A história da DKW Vemaguet marcada por várias curiosidades que você nunca vai ver em outro veículo

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 23. 08. 2024
  • A história que vamos conhecer hoje, é da bela e raríssima dkw vemague vemaguete, uma perua que marcou o Brasil com suas curiosidades totalmente desconhecidas pela maioria dos brasileiros.
    Veja esse vídeo até o final para descobrir detalhes como as portas que se abriam ao contrário, o curioso sistema de roda livre e o inédito motor de dois tempos e três cilindros.
    Em 1956 durante o governo de Juscelino Kubitschek, foi criado o grupo executivo da indústria automobilística o GEIA, com o objetivo de viabilizar e incentivar a produção de automóveis nacionais com estímulos fiscais, cambiais e comerciais, e de olho nesses incentivos do governo a vemague resolveu produzir sob licença os veículos da fábrica alemã dkw no Brasil, já o primeiro veículo aprovado pelo geia e também o primeiro veículo nacional produzido no país, foi a caminhonete dkv vemague modelo universal, lançada em 19 de novembro do ano de 1956, porém, o primeiro carro nacional de fato foi a Romi Iseta, esta lançada em 5 de setembro desse mesmo ano de 56, entretanto, as suas características como o seu tamanho, a única porta frontal e a capacidade para levar apenas duas pessoas e uma criança, impediram o seu enquadramento nas normas do geia, com isso, o título de primeiro carro nacional ficou com a perua da dkv.
    Clique aqui para nos seguir no Instagram 👇
    / reliquia_automotivaa
    Veja mais vídeos de curiosidades automotivas 👇
    não clique aqui:
    / @reliquiaautomotiva
    7 raras peruas antigas e talvez desconhecidas. Veja e descubra qual foi a primeira perua brasileira
    • 7 raras peruas antigas...
    07 raros micro carros brasileiros que talvez você nunca viu na vida. Veja e descubra quais são eles.
    • 07 raros micro carros ...
    8 carros antigos bastante econômicos capazes de fazer até mais de 20 km/L. Veja e descubra.
    • 8 carros antigos basta...
    8 esportivos extremamente raros que são brasileiros e talvez você não saiba.
    • 8 esportivos extremame...
    8 Muscle cars brasileiros que talvez você não conheça.
    • 8 Muscle cars brasilei...
    Ou se preferir veja também vídeos da história dos veículos que fizeram bastante sucesso no Brasil 👇
    A história da Chevrolet veraneio com versões e opcionais que talvez você não saiba.👇
    • Descubra toda a evoluç...
    A história do Ford Landau. Descubra porque apesar de gastão era mais vantajoso abastecer no álcool.👇
    • A história do Ford Lan...
    A história do Ford Galaxie. O sedã luxuoso que trazia um item bastante curioso e interessante.👇
    • A história do Ford Gal...
    A história do Volkswagen SP 2. O belo esportivo que teve o sucesso destruído por causa de um fator.👇
    • A história do Volkswag...
    Dance, Don't Delay de Twin Musicom é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. creativecommon...
    Fonte: www.twinmusicom...
    Artista: www.twinmusicom...

Komentáře • 346

  • @telmoryoiti9646
    @telmoryoiti9646 Před 10 měsíci +124

    A roda livre nos DKW Vemag tinha uma explicação. Motores 2t nao tem lubrificação própria. Quem ja viu um motor 2t sabe que a gasolina nesses motores tem que molhar antes o conjunto virabrequim/biela antes de ir em na janela de admissão. Para dar lubricidade nessa gasolina, é necessário que se adicione oleo do tipo 2t. Como isso somente ocorre sob aceleração, caso acontecesse de encarar uma descida com marcha engatada e sem pisar no acelerador do DKW Vemag, recurso conhecido como freio motor, nao entrava a mistura oleo/gasolina em quantidade suficiente para molhar o virabrequim e isso poderia fazer o motor travar e fundir.

    • @reliquiaautomotiva
      @reliquiaautomotiva  Před 10 měsíci +15

      Muito obrigado pela ótima explicação meu amigo

    • @ricardobraga3400
      @ricardobraga3400 Před 10 měsíci +20

      Fundia motor mesmo. Os DKW do início de fabricação tinha a alavanca de engate debaixo do painel. Para descer a Serra de Santos, os DKW paravam no acostamento desengatavam a roda livre e depois continuavam a descida. Na baixada tornavam a parar para engatar a roda livre.

