REFUTANDO "FÉ E TULIPAS" SOBRE PSICOLOGIA

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 12. 09. 2024

Komentáře • 805

  • @talitagoncalvesairesdequei6077
    @talitagoncalvesairesdequei6077 Před 5 měsíci +217

    Sou cristã protestante e fiz um curso de terapia durante meu puerperio e graças a Deus encontrei um otima profissional que só fortaleceu a minha fe. A terapia foi uma benção e intrumento de Deus na minha vida. E pra contrariar a mocinha do video, a terapia me ajudou a nomear os meus pecados!!! é aquela coisa né, vai depender da maturidade do profissional. mas posso testemunhar que a terapia me ajudou a amadurecer!

    • @antonioclaudio9510
      @antonioclaudio9510 Před 4 měsíci

      Depende da abordagem terapêutica, no caso do vídeo muitos não entenderam o que ela tão bem explicou, eu sou pastor, teólogo, terapeuta, mas realmente os pressupostos da psicologia moderna seus fundamentos e métodos muitas vezes se chocam com as Escrituras Sagradas isto é fato, falo com conhecimento de causa, muitas abordagens são pseudo ciência e simplesmente placebo, você não imagina as inúmeras terapias que existem, no meu caso, trato de pessoas em conflito com traumas, ansiedade, depressão TOC, TAG, inibição, mas apenas com aconselhamento e base científica, auto ajuda, auto estima pensamento positivo, constelação famíliar ( Engodo não passa de ritual espírita) Tudo isso tem dentro da Psicologia moderna, ela falou corretamente como cristã, o problema é achar que as Escrituras não são suficientes para problemas espirituais e emocionais, sabe o que grande parte dos psiquiatria renomados americanos dizem? Que aconselhamento devia ficar a cargo de padres e pastores como era antes da criação da psicologia. Até os psiquiatras que tratam doenças mentais não aceitam os pressupostos da psicologia.

    • @zeadolfo
      @zeadolfo Před měsícem +3

      É bem isso. Não entendi pq ela fala tão mal da psicologia. Será que ela foi no psicólogo e ele colocou em xeque ela algumas das convicções dela?

    • @claudianeilanemelovieira3956
      @claudianeilanemelovieira3956 Před 7 dny +1

      Esse relato só fortalece o que a Rebeca disse, que Deus não é suficiente em sua vida, ou seja, Deus é poderoso, mas eu preciso de terapia, afinal, para esses assuntos da alma Ele não é capaz de tratar. Complicado, viu. O cristianismo hoje é mais carregado do humanismo do que da Palavra de Deus.

    • @filosofoneysarrandoanitta341
      @filosofoneysarrandoanitta341 Před 2 dny

      @@claudianeilanemelovieira3956 , exato. A mocinha do comentário aí só reforçou a fala da Rebeca.

  • @adriano2571
    @adriano2571 Před 5 měsíci +540

    Esse é o maior problema ao transmitir ciência, refutar o vídeo de 14 minutos precisou de 2 horas, e poucos pessoas estão dispostas a ouvir

    • @williamsoliveira1
      @williamsoliveira1 Před 5 měsíci +37

      Pelo que vi, em 2 min de vídeo o Filipe já tinha refutado as principais argumentações da menina maluquinha lá.
      Mas entendo o seu ponto, pensando no alcance, ter um formato mais curto pode ser efetivo também, talvez valha um corte desse vídeo maior

    • @adriano2571
      @adriano2571 Před 5 měsíci +7

      @Diogo_Intrago_O quem assitiu ao outro vídeo não vai assistir ao do Filipe, quem vai asstir é alquem que já consome conteúdos parecidos, vídeos científico de longa duração

    • @agrometaleiro
      @agrometaleiro Před 5 měsíci +12

      E ta tendo uma epidemia disso, não só na psicologia agora em astronomia, física, terra plana geocentrismo....

    • @pauloeduardosoarescarvalho9923
      @pauloeduardosoarescarvalho9923 Před 5 měsíci +16

      Mas será que o problema realmente está no fato do vídeo ter 2hs ou está no fato de vivermos em uma sociedade imediatista e superficial que quer grande soluções em 2mins? Refutar um erro da muito mais trabalho do que divulgá-lo. Concordo que uma grande parcela do público não vai assistir 2h de vídeo independentemente do assunto tratado. Concordo que pra atingir certo públicos, principalmente o público mais jovem, vídeos curtos e mais "direto ao ponto" acabam tendo mais assertividade e alcance no geral. Porém assuntos como esse merece um vídeo mais longo pra explicar o assunto de forma mais abrangente e aprofundada, até porque o maior problema do cristão de hoje, e digo isso como um, é a superficialidade. Lemos um versículo e queremos refutar toda uma crença histórica. Tomamos posicionamento diante de certa coisas baseados em quase nada, vide alguns vídeos na época das eleições presidenciais onde alguns pastores utilizavam os versículos que falavam do Juiz Jair no livro de Juízes como uma indicação de que os membros deveriam votar em Jair Bolsonaro por causa disso.

    • @pedrotine9281
      @pedrotine9281 Před 5 měsíci +5

      infelizmente pensar dá trabalho

  • @isabellyalves8429
    @isabellyalves8429 Před 4 měsíci +123

    Para mim a questão mais preocupante desse vídeo é ver o quanto uma pessoa se acha conhecedora de um assunto por ter lido um livro completamente tendencioso, e ainda ver a quantidade de comentários que apresentam o mesmo nível de ignorância

    • @Bailey70078
      @Bailey70078 Před 4 měsíci +5

      Tudo isso por causa do livro que ela leu ela mesma apoia ideia de que aposentar é pecado

    • @dbprodutor389
      @dbprodutor389 Před 4 měsíci +2

      Pior é a psicologia, que se basear em um espantalho que não existe. A psicologia não passa de um religião.

    • @isabellyalves8429
      @isabellyalves8429 Před 4 měsíci +12

      @@dbprodutor389 eu realmente não sei nem o que responder 😧 o Filipe literalmente mostrou no vídeo que doenças mentais existem e estão no corpo, mostrou que inventaram uma máquina que é capaz de DESLIGAR A DEPRESSÃO através de choques, como diabos isso seria possível se a depressão não fosse física? Eles eletrocutaram a alma? Tu simplesmente não assistiu o vídeo, ou ignorou, ou realmente não tem a capacidade de entender. Se for incapacidade intelectual só perdi meu tempo te respondendo porque é IMPOSSÍVEL ser mais didático do que o Filipe foi.

    • @isabellyalves8429
      @isabellyalves8429 Před 4 měsíci +5

      @julia36890 sim amiga, apenas um livro, e não, eu não estou falando da Bíblia

    • @Tiffanny.n.
      @Tiffanny.n. Před 3 měsíci

      ​@@dbprodutor389Eu iria rir da sua burrice mas tamanha burrice e desconhecimento é muito preocupante.

  • @Lipner
    @Lipner Před 5 měsíci +41

    Filipe, conheci seu canal agora, e assisti apenas esse vídeo até o momento.
    Sou pastor Batista e professor de Teologia, mas também sou apaixonado pelo conhecimento científico, sou bacharel em Direito e acadêmico de Psicologia, e queria dizer que amei seu conteúdo.
    Você demonstra com naturalidade ter muita bagagem de conhecimento e maturidade em relação a sua fé, ao comentar esse vídeo da irmã.
    Parabéns pelo seu trabalho, já me inscrevi no canal e assistirei os demais vídeos que você publicou e publicará.
    Deus o abençoe e sucesso.

  • @giovanamendes2825
    @giovanamendes2825 Před 5 měsíci +189

    Jovens cristãos, não deixem de procurar ajuda psicológica com profissionais capacitados, Jesus ama vocês, e deixou psicólogos para nos ajudar, tive mts sessões de terapia que me ajudaram muito, e sei que vai ajudar você, Jesus+ terapia= tudo de bom

    • @hugorodriguesoficial5138
      @hugorodriguesoficial5138 Před 5 měsíci +8

      O que tem haver psicologia com filosofia? 😂​@@estudandolivros

    • @arturoliver
      @arturoliver Před 5 měsíci +25

      ​​​@@estudandolivros
      Mas meu Deus, não é difícil de entender... quando ela escreveu "Deus deixou psicólogos" não é no sentido literal né... É só uma forma de dizer que Deus é responsável tbm pela existência das profissões, dos profissionais, como se Deus fosse o Criador de todas as coisas(o que de fato pra quem crê, Ele é). Logo, os psicólogos são parte "do plano de Deus", criador de todas as coisas.
      E a psicologia é parte da ciência(ciência no sentido de conhecimento). E é uma necessidade que cresceu e se faz necessária nos tempos atuais.
      Quanto ao seu amigo, podem existir vários fatores para que ele não melhore da situação em que ele está, o psicólogo é o profissional que ajudará no processo da cura.
      Jesus não falava sobre psicólogos na época, pq bem provavelmente esses profissionais não existiam ainda. Um tratamento psicológico não exclui ou influi numa busca por espiritualidade ou Fé.

    • @slimshady.777
      @slimshady.777 Před 5 měsíci +2

      Deus já é suficiente. Pra um ateu a psicologia vai servir bem, mas um cristão não precisa disso. Não é nem desmerecendo a psicologia, mas é um fato.

    • @jogosdointercompletos6777
      @jogosdointercompletos6777 Před 5 měsíci

      ​@@estudandolivros se tiver câncer, espero que não se trate. Pois Deus não deixou a radioterapia nem a quimioterapia. Ja vai tarde.

    • @BraianSilveira
      @BraianSilveira Před 4 měsíci +12

      Quanta loucura nesses comentários… Vixiiiii

  • @rrodriguess20
    @rrodriguess20 Před 5 měsíci +143

    O tipo de postura que percebo no vídeo dessa moça é quase como uma romantização do viver cristão, chega a ser de uma insensibilidade não ajudar alguém em sofrimento e apenas dizer "ah irmão, é o pecado né? mas se apegue aí com Jesus que vai dar certo". Sim, passamos por lutas; sim, o Espírito Santo nos fortalece para enfrentarmos nossos problemas, porém, como o Filipe afirmou, isso não apaga o sofrimento. Podemos sim ser cristãos, ter plena confiança no Senhor, mas mesmo assim, SOFRER diante das adversidades e doenças.

    • @gilmarjunior7700
      @gilmarjunior7700 Před 13 hodinami

      João 16:33 Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
      Psicologia é naturalista

  • @FamiliaTOR
    @FamiliaTOR Před 5 měsíci +146

    Sigo fé e tulipas e gosto muito. Gosto muito também do pastor Rodrigo mocelim.
    Porém, ambos tem essa visão sobre psicologia e esse é um dos poucos pontos que não concordo.
    Tive depressão, de origem química e psicológica. Precisei de medicação (2 meses) e terapia 5 meses.
    A medicação ajudou a dormir e me acalmar, e terapia ajudou a me curar psicologicamente.
    Eu encontrei a religião também no fim desse processo e isso curou a minha alma.
    Se não tivesse buscado ajuda, moro próximo ao Leblon (RJ), e não sei nadar. Já estava planejando me jogar das pedras embaixo de um quiosque que eu sempre frequentava.
    Graças a Deus busquei ajuda e encontrei. Hoje vejo o porque daquilo tudo, diminui meu ritmo de trabalho, meu ciclo de amizades, separei do relacionamento abusivo que eu tinha, vivi e deixei um luto e com isso estive virada pra conhecer alguém excelente, formei uma família, me casei, tive uma filha. Sou a pessoa mais feliz do mundo hoje, e agradeço por ter
    A oportunidade de estar vivendo tudo isso.

