ATEU SE TORNANDO UMBANDISTA?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 12. 06. 2024
  • SE TORNE MEMBRO E POR APENAS R$7,99 POR MÊS VOCÊ VOCÊ SE TORNA PIRULETE E AINDA NOS AJUDA A MANTER O CANAL DE CORTES SEMPRE ATUALIZADO! :)
    OBRIGADO PIRULETES!!!
    ツ Lucas Basquerotto
    ツ Lucilene vampre
    ツ Vanessa Bonilla
    ツ Paulo Santos
    ツ Sonia Alvarez
    ツ Alex Siqueira
    ツ Margarete Zouein
    ツ Augusto
    ツ vagnervagnoso
    ツ Nana Nana
    ツ samira161172
    ツ Ambiciosamente
    ツ Nubia de Castro

Komentáře • 492

  • @Boibepa
    @Boibepa Před 28 dny +116

    Não tenho religião.
    O lugar que mais encontrei HUMILDADE foi num terreiro de Umbanda.

    • @joaovictorfreitas1038
      @joaovictorfreitas1038 Před 27 dny +2

      Concordo com você. Dito isto, vou continuar escolhendo duvidar de qualquer coisa

    • @mattomatto3604
      @mattomatto3604 Před 27 dny

      viu, vocês são puxa de umbandista

    • @dantredogborsa7048
      @dantredogborsa7048 Před 26 dny

      Discordo. Vi MUITA manipulação de alguns "líderes".

    • @Goiaba308
      @Goiaba308 Před 25 dny +1

      Ué. Porque você diz não ter religião e depois elogia a Umbanda?

    • @mattomatto3604
      @mattomatto3604 Před 25 dny

      😂​@@Goiaba308

  • @jrenato83
    @jrenato83 Před 28 dny +236

    Outro ponto é que são religiões mais inclusivas no sentido da participação. Frequentei a umbanda por alguns meses anos atrás - minha tia é umbandista - e senti que eles se interessavam mais pela minha atividade junto a eles do que outros círculos religiosos onde você basicamente é um espectador. Acabei não ficando por não me sentir à vontade, mas fui muito mais "abraçado" lá do que em outras casas. E mesmo não ficando, até hoje tenho uma boa relação com quem conheci, ao contrário de outras religiões que te excluem e invisibilizam quando você sai.

    • @leo.ottesen
      @leo.ottesen Před 28 dny +10

      Foi o que ele disse. O Pirula só usou "dogma" várias vezes e eu entendi que é sobre o dogma padrão, judaico-cristão, mesmo quando ele diz que religiões de matriz africana não têm tanto dogma, no sentido de dogmatismo, de querer que as outras pessoas sigam as suas doutrinas.

    • @VictorHCG
      @VictorHCG Před 28 dny +15

      Mas isso é característica de religião pequena. Pode perceber que qualquer grupo, que se reúne por qualquer motivo, sempre terá muita interação entre os membros. Óbvio, pq é muito mais fácil lidar com 15 pessoas do que com 1500. Se a umbanda fosse gigantesca como o cristianismo, te garanto, seria a mesma coisa

    • @dimitrius48
      @dimitrius48 Před 28 dny +2

      ​@@VictorHCGSim e não, o Cristianimos resolveu essa situação diminuindo as igrejas... formando celulas, grupos.... então acho que o Cristianimo se adaptou com os evangelicos, que no futuro serão maioria..

    • @LucasRey27
      @LucasRey27 Před 27 dny +8

      @@VictorHCG Hmm, sinceramente, acho que você não tem como garantir isso. Em alguns lugares do mundo, a religião ganha uma característica muito comunitária onde cada bairro tem seu centro de atividades, então mesmo sendo a religião dominante do país ela ainda possui uma característica interação social mais presente entre os participantes. Sua visão está levando em consideração basicamente apenas o que a religião evangélica se tornou (e, em parte, a católica), mas até mesmo a católica é bem comunitária em algumas partes do Brasil.

    • @antoniomultigames4968
      @antoniomultigames4968 Před 27 dny +1

      Sou ateu, mas sem alguns dogmas cristãos o Brasil já teria virado um Haiti cheio de canibais e macumba adoido... 😂😂

  • @mateuskrauss
    @mateuskrauss Před 27 dny +49

    Sou Candomblecista, já fui ateu.
    O que fez mudar de visão foi que no candomblé aconteciam coisas que simplesmente não tinha uma explicação lógica possível.
    Acontecido comigo: Uma pessoa com uma entidade incorporada, que eu nunca vi na vida, que não tinha amigos em comum, que eu não tinha qualquer tipo de contato mesmo em redes sociais, chegou pra mim e falou coisas sobre minha vida que só eu sei, e não eram coisas genéricas, era tipo nome de meus pais, uma pessoas que eu estava em conflito, e especificou exatamente como eu iria terminar esse conflito, tipo, não era genérico, falava nomes, locais e até datas.
    Enfim, após esse contato e eu entrar no candomblé isso se tornou tão comum que seria impossível ser ateu atualmente, já vi de pessoas pegando em dendê fervendo sem se queimarem, pessoas beberem incorporadas por horas e horas e quando a entidade ia embora a pessoa estava completamente sóbria até mesmo a pessoas se VESTINDO com urtiga ao estarem incorporadas e após a entidade ir embora essas urtigas não terem efeito algum.

    • @alexv.2355
      @alexv.2355 Před 27 dny +8

      Estou frequentando terreiros de umbanda, e estou esperando isso acontecer comigo. Se acontecer algo desse nível sem explicação eu me converto. Mas até agora, somente frases genéricas e de difícil verificação

    • @alexv.2355
      @alexv.2355 Před 27 dny +2

      Claro que, tem a possibilidade da pessoa ter acertado sem querer, mas assim, realmente tem coisa que é esquisito dentro dos terreiros

    • @mateuskrauss
      @mateuskrauss Před 26 dny +7

      @@alexv.2355 sugiro que vá no candomblé, aqui na Bahia é comum esse tipo de coisa. Eu já vi uma entidade chamada erê, que incorporada comeu urtiga, pegou, vestiu, e nem um edema se formou, é simplesmente impossível

    • @caomunistadoggo4129
      @caomunistadoggo4129 Před 25 dny +5

      ​@@alexv.2355 olha, sempre tem terreiros bons e terreiros ruins, é igual igreja, sempre tem um que a "conexão" é zero e o comprometimento tbm e sempre tem charlatões no meio. Se nesse terreiro que tu tá não rolar NADA, pode ser o problema seja o lugar, não a cosmovisão/crença.

    • @ChristianMoraes451
      @ChristianMoraes451 Před 9 dny +1

      Balela, manda fazer isso num hospital.

  • @gustarist7
    @gustarist7 Před 20 dny +23

    Eu era ateu e uma coisa te digo: a primeira vez que fui num terreiro de umbanda, um sujeito incorporado começou a falar coisas da minha vida que só eu sabia. E não de forma aleatória. Não, ele falava de nomes. Eu não conhecia ninguém lá. Naquele instante descobri que era tudo real mesmo, e não um teatro ou hipnose. Mas não julgo quem não teve essa experiência. Ah, hoje sou espírita com muito amor.

    • @Jesse47249
      @Jesse47249 Před 20 dny +7

      O Eduardo Marinho tem uma experiência quase idêntica à sua 🤔. Ele também deixou de ser ateu depois dessa experiência, mas também não segue nenhuma religião. Sempre que perguntam sobre a religião dele, ele diz: "não tenho religião, tenho espiritualidade". Acho bem legal. Embora me identifique mais com o agnosticismo, acho importante ter ateus para antagonizar os fanáticos religiosos. Acho esse movimento evangélico extremamente perigoso. Eles já dominaram o congresso. Temo que daqui a alguns anos instituam uma espécie de sharia neopentecostal. Acho tolice achar que isso é exagero. Principalmente depois desse PL do estupro, aquilo mostrou que estamos caminhando a passos largos para a barbárie das teocracias.

    • @wellytonnascimento756
      @wellytonnascimento756 Před 12 dny +1

      Comigo foi assim também, fui de forma despretensiosa, ateu na época, já estou na religião há 5 anos, mesma caminhada que você.

    • @madbpt
      @madbpt Před 8 dny +1

      Na minha opinião a espiritualidade existe sim. Não e um show de hipnose, ngn toca tambor e atabaque ali uns segundos e já estar "hipnotizado", incorporações existem sim, transes, um conhecimento ancestral q traz algo e inicia a pessoa, isso existe sim. Alguns fenômenos podem ser somente da mente tbm. Mas, isto existe mesmo. Sentir algo encostar, pesar nas costas, sentir a energia, mão suar, corpo tremer, coração disparar, voz mudar, não é mera "hipnose". Uma hipnose pode produzir algo, pode. Mas, e diferente de um processo destes, aí só quem ja passou e vivenciou alguma coisa.

    • @leonardorosa728
      @leonardorosa728 Před 6 dny

      Aconteceu isso comigo a uns 2 meses atrás, fui ateu por mais ou menos uns 15 anos, um preto velho disse pra mim exatamente tudo que se passava comigo naquele momento, coisas que só eu sabia. Acabei me torando filho do terreiro e desde então vem acontecendo várias coisas impressionantes que eu jamais acreditaria a uns tempos atrás.

  • @lucilenevampre6882
    @lucilenevampre6882 Před 28 dny +75

    Querido Pirulla vc é um exemplo de ser humano pra mim

    • @EduMaseruAku
      @EduMaseruAku Před 28 dny +10

      Para todos nozes

    • @omarr.dasilva9530
      @omarr.dasilva9530 Před 28 dny

      Pirulla lacrador 🐸😂🤣😎😍

    • @JoJoQueer
      @JoJoQueer Před 28 dny +1

      Pirulla é um ser humano como todos nós, isso é endeusar ele.
      Eu concordo com muitas coisas com o Pirulla, mas tbm discordo de outras e acompanho o canal dele pq acho que mais agrega doque perco algo, especialmente quando é da área dele.
      Colocar ele como exemplo de ser humano é igual bolsonarista coloca o Bolsonaro como um messias, espere acertos e falhas do Pirulla, ele não é um messias, ele é gente.
      Isso não é uma ofensa à ele ou à você, é simplesmente um fato que espero que você não vá discordar de que ele é um >humano

    • @lucilenevampre6882
      @lucilenevampre6882 Před 28 dny +2

      @@JoJoQueer Entendi sua opinião, o Pirulla assume seus defeitos,falhas e problemas de saúde, sou apaixonada pelo Pirulla real ñ perfeito e sim imperfeito igual a qualquer ser humano.

