Como Surgiu o Cavalo Crioulo - Linha Campeira #28

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 5. 09. 2024
  • É importante a gente saber que o cavalo não é um animal originário do continente Americano. Ele foi trazido aqui por essas bandas na época das grandes navegações, ali na volta dos anos 1500.
    Um dos principais nomes responsáveis pela introdução do cavalo mais aqui pras bandas do Sul do continente foi o aventureiro espanhol Alvar Nuñez - Cabeza de Vaca. E depois com as missões jesuíticas, vieram mais cavalos.
    Originalmente os cavalos que desembarcaram por aqui foram das raças andaluz e berbere, que tem por característica resistência, força e valentia.
    Como naqueles tempos havia muita peleia por território, vira e mexe as terras de uns eram atacadas, trocavam de donos e os animais que ali estavam acabaram fugindo ou ficando sem cuidado humano.
    Então inúmeras tropas de cavalos puderam ficar livres por toda a América do Sul, desde as planícies do pampa até os Andes. E durante cerca de 400 anos os cavalos foram se adaptando, sendo naturalmente selecionados e evoluindo junto com o clima e a geografia do continente americano.
    E após esses 4 séculos, surge um cavalo com características únicas e próprias da América do Sul. Um cavalo ágil, rústico e resistente. Temos então o nosso cavalo, o cavalo crioulo.
    Mas é importante a frisar que por mais que o cavalo tenha se espalhado em todo o continente Americano, nos EUA e México os animais acabaram desaparecendo devida as constantes peleias e o cruzamento com outras raças. Na parte mais perto da linha do Equador, como na Colombia e na Venezuela, as altas temperatura, a alimentação e a geografia alteraram muito a aparência e a estatura dos cavalos.
    E foi justamente a nossa região América que teve as condições ideiais para a formação da raça. O sul brasileiro, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.
    Tche e foi no início do século XX que o cavalo crioulo começou a ganhar notoriedade, quando criadores começaram a investir em melhoramento genético e as primeiras associações começaram a surgir e aproximar esses cabanheiros.
    Tanto que somente em 1922 o cavalo crioulo teve sua oficialização como raça. E isso aconteceu muito pelos esforços do argentino Don Emilio Solanet, que desde o início de 1900 já peleava pelo reconhecimento e melhoramento da raça.
    A titulo de curiosidade, Don Solanet é dono da cabanha El Cardal, que é famosa por ter emprestado os cavalos Gato e Mancha para fazer a maior cavalgada da história, de Buenos Aires a Nova York, mais de 21mil km.
    No Brasil, a partir dos anos 30, os estancieiros começaram a se organizar para fundar uma associação e dali saiu a ABCCC. No início, o grande desafio da associação era catalogar, uniformizar e unificar os padrões de cavalos crioulos, tanto que as primeiras feiras e exposições eram muito mais focadas na morfologia.
    Tempos depois, ali pelos anos 70 as provas funcionais começaram a cair no gosto dos cabanheiros e principalmente do público, dando um novo status a raça. O ponto chave dessa fase foi a criação do Freio de Ouro, em 1982. Que além do espetáculo se tornou uma importante ferramenta de seleção, uma vez que motivou a otimização da raça, tanto morfológica quanto funcionalmente.
    E pra um cavalo ser considerado oficialmente crioulo, ele precisa passar por um processo de certificação pela ABCCC, nesse processo é analisado a árvore genealógica do animal e se ele se enquadra nos requisitos padrões da raça.
    Se você quiser saber um pouco mais sobre a morfologia e também consultar o studbook completo sobre a raça crioula, acessa o site da abccc que é cavalocrioulo.org.br
    Hoje o cavalo crioulo é um sinônimo da cultura gaúcha, tanto que em 2002, ele foi considerado como um dos símbolos oficiais do estado do Rio Grande do Sul e tem a alcunha de patrimônio cultural! Que momento!
    O gaúcho ama o cavalo crioulo e não faltam provas desse amor. Temos diversos poemas, músicas e até CDs inteiros dedicados somente ao cavalo crioulo. Como diz o verso do Mauro Ferreira e do Luiz Carlos Borges:
    “É a história de amor que não tem mais fim. É a história do crioulo, viva paixão. Um sonho pela rédea. O cavalo, enfim, do peão e do patrão!”

Komentáře • 83

  • @luizboiadeoliveirapintogon3141

    Bão demais.