    • @ricl5266
      @ricl5266 Před 5 měsíci +1

      Olá! Espero que vc esteja bem! Por favor, evite fontes desinformadas que podem prejudicar, especialmente quando apenas fazem eco a um modo desatualizado, bastante ultrapassado até, e desinformado de ver certas coisas. Uma sugestão: procure canais mais bem informados, de gente de estudo sério, para se nutrir com boas orientações, bem embasadas. Pessoalmente, encontrei fontes com materiais de melhor qualidade e mais interessantes de teologia com Victor Fontana, BiboTalk, Cristãos na Ciência, etc. E, em inglês, se puder, busque canais do NT Wright, BibleProject, BioLogos, etc. São pessoas mais estudadas, responsáveis, cristãs, com conhecimento mais sólido e difusão melhor de informações que ajudam na caminhada cristã. Espero que fique bem e tenha muita luz e benção em seu caminho, tenha uma longa vida debaixo da proteção de nosso Senhor e Príncipe da Paz. Abraços!

    • @Thalys756
      @Thalys756 Před 5 měsíci +11

      Muito feliz pelo seu testemunho, minha irmã. Mas gostaria de fazer humildemente uma correção.
      Pelo que você mesmo relatou sua depressão não teve origem química. Pelo que você disse, foram vários fatores que depois você identificou: relacionamento abusivo, carga de trabalho excessiva, problemas no ciclo de amizades.
      Agora claro, uma vez que esses problemas se tornam mais constantes e você não teve um apoio durante eles pra superar, acredito que ai sim isso pode causar alterações químicas/hormonais que contribuem/agravam o problema da depressão.
      Também gosto do canal do Rodrigo e da Fé e Tulipas, mas tbm discordo da postura deles quanto à psicologia. Acho que são simplistas e ignorantes a respeito do assunto.

    • @FamiliaTOR
      @FamiliaTOR Před 5 měsíci +4

      @@Thalys756
      A psicóloga explicava tudo, explicou toda medicação, ambas, explicou as ações e colaterais, dosagem, etc…. Mas eu não gravei nada disso.
      Então não sei a origem. Acho que me foi falado e eu não prestei atenção.
      Eu creio, que o fator físico Muito desgaste físico no esporte, muito desgaste físico e mental no trabalho, restrição de sono, junto com as perdas que tive financeira e com essa pessoa que entrou na minha vida que tirou tudo de mim, eu entrei em falência, perdi minhas lojas, e ainda sofri agressão, foi a mistura perfeita para tudo isso acontecer.

    • @lipesbrandao
      @lipesbrandao Před 5 měsíci +6

      "Tive depressão, de origem química e psicológica"
      Não há outra origem pra essa doença

    • @FamiliaTOR
      @FamiliaTOR Před 5 měsíci +1

      @@lipesbrandao Sim, é porque começo pessoas que tiveram por um fator só

  • @noelitavita
    @noelitavita Před 4 měsíci +50

    Tenho uma amiga cristã que tinha muitas questões psicologicas de ansiedade, falta de confiança em si mesma etc. Encontrou uma psicóloga maravilhosa, que a ajudou a lidar com as questões e hoje ela já recebeu alta. Minha amiga mudou da água para o vinho, ao ponto de abrir o próprio comércio, e nesse processo o Senhor foi trabalhando a força dela pra colocar em prática as orientações da psicóloga. Eu nunca vi uma pessoa ter um resultado tão bom assim, a psicóloga disse a ela que isso foi fruto do empenho dela também em desejar muda. Antigamente quando era mais nova tinha esse tabu entre evangélicos, eu achava que isso já tinha acabado, mas pelo jeito não.

  • @danielborges999
    @danielborges999 Před 5 měsíci +93

    Bom ter um cristão dando um contraponto em relação a um vídeo tão leviano e não intencionalmente, danoso quanto esse que a menina fez!
    Espero que ela aceite uma conversa contigo, embora eu tristemente desacredite dessa possibilidade. Levando em consideração que ela parece bem forte nas crenças dela, e ignorante em relação à qualquer tipo de conhecimento realmente científico.

    • @Andre_mnz
      @Andre_mnz Před 5 měsíci +25

      Dúvido MUITO que ela aceite. Não tem nem como refutar o que o Filipe disse, o máximo que pode acontecer é ela tentar refutar algumas falas. O vídeo que ela fez só reforça ainda mais a crença das pessoas sobre a Psicologia, o que as afastam ainda mais, é realmente perigoso. Pode ver os comentários no vídeo dela, geral concordando... E pior que eles que eram pra estar vendo esse vídeo, o que vai ser difícil de acontecer...

    • @adiblatif
      @adiblatif Před 5 měsíci +13

      Olha, vou te dar o meu testemunho:
      Passei 14 anos da minha vida frequentando toda sorte de tratamento psicoterapico que você possa imaginar. Tive anorexia, bulimia, dependencia química e automutilação. Fui internado nas melhores clínicas do Brasil, fiz TCC e psicanalise. Passei minha juventude dando volta em círculos, fazendo da psicologia a depositária de todas as minhas esperanças.
      Sabe no que deu? Nada.
      Em 2020 eu passei a buscar a Deus - eu, que havia excluido qualquer pretensão teologica da minha vida, quando vi que havia exaurido os recursos humanos, resolvi olhar pra cima.
      Foi automatico. Deus tirou meu vício, meus transtornos alimentares, todas os hábitos compulsivos e me transformou numa nova criatura.
      Esse é o cerne do evangelho. Não se admire se um cristão arroga pra sua fé a capacidade de uma cura efetiva.

    • @userb8a
      @userb8a Před 5 měsíci +18

      @@adiblatif E como você sabe que sua religião não é só a sua mais nova obsessão? Cuidado.

    • @isabellepessanha2905
      @isabellepessanha2905 Před 5 měsíci +14

      ​@@adiblatiffico feliz que Deus tenha lhe ajudado, meu irmão. Mas há pessoas que possuem um caminho inverso ao seu: viveram a vida toda na igreja, sofreram, descobriram transtornos e doenças psicológicas e foram ajudadas POR Deus POR MEIO da psicologia baseada em evidências. Assim como Deus usa oncologistas, usa psicólogos.
      Spurgeon mesmo foi um dos maiores pregadores modernos e lutou contra depressão a vida inteira.
      Ter doenças não necessariamente é falta de Deus.

    • @ligiamenezes5795
      @ligiamenezes5795 Před 5 měsíci +2

      @@adiblatif que lindo testemunho. O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, salmo 84:3

  • @bvicad
    @bvicad Před 4 měsíci +40

    Antes de ter acompanhamento psicológico com uma profissional, eu era ateu, também diagnosticada com depressão crônica. Minha psicóloga, apesar de católica, nunca tentou me trazer uma cura milagrosa através da fé, porém, havia algo nela que, até então, era diferente das outras duas profissionais com as quais eu me consultava anos antes. Muitas das soluções que ela me apresentava iam totalmente em desacordo com o que as outras, não cristãs, me aconselhavam, e contra, ao mesmo temoo, o que eu mesma queria. No entanto, foram exatamente estes conselhos que passaram a me fazer trabalhar na cura de várias feridas antigas, o que acabou me levando, de volta, para a igreja, onde eu tomei a mais bela decisão de seguir à Cristo e entregar-lhe toda a minha vida (Isso também foi outro processo no qual ela me ajuda até hoje).

  • @luisiavpessoa
    @luisiavpessoa Před 5 měsíci +50

    As pessoas veem a tristeza entre cristãos como a coisa mais errada do mundo, como se o próprio Jesus não tivesse passado por momentos de angústia por estar nesse mundo como um homem e também outros como Davi, Daniel e Jó. Nunca vamos ser perfeitos enquanto estamos aqui. Vamos passar por dificuldades e tristezas, isso faz parte da luta do cristão e é egoísmo ver o sofrimento do outro como pecado, como se você também não pecasse e tivesse conseguido sua salvação pelos seus atos e não pela graça de Deus.

    • @janjamendes
      @janjamendes Před 4 měsíci +6

      Só que as pessoas usam o fato do sofrimento de Cristo por nós pra dizer "ah tá angustiado por que, olha o que Jesus passou por nós" esquecendo que somos carne, logo somos fracos

    • @RaquelFreitas-nz5bu
      @RaquelFreitas-nz5bu Před 4 měsíci

      Verdade viu

    • @Adrielle.
      @Adrielle. Před 4 měsíci

      😢😢

    • @luisiavpessoa
      @luisiavpessoa Před 4 měsíci +4

      @@janjamendes Exatamente! Nosso coração está destinado a se inclinar para as preocupações do mundo, o que nos resta é buscar a Deus todos os dias.

  • @thiagocoutinho6124
    @thiagocoutinho6124 Před 5 měsíci +34

    Sou calvinista! Vejo muito ignorância desse assunto exposto por essa moça. Martinho Lutero, William Cowper, Charles Spurgeon, R.M.M'Cheyne, David Breinerd (cunhado de Jonathan Edwards), Martyn Lloyd Jones e John Bunyam enfrentaram a depressão e ansiedade a vida inteira e morreram com depressão e ainda tem cristãos que falam que isto não é doença. É muito incompentencia falar desse assunto 14 minutos, sem tentar compreender o que abrange.
    Sobre Spurgeon, por exemplo,
    Susanah sua esposa pensou: “a aflição do meu amado era tão profunda e violenta que a razão parecia desfalecer em seu trono e, às vezes, temíamos que ele nunca mais pregasse.” Charles Spurgeon ao resumir seu sofrimento, ele o descreve como:
    "De forma bastante involuntária, a infelicidade da mente, a depressão doespírito e a aflição do coração virão sobre você. Você pode não ter nenhumarazão real para a tristeza e ainda pode vir a tornar-se um dentre os homens mais infelizes, porque, por ora, seu corpo subjuga a sua alma."
    Jonathan Edwards, na sua biografia acerca de David Breinerd, ele descreve o sentimento do missionário:
    "Ao meio-dia, pensei que me seria impossível pregar, em razão de minha debilidade física e de uma sensação de morte no íntimo."
    Ele continua: "Ao meio-dia, pensei que me seria impossível pregar, em razão de minha debilidade física e de uma sensação de morte no íntimo. Quando pensava sobre alguma alma piedosa que havia partido, minha alma invejava tal privilégio, pensando: “Oh, quando chegará a minha vez? Mas antes terão de passar-se anos!”
    Edwards ainda descreve:
    "Ao aproximar-se a noite, estava exausto, cansado deste mundo de tristezas. Os pensamentos a respeito da Morte e da imortalidade pareciam-me muito desejáveis, e chegaram a refrigerar-me a alma".
    Outro homem que enfrentava uma depressão séria era o compositor de hinos e amigo de John Newton, tentou 7 vezes suicídio, mas o Senhor o salvou de todas as tentativa. John Piper então cita:
    "Fiquei impressionado) com tal desânimo dos espíritos, como ninguém além daqueles que já sentiram o mesmo, podem ter a menor concepção. Dia e noite eu estava sobre a prateleira, deitado em horror, e levantando-me em desespero. Eu realmente perdi todo o gosto por esses estudos, o qual antes eu tinha sido intimamente ligado; os clássicos não tinham mais nenhum encanto para mim; eu tinha necessidade de algo mais salutar do que diversão, mas eu não tinha ninguém para me orientar onde encontrá-lo."
    Outro homem que enfrentava depressão era puritano R.M. M'Cheyne. Em um trecho do seu poema Jeová Tsidkenu (Jeová é a nossa justiça), mostra que mesmo sendo um pastor e homem de Deus não foi poupada da ansiedade e depressão:
    "Lia com prazer para me entreter ou me livrar da ansiedade,
    A exuberância de Isaías, ou de João, a simplicidade;
    Mas, nem mesmo ao imaginar de Cristo o sangue carmesim,
    Jeová Tsidkenu significava algo para mim...
    Mesmo no vale da sombra da morte,
    Lembrar-me-ei desse nome e serei forte;
    Pois, quando o Senhor desta vida febril me libertar,
    Jeová Tsidkenu serão as últimas palavras que meus lábios hão de pronunciar."
    John Bunyan era um dos que enfrentavam a melancolia. Aqui está algumas frases que ele descreve o seu íntimo:
    "Andei por muito tempo em tristeza e desespero, pensando que Deus me havia abandonado."
    "Meus pensamentos eram como nuvens negras que cobriam o sol e me impediam de ver qualquer esperança."
    "As lembranças de meus pecados me atormentavam dia e noite."
    "Eu me sentia como um prisioneiro em uma cela escura, sem nenhuma chance de escapar."
    "A vida é um vale de lágrimas."
    "O mundo é um lugar triste e cheio de sofrimento."
    "A única esperança é a morte."
    Não fale o que não sabe, minha irmã. É claro que Cristo é suficiente, porém transtornos de depressão e ansiedade não são problemas atuais, mas remontam desde a queda e vemos registros desde séculos antes de Cristo até a Patrística quando achavam que eram causados pela bílis negra.
    Eu já fui insensível com irmãos em Cristo que estavam passando por isso, dizendo que era pecado, mas o Senhor me abriu os olhos mostrando que não devo apontar, mas consolar, orar, buscar o Senhor juntos, assim como John Newton fazia com seu amigo com tendencia suicida, William Cowper. Precisamos ser igreja e não dizer coisas que não sabe. Pois o Senhor é misericordioso e sustenta os servos que estão no Vale da Sombra da Morte, pois Ele é o Bom Pastor.