    • @rafał_soares
      @rafał_soares Před 27 dny

      ​@@JoJoQueer Nyohohoho Johnny joestar ⭐

  • @lulomalosco9504
    @lulomalosco9504 Před 28 dny +82

    Sou ateu mas minha mãe é umbandista e um dia ela me pediu pra acompanhar ela na gira. Continuo sendo ateu, mas deu pra entender quem acaba se convertendo na umbanda.
    É uma coisa bem diferente da missa católica ou culto evangélico etc. Parece ser muito mais divertido e inclusivo.
    Na minha visão, enquanto as outras religiões se importam com o pós-vida (ou conduta para ir pro céu,etc ), a umbanda se preocupa em viver, dançar, aproveitar a existência.. Eu pessoalmente acho isso muito bonito.
    E sobre as "entidades", é quase uma auto hipnose. Eles realmente crêem que estão possuídos por um espírito ou algo do tipo. Não é real mas também não é fingimento

    • @espinosinha
      @espinosinha Před 27 dny +11

      Eu também vejo assim. Já fui em gira e o atrativo é que é divertido, não é monótono como uma missa católica, por exemplo.

    • @W.M.B.
      @W.M.B. Před 27 dny +15

      Na minha experiência (só fui uma vez), de começo me senti numa assembleia, rezas e cantos diferentes, mas mesma vibe. Até começar a receber as entidades... Nao achei nada sobrenatural, mas acho que hipnose nao explica todo o fenômeno acontecendo ali. Quem recebe uma entidade realmente vira outra pessoa, nao tem como ser um simples fingimentos

    • @gabrielpires2908
      @gabrielpires2908 Před 27 dny +9

      Eles de certa forma alcançam estados alterados de consciência

    • @deboraxavier9817
      @deboraxavier9817 Před 24 dny +1

      Não concordo com a última parte, pois a experiência q eu tive me mostrou q de fato tinha algo ali, não era só uma pessoa, nem auto hipnose

    • @kaully4122
      @kaully4122 Před 21 dnem +8

      hipnose poderosa essa que a pessoa hipnotizada começa a falar tudo sobre minha vida e meus problemas passados ( e não coisas ambíguas que eu possa talvezz interpretar, mas sim coisas específicas que aconteceram)

  • @cassrangel1927
    @cassrangel1927 Před 28 dny +189

    Alem de tudo que citou, os ateus de esquerda acabam abraçando ou tendo muito mais boa vontade com as religiões africanas, por serem perseguidos pelos evangelicos que estao mais alinhados a direita.

    • @zowkingame1169
      @zowkingame1169 Před 28 dny +44

      É pq eles nao conheceram os umbandistas q eu conheço KKKKK ja recebi até despacho na porta de casa por ter "ousado" falar q não acreditava nas entidades... pelo menos os evangelicos nunca deixaram galo morto no meu tapete 😅

    • @sandman1006
      @sandman1006 Před 28 dny

      Na gringa eles fazem isso até com os mulçumanos, ignorando o fato de q a maioria é tão ou mais conservadora q os cristãos.
      Mas os ateus liberais progressistas (e até comunas) se baseiam em uma lógica: "ocidente ser ruim, se ocidente n gostar de x ent x é bom e deve ser apoiado"

    • @AnaCranes
      @AnaCranes Před 28 dny +27

      ​@@zowkingame1169existem pessoas da Umbanda de todas as formas. Infelizmente existem até boçalminions por mais contracenso que isso seja

    • @VictorHCG
      @VictorHCG Před 28 dny +49

      O que me faz pensar que esses ateus nunca foram ateus de verdade, apenas rejeitaram o cristianismo e acharam que isso era ateísmo.
      Todos têm o direito de errar nesse sentido, mas escolher uma RELIGIÃO por motivações políticas simplesmente não faz sentido algum. É misturar espiritualidade com mundanismo, não parece ter legitimidade alguma

    • @omarr.dasilva9530
      @omarr.dasilva9530 Před 28 dny +5

      Tem gente usando como bandeira de guerra, ideológica 🐸🎇🎆

  • @guilhermepiloto198
    @guilhermepiloto198 Před 9 dny +1

    Fui ateu minha vida toda ate eu conhecer a umbanda onde eu tive uma experiência de me ajudarem com algo que so eu sabia que estava acontecendo, num lugar que eu não tinha nenhum amigo próximo ou que eu tivesse qualquer convivência no período. A umbanda ela aborda muito a ancestralidade e o amor ao próximo, e nao é pedido nada além disso. Ja vou a mais de dois anos em terreiros e durante muito tempo eu duvidava de que era possivel aquelas coisas ou que era do jeito que me falavam, mas quando eu comecei a me preparar para trabalhar com isso, eu tive certeza que tem algo além da matéria. E o que mais me atraiu foi tanto o respeito e o carinho os frequentantes tem com quem participa e quem nao participa quanto o fato de se ter apenas uma missão: ajudar a quem precisa, seja com uma palavra de acalento, um conselho ou uma companhia pra desabafar.

  • @llukelcs
    @llukelcs Před 28 dny +56

    Eu sou/era ateu (conflituoso) e estou há quase dois anos me envolvendo, cada vez mais, pelo menos filosoficamente, com a umbanda, e vou dizer o seguinte: a base das religiões de matriz africana é o culto de ancestrais (antepassados seus ou do território ou dos povos ou tudo isso e mais um pouco), ainda que as liturgias e cosmologias possam variar bastante, então, ao menos para mim, entendo que atende a diversas necessidades espirituais das pessoas a ideia de que o "axé" dos desencarnados permanece e segue com você de alguma forma desde que vc o cultive (axé é um conceito extremamente complexo, não cabe explicar aqui, mas pode significar algumas coisas como a "potência vital" ou o "destino" das pessoas). E a pessoa não precisa ser um santo não, beleza? São as pessoas em sua humanidade mesmo (pesquise sobre a vida da entidade Zé Pelintra, p. ex.). Eu acredito, literalmente, p. ex., em práticas de cura simples como defumação da casa e etc? Nem sempre, mas às me conforta reazilá-las e reconheço axé nisso, saca? Nem sempre acredito em divindades e entidades, mas choro ouvindo ponto de oxalá. Enfim... Religião não tem nada a ver com SABER, é uma estética da existência. E as religiões de matriz afro conseguem satisfazer diversas necessidades espirituais (conforto, ligação com os mortos, ligação com o território de modo inclusivo e não chauvinista, exaltação da humanidade das pessoas, inclusive do corpo desprovido de culpa) sem todo o peso das tradições cristãs como o proselitismo de padres/pastores, a culpabilização de si e/ou do outro, os vínculos institucionais com setores poderosos da sociedade, enfim!...

    • @janderson8382
      @janderson8382 Před 28 dny +1

      Interessante.

    • @theasleephylianlclara9277
      @theasleephylianlclara9277 Před 28 dny +4

      Isso! Falou muito bem o que eu entendo tbm. Sou ateia mas essas coisas fazem parte da nossa cosmovisão.

    • @espinosinha
      @espinosinha Před 28 dny +6

      Ou seja, você nunca foi ateu. Ateu: você é ou não é, é 8 ou 80.

    • @AnaCranes
      @AnaCranes Před 28 dny +3

      ​@@espinosinhaateísmo radical.... Espero que vc não seja do tipo crentelho que fica tentando converter as pessoas 😂😂😂😂

    • @luizeduardoborges4547
      @luizeduardoborges4547 Před 28 dny +1

      ​@@AnaCranes pode explicar como é um meio ateu?

  • @melhorquedrogas1822
    @melhorquedrogas1822 Před 27 dny +10

    Sou cético, porém sou apaixonado pelo candomblé, em especial o candomblé Angola pois carrega toda uma cultura de um povo, as músicas também são maravilhosas, fora também as pessoas que são muito menos preconceituosas e mais acolhedoras, enfim, eu gosto mas não acredito.

  • @Adrianofirefox
    @Adrianofirefox Před 27 dny +10

    Eu sou ateu, mas quando era pequeno minha mãe frequentava uns terreiros e levava eu e meu irmão juntos, não entendia porcaria nenhuma do que estava acontecendo lá, parecia uma festa e tinha bolo, muito bolo e doces, festa de Cosme Damião era o máximo! Depois ela parou de frequentar por divergências criativas, que eu chamaria de "Fiz um bolo gigante para a Orixá tal na festa tal e não me pagaram!" , "A soberba de vestidos bonitos e bebidas caras importava mais do que orar para os Orixás!" , "As fofocas sobre o pai de santo que pegou uma fulana ou a mãe de santo que também pegou a mesma fulana, importavam mais do que o fato da fulana ser casada com outro cara que não frequentava o terreiro!" No fim, ela saiu fora e foi ser feliz sem precisar dos Orixás.

    • @delles4268
      @delles4268 Před 26 dny +1

      No final é igual nas demais religiões

  • @alfredo.miranda
    @alfredo.miranda Před 27 dny +20

    Toda religião envolve um grau de hipnose, ser humano é um ser social. Basta ver o comportamento das pessoas em um estádio de futebol, show de qlqr coisa, etc, a "atmosfera" das coisas afeta todo mundo

    • @desmonetizados2
      @desmonetizados2 Před 27 dny +4

      Exato, quem já esteve em shows, eventos, estádios, etc., consegue compreender exatamente isso. A atmosfera e conexão humana é surreal, a única diferença é que nas igrejas isso se deve a algo "espiritual".

  • @giancarlocolombo7531
    @giancarlocolombo7531 Před 28 dny +72

    Na minha época de umbandista, eu mesmo me questionava sobre essa parada da ipinose. Resultado, me questionei tanto que percebi que nos somos induzidos por nós mesmos a crer no que queremos acreditar, que não significa dizer que os trabalhadores de um terreiro agem de má fé, pelo contrário. Já me senti realmente melhor após sair de uma seção de reiki por exemplo, mesmo assim não da pra comprovar que as energias me fizeram bem só por causa disso

    • @AnaCranes
      @AnaCranes Před 28 dny +13

      Amore sou médium consciente. Um dia uma mulher perguntou o nome da minha cigana, era iniciante era a primeira vez que ela falava.
      Quando ela disse o nome a mulher achou um nome incomum (e é mesmo) e perguntou de onde ela era. Ela respondeu que era da Romênia. E eu só pensando "oxi cigano não é tudo da Espanha?".
      Nesse dia eu fui pesquisar, vi que Romênia era importante na história cigana e nunca mais duvidei da minha espiritualidade.
      E esse é apenas um pequeno exemplo.
      Lembrem-se que a ciência explica o como, não o porque as coisas existem. Se é Deus, se são deuses, se é energia ou se somos marionetes de uma existência superior, nunca saberemos.
      Mas a incorporação na Umbanda não é hipnose.

    • @omarr.dasilva9530
      @omarr.dasilva9530 Před 28 dny +3

      Religião nós da conforto 🐸

    • @KadenArt_
      @KadenArt_ Před 28 dny +8

      não entendi porra nenhuma q vc disse​@@AnaCranes

    • @zaze1533
      @zaze1533 Před 28 dny +10

      ​@@KadenArt_resumindo: ela disse que uma mulher desconhecida falou de uma pessoa que sequer conhecia e acertou na mosca, acertou de uma maneira que ela não sabe se aquilo é algo espiritual ou coincidência

    • @KadenArt_
      @KadenArt_ Před 28 dny +2

      @@zaze1533 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • @Pazuzu-
    @Pazuzu- Před 28 dny +13

    Acreditar e ter interesse são coisas distintas. Eu não acredito em nada, mas adoro ler sobre paganismo, bruxaria, Goetia e demonolatria.

