3 MOTIVOS para ser vegano | Não precisa COMER CARNE para ser saudável?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 29. 08. 2024

Komentáře • 325

  • @adrianodolijal6149
    @adrianodolijal6149 Před rokem +125

    Que depoimento fantástico! Tranquilo, leve, sem xingar ninguém, admitindo as falhas no meio do processo. Eu tenho 52 anos, sou do RS, virei vegetariano aos 16 anos, em uma época sem tecnologia e pouca informação, aos 21 anos com uma pneumonia dupla acabei voltando a comer carne. Namorei o vegetarianismo a vida toda e virei vegano aos 44 anos quando tive um quadro de cálculo biliar, que curei com um tratamento da medicina tradicional chinesa e não removi a vesícula. Comecei com a comida, sofrendo sem comer sobremesas lácteas e sorvetes, mas foi tranquilo, depois me livrei das roupas de couro e comecei a seguir tudo que é ativista vegano. Hoje sou um vegano abolicionista que deseja a liberdade de todos os seres. Veganismo pelos animais, pelo Planeta e pela Humanidade. Obrigado pelo seu conteúdo.

  • @deboratorelli
    @deboratorelli Před rokem +47

    Fui vegetariana por 26 anos, sou vegana há 4 anos. Foi a melhor escolha que fiz na minha vida! Tenho 44 anos e minha saúde está excelente!

    • @vidaveda_
      @vidaveda_  Před rokem +2

      Que depoimento lindo!

    • @cinthialeticia9626
      @cinthialeticia9626 Před rokem +1

      Parece minha história! Que bom!🌺🌷

    • @deboratorelli
      @deboratorelli Před rokem +3

      @@cinthialeticia9626 Estamos no caminho certo. 🙌🌱

    • @zaraiwzara
      @zaraiwzara Před rokem

      @@vidaveda_ Você confunde conceitos e sequestra a filosofia védica e vedanta para propagar o movimento vegano, como se os dois fossem sinônimos ou um fosse contido dentro do outro, sendo que não há nenhuma restrição, e sim recomendações do consumo de leite, por exemplo, enquanto ignora aquilo que não convém, um exemplo sendo o uso medicinal da urina de vaca, que eu tenho certeza que você não faz, enfim, se faz um guru daquilo que parecer ser a filosofia védica aos olhos brasileiros e se apropria dela para validar e indicar a sua ideologia (vegana) que nada tem de coerente, um desrespeito a índia, aos hindus, e as outras formas de vegetarianismo existentes há milhares de anos, que você trata não com fins em si mesmos, mas um advento aos ''vetores'' desta seita absurda, que infelizmente passa a ser exotérica nessa era de movimentos identitários e soluções simples e perfeitas para problemas com causas estruturais.

    • @zaraiwzara
      @zaraiwzara Před rokem +2

      @@vidaveda_ por falar em ''entrelaçamento'' procure saber como funciona o sistema econômico em que você vive.

  • @lefipifilpi5030
    @lefipifilpi5030 Před rokem +25

    Muito bacana , Matheus. Sou vegana também e minha vida mudou pra muito melhor depois de me livrar dos produtos de origem animal. Em 2012 , parei de comer animais e, desde então, minha saúde só melhora.

  • @angelicacakes914
    @angelicacakes914 Před rokem +13

    Eu amo esse cara, com todo respeito... Queria conviver com pessoas assim, leves e tão educadas que causa constrangimento. Obg🥰

  • @marlenesavegnago372
    @marlenesavegnago372 Před rokem +14

    Amei,amei.,fui vegana por dois anos e voltei comer ovo ,pude ver a diferença.
    Depois desse seu testemunho vou fazer de tudo pra ser vegana de novo.
    Obrigado,galo aqui de Nova York.

  • @alicebraga2194
    @alicebraga2194 Před rokem +7

    Adorei esse vídeo !!! Tenho 62 anos e há 15 anos vivo mudando pra vegetariana e vegana , confesso que tenho dificuldades em manter vegana porque como vc pode ver .. na minha idade há poucas pessoas veganas e não tenho amigos veganos e sou duramente criticada por eles por não comer carne leite derivados , alegam que vou ficar muito doente .. e eu acabo entrando nessa onda de medo mas hj te assistindo resolvi virar a chave ! Sem medo ! Me torno vegana!! Tenho muita compaixão por todos os animais e não estava me sentindo confortável comendo ovos mesmo que na embalagem esteja escrito “ovos de galinha feliz “ 🙏🏼🙏🏼❤️

  • @patriciasloi
    @patriciasloi Před rokem +18

    Fui ovolacto vegetariana por 20 anos. Sou vegana desde 2018 e foi a melhor decisão que tomei na vida. O estímulo inicial foi a compaixão pelos animais, mas logo percebi a melhora em minha saúde e descobri que é o melhor que podemos fazer pelo nosso planeta.

    • @renatooliveira7400
      @renatooliveira7400 Před rokem

      💚💚💚

    • @renato7999
      @renato7999 Před rokem

      Parei de comer carne pelos animais. Depois descobri que a dieta vegetariana era mais saudável. Sinto que fui recompensado por uma escolha baseada na ética.

