Ritmos Gaúchos - Linha Campeira #05

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 11. 04. 2017
  • Tu sabe de que países são os ritmos mais dançados nos fandangos do nosso Sul? Vanera, vanerão, chote, valsa, milonga, rancheira, bugio... cada uma vem de um lugar do mundo.
    E essa mistura pra lá de especial conquistou a gauchada.
    Temos um Linha Campeira especial sobre os ritmos também, escute aqui: linhacampeira.com/ritmos-gauch...

Komentáře • 77

  • @oradion
    @oradion Před rokem +3

    Coisa linda nosso Brasil, nosso Rio Grande do Sul.
    #Bolsonaro2022
    #EsquerdaNuncaMais
    #CensuraNão

  • @regianeamado8472
    @regianeamado8472 Před rokem

    AS DANÇAS TÍPICAS GAÚCHAS SÃO MUITO LINDAS! AMEI! ♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️

  • @carlferreira909
    @carlferreira909 Před 3 lety +1

    Obrigado.

  • @clairfreitas8390
    @clairfreitas8390 Před 3 měsíci

    Gratidão por compartilhar seus conhecimentos.

  • @evaldotelles9156
    @evaldotelles9156 Před 4 lety +9

    Aqui em Chapecó SC dançamos todos esses gauchesco nos CTGS.
    Chapecó SC é uma das cidades do Brasil que tem mais CTGS, a cultura gaúcha é verdadeira com muito respeito educação e totalmente familiar.
    Um forte abraço gauchada.

  • @robertopedroso8267
    @robertopedroso8267 Před 3 měsíci

    Porque nao ser um país independente
    Republica Riograndense
    Cultura costumes e um apego a terra que ninguém tem
    Somos diferentes
    Mais orgulhosos

  • @mariaceloni1312
    @mariaceloni1312 Před 4 lety +3

    RS e meu país 🥰🥰🥰🥰

  • @Cuahutemoc-RJ
    @Cuahutemoc-RJ Před 4 lety +6

    No México também existe canção rancheira, muito mais antigo de que se pensa. Tanto que algumas duplas sertanejas de origem mato-grossense gravaram músicas em ritmo de rancheira mexicana. E na Argentina eu particularmente desconheço que existe rancheira, apesar de ser a terra do zamba, chacarera, rasguido doble, gato, milonga, vidala, chaya, chamamé, cueca, baguala, carnavalito, pericona e tantos outros que são centenários suas existências. Forte abraço daqui de Niteroi.

    • @OCanaldoRoos
      @OCanaldoRoos Před 4 lety +1

      Não só existe na Argentina, como se originou lá, os argentinos tem uma enorme habilidade em pegar um ritmo, e transformá-lo em outro, não uma variação do ritmo anterior, mas um ritmo novo.

    • @dompedritouruguaiana
      @dompedritouruguaiana Před 4 lety

      Tem ranchera até no Chile.

    • @Cuahutemoc-RJ
      @Cuahutemoc-RJ Před 4 lety

      @@dompedritouruguaiana Você conhece? Cite alguma rancheira chilena? Nunca fui ao Chile mas desde aos 12 anos conheço várias canções chilenas e ritmos como: tonada, refalosa, variações de cuecas, rin, sirilla, a extinta pericona, canto a lo divino, a diana e a cacharpaya do carnaval do norte chileno, etc. Sei que Inti - Illimani gravou rancheira mexicana durante seu exílio na Europa e Victor Jara gravou corrido Pancho Villa, Quilapayun gravou Carabina 30-30 da época da revolução mexicana, até Angel Parra tem gravação de rancheira mexicana. Me mande aí um tema rancheira chilena e lhe retornarei se é ou não. Feliz dias dos pais.

    • @Dennis_Leon
      @Dennis_Leon Před rokem

      Não conhece uma batida rancheira?!
      -Com limão e vodka?
      Seu Madruga e Chaves violando tocão 😁

  • @ThiagoBragaMusic
    @ThiagoBragaMusic Před 2 lety +1

    Ótimo vídeo!