    • @espinosinha
      @espinosinha Před 27 dny

      Exatamente! Eu adoro entrar no clima na época do Halloween, adoro "coisinhas de bruxa", etc, mas é como se fosse um tipo de entretenimento que a princípio eu às vezes busco.

  • @natalialinharesaguiar2983
    @natalialinharesaguiar2983 Před 28 dny +15

    Para quem é cético de verdade trabalhoso é acreditar em fantasias, acho que a maioria dos seres humanos tem dificultades em aceitar que não somos especiais para o universo, que a nossa existência é insignificante para o universo.
    É dolorido saber que não vamos mais ver as pessoas queridas, que somos iguais aos demais animais, que vamos morrer e nossa carne vai apodrecer.
    Que não há céu ,inferno ou reencarnação, que não há vida após a morte , nem para os "bons" e para os "maus".
    E que todos temos o mesmo destino.
    É nesse vazios que todas as religiões ainda se apoiam, por isso elas ainda existem e provalvemente ainda vão existir enquanto seres racionais existirem.
    A ciência nunca vai explicar tudo e muito menos vai preencher esse vazio , ela não vai pode oferecer conforto até certo ponto.
    Essas lacunas só podem ser preenchidas pela a fé, e infelizmente nem todas as pessoas conseguem ter fé em coisas sem nenhuma evidência, que não possa ser testada e estudada.

    • @espinosinha
      @espinosinha Před 28 dny +1

      Exatamente, meu bem. Você falou tudo! O ser humano é iludido demais!

    • @caiofernandes6893
      @caiofernandes6893 Před 27 dny +1

      Concordo em gênero, número e grau.

    • @AnaCranes
      @AnaCranes Před 27 dny

      Na Umbanda (creio que no Candomblé também) não tem algo definido como sendo céu e inferno. Na realidade o mais próximo de inferno é permanecer perdido na terra e o céu seria vc poder evoluir e vir para cá pra ajudar se quiser e for autorizado.
      Também acreditamos que pessoas de outras religiões possam ter seus próprios céus e infernos.

    • @alexv.2355
      @alexv.2355 Před 27 dny

      Olha, eu realmente queria que alguma coisa existisse, eu tento ir de coração aberto, perceber alguma coisa... Mas mesmo assim não encontro nada que possa ser uma espécie de prova. Na vdd, é um tanto decepcionante :/
      Acho que se existisse algo, seria bem mais legal, mas eu sou um ateu muito bem treinado pelo carl Sagan kkkkkk

  • @tadeukieuteka
    @tadeukieuteka Před 28 dny +20

    Sou ex-Umbandista e há 19 anos me considero ateu. Na minha experiencia em 6 anos na Umbanda, eu diria que é uma imensa histeria coletiva junto com a hipnose da maneira como o Pipi cita no corte!
    E creio que a maioria das pessoas que ingressam na Umbanda, não são Ateus, são "Atoas", aí como a Umbanda é muito inclusiva, a pessoa deixa-se seduzir por ela... Além de mim conheço mais dois que sairam da Umbanda para o Ateismo, aí sim posso dizer que eles perceberam o mesmo que eu, e somos Ateus inabalaveis...

    • @espinosinha
      @espinosinha Před 28 dny +3

      Ufa! Até que enfim alguém entendeu. Existem ateus mesmo e outros que nem podemos considerar ateus.

    • @AnaCranes
      @AnaCranes Před 28 dny +13

      Uau como você é um ser superior.....
      🙄

    • @tadeukieuteka
      @tadeukieuteka Před 27 dny +8

      @@AnaCranes Não entendi o cinismo, não disse nada demais, só dei meu relato.

    • @espinosinha
      @espinosinha Před 27 dny +4

      ​@@AnaCranesnão é superior, só é mais esperto. É diferente...

    • @_lucioburgos
      @_lucioburgos Před 27 dny +6

      Existem casas e casas, acho que você só frequentou uma. Vá em um casa "raiz" que você vai provar pra si mesmo que as entidades são reais. Já várias vezes, caboclos, pretos velhos falaram coisas pessoais minhas específicas que seria impossível o médium saber. Fui na casa sem ninguém de lá me conhecer

  • @theasleephylianlclara9277
    @theasleephylianlclara9277 Před 28 dny +33

    Eu como ateia enxergo nas religiões africanas, e no seu sincretismo com a espiritualidade indígena que se dá aqui no Brasil, uma coisa diferente de uma religião hegemônica como o cristianismo e islamismo. Representam mais uma espiritualidade que está intimamente ligada com a ancestralidade e cosmovisão do povo. Os encantados são como a natureza e os seus antepassados, de certa forma.

  • @geisonmottaworobiej2380
    @geisonmottaworobiej2380 Před 28 dny +25

    Qual a sua visão sobre a seguinte situação: Uma mulher deficiente auditiva severa, que só ouve usando um aparelho auditivo caro (cerca de 5 mil reais), que ao se incorporar de uma entidade denominada 'pombo gira' ouve perfeitamente sem o uso do aparelho, ouve de longe quando qualquer pessoa se comunica verbalmente com ela e no exato segundo que ela se "desencorpora" torna a ouvir somente após inserir o aparelho no ouvido. Como um processo hipnótico ou qualquer outra forma de mimetização ou 'teatro involuntário' poderia desencadear essa situação? Ressalto que não ouvi falar isso, eu presencio pessoalmente com uma pessoa muito querida.

    • @LeandroRocha
      @LeandroRocha Před 28 dny

      Fora as pessoas que bebem meio litro de cachaça incorporadas, e voltam sóbrias, mas bebendo bem menos que isso sem estarem incorporadas, ficam bêbadas.

    • @jefgir
      @jefgir Před 28 dny +17

      Então cara, você é um completo desconhecido num comentário de yt não temos como saber nem verificar se o que você está narrando realmente acontece ("acontece" no sentido de você realmente estar narrando algo que acredita ter experienciado, independente de você estar certo ou não).
      Mas digamos que você não esteja mentindo (no sentido de estar de fato narrando algo que acredita que aconteceu, independente de ser verdade ou não), a resposta mais honesta é "não sei". Existem muitas possibilidades que teriam de ser avaliadas para chegar a uma conclusão.
      Existe até mesmo a possibilidade dela fingir ser surda (não estou acusando ninguém de nada, só listando uma possibilidade). Você pode até ficar ofendido com essa possibilidade, especialmente se for uma pessoa de confiança que você tem muito carinho e argumentar que é quase impossível que ela faria isso, e pode até ser, mas sabe o que é ainda mais impossível (no sentido de existir ainda menos evidencias) que uma pessoa que finge uma condição que não tem? A existência do sobrenatural que interage com o natural e é capaz de interferir nele. Já ouviu falar no principio da navalha de Ockham?
      Tem um youtuber antigo (que parou de fazer vídeos, mas o canal dele ainda tá no ar) chamado Clarion de Laffalot, ele tem uma série de vídeos sobre milagres e apesar de você não estar falando exatamente de milagre (ou talvez esteja?), é próximo o suficiente. Dê uma olhada nessa série dele, especialmente o primeiro vídeo da série.

    • @L-u-c-a-ss
      @L-u-c-a-ss Před 28 dny +6

      ​@@jefgirAs vezes ela até acredita que é e acaba 'sendo'. Ou ela é e ocorre um efeito placebo, se é que posso assim falar, na hora que incorpora.
      Nosso cérebro é incrível. Se não temos uma explicação ainda, um dia teremos. É simples!
      O HUMANO É INCRÍVEL. E sem deuses.

    • @AnaCranes
      @AnaCranes Před 28 dny +7

      É engraçado ver vocês tentando dar explicações lógicas para algo que não tem explicação

    • @math_og
      @math_og Před 28 dny +12

      ​@@AnaCranesMas o cara literalmente escreveu esse comentário pedindo uma tentativa de explicação

  • @pedroaleb
    @pedroaleb Před 28 dny +6

    Em qlqr religiao na verdade também existe muito pra além do crer ou não crer. Existe um aspecto social e de comunidade muito forte que tem muito mais peso na decisão de alguém frequentar esses espaços do que a religiao propriamente. E há tbm um aspecto filosófico nas cosmovisões de cada crença que pode ser interpretado pra caber na vivência de cada pessoa, ou seja, a história de Jesus não conta só sobre um rapaz que nasceu de uma virgem e espalhou a mensagem de Deus na terra, mas também é, por exemplo, a possibilidade de vislumbrar os segredos da natureza do universo sendo um ser humano na terra. Uma história com personagens acaba tendo um impacto real e nada fantasioso na filosofia de vida de uma pessoa. Jesus inclusive tem um papel muito parecido com exu no sentido de ser o mensageiro entre a terra e o céu.

  • @gusnlira
    @gusnlira Před 28 dny +31

    Acho que também tem um contexto político envolvido

    • @oadm6757
      @oadm6757 Před 28 dny +1

      Sim, ateus mais a esquerda passam a ter afeto por "religiões do oprimido"

    • @L-u-c-a-ss
      @L-u-c-a-ss Před 28 dny +5

      Acha? Na história sempre andaram de mãos dadas. Mitologias e "políticos".

    • @xSagash
      @xSagash Před 28 dny +12

      Sem dúvidas. É bem mais "cool" e "inclusivo" ser de umbanda, dependendo do lado político, pelo próprio marketing mesmo. Claro, há pessoas que são por que gostam, mas que há certa propaganda, como o Pirula pontuou, isso com certeza.