    • @diegotheservantofgod1826
      @diegotheservantofgod1826 Před 5 měsíci +6

      Um outro exemplo também, é Elias e Jonas que pediram o Senhor a morte. Eu sofro de depressão e cada dia tenho que "matar um leão" por dia não é fácil, em 2018 meu irmão faleceu em 2021 minha mãe partiu também e isso soma com alguns problemas de caracter particular que tenho que enfrentar que só Deus para me forças, eu poderia chutar o balde como a esposa de Jó que sugeriu a ele, mas sigo em frente buscando o favor do Senhor.

    • @thiagocoutinho6124
      @thiagocoutinho6124 Před 5 měsíci +4

      @@diegotheservantofgod1826 Caramba, meu irmão! Saiba que Deus é contigo nessa caminhada. E Ele com certeza está contigo nesse Vale da Sombra. Tem uma citação da puritana Anne Dutton que cito á você:
      "O tempo não alterou o coração de Cristo; não, nem todas as fraquezas e provocações que Ele viu em você, mas tendo amado você no passado, livremente, e totalmente, Ele amará você eternamente. Seu Jesus, seu melhor amigo, que já cuidou de você o tempo todo, nunca te rejeitará. Ele gravou você nas palmas das Suas mãos, e os seus muros estão continuamente diante dEle. As criaturas podem esquecer: a mais terna mãe pode esquecer de seu filho lactente, mas o seu Jesus, em Suas misericórdias sem limites, não, não pode esquecer de você. Ele conhecerá a sua alma na adversidade, quando todos os outros refúgios lhe faltarem, e ninguém se preocupar com a sua alma."

    • @diegotheservantofgod1826
      @diegotheservantofgod1826 Před 5 měsíci +1

      @@thiagocoutinho6124 Amém irmão! Sou da igreja batista me converti com 12 anos de idade e tenho enfrentado "o monstro" da depressão desde minha adolescência mas as coisas pioraram depois das perdas na família mas o Senhor tem sido meu auto-refúgio e como os heróis da fé mencionaste que lutaram contra a depressão e venceram, eu também vencerei em nome do Jesus Cristo por quem somos mais que vencedores. Obrigado pelas palavras. Saúdo-lhe em Cristo Jesus! Amém.

    • @thiagocoutinho6124
      @thiagocoutinho6124 Před 5 měsíci +1

      @@diegotheservantofgod1826 Amém, meu irmão. Sou da igreja presbiteriana. Prazer em conhecer e fique em paz, porque "tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus". Tudo vai dar certo e em nome de Jesus você irá perseverar pelo sangue de Cristo.

    • @thiagocoutinho6124
      @thiagocoutinho6124 Před 5 měsíci +3

      @@valquíriavictor Qual foi o pecado de Spurgeon? Porque desde a sua infância ele tinha depressão. Qual foi o pecado de William Cowper? Desde a sua infância, ele tinha uma depressão. Nem toda depressão e ansiedade é fruto de pecado. Sabe o que é mentira? É dizer algo que Deus não disse. É ler essa asneira e induzir outros irmãos a se suicidarem por acharem que eles não saem dessa situação, porque tem um pecado na vida deles. Esse amor, como a irmã menciona dizer que tem sobre os que padecem por esses males, é agir como um Fariseu por não saber entender o que está falando. Então comenta acima do relato do irmão que entrou em depressão após perder seu entequerido. Eu quero que você diga a ela qual é o pecado dele. É um discurso que parece bonito e puritano, mas não reflete o escopo do amor cristão e como Ele está ao lado daqueles que estão padecendo deste male.

  • @Willian5932
    @Willian5932 Před 5 měsíci +50

    Obrigado pelo vídeo, como cristão e estudante de psicologia (aliás na UNIVALI) fico feliz em ver alguém explanando essas questões tão importantes e promovendo a ciência, pois psicologia é ciência não religião, duas cosmovisões distintas que produzem efeitos distintos. O verdadeiro cristão para mim é aquele que busca a verdade.
    Abraço✌

  • @KaiserNightcoreMusic
    @KaiserNightcoreMusic Před 5 měsíci +91

    A existência de psicólogos faz parte da vontade de Deus também.
    Tudo está de acordo com o que ele determina.

    • @OliviaKhloe
      @OliviaKhloe Před 4 měsíci +18

      ​@@estudandolivros Jesus não era médico, nem policial, nem cientista, nem dono de empresa

    • @BraianSilveira
      @BraianSilveira Před 4 měsíci

      Kkkkkkkkkkkkkkkkk

    • @ceulua8597
      @ceulua8597 Před 2 měsíci

      Vc está falando sobre outro deus
      Sobre o Deus cristão vc não conhece. Caso contrário saberia q a última frase é contrária ao livre arbítrio

  • @Gabriela-v3z5d
    @Gabriela-v3z5d Před 5 měsíci +17

    Vamos lá! Sou cristã e assisti o vídeo inteiro, embora eu estivesse trabalhando ao mesmo tempo, então assumo que não consegui prestar plena atenção em todas as partes. Concordei com você em muitos pontos; outros, nem tanto.
    1- Transtorno é diferente de doença. Os transtornos mencionados não são doenças, mas sim transtornos. A diferenciação reside no componente biológico. Enquanto a doença pode ser diagnosticada por meio de exames, o transtorno depende principalmente da descrição do paciente para seu diagnóstico. No caso de câncer, por exemplo, vários médicos podem confirmar o diagnóstico ao analisar o mesmo exame. Já no caso dos transtornos, diferentes profissionais podem chegar a diagnósticos variados devido à falta de consenso. Além disso, é crucial confiar na precisão da descrição dos sintomas fornecida pelo paciente;
    2- É evidente que ambos têm viéses distintos, tornando-se suspeitos ao avaliar a segurança das fontes citadas, tanto por um quanto pelo outro;
    3- Você mesmo citou que os autores têm visões e teorias diversas no campo da psicologia, o que reforça a subjetividade da escolha das fontes. Enquanto profissionais podem discordar sobre diagnósticos psicológicos, não há discordância em relação aos fatores biológicos. O câncer, por exemplo, é sempre identificado como câncer, independentemente da perspectiva ou teoria adotada, o que reafirma o item 1;
    4- A diferença entre o trabalho do fisioterapeuta e do psicólogo reside na natureza dos exames e nas melhorias de mobilidade claramente observáveis no caso do primeiro. Não incluo aqui práticas consideradas pseudociências, como a ventosaterapia ou a quiropraxia;
    5- O vídeo dela é claramente direcionado a um público cristão, conforme mencionado pela própria. Em determinado momento, ela sugere que aqueles que não conhecem a Jesus devem primeiro buscar a Luz. Recém-convertidos geralmente não se dedicam ao estudo teológico ou a doutrinas avançadas - isso é reservado para estágios mais avançados da caminhada cristã;
    6-Você menciona que, se fosse o caso, os ateus nunca teriam acesso ao aconselhamento bíblico. Pergunto: será que todos têm acesso à psicologia? A realidade é que muitos ateus podem, se quiserem, buscar aconselhamento bíblico, enquanto uma quantidade significativa de pessoas, independentemente de sua crença religiosa e da força do "querer", não têm acesso à terapia devido à falta de recursos. O aconselhamento bíblico é mil vezes mais acessível do que uma sessão com psicólogo, cobrada semanalmente sem previsão de "alta". Não se pode negar que o aconselhamento bíblico é uma forma igualmente válida aos que creem de recuperar/manter a sanidade mental, e você como cristão sabe disso. Se um ateu ler a bíblia e colocar em prática seus ensinamentos, o máximo que pode acontecer é ele se tornar alguém melhor;
    7- Por fim, você menciona um estudo feito com biomarcadores nos cérebros dos pacientes com depressão, no entanto, uma minoria de pessoas são submetidas a um biomarcador, logo, não podendo afirmar que alteração cerebral é um sintoma observado em todas as pessoas que, teoricamente, teriam depressão. Para confirmar que um osso foi quebrado, o médico pede um raio-x, mas para confirmar que um paciente está com depressão/autismo/TDHA/bipolariedade/ ansiedade/síndrome do pânico etc etc etc, depende-se da honestidade e compreensão dos pensamentos/sentimentos pelo próprio paciente, a não ser que todos utilizassem um biomarcador, o que está muito longe da realidade.
    Conclusão:
    É inegável que muitas pessoas hoje em dia tentam encobrir seus fracassos, erros, medos e defeitos com diagnósticos clínicos. A indústria farmacêutica tem lucrado absurdamente com medicamentos psiquiátricos, e os números de prescrições só crescem. Quase todos recorrem a algum tipo de medicamento, seja para dormir, para acalmar-se ou para suprimir sentimentos negativos. A questão que surge é: quem está verdadeiramente disposto a enfrentar e lidar com suas emoções?
    Além disso, há casos em que profissionais da área prolongam os tratamentos, evitando dar alta aos pacientes para manter uma fonte constante de renda. Isso pode resultar em falta de confronto adequado e, por vezes, na vitimização do paciente, mesmo quando ele está errado, a fim de dizer o que o paciente quer ouvir. Não generalizo, óbvio, mas convivo com pessoas que frequentam psicólogos há anos e não vejo melhorias significativas, devido a questões não abordadas que podem estar relacionadas ao próprio comportamento ou a questões morais, como o pecado mencionado. Muitas vezes, a pessoa deprimida é o real causador da situação que o deprime.
    Na verdade, a terapia não exclui o valor do aconselhamento bíblico, nem vice-versa. O ponto é que, enquanto o profissional da psicologia deve ser extremamente ético em sua prática, o aconselhador muitas vezes age por generosidade, oferecendo seu tempo para ajudar o próximo. Quem faz terapia pode, se desejar, complementar o tratamento com aconselhamento bíblico. No entanto, nem todos que buscam aconselhamento bíblico têm condições de fazer terapia.
    Por fim, embora existam casos graves que demandem intervenções específicas, a maioria dos diagnósticos depende da observação e análise pessoal das emoções de cada indivíduo. Se alguém não consegue articular corretamente seus pensamentos e sentimentos para o profissional, corre o risco de ser prescrito com medicamentos potencialmente desnecessários, como os de tarja preta, que deixarão efeitos eternos.
    Gostaria muito de assistir um debate ao vivo entre vocês, principalmente para elucidar a questão das fontes citadas.