  • @fernandosantospintadosanto7361

    Parabéns pelo vídeo 👏👏👏

  • @marquisio
    @marquisio Před 4 lety +4

    Lembranças, Telmo de Lima Freitas , lá de São Borja,só para ilustrar

  • @MrNando1958
    @MrNando1958 Před 4 lety +7

    hola, soy uruguayo. tengo entendido que la Mazurca es polaca, llamada alli Mazurek,

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  Před 4 lety +2

      Gracias pela contribuição.

    • @MrNando1958
      @MrNando1958 Před 4 lety +5

      Estoy lendo o livro "LA DANZA POPULAR EN EL URUGUAY" da Prof. Flor de Maria Rodriguez de Ayestarán (primeira diretora da Escola Nacional de Dancas folkloricas do Uruguai) e na página 138 fala : " danza popular o mesodanza, la mazurca recibio su nombre de una villa situada en el bosque de Bialowieja, de Polinia llamada Mazur. ha sido bautizad on diferentes nombres. hay numerosas referencias que aseguran su entrada al mundo en el Palatinado de Masovia en Polonia en el S. XVI se la llamo Mazurina, Masurek y Mazurka. en Uruguay, se la ebautiza otra vez y comercialmente se la comienza a llamar RANCHERA." estos son pasajes de lo escrito por la Prof. en su libro, que toca ademas todas las danzas del Uruguay, que ademas tiene muchas en comun con Rio Grande do Sul.

  • @ricardoartur5288
    @ricardoartur5288 Před rokem

    Prum bailado bem campeiro!!! Bah!

  • @juvenalpaesdacosta8533
    @juvenalpaesdacosta8533 Před 4 lety +5

    Desta forma que vocês contam e explicam a história das músicas a gente aprende "história arte e psicologia"ao mesmo tempo se os professores e professoras dessem aulas do jeito que vocês ensinam os alunos íam até com febre pra escola pra não perder a aula.

  • @alessandrosilveira8739
    @alessandrosilveira8739 Před 4 lety +2

    Este vídeo está mais bonito que laranja de amostra de feira!!!!
    Obrigado pelo canal, Taura!

  • @vidadebauzeiroqraprofessor6242

    Bah tchê, cheguei nessa pagina através do meu irmão que mora la em Portugal e de cara me identifiquei pois viajo por essa Brasil a fora e não vi em outro estado a cultura e o amor que nós gaúchos temos pelo nosso chão!
    Como disse cheguei e já me escrevi e a partir de agora vou ajudar a divulgar as riquezas do meu estado, sou caminhoneiro,moro na cidade de Bento Gonçalves sou vizinho e amigo de um pajador aqui da cidade que se chama Pedro Junior da Fontoura e amigo do pandeirista que aparece nesse vídeo junto com Porca Véia por que ele também é daqui da cidade!
    Mas Lucas Negri te desejo um grande sucesso nessa jornada e estarei sempre aqui curtindo e compartilhando esse trabalho de divulgar a cultura e a grandeza desse povo que agradeço sempre a DEUS por ter me permitido de nascer aqui nessa terra de bravos guerreiros e que tem uma história magnifica! Amo meu estado, sou gaúcho e isso me basta pra ser feliz no universo!
    Um abraço!

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  Před 7 lety +2

      Buenas, Laerte! Mil gracias pelas palavras. Bamo seguir sempre com essa lida que nos agrada por demais. Bah e o pandeirista é fora da curva, um espetáculo a parte ele. Baita abraço e seguimo firme na Linha Campeira!

  • @guizolfiespigadvocacia7422

    Bugiu nasceu em São Francisco de Assis, terra do Neneca Gomes. À estátua que aparece no vídeo é na minha cidade, São Francisco de Assis, RS.

  • @neuzareginacoelhoayres4073

    O ritmo bugiu nasceu aqui em São Francisco de Assis, RS, é verdadeiro, criado por Venceslau Gomes, na localidade de Mato Grande , quinto distrito. Ele e o irmão , tocavam imitando o ronco dos bugios que viviam nos matos, logo atrás da casa. Tocavam: Três bugios, valsa dos Gomes, bugiu do Mato Grande e uma vaneira , que no momento esqueci o nome.