    • @antoniomultigames4968
      @antoniomultigames4968 Před 27 dny +4

      ​@@xSagashesses cool não ta com nada, é difícil um jovem entrar para a umbanda diferente das evangélicas, ser crente engaja muito mais seja pelo propaganda positiva ou negativa, no twitter ou no tiktok o q mais engaja é conteúdo criticando ou apoiando os crentes,

    • @gabrielrocha5673
      @gabrielrocha5673 Před 27 dny +1

      ​@@xSagash "Cool" onde meu senhor? Até a Anitta quando posta coisa de umbanda é rechaçada kkkkk

  • @ScipioTurner
    @ScipioTurner Před 28 dny +5

    Fala Pirula, sobre a Hipnose no meio religioso, sugiro ver sobre o o Mario Umetsu.
    Ele é psicólogo, hipnólogo , e policial
    O cara tá sempre desbancando exorcismos e experiências "sobrenaturais" por aí, e ele chegou a estudar a perspectiva do Padre Quevedo sobre parapsicologia e ocultismo

  • @sgobintattoo
    @sgobintattoo Před 9 dny +1

    Hoje com 31 anos eu sou umbandista, mas dos 18 aos 30 anos eu fui ateu, e digo com toda certeza que não é uma "virada de chave" que não é a mesma coisa que "agora eu aceitei Jesus na minha vida" ou qualquer coisa do tipo. O que eu entendi e soube diferenciar é que a incorporação* não é um estado de possessão, não é nada parecido com o que rola em filmes e muito menos, nas igrejas pentecostais. A primeira vez que eu fui em uma gira eu não tinha noção do que iria rolar, eu jurava que ia chegar em um momento em que o pai/mãe de santo ia ficar no meio do altar, e ia começar a "pregar" e logicamente, não teve nada disso. Quando chegou a minha vez de ir tomar um passe, eu disse para a entidade com quem passei (Cabloco das 7 Encruzilhadas) que eu tinha muita dor de cabeça a anos, e eu lá esperando uma resposta espirituosa ou milagrosa, ele simplesmente falou pra eu parar de comer porcaria... não lembro as palavras exatas, mas ele tava se referindo as comidas industrializadas. Foi ai que eu entendi que as pessoas gostam de dizer que tudo é espiritual, quando o próprio "espirito" diz que não é, e que usamos isso como um escapismo.
    Muitas vezes eu vejo que as pessoas que passam pra tomar um passe, vão ali pra grande parte, para serem ouvidas, e receberem conselhos REAIS, e não fantasiosos. Vi ali dentro pessoas de todos os sexos serem aceitas, vi a humildade de um Preto-Velho falando de sobre a dor, contando as histórias que viveu e sofreu, vi exu me explicando que a melhor forma de agradecer ao meu exu pela proteção, não é com um padê ou um marafo e sim com um singelo "é só não fazer merda, moço". Entidade nenhuma vai te falar o que você DEVE fazer, ela vai te aconselhar a fazer aquilo, vai depender de você se vai aceitar vai fazer ou não, seja pro bem ou pro mal.
    Umbanda, candomblé, casas de ille asé, kimbandas, jurema e tantos outros, são cultos que diferem em muita coisa do cristianismo, e que você só consegue ver quais terreiros e casas são verdadeiras, se você olhar com os olhos de um ateu, um cético. Digo isso porque se você procurar por 5min aqui no YT videos sobre, você vai ver Mãe Michelle da Cigana, Jonan da Angola e vários outros que fazem SIM um teatro gigantesco e lucram uma grana alta com isso.
    E acredito que outro ponto que ficou na minha mente foi a fé, eu não precisei ter fé, não me pediram pra ter fé, simplesmente vi as coisas acontecendo. Não coisas como melhoras no emprego e coisas de acaso, mas coisas que não tinha motivo nenhum para ter fé.
    Na moral? Você pode ser ateu e ir em uma gira, vai lá e troca uma ideia com a entidade, se você não acreditar que seja uma espirito pode conversar como se fosse uma pessoa (meio que já foi) toma seu passe, e se você se sentiu bem, então show! Não precisa ter uma religião, não precisa acreditar definitivamente no espiritual, não é a mesma coisa que dizer que não acredita no deus do cristão, não vão te condenar ao fogo eterno por isso, no máximo, a entidade vai soltar um "hehe, tudo bem, zifio" e é isso.

  • @velho.paz.estrelas
    @velho.paz.estrelas Před 15 dny +1

    Conforme a ciência científica avança ela vem comprovando muita coisa que para a metafisica já era um fato.
    Para nós que atuamos no campo extra sensorial, devemos compartilhar a compaixão e humildade. Todos tem o seu momento. Há falhas e erros tanto no âmbito religioso e científico.
    Aos ateus que tem interesse neste campo, se vocês querem mesmo saber se é verdade ou não rs se lancem nos estudos "esotéricos", pratique o que voces lêem. Se quer falar se algo tem que se colocar no mínimo a experienciar e isso demanda tempo, paciência d esforco. Se nao queres, tudo bem, a compreensão e bem-estar entre os humanos deve ser a máxima praticada.
    Que o Grande Espírito abençoe seus caminhos!

    • @iMaiconBr
      @iMaiconBr Před 10 dny

      boa, exatamente isso. por que muitos falam de algo sem ter provado?
      espero se encontrarem com a espiritualidade, seja em casa, na rua ou até mesmo em um "terreiro" sério.

  • @matheussantosvieira6645
    @matheussantosvieira6645 Před 27 dny +2

    Não sabia q o Pirulla tava fazendo shorts 😂😂😂😂 boas considerações, mano. Tbm vou nessa linha da hipnose

  • @philltheman3692
    @philltheman3692 Před 25 dny +3

    Por detrás de cada texto sagrado , para aquele que consegue ler além das cascas do literal , pode-se encontrar uma grande Sabedoria científica , que pode ser ligada a várias áreas de nossas vidas , principalmente na psicológica .

    • @caomunistadoggo4129
      @caomunistadoggo4129 Před 25 dny +1

      É pq todo folclore dos povos foi criado com base nas observações de mundo deles, e eles não eram burros, podiam não ter nossas ferramentas e métodos científico, mas tinham observação e trocavam experiências, observavam e anotavam padrões... e assim foram surgindo os ritos (uma tentativa de se comunicar e interagir com a natureza ao redor deles) e os mitos (uma tentativa posterior de explicar o por quê dos ritos).
      Os textos sagrados surgiram bem depois, como forma de organização e registro disso, e muitas vezes, infelizmente pra dominação. São fonte de sabedoria mas com uma dose de ceticismo saudável, pois são relatos de muito antes da ciência conseguir organizar e testar as coisas de forma confiável e universal, e também muitas vezes foram adulterados ao longo do tempo para a manipulação de comunidades e povos.

  • @danielfreitas7391
    @danielfreitas7391 Před 28 dny +2

    cara o video de hipnose do pirula são muito foda uhsahsuahsuahuhsuahshaushuahsuahsuahsuahsuahsuahsuahsuahsuahsuahausha melhor video ever.

  • @gabrieldossantoscosta4946

    Me identifiquei demais com o vídeo. Sabe aquela história do crente que dança samba no pagodão sem saber que é ponto? Então, era eu, só que ao invés de crente era o ateuzão revoltado. E por meio da música, comecei a sentir uma ligação especial com a fé e a cada dia estou explorando mais e redescobrindo meu lado espiritual.

  • @leandrocr2700
    @leandrocr2700 Před 20 dny +2

    Comigo aconteceu a mesma coisa, foram acontecendo eventos que não tem explicação que não seja essa, reiteradas vezes fenômenos diferentes, sempre fui extremamente cético quanto a tudo mas foi tanta coisa que eu não fui obrigado a acreditar, eu percebi que era realidade, evidentemente que não são todos os fenômenos que são verdadeiros, existe muito charlatão por aí, gente querendo arrancar dinheiro de pessoas de boa fé (e de má fé também), mas quando você vê na sua frente tanta coisa fica muito difícil do ceticismo ficar de pé, no mínimo você começa a duvidar de tudo.

    • @Alexendre381
      @Alexendre381 Před 18 hodinami

      Eu vejo muitas pessoas comentando isso aqui, mas nunca presenciei nada disso, queria realmente passar por isso pra ver como e.

  • @victorferraz6782
    @victorferraz6782 Před 16 dny +1

    São religiões de comunidade, você com certeza vai ser bem recebido e convidado a integrar esse grupo, é fantástico

  • @quaserage3281
    @quaserage3281 Před 27 dny +4

    Falar de umbanda é algo muito abrangente, se no cristianismo que tem um livro guia nós temos múltiplas interpretações imagina em uma religião que não tem esse norte.
    Em um terreiro nunca se força a passagem de um guia, as pessoas quando começam a frequentar por mais tempo e se identificar os próprios umbandista integram a pessoa no rito se for da vontade dela.
    Eu por exemplo sou umbandista há alguns anos, com obrigações realizadas na religião. Sei que sou médium, entretanto, nunca consegui dar passagem aos meus guias, então essa questão de hipnose não é uma hipótese muito convincente porque já participei de todos os ritos onde as pessoas dão passagem e não consegui porque ainda não chegou o momento.
    Como uma pessoa que trabalha com ciências biomédicas e umbandista eu costumo olhar a religião com uma ótica de que é uma ciência que ainda não temos o conhecimento de como funciona. São energia que ainda não temos ferramentas para mensurar. É como o caso da energia elétrica, oque vocês acham que veio primeiro o multímetro ou a eletricidade? Eu parto deste mesmo princípio quando se trata da umbanda, a energia está lá, quando conheci a religião me espantei de ver as coisas acontecendo.
    OBS: A umbanda prega a caridade, logo, se o centro que você frequentar NUNCA oferece nenhum trabalho gratuito ou que você leve apenas os matérias para a realização do trabalho fuja de lá imediatamente.
    OBS2: No vídeo é falado que a religião é mais permissiva que outras (meu sonho), não, não é rs. Tudo tem seu momento e a religião cobra que tudo seja realizado com essa máxima, não pode descuidar não.
    OBS3: Reparei em alguns comentários comparando públicos de religiões, não se enganem existe gente filha da fruta em todo lugar, infelizmente até na minha amada umbanda. Frequente pelo seu crescimento espiritual, esquece o amiguinho do lado...

  • @GabrielMartins-mt2ih
    @GabrielMartins-mt2ih Před 28 dny +9

    Sei lá, ser ateu de verdade da um trabalhão. A jornada é longa. Boa sorte a todos.

    • @papa_defunto_do_bairro
      @papa_defunto_do_bairro Před 28 dny +2

      Não dá trabalho nenhum.
      Quando o cara tem que pagar boletos, não sobra tempo pra se preocupar com "de onde viemos e para onde vamos"; o cara só quer saber da taxa de juros.

    • @Pazuzu-
      @Pazuzu- Před 28 dny +5

      É o contrário. Não precisa ficar mentindo pra si mesmo 24/7: "XISSÚIS VAI MIM ABENSSUÁ."

    • @GabrielMartins-mt2ih
      @GabrielMartins-mt2ih Před 28 dny

      Ainda sim é ser crente.
      Isso é igual aos cristãos que nunca leram a Bíblia.

    • @natalialinharesaguiar2983
      @natalialinharesaguiar2983 Před 28 dny +3

      Para quem é cético de verdade trabalhoso é acreditar em fantasias, acho que a maioria dos seres humanos tem dificultades em aceitar que não somos especiais para o universo, que a nossa existência é insignificante para o universo.
      É dolorido saber que não vamos mais ver as pessoas queridas, que somos iguais aos demais animais, que vamos morrer e nossa carne vai apodrecer.
      Que não há céu ,inferno ou reencarnação, que não há vida após a morte , nem para os "bons" e para os "maus".
      E que todos o mesmo destino.
      É nesse vazios que todas as religiões ainda se apoiam, por isso elas ainda existem e provalvemente ainda vão existir enquanto seres racionais existirem.
      A ciência nunca vai explicar tudo e muito menos vai preencher esse vazio , ela não vai pode oferecer conforto até certo ponto.
      Essas lacunas só podem ser preenchidas pela a fé, e infelizmente nem todas as pessoas conseguem ter fé em coisas sem nenhuma evidência, que não possa ser testada e estudada.😂

    • @Andy.Paiva.
      @Andy.Paiva. Před 27 dny

      @@GabrielMartins-mt2ih Depende, do meu ponto de vista como deísta, o ateísmo é uma visão tão ignorante e limitada quanto de um religioso (independente qual a religião). Ah e não confunda deísmo com religião, ou qualquer crença baseada em fé hein kkkk um senhorzinho de barba branca no céu é fic tanto pra vc quanto pra mim

  • @gutigra
    @gutigra Před 28 dny +9

    Sou ateu, mas participo da quimbanda pra fumar e beber na faixa e porque tem muita mulher gata que frequenta por modinha.

