Quando se trata de português falado, não existe certo e errado

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 26. 08. 2024
  • O linguista Ataliba Teixeira de Castilho, da Unicamp, fala sobre as transformações do português falado no Brasil.
    Leia mais em: revistapesquisa...

Komentáře • 253

  • @wevertonoliveira1082
    @wevertonoliveira1082 Před 6 lety +244

    Que senhorzinho mais simpático!

  • @danilocintra3675
    @danilocintra3675 Před 5 lety +78

    Cara, como é bom ouvir quem conhece ser tão aberto a compreender o sentido de qualquer fala que seja, de qualquer expressão e não condenar a pessoa por falar de uma forma que a maioria acredita ser errada.

    • @TiranoGatoRex
      @TiranoGatoRex Před 3 lety +1

      Esse véio tonto contribui pro emburricemento da população. Em vez de ensinar a falar e escrever direito vem com esse papinho de que tá tudo certo.

    • @eu7iago616
      @eu7iago616 Před 3 lety +5

      @@TiranoGatoRex isso, tu tá certo. Um anonimo da internet que acha que entende mais de linguagem do que um poota linguista :)

    • @TiranoGatoRex
      @TiranoGatoRex Před 3 lety

      @@eu7iago616 Vc não saber quem eu sou não significa que sou anônimo. E em vez de se apoiar na opinião de um "poeta linguista" (grande b*sta) tente usar seu próprio cérebro (vc tem um?) e argumentar por si próprio.

    • @galequiru
      @galequiru Před 2 lety +7

      @@TiranoGatoRex a gente não saber quem você é justamente o que te faz um anônimo. Aliás, achei muito válido seu contra argumento, dizer "grande b*sta" anula mesmo todos os anos de estudo de um linguista.

    • @user-gs1jn7ob9h
      @user-gs1jn7ob9h Před 2 lety

      A única coisa que eu odeio é gíria 🤮

  • @danielbenjamin535
    @danielbenjamin535 Před 5 lety +54

    A sabedoria e a generosidade do professor Ataliba são cativantes. :-)

  • @beatrizrodrigues2911
    @beatrizrodrigues2911 Před 2 lety +9

    Como eu ri aprendendo! Que mente aberta, tudo faz tanto sentindo, eu nem sabia que "deu ruim" era uma gíria kkkk, ouço desde que me conheço como gente

  • @victorhugodasilva7285
    @victorhugodasilva7285 Před 3 měsíci

    O melhor e mais acessível vídeo de Linguística que já vi até hoje! Que jóia rara! Por mais conteúdos de Linguística com linguistas carismáticos como o Ataliba!

  • @celiageoufal
    @celiageoufal Před 6 lety +97

    "A língua escrita como um documento linguístico mente pra caramba"! Gostei dessa! Tá certíssimo!

    • @jurandirsoaresdasilva9789
      @jurandirsoaresdasilva9789 Před 4 lety +1

      Eu também gostei muito, não me lembro agora, mas em português tem coisas que se observarmos a palavra original se escreve de um jeito, o radical, no entanto seus derivados se escrevem com variações "inventadas" pelos gramáticos. Eu acho que a fala tem o "cheiro do povão" e a gramática exala o "cheiro do dicionário. Obs: tenho todo o respeito pelos gramáticos, o que escrevi é só uma humilde opinião.

    • @TiranoGatoRex
      @TiranoGatoRex Před 3 lety

      Esse véio tonto contribui pro emburricemento da população. Em vez de ensinar a falar e escrever direito vem com esse papinho de que tá tudo certo.

    • @jeanvenicios4335
      @jeanvenicios4335 Před rokem

      O vlw ajudou na resposta, nem precisei i no braynly

  • @engladmand281
    @engladmand281 Před 3 lety +9

    Assisti a uma palestra dele há uns 5 anos. Foi simplesmente incrível.
    O nível de conhecimento cultural dele sobre a Língua Portuguesa é absurdo.

  • @Portuguesconmike
    @Portuguesconmike Před 6 lety +31

    Ele é amor!!! Fico arrepiado!!!