  • @leonardodasilvamachado5147

    eu sou gaúcho e também crio cavalo crioulo e é a minha paixão eu já sabia de toda essa história e eu gostei muito desse vídeo manda mais

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  Před 6 lety

      Mil gracias pelo costado, Leonardo. Vira e mexe tem vídeo aqui.

  • @cardoso833
    @cardoso833 Před 2 lety +1

    Bom trabalho! Mas essa eu sabia..
    Da egua

  • @luisvermudt237
    @luisvermudt237 Před 2 lety +1

    Q baita acude

  • @pacocaney9807
    @pacocaney9807 Před 3 lety +1

    Muito bom

  • @andrioromariojaquesnunesan6509

    Diz a história que foi uma manada de cavalos que fugiu pra Patagonias e lá em campo aberto se forjou o cavalo crioulo, claro que com o tempo se melhorou a genética de animal ,tem até uma música com Walter Morais que conta essa história!!!

  • @ricardomoraes8422
    @ricardomoraes8422 Před 4 lety +1

    Bem até quem não tem gosta .esse e o nosso símbolo antes do quero quero .e ainda tem o ovelheiro..que e nosso..

  • @lucasvieirademello8169
    @lucasvieirademello8169 Před 6 lety +10

    Excelente tocaio.

  • @maraujo9380
    @maraujo9380 Před 6 lety +7

    Dale! Fala sobre as pilchas, desde as indígenas

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  Před 6 lety +1

      Baita assunto, logo entra em pauta. Gracias, Gabryel!

  • @miltonoliveira4319
    @miltonoliveira4319 Před 4 lety +2

    Bom dia meu amigo, gostei muito do teu vídeo, parabéns!

  • @professordezumba9308
    @professordezumba9308 Před 3 lety +1

    Mt bom

  • @thelastneanderthal3171
    @thelastneanderthal3171 Před 5 lety +6

    Ótimo vídeo. Só gostaria de fazer uma correção rápida. Existiu cavalos na América do Sul antes dos espanhóis. Isso foi na pra história. Houve evoluções e extinções paralelas de cavalos na América do Sul, Europa e nas Planícies da Ásia. Os cavalos da América eram pequenos assim do tamanho de uma Anta. Por razões que ainda não sabemos, os cavalos das Américas ficaram extintos, até que foram introduzidos de novo pelos Espanhóis e Portugueses. De forma prática, permaneces correto. Não existiam cavalos na América antes da chegada dos Espanhóis e Portugueses.

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  Před 5 lety

      Gracias pela contribuição, seu Neanderthal.

  • @lagoadospatosrs3390
    @lagoadospatosrs3390 Před 6 lety +11

    Parabéns pelos videos todos são bem explicados, continue assim um abraço

  • @0macedo0
    @0macedo0 Před 4 lety +2

    Bom dia, caudilho! Muito bacana a apresentação. Um assunto tipicamente gaúcho são os índios Charrua e sua relação com o cavalo crioulo. Abraço

  • @centerhome3527
    @centerhome3527 Před 6 lety +2

    parabens tche

  • @LuizOtavio-oo2nl
    @LuizOtavio-oo2nl Před 6 lety +2

    Gostei ...fico no aguardo da historia dos cuiudos GATO e MANCHA. Obrigado

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  Před 6 lety

      Gracias, Luiz Otavio! Semana que vem vai pro ar.

  • @humbertoclaudiodossantos9465

    Cáballo Criolo é regalo del Cielo que me Gusta é regalo da vida Alazão.

  • @paulozarainayala1983
    @paulozarainayala1983 Před 6 lety +4

    Parabens pelo video

  • @ruiquadrosdemorais1933
    @ruiquadrosdemorais1933 Před 4 lety +2

    bah professor...Mas que coisa gaucha.. não desmerecendo ninguém mas a procedência do crioulo chileno está sendo base para muito cabanheiro da nossa região.. belo vídeo.. abraço

  • @CowboySchneider
    @CowboySchneider Před 6 lety +3

    Parabéns pelo vídeo tchê
    Queremos mais vídeos, vídeo bagual

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  Před 6 lety

      Buenas, Pedro! Gracias pelo costado. É que gravar a campo aberto aqui no Sul e no inverno é meio complicado. Vento e chuva direto... poucos dias abertos. Mas sempre que dá, estamos de prontidão.

