Desafiando Limites: Minha Subida ao Pico do Platô 1950 Metros de Altitude

Mín.: 1720 m Inclinação
    média: 18%
    Acesso
    Suba a Rua da Mantiqueira até o Café Platô (são aproximadamente 2 km do centro de Monte Verde). No local há uma área para estacionamento gratuito. Veja o mapa de acesso no detalhe.
    Também é possível chegar ao Platô seguindo pela Trilha do Chapéu do Bispo (acesso no final da Avenida das Montanhas). Esse caminho é mais plano e menos cansativo, sendo mais indicado para crianças pequenas ou para quem tem dificuldade com subidas íngremes.
    Detalhes
    De todos os principais pontos nas montanhas da região, o Platô é o mais baixo (1950 metros de altitude).
    A trilha de acesso é bem demarcada e dispensa o acompanhamento de guias. Apesar de ser indicada para todos os públicos, esta trilha exige uma boa disposição: são 1200 metros praticamente de subida constante até o topo (veja o perfil de elevação no mapa acima). Contudo, ao longo do percurso existem vários pontos para descanso e mirantes para apreciar a vista.
    Chegando ao Café Platô, no final da Rua da Mantiqueira, siga em frente pela rua de terra por cerca de 130 metros até a caixa d'água. À direita dela fica a entrada da trilha para o Platô (há uma placa indicativa no local). A caminhada já começa em subida, o importante é seguir sem pressa e manter o ritmo.
    A pouco mais da metade do percurso (700 metros desde o início da trilha), chega-se a uma bica d'água . Essa é a única fonte de água no trajeto, aproveite para se refrescar e descansar um pouco, antes de prosseguir os últimos 500 metros até o topo da montanha.
    Atingir o Platô e vislumbrar o cenário compensa todo o esforço da caminhada. Não deixe de explorar as redondezas para admirar a paisagem de diferentes pontos. Estamos próximos da divisa de estado SP/MG. Na parte alta do Platô, voltada para o norte, avista-se a região de Minas Gerais, onde se destaca Monte Verde com a pista do aeroporto ao fundo (veja a vista panorâmica de Monte Verde).
    O visual é ainda mais espetacular na parte baixa do Platô, voltada para o lado sul e para São Paulo: desse mirante natural temos uma ampla vista aérea do Vale do Paraíba, sendo possível em dias claros avistar bem em frente a cidade de São José dos Campos (a 35 km de distância). Observe esta bela imagem panorâmica de 180°: à esquerda, no lado leste, pode-se ver a Pedra Partida e, logo abaixo dela, a Pedra Redonda; no centro, voltado para o sul, fica o Vale do Paraíba; à direita, no lado oeste, está o Pico do Selado, ponto mais alto da região.