    • @lucas-prado
      @lucas-prado Před 5 měsíci +6

      Não discordo plenamente de você, mas note que você pôs em cheque o conhecimento e a ética do psicólogo, mas não do conselheiro bíblico apenas resumindo tudo à virtude da generosidade. Seus viezes, maneiras de interpretar a bíblia e opiniões morais pessoais vão influenciar plenamente no trato com a pessoa que busca a ajuda. E sabemos o estrago que isso pode acarretar. Psicologia tbm lida com a dinâmica em consulta e uma série de responsabilidades ético-profissionais que não estão em voga no aconselhamento religioso e vai depender totalmente do bom senso e da honestidade de quem está aconselhando. Até porque, dada a natureza pessoal que as religiões têm, as pessoas à frente de posições vistas como superiores, de maior conhecimento e liderança, ganham um peso de autoridade ativamente superior. E muitas lideranças religiosas também se comportam como tal.

    • @Gabriela-v3z5d
      @Gabriela-v3z5d Před 5 měsíci +8

      @@lucas-prado Concordo com você Lucas, mas há uma relação de oferta e demanda entre o psicólogo e o paciente, diferente do aconselhador bíblico, que, em tese, não ganha nada pra aconselhar alguém. Além disso, tem profissionais que agem de má-fé em todas as áreas, inclusive na igreja, por isso não generalizo. É claro que tem muitos psicólogos sérios e éticos, mas acredito que seja necessário ter maior zelo na escolha desse profissional, porque não há um contrato assinado com prazo de vigência. O cara do vídeo diz que a cura teoricamente não existe, porque o problema pode voltar, mas quando um paciente é tratado por um médico e deixa de sentir os sintomas, ele também deixa de ir ao médico. Agora, o ser humano sempre vai ter conflitos internos e dificuldade pra lidar com a vida, e na maioria das vezes, o paciente só deixa de ir às sessões quando ele próprio não quer mais, porque dificilmente o psicólogo dá alta. O que mais me preocupa é o aumento de diagnosticos e aumento no uso de medicamentos, o que não ocorre pelo aconselhamento bíblico, portanto os danos são minimizados. Acredito que se todos os pacientes que possuem um diagnostico de algum transtorno fossem submetidos ao uso desses biomarcadores que ele se refere, essa poderia ser uma forma mais responsável e confiante pra diagnosticar alguém, mas hoje, só podemos confirmar no veredito do psicólogo, que pode variar de profissional pra profissional. Não sou contra a terapia, muito pelo contrário. Eu discordo da menina quanto à terapia não servir pra nada, mas também discordo do cara quanto à psicologia ser perfeita, e o aconselhamento bíblico não servir pra nada. Ambos podem caminhar juntos, mas o aconselhamento bíblico não tem o mesmo grau de responsabilidade que a psicologia tem. É muito mais sério falar que a pessoa tem x transtorno e que ela precisa tomar remédio/fazer terapia 1x por semana no valor de R$ 150,00 no mínimo cada sessão, do que falar que a pessoa precisa sair um pouco das redes sociais e ir viver, motivo pelo qual acho que não justifica fazer um vídeo de 2h destrinchando o aconselhamento bíblico pra enaltecer a psicologia. Sei que ele só rebateu os argumentos levantados por ela, os quais eu também não concordo, mas não podemos ignorar que o aconselhamento bíblico chega aonde a psicologia não chega. R$ 150,00 por semana dá R$ 400,00 por mês, que é 40% de um salário mínimo. Ok falar que você pode fazer aconselhamento bíblico ao invés de terapia, mas o contrário nem sempre é possível.

    • @petitluna2571
      @petitluna2571 Před 5 měsíci +1

      @@Gabriela-v3z5d Mas se vc for falar apenas de preço… vc sabe que existem psicólogos no SUS, né? E nem todo mundo tem acesso à aconselhamento bíblico. Vc sabia que a maioria das Assembleias de Deus não fazem esse serviço? Eu sou cristã desde berço e NUNCA nenhum pastor me aconselhou (e já fui em VÁRIAS assembleias de Deus). Na minha cidade INTEIRA apenas UMA igreja fazia aconselhamento: a Batista Reformada. Por acaso todos cristão é reformado? Como um cristão pentecostal vai pedir conselho para um Pastor reformado - que nega o dom de línguas estranhas, algo TÃO importante para os pentecostais? Vc entende que mesmo usando a Bíblia, ainda vão haver influências da vertente teológica do aconselhador? Não há como fugir de vieses, somos humanos e temos nossas individualidades. Na psicologia isso tb é assim, mas mesmo que profissionais discordem, um está errado e o outro está certo. Assim como no Evangelho, alguns apresentam heresias - mas isso não é nega a Verdade de Cristo. É por isso que frisamos a importância das Práticas Baseadas em Evidências, que estão aqui para nos dar um norte de diagnóstico, tratamento e INDEPENDÊNCIA do paciente. Nenhum psicólogo verdadeiramente profissional vai querer prolongar suas sessões, pelo contrário: o bom psicólogo trabalha para se tornar dispensável.

    • @samuelsilva-wi5wm
      @samuelsilva-wi5wm Před měsícem

      ​@@Gabriela-v3z5d600 reais, não?

  • @FranciscoFerreiraSoares-ou8rh
    @FranciscoFerreiraSoares-ou8rh Před 4 měsíci +20

    Sou cristão, tenho depressão e é muito complicado ter que lidar com irmãos na fé me julgando "menos cristão" por isso 😢

    • @garczinha
      @garczinha Před 2 měsíci

      eu gostaria muito de saber como vc lida com pessoas q não aceitam q vc tem depressão
      na vdd como qualquer depressivo lida com esses comments

  • @darlenedds
    @darlenedds Před 5 měsíci +29

    Sou protestante e achei o vídeo dela horrível e contra a própria bíblia.
    Ela teve muita preguiça de fazer esse vídeo pois apenas leu um livro e baseou a opinião dela somente naquele livro. Tamanha preguiça 🤦 vou a terapias pois fui diagnosticado com TAG e estava tendo muitas crises. A terapia já me ajudou muitíssimo! A fé não anula a ciência, nem a ciência anula a fé

    • @medicadealmas4818
      @medicadealmas4818 Před 5 měsíci +1

      se vc n é capaz de cre que DEus vai resolver seus problemas , como pode acreditar que ele vai te dar a salvaçao???

    • @nicolysilvadacosta9299
      @nicolysilvadacosta9299 Před 4 měsíci +5

      ​@@medicadealmas4818 Mas que coisa feia vir atacar um irmão na fé!
      Ela já disse que tem problemas de ansiedade e você ainda vem questionar a salvação dela!?
      Esse é um argumento tão pobre, tão velho e tão ignorante.
      Quer tentar colocar Deus em uma caixa, julgando saber corretamente o que Ele pode ou não fazer.
      Abra sua mente, saia da bolha legalista religiosa, e veja que Jesus age além do seu umbigo.

    • @medicadealmas4818
      @medicadealmas4818 Před 4 měsíci +2

      @@nicolysilvadacosta9299 e desde quando falar sobre salvaçao ataca a fe?? vc nao sabia que isso esta na biblia? e é um mandamento?

    • @medicadealmas4818
      @medicadealmas4818 Před 4 měsíci +2

      @@nicolysilvadacosta9299 2Coríntios 13:5 ARA. Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.

    • @nicolysilvadacosta9299
      @nicolysilvadacosta9299 Před 4 měsíci +3

      @@medicadealmas4818 e onde que frequentar terapeuta/psicólogo é um risco pra isso?
      e leia bem o versículo:
      "A VÓS MESMOS"
      deixa os outros em paz

  • @chicodobosque
    @chicodobosque Před 5 měsíci +55

    Cara eu vi esse vídeo dela e fiquei bem preocupado com a desinformação, fico muito feliz de ver um cientista cristão refutando as bobagens que ela falou

    • @yesithink_
      @yesithink_ Před 2 měsíci +1

      @@chicodobosque Intolerância hj tem nome, se chama desinformação!

  • @walberjunior1488
    @walberjunior1488 Před 5 měsíci +131

    a conclusão dela: doença é pecado e buscar o tratamento também.

    • @nettomaraba
      @nettomaraba Před 5 měsíci +14

      Errado! Conclusão: muita coisa que a psicologia chama de doença não passa de pecado!

    • @OliviaKhloe
      @OliviaKhloe Před 4 měsíci +6

      ​@@nettomaraba tipo o que?

    • @manguh0129
      @manguh0129 Před 4 měsíci +11

      ​@@nettomaraba Moço você tá no vídeo errado

    • @alicesantos1326
      @alicesantos1326 Před 4 měsíci +8

      Se seguimos essa ideia vamos deixar de ir ao médico akakakakakakkaksks

    • @nettomaraba
      @nettomaraba Před 4 měsíci

      @@OliviaKhloe Tipo, preocupação excessiva com o futuro, hedonismo, falta de perdão... e coisas do tipo.

  • @joseroberto-vd9gh
    @joseroberto-vd9gh Před 5 měsíci +30

    Vamos ver se a moça vai ter humildade pra reconhecer os equivocos. Hoje em dia esse mundo cristão de um modo geral, tá numa soberba insuportável, muito fácil de serem manipulados, basta falar "Deus, pátria, família" pronto "é de Deus".

  • @DrJansenRacco
    @DrJansenRacco Před 4 měsíci +15

    Esse vídeo tem utilidade pública, muitos pregadores fazem mal as pessoas atribuindo problemas psicológicos e de depressão a demônios ou falta de Deus, o que é profundamente lamentável.

  • @hiagoc300
    @hiagoc300 Před 4 měsíci +9

    O que era comum de ver entre Neopentecostais e Pentecostais, participo de uma Igreja Pentecostal de primeira onda e sei, agora estou vendo entre os irmãos reformados: anticiência, antiacademia, antipsicoterapia.😢

  • @glossonauta
    @glossonauta Před 5 měsíci +10

    Parabéns por este vídeo, é realmente necessário combater mentiras e desinformações tão absurdas e mal fundamentadas como as que ela apresentou naquele vídeo.
    Infelizmente, ela caiu numa "armadilha" da qual eu espero que ela consiga sair.
    Ela não deve saber quão nocivo é esse comportamento, afetando diretamente os seguidores dela que acabem acreditando nas mentiras que ela propagou, além de manchar a imagem dos cristãos com essa luta contra o conhecimento e contra a realidade, com base num fanatismo conspiratório mal fundamentado. É algo realmente triste.

  • @yesithink_
    @yesithink_ Před 2 měsíci +3

    A relativização e a "aceitação" me levaram a confusão. Depois que conheci Cristo eu nunca mais quis saber de terapia! Passaram 5 anos de que estou livre da depressão. Graças a JESUS CRISTO. O médico dos médicos!!!

  • @marcusfigueiredo317
    @marcusfigueiredo317 Před 5 měsíci +52

    Quando você estava falando sobre os três pilares em 12:00 e falou da empatia, lembrei que para ela seria um problema também, pois ela postou um vídeo argumentando que empatia é pecado. Sim, exatamante isso. Abusurdo hahaha O vídeo se chama "o pecado da empatia" 🤯

    • @FilipePsi
      @FilipePsi  Před 5 měsíci +25

      Éoq? 🫠🫠🫠

    • @helencassiane623
      @helencassiane623 Před 5 měsíci +22

      Acho ela extremista em várias coisas, parei de acompanhar o conteúdo dela

    • @helderblsba
      @helderblsba Před 5 měsíci +5

      Quero ver ela falar do abuso das novas formações Church da parede preta que apesar de seres despojados em tese são grandes extratores de grana dos trabalhadores.