  • @OCanaldoRoos
    @OCanaldoRoos Před 4 lety +4

    Habanera não é sinônimo de vaneira, mas ela origina a vaneira. Com as navegações, chega na França a Habanera, que eles modificam transfordando-a em Havaneira, e então este ritmo volta ao Brasil, através de Paris, tomando lugar nos salões de chão batido ao final do século XIX. Hoje, guarda pouca semelhança como o ritmo havaneira, adaptada aos regionalismos, gaita e violão. Habanera ainda vai ser a base pra criação do tango argentino, e deste para a criação da milonga habaleira/arrabaleira ou milongão, pois os gaúchos que viviam na fronteira, ouviam as rádios da Argentina e Uruguai (lá também tem tango) e mesclaram este ritmo com a milonga, formando uma milonga "tangueada", este ritmo tornou-se muit popular na era dos festivais, mas não podemos dizer que este é o segundo ritmo genuinamente gaúcho, pois há um no Uruguai de mesmo nome. Recomendo ver a habanera mais famosa de todas, e notem a semelhança com o tango, milongão...: czcams.com/video/gOH_EmURZp8/video.html

    • @OCanaldoRoos
      @OCanaldoRoos Před 4 lety +3

      O que falei é embasado na monumental obra do Silvio de Oliveira e Valdir Verona, Gêneros Musicais Campeiros, e também em conversa com o melhor violonista da música gaúcha, Marcello Caminha.

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  Před 4 lety +3

      Gracias pela contribuição, seu Roos. Eu tive que dar uma encurtada e simplificada na história justamente pra ficar mais fácil o entendimento. Mas estamos trabalhando em novos vídeos mais completos sobre o tema. Mil gracias e um baita abraço!

    • @OCanaldoRoos
      @OCanaldoRoos Před 4 lety +2

      @@LinhaCampeira a tua iniciativa neste vídeo foi ótima, parabéns. Eu gosto muito do teu canal. Sugiro que tu baixe este livro mencionado, lá ele conta a história sobre todos os ritmos tocados no RS, e ainda ensina a tocar. Segue o link: drive.google.com/file/d/1CHdN6k9Y-dSiC4TZWiwKWfIrUzZreuvM/view?usp=drivesdk

  • @leilaferreira5983
    @leilaferreira5983 Před 4 lety +1

    Sou paulista e gostei de aprender

  • @geronimoodorizzi6304
    @geronimoodorizzi6304 Před 4 lety +2

    Nem me lembro quantas x dancei lembrancas , do, parte do grupo chimangos ,com o professor Rosano Machado

  • @carlitowanderleylopes6074
    @carlitowanderleylopes6074 Před 5 lety +10

    Kkk A tal de rancheira se o cuera não tiver com a calça bem seguro pelo sinto, ele perde no embalo .

    • @luizabedin6687
      @luizabedin6687 Před 4 lety

      Sinto do verbo sentir? Ou cinto? Se for gaúcho mesmo, talvez seja guaiaca. Né?

  • @luzardodedeuslacerdadealme6210

    ótimo!

  • @KaZeMaRu_
    @KaZeMaRu_ Před 4 lety +1

    Muito bom esse canal. Vim aqui porque estudo pra concurso de Santa Catarina e gostando muito de aprender sobre a gauchada. Muito bom.

  • @doracibedim1666
    @doracibedim1666 Před 4 lety +3

    Maravilhoso!!!

  • @MarinesSalvatore
    @MarinesSalvatore Před 4 lety +3

    Na verdade o termo "cultura gaúcha" se aplica aos três estados do sul. Nasceu no Rio Grande e hoje vai até no Mato Grosso, os mesmos gostos musicais os mesmos costumes, então seria bm sábio usar o termo "cultura sulista". É assim que se referem a nós em outras regiões do Brasil

    • @omaragato789
      @omaragato789 Před 2 lety

      Cultura gaúcha somente no Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai

  • @adrianoalves161
    @adrianoalves161 Před 4 lety +2

    Boa materia

  • @lucasvieirademello8169
    @lucasvieirademello8169 Před 6 lety +10

    Tchê ótima matéria xiru . Parabéns

  • @wilsonmarquez4935
    @wilsonmarquez4935 Před 4 lety +4

    che... todo lindo, mas a valsa ÚLTIMA LEMBRANÇA é do grande e saudoso LUIZ MENEZES, um baita cantautor gaúcho!!