  • @felipejfbarbosa
    @felipejfbarbosa Před 4 lety +35

    Para que um texto escrito possa ser bem compreendido, a gramática é fundamental. O ideal é que as pessoas saibam a norma culta e, ao mesmo tempo, saibam reconhecer o valor das mudanças, que, afinal, são evidências da personalidade de um povo.

    • @MrWilliamgatao
      @MrWilliamgatao Před 3 lety

      Isso já é ensinado, o que ele desejou salientar que NADA É ERRADO QUANDO SE FALA, pois é a fala da pessoa, algo que jamais deve ser discriminado e colocado pra baixo. Devemos ensinar que a LÍNGUA É VIDA e está se distanciando do português europeu, em alguns séculos poderemos ser uma língua distinta!

    • @TiranoGatoRex
      @TiranoGatoRex Před 3 lety +2

      @@MrWilliamgatao logico que é errado. Véio tonto com discursinho ideológico a la Paulo Freire. Em vez de ensinar a norma culta que levou séculos para se aperfeiçoar, fala que tá tudo certo e o cara que não estudou nem até quinto ano do primário tem direito de fazer a própria gramática dele mesmo e tá tudo certo. Só um trouxa pra cair nesse papo.

    • @joaod.andradecosme5869
      @joaod.andradecosme5869 Před 3 lety +1

      @@TiranoGatoRex Concordo plenamente. Ele justifica os preguicosos e caga para o futuro e a preservacao da lingua portuguesa.

    • @humanogtres
      @humanogtres Před 2 lety +5

      @@TiranoGatoRex não, cara... não fala bost@. A língua é viva, do contrário falaríamos igual Pedro Álvares Cabral... e se voltássemos mais tempo, falaríamos o galego-português, e voltando mais chegaríamos ao Latim vulgar, a língua falada na periferia de Roma... ser conservador é a coisa mais idiota que existe. Norma culta é a norma socialmente aceita , é a de prestígio, que aceita vários desvios da língua padrão, aquela dos dicionários e das gramáticas, normativas e prescritivas, menos professor pasqualhe e mais Paulo Freire pra derrubar essa barreira da ignorância que tem medo do novo, o chamado conservadorismo, conservar o quê? A burrice, só pode.

    • @pedronascimento5907
      @pedronascimento5907 Před 2 lety +2

      @@joaod.andradecosme5869 O português irá mudar, quer queira você ou não. A língua é viva, muda ao longo do tempo. Você não fala o mesmo português de 500 anos atrás, vc fala um português impuro, resultado de trocas culturais e linguísticas q duraram séculos. Se as línguas não mudassem, vc n falaria português. Justificar preguiçosos?? Por acaso preguiçosos são os trabalhadores rurais, que trabalham p krl o dia td e nunca tiveram acesso a educação? Por acaso preguiçosos são as trabalhadoras e trabalhadores da zona urbana que ralaram a vida inteira e ainda assim tentam acessar a educação pelo eja? Por acaso preguiçosos são as crianças que ficam até meia noite trabalhando na rua p poder ajudar sua familia e acordam 6h da manhã para ir à escola? Todos esse grupos formam e desenvolvem a lingua brasileira, com todas suas variações e riquezas. Oq temos q preservar é A MUDANÇA NA LINGUA. Preservar a língua como ela está é uma das maiores utopias q alguém pode pensar.

  • @anaparente3281
    @anaparente3281 Před rokem +4

    Que espetáculo! Como eu vivi sem esse vídeo até hoje? Quanta simplicidade e conhecimento! É ... simplicidade não é pra qualquer um.