  • @marianadasilvameiramarques9415
    @marianadasilvameiramarques9415 Před 3 měsíci +1

    Que vídeo maravilhoso!! Somos veganos há 4 anos aqui em casa!! Cada dia mais orgulhosa disso, pela saúde, pelos animais e pelo planeta!🤩

  • @mayarapereira9011
    @mayarapereira9011 Před rokem +13

    Decidir voltar a ser vegetariana (ovo lacto). Já passei 1 ano, mas acabei tendo algumas recaídas e isso me fez desanimar. Nesse período percebi que tinha mais disposição do que quando comia carne e frango. Consegui perder os quilos que queria mais fácil. Inclusive meu TCC foi sobre o veganismo. Troquei todos meus cosméticos "normais", por cosméticos que tem o selo de vegan.

    • @vidaveda_
      @vidaveda_  Před rokem

      Essa investigação é excelente

    • @vestigyer
      @vestigyer Před 6 měsíci +1

      Me indentifiquei em grande parte, fui ovolacto por 1 ano, voltei a comer carne por alguns meses, depois do meu TCC que foi contra o uso de animais em testes, bom, estou há 11 anos vegana! 💚💚💚💚 Comecei sempre pelos animais e depois descobri o lindo impacto na saúde e meio ambiente!

  • @elianeestelitarosa5439
    @elianeestelitarosa5439 Před rokem +6

    Sou vegana desde 2009, também não tive nenhum incentivo familiar. Mas, sigo firme, pois acredito ser a atitude mais sensata e respeitosa em relação ao planeta e aos animais.

  • @meyrianegomes6189
    @meyrianegomes6189 Před rokem +15

    Maravilhoso Matheus, fui vegana por 1 ano, e tive muita dificuldade pra achar informações e ter uma alimentação saudável na época, principalmente fora de casa, pq acredito que o Brasil ainda não está preparado para o veganismo... Hj sou vegetariana, mas sempre que possível tiro tudo que posso tanto da alimentação quando no estilo de vida ( no dia a dia) . O objetivo é me tornar vegana novamente, e saber inclusive como rebater as opiniões que insistem em te confrontar quando digo que não como carne! É um processo demorado mais vou chegar lá.... A carne não me faz e nunca me fez falta, sou super saudável , inclusive pratico atividade física. Acredito que o veganismo é o caminho para uma vida longa e saudável e o equilíbrio do planeta. Gratidão por todo o seu conhecimento, vc faz parte desse processo de conscientização 🙏🏼

  • @jessicastandercampelo1172

    Estou em transição, minha primeira experiência sem consumir nada de origem animal foi através da ayurveda, e foi maravilhoso! Obrigada pelo vídeo e pelo conteúdo de qualidade do Vida Veda. Sinto saudade dos vídeos com a tua mãe

    • @avisoaosnavegantes2021
      @avisoaosnavegantes2021 Před rokem

      Veganismo acontece quando a pessoa pensa - loucamente, em defender 'direitos' dos animais. É puro ativismo extremado.
      Eu acho que os veganos deveriam caçar e prender todas as hienas, todos os ursos e todos os leões, pois eles comem suas presas ainda vivas.
      Nós temos tecnologia para dar vida boa aos animais e para o abate. Não somos feras.
      Dia desses vi o depoimento de um 'influencer' vegano - ele dizia que nós devemos pensar nos sentimentos do peixe, etc..
      Em suma - veganismo é algo parecido com igrejas/seitas evangélicas. Depois que se entra, dificilmente se sai.
      Veganismo, homeopatia, astrologia e religião - farinhas do mesmo saco/papo furado.

  • @claudiosouza3966
    @claudiosouza3966 Před rokem +6

    Muito bom. Parabéns
    Compartilho com vcs um documentário.
    WHAT THE HEALTH.
    Abra os olhos sobre essas Entidades que dizem ser protetoras dos animais!!!

  • @fatinhabosco
    @fatinhabosco Před rokem +19

    Foi o empurrãozinho que eu estava precisando. Basta de carne vermelha, pra começar o meu processo. Obrigada 😊

  • @cintiasilva1395
    @cintiasilva1395 Před rokem +7

    Confesso que tomei birra de veganismo por causa do excesso de moralismo e arrogância espiritual de boa parte dos adeptos.
    Mas respeito quem decide se tornar, e agradeço por sua boa vibe em compartilhar ideias. 😊 Sucesso aí.✌

    • @vidaveda_
      @vidaveda_  Před rokem +1

      Linda a sua atitude! Obrigado

  • @greengaia_pt
    @greengaia_pt Před rokem +11

    Adorei essa reflexão "existe algum motivo para não ser vegano?!"... É realmente sobre isso ... Fui intolerante a carnes vermelhas por mais de 12 anos, entrei com um pé no vegetarianismo cambaleando e a dada altura o que fez sentido para mim foi tornar-me vegana...imperfeita também claro..

    • @avisoaosnavegantes2021
      @avisoaosnavegantes2021 Před rokem

      Você deveria ser mais crítica ao que vê na internet.
      Ele disse que devemos não comer carne pela defesa dos animais, etc..
      Ué?! - E por que ele não se preocupa com o ''sentimento'' dos animais que são abatidos por leões e outras feras?
      Em muitas das vezes, essas feras comem suas presas ainda vivas.
      Nós temos tecnologia para a criação e para o abate.
      Resumo dessa farofa - veganismo é algo como participar de uma seita evangélica radical.
      Ah, e ele poderia ir ao dentista e pedir que seus dois dentes caninos sejam retirados.

