. Quase conseguiram. Meu pai e a mãe dele não deixaram porque meu pai viu vantagem em ficar com a minha mãe. Ela recebia um dinheiro todo mês e ele decidiu se aproveitar. Não sei se algum dia chegarei a saber se meu pai fez alguma bruxaria pra minha mãe voltar com ele, mas não duvido. Infelizmente ele ainda vive. Ele deve ter feito por pura maldade, mesmo que soubesse dos riscos. Pra piorar, fomos pra casa da mãe do meu pai, a minha avó paterna. Lá ainda viviam a irmã do meu pai e meus dois primos. Foi um verdadeiro inferno. Ameaças, brigas. Eu não conseguia comer, nem escovar meus dentes. Ficava 24 horas ininterruptas me tremendo de preocupação e ansiedade, um sentimento horrível. Ficamos por um ano naquela casa até que nos mudamos pra uma casa na mesma rua que a mãe do meu pai morava. Eu jurava pela minha vida que teríamos que aguentar meu pai por 4, 8 ou 9 e, se tivéssemos muito azar, mais tempo. No entanto, foi bem irônico. Não deu nem três anos e a minha mãe surtou de novo. Ela não tomava mais os medicamentos. Meu pai não deixava. Esse surto foi a "porta de saída". Aconteceu uma sucessão de coisas trágicas, que não conseguirei citar. Meu pai chegou a dizer que minha mãe era esquizofrênica e eu até acreditei, mas depois que saímos daquele lugar, minha mãe foi diagnosticada com transtorno bipolar. Sério, se minha mãe tivesse familiares que se importassem com ela, ela não teria surtado pela segunda vez. Isso gerou traumas em mim. Por culpa do meu pai fui criada de maneira dependente.
    Era terrível ver minha mãe surtada. No primeiro surto minha mãe ficou obcecada pelo cantor Tiago Iorc. Ela gosta das músicas dele. Ela também estava ouvindo muito John Mayer. No segundo surto ela ouvia muito Coldplay repetidamente, músicas tristes como Warning Sign e parou de ouvir o rádio. Nesses dias ela não está muito bem devido a preocupações intensas. Está ouvindo muito Pholhas. Eu sabia que ela não estava bem por certas coisas que ela fazia, como trocar de roupa com frequência, banhar várias vezes ao dia, não comer nem dormir, além das coisas que ela dizia. Acho que ninguém imagina que uma coisa dessas possa acontecer perto de si. Senti uma vontade absurda de já estar na faculdade, de ser independente, mas eu ainda estava no segundo ano do ensino médio. Fora que meu pai não me deixaria viver direito. É frustrante saber disso. Nesses dias também sinto um imenso desejo de fazer algo, ser independente...

    • @darinhaillu
      @darinhaillu Před 10 měsíci

      Poxa, me identifiquei com seu relato, também morava sozinha com minha mãe quando ela do nada, já com 50 anos teve o primeiro surto dela, eu não fazia ideia que minha mãe tinha transtorno bipolar, assim, ela nunca foi alguem "normal" mas eu não esperava por isso jamais. Também gerou muitos traumas em mim, todos surtos que minha mãe já teve eram religiosos e ela também ficava obcessada e possesiva comigo, chegando a me machucar, tenho pesadelos com isso até hoje... Também penso que se minha mãe tivesse tido mais apoio dos familiares não teria havido um segundo surto, pois os mesmos ao inves de incentivar ela a tomar medicamentos ficaram falando que ela não tinha nada...

    • @victoriar8915
      @victoriar8915 Před 4 měsíci +1

      Que luta! Mas , quando sua mãe entrava em surto, ela se sentia como e ficava como? Me explique.. porque eu acho que minha mãe esteja passando por isso.

    • @franciscasousa2883
      @franciscasousa2883 Před 3 měsíci

      Como vcs estão tratamento tá em dia sua tá estável ❤ forças e superação linda.

  • @anapaulaoliveira2277
    @anapaulaoliveira2277 Před rokem +4

    Eu já tive um surto também , foi horrível 😭 até hoje tenho medo . Ter bipolaridade é uma montanha russa.