  • @ralfalmerac
    @ralfalmerac Před 6 lety +25

    Esta relação e comparação falada x língua escrita é importantíssima na tradução de livros e quadrinhos. Existe um momento posterior a tradução direta que é adequá-la a linguagem oral dos personagens para não soar estranho ao leitor. Soar engessada, formal demais, artificial. Interessante notar também como a simplificação do sujeito na linguagem falada, excluindo "s" do plural ou trocando "tu" por você e promovendo o uso do verbo que vem a seguir na mesma forma (no exemplo o verbo "falar" para tudo) se aproxima das línguas de origem saxônicas, como o inglês, e se afasta das latinas. São línguas que já foram tidas como mais "pobres" ou "bárbaras" no passado. Bacana. Quero mais entrevistas com este senhor! Muito bom.

    • @PesquisaFAPESP
      @PesquisaFAPESP  Před 6 lety +1

      Temos mais um, já viu? czcams.com/video/0sDuGRKwguY/video.html

  • @dougsemserofunny
    @dougsemserofunny Před 2 lety +3

    Um dos melhores vídeos referentes à língua portuguesa nesta plataforma. O professor Ataliba é extraordinariamente inteligente, humilde e lúcido. Queria eu ter tido aulas com ele quando fui estudante de Letras.

  • @elaineramosdesouza8714
    @elaineramosdesouza8714 Před 2 lety +3

    Ele não é só simpático, mas compreende e respeita que a língua é viva e dinâmica!

  • @reissbibi
    @reissbibi Před 3 lety +5

    Nossa! Excelente! Fiz questão de passar esse vídeo para todos os meus alunos.

  • @treves489
    @treves489 Před 6 lety +43

    Certamente, eu considero o Ataliba o maior linguista brasileiro vivo.
    E concordo sobre a abordagem do ensino de língua portuguesa no Brasil:
    Temos que desprender do ensino gramático de língua.
    Muitos alunos, isso inclui a mim mesmo, perguntam: Em que eu vou usar a "Oração Subordinada" ou "Oração Coordenada", "Complemento Nominal" e enfim. Sendo que os vestibulares, incluindo o ENEM, estão pedindo mais a *interpretação de texto* do que a em si regência.

    • @scarlletundertaker4510
      @scarlletundertaker4510 Před 4 lety +4

      Eu moro no interior de MG, onde a maioria das pessoas ao meu redor tem no máximo o ensino fundamental. A lingua que eu cresci ouvindo é totalmente diferente da escrita. E o pior é que convivo mais com a pronuncia "errada". Então é muito difícil me corrigir e sempre falo mais lento quando sou obrigada a falar a linguagem "correta", porque tenho que pensar hahaha.

    • @jurandirsoaresdasilva9789
      @jurandirsoaresdasilva9789 Před 4 lety

      @@scarlletundertaker4510 hahahahah..... gostei do seu comentário!

  • @brunoeduars
    @brunoeduars Před 6 měsíci +2

    Ótimo vídeo com um excelente professor! Muito obrigado.

  • @igorsantos734
    @igorsantos734 Před 3 měsíci +2

    Muito bom! Sensacional.

  • @IvoGomesivofg
    @IvoGomesivofg Před 6 lety +12

    Excelente edição em consonância com o excelente conteúdo.

  • @leidefeitosa8628
    @leidefeitosa8628 Před 2 lety +4

    Que professor maravilhoso, muito simpático. Mensagem clara. Obrigada prof.! 😀🙌

  • @fabianafaria6552
    @fabianafaria6552 Před 4 lety +6

    Agora como aluna da Univesp tive o prazer de conhecer esse incrível autor. Sensacional essa entrevista. Coisas óbvias descritas em uma didática incrível. A disciplina Leitura e Produção de Texto trouxe muitas contribuições sobre a não definição da Gramática como uma regra universal . A contribuição cultural para o ensino da gramática é algo primordial e muito didático.

  • @rosapassos6463
    @rosapassos6463 Před 6 lety +42

    Estou 100% de acordo com o professor e linguista Ataliba de Castilho. Mas como sou professora de português e francês as pessoas de espantam quando expresso esta minha opinião. Obrigada pelo vídeo.

    • @MrWilliamgatao
      @MrWilliamgatao Před 3 lety

      Irão se espantar comigo tb. kkk

    • @TiranoGatoRex
      @TiranoGatoRex Před 3 lety +1

      Coitado dos seus alunos, mais vítimas da "educação" brasileira.