  • @adrianelippert915
    @adrianelippert915 Před rokem +26

    Ma ra vi lha so!!!
    Abandonei o Direito pra trabalhar com moda feminina. Nesta jornada me tornei vegetariana 😊...juntando tudo que passei a conhecer e entender, me tornei vegana, larguei a moda e inaugurei um bistrô Vegano 🤗. Vegetariana por dois anos e vegana a 8. O que me levou a não comer mais carne foi um documentário que assisti " A carne é fraca" ... expandiu minha consciência de uma forma inexplicável. Havia jantado e depois assisti o documentário....que, por sua vez, me motivou a fazer outras pesquisas...conclusão: passei a noite em claro assistindo tudo o que eu encontrava na internet.. ..nunca chorei tanto na minha vida!!! Amanheci vegetariana. Ali, naquele momento, jurei que nunca mais colocaria carne na minha boca e que nenhum animal perderia vida pra me alimentar....Hoje tenho orgulho enorme da minha decisão! E fico encantada em ver depoimentos como o seu Matheus!!! Rezo muito pra que cada vez mais pessoas enxerguem isso. Obrigada por esse vídeo. Grande beijo!!!

    • @vidaveda_
      @vidaveda_  Před rokem +3

      Obrigado pelo seu depoimento!

    • @kanayanfantv
      @kanayanfantv Před rokem

      Eu também Adriane. Uma das melhores decisões de nossas vidas.

  • @mariabetaniasilva6972
    @mariabetaniasilva6972 Před rokem +3

    Parabéns pelo vídeo vai me ajudar muito. Parei de comer carne vermelha, aves e peixes há 10 meses e estou muito feliz , eu amo os animais por isso parei de comer carne. Ainda não consegui tirar ovos, manteiga queijo estou tirando aos poucos.

  • @vevetastas
    @vevetastas Před rokem +7

    Sou vegana e concordo com tudo que vc falou. Não tem ponto baixo na escolha, zero arrependimentos e só aprendendo a cozinhar coisas gostosas e saudáveis !!! 🌿🥦🥕🍅🥬

  • @elisabetefrancistelmasuk1066

    GRATIDÃO SEMPRE MATHEUS QUERIDO.... APRENDI COM VC , HOJE VEGANA , FELIZ, SAUDAVEL, GRATA

  • @REPLAYCOSMETIC1994
    @REPLAYCOSMETIC1994 Před rokem +2

    Palavras que realmente abre um portal na nossa cabeça.
    Se tornar um agente de transformação com ética, moral e respeito pela vida animal é divino.
    Todos somos falhos e isso é um fato, mas o que mais importa é que no próximo amanhecer nossas atitudes e escolhas sejam mais felizes a respeito da preservação do meio ambiente.
    Bora preservar esse planeta.
    Forte Abraço.
    Luís Fernando.
    Porto Alegre/RS - Brasil

  • @micheleaguiar845
    @micheleaguiar845 Před rokem +10

    Perfeito!! Sou vegetariana há mais de três anos e busco fazer o melhor que eu posso para a proteção aos animais e ao meio-ambiente; passei a usar shampoo e condicionador em barra, faço compostagem, separo o lixo para a reciclagem... Enfim, me encontro em transição para o veganismo.

  • @marialuciacarvalho3012
    @marialuciacarvalho3012 Před 6 měsíci +2

    Achei muito legal a simplicidade e sinceridade do depoimento. É por aí mesmo.... Por causa da cultura arraigada de comer carne.... Isso confunde, impede de ver com clareza. Leva um tempo p compreender todo o mecanismo pq estamos inseridos nele....

  • @gabriellasasmaal9699
    @gabriellasasmaal9699 Před rokem +6

    Rindo alto aqui com " atropelo uma formiga" kkkkkkk Obrigada Mateus por passar o conteudo de uma maneira tão clara e com senso se humor.

  • @daianekasinger5040
    @daianekasinger5040 Před rokem +6

    Gratidão pelo vídeo! 🙏🏻
    Eu flerto com o veganismo e com o vegetarianismo há anos, mas sempre fico na vai e vem... Sempre bom acompanhar pessoas que, de alguma forma me incentivam a ser melhor ❤️☺️

  • @AnaSecani
    @AnaSecani Před rokem +10

    Você é incrível! Gratidão por mostrar o quão importante é pesquisar, se informar e tomar decisões na vida capazes de mudar um sistema e respeitar a fauna e a flora

  • @monicacastrodiniz1262
    @monicacastrodiniz1262 Před rokem +13

    Eu sou vegetariana há 1 ano e 10 meses . Ainda consumo pouco queijo e ovos .E bem desafiador mesmo principalmente numa casa ,família e amigos carnistas. Mas todo esse processo me fez olhar com muito mais amor e respeito para os animais e principalmente que ninguém no mundo merece sofrer pra satisfazer nossos desejos. Hj consigo ver as mensagens pelos olhos deles . Chega doer as vzs . Sonho em alcançar o veganismo . Mas espero q isso se estabeleça logo em minha vida 🥰❤️🙌🏼

  • @renatetanto6862
    @renatetanto6862 Před rokem +14

    Vegana a 15 anos.. meu companheiro e eu! Tenho 67 anos e me sinto ótima!!! No início era bem difícil...até aprender a substituir.
    O queijo, leite, creme de leite , ovos...e posso garantir vc consegue substituir tudo!! É maravilhoso🥰🥰

    • @dinorabarbosamendesbarroso8537
      @dinorabarbosamendesbarroso8537 Před rokem

      O veganismo e o que vc pode fazer possivel nao zeraramos neste mundo com a escravidao animal mais faca sua parte neste contexto!