    • @telmoryoiti9646
      @telmoryoiti9646 Před 10 měsíci +23

      @@ricardobraga3400Para poder descer uma serra longa num DKW sem ficar pisando no pedal de freio, o motorista tinha de descer em uma marcha bem reduzida, tipo segunda ou terceira, dependendo do caso até em primeira marcha, e acelerar o motor. Jamais descer engrenado sem pisar no acelerador, tal como fazemos nos carros de motor 4 tempos, justamente porque motor 2t precisa do fluxo de óleo/gasolina para lubrificar o virabrequim/biela. Sem pisar no acelerador, só vem aquela gasolina de manter o motor em marcha lenta e nas descidas o motor pode aumentar demais a rotação por si só. Aumentado a rotação por si sem o devido aumento no fluxo de óleo/gasolina é fatal nos motores 2t dos DKW justamente pela falta de lubrificação suficiente.

    • @aguinaldobrandao8265
      @aguinaldobrandao8265 Před 10 měsíci +14

      Sempre tive essa curiosidade do porquê da roda livre. Obrigado pelo esclarecimento.

    • @ronaldomello4463
      @ronaldomello4463 Před 10 měsíci +10

      Não sabia, que perigo.!

  • @fabianomeucci3545
    @fabianomeucci3545 Před 8 měsíci +4

    Quando criança, muito novinho, meu pai teve uma Vemaguet. Eu era completamente apaixonado por aquele carrinho como sou ate hoje!

  • @oswaldoluizsanches4511
    @oswaldoluizsanches4511 Před 10 měsíci +18

    Meu pai foi um dos pioneiros, trabalhando na Distribuidora de Automóveis Studbaker, até 1966, quando já era Vemag Veículos e Máquinas Agrícolas, situada na Rua Vemag 1036, no bairro Vila Carioca, Ipiranga, São Paulo, onde hoje existe um shopping com o nome Central Plaza ocupando parte do terreno onde era a fábrica. Ainda existe mais ou menos uma terça parte abandonada, ostentando a parede do prédio administrativo, onde ficava a diretoria. Eu também trabalhei na Vemag, de 1966 a 1972. É como sempre digo "meu pai viu o DKW nascer e eu vi morrer".

  • @eduardoandrade4429
    @eduardoandrade4429 Před 10 měsíci +28

    Aprendi a dirigir, com 9 anos de idade, numa Vemaguete 1964 do meu pai. Depois disso, ele comprou outros 2 DKW Belcar, um 65 e o outro 66, que eu muito dirigi quando criança e adolescente. Depois de muitos anos, já com habilitação e cerca de 20 anos de idade, íamos para a praia no RS em uma Vemaguete 62, que era do tio da minha namorada na época mas que ele não dirigia por não ter habilitação. Velhos tempos!!! A Vemaguete tem uma grande importância na minha história pessoal, e um lugar especial na minha memória!

  • @sergiosouza8367
    @sergiosouza8367 Před 10 měsíci +4

    Meu avô tinha uma aqui em belo horizonte, na cor café com leite... o ronco do motor 2 tempos era inconfundível sem falar da fumaça dos motores 2 tempos...
    O design era inovador e a visibilidade excelente....

  • @jnerineri5436
    @jnerineri5436 Před 10 měsíci +16

    Sempre tive curiosidade do porque da roda livre, agora entendi, mas era um perigo rodar sem freio motor, parecia simples resolver isso, colocando um tanque de óleo e uma simples bomba de injeção no sistema de carburação, só sei de uma coisa era uma fumaceira só, fumaça azul, bons tempos.

  • @joserenatobueno4246
    @joserenatobueno4246 Před 10 měsíci +3

    Primeiro carro que possui, excelente carro,nunca quebrava,super econômico,confortável e bonito. Saudades d k w

  • @renatobaptista7339
    @renatobaptista7339 Před 10 měsíci +17

    Em casa na capital Paulista. Tivemos um DKW Belcar 63 e outros 65 e 67. Todos foram bem usados e sem problemas mecânicos. Desciam para baixada santista todos os feriados e férias. A partir dos anos 70 passamos a ter carros da vw, começando pelo fusca.