    • @miriamcastro8851
      @miriamcastro8851 Před 5 měsíci +5

      Affs, bizarrice....não sigo , nem acompanho ela,mas , achei sem noção ela falar muito mal do the chosen... isso mostra que eu não estava errada....

    • @camila.cristine
      @camila.cristine Před 5 měsíci +1

      Eu lembrei da mesma coisa na hr... Infelizmente ela é extremista demais da conta...

  • @John1985GB
    @John1985GB Před 5 měsíci +13

    Essa jovem presta um grande serviço para a desinformação, eu assisti esse vídeo e não consegui acreditar no que estava vendo.

    • @silassilvaferreira
      @silassilvaferreira Před měsícem

      O Pastor Rodrigo Mocellin da Igreja Resgatar SP, a mesma coisa.

  • @aguidotti1
    @aguidotti1 Před 4 měsíci +14

    É muito simples fazer esse argumento de que deus não é suficiente pra resolver seus problemas.... Seguinte, se você acha que não precisa de mais nada, só sua fé basta, não use cinto quando dirigir... Não tranque sua casa antes de dormir.... Não se importe em comer alimentos podres .... Não vá ao hospital se quebrar a perna ou for atropelado.... Não faça terapia e claaaaaro, de jeito nenhum vá ao psiquiatra 😂

  • @deboraaraujo2620
    @deboraaraujo2620 Před 5 měsíci +19

    Filipe sendo super paciente e honesto até citando a Psicanálise pra exemplificar. Como é bom ter pessoas como você no meio científico. Espero que ela tenha humildade em reconhecer seus erros, que acho difícil isso acontecer até porque acredito que ela nem verá o vídeo ou verá mas de olhos fechados porque faz parte de uma bolha. Espero muito que ela se arrependa por estar propagando falsas informações porque isso sim é pecado.

  • @bookrockandcoffee
    @bookrockandcoffee Před 5 měsíci +85

    Eu sou Autista e também Calvinista, gosto muito de acompanhar o canal dessa moça, mas sempre que aparecem pastores ou pessoas do meio falando assim dá uma vergonha absurda, total desconhecimento, sempre de alguém que não passa, ignorando a história, a ciência, etc. Ex: Então Spurgeon tinha falta de Deus? Preguiça de tanta desinformação e relativismo.

    • @ricl5266
      @ricl5266 Před 5 měsíci +8

      Muita desinformação mesmo. Infelizmente, o nível de educação teológica no nosso país ainda é atrasado, muita gente não teve acesso a materiais melhores de qualidade e fica mais reproduzindo ideias antigas menos esclarecidas e que muitas comunidades cristãs já superaram lá fora e mesmo aqui em alguns lugares. Precisamos de gente responsável e com estudo sério difundindo informações de melhor qualidade e trazendo luz e sabedoria para nosso povo tão carente de conhecimento e orientação. Ter um canal e difundir coisas é uma grande responsabilidade e o dinheiro ganho com o canal não pode falar mais alto do que a responsabilidade de ter que se preparar para falar com propriedade sobre coisas sérias que podem até causar danos de verdade nas pessoas. Mas no fundo estamos todos ainda aprendendo um pouco mais sobre a vida online e seus potenciais e tb riscos. Abraços pra vc tb, colega autista e calvinista! Deus o abençoe na vida!

    • @lucas-prado
      @lucas-prado Před 5 měsíci +4

      Então essa mulher não é referência para você seguir. Não acha?

    • @brunofariasodev
      @brunofariasodev Před 5 měsíci +7

      Com todo respeito então por que continuar seguindo alguém como essa menina ela não tem nenhum compromisso com oque faz tratando um assunto tão serio dessa maneira.

  • @GilneiMascarenhas1991
    @GilneiMascarenhas1991 Před 5 měsíci +8

    Mais do que refutar a moça, o seu vídeo foi útil para me ajudar a entender um pouco melhor o que é atuação da psicologia e o que é atuação do acompanhamento pastoral.
    Ainda há uns pontos meio "cinzentos", mas o vídeo foi em sua maior parte, muito esclarecedor.
    Estava tão curioso para assistir que vi o vídeo inteiro kkkkk

  • @sheilaoliveira2829
    @sheilaoliveira2829 Před 5 měsíci +6

    Obrigada por fazer esse vídeo! Sou cristã, estudante de Psico e faço terapia... tudo o quw vc disse foi importante e espero que alcance os cristãos e as pessoas que precisam de saúde eocional.

  • @amandamillena3769
    @amandamillena3769 Před 4 měsíci +6

    Eu como psicológa e cristã estou simplesmente chocada com as falas dessa moça. Pelo amor de Deus, pra ela afirmar que toda sessão é falado que Deus não é suficiente, ela precisaria escutar todas as sessões de todos os psicológos, de onde voce tirou isso moça? Quando eu falei de demandas espirituais, questões teologicas, minha analista foi extremamente acolhedora, me "incetivando" a continuar minha fé. Acho que ela teve uma decepção muito grande em algum momento com algum psi, e sim, isso pode existir e inclusive vocÊ como paciente é livre para escolher outro profissional e em alguns casos fazer até uma denuncia ao conselho.

  • @Upexey
    @Upexey Před 5 měsíci +26

    O Victor Fontana fez um vídeo resposta(sem citar o nome dela), mas já abrangendo para os temas da cristandade reformada que ta tomando esse caminho nocivo pra Igreja

  • @anapaohlala
    @anapaohlala Před 5 měsíci +16

    Vídeo muito necessário e importante, mas uma pena que acaba não tendo o alcance que merece e uma tristeza maior ainda a cegueira das pessoas que se apegam tanto as suas ideias que não conseguem ouvir outras perspectivas, principalmente os que são embasados cientificamente. Continue com o seu trabalho, Filipe, combater a desinformação é importante demais!

  • @jessicacapuchinho7148
    @jessicacapuchinho7148 Před 4 měsíci +6

    Eu sigo o canal Fé e Tulipas, porém muitos vídeos dela, inclusive esse que vc está refutando, são muito radicais, esse especialmente.
    Por causa de pessoas como ela, minha mãe que tem sérios problemas mentais, parou de tomar uma medicação, que ela precisa tomar todos os dias para se manter sã, e precisou ser internada para voltar a si, e voltar com a medicação.
    Acho um absurdo, pessoas que não sabem nada sobre, e baseada em um livro que um ex psicólogo escreveu, fazer um vídeo daquele..

  • @20101mariana
    @20101mariana Před 5 měsíci +21

    Que bom que alguém sério está refutando essa criatura!!!
    Quando adolescente eu fui por uns dois anos a um psiquiatra junguiano que era judeu. Sou católica e antes de ir para a terapia eu passava na igreja e rezava. Comentei com ele e sempre fui muito incentivada a seguir indo e a alimentar minha fé! Aquele homem judeu, psiquiatra, foi instrumento fundamental de Jesus na minha cura e na salvação da minha alma, pq até em suicídio pensei, aos 15 anos.
    Por essas e outras que fiquei com muito NOJO desse vídeo e desse tipo de atitude DESONESTA E LEVIANA.
    Que essa guria se converta verdadeiramente e perca o MEDO da Ciência que vem de Deus.

  • @julianalopes6819
    @julianalopes6819 Před 5 měsíci +15

    Parabéns pela paciência pq eu to me contorcendo tentando assistir esse video parece uma tortura de onde essa mule tirou essas maluquices mds

  • @esdraspimenta962
    @esdraspimenta962 Před 5 měsíci +63

    Sabe o que me deixa mais puto e triste? ver uma galera concordando com ela nos comentários no video, é muita desinformação, cara!

    • @brago_
      @brago_ Před 5 měsíci +13

      Kkkkk isso é o que mais tem. O sensacionalismo sempre vence.

    • @Janainabritofe
      @Janainabritofe Před 5 měsíci +9

      E ela excluiu os comentários contra o vídeo

    • @pamlins947
      @pamlins947 Před 5 měsíci +1

      @@JanainabritofeSério?? 😱

    • @Janainabritofe
      @Janainabritofe Před 5 měsíci +1

      @@pamlins947 sim.

    • @josienesouza7018
      @josienesouza7018 Před 5 měsíci +1

      ​@@Janainabritofe😮

  • @osallesdaniel___
    @osallesdaniel___ Před 5 měsíci +19

    Finalmente alguém da área pra refutar essa menina

  • @pg_rosena
    @pg_rosena Před 5 měsíci +64

    Amava os videos dela, mas conforme o tempo foi passando o conteúdo ficou mais radical (e não da forma boa e cristã de ser), extremamente necessário seu vídeo sr.

    • @vanessalima6224
      @vanessalima6224 Před 4 měsíci +20

      Eu também gostava muito do canal dela ,mas tem tempo que deixei se seguir,estou achando ela muito legalista,com temas polêmicos e irrelevante,outro dia mesmo ela estava falando contra aposentadoria, tipo???

    • @pg_rosena
      @pg_rosena Před 4 měsíci +13

      @@vanessalima6224 simmm cara, amo os conteúdos sobre temas realmente relevantes na vida cristã, a vestimenta, o falar, sobre o nosso coração imundo, mas ela começou a entrar num caminho extremista e religioso com coisas (como você mesma disse) irrelevantes para uma caminhada com Deus

    • @jessicaberton272
      @jessicaberton272 Před 4 měsíci +10

      O Cristianismo te liberta e não te aprisiona. Ela disse que é errado assistir The Chosen (série que fala de Jesus), pois tem heresias mas também é errado assistir séries do mundo. Se for na onda dela não posso assistir nada então. Enfim, não curti o canal dela

    • @paulo.motivacao5851
      @paulo.motivacao5851 Před 4 měsíci +2

      @@jessicaberton272 é isso, tem que orar para ela pra ela parar de ser legalista e extremista

    • @TheLivia2010
      @TheLivia2010 Před 3 měsíci

      Ela é simplesmente uma puritana legalista CHATA! De tanto que quer assertar, passa longe do principal: o amor de Cristo!

  • @kathymuniiz
    @kathymuniiz Před 4 měsíci +5

    Tá cheio de gente assim, ler um livro e já acha que sabe de tudo. Sou cristã e detesto ver pessoas falando de assuntos que não domina, ou seja, não estudou pra tal.

    • @kathymuniiz
      @kathymuniiz Před 4 měsíci

      @ermacpalm para mim, a Bíblia sempre está acima de todos os livros. Porém, isso não me impede de ter contato com outros livros, e até concordar com o que está escrito ali é bom. Quando disse de assunto que não domina, o exemplo que dou é: alguém que nunca fez uma faculdade de psicologia querer falar sobre, entende?!

  • @ChristianMoraes451
    @ChristianMoraes451 Před 5 měsíci +7

    Se os religiosos fossem igual o Filipe não teriamos tantas pessoas domesticada por charlatões. Eu era pé atrás com o hipnose mas vendo alguém tão férreo nas articulações científicas eu fico aliviado com ter uma pessoa assim no mundo. Obrigado Filipe por existir e pelo trabalho fantástico que você faz.

    • @denisealvesg
      @denisealvesg Před 11 dny

      Enquanto estava na religião, somente me afundava na depressão. Principalmente pela ignorância de pastores e pastoras em diversos ministérios que nunca souberam orientar e me ajudar. Saí do sistema, fui para Cristo e para a terapia, usei medicação durante algum tempo e hoje estou liberta, de pensamentos de auto extermínio, depressão e outros transtornos. Tudo para a honra e Glória de Deus. O sistema religioso gera desinformação, mata espiritualmente e psicologicamente.

