Entrevista com o professor Ataliba Castilho sobre o livro "Por uma Vida Melhor"

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 19. 05. 2011
  • Ederson Granetto entrevista o professor Ataliba Castilho sobre o polêmico livro didático para jovens e adultos distribuído pelo MEC a 4.236 escolas do país, quase meio milhão de alunos. O Livro "Por uma Vida Melhor", da Editora Global, considera válido o uso, na linguagem oral, de expressões gramaticalmente erradas mas alerta para a possibilidade do falante sofrer preconceito linguístico. Ataliba Castilho é pesquisador e professor aposentado da USP e da Unicamp.

Komentáře • 91

  • @renatadiniz9684
    @renatadiniz9684 Před 3 lety +26

    O Ataliba em momento nenhum falou que é pra todos falar "errado", até porque um linguista estuda como a língua está funcionando e não se pauta pelo certo x errado. Ele está apresentando a questão da norma-padrão e norma culta e até diz que a escola sim tem obrigação de ensinar a norma-padrão. Ele diz também que a escola não pode anular tudo o que o aluno aprendeu antes de chegar à escola ou aprende em casa, E SIM MOSTRAR AS ADEQUAÇÕES, E DIZER: AQUI VC VAI APRENDER A NORMA-PADRÃO, MAS VOCÊ NÃO É BURRO POR NÃO SABER A NORMA-PADRÃO. Se a escola, a própria escola, chama o aluno de burro, como esse aluno fica???

  • @MegaLinguistics
    @MegaLinguistics Před rokem +2

    É maravilhoso escutar o professor Ataliba.

  • @cesarsantos9579
    @cesarsantos9579 Před rokem +3

    Que MARAVILHOSO escutar esse professor!

  • @misaelsantos3321
    @misaelsantos3321 Před 4 lety +4

    A clareza com que fala Ataliba é maravilhosa.

  • @antoliv2668
    @antoliv2668 Před rokem +2

    A escola deveria servir para ensinar o que os alunos ainda não sabem e não apenas para confirmar os erros que já são praticados por ignorância ou desconhecimento.
    Neste último caso a escola não tem qualquer utilidade e poderia ser totalmente eliminada por ser inútil, o que ainda criaria maior distância entre a elite e o resto do povo.
    Será isso o que se pretende?

  • @edsongub
    @edsongub Před 12 lety +10

    Mas o senhor nao acha que se o estudante nao tiver interesse em conhecer a sua propria lingua, como ele vai sequer se sentir motivado para querer conhecer outras linguas e sendo assim, aumentar sua liberdade de comunicaçao mundo afora e mundo adentro?

  • @danielabatista5142
    @danielabatista5142 Před 8 lety +7

    Ataliba Castilho, estou começando minha carreira acadêmica em letras agora. Mas, que orgulho saber que o nosso Brasil é berço de talentos assim como vejo nesse vídeo pouquíssimo visto.ESPERO SER UM DESSES TALENTOS. MINHA INSPIRAÇÃO, EXEMPLO DE PROFISSIONAL.PARABÉNS.

  • @leandroearth
    @leandroearth Před 13 lety +1

    O assunto é pertinente e nós professores já vimos debatendo isso há anos.
    Já o livro, MEC apadrinhou e vai custar muito da nossa grana pro bolso de quem não merece.
    Se dá a pecha de polêmica, porque agora vão dizer que um professor JAMAIS discutiu preconceito linguístico, como se esse livro estivesse inventando a roda.
    Ridículo.
    Bela entrevista, professor fala com uma simplicidade... bela demonstração de uma educação bem feita.

  • @barbaracas_gads23
    @barbaracas_gads23 Před 13 lety +4

    Percebe-se na fala desse apresentador o despreparo, que é comum a muitos, para debater o assunto, daí a confusão. Gostaria que isso continuasse, mas sei que daqui a pouco vão ter virado a página, pois o assunto não "rende" por muito tempo.
    Por outro lado, me deiletei com voz mansa e esclarecedora do professor.

  • @ccristinaaraujo1450
    @ccristinaaraujo1450 Před 2 lety +1

    Grande Professor Ataliba Castilho!

  • @PauloCovers
    @PauloCovers Před 13 lety +2

    A mídia é um troll. Como ganhar de um troll: ignorando

  • @virgilioalmeida
    @virgilioalmeida Před 13 lety +2

    Parabéns à UNIVESP TV por trazer à luz a voz de um dos muitos especialistas no assunto no Brasil, que tratou o tema com propriedade e elegância.