  • @orlandomoscarreto8095
    @orlandomoscarreto8095 Před 10 měsíci +37

    Eu tive uma anos 65 para mim foi o melhor carro ficava sem gasolina botava querosene e ia embora boa recordação

    • @Luis-ox1kf
      @Luis-ox1kf Před 3 měsíci

      Muita sarna , piolho,, pulga e outras bostas, tipo?! Cigarro, Álcool, maconha , cocaína que fomenta quem Tenta se esconder atrás de Cargos, Fadas, Bíblia e etc

    • @Luis-ox1kf
      @Luis-ox1kf Před 3 měsíci +1

      SIM EU SOU GARANTO

  • @user-wg9yj2no1w
    @user-wg9yj2no1w Před 10 měsíci +3

    Tive o jeep candango
    A vemaguete 1965 e uma ,1967
    E por último um FISSORI vermelho
    Saudades
    Aprendi muito com esse vídeo

  • @ricardobraga3400
    @ricardobraga3400 Před 10 měsíci +24

    Nos anos 1960 a maioria dos taxis em São Paulo eram DKW, daí a menor procura destes carros. O mesmo aconteceu depois com os Zé do Caixão.

  • @jojorogerio
    @jojorogerio Před 10 měsíci +30

    A Vemaguette da minha mãe era um veículo à toda prova. Confortável e espaçoso, com acabamento de carros de nível superior.
    O problema era a mistura de óleo no tanque (não sei porque o dela não tinha o lubimatic, já que era 1966) que deixava todos com cheiro de óleo 2t.

    • @vp702
      @vp702 Před 10 měsíci +2

  • @majellacosta4479
    @majellacosta4479 Před 10 měsíci +3

    Tivemos uma ano 1965 por vários anos, era um ótimo carro, eu tinha uma banda de rock (chamava-se conjunto na época) e transportava todo o equipamento nela com um bagageiro no teto, era uma festa!!!

  • @sandrachaves161
    @sandrachaves161 Před 9 měsíci +3

    Conheci e andei muito na DKW do meu primo, no início dos anos 1960. As portas do motorista e do carona eram conhecidas como "deixa ver" porque, como abriam ao contrário, mulheres tinham que ter cuidado para sair do carro, pois dependendo da situação, a visão de quem estava do lado de fora do carro era total.

  • @moisessilva6008
    @moisessilva6008 Před 10 měsíci +20

    A primeira coisa que me veio a lembrança foi o ronco característico do motor.
    Um primo meu teve uma por volta de 1965

  • @rdf0558
    @rdf0558 Před 10 měsíci +3

    Interior de Minas. Eu tinha 10 anos, novo na cidade, ainda não conhecia as ruas, pegava carona com a vizinha numa vemaguete vermelha. Era muito bonita.

  • @jaircardoso3217
    @jaircardoso3217 Před 10 měsíci +10

    Quando eu era criança e morava no interior de São Paulo somente os fazendeiros e ricos que possuíam esses tipos de automóvel , o DKW, como eu era muito pequeno não me lembro de ter andado em algum desses , mas me lembro muito de como era esses carros . Top demais este vídeo.

  • @dionisioavarello8258
    @dionisioavarello8258 Před 9 měsíci +4

    Bons tempos que se foram ,só nos restam lembranças.
    Sim,já tive o dauphine da Renault 59 .
    Também a Sinuca Chambord ,e vários outros desta época.
    Restou alguma foto desse tempo.

  • @joaohenriquefonseca
    @joaohenriquefonseca Před 10 měsíci +14

    Acho que toda DKW VEMAG é raríssimo hoje em dia

  • @likeadance
    @likeadance Před 5 měsíci +1

    Saudade me deu ao assistir este vídeo contando a história da DKW VEMAG... em 1966 Meu pai comprou uma Vemaguet 1063 Modelo 1001... raramente ia para oficina de conserto
    Final de semana sim final de semana não íamos para praia ou para o interior
    Era super Econômica com um litro e com a roda livre rendia de 16 a 17 km/litro
    Muito bom este vídeo histórico contando O que foi essa indústria automobilística aqui no Brasil praticamente foi uma das pioneiras
    Ia me esquecendo eu aprendi a dirigir nessa Vemaguet eu tinha 15 anos... hoje estou com 73 anos e quando deparo com vídeos como este mato a minha saudade!

  • @joaojunior3398
    @joaojunior3398 Před 10 měsíci +23

    As suas explicações são muito boas, a gente entende claramente tudo o que está em foco em qualquer documentário. Parabéns!

  • @antoniorenzullo7499
    @antoniorenzullo7499 Před 10 měsíci +11

    Tive uma vemaguet 63 com porta suicida. Arrependimento até hoje por ter vendido.

  • @aliasquimicodeldarien693
    @aliasquimicodeldarien693 Před 10 měsíci +11

    Que buena clase de historia de autos ❤!!!!. Mis felicitaciones por esa linda producción. Me puedes ayudar a comprender mejor los datos, y quitar las dudas ❤. Saludos cordiales y felicitaciones desde la frontera de Uruguayana -RS y Paso de los Libres 🇦🇷. Por acá aún tenemos muchos autos DKW, incluso con competiciones 🇦🇷.

