Video de apresentação de Oscar Schmidt no Hall of Fame - Legendado

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 26. 09. 2017
  • Durante muitos anos, Oscar Schmidt teve que responder a mais óbvia das questões: como um cara tão bom não foi jogar na NBA? Na verdade, ele foi draftado em 1984. Pois é. E hoje, daqui a pouco, ele será homenageado pela mesma equipe que o draftou: o Brooklyn Nets, que na época chamava New Jersey. Foi draftado, mas nunca jogou na NBA. Eu te conto porquê:
    Oscar foi a escolha 131 do sexto round, e provavelmente nem ficou sabendo que havia sido draftado. Vale lembrar que Michael Jordan foi escolhido pelo Chicago Bulls neste mesmo draft, bem como, pasmem, a lenda do atletismo Carl Lewis, o que só acrescenta mais bizarrice a essa história toda.
    Voltemos à nossa última glória, o Pan Americano de 1987. A atuação de Oscar deslumbrou muitos jornalistas, que trataram de pedir aos times da NBA que assinassem um contrato com o Mão Santa. Em 1988, por exemplo, um novo time surgia na NBA, um tal Miami Heat. Um jornalista esportivo do Sun Sentinel, jornal tradicional da região, escreveu um artigo em 1987 pedindo para Oscar ser o “expansion player” do Heat: “Tragam o Oscar para Miami. Deixem que ele seja a primeira chama do nosso fogo. Enquanto este pobre time de expansão tenta a sorte, deixem o Oscar tentar a dele. Ele seria algo que valeria ver.”
    Como sabemos, o negócio não vingou. Jogando profissionalmente na Itália e no Brasil, Oscar ganhava aproximadamente 300mil dólares. Os Nets ofereceram a ele 75mil num contrato não-garantido. O brasileiro também queria uma cláusula no contrato garantindo que ele jogasse pelo menos 40 minutos por jogo.
    Era outro fator, no entanto, que pesava contra o maior cestinha das Olimpíadas. Num artigo do LA Times, publicado também em 1987, um olheiro da NBA chamado Marty Blake disse o seguinte: "Ele não consegue jogar na nossa liga. Ele é um exímio chutador, mas ele não defende ninguém. Nesse momento, ele está mais perto de você, leitor, do que ele esteve de qualquer outro jogador na quadra. Ele quer um contrato que garanta 40 minutos por jogo! Então ele converteria 33 pontos e o cara que ele estiver defendendo, 63.”
    O motivo pelo qual Oscar queria jogar 40 minutos não era só fome de bola: "Você precisa ser uma estrela aqui. Se você não é uma estrela, eles se cansam de você, e o mandam para uma outra parte do país. Daí você tem que se mudar com sua esposa e filhos.”
    Além de 1) a grana bem abaixo do que ele ganhava na Europa, 2) do seu estilo de basquete (eu ataco, vocês defendem) que não agradava aos gringos, e 3) da possibilidade de ficar mudando de cidade a cada seis meses, ainda pesava contra a NBA aquela incoerência de ser tida como liga profissional e, portanto, seus atletas serem proibidos de participar em competições 'amadoras' como os Jogos Olímpicos. Se ele fosse para os EUA, Oscar não poderia mais jogar pela seleção.
    Ele então não teve dúvidas: caminhou pelos jardins da Quinta da Boa Vista, aquele mesmo lugar que um dia abrigara a família imperial Brasileira, e tirou os sapatos. Sentiu sob os seus pés a mesma grama na qual D. Pedro I um dia pisara, seus olhos marejaram e ele disse: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, digam ao povo que fico!” E ficou.
  • Sport

Komentáře • 20

  • @MoedasAntigasBrasil
    @MoedasAntigasBrasil Před 3 lety +171

    Quando você tem um tal de Larry Bird e um tal de Kobe Bryant elogiando alguém, é melhor levar em conta.

  • @hiltonslap
    @hiltonslap Před 4 lety +69

    O maior jogador brasileiro de todos os tempos. Inesquecível!

  • @luizfelipecunha1983
    @luizfelipecunha1983 Před rokem +17

    Vídeo pesadíssimo. Kobe Bryant, Larry Byrd, David Robinson e Mike d'Antony... Que honra.

  • @merson_
    @merson_ Před 3 lety +33

    Caraí sendo reconhecido pela lenda Kobe Man , dois feras

  • @victorr.rafaelvianna7838
    @victorr.rafaelvianna7838 Před 3 lety +23

    The greatest basketball player in Brazil of all time!

  • @albertocartagenahernandez391

    También lo admiramos en España. ¡Enhorabuena, Óscar!

  • @joaomeireles17
    @joaomeireles17 Před 2 měsíci +1

    Mais admirado lá fora do que pelo próprio país, vai entender os brasileiros

  • @eduardooctaviogaviao7827

    55 pts na regra da Fiba, monstro demais

  • @rafaelfalkaodomeneghetti4658

    Monstro eterno do basquetebol

  • @mdg8164
    @mdg8164 Před rokem +12

    Um dia eu escutei de um amigo que o Oscar só sabia fazer cesta de três pontos, e não serviria para jogar uma NBA, que coisa né, hoje em dia as jogadas são feitas para fazer os três pontos.

    • @nerdanarco3123
      @nerdanarco3123 Před rokem +3

      teu amigo só conhece o Oscar de fim de carreira, ele novo e quando foi draftado pela NBA e recusou em 84, era um fantástico defensor tbm, era muito dedicado e treinava mais que todos os companheiros, ele teria sido um dos maiores da NBA, pode ter certeza.

    • @gustavorosario7838
      @gustavorosario7838 Před rokem

      @@nerdanarco3123 uma pena ele não ter jogado na NBA, infelizmente fica só na imaginação,mas com certeza ele seria gigante na liga

    • @Guizambaldi
      @Guizambaldi Před 6 měsíci +1

      Como ele era um cara muito dedicado e extremamente competitivo, tipo um Cristiano Ronaldo da vida, se ele jogasse na NBA e passasse aperto no primeiro ano, no segundo ele já estaria adaptado e teria desenvolvido o necessário. Pelo menos quando era novo.
      O que eu acho mais provável é que ele teria antecipado essa revolução do Curry e do GSW em relação aos três pontos.

  • @ChefAndersonMorais
    @ChefAndersonMorais Před 5 lety +14

    Olá acompanho vcs a tempo gostaria de fazer um pedido legendar a nomeação do jordan ao hall of fame

  • @venhaver2372
    @venhaver2372 Před 4 lety +5

    Onde está a entrega de medalhas do jogo de 87?😑