  • @sebafox6
    @sebafox6 Před 13 lety +1

    O artigo 26º da Declaração Universal dos Direitos Linguísticos (barcelona 1996) diz que:"Todas as comunidades linguísticas têm direito a um ensino que permita a todos os seus membros adquirirem o perfeito conhecimento da sua própria língua, com as diversas capacidades relativas a todos os domínios de uso da língua habituais" Ela diz TODOS os domínios habituais de uso da língua! Aprender a norma culta é um dever de todos e usar a sua variedade linguística é um direito que deve ser assegurado.

  • @SergioLopesxxi
    @SergioLopesxxi Před 4 lety +2

    Dividir a sociedade entre cultos e povão

  • @dougsemserofunny
    @dougsemserofunny Před 2 lety +5

    Entrevistador: "Professor Castilho, o senhor leu o livro em questão, esse livro que está sendo distribuído pelo MEC?"
    Professor: "Ah, sim. Li, sim, senão nem viria aqui."
    Esse entrevistador é deplorável, além de ser mal-educado. A todo momento interrompe os entrevistados. Em inúmeras entrevistas já notei isso.

  • @vitruviano63
    @vitruviano63 Před 13 lety +1

    Por que essa entrevista não vai pra Globo, hein? Hein? Hein? Hein? Ou mesmo pras outras emissoras de grande alcance??? Mistério? Não. Está respondido na própria entrevista. Outra coisa: vamos ver quantas exibições esse vídeo vai ter no youtube. Acho que poucas, apesar de esperar o contrário.

  • @luananayara5915
    @luananayara5915 Před 8 lety +12

    Bravo! Nós que estudamos Lingüística entendemos muito bem a proposta do livro. Na verdade ele é um avanço e uma prática das teorias que tanto estudamos.. ótima entrevista!

  • @MrAltairmalacarne
    @MrAltairmalacarne Před 13 lety +2

    ALELUIA; é bom ouvir alguém que entende do assunto.
    am/

  • @izalefebvre
    @izalefebvre Před 13 lety +2

    Arrasou mesmo!

  • @arquitetaRegina
    @arquitetaRegina Před 13 lety +1

    Parabéns ao entrevistado e ao entrevistador. Que isso venha logo aos meninos e meninas pequenos, também. Que maravilhosa esperança no ensino brasileiro!

  • @aleniazzi
    @aleniazzi Před 11 lety +2

    O programa deveria durar pelo menos uma hora.
    Excelentes as respostas do prof. Ataliba.

  • @MrJunette
    @MrJunette Před 13 lety +2

    Os alunos não saem defasados só em português, mas em todas as matérias...

  • @mfcgmail
    @mfcgmail Před 13 lety +2

    Finalmente a opinião de alguém que realmente sabe do que está falando. Parabéns ao professor Ataliba de Castilho por sua fala tão clara e elucidativa.
    Espero que o jornalismo da TV Globo assista essa entrevista e aprenda um pouco.

  • @vitruviano63
    @vitruviano63 Před 13 lety +2

    @sebafox6 O problema é que as emissoras a que vc se refere são as que regulam a sociedade em que vivemos, não é verdade? A grande vantagem dessa polêmica toda foi trazer à tona essa discussão que realmente tem ficado só em nível acadêmico.

  • @lulunetobala
    @lulunetobala Před 11 lety +2

    Otima visão no pensamento dele mais será que no nossa está corretamente. Fracamente .

  • @36273898
    @36273898 Před 12 lety +2

    @Kalhamasso Entendo.. até logo (:

  • @sebafox6
    @sebafox6 Před 13 lety +1

    ATENÇÃO, ASSISTAM EM POUCOS MINUTOS HOJE, 24/05 ÀS 22:00 NA TV BRASIL O PROGRAMA "OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA" UMA ENTREVISTA COM MARCOS BAGNO FALANDO SOBRE O LIVRO DO MEC

  • @36273898
    @36273898 Před 13 lety +1

    @rafanoutube Ah, e a propósito você põe palavras na minha boca eu não insisti dizendo que estava errado, eu apenas afirmei que nem tudo que todo mundo diz é correto o que você afirmou quando o disse!
    Apenas afirmei o qual mais apropriado seria a uma explicação naquele contexto!