  • @zairalima7998
    @zairalima7998 Před 3 lety +10

    Que alegria saber que vc está bem! E mais linda a cada dia que passa! Estamos sempre aqui na torcida por vc! Te amamos 😘

    •  Před 3 lety

      Owwwn obrigada! Amo muito vocês 🥰🥰❤️❤️

  • @Mahbattista
    @Mahbattista Před rokem +7

    Que explicação maravilhosa,tive a mesma crise e é exatamente como você falou,você descreveu tudo que aconteceu comigo, até hoje sinto um pouco de vergonha porque na minha crise eu estava com o celular na mão então tive muito contato com outras pessoas,grupos de trabalho e hoje depois de cair na real sinto muita muita vergonha mesmo sabendo que eu estava em surto

    •  Před rokem +1

      Oii Mariana! Fico tão feliz em saber que você gostou do meu vídeo e se conectou com ele de alguma forma! Essas coisas são bem difíceis de passar, mas pra mim conhecer a história de outras pessoas faz eu me sentir menos como um peixe fora d'água. Aos poucos e com muita terapia a gente vai conseguindo fazer as pazes com a nossa história. Espero muito que você esteja bem! Fica com Deus

  • @MsBruna2909
    @MsBruna2909 Před rokem +2

    Parabéns pela coragem de relatar como foi para você esse processo. Está ajudando muito outras pessoas e humaniza a questão de Saúde mental e pessoas Transtorno. Obrigada, tudo de bom, se cuida.

  • @guilhermecarvalho2199
    @guilhermecarvalho2199 Před 2 lety +7

    Muito corajosa a atitude de ajudar outras pessoas com seu depoimento. Parabéns e estabilidade para nós!

    •  Před 2 lety +1

      Guilherme, fico feliz em saber que o vídeo ajudou de alguma forma. Eu sempre digo que ninguém sente vergonha de ter uma pedra nos rins, por exemplo. Por isso, também não devemos ter vergonha das doenças mentais, pois elas são como qualquer outra doença!

  • @beatriztuxen4278
    @beatriztuxen4278 Před 3 lety +20

    Sou bipolar e tive uma crise muito semelhante em fevereiro. Seu vídeo me faz sentir que tem alguém que me entende, alguém pra quem eu poderia dar a mão. Muito obrigada!
    PS.: Vc é muito inteligente e se expressa muito bem!!

    •  Před 3 lety +4

      Oii Beatriz! Nossa, o seu comentário fez o vídeo valer a pena

    • @beatriztuxen4278
      @beatriztuxen4278 Před 2 lety

      @@universoencantado336 Oie! Ricky, esse transtorno não tem cura, mas tem tratamento. Depois de um ano e meio desde uma crise maníaca com delírio de grandeza religioso (como mencionado acima, em fevereiro do ano passado), depois passei mais 4 meses em delírio parcial, mas acabou. Fui trocando de medicamentos, tentando encontrar equilíbrio entre um moderador de humor (lítio) e um antipsicótico. No momento a combinação que tem me devolvido a "normalidade" é lítio 900 + aripiprazol 10mg. O problema real é que a bipolaridade não vem sozinha, geralmente algum transtorno de personalidade é associado, mas com psicoterapia consigo ser minimamente produtiva da maneira que o capital me demanda ser.

    • @aprvadoconcurso7475
      @aprvadoconcurso7475 Před rokem +1

      Minha esposa raspou o cabelo e quer se divorciar... muito difícil véi

  • @isabellevasconcelos1628
    @isabellevasconcelos1628 Před 3 lety +8

    Tu é muito foda mesmo, né?! Senti como se tivesse conversando contigo pessoalmente e escutando toda essa história e ficando chocada com as reviravoltas que teve hahaha. Feliz demais que vc tá bem, tu é incrível

    •  Před 3 lety

      Hahahaha não sei se sou foda não :P
      Saudade de tu

  • @cleusamariacruzdasilva2825

    Parabéns! É isso! Enfrentar de frente a tua realidade pessoal , aceitar e ajudar aos outros a compreenderem melhor os momentos que a nossa mente pode viver! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻Qualquer pessoa pode vir um dia a passar por um surto psicótico. Não é loucura é caso para acompanhamento médico!