  • @edilsonandreehrhardt4991
    @edilsonandreehrhardt4991 Před 10 měsíci +15

    Vi uma vemaguete, com uma plaqueta no painel, 3= 6, fazendo alusão que seus motores davam pau em 6 cil. E o trocadilho pra DKW, era " das kleine wunder". ( a pequena maravilha) traduzido do alemão .

    • @painosso7669
      @painosso7669 Před 9 měsíci

      "Das kleine Wunder" era o nome comercial de um pequeno motor a 2 tempos que a empresa alemã produziu depois de 1ª guerra e utilizado para movimentar brinquedos infantis.

  • @carlosaugustosaes9441
    @carlosaugustosaes9441 Před 9 měsíci +3

    Tive um candango 1960, que me traz boas lembranças e muita saudade, e o arrependimento de não possui-lo hoje.

  • @reginaldomartins4155
    @reginaldomartins4155 Před 10 měsíci +15

    Meu sogro quando era vivo ( que Deus o tenha ) Ele viajava da aqui da região de Sorocaba SP como uma DKV enchia o carro de criançada e ia para MINAS GERAIS segundo ele era só alegria.😀

    • @Andre-ks6kh
      @Andre-ks6kh Před 10 měsíci +1

      Ainda bem que ele fez isso quando ainda era vivo. Ufa.

    • @reginaldomartins4155
      @reginaldomartins4155 Před 10 měsíci +1

      @@Andre-ks6kh
      Ele aproveitou bem a vida , pena que chega o câncer e acaba com a pessoa , que foi o caso dele . ☹️

    • @tinhosotinhoso929
      @tinhosotinhoso929 Před 10 měsíci

      ​@@Andre-ks6khnum perde a piada

    • @paulospromano
      @paulospromano Před 9 měsíci +1

      Bons tempos. Vemaguete era ótima para levar criança. Motorista mais 2 na frente, 4 no banco de trás e 4 ou 5 no porta malas. Rsrs

  • @Cepsecco
    @Cepsecco Před 10 měsíci +7

    Meu pai teve duas Vemagetes, na década de 60. Era muito novo, mas me lembro que as duas eram azuis, com a abertura traseira para cima e para baixo e, se não estou enganado, uma era com a porta suicida e a outra não. Lembro até hoje do barulho do motor dois tempos.🙂

  • @L.G.2714
    @L.G.2714 Před 9 měsíci +2

    Lembro que meu pai, em 1962 teve um DKW Vemag e um Gordini . Que gostoso voltar no tempo!!!😅😅😅😅

  • @bergson10
    @bergson10 Před 10 měsíci +1

    Meu pai teve 3 DKWs. Fazíamos muita bagunça no porta malas, que era a alegria da criançada

  • @angelocorrearibeiro6850
    @angelocorrearibeiro6850 Před 9 měsíci +1

    Meu primeiro carro, que adquiri no final de 1971, foi uma Vemaguet 1960. Aprendi a dirigir nela. Obrigado pelas lembranças.

  • @jairvaltrao2593
    @jairvaltrao2593 Před 10 měsíci +13

    Incríveis essas imagens antigas nas fábricas 👏👏👏👏

  • @IchBinAuchHier43
    @IchBinAuchHier43 Před 10 měsíci +1

    Passei minha infância, no final da década de 60 e início da de 70, passeando pra lá e pra cá na Vemaguete da minha mãe.
    Era linda, inteira azul clara com interior vermelho, já com a porta traseira dividida em duas partes, uma abrindo para cima e a outra para baixo. Provavelmente modelo 67.
    De todos carros que já passaram pela garagem de casa, a lembrança dessa Vemaguete é a que mais toca meu coração. ❤❤❤

  • @jorgekienle394
    @jorgekienle394 Před 9 měsíci +2

    Parabéns pela exelente matéria, vivenciei essa época não tive , mas andei muito com um grande amigo , e bomdei muito o freio deles como dos citroen vi e vejo involução do citroen até hoje eu era adolescente nessa época hoje com 69 anos . Nosso galpão era dividido e vário boxes , solda , moleiro Socorro , agência da William Ford , nossa marcenaria que fazia carroceria , citroen , lanterneiro, capoteiro e torneiro fazia muita rodas tala largas . Uma era fabulosa . Eu , pai e 3 manos fizemos também muitos consoles p corcel , frisos de madeira p rural e reformas de carros e ônibus carroceria em Madeira. ❤❤