  • @saracostamd
    @saracostamd Před 5 měsíci +44

    sugestão: fazer um vídeo refutando o destaque de um perfil no instagram chamado “a formação do imaginário” nesse destaque o proprietário diz que não existe TDAH e nem transtornos em adultos

    • @agente287
      @agente287 Před 5 měsíci +5

      Vi os stories, simplificações grosseiras mesmo, nenhuma referência a não ser fala de um professor que não era cientista. O "bom" de ter uma opinião simplificada é que ela te dispensa de ler centenas de artigos e passar horas estudando a semiologia do TDAH.

    • @RivaisReact
      @RivaisReact Před 5 měsíci

      Mas não tem mesmo, TDHA é mais uma moda assim como foi a dislexia no inicio dos 2000. É tudo pra rodar idas ao consultório, e é por isso que esta geração é considerada a mais fracassada da história humana. Os ditos "especialistas" fazem os jovens acreditarem que ser fraco e sem opinião própria é normal e "tá tudo bem".

    • @GustavoLuis221
      @GustavoLuis221 Před 5 měsíci +2

      Cacete isso é inacreditável KKK chega a ser cômico de tão trágico

    • @ponismermaidcastle
      @ponismermaidcastle Před 5 měsíci +2

      Ufa! Bom saber que quando a gente faz 18 anos as doenças vão embora 😂

    • @CalculoMental-jn6nt
      @CalculoMental-jn6nt Před 5 měsíci

      ​@@RivaisReactessa geração é considerada a mais fracassada da humanidade por quem?

  • @erikajulianafernandesfaria4683
    @erikajulianafernandesfaria4683 Před 5 měsíci +11

    Graca e paz, a todos aqui. Sou crista e psicologa, me posicionei no canal desta irmã e fiz algumas consideracoes, falando inclusive da minha experiência. No entanto, percebo que, infelizmente, as pessoas que seguem seu canal têm uma visao confusa do que é espiritualidade e do que é cientifico e buscam vieses de confirmação nos videos que ela coloca e nas suas opiniões. Honestamente, não vi nada nos comentarios dela que tivesse alguma base teologica confiavel para fundamentar o diacurso dela, ja que ela se posiciona contra a Psicologia adirmando ser anti biblica. O que ficou pra mim, foram os atravessamentos fundamentados em opiniao pessoal dela e destituidos de discernimento. Infelizmente, a atitude vai reforçar a aversão que muitos têm ao tratamento que precisam fazer, mas não fazem por ignorância, muito comum ainda hoje. Nem tudo é espititual, mas muitos insistem no discurso de que é.

  • @renatovaz8918
    @renatovaz8918 Před 5 měsíci +9

    Filipe, admiro muito seu trabalho e a forma ética, crítica, lógica e embasada com que você divulga e discute temas dentro da psicologia e cristianismo. Eu me considero agnóstico e, mesmo você sendo cristão, você não usa a psicologia como uma forma de comprovar suas próprias crenças, inclusive combatendo tais movimentos que possuem um olhar distorcido sobre a psicologia. Exatamente por isso admiro seu trabalho ao divulgar a psicologia como ela deveria ser: uma ciência, mais próxima das ciências da saúde e naturais.

  • @agente287
    @agente287 Před 5 měsíci +48

    Imagina a pessoa formar a opinião dela sobre uma ciência de 100 anos, com diversas escolas, a partir de um panfleto de ex-psicologo. É como formar sua opinião sobre a bíblia lendo "Deus, um delírio"

    • @kawanfreitasdorelo
      @kawanfreitasdorelo Před 5 měsíci +1

      Exatamente isso!!!

    • @agente287
      @agente287 Před 5 měsíci +6

      @@imanipulado Fala isso quando atacar a apendicite. Não utilizar um tratamento e jogar tudo nas mãos de Deus é PECADO, chama-se TENTAR A DEUS.

    • @agente287
      @agente287 Před 5 měsíci +1

      ​@@imanipulado Não, to comparando com esquizofrenia, com transtorno de personalidade bipolar, Borderline com sindrome de panico, com autismo, alguns MUITO pior que apendicite pois te acompanha pro resto da tua vida e sem medicação e tratamento pode te matar. Achar que a psicologia trata tristeza é o mesmo que achar que medicina trata espirro. Mas a falta de letramento científico no meio cristão é endemico. Fala que psicologia não é da área da saúde pq nunca abriu um artigo na tua vida, não deve nem ler placa de pare. Se tu abrir um manual de semiologia dos transtornos mentais vai ter uma congestão intelectual, vai ser muito pra quem só deve ler "café com Deus Pai", e olhe lá.

    • @agente287
      @agente287 Před 5 měsíci

      Não, estou comparando com esquizofrenia, autismo, sindrome de panico, bipolaridade, personalidade borderline, coisas muito piores que apendicite pois te acompanham para o resto da vida e algumas podem te matar. Achar que psicologia trata tristeza é o mesmo que achar que medicina trata de espirros, e isso demonstra que teu letramento científico é nulo, a ponto de comparar psicologia com auto ajuda. Não deve ter aberto um artigo revisado por pares na vida. Se abrir um manual de semiologia dos transtornos mentais vai ter uma congestão intelectual. O analfabetismo científico é um problema atual na igreja.

    • @erikajulianafernandesfaria4683
      @erikajulianafernandesfaria4683 Před 5 měsíci +1

      Sugiro que os irmãos procurem e leiam artigos da base chocrane e vejam o que há de mais atual em pesquisas da Psicologia Baseada em Evidências. Tem estudos muitos bons sobre psicopatologia, neurociencia, dentre outras temáticas, a base de dados é confiável. A partir daí tirem suas próprias conclusões.

  • @Dona-wi1bw
    @Dona-wi1bw Před měsícem +3

    Fico muito assustada lendo os comentários de cristãos neste vídeo, principalmente os que falam que ansiedade é falta de fé e pecado, como a moça do Fé e Tulipas, que eu cheguei a acompanhar. Sou cristã, por anos preferi não tratar minha ansiedade extrema por achar que não era necessário, mas falta de fé, bem como não queria tomar remédios ou fazer tratamento. Resultado: tive uma crise seríssima, e precisei internar. Decidi que me cuidar a partir disso. Só Deus sabe o quanto me arrependo de não ter começado o tratamento psicológico antes. Cuidem-se, pessoal. Ansiedade, depressão e afins é muito mais sério do que imaginam.

    • @Jessicafran
      @Jessicafran Před měsícem +2

      Eu dou risada, tantas as pessoas religiosas que tem ansiedade devido a traumas de infância. Que com terapia melhoram!

  • @alaidealves4451
    @alaidealves4451 Před 2 měsíci +2

    Infelizmente muitos pecados foram transformado em doença, se sou doente sou uma vítima, não tenho responsabilidade nenhuma como lido com isso, o problema não o que as fizeram pra nós, mas como lidamos com isso de forma Bíblica ou humanistas, estou com vc Rebeca, e não vou nem perder meu tempo ouvindo esse vídeo,

  • @claudiaqueiroz3111
    @claudiaqueiroz3111 Před 4 měsíci +11

    Sou psicóloga, protestante e tenho muita preguiça de explicar, quanto mais refutar certos argumentos baseados em preconceito. Muito obrigada por sua contribuição à ciência e à psicologia. Deus te abençoe por isso🙏🏾

  • @Jehtine
    @Jehtine Před 4 měsíci +6

    Essa ideia é muito cruel. Você tem um problema psicológico, o irmão fala que você não tem fé o suficiente ou que está pecando. Aí você acaba morrendo em decorrência disso e o mesmo irmão depois fala “que pena, ele foi pro inferno”.

  • @helencassiane623
    @helencassiane623 Před 5 měsíci +8

    Tão bom ouvir cristãos inteligentes, tem crente que acha que a fé exclui a inteligência, os estudos, vira um alienado, terrível isso! Enquanto isso o livro de Provérbios nos fala do quanto a sabedoria é importante.

  • @NostalgiaPlaysPS1
    @NostalgiaPlaysPS1 Před 5 měsíci +26

    Acabei de ver um shorts dessa mina falando que "Ansiedade é pecado de incredulidade".
    Sim, uma doença agora é um pecado aparentemente.

  • @LuanaOliveira-gz1fk
    @LuanaOliveira-gz1fk Před 5 měsíci +22

    Eu consegui compreender a essência do video do canal fé e tulipa.
    Já tive depressão, e fui curada quando me lancei em Jesus, derramando toda minha angústia diante Dele, ali confessei meus pecados e minhas dores e tive alívio para a minha alma imediatamente.
    Creio que a psicologia deve ser encarada como um alívio momentâneo e não como uma solução definitiva ( isso deveria ser óbvio pra todo cristão genuíno )
    Até pq pra psicologia não existe "cura" e sim remissão dos sintomas, mas pro nosso Deus existe cura.
    Acredito que os Extremos devem ser evitados dos dois lados.

    • @FilipePsi
      @FilipePsi  Před 5 měsíci +4

      Você não fez tratamento nenhum? Não fez terapia nem tomou remédio?

    • @isabellepessanha2905
      @isabellepessanha2905 Před 5 měsíci +15

      A solução definitiva para uma doença psíquica ou transtorno pode não vir nesta vida, minha irmã.
      Spurgeon lutou contra a depressão até os últimos dias de vida. E até onde sabemos, ele teve uma vida bastante piedosa.
      A solução definitiva, de fato, é Cristo. Mas não existe uma promessa em nenhum lugar da Bíblia que, ao nos entregarmos a Cristo, nunca mais lideremos com doenças.
      Então, por mais bem intencionada que a fé e tulipas esteja, continua equivocada nesta questão. Ainda mais quando fala da "suficiência de Cristo" - claramente abrangindo um conceito soteriologico para outras coisas que não são de sua aplicação.

    • @ligiamenezes5795
      @ligiamenezes5795 Před 5 měsíci +4

      verdade Luana , conheço uma colega, que assim como você, só encontrou paz e cura para a alma em jesus. Tudo se fez novo. E hoje a depressão é coisa do passado.

    • @FilipePsi
      @FilipePsi  Před 5 měsíci +4

      @@ligiamenezes5795 Vou fazer a mesma pergunta que fiz pra moça e ela não respondeu. Sua amiga fez algum tratamento?

    • @ligiamenezes5795
      @ligiamenezes5795 Před 5 měsíci +1

      @@FilipePsi sim. Hoje não mais.

  • @wesleysos7072
    @wesleysos7072 Před 5 měsíci +21

    Ouvi o argumento " mas eu vou no dentista porque a bíblia nao me ensina a arrancar um dente, mas o que o psicólogo se propõe a fazer ja tem na biblia.." mas a biblia não ensina, por exemplo, higiene do sono. Eu sigo fazendo higiene do sono e orando. Gloria Deus.

  • @walberjunior1488
    @walberjunior1488 Před 5 měsíci +12

    eu nunca vi uma pessoa soltar um quantidade imensa de absurdos por segundos como essa moça, gente do céu.

  • @Dani-ie4wn
    @Dani-ie4wn Před 4 měsíci +1

    Acho tão genial toda essa maestria e paciência para explanar o vídeo dessa menina! Você tem o meu respeito!

  • @davidpedrodaluz
    @davidpedrodaluz Před 5 měsíci +5

    Sou pastor e digo que canais como esse fazem um papel muito importante para a sociedade! Comentei em um desses vídeos que já busquei ajuda psiquiátrica e fui ridicularizado!