    •  Před 2 lety

      Siiim, exatamente!

    • @italopedro7610
      @italopedro7610 Před 2 lety

      Fala Sorzinho Eh normal

  • @pazcandido7582
    @pazcandido7582 Před 2 lety +3

    Pela a primeira vez encontrei alguém que passou tudo que eu passei também falava com as pessoas da TV passei vários dias sem dormir fugi de casa etc.

  • @msus1543
    @msus1543 Před rokem +1

    parabens pela coragem em tratar de um tema tao sensivel.

  • @samuellopes7321
    @samuellopes7321 Před rokem

    Obrigado por compartilhar sua história!
    Eu descobri esse ano que tenho essa doença também, estou acompanhando seu canal!
    Deus abençoe!!!!

  • @kellenmelo992
    @kellenmelo992 Před 2 lety +1

    Que Deus esteja sempre contigo.

  • @carlosdeandrade4082
    @carlosdeandrade4082 Před 10 měsíci

    Muito bom você falar de suas experiências... Isso ajuda muita gente. Eu tive experiências muito parecidas com a sua, porém se desenvolveram no contato com sistemas religiosos e pseudocientíficos, como: Espiritismo, Budismo, Conscienciologia (espiritismo). O que me ajudou foi um antipsicótico, depois de entrar em uma crise imensa e ter que vender meu apartamento... Antes de eu me envolver com esses sistemas, eu não possuía nada. A crença no imaginário, destrói vidas. Viva sua vida com base na realidade, quanto mais afirmamos a existência de algo que exista, é com toda certeza de que não exista.... Como Deus por exemplo. E que até hoje, milhares de pessoas vivem suas vidas com base nessa crença, gerando insegurança, depressão, desespero, falta de autoconhecimento, e uma prisão castradora e punitiva. Temos que sermos livres, gozarmos da vida como ela é, uma aventura, e não ficarmos nos controlando e nos subjulgando, pois é exatamente isso que os lideres religiosos fazem, com promessas do céu e do paraíso. Compreendermos a nós mesmos como você está fazendo agora, basta para uma existência saudável, de autogestão, equilíbrio, confiança e autorealização. Porém, ficarmos atentos a tudo que possa nos "condicionar" (ao medo, a fantasia, ao imaginário), é o mais belo antidepressivo e antipsicótico. Sucesso!

  • @lisandrachaves8740
    @lisandrachaves8740 Před 2 lety +2

    Torço por vc!! Continue firme ♥️♥️♥️

    •  Před 2 lety

      obrigada!!

  • @franciellenalmeida5867
    @franciellenalmeida5867 Před rokem +1

    Érica que video incrivel! Parabéns pela coragem de falar sobre isso e muito obrihada por me tranquilizar em relação a minha crise. Que ótimo saber que você ja esta melhor. Te desejo muita felicidade e prosperidade na vida

    •  Před rokem

      Oiee! Aaaaahhh, você não sabe como fico feliz em saber que o meu vídeo te ajudou de alguma forma! É mesmo esse o grande objetivo. Espero que você esteja bem! Fica com Deus

  • @sarahribs
    @sarahribs Před 2 měsíci

    Amei demais esse vídeo ❤❤❤

  • @fabiocandelorio
    @fabiocandelorio Před 7 měsíci

    Excelente depoimento!

  • @michellebrandao40
    @michellebrandao40 Před rokem +1

    obrigada pelo vídeo

  • @deniseandrade110
    @deniseandrade110 Před 2 lety +1

    Adoreiiii, ja tive várias manias e isso mesmo..

  • @stellabatista7667
    @stellabatista7667 Před 2 lety +3

    Vc corajosa , Deus irá te honrar.

    •  Před 2 lety +1

      Amém!!!