  • @Cristiano.
    @Cristiano. Před 10 měsíci +11

    As Vemag com as portas suicidas também eram conhecidas por "deixa ver"

  • @arantheo8607
    @arantheo8607 Před 9 měsíci +2

    Em 0:19 há uma foto que me lembra a primeira viagem em automóvel para SP , todos fomos em uma DKW Vemaguet, uma farra e fui no bagageiro mesmo! Viagem ótima e nem existia Imigrantes. O primeiro matchbox que ganhei foi um brinquedo nacional e era DKW Vemaguet imitando os veiculos do corpo de bambeiros, eu a tenho até hoje na prateleira em local especial!

  • @joseeduardocorrea6903
    @joseeduardocorrea6903 Před 9 měsíci +2

    Tive uma 1963, por mais de 15 anos, vendi a 4 anos atrás, me arrependo até o último de ter vendido. Era só alegria 😂😂

  • @marciogomesdemelo654
    @marciogomesdemelo654 Před 10 měsíci +7

    E bom relembrar sobre a nossa industria automobilística.
    Utilizei a vemagete de 1967 a 1972, só saudades. Tirei minha habilitação em uma e agete 1965?

  • @joaowielewski7802
    @joaowielewski7802 Před 10 měsíci +4

    😃😃😃❤️👍
    Parabéns pelo vídeo muito legal
    Eu ainda né lembro do som do motor e a fumaça que saia ❤️❤️😀

  • @comentandoosfatosdenivaldo8604
    @comentandoosfatosdenivaldo8604 Před 10 měsíci +1

    Acho incríveis esses modelos antigos, especialmente o design...

  • @ley21777
    @ley21777 Před 10 měsíci +3

    Parabéns pelo vídeo,pelas explicações técnicas,meu vizinho teve vários exemplares...

  • @ingridmartins678
    @ingridmartins678 Před 9 měsíci +2

    Meu primeiro carro foi uma DKV 1966, em 1983, eu tambem nasci em 66, a trava da marcha que era no volante quebrou e so funcionava na ré, minha mãe me obrigava ir no mercado fazer compra era longe.😂😂😂😂

  • @danielledelimasouza9635
    @danielledelimasouza9635 Před 9 měsíci +1

    Meu falecido avo levava os seus netos na trazeira que tinha bastante espaco. E hoje estamos com essa reliquia aqui em casa na cor azul ceu.

  • @luisclaudiofontenelle5513
    @luisclaudiofontenelle5513 Před 10 měsíci +7

    Ótimo vídeo, uma aula de história automotiva. Parabéns.

  • @marcosfreirealves9364
    @marcosfreirealves9364 Před 10 měsíci +1

    Meu pai teve uma Vemaguet 1964, na cor vinho. Eu tinha 7 anos e já começava a gostar de carros.

  • @fabiobellumat1952
    @fabiobellumat1952 Před 10 měsíci +1

    Com muita saudade lembro-me da DKW VEMAG 1967 BELCAR com frente de 4 farois que meu pai tinha. A cor dela era Cinza Carrara se não me engano.

  • @luizsato959
    @luizsato959 Před 9 měsíci +1

    Tivemos uma vemaguete, eu e o meu irmão ganhamos do meu pai. Era verde com teto branco e curtimos muito.

  • @aluisiomotadeoliveira5542
    @aluisiomotadeoliveira5542 Před 9 měsíci +1

    Tive uma Vemaguete Rio 1965. Que saudades.

  • @miguelfranco6710
    @miguelfranco6710 Před 9 měsíci +2

    Uma tia tinha uma perua Vemaguete e um Ford Landau. Dirigia pra caramba e dizia que gostava era de dirigir a DKW.

  • @nivaldoalbiero7964
    @nivaldoalbiero7964 Před 9 měsíci +1

    Tive vemaguet 1967
    Viajei diaramente durante 2anos
    Sorocaba/Osasco

  • @jairvaltrao2593
    @jairvaltrao2593 Před 10 měsíci +6

    Roda livre 😅 essa eu não sabia 👏👏👏

  • @gilbertoexe6301
    @gilbertoexe6301 Před 10 měsíci +2

    Eu tive uma Vemaguet 1965 era muito boa .

  • @alvarovoos7292
    @alvarovoos7292 Před 10 měsíci +7

    Esse tipo de tampa traseira era muito comum em peruas americanas, não tem nada de incomum, é porta suicida tinha em vários carros antigos

    • @ricardobraga3400
      @ricardobraga3400 Před 10 měsíci +2

      Até hoje tem um modelo do Rolls Royce com essa porta.