    • @CowboySchneider
      @CowboySchneider Před 6 lety +1

      @@LinhaCampeira sei como é também sou aqui de baixo, mas mesmo assim parabéns pelo ótimo trabalho de vocês continuem assim que logo mais serão um canal de grande sucesso

  • @anamonteiro3499
    @anamonteiro3499 Před 4 lety +3

    Tchê, teus vídeos são ótimos 👏👏👏👏👏👏

  • @guilhermestange7291
    @guilhermestange7291 Před 10 měsíci

    Bom vídeo! Mas tem um detalhe também, os espanhois trouxeram cavalos árabes também, alguns puros e outros misturados com o andaluz ou berbére, então alguns crioulos tem a genética de cavalos árabes em seu DNA.

  • @aljmartins
    @aljmartins Před 4 lety +2

    "Força, valentia e RESISTÊNCIA" > As Marchas Funcionais estão no DNA da raça. No Brasil não dão muita importância às Marchas. GumerSindo chegou até Lapa 60 km de Curitiba, e chegaria mesmo até o Rio. No país têm poucas Marchas, com destaque à aquela de Jaguarão; precisaria equilibrar mais o Freio de Ouro com as Marchas. No Uruguai e na Argentina os Crioulos são "marcheiros". Os Crioulos chilenos são mais de rodeio, e menos Marcha. Por favor, faz o Programa da Marcha de Solanet, que grande! Parabéns como sempre pela tua capacidade, em conhecimento e síntese. Viva os Crioulos Marcheiros, porque todos os gaúchos sabemos que "a caballo se hizo la Pátria".

  • @pauloaguiar1917
    @pauloaguiar1917 Před 3 lety +1

    eugostei danotisia youtobe sim

  • @guanimais279
    @guanimais279 Před 6 lety +3

    Bah home bem bagualo esse teu vídeo, parabéns, querendo ou não também sou um admirador do cavalo crioulo

  • @finadotrancudo9484
    @finadotrancudo9484 Před 4 lety +2

    O Mustang tem a mesma origem do cavalo crioulo e se parecem muito. E hoje praticamente não existe crioulo puramente gaúcho, pois misturaram muito sangue chileno em quase todas cabanhas.

    • @pedroh.appaloosa2105
      @pedroh.appaloosa2105 Před 4 lety

      O mustang e o crioulo não se parecem mto,eles só se parecem na parte de que as duas raças tem crina e rabo compridos e são baixinhos e peludos,até pq existem vários tipos de mustang,por exemplo:kiger,pryor mountain

    • @pedroh.appaloosa2105
      @pedroh.appaloosa2105 Před 4 lety +1

      Mais a descendência deles é bem parecida sim,os dois tem sangue de andaluz e berbere

  • @geronimoodorizzi6304
    @geronimoodorizzi6304 Před 4 lety +2

    Belo vídeo ! Quanta história ,e que cuia linda ,gostaria de adquirir a nesse modelo

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  Před 4 lety

      Gracias pelo costado, mas temo sem cuia pra vender nesse momento.

  • @pedrolopes6591
    @pedrolopes6591 Před 4 lety +1

    Belos vídeos, podia fazer um sobre La Invernada Hornero? Um dos melhores exemplares do Cavalo Crioulo

  • @andersongoncalves8498
    @andersongoncalves8498 Před 5 lety +2

    Tche explica pra nós quantos e qual era a função de cada peão na condução das antigas tropeadas transporte de gado de um lugar pra outro 👍

  • @marcolopes7024
    @marcolopes7024 Před 4 lety

    Mas que lugar bagual esse onde tu tá. Parabéns, pelo vídeo também.

  • @celsobahialuz3490
    @celsobahialuz3490 Před rokem

    Os seus vídeos são muito interessantes, entretanto você passa e fotos rapidamente. O que faz o vídeo perder um pouco, já que o Ponto Central não é você, mas a matéria que você expõe.

  • @joaocarlosmonteiro9108
    @joaocarlosmonteiro9108 Před 4 lety +1

    Eu assisti anos atraz um video Emilio Solanet o mestre dos cavalos...onde posso reencontra lo

  • @VE061080
    @VE061080 Před 5 lety +2

    Fala sobre o cachorro cimarron

    • @gelsonpuerari1107
      @gelsonpuerari1107 Před 4 lety

      Tá aí um tema que sempre tive curiosidade e sempre tive vontade de adquirir um .