  • @birela_
    @birela_ Před rokem +1

    Eu tive um surto psicótico e foi a pior coisa da minha vida. Fiquei 2 semanas sem dormir e surtei

  • @raquelcristina3173
    @raquelcristina3173 Před rokem +1

    Passei por isso,gracas a Deus hoje estou bem.Me indenfiquei muito com seu depoimento...🤗gratidão

    •  Před rokem

      Oieee! Eita, fico TÃO feliz em saber que o vídeo te ajudou de alguma maneira! Foi mesmo com esse objetivo que gravei ele. Espero que você esteja bem! Fica com Deus

  • @joaoalbertocaracas3907
    @joaoalbertocaracas3907 Před 2 lety +1

    Contou direitinho.

  • @sangosdal
    @sangosdal Před rokem +1

    desculpa o comentário aleatório, mas esse cabelo é lindo mel dels!!!

  • @roger5719
    @roger5719 Před 2 lety +4

    Tomo paroxetina e antipsicotico e estou estável, melhoras pra você colega.

    •  Před rokem

      Oii Roger! Espero que você esteja bem! Fica com Deus!

    • @roger5719
      @roger5719 Před rokem

      @ estou bem sim Deus abençoe

  • @bluelight745
    @bluelight745 Před 9 měsíci

    Boa tarde por que você fez 🤘🤘🤘 em 1:54 e depois?

  • @Eucantoemportugues
    @Eucantoemportugues Před 8 měsíci

    sei bem como é sou bipolar passei pela manhã e depressão no momento da mania eu viajei na maionese

  • @carlapassos1686
    @carlapassos1686 Před 2 lety +9

    Olá, Erica!
    Esse teu vídeo já tem um ano, mas gostaria de saber como vc está atualmente. Vc algumas vezes disse q possivelmente abriu quadro de mania, com psicose, depois de tomar um novo remédio para depressão. Porém, me permita dizer algo sobre isso, sou estudante de psicologia e tenho profundo interesse pelo TAB , pesquiso muito esse transtorno. Pois bem, com certeza foi o remédio que levou vc a virada maníaca, mas não exatamente por ser um efeito colateral, mas pq vc é bipolar e não poderia tomar antidepressivo, mesmo estando depressiva. Ao meu ver, sua depressão foi mal diagnosticada, pois não se tratava de uma depressão unipolar e sim bipolar. Se vc tivesse sido medicada já no início com estabilizador de humor, certamente não teria aberto o quadro de mania. Já com o primeiro antidepressivo vc entrou em hipomania, pq o antidepressivo não é pra elevar seu humor , é sim deixá-lo normal, nem pra cima e nem pra baixo, e vc pelo jeito ficou o tempo todo "pra cima " , ou seja, em hipomania, e , esse já foi um sinal claro de bipolaridade. Se fosse só um efeito colateral do remédio, certamente assim que a droga saísse do seu corpo, tudo voltaria ao normal., entende?
    Outra coisas, vc é uma pessoa muito expansiva, dinâmica e inteligente, outra característica do bipolar...rs
    Faça Terapia Cognitivo comportamental e , tome o estabilizador de humor, pois TAB é uma doença crônica. Não tome álcool e muito menos café, o primeiro te joga para depressão e o segundo para hipomania. Regularize teu sono (isso é fundamental, aliás um estabilizador de humor natural).Faça atividade física, elimine carboidratos , açúcares e afins. Investigue problemas na tiroide tbm. Cuide -se gatona vc é incrível! Acredito q vc seja bipolar tipo 1, tratando com responsabilidade e com a médicação correta + terapia ( TCC) , conseguirá ter uma vida equilibrada, feliz e plena.