  • @leandrocostaquirino5903
    @leandrocostaquirino5903 Před 9 měsíci +2

    Eu tive um Fissore 65, era uma diversão !

  • @comecandopormatogrosso3607
    @comecandopormatogrosso3607 Před 10 měsíci +2

    Meu pai tinha uma dessa, eu amava.

  • @rafaeltorino5103
    @rafaeltorino5103 Před 10 měsíci +2

    Muito bom vídeo amigo 👍👍👍👍
    Meu pai chamava os DKV de pipoqueira por causa do som do motor 2 tempo

  • @joaoernimachadodossantos1549
    @joaoernimachadodossantos1549 Před 9 měsíci +1

    Aprendi a dirigir em um FISORI. Era lindo demais.

  • @LeeOn61
    @LeeOn61 Před 10 měsíci +1

    Meu Pai teve uma, íamos muito a praia, tenho fotos com meu pai e tb com minha mãe ao lado do carro.

  • @elio1108
    @elio1108 Před 10 měsíci

    Meu pai tinha um Belcar 1963. Aprendi a dirigir neste carro. Saudades do carro e do meu pai.

  • @luisreigota
    @luisreigota Před 10 měsíci

    Meu pai teve uma Vemaguete 1959, e eu amava esse carro. Ate gostaria de ter uma, mas, não tenho cacife atualmente para isso. Parabéns pelo vídeo!

  • @alvelinodasilvamiclos4987
    @alvelinodasilvamiclos4987 Před 10 měsíci +1

    Que maravilha essa reportagem, voltei no tempo. Parabéns.

  • @sergiooliveira7665
    @sergiooliveira7665 Před 9 měsíci

    Eu, meu pai e meu filho tivemos várias Vemaguetes. Eu tive um "Belcar 67" que parece um mostrado aí.
    Conheci o jipe "kandango", o sedan "fissore", furgão, e também vi carros de dois cilindros.
    Também vi o protótipo "puma" com motor Vemag.
    A "roda livre" deixava o carro sem freio motor, mas também dava um desenvolvimento ilimitado de velocidade.

  • @ciceroferrerinha8168
    @ciceroferrerinha8168 Před 10 měsíci +2

    Bem interessante esse vídeo viu, gostei bastante, parabéns pelo vídeo contando um pouco da história desses carros históricos, obrigado.

  • @luizcosta7127
    @luizcosta7127 Před 10 měsíci +1

    A meus vinte cinco anos saudade de meu dkw rodou US vinte anos e guardei mais dez anos por fim vendi ogi eu com 71 anos só abraço saudade dê-se carro era um dkw vemague 1959 com porta suicida e caixa roda livre tipo perua

  • @clebertonalves2161
    @clebertonalves2161 Před 10 měsíci +2

    Matéria espetacular!!!

  • @user-ee2lx2tt1h
    @user-ee2lx2tt1h Před 10 měsíci +6

    Eu aprendi a dirigir numa dessas meu pai teve duas uma 64 e a outra 67 eu amava eram muito boas rsrs

  • @afonsocardoso3386
    @afonsocardoso3386 Před 10 měsíci

    Um tio teve uma Vamaguet, 1962, originalmente com duas cores , caramelo e branco no teto, depois de um acidente, foi mudada a cor para azul crepúsculo. Não era um carro valente, mas pra aquela época estava de bom tamanho . Câmbio de 3 marchas com a 1° não sincronizada, arrancar em uma rua ingrime era complicado, principalmente se tivesse chovido, creio que por causa do motor funcionar em alta rotação, as rodas derrapavam. Um problema crônico era no motor de arranque, havia uma escovinha que precisava ser trocada no mínimo uma vez por ano.
    Mas esse carro marcou muito a vida da família, ótimas lembranças!!❤❤❤

  • @kkfoto
    @kkfoto Před 10 měsíci

    Na década de 60, meu pai teve Vemaguet, Belcar e o jipe DKW, que era muito bom no interior, onde todas as estradas eram precárias.

  • @ebahapo
    @ebahapo Před 10 měsíci +1

    Quando menino, a fabricação dos DKW houvera cessado já há alguns anos. Então, ouvia os adultos escarnecendo seus proprietários, pois, devido à falta de peças, eram nada confiáveis, devido às gambiarras a que se recorriam para os manter rodando. Meu tio teve uma Vemaguette, mas antes de meu tempo.