    • @saraprestes3971
      @saraprestes3971 Před rokem

      Oi Renate, como substituir o leite?

  • @leahdrummond2322
    @leahdrummond2322 Před rokem +2

    Nossa! Que vídeo necessário!! 💚❤️ Didático e claro. Confesso que fiquei com medo de ouvir apenas sobre alimentação no começo, mas depois me surpreendi, se não for pelos animais, não é Veganismo. E sim, é puro ganha ganha.. Obrigada! Será compartilhado!

  • @lenson011
    @lenson011 Před 14 dny

    Minha história é muito semelhante. Parei aos 28 anos, sou médico, estudei nutrição e, além da obstetrícia, me especializei em nutrologia, homeopatia e honorária e após 45 anos de vegetarianismo afirmo que o ser humano é herbívoro, tem fisiologia e anatomia herbívora.

  • @paulorobertotrappspolaor1108
    @paulorobertotrappspolaor1108 Před 2 měsíci +1

    mais vídeos assim para a conscientização das pessoas no planeta

  • @rmlf1033
    @rmlf1033 Před rokem +6

    EU JÁ ERA VEGETARIANA AO MODO ESDRUCHULA DESDE OS 13 ANOS, EU E MEUS IRMÃOS DECIDIMOS ISSO ERA NOS ANOS 80.... RSRS, DEPOIS FUI CONHECER O VEGANISMO QUE ERA TUDO O QUE EU QUERIA E NÃO SABIA .... QUE EXISTIA ... E VIREI VEGANA EU E MINHA FAMÍLIA EM 2013 , HJ TENHO 54 ANOS E FELIZ EM SER VEGANA , SERMOS VEGANOS ! TERIA COMEÇADO AOS 13 ANOS SE AO MENOS SOUBESSE SOBRE VEGANISMO... E FELIZ EM SER O QUE SOU AOS TRANCOS E BARRANCOS MESMO ASSIM AQUI ESTOU!

  • @cinthialeticia9626
    @cinthialeticia9626 Před rokem +3

    Nossa, eu sofri também, mas minha grande braveza atual está sendo eliminar o açúcar. Sofro demais ainda.

  • @anacristinamartinsdosdemes8715

    Excelente depoimento ,fui vegetariana 20 anos e sou vegana á 10 anos foi a melhor opção na minha vida.

  • @cristinaferreira2481
    @cristinaferreira2481 Před rokem +3

    ADOREI ESSE VÍDEO! NÃO SOU VEGANA, TENTO SER VEGETARIANA, AINDA NÃO CONSIGO DEIXAR DE COMER PEIXE, MAS CARNE VERMELHA JÁ NEM SEI MAIS O GOSTO HÁ UNS 20ANOS ATRÁS. MAS ACHO QUE CHEGO LÁ, UM DIA.

  • @adielfreitas6762
    @adielfreitas6762 Před rokem +6

    Mano, você me fez repensar um montão de coisas. Obrigado.

  • @mayardsamiszolotar967
    @mayardsamiszolotar967 Před rokem +3

    Gratidão, Matheus, por compartilhar sua história. Deixei de comer carnes vermelhas há alguns anos, e venho sentindo cada vez menos vontade de ingerir outros tipos de carne. Ainda como ovos e derivados de leite, mas venho "namorando" com a alimentação que a ayurveda recomenda há algum tempo. Devagarinho, venho aumentando a prática de refeições vegetarianas, além de trabalhar nos outros 3 pilares.
    Seu vídeo me trouxe insights poderosos. Vamos em frente. 🙌

  • @marialualuna5828
    @marialualuna5828 Před rokem +1

    Excelente vídeo! Completamente de acordo com você!!Não sou perfeita , mas pelos animais, sou vegana!

  • @miriamrd
    @miriamrd Před rokem +8

    Optei pelo veganismo há uns 7 anos.
    Eu engordei no processo de transição. Comia muito mais carbo e não me movimentava muito (isso ainda ocorre às vezes, quando estou muito ansiosa e como mais carboidrato e açúcar... Rs).
    É muito difícil dissociar veganismo de ser saudável. Nem sempre um vegano é uma pessoa mais saudável se ele come muito "alimento" de qualidade ruim e é sedentário (sendo bem simplista aqui no comentário. Ser saudável não adoecer , pode envolver muita coisa além disso).
    Mas é uma jornada. A gente vai lapidando, dia após dia.
    Eu optei inicialmente por causa dos animais. Aos poucos fui aprendendo sobre a qualidade do que como dentro desse estilo de vida e o impacto dessa escolha em algo muito maior. Empatia, preservação do meio ambiente, respeito ao próximo (gente e animais não humanos).
    Por um lado me sinto feliz e orgulhosa de mim por ter entendido e internalizado o que envolve essa escolha pelo que sinto ser bastante coerente e necessário e bonito.
    Por outro, me sinto um grão de areia no deserto quando vejo que está bem longe ainda de sermos maioria com esse despertar. Mas é isso. Paciência, amor incondicional (aos outros e a nós mesmos)...aos poucos é melhor que nada. E está aumentando. Só a gente vê o tanto de produtos novos surgindo e tantas outras coisas.
    Cada vez mais me sinto alinhada com todo esforço do veganismo e ciente também de que estou fazendo o melhor possível, dentro das minhas possibilidades e que nada é perfeito mesmo, sendo bem clichê. Rs
    Ser vegano não é sinônimo de ser um "santo" saudável e carnista não é sinônimo de alguém perverso que a gente precisa cortar relação.
    Nada é tão simplista sempre....
    Faço meu ativismo cozinhando umas coisas gostosas (sempre pontuando sobre a qualidade dos ingredientes, a quantidade, a presença ao comer, etc dentro do meu conhecimento). Indico um documentário ou outro para quem se mostra interessado, evito debater com algumas pessoas, ficar julgando...
    É uma jornada...rs

    • @vidaveda_
      @vidaveda_  Před rokem

      Que lindo seu depoimento! Obrigado!