  • @tatianesegura1847
    @tatianesegura1847 Před 3 lety +1

    👏👏👏

  • @lajannuzzi
    @lajannuzzi Před 10 lety +1

    Podemos ate admitir que nao entendemos aquilo que nao lemos, mas é fato de que quanto mais ignorante for o povo, mais politicamente correto será para quem o deseja. Resumindo, falar de norma culta e palavreado popular é de fato muito fácil, mas ser inteligente e saber que na hora de votar o povo tem que ter cultura é dificil. rsrsrsr venhamos e convenhamos assim é mole pro gato (ou para o gato)...

  • @jbpolarini
    @jbpolarini Před 12 lety +2

    Maravilhoso! Sem palavras

  • @selmabrasil
    @selmabrasil Před 13 lety +1

    Gostei e compartilhei! Arrasou!

  • @36273898
    @36273898 Před 13 lety +1

    @rafanoutube Eu sei a diferença do Mais e do Mas, não utilizei o MAIS em quantidade mas pra mim o que não fará diferença nenhuma tendo em vista que eu estou tc com alguém inútil, aos erros posso até aumentá-los para sua 'felicidade' falsa..

  • @o_ebrio
    @o_ebrio Před 7 lety +1

    Espetáculo de entrevista. Tenha minhas palmas, Professor Ataliba.

  • @rafanoutube
    @rafanoutube Před 13 lety +1

    @36273898 Veja bem, vamos às correções. Sempre que for começar uma nova ideia, não use somente vírgula. Pra vc entender bem sobre vírgula e ponto, teria que estudar análise sintática, mas seria pedir muito pra vc. Vc insiste em dizer que é errado dizer "fazer Letras", quando todas as pessoas que estão na faculdade falam assim. Talvez é esse tipo de pessoa que o livro pretende ajudar, as que não conseguem adequar suas mensagens. Você usa a palavra "correto" no meio da frase, com a intenção de...

  • @MrsAugustoFerreira
    @MrsAugustoFerreira Před 13 lety +1

    Ótima a visão analítica e cuidadosa do professor. Uma informação pela metade implica uma opinião pela metade; sem tese nem razão.

  • @rafanoutube
    @rafanoutube Před 13 lety +1

    @36273898 ...acusa, acusa alguém de algo.Depois vc usa mais no lugar de mas (isso eu não preciso comentar). Vc diz, por exemplo "E pra sua informação meu caro", quando, obviamente, antes do vocativo (meu caro) deve ser colocada uma vírgula.
    Quando vc fala de correto, é algo muito relativo. Correto com base em quê? Com a a gramática normativa da língua? Então eu devo falar exatamente como a gramática dita, e não como a língua é usada REALMENTE? Se as pessoas falam "fazer Letras", eu não devo?

  • @rafanoutube
    @rafanoutube Před 13 lety +2

    @36273898 Sinceramente, eu tenho dificuldade de entender o que vc escreve e posso lhe assegurar que o problema não é a minha interpretação textual. Recomendo leitura com urgência. Jornal, livro, revista. Espero que isso ajude.

  • @36273898
    @36273898 Před 13 lety +2

    @rafanoutube Pelo contrário, eu entendi perfeitamente o que ele disse, acho que eu fui mal interpretado isso sim, e ao contrário do que você afirma, sim eu estudei letras, eu não as fiz, correto, mas a estudar pode ter certeza que sim, mas eu consigo ao contrário de você a jogada por de trás das palavras do professor, aliás a jogada do governo coisas que pessoas alienadas como você dificilmente entenderia!

  • @36273898
    @36273898 Před 13 lety +2

    @Kalhamasso A norma culta existe com o fim de padronizar a língua. Se cada um puder usar a forma que bem entender, a comunicação seria prejudicada.
    As regras de português existem, como existem regras para todas as outras formas de conhecimento. Se o estudante tem problemas em conhecer o português correto, terá problemas também ao interpretar textos de qualquer matéria, e acabará não aprendendo nada.
    Permitir que se fale errado é a solução dos desidiosos.

  • @36273898
    @36273898 Před 13 lety +1

    @rafanoutube Sou Católico Apostólico Romano (:
    E fica na Paz!

  • @gorgolaka
    @gorgolaka Před 13 lety +1

    excelente a explicação do professor ataliba !

  • @Cibele390
    @Cibele390 Před 13 lety +2

    As pessoas não sabem ler, apenas decifram os códigos e saem falando bobagem por ai, é triste ver que isso entra na rede como critica sem saber do que se trata, não, e como sempre está ai o Professor Ataliba para esclarecer aos leigos, parabéns professor, o povo precisa aprender a ler de fato.