  • @PauloSoares-gm7ru
    @PauloSoares-gm7ru Před 10 měsíci

    Saudades meu pai e seu Fissore. Aprendi muito com ele sobre esse belo automóvel. 🥲

  • @lauros.dossantos2437
    @lauros.dossantos2437 Před 10 měsíci

    Na minha infância (anos 70) vi muito DKW nas ruas e o que mais me marcou foi o ronco do motor, bem diferente de outros carros.

  • @karlarego5546
    @karlarego5546 Před 10 měsíci

    Essa porta era chique demais!! Que saudades de um tempo que não volta mais ❤️

  • @oswaldocarracena2550
    @oswaldocarracena2550 Před 10 měsíci

    Meu 1° carro foi um vemaguete 65 comprado em 1970 5 anos de uso eta carro bom muitas lembranças adaptei no sistema de três platinados parafusos com furos o qual passei um arame de aço para travar foi um sucesso porque o sistema normal saltava e quebrava muito.

  • @agostinhosilva804
    @agostinhosilva804 Před 10 měsíci

    Tive uma Vemag 1962 verde, rodei com ela 5 anos, muito bom era esse carro.

  • @Adhenauer
    @Adhenauer Před 5 měsíci +2

    Pergunta de qual foi o 1° automóvel do Brasil? Meu pai tinha participação na Vemag(Organizações Novo Mundo Vemag) Mercedes ainda sem a compra pela MB alemã, VW e Ford. Tivemos da DKW VEMAG as Vemaget, Belcar e o "jeep" Candango... mas a primeira fabricante de automóveis foi sem dúvida a Romi Isetta. Fora as linhas de montagem da Ford desde a década de 30.

  • @sanderorcm
    @sanderorcm Před 10 měsíci

    Tive o prazer de dirigir DKW,meu pai teve duas era bom a marcha era encima na direção e 2 tempo era muito bom de dirigir ❤

  • @sergiofernandes8509
    @sergiofernandes8509 Před 9 měsíci

    Boa tarde amigos
    Tudo bem.
    Lembrei do meu velho .
    Ele tinha DWV.
    Como era Santista nacjdo canal 1.
    Sempre deciamos apto da minhas Tias irmãs do meu Pai.
    Lembro uma vez subinfo Anchieta DWV em terceira direto com 5pessoas .

    Abrs

  • @rikferraz_
    @rikferraz_ Před 10 měsíci

    Boa tarde, meu pai colecionava, e nós obrigava a desmontar, todos que ele comprava, para ter peças, Vemaguete, Belcar roda livre e Fissore.
    Aí começou meu interesse em construir!....

  • @marcosfreirealves9364
    @marcosfreirealves9364 Před 10 měsíci

    Parabéns! Muito didático, fartamente ilustrativo e técnico. Que venham outras histórias!

  • @Higiart401
    @Higiart401 Před 10 měsíci

    Quando criança ia pra Ubatuba com meu avô na serra Oswaldo Cruz que ainda era de terra, era uma aventura e a Vemag fervia sempre na subida kkkk

  • @franciscocarlosdasilva881
    @franciscocarlosdasilva881 Před 10 měsíci

    Não só tive, como trabalhei numa revendedora (a Cenel em Brasília) nós anos de 1962 até 1967 quando a Volkswagen comprou a marca❤❤❤❤❤

  • @juniorbeneti2755
    @juniorbeneti2755 Před 10 měsíci

    Tive uma 67... Carro top. Viajei muito com ela.

  • @bentocastro2205
    @bentocastro2205 Před 10 měsíci

    Meu pai possuiu 1 DKV E 2 VEMAGUET, excelentes veículos com vastante estabilidade, economia e uma mecânica excelente, pena que no BRASIL o que é bom dura pouco.

  • @ricardotoledo3894
    @ricardotoledo3894 Před 5 měsíci +1

    Na Alemanha brincaram com o nome DKW e como a fábrica só fazia carros pequenos ganhou o apelido de Der Kinder Wagen
    o carrinho de criança. Mas era muito robusto e chegou a assustar a VW! Hoje é a Auto Union ou AUDI.