  • @claudiacorrea8604
    @claudiacorrea8604 Před rokem +2

    O caminho é esse! Cada vírgula dessa abordagem faz total sentido pra mim. E foi a partir do conhecimento de como a indústria lida com toda logística desse negócio eu tive sucesso em largar a carne vermelha. E atualmente me desligando da carne branca - está sendo mais demorada…Parabéns Matheus 👏🏼👏🏼 Vc é um grande agente de inspiração 🌷 P.S. Conheci vc pelo canal do Vale da Rainha 💚

  • @mariajacquelinebrennerzamb9071

    Sou vegetariana há muito tempo, e agora rumo ao veganismo! Sempre bom te ouvir! Grata❤

    • @user-me4zj3jr3n
      @user-me4zj3jr3n Před 7 měsíci

      Vai otaria, essa modinha tá virando hoby de uns anos pra cá

  • @mariaameliabulzicoleonel7624

    Oi.. Sou vegana a 1 ano. Só tive ganhos e aumento de consciência.. espero um dia viver num mundo vegano.... vamos lá...

  • @RitaUFABC
    @RitaUFABC Před rokem +7

    Que belo depoimento. Também sou vegana há quatro anos, mas estava tentando já tinha uns 30. Passei praticamente por todas as "etapas" que você citou e hoje sou feliz e de consciência tranquila por ter abraçado este maravilhoso estilo de vida. Parabéns pelo trabalho.

  • @carmensylviavarellaalliz7554

    Sou vegana, foi a melhor decisão da minha vida e achei muito bacana seu depoimento!

  • @lauandacarvalho234
    @lauandacarvalho234 Před rokem +3

    3 anos ovolacto, com algumas recaídas rsrs mas agora estou começando a retirar os lácteos e o ovo. O difícil é sair de casa em cidade de interior, necessário muuuito planejamento.

  • @ameliayumi
    @ameliayumi Před rokem +4

    Saúde é liberdade 😊
    Que consciência! Bela explicação 🙏

  • @FrancyellyMoura
    @FrancyellyMoura Před rokem +3

    Acho uma filosofia de vida super válida. Não sou a maior fã de carne, mas não me vejo sendo vegana. Fiz por um tempo a "segunda sem carne", talvez volte a fazer pela minha saúde, diminuir mesmo que só um dia na semana, talvez já ajude um pouco (meu corpo e o meio ambiente). 😊

  • @vestigyer
    @vestigyer Před 6 měsíci

    Meu start tbm foi com 15 anos, mas por detestar legumes e verduras, apenas carreguei a culpa até os 21 anos, quando virei ovolacto e em seguida depois de muita pesquisa pra meu TCC , sobre diretos dos animais, estou há 11 anos vegana. Primeiro só pela ética com os animais e depois bem feliz por saber do lindo impacto na saúde e meio ambiente! Realmente está tudo conectado! 💚💚💚💚

    • @vestigyer
      @vestigyer Před 6 měsíci

      Logo que virei ovolacto, foi uma luta, mas passei a gostar legumes e verduras, então só colhi benefícios e uma consciência tranquila depois que veganizei, pois sempre prezei muito a justiça !

  • @pescariaurbana9351
    @pescariaurbana9351 Před rokem +1

    Pessoas veganas tem o direito de comer o que quiser, assim como pescadores esportivos tem o direito de pescar por diversão, mais temos que respeitar as pessoas que dependem da carne para viver, e de pessoas que dependem dos peixes para viver, seja o que vc quer ser, mas respeitem os que os outros querem ser❤

  • @prl1701
    @prl1701 Před 5 měsíci

    Exemplar depoimento, com muita propriedade o Vaidya Matheus Macêdo nos dá ainda mais motivos para ser vegan e lutar pela causa animal, se possível ser radical, não abrir exceções na defesa dos animais.

  • @biancacamargo1615
    @biancacamargo1615 Před rokem +2

    Por enquanto sou só vegetariana e sim minhavida minha saúde melhorou muito desde que deixei de comer carnes de boi,porco frango etc. Ainda como peixe algumas vezes na semana ñ gosto de lácteos mais gosto muito de comer ovos quem sabe um dia eu me torne vegana o tempo dirá.

  • @andreatargino9997
    @andreatargino9997 Před 5 měsíci

    Amei! Sou vegana há 3 anos. Amo!!! Melhor decisão!😊

  • @evelibrito6233
    @evelibrito6233 Před rokem +2

    Você é incrivel, Matheus! Sou sua fã!
    No meu caso, eu já nasci sem.gostar das carnes de um modo geral e depois dos 20 anos deixei de consumir tudo que tem origem animal. Hoje sou ativista pelos direitos dos animais e fundei, junto com duas amigas a REMCA - Rede de Mobilização pela Causa Animal.

  • @jucialmeida1666
    @jucialmeida1666 Před rokem +1

    Estou muito feliz por ter chegado até aqui,minha saúde melhorou muito,mais preciso de uma nutricionista pra me orientar,por conta da minha idade,hoje tenho 56 anos e preciso saber se preciso suplementar.