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  Před 4 lety

      Wilson Marques uma das mais belas!

    • @egalite999able
      @egalite999able Před 3 lety +1

      Tchê gaudério, a música é Lembranças, do Porca Veia. Última Lembrança, por sinal mui linda, é do grande Luiz Menezes! Abraço!

    • @wilsonmarquez4935
      @wilsonmarquez4935 Před 3 lety +1

      @@egalite999able che... Contente por tua atenção. Gracias por compartir.

  • @lucianodecesaro6913
    @lucianodecesaro6913 Před 4 lety +1

    Lucas gosto muito de tuas matérias, mas por gentileza corrige aí, o baile que fala que é em Tapejara, com o Brasil Gaucho, na verdade aquelas imagens são do CTG Felipe Portinho de Marau, com muita convicção, grande abraço.

  • @frahncisckoproenk3818
    @frahncisckoproenk3818 Před 6 lety +13

    Porque não falou da origem do Chamamé que faz sucesso no sul e centro-oeste do Brasil?

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  Před 6 lety +5

      Bah... Francisco! Pior é que eu só reparei que faltou essa parte depois que eu tinha gravado. Mas logo sai um vídeo se redimindo. Gracias pela parceria!

    • @frahncisckoproenk3818
      @frahncisckoproenk3818 Před 6 lety +4

      Linha Campeira, muito obrigado pelo retorno, você disse que a Milonga (também) veio da Argentina, se possível gostaria de saber mais quando falar do Chamamé.

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  Před 6 lety +2

      Certeza, che! Bamo que bamo! Baita abraço!

    • @OCanaldoRoos
      @OCanaldoRoos Před 4 lety +1

      Tem pelo menos 3 possíveis explicações da origem do chamamé.

    • @isidorocanones9795
      @isidorocanones9795 Před 2 lety

      @@OCanaldoRoos TEM SO UMA EXPLICAÇÃO, ARGENTINO!

  • @alcejoe2314
    @alcejoe2314 Před 4 lety +1

    Triiii top esse vídeo piá!!!!👌🏽👌🏽👏👏👏👏

  • @isidorodavid7545
    @isidorodavid7545 Před 4 lety +1

    Excelente explicação.

  • @DiegoHerbertdiegoherbert
    @DiegoHerbertdiegoherbert Před 7 lety +9

    Falto o chamame, mas é argentino esse é melhor kkk

  • @felipejosepickscius7876
    @felipejosepickscius7876 Před 4 lety +2

    Faltou falar do chamamé

  • @eduardobrum3452
    @eduardobrum3452 Před 6 lety +3

    O primeiro baile do vídeo foi em Marau, durante o 27 entrevero cultural de peões do RS e não em Tapejara.

  • @egalite999able
    @egalite999able Před 3 lety +1

    Muito bom vídeo! Ótima pesquisa e conhecimento. Aguardo o histórico do chamamé! Abraço!

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  Před 3 lety

      Mas já tá feito: czcams.com/video/XjeczPRUsME/video.html

    • @egalite999able
      @egalite999able Před 3 lety

      @@LinhaCampeira Muito obrigado! E parabéns pela tua erudição e humildade! Tua intenção é sempre compartilhar e somar e não ser o dono da verdade! Teu canal no youtube só tende a crescer! Sucesso!