    •  Před 2 lety +8

      Oii Carla, tudo bem? Estou muito bem, a caminho de receber alta. Já faz quase um ano que não tomo mais estabilizador de humor e não tive nem sombra de mania ou hipomania, o que confirma a nossa hipótese de que tive uma reação adversa ao antidepressivo. O seu comentário foi precipitado em diversos níveis, a começar pelo fato de que você deveria saber que não se pode "diagnosticar" uma pessoa baseada em um vídeo de CZcams. Aqui se conta 2% da realidade, e com edições rsrsrs Além disso, confio muito no profissional que me atende, que além de ter muitos anos de carreira, é doutor em neuropsiquiatria e professor da UFPB. Gostaria de te alertar que esse tipo de comentário, por mais que te pareça bem intencionado, quando direcionado a pessoas que estão fragilizadas emocionalmente, pode lançar dúvidas e inseguranças na pessoa em relação ao profissional que as atende. Isso, na cabeça de alguém depressivo, ansioso ou mesmo maníaco, pode ser um gatilho. Enfim, quanto aos conselhos que me deu em relação a estilo de vida, eu agradeço muito. Por sorte, o profissional que me atende é tão bom que já tinha me dito tudo isso desde o início. Faço terapia há dois anos, corro regularmente e faço pilates, me alimento bem e durmo cedo. Estou até treinando para uma meia maratona que devo correr daqui a três meses. De qualquer forma, sei que você comentou na melhor das intenções, mas quis te responder pra te passar esse feedback que há coisas, em relação a temas tão sensíveis, que é melhor guardar pra si, caso não seja você a profissional responsável pelo paciente. Já estive psicologicamente muito mal em outros momentos e sei como até as menores coisas e comentários podem ser gatilhos fortes. Fica bem! Um cheiro!

    • @O-Sete
      @O-Sete Před 6 měsíci +1

      eu também percebi e interpretei assim Carla. Enquanto ela ia falando, o relato dela PARECEU de alguém que sofre de depressão bipolar e SUPOSTAMENTE acabou entrando em um estado maníaco por conta do antidepressivo. A depressão unipolar não causa virada maníaca/ euforia (inclusive, esse é um dos critérios para diferenciar a depressão unipolar da bipolar). Quando uma pessoa com depressão bipolar é tratada somente com antidepressivos, pode ocorrer oq ela descreveu, a virada maníaca e aí é necessário regulador de humor e em casos de psicose, entra também o medicamento antipsicótico. Existem vários casos de pacientes que são diagnosticados de forma incorreta e começam o tratamento com antidepressivo e acabam piorando. Eu também estudo a área da saúde mental e tenho muito interesse de estudos sobre o TAB. Sabemos que o antidepressivo sozinho não é totalmente eficaz ( podendo até ser contraindicado) para depressão bipolar/ Transtorno Afetivo Bipolar e existem casos de pacientes que podem até reagir bem no inicio do tratamento com essa classe, depois precisam ficar trocando de antidepressivo ATÉ entrar em estado de mania e ser diagnosticado como bipolar e passar a usar reguladores de humor. Em contrapartida, a depressão unipolar também pode causar sintomas psicóticos, mas não de mania. Um estado de mania diz respeito a TAB e não a depressão maior/unipolar. Por fim, é importante dizer que a pessoa pode passar meses ou até anos sem ter viradas maníacas, ficar em estado de eutimia (o humor normal da pessoa) e depois pode ter "outra virada" seja maníaca ou depressiva. De qualquer maneira, oque ela relatou NESSE vídeo PARECE muito com relatos de quem possui TAB. Por fim, quero deixar claro que minha intenção nesse comentário NÃO é fazer diagnóstico através de um caso que eu não acompanho de perto e isso iria contra meu bom senso e ética. Eu enfatizei algumas palavras pq vi que ela te respondeu e eu não quero q meu comentário seja confundido também, eu não estou afirmando nada, só levantando uma hipótese. Esse comentário pode servir para pessoas que foram diagnosticadas de forma incorreta e consequentemente continuam sofrendo com o tratamento incorreto, assim estas podem buscar opiniões de outros profissionais e ter uma melhor qualidade de vida. Independente de qualquer coisa, espero que a dona do vídeo esteja bem e recebendo o tratamento adequado. feliz 2024 para todos!

    • @Bibiane1000
      @Bibiane1000 Před 5 měsíci

      Discordo 100% do comentário.
      Ok ainda é estudante e está aprendendo. então certamente vai analisar esse episódio equivocado de abordagem que vc usou.
      Se fosse já uma profissional
      Teria que rever a sua qualidade profissão. Agiu como amadora.