  • @andreaclaudiaterranova6936

    Incrível visão, uma escolha consciente e madura, fazer o que puder de melhor com as possibilidades reais

  • @juarezdossantos172
    @juarezdossantos172 Před rokem +2

    Que interessante! Mega reflexão!
    Acredito demais neste estilo, estou vegetariano e em evolução pafa cada vez mais reduzir estas impactos.

  • @catarinadefatimaxavieroliv9290

    Gratidão sempre❤...eu nunca gostei de comer alimentos de origem animal desde criança 😅

  • @candrapriya
    @candrapriya Před rokem +3

    Estou caminhando para tirar os lácteos tbm, Matheus. Amo queijo tbm e vai doer muito não comer. Os ovos e carne já tirei.

  •  Před rokem +3

    Não sou vegana, mas tirei o leite e os seus derivados!! Amava o queijo tbm!! Um vídeo muito incentivador Parabéns!!

  • @michelinestachera537
    @michelinestachera537 Před 7 měsíci

    Gratidão, Matheus ....muito obrigada. Estamos buscando ser agente de transformação. Por isso somos formiguinhas de fogo . Afinal , todos somos UM . ❤

  • @planetaglitter
    @planetaglitter Před rokem +1

    Muitas pessoas falam que não somos carnívoros de fato pois não temos presas igual de leão.
    E nosso sistema digestivo não é preparado pra comer carne .
    E não comer carne nos ajuda no sistema imunológico,a reduzir glicemia e colesterol.

  • @ednaalipio2492
    @ednaalipio2492 Před rokem +2

    Parabéns pela decisão... Preciso me decidir!! ... Grande abraço!!!! Obrigada.

  • @taniaandrade8471
    @taniaandrade8471 Před rokem +1

    Ótimo depoimento, ainda não sou vegetariana, mas simpatizante, mas chego lá.

  • @andrezacananea
    @andrezacananea Před 11 měsíci

    Seu depoimento foi muito elucidativo pra mim que estou em transição, são muitas dúvidas que temos nessa fase, mas depois que assisti Terráqueos, mudei muito minha percepção das coisas. E decidi que me tornaria vegana. Estou no caminho, jajá chego lá. Abraços

  • @valdeniceportela9607
    @valdeniceportela9607 Před rokem +2

    Interessante, não sou vegana e nem por isso sou apaixonada por carne. Qto aos lácteos, embora os consuma de alguma forma, não sei a última vez que tomei leite e muito menos gosto de um espaguete com queijo. Mas, parabenizo quem é vegano e ao Doutor pelos esclarecimentos 😊

  • @cariannealves1078
    @cariannealves1078 Před rokem +1

    Tamo junto!

  • @anaaldeias3352
    @anaaldeias3352 Před rokem +3

    Adorei ❤️
    Partilho do pensamento mas ainda a começar a pôr em prática!
    Os seus vídeos tem dado ajudas preciosas! Muito grata!

  • @macombus269
    @macombus269 Před 9 měsíci

    Eh muito bom viver uma vida feliz e saudável sem explorar animais 💪🏽🌱

  • @Anamgpereira
    @Anamgpereira Před rokem +2

    Esclareceu muitas dúvidas que tinha! Grata😍

  • @RobertoAlonso-wj4lz
    @RobertoAlonso-wj4lz Před rokem

    Eu me inscrevi no canal hoje. Excelente vídeo e que vai me ajudar a me tornar vegano. Há 28 anos não como nenhum tipo de carne, mas tenho dificuldade por não saber como fazer para me tornar vegano. Ontem fiz um macarrão vegano com farinha de trigo e água. Não tomo leite no café da manhã. Não como manteiga (troquei por pão com azeite tomate, alho). Mas ainda entram alguns lácteos como queijos e só na semana passada eliminei o ovo. Ainda sou muito ignorante sobre o veganismo e posso estar errando e causando sofrimento sem saber.

  • @mamagalhaes2803
    @mamagalhaes2803 Před rokem +1

    É esse o caminho, Matheus 💚🌱💚🌱💚🌱☮️

  • @CatoBrzl
    @CatoBrzl Před rokem +3

    Parabéns pelo vídeo! Sou vegano há dois anos e é isso aí mesmo que você diz no vídeo. A vida muda quando a gente retira os corpos dos animais dos nossos pratos. Física e espiritualmente. 🌱

  • @malikafbu8894
    @malikafbu8894 Před rokem +3

    perfeito!!!! não poderia explicar o veganismo melhor do que você explicou 💜

  • @Nath-gz3ig
    @Nath-gz3ig Před 3 měsíci

    Adotar o veganismo foi a melhor decisão da minha vida. Por um mundo sem exploração dos animais. Que venha a libertação dos animais. Todos os animais merecem ter uma vida digna com amor e respeito. Viva o veganismo!

  • @andreiadias9461
    @andreiadias9461 Před rokem +3

    Estou no processo Matheus. Estou sem carnes há mais ou menos 6 anos,. Lácteos não sinto mais falta. Só o ovo que como de vez em quando! Faço o melhor que posso todos is dias. Namaste 🌻

  • @eduardonbanba
    @eduardonbanba Před 11 měsíci +1

    E isso mesmo....