  • @antonioclaudio9510
    @antonioclaudio9510 Před 5 měsíci +22

    Sou Pastor, Teólogo, Psicanalista e Terapeuta, mas não se pode tapar o sol com a peneira, nos EUA tem muitos médicos psiquiatras que sequer consideram a psicologia devido a tantas correntes que não tem comprovação alguma científica, posso falar com propriedade, repito o que um autor escreveu sobre Psicologia e Auto-estima, psicologia enquanto estudo da mente e comportamento humano tem valor, o problema é quando esta disciplina se arvora de dona da razão, infelizmente vi colegas pastores deixando a teologia e hoje tudo o que pregam nos púlpitos é psicologia humanista. Eu tive quando fazia meus estudos nessa área que escolher qual linha seguiria, pois muitas práticas terapêuticas não passam de mero placebo, mas o que estudar me ajudou? Trato de pessoas com ansiedade, depressão, TOC, TAG, medo de falar em público, mas nada de florais, e até constelação familiar, e lamento dizer que infelizmente não todos mas grande parte do pensamento da psicologia moderna é totalmente humanista, me pergunto porque ( Sem generalizar) Muitos pastores ao se formarem em Psicologia deixam Teologia? A Teologia ou a fé precisa de muletas? Aí já temos a questão da suficiência das Escrituras, não nego até porque estudei, existem estados depressivos que estão ligados a traumas vividos, ou a fatores como hereditariedade, respeito os bons profissionais que tratam com conhecimento e não com placebos, nem toda depressão é de origem espiritual e igualmente nem toda depressão é meramente um fator dissociado do estado espiritual da pessoa.

    • @patriciaprates9138
      @patriciaprates9138 Před 5 měsíci +5

      Exatamente!
      Eu tenho uma amiga que tratava a ansiedade ha anos com uma psicóloga cristã, porém eu não gostava da abordagem dela até porque ela dava muito da sua opinião pessoal em determinadas situações em relação a vida da minha amiga, eu dizia isso a minha amiga, mas minha amiga não enxergava.
      Essa minha minha amiga sempre viveu um dilema ter ou não ter um filho, e muito disso devido a ansiedade, ela achava que ela podia morrer ou não levar a gravidez até o final, até que depois de anos ela decidiu ter, quando ela contou isso a sua psicóloga a profissional começou a por a medo nela falando usando a ansiedade da minha amiga, falando que isso é imposição social que ela não precisava ter filhos, minha amiga bateu de frente dizendo que queria e a médica a enchendo de medo, por fim ela pos tanto medo que novamente minha amiga desistiu e depois de mais alguns anos procurou outra médica, pois ela começou a perceber que a médica influenciava em todas as decisões e sempre dizendo o que ela é capaz ou não.
      Meu irmão passou por algo similar com dois psicólogos.
      Tem que ter muito cuidado aí procurar um profissional.

    • @antonioclaudio9510
      @antonioclaudio9510 Před 5 měsíci +5

      @@patriciaprates9138 A psicologia devia ser apenas um ajudador, eu como terapeuta falo sempre, o terapeuta caminha ao lado do paciente, não atrás porque estaria empurrando, nem a frente porque estaria guiando, o terapeuta vai ao lado da pessoa com seus conhecimentos aconselhando. Eu abomino certas práticas terapêuticas certas abordagens que não passam de pseudo ciência, e pior que deixam a pessoa dependente, este não é o propósito da terapia saudável, a psicologia dependendo da abordagem pode ajudar ( Se for apenas aconselhando com base cristã e médica) ou destruir uma vida, como falai tenho colegas pastores que infelizmente deixaram a teologia e hoje só falam em ferramentas ( Auto-ajuda, desbloqueio mental etc) Tudo placebo, nenhuma efetividade de fato nos resultados, a terapia que aplico é aconselhando e estudo muito até a questão farmacológica se a pessoa toma remédios, pois a casos que se faz necessário medicamentos e terapia saudável, mas a Psicologia moderna é totalmente antagônica a fé cristã, basta ver seus fundamentos, seus principais defensores e os livros de auto estima e auto ajuda.

    • @Adrielle.
      @Adrielle. Před 4 měsíci

      Concordo. Felizmente minha psicóloga é cristã e de grande ajuda, não fica enchendo minha carne, até ajuda a saber quando o erro É MEU.

  • @andrecordeiro9622
    @andrecordeiro9622 Před 4 měsíci +4

    Parabéns! Até que fim alguém pra refutar as várias besteiras desse canal Fé e tulípas

  • @ritamariafonsecamatoschaga3398
    @ritamariafonsecamatoschaga3398 Před 5 měsíci +7

    Arrasou. O problema é que essa irmã se baseia na literatura de pessoas que escreveram coisas sem fundamentos. Ela e muitos apenas repetem o que pessoas despreparadas escrevem e dizem. Infelizmente, esse tipo de 15:50 pessoas, apesar da boa vontade, está fazendo um verdadeiro estrago na vida dos crentes. Como linguista, posso afirmar que todos os argumentos dela foram falaciosos.
    Como psicóloga presbiteriana, posso afirmar que a psicologia, como todas as outras àreas do conhecimento, estão debaixo da soberania de Deus. Deus, em sua Graça Comum, utiliza a ciência para abençoar a humanidade e não somente os crentes.

  • @yurinatan6513
    @yurinatan6513 Před 5 měsíci +6

    vídeo necessário para igrejas que proíbem psicologia como tratamento para depressão e ansiedade para saúde mental,crêr em Deus é também acreditar que Deus nos proporciona a psicologia para nos tornar saúdavel !

  • @JoaoNeto-up8zi
    @JoaoNeto-up8zi Před 5 měsíci +9

    O foda de acompanhar essa mina é que ela fala merda atrás de merda com absoluta confiança e certeza do que está dizendo. É uma alienação tão profunda tão profunda que a pessoa só vive uma realidade paralela e já era.

  • @Tgms_
    @Tgms_ Před 5 měsíci +8

    Vi o video e estava torcendo para que alguém refutasse.

  • @Curiosidadesestranhas-y5l

    Amei seu vídeo, Felipe! Parabéns!! Eu sou a favor da psicologia, mas eu não vejo nada contra o acontecimento bíblico, eu até estudo acontecimento bíblico, mas eu sempre pensei isso que você falou de quem não é cristão, fica sem acontecimento bíblico?!. Eu assisti o vídeo dela e não concordei com o vídeo dela. Parabéns, esse foi o melhor vídeos que eu vi hoje, falou verdades.
    Nos comentários do vídeo dela, se observar, tem um monte comentário de gente que se frustrou com psicólogos e a gente não pode dizer que a psicologia é ruim só porque pegamos um profissional ruim.

    • @FilipePsi
      @FilipePsi  Před 14 dny

      @@Curiosidadesestranhas-y5l eu sou cristão e não sou “contra” o aconselhamento bíblico, só deixo claro que não existe nenhuma evidência que justifique ele ser recomendado para alguém (inclusive cristãos) como meio de intervenção em saúde.

  • @evandroferreirapsicologobh7414
    @evandroferreirapsicologobh7414 Před 3 měsíci +3

    Eu e minha esposa somos cristãos e psicólogos. Ore a Deus e peça direção. Procure profissionais que receberam boas avaliações.

  • @user-ju6ep8oh7u
    @user-ju6ep8oh7u Před 4 měsíci +3

    Se a pessoa não pede perdão ela paga por seus atos.
    E se a pessoa PEDE perdão ela também paga por seus atos.
    Já que é a mesma coisa, então pra que o perdão?
    Você lode dizer que é para ser salvo e ir pro céu, nessa perspectiva é muito bom, mas se a pessoa ainda for viver muito tempo, enquanto ela está viva, qual a diferença se ser perdoado ou não?

  • @walberjunior1488
    @walberjunior1488 Před 5 měsíci +7

    A paciência do Felipe do Novo testamento é incrível kkkk, o Felipe do antigo testamento já chegaria no tiro kkk. ( O Felipe do velho testamento quase volta durante o vídeo) kkkkk
    Parabéns Felipe, a qualidade sempre impecável. Um dos únicos que eu acompanho nesse ramo.

  • @paranomasia
    @paranomasia Před 5 měsíci +6

    O canal dela é excelente, pois é raro ver cristãos radicais e autênticos hoje em dia, mas a Rebeca (acho que este é o nome dela) erra muito quando fala de psicologia. E o pior: a Rebeca não parece ser aberta ao diálogo ou a possibilidade de estar errada até nas interpretação pessoais dela da Bíblia, pois ela comete erros interpretativos sérios às vezes.

  • @ericpeterman1575
    @ericpeterman1575 Před 5 měsíci +14

    É muito obscurantismo. Eu sei que muitos de vocês são religiosos e eu respeito, mas essas atitudes dessa moça e de muitos outros influenciadores são posturas quase medievais, um fanatismo religioso totalmente descolado da realidade.
    Parabéns Filipe por mesmo tendo fé cristã, conseguir separar muito bem as coisas e divulgar isso pra todos. Abraços!

  • @banzeirao
    @banzeirao Před 5 měsíci +16

    Cara tu ta dando palco pra pessoa errada, esse mesmo canal outro dia tava dizendo que era errado ver the chosen por causa do ator la que interpreta Jesus, não da pra levar nada desse canal a sério, tem gente pior que não lembro o nome que se não me engano já até debateu com o Yago Martins que até vende curso

    • @garczinha
      @garczinha Před 5 měsíci +2

      q susto, eu achei q ela tivesse debatido com o Mago Yartins

    • @banzeirao
      @banzeirao Před 5 měsíci +2

      @@garczinha é que eu não quero citar o nome do cara

    • @ericbc777
      @ericbc777 Před 5 měsíci +6

      Mas refutar o óbvio é necessário, e o cristão bem sabe o tanto de conspiracionismo e negacionismo com que convive.

    • @feelkstuff6999
      @feelkstuff6999 Před 5 měsíci +2

      Ele não está dando palco no meu ver pq os vídeos dela tem muito mais alcance que os dele. Mas com esse tipo de contraposicao é a esperanca que ela seja mais diligente, mas recomento ao Filipe(ainda não vi o video) buscar conversar com ela de irmão para irmão, mandar um email ou coisa do tipo para que não vire fofoca gospel.

    • @leonardomartins4921
      @leonardomartins4921 Před 5 měsíci +1

      O Outro cara é o Draco Malfoy da Deep Web

  • @Andre_mnz
    @Andre_mnz Před 5 měsíci +20

    Conteúdo necessário

  • @jai8097
    @jai8097 Před 4 měsíci +3

    A mulher deturpou completamente a psicologia!!! 🤦🏻‍♀️

  • @medmustafa
    @medmustafa Před 5 měsíci +7

    A psicologia vem sofrendo ataques da extrema direita. Vide as falas de jogadores de futebol (vi 2 recentemente) negando a eficácia dela frente ao convívio familiar e à vivência religiosa.

  • @walberjunior1488
    @walberjunior1488 Před 5 měsíci +5

    O olho do Filipe chegando na nuca quando ela citou Freud como referência pra psicologia moderna kkkkkkkkk

  • @williamsoliveira1
    @williamsoliveira1 Před 5 měsíci +6

    Esse vídeo é uma verdadeira introdução à psicologia! Ótimo! (Off-topic: Não consigo assistir um episódio de 20 minutos de uma série, mas passo horas nesses vídeos 😂)

  • @GustaVoss1
    @GustaVoss1 Před 4 měsíci +2

    Resumindo: é só pânico moral, o bom e velho pânico moral cristão

  • @mamae40mais
    @mamae40mais Před měsícem +3

    Filipe, no caso, o vídeo refutado simplesmente expõe o conteúdo de um livro. Você teria que ler e refutar o livro em si, e não o canal. Seu vídeo nada mais é do que um “ataque desnecessário” ao canal.

    • @FilipePsi
      @FilipePsi  Před měsícem +1

      @@mamae40mais Mas eu refutei os argumentos que ela trouxe do livro, logo dos argumentos do livro foram refutados.