  • @antoniodeoliveira7542
    @antoniodeoliveira7542 Před 4 lety +1

    Mas quem disse que os padre não vão em baile eles vão nos bailes longe da igreja dele daí ninguém sabe que ele é padre

  • @viniciusrodrigues8574
    @viniciusrodrigues8574 Před 4 lety +4

    Existe muitos erros e informações obstruidas neste vídeo. Se fossemos analisar o vídeo todo , poucas informações seriam verdadeiramente aproveitadas . Por exemplo, Mazurca e Rancheira são ritmos parecidos, mas são distintos. Fandango era um ritmo Sapateado dançado pelos Tropeiros, sem presença de Prendas . Os Bailes Campesinos do interior não aconteciam em lugares nobres , mas em singelos ranchos ou bailes de ramada . Todas estas manifestações que se referiram como o Anú ,Chimarrita e Quero- Mana , além do próprio Fandango são muitíssimo anteriores ao séculos 18 e 19 . A criação do Bugiu é apenas uma lenda e seu Paço é derivado de polcas que se dançavam, em danças como a Chimarrita- Balão e o Balão Caído. Outro detalhe , Mazurca não é Portuguesa e sim Polonesa, sendo considerada a dança nacional da Polônia. Existem duas variações no RS , a Mazurca Marcada e a Galopeada . Vanera e Vanerão também são ritmos parecidos, mais distintos. Os Gaúchos dançavam ao som de violão, Viola e Rabeca . A partir de 1800 , devido a chegada dos Alemãs, a gaita chegou ao sul. A Valsa nos veio pelos italianos e jeito Campeiro de se dançar Valsa aqui no Sul era muito diferente da Valsas clássicas da Europa.

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  Před 4 lety +3

      Che, Niko! Que baita contibuição pra gente! Esse vídeo foi bem abrangente e tinha o intuito de apresentar os principais ritmos e suas origens. Agora quero fazer ritmo por ritmo mais afundo. Se tu tiver como compartilhar as bibliografias, ficaríamos muito felizes. Prende o grito pra gente no 047 9 9193 0000. Baita abraço!

    • @viniciusrodrigues8574
      @viniciusrodrigues8574 Před 4 lety +3

      @@LinhaCampeira , desculpe se pareci arrogante ou grosserio , não foi este o meu intuito- só escrevi muito depressa. Tu bem sabe , a gente que peleia pela Tradição, quando pode representar e compartilhar o conhecimento que tem das nossas raízes , fica meio afoito. Conte sempre com o meu apoio .

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  Před 4 lety +2

      @@viniciusrodrigues8574 Mas esse é bem o intuito do nosso canal. A gente tem que discutir e trazer as coisas pro limpo. Quanto mais informação, melhor. Me ajude e bamo fazer mais uns par de vídeos sobre as danças. Baita abraço e mil gracias pela parceria.

    • @OCanaldoRoos
      @OCanaldoRoos Před 4 lety

      A valsa esteve no Brasil desde antes do primeiro reinado, inclusive Don Pedro Compôs algumas valsas, e arranjadas por um músico austríaco, é um ritmo de origem germânica, seu processo de abrasileiramento só ocorreu na segunda metade do século XIX. A mazurca entra na Argentina, e nasce um novo ritmo, a rancheira, mesmo processo que ocorreu com a entrada na chimarrita na Argentina, durante a Guerra do Paraguai, aparecendo a chamarrita, ou chamarra (há uma grande confusão com os nomes).

    • @OCanaldoRoos
      @OCanaldoRoos Před 4 lety

      Vaneira e vaneirão tem diversas explicações diferentes, quem começou a tocar vaneirão foram Os Bertussi, quando eles gravaram seus discos lá no Rio de Janeiro, conheceram o Gonzaga, e homenagearam ele com o vaneirão, que o nome é uma mistura de vaneira com baião. Sobre como ele é tocado, cada tem uma explicação diferente. Segundo Edson Dutra, o vaneirão é uma vaneira mais rápida. Para Edson Campagna (produtor da ACIT), o vaneirão não seria mais rápido que a vaneira, e sim mais "socada". Já Oscar Soares (Os Mirins) não faz muita diferença entre estes dois ritmos, eles criaram a vaneirinha, uma vaneira mais suave.

  • @laertecamargo5823
    @laertecamargo5823 Před 4 lety +3

    Não são rítmos, são Gêneros...😁👍