  • @rossanohuf2838
    @rossanohuf2838 Před 6 měsíci

    Meu pai teve uma Vemaguet que, se não me engano, era cinza. Eu era criança (devia ter no máximo uns 5 anos) e não me lembro quanto tempo el ficou com a Vemaguet. Na época ele tinha uma chapeação (funilaria) e volta e meia trocava de carro pois reformava e vendia. Por causa disso eu andei em muitos carros de marcas diferentes quando criança: Vemaguet, Jeep 4 portas, Citroën 11 Légére (preto, foi trocado por um Fusca), Kombi, etc

  • @antoniocarlosdasilvacarlos6169

    Quantas saudades do meu pai!
    Ele teve os dois modelos,uma 64 e uma 67

  • @elivaldoalvesrocha7822
    @elivaldoalvesrocha7822 Před 10 měsíci +1

    Este foi bom carro e raricimo não encontra mais

  • @gilsilvansilveira9052
    @gilsilvansilveira9052 Před 10 měsíci

    Trabalhei em uma oficina de DKV!! Tinha um candango. Eu e meus dois irmão.

  • @luizmarxsenjr
    @luizmarxsenjr Před 10 měsíci +4

    Como sou de 1977 vi poucos DKWs, gosto muito da Vemaguete, em especial dos modelos de 1958 a 1966 (acho a frente do modelo 1967 horrorosa), sei que as portas "suicidas" também eram conhecidas na época como "deixavê", pois as mulheres usavam saias e poderiam colocar-se numa posição vulnerável ao entrar ou sair do veículo. sinto pena de quem comprou dos DKWs da linha 1967 0Km, pois pagaram o preço de um carro novo e viram o seu investimento se desvalorizar rapidamente...

    • @ricardobraga3400
      @ricardobraga3400 Před 10 měsíci +1

      Discordo, a frente dos DKW 1967 não era horrorosa, era tenebrosa.

  • @DavidOliveira-dm4fm
    @DavidOliveira-dm4fm Před 9 měsíci +1

    Muito bom saber disso obrigado

  • @SpeedWiz
    @SpeedWiz Před 10 měsíci +1

    Ja tive sim. Quando era adolescente. Meu pai comprou uma e eu achava que era minha.
    Agora uma coisa que sempre me chamou a atenção: Aqui no Brasil pronunciamos o W como V pra DKW e como "dábliu" pra BMW.
    E o correto em alemão é pronunciar como V mesmo. "DKV ou BMV"

    • @JoaoBatista-my2lr
      @JoaoBatista-my2lr Před 10 měsíci

      Na verdade não é "V" e sim W = dobrovê ou seja dois VV.

    • @kkfoto
      @kkfoto Před 10 měsíci +2

      Tem razão, antigamente se falava *"dekavê"* no Brasil, como em alemão. A mudança de pronúncia do W talvez tenha acontecido porque a BMW se tornou mais conhecida em período mais recente. Agora, com a chegada da chinesa BYD, precisamos aprender a pronunciar essa marca como *"bí-uái-dí"* 😆

  • @jairvaltrao2593
    @jairvaltrao2593 Před 10 měsíci +4

    Mesmo sistema d lubrificação das MTserras e roçadeiras 😂 show 👏👏👏

  • @miltonderezende7906
    @miltonderezende7906 Před 9 měsíci

    Eu tive um DKW lá pelos 1970. Como era bem comum, o motor fundiu na serra de Santos

  • @washingtondepaula2260
    @washingtondepaula2260 Před 10 měsíci

    Recordação boa , meu pai tinha uma .
    Eu adorava esse carro .

  • @LuizCarlosAzim-rg2jw
    @LuizCarlosAzim-rg2jw Před 10 měsíci

    Tive uma vemagute e um brocar. Tenho saudades deles.

  • @edivaldoisabel
    @edivaldoisabel Před 10 měsíci

    Lindas Relíquias.

  • @fernandojeronimo5763
    @fernandojeronimo5763 Před 10 měsíci

    Meu pai teve várias. Muito bom.

  • @CesarAugusto-ix5vn
    @CesarAugusto-ix5vn Před 9 měsíci +1

    Eu vivi isso que hoje já é História ...

  • @ronaldomello4463
    @ronaldomello4463 Před 10 měsíci +3

    Conheci bem . Era bem mais fácil entrar e sair do carro. Eu achava muito legal.

  • @danielgeometron
    @danielgeometron Před 10 měsíci

    O primeiro foi a Romi Isetta, com certeza! Eu adoraria que existisse hoje em dia um carro com dimensões semelhantes.

  • @dalecooper9942
    @dalecooper9942 Před 9 měsíci +1

    As portas que abriam ao contrário abriam para dentro.
    Depois de produzido perceberam que portas que abriam para dentro causavam muita dificuldade em disponibilizar espaço para os bancos internos, além de necessitar de malabarismos para se entrar no veículo.
    Então, redesenharam as portas para que abrissem para o lado de fora.