Entendendo as evidências: O papel da Probabilidade Condicional"

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 8. 04. 2024
  • O conceito de probabilidade condicional é um tópico de grande relevância para a vida prática, é um assunto muito falado e ao mesmo tempo muito pouco compreendido. Não se trata de um assunto trivial e suas consequências podem muitas vezes ser difíceis de captar.
    Nesse vídeo você vai ser apresentado a um caso judicial hipotético, em forma de conto, mas que capta a essência do conceito de probabilidades condicionais. Essa apresentação talvez seja o recurso mais didático para se introduzir esse tema. Você vai perceber a brutal relevância das probabilidades condicionais para tomadas de decisão em cenários de incerteza.
    • Acompanhe a Verve Científica nas mídias:
    Verve.Cientifica
    VerveCientifica
    e-mail: VerveCientifica@gmail.com
    O projeto Verve Científica é apoiado pela Universidade Federal de São Paulo (ICT-UNIFESP) através de seu programa de extensão universitária. Siga o canal da UNIFESP: / canalunifesp
    * Este conteúdo teve a contribuição técnica e científica da Prof. Dra. Thaciana Malaspina
    (CV lattes.cnpq.br/2600060786895700)
    * Link para meu Curriculum Lattes (Eudes Fileti): lattes.cnpq.br/5294929829300325
    REFERÊNCIAS BÁSICAS
    [1] Daniel Levitin; A field guide to lies.
    [2] Carl T. Bergstrom and Jevin D. West, Calling Bullshit: The Art of Skepticism in a Data-Driven World. 2020
    Algumas imagens e clips foram retiradas dos bancos Pexels e Pixabay.
    www.pixabay.com
    www.pexels.com
    Imagens geradas por IA
    dashtoon.com
  • Věda a technologie

Komentáře • 18

  • @catiagomesvasconcelos
    @catiagomesvasconcelos Před 2 měsíci +4

    Obrigada por mais um vídeo :). A probabilidade condicional demonstra as falácias que podem ser aceites como verdade, apenas porque a pergunta certa não foi feita. Se o comportamento humano é subjetivo e baseado em constantes variáveis, então uma investigação deve ter vieses sistemáticos em todos os setores (válido principalmente na investigação científica). Deve sempre ter-se em consideração o grau de refutabilidade; "A theory that explain everything, explains nothing" (Karl Popper).

  • @jallesfranco
    @jallesfranco Před 2 měsíci +1

    Os vídeos do canal têm muitas qualidades. Delas a que mais me impressiona é a concisão.

    •  Před 2 měsíci

      Jalles, eu prezo muito para densidade de informações. Evito todos os tipos de comentários que não sejam estritamente para explicar o tópico. Com isso consigo colocar muito conteúdo em um curto intervalo de tempo. Abraço, Eudes.

  • @GC-Canal
    @GC-Canal Před 2 měsíci +3

    Eudão estava falando isso hoje no curso de IA e aplicações em física considerando modelos probabilísticos. Muito bom, vou começar a próxima aula com esse vídeo.

    •  Před 2 měsíci +2

      Grande Guilherme! Bom saber que meus vídeos estão ajudando com seu curso! Os próximos serão sobre a probabilidade Bayesiana. Abraço Eudes.

  • @jamesclerkmaxwell8545
    @jamesclerkmaxwell8545 Před měsícem +1

    Entropia é o conceito mais difícil e abstrato que até o momento tive contato. Pra mim é inconcebível que ele seja definido de maneira errônea como sendo "a medida de desordem" de um sistema. Muita gente com alcance repete isso.

    •  Před měsícem

      Sim, a formulação termo-estatística não recorre em momento algum à noção de desordem. Nos trabalhos originais de Boltzmann não há nenhuma referência a essa palavra. Acredita-se que esse metáfora tenha surgido pelos corredores, num café, e partir daí se tornou um recurso para tentar tornar a explicação mais simples. Contudo nesse caso além de não esclarecer nada, introduz no assunto algo que não tem relação alguma com a realidade física em discussao. Eudes.

  • @franciscoaragao5398
    @franciscoaragao5398 Před 20 dny +1

    A coisa aqui é séria.

  • @luisaugustobonilha8210
    @luisaugustobonilha8210 Před 2 měsíci +2

    Oi Fileti. Entendi. No caso do vídeo passado, provavelmente o advogado da defesa não soube argumentar quão relativo era o argumento do promotor, e não soube mostrar com base nas causas da segunda morte, o quanto isso seria relativo para apontar sua cliente como culpada, e simplesmente aceitou a probabilidade apontada pelo promotor em uma relação prejudicial ao seu cliente e vamos dizer, sem o devido rigor científico. Basta que outros fatores existam para a morte do bebê no berço para que a possibilidade de ser ela a culpada se dilua, ainda que não a absolva. Parece que o advogado de defesa era tão bom quanto eu em matemática 😊, mas pra mim, de cara, ficou claro que estavam misturando alhos com bugalhos.

  • @pmelomacedo
    @pmelomacedo Před měsícem +1

    Muito boa explicação! Bayes é demais!

    •  Před měsícem

      Olá amigo, obrigado pelo comentário elogioso! Abraço, Eudes.

  • @jallesfranco
    @jallesfranco Před 2 měsíci +1

    Assunto complexo muito bem explicado. Excelente

    •  Před 2 měsíci

      Grande Jalles, esse vídeo tem ar introdutório para um assunto ainda mais espinhoso, a Probabilidade Bayesiana, que eu vou atacar nos próximos dois vídeos da série. Tentei o meu melhor em termos de didática, vamos ver o que você vai achar, rs. Abraço, Eudes.

  • @OP2073
    @OP2073 Před 2 měsíci +1

    Excelente vídeo. Sempre aprendendo a pensar como um cientista aqui neste canal.

  • @claudiopereiradasilva4373
    @claudiopereiradasilva4373 Před 2 měsíci +1

    Muito bom!

  • @edilsonfloriano
    @edilsonfloriano Před měsícem +1

    Se me permite, gostaria de esclarecer uma dúvida. Na tabela 2 x 2 apresentada no vídeo, a célula "Bate" x "Inocente" e "Não Bate" x "Inocente" não são preenchidas com os valores apresentados, 5 e 50 milhões. Esses valores representam o total: o total de "Bate" e "Não Bate". A conclusão seria: a chance de ser culpado é de uma em cinco.

    •  Před měsícem

      Olá Edilson, obrigado por sua dúvida. Os campos não preenchidos na tabela não eram relevantes para a discussão. Abraço, Eudes.

  • @user-vp7jd7lt7c
    @user-vp7jd7lt7c Před 2 měsíci +2

    A justiça é um conhecimento não científico. O pior é ser governado por figuras assim. Em todos os poderes, são sempre as mesmas figuras. Sempre a mesma marca, da falta de rigor em suas crença, levando a injustiça e a desigualdade.