  • @TheAmazingLemonPie
    @TheAmazingLemonPie Před 4 měsíci +5

    Eu acompanhava essa moça mas comecei a notar certas coisas que pareceram não fazer o menor sentido nem pra quem é cristão, o canal tem sim muitos conselhos bons mas essas inconsistências não eram tipo uma simples discordância que existe por diferentes interpretações, eram coisas sem base nenhuma! Eu me sentia mal pq, segundo o q eu entendi dos vídeos, eu não estava sendo uma boa cristã já que eu estava insatisfeita com a minha vida, então eu tomei vergonha e comecei a depender menos das analises de terceiros e fazer as minhas próprias e descobri que metade das minhas preocupações eram aceitáveis, às vezes, nem pecado eram

  • @cynthiabia
    @cynthiabia Před 5 měsíci +3

    Você é um ótimo psicólogo,mas nem todos são empáticos assim. Uma amiga teve uma experiência ruim com psicólogo que a julgou. Talvez tenham sido essas experiências que tenham influenciado a' Fé e Tulipas' a falar dessa forma. Não joguem a moça no inferno por isso, sejam empáticos. Também não me lancem no inferno, mestres , sábios, por favor, tenham misericórdia, é apenas uma opinião minha.

  • @jessicavilelaa1232
    @jessicavilelaa1232 Před 3 měsíci +1

    Eu gostava do conteúdo do fe e tulipas mas fiquei triste com esse vídeo pois eu sou psicologa e sou cristã. Sei como é importante a minha profissão portanto me entristeceu ver falando assim. Que bacana seu vídeo. ❤❤❤❤❤

  • @aneenhag
    @aneenhag Před 4 měsíci +1

    Certamente não sou da área de psicologia, mas sou cristã e trabalho com ciência. Adoraria ver mais conteúdos com a intersecção dos temas. Precisei de 2 dias pra terminar de ver o vídeo e pretendo assistir os demais. Sobre a duração de vídeo, acho que vídeo curto também tem seu valor, pois é um formato que pode alcançar mais pessoas com tema relevante

  • @araissinha
    @araissinha Před 4 měsíci +3

    Eu sou cristã e repudio os vídeos dela, na granfe maioria ela passa desinformação e heresias!!
    Religiosidade pura

  • @WenderVFX
    @WenderVFX Před 5 měsíci +7

    Excelente vídeo!!!
    Uma sugestão de pauta seria fazer um vídeo sobre Eletroconvulsoterapia. Diante de tanta pseudociência milenar, seria interessante falar sobre esse procedimento antigo, ainda usado, mas que tem suas controversias. Como estão os melhores estudos atuais sobre, os beneficios e os riscos do procedimento.

    • @erikajulianafernandesfaria4683
      @erikajulianafernandesfaria4683 Před 5 měsíci +3

      Sim, ainda utilizado, porém com outro manejo, visto que hoje existe método de aplicação mais seguro. Só é indicado em casos que não respondem satisfatoriamente ao tratamento usual, como medicamento e psicoterapia, como em casos de Depressão refratária. Nesses casos, é uma das técnicas com melhor evidência.

  • @PSICOLOGIARAP
    @PSICOLOGIARAP Před 5 měsíci +6

    Parabéns pelo excelente trabalho, irmão!

    • @FilipePsi
      @FilipePsi  Před 5 měsíci +5

      Muito obrigado irmão!!! 🙏🏻🧠

  • @96Luisinho
    @96Luisinho Před 5 měsíci +5

    Nada melhor que um calvinista pra refutar outro calvinista! hahaha Graça e paz, irmão!

  • @hiperfoconoespectro
    @hiperfoconoespectro Před 5 měsíci +4

    Eu tbm sou presbiteriano. Acho um absurdo quando falam da Psicologia sem propriedade.

  • @M-10493
    @M-10493 Před 4 měsíci +3

    Vale lembrar que a editora que publicou o livro é supostamente da família da moça do vídeo, e isso eu percebi na época que eu assistia os vídeos dela e entendi que tudo era uma grande propaganda para a editora.

    • @garczinha
      @garczinha Před 2 měsíci +1

      o irmão dela é editor chefe da editora

  • @fabiovie92
    @fabiovie92 Před 4 měsíci +2

    É um perigo a quantidade de evangélico que faz psicologia que não consegue (ou não quer) separar a sua fé da profissão, tenho visto mto pastor e pastora entrando na área sem a motivação correta, minha esposa (evangélica) quando terminou a faculdade fez atendimento comunitário em comunidade em uma igreja evangélica (uma sala separada) e os pastores queriam que ela usasse o momento das consultas para convencer as pessoas a virarem crentes, toda semana eles vinham pra tentar convencer ela a fazer isso e ela sempre se recusou, depois de um tempo não aguentou mais e saiu daquele lugar, eles queriam usar os atendimentos pra "lurar" gente em situação fragilizada para a igreja deles, revoltante!

  • @manuandraded
    @manuandraded Před 15 dny +1

    Eu tive 30192 sessões de terapia e em NENHUMA foi dito que Deus não era o suficiente. Essa moça banhou nas águas do equívoco e no achismo

  • @julyafraga3616
    @julyafraga3616 Před 4 měsíci +2

    sou cristã e, sinceramente, não me agrado muito do conteúdo dela. De verdade, sinto como se fosse uma romantização do sofrimento cristão e uma predileção apenas por exortar e exortar. Me preocupo muito com cristãos que apenas gostam de “corrigir” o outro, pq sempre me passam uma visão de que apenas a opinião deles é a correta sobre a maioria dos fatos e de que todos os outros são mais falhos e tolos que eles.

  • @vivianedutra6122
    @vivianedutra6122 Před 2 měsíci +3

    Sou cristã e faço análise há 9 anos já com minha psicóloga (que usa psicanálise comigo). Só me ajudou a terapia, me fazendo compreender meu funcionamento emocional, compreender as pessoas, minha família, etc. Fiquei mais calma, superei síndrome do pânico e depressão e continuo no meu autodesenvolvimento. Melhorou inclusive minha fé em Deus. Recomendo sempre.

  • @CarolineQueiroz-c4x
    @CarolineQueiroz-c4x Před 12 dny

    Amei seu vídeo, Filipe! Parabéns por falar verdades! É profundamente lamentável vê pessoas cristãs com esse pensamento deturpando sobre a psicologia como ela e pior ainda são muitas pessoas que acreditam na fala dela. Seria bom se ela visse seu vídeo.

  • @atiadebereia
    @atiadebereia Před 5 měsíci +20

    essa moça prestou um des-serviço estralhaçador ...socorro Deus!

  • @AlexSandro-hy9ll
    @AlexSandro-hy9ll Před 5 měsíci +5

    Não seria mais fácil refutar o autor do livro? Pois além dos argumentos do próprio autor, seria possível saber quais foram suas fontes utilizadas e o método empregado para chegar a tal conclusão (coisa que não conseguimos saber acertadamente por meio de terceiros).
    Além disso, não vejo muito sentido um debate entre os dois, pois a moça não deve ser psicóloga ou psiquiatra, de modo que é um assunto que ela pouco acrescentaria ou pouco teria como se defender (e nem é a obrigação dela, já que não é da área, embora também não devesse opinar com "ares de saber'), o que seria infrutífero. Seria bom um outro vídeo nos mostrando o livro em si.

  • @TheLivia2010
    @TheLivia2010 Před 3 měsíci +2

    Felipe, você não sabe do pior: a editora Éden é do irmão dela (editor-chefe da Éden publicações, Rafael Salazar, fonte: LinkedIn)! Ou seja, pra mim, além de tudo, há um problema também de ética e integridade cristã! Porque é praticamente merchandising sem avisar o público!

  • @garczinha
    @garczinha Před 5 měsíci +18

    que ótimo que vc é cristão, eu tbm sou cristã, sou neo pentecostal. continue com o trabalho! eu, sendo cristã, me consulto com uma psicoterapeuta, tbm cristã, e me ajuda muito!
    edit: continuo cristã mas mudei de denominação. virei batista

  • @luanamartinsbr673
    @luanamartinsbr673 Před 5 měsíci +1

    Assisti até o final. Gostei muito como vc refutou cada argumento. Muito bom! Nenhuma área da medicina realmente não promete cura total. A medicina basicamente trata os sintomas na maior parte das vezes. Só Jesus pode dar a cura total para qualquer doença, seja ela física ou mental (da alma). Isso não nos faz rejeitar qualquer tratamento médico, seja físico ou psicológico. Sabemos que a medicina será limitada e aonde a medicina não será suficiente, Jesus tem a cura.
    Mas gostaria de atentar para uma questão que tanto a moça do vídeo quanto você não atentaram. O ser humano é feito de corpo, alma e espírito. E mesmo que haja debate sobre isso no âmbito teológico, é fato que há doenças físicas (do corpo), psicológicas (da alma) e espirituais (no espírito). A moça se limitou a associar a cura somente a aconselhamento bíblico. Você tratou da questão psicológica e que atinge também o físico. Mas devemos lembrar que o homem também é um ser espiritual e há problemas que são de raiz espiritual. Por exemplo, ninguém podia ajudar o endemoniado gadareno com recursos humanos pois alí a questão era espiritual. Somente Jesus pôde libertá-lo daquela legião de demônios.
    Quando Jesus cura, a cura é total. Física, mental e espiritual. E eu acredito muito que grande parte das doenças tem raíz espiritual, gerando problemas mentais e por consequência somatizando também no físico.

  • @EwertonBTokashiki
    @EwertonBTokashiki Před 5 měsíci +6

    Aproveitando para tirar uma dúvida: um psicólogo "cristão" está liberado para ajudar alguém a abandonar a homossexualidade? Ou os casos da Rozângela A. Justino ainda e da Marisa Lobo são usados para exemplar a incompatibilidade da fé cristã e da psicologia? Como você, como psicólogo, aconselharia um[a] jovem neste caso?

    • @garczinha
      @garczinha Před 5 měsíci

      Marisa Lobo... não ouço esse nome há anos...

    • @erikajulianafernandesfaria4683
      @erikajulianafernandesfaria4683 Před 5 měsíci +8

      A abordagem nesse e em qualquer outro caso é técnica e baseada em ciência. O ponto do tratamento é o sofrimento do paciente, não estamos ali como pregadores e nem é nosso papel.convencer ninguém sobre a nossa fé, o tratamento é do paciente, não nosso. Fora do setting terapêutico podemos orar por ele, se assim desejarmos. No setting terapêutico nossa postura é e deve ser profissional, independente da religião, orientação sexual, partido político ou qualquer outra coisa que o paciente traga na sua história. Nosso papel é orientar o paciente a lidar com sua dor de modo realista, mas que seja menos sofrido pra ele. E como profissionais devemos obedecer aos documentos que regulamentam nossa profissão.

    • @EwertonBTokashiki
      @EwertonBTokashiki Před 5 měsíci +1

      @@erikajulianafernandesfaria4683 a sua resposta leva à conclusão de que nada pode ser feito efetivamente para ajudar o caso mencionado.

    • @EwertonBTokashiki
      @EwertonBTokashiki Před 5 měsíci +1

      @@erikajulianafernandesfaria4683 "Nosso papel é orientar o paciente a lidar com sua dor de modo realista, mas que seja menos sofrido pra ele"; então, e se o sujeito optar pelo suícidio?

    • @CalculoMental-jn6nt
      @CalculoMental-jn6nt Před 5 měsíci +1

      Claro que não, né? Não existe "abandonar homossexualidade" pelo psicológico ser cristão.

  • @laerciosilva6345
    @laerciosilva6345 Před 5 měsíci +2

    Eu concordo com ela. Psicologia é um doente cuidando de outro doente.

  • @isabellyalves8429
    @isabellyalves8429 Před 4 měsíci +2

    No caso do behaviorismo ela confundiu abiblico com anti-biblico, um erro bem comum em cristãos fundamentalistas, eles acham que só porque algo não cita Cristo necessariamente está negando a Cristo