  • @juliaassine9097
    @juliaassine9097 Před 11 lety +2

    "gramaticalmente erradas" levando em consideração a gramática normativa! Se considerarmos a gramática descritiva, as expressões não estão "gramaticalmente erradas", mas adequadas ou não para tal situação.

  • @36273898
    @36273898 Před 13 lety +7

    @Julinhaaaa2 Baaah -.-
    Permitir que se fale errado é a solução dos desidiosos.

  • @Herciliamariana
    @Herciliamariana Před 13 lety +1

    Profº Ataliba dando show! Mto bem.. profº precisamos ensinar aos brasileiros que existem várias formas de se dizer a msm coisa! Isso se chama variação linguística! Sociolinguística! Os linguístas do Brasi ficaram mto felizes! Quem quiser tb pode ver a resposta do profº Marcos Bagno e da presidente da ABRALIN.

  • @rafanoutube
    @rafanoutube Před 13 lety +1

    @36273898 Agora, leia o que vc escreveu "aliás a jogada do governo coisas que pessoas alienadas como você dificilmente entenderia". Acredito que uma vírgula depois de aliás e governo iriam bem. Mas a concordância foi o que matou! Coisas que pessoaS como você dificilmente entenderIAM, pois a concordância deve ser feita com pessoas, não com você. Você fez questão de continuar a escrever e eu continuo a te ajudar, sem problemas. Não se fala "me acusando que", mas "acusando DE que", pois quem...

  • @lulunetobala
    @lulunetobala Před 11 lety +1

    Otima visão do professor mais devemos pensar nos dois lado da situação

  • @rafanoutube
    @rafanoutube Před 13 lety +2

    @36273898 Nossa, vc definitivamente não estudou direito na escola. Letras vc não fez, pois se tivesse feito, entenderia o que ele disse.

  • @36273898
    @36273898 Před 13 lety +1

    @rafanoutube rsrs, você busca insistentemente qualquer correlação a todo custo, eu estou pouco me importando.. kkkkkkk'
    Deve estar tomando todo cuidado o digitar não é verdade? rsrs...
    enquanto eu apenas escrevo e mostro o quanto é imbecil a mentalidade dos brasileiros..
    que se deixam levar com qualquer lábia do primeiro que vem com uma explicação de fato boa, mas que não justifica esse absurdo no qual passamos ultimamente!

  • @36273898
    @36273898 Před 13 lety +1

    @rafanoutube kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
    Aham, me ajuda sim.. com certeza mais a sua falsidade não ajudará jamais..
    nem comigo nem com nenhuma pessoa que você poderia trocar idéias, ou discutir sobre um assunto..

  • @36273898
    @36273898 Před 13 lety +1

    @rafanoutube E no mais, seria bem mais inteligente afirmar, que você simplesmente usou uma figura de linguagem, deixa eu te ensinar o nome dela, hipérbole!
    Tá ok?! rsrs...
    Não é porque todos usam, que se pode afirmar que está correto!
    Tudo bem?!
    A instituição que te acolheu não deveria ser fechada, pois eu entendo que para poder ensinar uma besta fera é preciso ser um bom domador!
    "Em outras palavra, não é porque nós estamo no Brasil pra continuarmos a ser ignorante"
    Entendeu?
    Abraço! rsrs

  • @cristovamruizjr
    @cristovamruizjr Před 13 lety +1

    @slegnAfOytiC Você não quer mais ignorantes concorrendo com você, né ?

  • @galexarq
    @galexarq Před 8 lety +2

    Ótima entrevista.

  • @rafanoutube
    @rafanoutube Před 13 lety

    @36273898 ...fazer uma pergunta, mas nem sequer usa um ponto de interrogação. Como vc não é José Saramago, não pode fazer isso. Você usa, na mesma frase, duas conjunções adversativas, nem sequer usa um ponto para iniciar suas novas ideias. Mas, mas, mas... Sua frase está muito confusa e mal-estruturada. Agora, o que vc quis dizer com "mas eu consigo ao contrário de você a jogada por de trás das palavras do professor" eu realmente não sei explicar.