    • @espinosinha
      @espinosinha Před 28 dny +5

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a única vantagem de frequentar os terreiros é essa. Come, bebe e fuma de grátis! Só fui por causa disso também!

    • @laboratoriocelular1894
      @laboratoriocelular1894 Před 28 dny +1

      Mas ai neste caso c algum deus existir tu esta fudido kkkkkkkkk

    • @gutigra
      @gutigra Před 28 dny +2

      @@laboratoriocelular1894 ha ha ha, até hoje nada veio me cobrar nem puxar meu pé. Então, creio que posso apreciar um bom "trabalho".

    • @viegas7122
      @viegas7122 Před 27 dny +4

      Sem fazer julgamento moral, mas ser ateu e ir a um terreiro pra fumar e beber de graça só pode significar duas coisas: talvez vc tenha um problema sério com álcool e tabaco, talvez algo esteja errado com a sua vida social, ou se pá é uma mistura das duas coisas....kkkkkkkkk

    • @gutigra
      @gutigra Před 27 dny +3

      @@viegas7122 Esqueceu da falta de dinheiro, e porque é melhor beber e fumar na faixa mesmo.

  • @rodolfoxavierneto6667
    @rodolfoxavierneto6667 Před 10 dny

    Eu sou bem cético, mas fui mesmo assim em um terreiro de umbanda de caridade. E Independente de ser ou não atuação, o trabalho social feito ali é fenomenal. Tem gente que vai destruída e saí renovada, te acolhem, te ensinam, te dão até bronca haha mas no geral é um culto bonito, mesmo pra quem não tem fé

  • @Almeida_Rodrigo
    @Almeida_Rodrigo Před 28 dny +5

    Eu sou ateu mas ja participei de "limpeza do espírito" e outras coisas que fazem na casa de umbanda e acho que as pessoas que estão lá não são picaretas e realmente acreditam que estão vendo os espíritos e conversando com os espíritos.
    Meu palpite é que tem haver com hipnose involuntária e todas aquelas pessoas acreditam que são médiuns mesmo.

    • @natalialinharesaguiar2983
      @natalialinharesaguiar2983 Před 28 dny +5

      Eu acho que ainda temos muito o que apreender sobre o cérebro humano, nossa capacidade de sonhar e imaginar coisa é algo incrível, isso sem falar no efeito placebo.

    • @Almeida_Rodrigo
      @Almeida_Rodrigo Před 27 dny

      @@natalialinharesaguiar2983 sim... verdade... eu não entendo de surdez, mas se o problema for na parte cerebral e não n aparte do ouvido tem chance de a pessoa melhorar a audição temporariamente enquanto estiver hipnotizado.

    • @LFDegree
      @LFDegree Před 23 dny +2

      Agora prove que é Hipnose. Entende a problemática? Afirmar que é Hipnose é tão ridículo quanto afirmar que é entidade

  • @davidjonas3245
    @davidjonas3245 Před 13 dny +1

    Tenho uma pergunta: existe algum conteúdo de debate entre o ateísmo e religioes de matriz africana? Nunca vi e queria ver.

  • @igorcunha5936
    @igorcunha5936 Před 28 dny +4

    Sou ateu em relação ao Cristianismo, mas não posso negar meu amor à religião Jurema sagrada. Assim como a Umbanda, ela é muito inclusiva, existem todos os tipos de pessoas, sem preconceito. Ao contrário do Cristianismo que antes de entrar na religião, a primeira coisa a se fazer é se tornar outra pessoa

    • @hectorvido
      @hectorvido Před 27 dny

      Mas existem tantas religiões cristãs e tantas formas de interpretar que seu comentário simplesmente não faz sentido. Imagino que esteja falando dessas neopentecostais da vida.

  • @taylorbr5645
    @taylorbr5645 Před 6 dny

    Mas o canal dele de biologia é mto bom, ele explica com paciência

  • @leonardohardy
    @leonardohardy Před 6 dny

    Participar de uma gira na Umbanda é uma experiência incrível e inclusiva. Para quem tem curiosidade, sugiro ir com a mente aberta. A missão da Umbanda é literalmente abrir portas para todos, independentemente de suas origens ou crenças.

  • @camposbn
    @camposbn Před 28 dny +30

    Sou um recém convertido do ateísmo para umbanda.

    • @gabrielqueiroz5217
      @gabrielqueiroz5217 Před 28 dny +17

      Desculpe perguntar, fiquei curioso pelo motivo, poderia me responder o motivo?

    • @EduMaseruAku
      @EduMaseruAku Před 28 dny +14

      Conte-nos o motivo, razão e circunstância.

    • @BrunoFAlexandre
      @BrunoFAlexandre Před 28 dny +8

      Coisa chata ficar perguntando motivo. Fé é fé. Não tem que ficar justificando não.

    • @Gustavo-Ale
      @Gustavo-Ale Před 28 dny

      ​@@BrunoFAlexandreConcordo, só deixar ele seguir sua fé e ser feliz

    • @EderAPS
      @EderAPS Před 28 dny +12

      ​@@BrunoFAlexandre não concordo não. Se não quiser ser questionado, não precisa escrever nada aqui. Fala sobre tua decisão. O que achou na religião que te fez mudar de idea?

  • @GabrieleMSilva-ie1ox
    @GabrieleMSilva-ie1ox Před 26 dny

    💬 salve, Pirulla, você é um exemplo de ateu para mim
    ☺ obrigado

  • @ocultism266
    @ocultism266 Před 4 dny +1

    Sabe Pirula concordo contigo, mas uma coisa que meio que me faz acredita. tem oraculistas exemplos de Buzios ou guias como eles chama que vem falar contigo falam coisas da sua vida e coisas intimas que nem mesmo voce e sua familia sabe... e isso me faz questionar muito sabe?

  • @gatojurassico7760
    @gatojurassico7760 Před 27 dny +4

    Pra mim e simplesmente pq o ateísmo é basicamente um nome chique pra anti-cristianismo, toda a treta desde a idade média é entre ateismo e cristianismo, e um cara orgulhoso nunca vai sair de um pro outro direto. O cara quer assumir sua "necessidade espiritual" mas ñ quer se render ao rival. Pra mim é isso, talvez eu teja chapando forte

    • @espinosinha
      @espinosinha Před 27 dny +1

      Pra quê um ateu convicto vai ter necessidade espiritual? Isso nem sentido faz. Estou falando isso de coração mesmo. 🫴

    • @gatojurassico7760
      @gatojurassico7760 Před 27 dny

      @@espinosinha e pra q um ateu convicto vai entrar pruma religião, qualquer q seja ela? Pra mim tbm ñ faz sentido

    • @Rick_8
      @Rick_8 Před 26 dny +1

      ​@@gatojurassico7760exatamente! Na vdd ateu até pode frequentar, ambientes religiosos se quiser, só para se socializar mesmo, mas sem fazer adoração a aquilo cultuado.

  • @Viniezappa
    @Viniezappa Před 5 dny

    Vai em um gira de exu sem perguntar nada , e leve um questionamento seu mensalmente, ele irá te responder sem tu falar, é surreal

  • @deboraxavier9817
    @deboraxavier9817 Před 24 dny +8

    Eu sou cética, agnostica e n acreditava em nada além desta vida fisica, mas dps de ir visitar um terreiro, ficou nitido pra mim o q é crer em algo além do palpável
    As primeiras pessoas/entidades q falaram comigo diziam coisas q pra mim eram bem "ok né", mas dps veio outra q me destruiu completamente, falou coisas q eu nunca nem sequer ousei mencionar pra alguem, nunca nem pesquisei sobre, eram coisas q me artomentavam e eu ficava remoendo da minha mente ate n conseguir respirar de tanta agonia, e ela sabia, eu n falei nada, só escutei, fiquei em choque me sentindo exposta e chorei q nem um bebê pq ela me tranquilizou e tirou essas cosias de mim kkkkkkkkkk n pediu nada em troca e foi a 1° vez q eu n tive medo de ser abraçada
    Isso foi há 4 anos, aquilo mudou minha vida e a forma como eu via o mundo, continuo sendo agnóstica pq n acredito em deuses(comigo é "ver para crer") mas como tive uma EXPERIÊNCIA eu acredito em espiritualidade, foi real, agr entendo as crencas ancestrais e consigo diferenciar melhor aquilo q é feito pra manipular e aquilo q não é, n sigo nada, mas sei q existe algo além do fisico, algo q o ser humano não pode mandar, por numa caixinha e dissecar para por em um artigo lógico, sei q as entidades existem e eu respeito elas. Isso é tudo, vc n entende nada se não experimentar antes, a polaridade te mantem numa certa ignorancia

    • @Alexendre381
      @Alexendre381 Před 18 hodinami +1

      To vendo todo mundo comentando isso, queria realmente passar por isso, sou muito cético e n consigo acreditar nessas coisas.

    • @m4theushc
      @m4theushc Před 10 hodinami

      ​@@Alexendre381eu explico, usam algum alucinógeno, ou uma indução hipnótica, e a pessoa tem que estar mentalmente fraca, e o cérebro faz o resto, intensificando a atividade no córtex pré-frontal, que é basicamente nossa CPU, é só dar uma pesquisada nas funções de cada parte do cérebro, como o cérebro se comporta no sonho e em hipótese, e vai perceber que não tem nada de místico, é tudo fruto da própria mente e de como essas informações são processadas

  • @_LuizClaudio
    @_LuizClaudio Před 28 dny +2

    Excelente colocação PIRULA. Para quem quer entender mais pode procurar os vídeos do psicólogo Douglas Flores aqui no YT, ele fez ótimo trabalho sobre possessão, transe e êxtase religioso.

  • @LacLucas
    @LacLucas Před 28 dny +2

    Nossa, achei que ninguém nunca ia perceber que esse movimento tá acontecendo mesmo

  • @gabrielmendes6799
    @gabrielmendes6799 Před 28 dny +5

    Eu era ateu e virei umbandista tambem. Queria evidencias e tive suficientes para me convencer a acreditar. Ainda sou bem cético, mas ex-ateu

  • @electronicmusic8654
    @electronicmusic8654 Před 27 dny +2

    Uma vez uma pessoa da minha família encorporou um espirito em casa e depois descobri q ela era da umbanda no passado, enquanto n for provado que seja hipnose vou levar como verdade, até pq ele revelou coisas sobre mim q ninguém sabia.