  • @mayraalicemorais1741
    @mayraalicemorais1741 Před 3 měsíci

    melhor definição e explicação que já vi sobre o veganismo 🌱💚

  • @samrasberge
    @samrasberge Před rokem +3

    Minha motivação sempre foi o sofrimento dos animais. Carne vermelha já não como há mais de 20 anos mas ainda não resisto ao salmão e bacalhau . Depois desse vídeo vou refletir e me esforçar seriamente rumo ao veganismo! Gratidão Matheus pelo incentivo

  • @reginatognon6833
    @reginatognon6833 Před rokem +2

    Estou no processo!!!❤

  • @clarissastrauss3887
    @clarissastrauss3887 Před rokem +1

    Maravilhoso depoimento Matheus, tudo faz sentido! Gratidão 🙏🏻

  • @evorahfatimaismail8674
    @evorahfatimaismail8674 Před rokem +2

    Que depoimento lindo💚💚💚

  • @mariacreusadejesus6708
    @mariacreusadejesus6708 Před rokem +1

    Depoimento lindo e maravilhoso 😊

  • @GilRocker
    @GilRocker Před rokem +1

    espetacular! disse tudo em poucas palavras! muito obrigado!

  • @contosinteressantes
    @contosinteressantes Před 11 měsíci

    PARABENS,DEUS TE AJUDE E TE MANTENHA NESTE SUBLIME IDEAL

  • @oswaldoserafimjunior5426

    Exagero nada!
    vc está lúcido. Ótimos exclarecimentos

  • @julianasilva-lr2wz
    @julianasilva-lr2wz Před rokem +4

    Que depoimento lindo Mateus ,gratidão por compartilhar com a gente sua história com vegetarianismo / veganismo ! Go vegan 🌱

  • @paulamoreira3750
    @paulamoreira3750 Před rokem

    Eu estou na transição e vou conseguir

  • @RobertoAlonso-wj4lz
    @RobertoAlonso-wj4lz Před rokem

    Um outro ponto que eu percebo na relação ganha-ganha. Quando fazemos algo por nossos irmãos sencientes, o relacionamento com Deus melhora muito.

  • @patriciaandreia199
    @patriciaandreia199 Před 5 měsíci

    Vegana há 5 anos. No começo veg q queria experimentar tudo...comidas bem gordinhas... fritura, açúcar....depois comecei a cortar e medir...entender...hoje minha saúde está ótima......
    Como eu experimentei por pouco tempo as comidas trash ...n adoeci....mas engordei um pouco....mas hoje tenho disposição e tô atlética novamente...tenho 47 anos com corpo de 25 e rostinho jovial...1.60 , 57kg.

    • @ReiDaGnose
      @ReiDaGnose Před 3 měsíci

      Seu rosto nao é de 25 nao kkkkkk

  • @andrealandiauriculoterapia1438

    Sou ovolacto vegetariana, não tomo leite porém sou viciada em queijo. Minha meta é me tornar vegana, mas me falta força de vontade e talvez um choque de realidade. Me ajudaaaaaa!!!!!!🙏🏼

  • @ReiDaGnose
    @ReiDaGnose Před 3 měsíci +1

    Fugiu do hospicio amigo

  • @fabianaribeirobruno7602
    @fabianaribeirobruno7602 Před rokem +5

    Desde o começo desse ano passei a refletir mais sobre a minha alimentação. Gosto muito de ouvir depoimentos de EQM e percebi que a maioria das pessoas que têm essas experiências mudam seus hábitos alimentares e deixam de consumir carnes. Também passei a pensar mais nos animais, que são seres vivos e sofrem para satisfazerem os humanos. Então há quase 2 meses parei de consumir carnes, mas ainda como ovos e lácteos. Estou emagrecendo de forma saudável e me sentindo muito bem fisicamente.

  • @granovais5502
    @granovais5502 Před rokem +1

    Amei esse depoimento...👏👏👏

  • @angelrainha9483
    @angelrainha9483 Před rokem +1

    Maravilhoso vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻❤

  • @simonedavid2797
    @simonedavid2797 Před rokem +1

    Maravilhoso compartilhamento da sua experiência de vida! Grata!

  • @renatoscutube
    @renatoscutube Před rokem +2

    Há duas coisas que não gosto no veganismo - o povo que é extremista (todos os extremos são ruins) e o povo que acha que vale tudo, vamos comer qualquer porcaria, contanto que não seja de origem animal. Já vi umas receitas com gordura hidrogenada (origem vegetal, mas um veneno para o corpo) que me dão até arrepio de pensar em comer e um monte de coisas estranhas. Se houver um bom embasamento e noção de alimentação e nutrição, aí sim acho que dá certo.

    • @SoniaMaria-ww5gr
      @SoniaMaria-ww5gr Před rokem +2

      Oi, Renato, achei interessante sua colocação, pois sou vegana há 8 anos e não consumo praticamente nada industrializado, pois não é bom para a saúde, nem para o bolso, nem para o meio ambiente, dada a quantidade de embalagens também. Consumo produtos que vêm da terra, naturais e muito saborosos, que também são mais baratos. Também me arrepio com margarinas, açúcar e tanta porcaria. Mas não costumo usar os termos "extremista" nem "radical" de forma negativa. Sou "radicalmente" contra a violência que se comete contra seres indefesos e inocentes, como porcos, galinhas, pintinhos, bezerros. Acho que nada justifica a exploração e morte dessas pobres criaturas. Como explicou didaticamente o Mateus, sem recorrermos a essa exploração e morte, somos mais saudáveis e damos alguma chance à sobrevivência da nossa espécie neste planeta. Será que essa postura pode ser chamada de "extrema"? Não passo vontade de comer nem de ter nada de origem animal. Sinto-me mais aliviada e leve com essa minha decisão. Por isso, recomendo-a a todos!!!!