  • @pedroh.appaloosa2105
    @pedroh.appaloosa2105 Před 4 lety +1

    No século 18,19 teve gente que cruzava éguas crioulas com garanhao andaluz importado da Espanha?

  • @luisvermudt237
    @luisvermudt237 Před 2 lety +1

    Opa bom dia me diz ai este acude ai atraz é de tua propriedade

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  Před 2 lety +1

      É de um primo. De fundamento! Bate umas traíra de vez em quando!

  • @paulozarainayala1983
    @paulozarainayala1983 Před 6 lety +2

    Sabe que existe uma marca de produtos chamada "cavalo crioulo"

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  Před 6 lety +1

      Eu sei que existem muitos produtos com um desenho de cavalo crioulo, mas não é uma marca. É um símbolo que acabou se popularizando.

  • @centerhome3527
    @centerhome3527 Před 6 lety +2

    mas clique che

  • @centerhome3527
    @centerhome3527 Před 6 lety +2

    o che eu sou inscrito como não recebi o vídeo

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  Před 6 lety

      Clica no sininho ali pra ativar as notificações e bamo que bamo!

  • @lucasschuster4192
    @lucasschuster4192 Před 6 lety +2

    Faz o video falando dos cavalos gato e mantha acho q é assim q escreve...

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  Před 6 lety

      Certo que sim, Lucas. O programa já tá pronto. Vai pro ar na quarta-feira. Assina o canal e ativa a notificação que logo que recebe. Baita abraço e mil gracias pela parceria.

  • @PereiraVini
    @PereiraVini Před 4 lety +1

    Che! Conteúdo Bueno uma barbaridade, conhecido o canal a pouco e já vi quase todos os vídeos.
    Vou deixar uma crítica construtiva, teus vídeos merecem um pouco mais de tempo, seria bacana na casa dos 10 min, não cansa o público e não fica muito mais extenso.
    Seria só isso mesmo kkkkkk!
    No mas, tudo Bueno!

  • @pedroneves3606
    @pedroneves3606 Před 4 lety +1

    Queria um cavalo crioulo

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  Před 4 lety

      Tenho um tostado ruano pra brique. Só prender o grito.

    • @pedroneves3606
      @pedroneves3606 Před 4 lety +1

      @@LinhaCampeiratem como eu comprar uma cuia igual essa que tu tá usando? Achei muito bonita

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  Před 4 lety

      @@pedroneves3606 por enquanto não temos cuias a venda. Assim que tiver, eu vou publicar vídeo.

  • @ricardomoraes8422
    @ricardomoraes8422 Před 4 lety +1

    E aquele cavalo de menor porte que os charruas usavam? Dizem até que no inverno se não desse pra colocar na oca eles colocavam a Índia pra fora. Kkkk.e se criavam igual a Cusco..

    • @ruiquadrosdemorais1933
      @ruiquadrosdemorais1933 Před 4 lety +2

      Kkkk. na nossa região das missões era chamado de criolo pororo'. De longe mais parecia um burricho' mas era mui resistente..

    • @pedroh.appaloosa2105
      @pedroh.appaloosa2105 Před 4 lety

      @@ruiquadrosdemorais1933 existe algum site que fala sobre esse cavalo ou alguma pintura deles?Esse tipo de crioulo ainda existe?

    • @ruiquadrosdemorais1933
      @ruiquadrosdemorais1933 Před 4 lety +1

      @@pedroh.appaloosa2105 boa noite sim aqui na região de fronteira Itaqui uruguaiana ainda vc encontra esses exemplares.. abraço

    • @pedroh.appaloosa2105
      @pedroh.appaloosa2105 Před 4 lety

      @@ruiquadrosdemorais1933 como eles são de tamanho,índole etc?tem algum lugar na internet com foto deles?

    • @ruiquadrosdemorais1933
      @ruiquadrosdemorais1933 Před 4 lety +1

      @@pedroh.appaloosa2105 sem exagero é um jegue com orelhas menor corpo porte médio muito resistentes e se adaptando a qualquer ambiente o defeito é que se vc deixar ele folgando algum tempo com certeza ele vai veaquear. No mais é cavalo pra todo serviço..

  • @pedroh.appaloosa2105
    @pedroh.appaloosa2105 Před 4 lety +1

    O crioulo mexicano provavelmente não tinha nada a ver com o crioulo da América do Sul não

  • @isidorocanones9795
    @isidorocanones9795 Před 2 lety

    "Nosso cavalo"?? O cavalo crioulo é argentino!