  • @aliceperes9249
    @aliceperes9249 Před 28 dny +3

    👏👏👏👏❣

  • @tannercats4929
    @tannercats4929 Před 27 dny +2

    Só discordo que tem menos dogmas. Tem muito mais "regras" de conduta, do que pode ou não fazer, rituais, preceitos, fundamentos a serem realizados (sobretudo no candomblé).

  • @linolumasica6892
    @linolumasica6892 Před 27 dny +4

    Minha mãe é do Candomblé. Apesar de achar bonita a manifestação religiosa, não aderi à fé pq tem Dogmas demais, regras demais.
    Realmente não têm imposições morais, mas têm muita regrinha e crença absurda.

    • @sealimentardefezes1205
      @sealimentardefezes1205 Před 27 dny +1

      E eu achava que o Candomblé era o mais aberto das religiões de matriz africana e que a Umbanda era a mais "radical".

    • @linolumasica6892
      @linolumasica6892 Před 27 dny +1

      @@sealimentardefezes1205 a verdade é que as religiões de matriz africana, o catolicismo, o espiritismo e o protestantismo brasileiro têm estruturas muito parecidas, oq muda é mais a roupagem.
      Todas têm uma estrutura hierárquica mais ou menos bem definida, senão a tem oficialmente tem na dinâmica de funcionamento. Todas têm seus ídolos, suas autoridades religiosas, uma relativa homogeneidade moral...
      Tem a ver com a influência da doutrina judaico-cristã no ocidente e tbm com o sincretismo religioso ocorrido aqui mesmo.
      Mesmo que estas religiões sejam muito diferentes em crenças e na abordagem das suas crenças, suas estruturas psíquicas são muito semelhantes.
      A noção de paraíso perdido, algo decaído, céu, inferno, pecado, bençãos, recompensas ou punições pelo seus comportamentos estão presentes em todas elas, com roupagens levemente diferentes.
      A diferença é que algumas dessas doutrinas validam essas noções pela abordagem teológica que adotam enquanto o espiritismo apresenta este tipo de noção na crença individual de seus participantes, influenciados naturalmente pelas doutrinas dominantes.
      A título de informação, sou Espírita.

    • @AnaCranes
      @AnaCranes Před 27 dny

      ​@@sealimentardefezes1205o preceito (preparação para práticas religiosas) do Candomblé é mais longo e mais restritivo que dá Umbanda. E mesmo fora do preceito tem uma pá de coisas que você não pode fazer. Comidas que não pode comer, cores que tem que usar ou que não pode usar.
      Quem leva a risca na sexta usa branco, não transa, não come carne vermelha, não fala palavrão, não faz fofoca.... Mas nada disso tem a preocupação de moralismo e sim energética.
      Raspagem de santo (algo que não tem na Umbanda) é bem sacrificante.
      Você tem que raspar seu cabelo, ficar num quarto isolado comendo só comida de santo......
      Não é pra qualquer um.....

  • @kawaguchistrike
    @kawaguchistrike Před 28 dny +13

    #pergunteaoateu
    Pirula, como podemos combater a bancada evangélica e os retrocessos legislativos dos hipócritas conservadores?

    • @oadm6757
      @oadm6757 Před 28 dny +6

      Ficando mais próximo do pobre e do povão. A esquerda brasileira se "elitisou", basta ver que o Boulos em SP tem maior aderência entre as classes B e A.
      Tem uma live do MBL (sim, do MBL) que discute exatamente isso. Os pastores estão presentes no dia-a-dia da pessoa e a ajudando também e oferecendo conforto, enquanto a esquerda está tratando o evangélico como um grande idiota.
      Na hora de votar, ela vai ouvir quem? O pastor e a comunidade religiosa que está sempre com ela diariamente ou o esquerdista de Internet metido a intelectual?

    • @espinosinha
      @espinosinha Před 27 dny +2

      Sem o estado laico sendo neutro e fingindo que nada está acontecendo. Ou seja, combatendo com educação.

    • @kawaguchistrike
      @kawaguchistrike Před 22 dny

      @@oadm6757
      Mas a gente como ateu vai oferecer o quê pra esse povo?
      Nossas verdades nuas e cruas com gosto de fel, ou mentiras reconfortantes que nem o pastorado ?

    • @kawaguchistrike
      @kawaguchistrike Před 22 dny

      @@espinosinha
      Mano, esqueça o Estado Laico.
      Ele nunca foi laico de verdade.
      Simplesmente estamos na transição do catolicismo pro neopentecostalismo.
      E nós achando que não podia piorar.

  • @nathangiovanni_Vegano
    @nathangiovanni_Vegano Před 28 dny +4

    Só um detalhe, algumas vertentes da umbanda também são cristãs (se não é todas, pelo menso as que eu conheço na minha região).
    Quanto ao motivo dos ateus se tornarem umbandista, eu vejo diferente. Uma coisa é acreditar em um livro antigo que ninguém sabe exatamente quem escreveu e que possui várias interpretações que conflitam com a ciência.
    Outra coisa é você ir num lugar, as pessoas se contorcerem, começarem a ter um comportamento muito diferente e começar a falar coisas de você que você nunca disse para ninguém, ou falar coisas que estão próximas de acontecer, ou darem conselhos com palavras que são incompatíveis com o grau de escolaridade das pessoas que estão ali. Claro, ainda pode ser tudo uma grande encenação? Sim! Mas se for o caso, são de longe as melhores encenações do mundo e também careceria de valiosos estudos para saber como encenar tão bem.
    Não estou falando que é verdade ou mentira. Mas algumas religiões possuem atos práticos que podem ser bem mais convincentes para ateus do que outras religiões que só possuem atos teóricos baseados em livros antigos. Acredito que um ateu virar umbandista está mais relacionado a isso e não porque existe um conflito com a ciência (como se todo ateu fosse científico e o religioso não).

    • @mariopereira9261
      @mariopereira9261 Před 27 dny

      Leia o livro Qual sua origem Evolução ou criação, Tem na internet

  • @TheTripleTrip
    @TheTripleTrip Před 28 dny +2

    Minha visão: porque as religiões de matriz africana fazem vc sentir a parada. O que o cristianismo não faz...aí vc pensa: eita, que foi essa parada? A ciência ignora tudo que não é empírico, vide a própria psicologia. Olhando do ponto de vista psicológico, não faz diferença se vc acredita ou não no que tá acontecendo, mas sim no efeito que tem em você.
    Recomendo uma leitura pra vc, bem curta: Corpus Hermeticum. Princípios de como funciona o Universo

    • @hectorvido
      @hectorvido Před 27 dny +2

      Meu amigo, tu nunca ouviu alguém dizer que "fé precisa sentir"? As pessoas dentro dos infinitos cristianismos que tem por aí sentem também, choram, se emocionam e tudo o mais que é possível fazer.

  • @bryanm498
    @bryanm498 Před 28 dny +4

    Ateu ou não uma coisa é certa, religião é um assunto muito interessante de discutir. Sempre com civilidade, é claro.
    E afinal de contas, você teria um minutinho para ouvir a palavra de Odin?

    • @AnaCranes
      @AnaCranes Před 27 dny

      Quer a minha opinião de umbandista? Eu acredito em egregoras alimentadas por energias locais. Não que seja impossível cutuar Odin no Brasil de 2024. Mas seria mais eficiente fazer isso nas terras em que ele já foi cultuado e com maior número de adeptos.

    • @bryanm498
      @bryanm498 Před 27 dny

      @@AnaCranes Sobre o Odin foi só uma piada. Afinal de contas o único nórdico que merece veneração é o TechnoViking e sua ginga digna de Valhalla (essa é do cambriano da internet, se entender manda um salve).

  • @andreperuna1524
    @andreperuna1524 Před 11 dny +1

    Uma retificação.
    Possesão - ( Possesão vem do catolicismo, já que na unbanda e no candomblé não existe diabo )
    incorporação e irradiação - Dois fenomenos distintos que acontecem na umbanda e no candomblé)
    Existiu uma mistura por parte da sua fala, e isso pode induzir ao erro.

  • @wesleysouzadasilva8641
    @wesleysouzadasilva8641 Před 27 dny +2

    Eu como alguém q cresceu dentro do candomblé, afirmo q a hipnose n explica muita coisa lá n

  • @Zeph-07
    @Zeph-07 Před 27 dny +1

    Podia falar mais sobre hipnose. Fiquei curioso kkk

  • @gabrielabissinger6263
    @gabrielabissinger6263 Před 28 dny +32

    Na minha opinião, ateu que se converte à qualquer religião, não era ateu, estava apenas "de mal com Deus".

    • @papa_defunto_do_bairro
      @papa_defunto_do_bairro Před 28 dny +9

      Todo mundo nasce ateu.

    • @matheuslopesdeoliveira8452
      @matheuslopesdeoliveira8452 Před 28 dny +4

      Você tá partindo do pressuposto que o ateu já tenha acreditado em deus algum dia

    • @keimansur3842
      @keimansur3842 Před 28 dny +6

      ​@@matheuslopesdeoliveira8452 Não dá pra uma pessoa ser ateu desde sempre, isso é muito raro a maioria dos ateus já foram teístas

    • @matheuslopesdeoliveira8452
      @matheuslopesdeoliveira8452 Před 28 dny +4

      @@keimansur3842 eu sei mas a exceções como em países asiáticos onde a maioria não tem religião com cristianismo ou teista

    • @gabrielmendes6799
      @gabrielmendes6799 Před 28 dny

      Eu era ateu e virei umbandista , não estava de mal com Deus.

  • @IN_Sanidade
    @IN_Sanidade Před 11 dny +3

    Rapaz! Não sei que umbanda é essa aí que você foi que não tem dogma. Não tem dogma como a católica/evangélica, mas tem coisa bem "rígida" na umbanda, vai achando que é oba-oba......

  • @oliveira1014
    @oliveira1014 Před 27 dny +4

    Ateus que aderiram a religião? Acho que não eram ateus de fato, na melhor das hipóteses para mim eram indecisos acerca da existência de um Deus, ou deuses, uma vez que o ( ou os), mesmo não se pode provar. Ateísmo parece ser uma conclusão quase que cientifica, ( no meu ponto de vista, do que eu compreendo sobre), porem se, ( se) for uma religião, então é acreditável. Porem, entendo que se é religião ou não o ateísmo depende de como o individuo trata tal ideia, não basta dizer ser ateu, ( neste caso), é necessário viver como tal, ao contrario pode ser no máximo um agnóstico.