    • @renatoscutube
      @renatoscutube Před rokem +1

      @@SoniaMaria-ww5gr Raramente como carne vermelha e queijo e tenho uma alimentação “diferentona” em comparação ao que as pessoas comem. Tenho minhocário em casa para reciclar os restos orgânicos, reciclo o material que é possível reciclar (pensando no futuro dos outros, porque nem filhos eu tive) e tenho minhas convicções, mas não sou “eco-chato” como alguns (daí o termo extremista).
      Longe de mim querer questionar se é válido ou não ser vegano, mas uma vez ouvi uma coisa que me fez pensar - quando a gente vai na horta e colhe um pé de alface, faz salada e come, também é um ser vivo que estamos comendo, que não tem as condições de comunicações dos animais, mas também é indefeso. E, se fossemos usar o mesmo critério, também não comeríamos e, no máximo, tomaríamos água e viveríamos de luz (sem nenhuma crítica contra isso)…

    • @SoniaMaria-ww5gr
      @SoniaMaria-ww5gr Před rokem

      @@renatoscutube Oi, Renato, se todos tivessem sua atitude, certamente não estaríamos na situação complicada que o planeta e a ética se encontram. Parabéns!! As pessoas que reduzem seu consumo de produtos de origem animal estão contribuindo de forma efetiva para reduzir a quantidade de sofrimento de seres sencientes. Cada escolha do consumidor tem consequências. Mas não se preocupe com a alface, pois não tem sistema nervoso central e, portanto, não sente o mesmo que o reino animal ao perceber a morte. Mas, mesmo que tivesse, a quantidade de vegetais necessários para produzir produtos de origem animal provocaria 10 vezes mais sofrimento aos vegetais necessários à manutenção da vida dos animais até seu abate. Até pelos vegetais mortos, é melhor comê-los diretamente. A importância do vídeo do Mateus é perceber que não temos nada a perder quando escolhemos uma alimentação livre de sofrimento, ética e responsável. Obrigada por sua contribuição!!

    • @CatoBrzl
      @CatoBrzl Před rokem +2

      Eu chamaria de extremista o ato de matar um animal ou colaborar financeiramente para que ele seja morto para usar como alimento. Executar um animal, apenas pelo capricho do paladar é ser extremista. Tenhamos mais compaixão e respeito por todos os seres. Você não toleraria ver pessoas se alimentando de gato e cachorro, certo? Expanda o mesmo sentimento para outras espécies. Elas tb precisam ser respeitadas. Consegue se conectar?
      Quanto a alimentação, a minha vem da feira. Alimento da terra, natural ao nosso corpo. Alimentos que não inflamam nem prejudica nosso corpo, muito pelo contrário. Veganismo não é prateleira de supermercado. É errado consumir? Não. Desde que esteja alinhado com seus objetivos de saúde.

  • @fazendasaomarcos
    @fazendasaomarcos Před rokem

    Bom dia Matheus! Minha dieta é whole plant based diet, mas não sou vegano, existe uma grande diferença. Sou um guardião de 1km2 de florestas de mata atlântica (herança familiar), destes, ~400.000m2 reflorestados nos últimos 20 anos. Desde que me tornei administrador em 2019, descobri que meus principais produtos produzidos na fazenda São Marcos são os mais essenciais a vida: 10 nascentes e rios de águas cristalinas, ar purificado com fixação de carbono e geração de microclima benefico a saúde e a agricultura, além de toda biodiversidade preservada. Infelizmente não recebo nenhum incentivo da sociedade para esse trabalho e vivo de doações. Descobri as abelhas nativas sem ferrão (meliponicultura) cujo consumo de mel incentivo em pequenas quantidades como forma de remédio caseiro (1 colher de chá por dia) como forma de renda. Provemos lar para elas que não encontrariam em áreas recém reflorestadas (árvores pequenas e sem oco para sua moradia), e estamos revertendo na minha região a ameaça que elas sofrem com o desmatamento, agrotóxicos e monoculturas. Planto muitas flores para elas, as protejo de inimigos, cuido da saúde delas e tomo apenas o excedente de mel para a venda, que é feita em pequenos potes de 100ml para incentivar o consumo consciente dos clientes. Além disso sou produtor orgânico certificado e tb produzimos cogumelos e exploramos as minhocas em nossa compostagem e em breve passaremos a vender adubos orgânicos. E está em nossas considerações produzir larvas de moscas soldados como proteína animal para ração de cães, diminuindo a pegada ambiental desses animais e para consumo humano num futuro possível de segurança alimentar em risco. Precisamos nos preparar para uma crise climática onde boa parte das produções agrícolas quebrarão (como está acontecendo na Argentina há alguns anos). Insetos que sobrevivem a todo custo podem ter que completar a dieta humana. Alimentos que são descartados na colheita podem alimentar moscas soldados retornando-os para a alimentação humana na forma de proteína de insetos. Por essas razões não creio que veganismo faça sentido.

  • @elainerodriguessouza3250

    É tudo bem mais complexo! É para ter uma baita reflexão!

  • @priscila.riospenha
    @priscila.riospenha Před rokem

    Acredito ser este o caminho. Estou neste processo de mudança de hábitos há uns 5 anos. Aos poucos vou conseguindo.

  • @gledsonpinkfloydnascimento8193

    Pensamento maravilhoso 👍