    • @franciscasousa2883
      @franciscasousa2883 Před 3 měsíci +1

      ​@@O-Seteseu comentário e luz e orientações. Importante valeu❤

    • @O-Sete
      @O-Sete Před 3 měsíci

      @@franciscasousa2883 que bom! Espero ter contribuído de alguma forma ❤️bjos

  • @vagnervgf7268
    @vagnervgf7268 Před 2 lety +2

    Eu estive um tipo de esquizofrenia em sonho, eu olhava o lado de fora da minha casa e tinha uma guerra e bombardeamento pesado, dias depois somando com decapitacoes... mas depois parou...

    • @nathanweasley5564
      @nathanweasley5564 Před rokem +5

      Caramba! Tive psicose faz 2 meses e foi absurdo, durou cerca de 8 dias. Na minha cabeça tentei m4tar duas pessoase estava sendo perseguido, e como ela citou no vídeo, até mesmo a TV parecia confirmar minhas paranoias!! Não desejo isso pra ninguém.

    •  Před rokem +1

      É bem difícil mesmo esse tipo de coisa. E a gente se sente muito solitário depois que passa, porque é difícil até pras pessoas entenderem o que você viveu só contando. Só quem passa que sabe... Espero que você esteja bem! Fica com Deus

  • @Isa_adv
    @Isa_adv Před 2 lety +1

    Parabéns pela coragem, por aceitar o tratamento. Fique com Deus.

  • @ElaineCristina-gt6zj
    @ElaineCristina-gt6zj Před 18 dny

    Qual remedio voce tomou essa época?

  • @Giovani_Avelar_BR
    @Giovani_Avelar_BR Před rokem +1

    14:38 Sabe o que o mais me impressionou ? É que essa "viagem de ácido" não dura apenas algumas horas, mas semanas, meses kkk minha nossa, como o nosso cérebro é complexo.

  • @veronicamesquita1086
    @veronicamesquita1086 Před 9 měsíci +1

    E como vc esta hj? Teve outras crises?

  • @paulacaldeirasampaio7510
    @paulacaldeirasampaio7510 Před 2 měsíci

    ❤❤❤❤❤

  • @mariadasgracasbarbosadefig7387

    Menina não tire o regulador de humor. Pois bipolaridade não tem cura,tem equilíbrio tomando o remédio certo.

  • @antoniocesardossantos8892

    Bom dia pessoal. Estou assim.. jogando pedra, de verdade. Estou cansado demais. Acho que estou enlouquecendo.

    •  Před rokem +1

      Oii Antônio! Espero sinceramente que você esteja bem! Fica com Deus

  • @b.m.m.luth.3369
    @b.m.m.luth.3369 Před rokem

    Linda parabéns

    •  Před rokem +1

      hahaha obrigada!!

    • @b.m.m.luth.3369
      @b.m.m.luth.3369 Před rokem

      @ não tem do que se envergonhar, nossa validação e auto- estima não podem depender da aprovação dos homens mas do amor incondicional de Deus por nós, somos perfeitos pra Ele, existimos (com nossas tribulações) pra Ele, e o amor Dele é a garantia do perdão, perdão necessário pra voltar de qualquer "bad trip " ,re- interpretar toda arquetipia que surgir como tema da alucinação, e o principal: não transformar a doença numa justificação...o que nos justifica é o amor do Pai, a doença é "espinho na carne", caminhos que o Espírito Santo usa pra trabalhar na alma sua e de famíliares, produzindo vida (no espírito), rompendo sofismas , e nos fazer vencer a mãe todas patologias : o medo da morte....

  • @mariadasgracasbarbosadefig7387

    Nossa,gastei de seu vídeo.

  • @Giovani_Avelar_BR
    @Giovani_Avelar_BR Před rokem +1

    1:24 Mania é tipo um super power up blaster mega ultra explosão de motivação na mente da pessoa ?

    •  Před rokem +2

      Não, porque você tem uma visão totalmente distorcida da realidade. Então você até tem ímpeto de fazer coisas, mas essas coisas são fruto de paranoias e muitas vezes são completamente sem sentido para a sua mente sã. A sensação que dá depois é que tinha outra pessoa vivendo no seu corpo.