  • @36273898
    @36273898 Před 13 lety +1

    @rafanoutube A visão da igreja não está ultrapassada!
    E pode ficar tranquilo que em pleno século 21 as pessoas preferem dar dinheiro aos pastores,
    para garantir seus lotes no céu, do que ter uma vida em caridade e seguindo os ensinamentos de Jesus como ensina a ICAR!
    Não terá nenhuma inquisição não precisamos..
    E já sabemos a escolha de muitos! (:

  • @36273898
    @36273898 Před 13 lety

    @rafanoutube Nem Jesus me salva? O que aconteceu agora, virou a 4° pessoa da santíssima trindade pra decidir quem ou quem não irá ser salvo?
    E para sua informação, essa conta é da minha irmã o que eu não deveria nem explicar, pra alguém que tem a pachorra de visitar a minha conta apenas para poder usar contra mim, enfim você não passa de alguém que gosta de ser maior, ou tenta.. mas acho que o seu chão é mais em baixo..

  • @davinascimento9091
    @davinascimento9091 Před 6 lety +1

    Contraditório.O próprio senhor Ataliba Ataliba Castilho admitiu que essa linguagem, essa linguística popular não promove o indivíduo, e o escola da dever é a promoção social, é ensinar aos alunos a se comunicarem corretamente para serem promovidos na vida!!! Diferença cultural é outra coisa! Discriminação linguística?!?!?! Isso não existe!!! Isso é uma tentativa de atrofiar a mente dos alunos e imputar aos mesmos a responsabilidade, ou melhor, a irresponsabilidade de um serviço mal prestado.

  • @tescarineto
    @tescarineto Před 13 lety +2

    O prof. Ataliba é BRILHANTE! um dos maiores linguistas brasileiros atualmente!!

  • @PriscillaFernandes
    @PriscillaFernandes Před 13 lety +2

    Essa polêmica foi gerada pela falta de pessoas saberem oq realmente é a língua. Ensinar língua, qualquer que seja, é sempre um fardo ao professor e ao aluno. O grande problema está na educação primária, que as cças saem de lá semi-analfabetas, contando com quem criticou a autora. A norma culta é importante, mas é + importante os estudantes saberem que há variantes linguísticas (que é o que o prof Ataliba coloca aí!). As pessoas nem devem ter lido o livro e somente ouviram das mídias o bafafá!

  • @36273898
    @36273898 Před 13 lety +1

    Parabéns professor Ataliba, pois seu discurso demagógico é de fato ligeiramente pacato. Entretanto infelizmente para você, pessoas que tiveram no mínimo o acesso a uma boa educação não irão como tantas, 'compreender' o seu lado explicativo diante dessa situação vergonhosa!
    Não especificou por exemplo a oportunidade de crescimento de vida de um jovem que tem influências de aprendizados errôneas como as citadas nesse contexto do livro, passar no Enem é uma delas.

  • @rafanoutube
    @rafanoutube Před 13 lety

    @36273898 ixi, além de fã de Luan Santana, ele é crente, rs. Meu Deus, aonde fui me meter? Haha, chega!

  • @36273898
    @36273898 Před 13 lety

    @rafanoutube E para sua informação meu caro, tendo em vista que não sabe nem se quer dar uma boa explicação a algo, eu vou te ensinar..
    Não é porque todos usam que está correto, então você acha que tudo que os outros usam está correto?
    Hum.. espere, entendi! kkkkkkk
    Então por isso, que você concorda com essa vergonha da cartilha do MEC, para que estudar língua portuguesa, pois se todos usam está correto? kkkkkkkkkkkkkkk..
    Você me dá vergonha!!!

  • @davinascimento9091
    @davinascimento9091 Před 6 lety +1

    Estudou tanto pra dizer que fala errado tá certo?!?!?! Nada coerente isso!!!

  • @elenbritodemoura9418
    @elenbritodemoura9418 Před 4 lety +2

    Não concordo com a colocação do professor e não concordo com o livro didático. A escola não tem que ensinar a variedade popular, pois isto é assimilado no dia a dia de muitos. É um fato " existir a fala popular " e um dever a escola ensinar a linguagem padrão. Agora aceitar "muié" e "cuié" porque vai gerar preconceito...isto é um absurdo! Apenas distancia mais os mais pobres dos mais ricos, pq se continuar com este pensamento, futuramente, pela fala já avaliaremos a diferença social. O pobre também tem direito de falar correto... Se os pais não tiveram chance de estudar e falam errado, os filhos podem ter uma história diferente, ser diferentes e virem a se destacar. Pq em uma entrevista de emprego, se chegar falando totalmente errado, as chances diminuem, ou vão discordar. Ou vão também exigir que as empresas contratem um funcionário de marketing por exemplo, que não conhece nada de sua linguagem. E o professor ainda insiste que não está ensinando errado. Fico indignada!