    • @W.M.B.
      @W.M.B. Před 27 dny

      Eu comecei a me considerar Ateu na adolescência, desde la ate hoje (tenho 27 anos) mudei de opinião sobre ser ateu uma vez, mas por causa que estava aprendendo sobre este e novos conceitos. No fim, ainda sou ateu. Então acho que as vezes pode acontecer de uma pessoa deixar de ser ateu, simplesmente porque nao entendia de fato o que é ateismo kkkk

    • @jefgir1097
      @jefgir1097 Před 27 dny

      Falácia do escocês de verdade

  • @luizeduardoborges4547
    @luizeduardoborges4547 Před 27 dny +3

    Isso é a mesma coisa que dizer que um careca mudou de penteado.

    • @espinosinha
      @espinosinha Před 27 dny +1

      Pois é, se eu sou careca, por que eu vou fingir que tenho cabelo ainda? No caso do ateu convicto, que já sacou tudo e não precisa de mais nada e nem ninguém tentando convencê-lo do contrário. A não ser que esse "ateu" seja o cabeludo que está calvo e ainda está dando close se sentindo o cabeludo. 😅

  • @rafaelschelb
    @rafaelschelb Před 28 dny +5

    Pirulla e a galera nos comentários "cheios de dedos" morrendo de medo de serem cancelados por falar qualquer coisinha que soe como crítica à nova religião da moda. Lembro que nos anos 90 a moda era o Budismo e nos 2000 e era Hinduísmo...

    • @espinosinha
      @espinosinha Před 27 dny

      Isso mesmo, a verdade tem que ser falada!

    • @AnaCranes
      @AnaCranes Před 27 dny +1

      Bom minha vó era mãe de Santo e temos raizes indígenas. Então pra mim não é um modismo. Coisa de 50, 60 anos atrás era perseguida pelo governo. Então pode ser que essa "moda" seja reparação histórica até

    • @AnaCecilia-zr9zb
      @AnaCecilia-zr9zb Před 26 dny +3

      Cara, pode nao ser medinho de ser cancelado não, pode ser só ignorância msm,

    • @muk4237
      @muk4237 Před 25 dny +4

      É só receio de falar sobre algo que não sabe
      Simples

  • @Thiago.2019
    @Thiago.2019 Před 28 dny

    Pior que o meu colega de trabalho tb.

  • @SamuHell_
    @SamuHell_ Před 28 dny +4

    Não existe ex ateu.

    • @elijardel2191
      @elijardel2191 Před 28 dny +1

      Vcs que afirmam isso são como religiosos que buscam certezas, verdades absolutas e finais. Não vêem que o ser humano é um ser em constante conflito consigo e com o seu meio. E não entendem que a postura científica é estar menos errado e não mais certo, e que isso é contra-intuitivo com a própria história evolutiva humana. Nesse sentido são desprezadores da vida e do ser humano, assim como são os religiosos, e têm em sua fala um sentido de ser "melhor". Não é uma boa estratégia para entender as pessoas nem para ensiná-las qualquer coisa de diferente.

    • @DanielSilva-fk2tq
      @DanielSilva-fk2tq Před 27 dny

      Ss

  • @fernandocharchar3300
    @fernandocharchar3300 Před 28 dny +22

    Vamos com calma, pessoal. O pensamento mágico, a espiritualidade, quando saudável e não castradora, traz inúmeros benefícios, principalmente psicológicos. Tem gente que se não tiver um símbolo, uma esperança, se torna desesperada. Partir numa cruzada contra tudo o que não é matemático é uma postura perigosa. Daqui a pouco vão atacar a arte e a filosofia por não serem medidas numa tabela, também? É preciso tomar cuidado para não se tornar numa caricatura de um ateu birrento.

    • @L-u-c-a-ss
      @L-u-c-a-ss Před 28 dny +6

      O problema é que não tem mitologia saudável. Quer dizer, não posso generalizar, porém a maioria é assim!

    • @fernandocharchar3300
      @fernandocharchar3300 Před 28 dny +4

      @@L-u-c-a-ss Você estudou todas, né? Do xamanismo ao taoísmo.

    • @espinosinha
      @espinosinha Před 27 dny

      Perigoso é o estado laico continuar deixando tudo do jeito que está. Neutro é que não dá mais para ficar. Sempre, mas sempre haverá um risco de surgir o já tão conhecido desserviço que surge com as religiões. Um não, vários. É nessa de deixar livre para as pessoas irem praticando o quiserem de crença que veremos muitos casos Djidjas Cardoso por aí, sem falar nessa onda extremista evangélica que está dando a maior dor de cabeça, atrasando pautas urgentes, etc. Não dá mais! E lembrando que realmente proibição não resolverá o problema, mas educação é muito importante e tem que ser pra já! Tem que começar do básico: explicar que crenças surgiram de necessidades dos nossos antepassados, que eles faziam isso porque não tinham a ciência para explicar o que não sabiam. Pronto! Só isso ia nos poupar de tanta coisa, mas tanta coisa...
      De uma forma holística, não tem como ser considerado saudável o jeito que está.

  • @AkinPremin
    @AkinPremin Před 26 dny +2

    Eu sou de religião de matriz africana e prefiro um ateu achando que é um teatro do que um crente falando que é do demônio. Ateu é muito mais gente boae não tenta combater a minha fé como o crente faz

  • @PietroSalles
    @PietroSalles Před 26 dny

    Pra entender o papel da religião na vida das pessoas é imprescindível ler Engels, A Origem da Família, Propriedade Privada e o Estado.
    Lá o Engels discute como as religiões nascem junto do chamado "excedente" quando nós deixamos de ser nomades. Mas existe uma diferença entre religião e crença. Os nomades podiam ter algumas crenças de como a natureza se comportava, ou o que gerava os fenomenos que eles viam, mas a religião em si nasce como forma de justificar o sacrifício, seja humano, seja material, ou de qualquer outro gênero. Porque é a partir da justificativa do sacrifício, que se justifica, também, um grupo privilegiado deter o excedente da propriedade. É preciso que a maioria se sacrifique em nome desse grupo privilegiado tendo menos do que trabalhou para conseguir.
    Isso explica o surgimento de absolutamente TODAS as religiões. Religiões, não crenças, religiões. São coisas diferentes.
    O candomblé, em dado momento da sua existência, foi originado da mesma forma. O que mudou? A existência de religiões de sociedades europeias dominaram a sociedade africana, resultando, também, na dominação religiosa. Assim como Estado, que só existe porque a propriedade privada a partir do excedente existem, a religião é um instrumento de classe. Os Estados africanos são dominados pelos europeus e se tornam, consequentemente, martir de uma cultura que foi dominada.
    Portanto, na hora de discutir sobre as religiões, nós precisamos ter esse cuidado: toda religião já foi um instrumento de dominação. O que acontece é que, em dado momento, ela foi dominada também. E é exatamente por isso que eu continuo sendo ateu, independente do quão oprimida seja uma religião que me apresentem.
    Isso significa negar a importância histórica e cultural que carregam essas religiões e Estados dominados? NÃO. Pelo contrário, a emancipação das pessoas que carregam essas culturas não significa a retomada do instrumento de dominação, significa que, após serem oprimidas, as pessoas compreendem que é necessário um sistema de horizontalidade e vão resgatar sua cultura para defender essa horizontalidade, não a volta da dominação.
    Claro que já se viu meia dúzia de gato pingado defendendo que a África deveria ser a nova Europa e dominar todo mundo, mas isso é discurso despolitizado e que carrega muito o aspecto liberal de que alguém precisa estar dominando.
    Nesse sentido, pra resumir: continuemos ateus por entender todo o contexto histórico do surgimento das religiões, mas não vamos "militar" como ateus em cima das religiões oprimidas, porque isso é um enfraquecimento das próprias pautas ateias contra as religiões dominantes.
    Candomblé e Umbanda são nossos aliados na luta contra o cristianismo alienante.

  • @igorcunha5936
    @igorcunha5936 Před 28 dny +1

    A espiritualidade, a crença está nas nossas raízes, o ser humano sempre vai buscar algo para depositar sua fé, até mesmo o ateísmo é um tipo de crença, crer que nada existe

    • @giovanifm1984
      @giovanifm1984 Před 28 dny +1

      Ateísmo não é crença. Afirmar que existe fé na negação de uma crença é corroborar o argumento de que a crença não dependa de fé para sua existência.

  • @the_bear_and_the_hare

    Quando você vai em um terreiro de umbanda ou candomblé e as entidades começam a falar com você sobre aspectoa da sua vida que dificilmente saberiam, fica dificil não questionar o ateísmo.
    Acontece também em outras religiões, como em centros universalistas/espiritualistas e espíritas.
    Muitas vezes nós pensamos o fenômeno religioso na lógica cristã, católica ou evangélica, e ele é muito mais plural do que isso. Eu me tornei ateu porque fui criado em um ambiente cristão - e é fácil queationar aquilo tudo.
    Mas para outras lógicas religiosas os questionamentos que fazemos ao cristianismo simplesmente não funcionam.

  • @EderTifase
    @EderTifase Před 10 dny

    É amigo, não afirme nada mesmo, pq o processo de possessão é muito mais em baixo do que se imagina. E não tem nada a ver com hipinose.

  •  Před 6 dny

    Ja fui ateu militante, hoje sou pai de santo(tata) de Quimbanda

  • @gersonfilho898
    @gersonfilho898 Před 28 dny +3

    Nossa, total! Tudo bem gente, ninguém é especialista... Mas no fundo a gente sabe que é análogo a hipnose sim. Guarda pras vocês que um dia alguém prova isso ae.....

    • @AnaCranes
      @AnaCranes Před 27 dny +1

      Porque um religioso convicto de sua fé vai querer provar a veracidade de seus rituais?

  • @eduardomulford7827
    @eduardomulford7827 Před 27 dny +1

    Esses monte de genes são foda...kkkk

  • @hammudtv7883
    @hammudtv7883 Před 21 dnem

    Respeito 1000x mais a umbanda do que o cristianismo.

  • @Ribeir0vsk
    @Ribeir0vsk Před 6 dny

    Larguei o agnosticismo, não incorporo ainda e depois que entrei na Umbanda minha vida mudou e muito pra melhor.
    Se tu quer seguir o mesmo? Ótimo.
    Não quer? Beleza também...
    Laroye Exu!

  • @sanjuanrj
    @sanjuanrj Před 27 dny

    A partir do momento que a parte espiritual ser entendida como algo físico, não haverá separação de ciência com espiritualidade.
    Documentário "Quem somos nós" já fala sobre isso.
    Consiencilogia já comprovou que temos consciência mesmo quando nosso corpo está morto.

  • @HMB6
    @HMB6 Před 26 dny

    Eu não preciso acreditar nas crenças deles pra ir lá e socializar. Do msm jeito que posso ir visitar uma igreja de algum amigo.
    Mas a hipótese da hipnose pode ser válida e juntamente com histeria coletiva fica mais forte.

  • @luxshahjahan
    @luxshahjahan Před 22 dny

    Um ponto importante da macumba é a identificação do povo afrodescendente, tu se sente muito mais incluso por estar num ambiente que tende a cultuar as suas origens, alguns movimentos da macumba tem um paralelo com os santos católicos, pessoas importantes para a história da África são muito admirados

  • @filipefavarin3819
    @filipefavarin3819 Před 26 dny

    Tem muito mais a ver com posição ideológica.