    • @Giovani_Avelar_BR
      @Giovani_Avelar_BR Před rokem

      @ Curioso isso, foi o que eu reparei no seu relato, vc não se lembra do que fez no período em que estava na fase de mania isso ?

  • @floresnojardim1145
    @floresnojardim1145 Před 2 lety +2

    Olá, qual contato seu psiquiatra e terapeuta Pf?

    •  Před 2 lety +1

      Oii! Tudo bem? O Instagram dele é @heydrich.psiquiatra

  • @adrianenunesdecarvalho4220

    Oi querida. Vc tem Watsaap? Gostaria de dar uma palavrinha com vc.

  • @Giovani_Avelar_BR
    @Giovani_Avelar_BR Před rokem

    16:00 Eu não sou psiquiatra ou neurocientista, mas dá pra imaginar que isso aconteceria uma hora ou outra, porque provavelmente o seu cérebro estava gastando o que tinha e o que não tinha em dopamina, o tal hormônio "a moeda" da recompensa, interessante isso, eu vou pesquisar mais a respeito, provavelmente nos momentos de mania, o cérebro libera doses cavalares de hormônios que controlam os humor e a sensação de bem estar, mas isso tem alto custo, o cérebro trabalha com cíclos, como uma onda em que existe a crista (o ponto mais alto) e o vale (o ponto mais baixo), a crista é o momento de euforia, uma hiperatividade do cérebro, o vale é a depressão.

  • @Isa_adv
    @Isa_adv Před 2 lety +1

    Como você está hoje?

    •  Před 2 lety +4

      Estou bem, graças a Deus! Agora em abril faz um ano que retiramos o regulador de humor e eu não tive nenhuma recaída, por isso iniciamos o processo de retirar também o medicamento para depressão. O plano é que até o fim do ano eu não tome mais remédio nenhum, acredita? Estou muito feliz, obrigada por perguntar!! :)

    • @Isa_adv
      @Isa_adv Před 2 lety

      @ Graças a Deus 🙌🙌🙌 Então o teu diagnóstico não é de Bipolaridade. Muita saúde e paz para você. 😘😘

  • @josesilvasobrinho8538
    @josesilvasobrinho8538 Před 8 měsíci +1

    Falar os nomes dos remédios ajuda quem está tomando a fazer comparações e a aumentar o entendimento sobre os fármacos.

  • @amandicalizando535
    @amandicalizando535 Před 2 lety +3

    Esses apagões são como?

    •  Před 2 lety +7

      Na verdade eu só não lembro das coisas, como se não tivesse acontecido. Meu psiquiatra diz que isso pode ser um mecanismo de autoproteção do cérebro, pra evitar que você reviva os sentimentos daquele momento ao se lembrar deles. Não sei, mas pelo que vi parece ser comum que as pessoas com crise de mania esqueçam algumas coisas.

    • @amandicalizando535
      @amandicalizando535 Před 2 lety

      @ eu tbm tenho isso

    • @amandicalizando535
      @amandicalizando535 Před 2 lety

      @ vc esquece de tudo ou algumas coisas?

    • @amandicalizando535
      @amandicalizando535 Před 2 lety

      @ Eu esqueço de tudo. E vc sente algo na cabeça?

    • @amandicalizando535
      @amandicalizando535 Před 2 lety

      @ Como vc consegue viver mesmo com esses apagões?

  • @Fabi0_
    @Fabi0_ Před rokem +1

    Certeza que o remédio era Bupropiona 😂

    •  Před rokem

      Não era não

  • @aline3380
    @aline3380 Před měsícem

    Com todo respeito, seus olhos estão arregaladoes kkk já passei por isso kk

  • @jussaracosta3745
    @jussaracosta3745 Před 2 lety +3

    Oi... qual o seu Instagram?

    •  Před 2 lety

      Eita, eu deletei o meu Instagram, não uso mais! hehehe

    • @jussaracosta3745
      @jussaracosta3745 Před 2 lety

      Poooxa! Tenho algumas dúvidas... queria poder conversar com vc.

    • @monizypaula4595
      @monizypaula4595 Před 2 lety

      @ bom dia Erica qual remédio vc tomou