  • @rafanoutube
    @rafanoutube Před 13 lety +1

    @36273898 Não responderei mais. Aprenda de uma vez a diferença entre mas e mais, por favor. Seja um pouco decente, rs. E pare de rir como uma hiena, isso demonstra a sua insegurança e o falso senso de que vc "não está nem aí", quando a verdade é que vc percebeu o quanto vc está despreparado para debater sobre algo que vc desconhece. Vou me retirar, pois uma pessoa que ouve Luan Santana não merece nenhum tipo de atenção. Além de escrever mal, tem um mau gosto do cão! Nem Jesus te salva, rs...

  • @rafanoutube
    @rafanoutube Před 13 lety

    @36273898 Meu caro, vc está combatendo uma coisa e agindo de forma completamente incoerente. Vc está combatendo a exploração, em sala de aula, da diversidade linguística, mas vc mesmo não usa a forma culta pra se expressar. Vc certamente não entendeu nada. Vc não deve saber nem o que é gramática e o que é linguistica e nem qual o papel da ciência (no caso, a linguística é uma ciência). E ainda quer debater com um professor deste nível? Amigo, vá estudar e passe menos vergonha.

  • @36273898
    @36273898 Před 13 lety

    @rafanoutube E sabe quem é que passa vergonha?
    Os brasileiros por serem 'defendidos' por pessoas como você, assim só iremos de mal a pior..
    Você busca ser falso o possível, para poder ganhar em jogos de palavras.. ou na digitação..
    enfim, não importa.. em momento algum eu quis ser maior ou melhor que ninguém o que você,
    só busca fazê-lo...

  • @keuzinha24
    @keuzinha24 Před 12 lety +1

    Português padrão. Ilusãoooooo

  • @andresdelaplaza
    @andresdelaplaza Před 4 lety +2

    Fundamental!
    Quando digo que o português no Brasil foi para o brejo, me chamam de gringo maluco... Paciência!
    Entretanto esse "invento" do Português Popular ainda vai acabar destruindo a língua no Brasil de formas definitiva!
    Quando o prof. Ataliba diz: "Conjugar um verbo dentro do padrão culto é uma coisa e outra dentro da variante popular..." e aí joga a pérola "Eles foi" como uma coisa aceitável na linguagem popular. PELO AMOR DE DEUS!!! 😔😡😡😡🤦‍♂️
    Unidade de pensamento, palavra e ação! Buda falava disso 2500 anos atrás!!! Não é possível! Se falo errado, penso errado e ajo errado! Alguém tem dúvida disso? EU NÃO!
    Mas defender essa "fala popular" como certa é pura maluquice! Ou seja, a Educação no Brasil não tem volta, só uma elite vai ter conhecimento, o resto... bem... a gente já sabe.
    Continuamos perpetrando 120 anos depois a política da senzala e do sinhô da fazenda: até quando?

  • @davinascimento9091
    @davinascimento9091 Před 6 lety

    Mas pensando bem, acho que vocês tão certo! num país onde nós teve um presidente Como o Lula e depois uma presidente como a Dilma eu não posso dizer que vocês tão errado. vocês tão tudo certo, mas agora eu fiquei confuso! se vocês tá errado, mas se tá errado é Tá certo e o certo é errado, então quem é o certo nisso tudo? vocês que tão errado ou nós que tá certo???

  • @rafanoutube
    @rafanoutube Před 13 lety

    @36273898 E, sinceramente, seu português é ruim. Absurdo NO QUAL passamos? Meu Deus, cada vez q vc volta aqui, vc se afunda mais. Se vc quer debater, pelo menos, tenha cacife pra isso.

  • @rafanoutube
    @rafanoutube Před 13 lety

    @36273898 Então, antes de questionar onde a educação brasileira vai parar, vá questionar o Papa aonde vai parar o mundo com a visão retrógrada da Igreja. E rezemos para que a Igreja Católica não faça mais nenhuma Inquisição. :)

  • @edsongub
    @edsongub Před 12 lety +2

    Como deixar o futuro de nossas crianças nas mãos do que este senhor prentende fazer?? Isto tem que ser denunciado, este senhor nunca poderia estar no poder de decidir algo tão importante e íntegro como este assunto. Isto não faz o menor sentido e não pode continuar! Estou realmente muito indignado!

  • @reginamariano2253
    @reginamariano2253 Před 11 lety

    Vergonha tem que ter vc, Edson que com tanta empáfia defende o purismo da língua, como se só acadêmicos, gramáticos e elite letrada e sócioeconômica se fizessem entender...Tanta indignação e escreve "mal" gosto...hehehe