  • @amarosavary220
    @amarosavary220 Před 28 dny +3

    Exu te ama . Aceita .

  • @fenrisclaw
    @fenrisclaw Před 27 dny +2

    Religiões de matriz africana não possuem menos dogmas do que o cristianismo não.
    Mas, como sempre, admirando seu trabalho. Seu fã mesmo.

    • @AnaCranes
      @AnaCranes Před 27 dny +2

      Tem obrigações muito maiores que da igreja católica. Mas não carrega o moralismo da mesma

    • @caomunistadoggo4129
      @caomunistadoggo4129 Před 25 dny

      podem não ter menos dogmas, mas até onde entendi os dogmas nãoo são tão rígidos

    • @fenrisclaw
      @fenrisclaw Před 25 dny +1

      @@caomunistadoggo4129
      São MUITO, mas ABSURDAMENTE rígidos. Eu sou praticante de religião de matriz africana, e é sério, o grande problema dessas afirmações é não saber de fato o que é, mas ainda assim, afirmar.
      Há uma simplificação do assunto através de uma "antropomorfização" do sagrado dessas religiões.
      Por exemplo, Ogum. Ogum é entendido como o orixá da guerra. Mas ele é muito mais que isso. Acima da ideia de guerra, Ogum também é compreendido como o orixá do trabalho, da tecnologia, e coragem. Quando um ateu afirma que Ogum não existe, normalmente ele se refere a um grande guerreiro negro com uma espada, ou até mesmo imagina São Jorge. Para nós, a existência de Ogum vai além disso. Estamos na internet, algo tecnológico, logo Ogum existe muito e tá aí pra isso. O ato de louvar Ogum também não deveria por isso ser entendido como um louvor à internet. É um ato de agradecimento pela existência de uma coisa (que "simplificamos" muito entre aspas chamando de energia) que progride, que avança, que melhora. Ogum é representado por ferramentas. Louvamos Ogum quando procuramos um meio mais fácil de resolver uma tarefa.
      O que eu entendo, e talvez não consiga explicar aqui de forma simples, é pq que é ofertado comida pra essa coisa, Ogum, já que ela é só a existência do progresso e do conhecimento. Aí o debate poderia ser melhor. Mas religiões de matriz africana são MUITO diferentes do que os não praticantes costumam imaginar.

    • @muk4237
      @muk4237 Před 25 dny

      ​@@fenrisclaw acho que ele quis dizer em relação a homossexualidade, criacionismo, vida sexual etc

  • @BabaErickLeite
    @BabaErickLeite Před 28 dny +2

    Eu como Babalawo posso dar, pelo menos, dois motivos para isso ocorrer:
    1- A fé não é obrigatória, mas sim sentida e interpretada.
    2- Não há obrigação em permanecer, enquanto o participante quiser continuar por se sentir bem, ele continua. Se sair, não há um inferno esperando.
    Essa falta de ruído para uma devoção real faz com que ateus e não ateus que sejam menos presos às regras do cristianismo, sejam integrantes de terreiro.

    • @hectorvido
      @hectorvido Před 27 dny +1

      Mas não há inferno esperando quem sair da igreja, pelo menos não a Católica.

    • @BabaErickLeite
      @BabaErickLeite Před 20 dny +1

      @@hectorvido Posso ter soado dúbio mesmo. Mas eu quis dizer sobre a cultura do medo cristão, no geral. O perigo do inferno.

  • @user-Nobody24
    @user-Nobody24 Před 27 dny +2

    Ele não tem conhecimento, mas afirma que é manipulação 😂😅

  • @kazuo398
    @kazuo398 Před 23 dny

    Eu sou agnóstico ateu e já considerei fazer umas paradas esotéricas. Não acredito em forças místicas, mas acredito no placebo e no poder de sugestão ou autosugestão. É difícil viver nesse mundo e buscar formas de aliviar esse peso é sempre bom.
    Dizem que existiu uma revolução cognitiva causada pelos alucinógenos e a religião e que isso foi essencial para a evolução humana. Mas não posso dizer o quão provada é essa hipótese

  • @eduardoesteves9968
    @eduardoesteves9968 Před 27 dny

    Não tem um Genesis de matriz africana???? E os povos da Etiópia?

  • @W.M.B.
    @W.M.B. Před 27 dny +1

    Eu tambem tendo a justificar os fenômenos de incorporação com hipnose, MAS... Sou ateu, e a pouco tempo frequentei a umbanda junto a um casal de amigas, da qual uma recebe as entidades, e claramente quando vi ela "possuída", era OUTRA PESSOA. Não vi ou achei nada sobrenatural, mas dizer que apenas a hipnose justifica todo o fenômeno, acho fraco (com base no que eu vi). Tambem tinha um amigo ateu (do qual aprendi sobre ateismo com ele) virar umbandista! Com isso, continuo a busca por explicações, hoje apenas a umbanda me desperta curiosidade

  • @cristianeuzebio2815
    @cristianeuzebio2815 Před 28 dny +1

    Conheço casos em que a pessoa estava chorando copiosamente por uma perda grande e o pai de santo "chamou" o Orixá na pessoa e a pessoa em transe mediúnico e não chorou mais , tendo que ser retirada do transe no dia seguinte, pois mesmo após dormir continuava manifestada com o Orixá, então realmente não dá pra resumir em fingimento.

    • @hectorvido
      @hectorvido Před 27 dny +2

      Não é fingimento, é indução (hipnose). Além do mais esse é um caso qualquer, pode ser mentira, pode ser verdade, pode ser hipnose...

  • @BrunãoOficialDr
    @BrunãoOficialDr Před 5 dny

    29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.
    João 20:2

  • @kemetcortes
    @kemetcortes Před 15 dny

    Pirula, vai numa gira e faz estudo de campo kk. Analise as ideias que o guia incorporado tem pra você, se são retóricas generalistas ou se realmente vai servir só pra você. Vale a experiência.

  • @SamirSiqueira
    @SamirSiqueira Před 27 dny

    Eu sou ateu e já frequentei diferentes cultos de diferentes religiões. Durante um tempo fui em terreiro de umbanda e imagino que pra quem não conhece nada do assunto, ir a um terreiro é extremamente assustador. Pior se for mesa vermelha......as entidades não costumam se comunicar e se portar com sutileza......sem contar a cachaça, o charuto.......por isso acredito que boa parte do "ódio" que as pessoas tem de religiões africanas é puro desconhecimento. Tipo usar o ódio como defesa para aquilo que não conhecemos e tememos.
    Enfim, desculpe a longa introdução. Acredito que se converter a umbanda é como se converter a qualquer religião, não tem nenhuma razão específica. Mas, também acredito que alguns ateus se tornam umbandistas pq acham que é uma provocação mais ativa contra evangélicos.

  • @user-lw2ys4ky8s
    @user-lw2ys4ky8s Před 25 dny

    Vai vê um redemoinho de fogo com 10 metros na noite de exu

  • @GCFTuto
    @GCFTuto Před 23 dny

    Sou ateu, mas simpatizo com a umbanda/kimbanda. Não sei se um dia me converteria, por enquanto escuto ponto e estudo é isto

  • @GabrielGomes-fp2gh
    @GabrielGomes-fp2gh Před 12 dny

    Oq o Pirulla falou está correto realmente na Umbanda você não possui tanto essa concepção punitiva de demais religiões, e não é de se espantar que ateus quando se aproximam de uma espiritualidade chega a ter essa tendencia para a Umbanda ou até mesmo no Budismo.
    A espiritualidade é uma dimensão humana reconhecida pela psicologia, e no caso até alguém que vive a vida filosoficamente pode encontrar visões e ensinamentos nessas religiões de matriz africana.
    Pessoalmente boa parte da minha vida foi em uma igreja católica, porém depois de me afastar da religião e passar minha vida sem acreditar em nada eu encontrei um novo sentido pela Umbanda, então dispensando o Vaticano e a igreja Evangélica que por mais que esteja presente em diversas comunidades do Brasil possuem uma certa riqueza e envolvimento político (E nisso podemos adicionar qualquer outro modelo de religião que possua essa mesma lógica monetária e política).
    A Umbanda e até mesmo algumas igrejas mais humildes que não tratam Jesus como um Soldado Romano que odeia bandido (Pelo visto é a tendência na lógica cristã do Brasil), eu acredito que não há nada que seja mais verdadeiro e que reflita o Brasil em sua cultura popular que a Umbanda.
    Ao menos nos terreiros que eu participei, e participo, nunca associei uma manipulação de nenhum modo apesar de eu sempre ser muito crítico com qualquer coisa, até hoje nunca incorporei mas sempre que vou nas giras e converso com alguma entidade os aconselhamentos que me são passados sempre são de amor ao próximo, evolução espiritual, me priorizar e não dar espaço a relações tóxicas na minha vida.

  • @JoaoPedro-qm2nc
    @JoaoPedro-qm2nc Před 22 dny

    Não precisamos de religião e sim de Deus, ciência e amor ao próximo.

  • @anselmomatias9089
    @anselmomatias9089 Před 28 dny +3

    Cara, cada vez te admiro mais.

  • @rafaelscovino1610
    @rafaelscovino1610 Před 20 dny

    Na hora de incorporar a entidade vem e nao pergunta religião.

  • @miltonsantos5712
    @miltonsantos5712 Před 24 dny

    Um ateu convicto não vai mudar, por mais que possa sentir afinidade ou achar mais aceitável outros tipos de crenças.

  • @Nando_
    @Nando_ Před 23 dny

    pra um ateu se converter pra alguma religião, só pode ser desespero e busca por algum conforto... racionalizando, ninguém adere a nenhuma religião

  • @MMASubs
    @MMASubs Před 28 dny +3

    No canal do Daniel Gontijo tem o depoimento dum ex umbandista que "incorporava", é tudo uma especie de induçao

    • @mateuskrauss
      @mateuskrauss Před 27 dny

      Negativo, não tem indução nenhuma.
      Sou candomblecista, não posso falar sobre o a umbanda, mas já vi no candomblé pessoas incorporando do nada. Além disso pessoas que nunca vi na vida já incorporaram próximo a mim sem qualquer tipo de indução.

    • @W.M.B.
      @W.M.B. Před 27 dny +1

      @@mateuskrauss eu fui na umbanda, e todos foram praticamente por indução, precisa ter um "ritual" para receber. Tem casos que nao são por indução, mas de maioria é tem certa indução sim

    • @AnaCranes
      @AnaCranes Před 27 dny

      A indução seria o que? O atabaque? As danças?
      Sim existem rituais pra facilitar a incorporação. Mas depois que incorpora a entidade toma a frente

    • @DanielSilva-fk2tq
      @DanielSilva-fk2tq Před 27 dny

      ​@provaAnaCranes