    • @diversos81
      @diversos81 Před 7 měsíci

      Vc é mais uma discípula do Paulo Freire. Por isso pensa assim.

  • @lokinhas
    @lokinhas Před 2 lety +3

    Que vídeo maravilhoso, faço faculdade de programação e fui indicado pelo meu professor a ver o vídeo, a matéria não é algo que vou utilizar muito na minha vida profissional(de forma direta), mas esse vídeo foi algo maravilhoso, esse professor é um bom profissional e uma boa pessoa.

    • @RoddyBezerra
      @RoddyBezerra Před 5 měsíci

      Cara, sou estudante de Letras de manhã e ADS à noite. Eu me divirto aprendendo.

  • @vitoriasilvadejesus3b715

    Vc é bilíngue da sua própria língua. Amei!!

  • @cookienoob321
    @cookienoob321 Před 3 lety +3

    edição foda, trilha sonora maravilhosa, vídeo lindo... Parabéns aos envolvidos

  • @cleitonlopes2233
    @cleitonlopes2233 Před 2 lety +2

    Grande Mestre! Ataliba é um Gênio.

  • @jusilverio67
    @jusilverio67 Před 3 lety +2

    Tem como curtir mil vezes? Que professor apaixonado pelo que faz! Amei!!!

  • @jacidebrasileiro
    @jacidebrasileiro Před 2 lety +3

    O que foge do padrão linguístico é ocasionado pelo desinteresse de muitos em preservar o idioma ensinado nas boas instituições de ensino e, outrossim, pelo hábito da leitura, que muitos não se dão ao luxo. Então, não se deve padronizar o resultado de um descuido linguístico enquanto, por outro lado, há aqueles que valorizam o método correto seguido e implementado no ensino do idioma no mundo lusófono, obedecendo uma harmonização linguística tanto para fins sociais como para fins comerciais.

    • @franciscolima7259
      @franciscolima7259 Před rokem

      Não acho que deva ter um padrão cada região tem que preservar continuar com o seu jeito de falar não querer copiar outro só pra se sente incluído, nada aver se não gosta do meu geito de falar vai continuar não gostando porque não mudo

  • @moisesespiritosanto584
    @moisesespiritosanto584 Před 6 lety +7

    Pesquisa FAPESP, sempre a melhor resposta, em termos de pesquisa e desenvolvimento!

  • @gianzelada
    @gianzelada Před 3 lety +1

    Quanta sabedoria, adorei o Prof. Ataliba!
    Parabéns para os roteiristas.

  • @gabrieldias303
    @gabrieldias303 Před 2 lety +3

    "Não existe língua portuguesa, existem línguas em português"
    - José Saramago

  • @HermesPasser
    @HermesPasser Před 6 lety +11

    Fascinante.

  • @PatriciaAlves-fk5tr
    @PatriciaAlves-fk5tr Před 4 lety +4

    Simpaticíssimo e muito sábio! Muito bom!

  • @eliecabral26
    @eliecabral26 Před rokem +2

    Que conteúdo incrível!!!!!😍😍😍

  • @matheusmalaghinimoreira529

    Que bom de assistir. Lembrou meu professor de português. Saudades

  • @nadimasalmasiv7890
    @nadimasalmasiv7890 Před rokem +1

    Obrigada, professor.

  • @cleberlopes3981
    @cleberlopes3981 Před 12 dny

    Fantástico. Muito bom. Didática de primeira.

  • @henriquebarros3892
    @henriquebarros3892 Před 4 lety +4

    Adorei o vídeo. Queria trocar uma idéia com o Ataliba. Que mente brilhante!!!

  • @wilttembergmoreirachagas706

    Gostei do vídeo, muito legal o professor: Ataliba Teixeira de Castilho. O professor aparenta ser bem simpático. Pelo menos sábio e sorridente ele é. 😉😄

  • @laramaria2908
    @laramaria2908 Před 4 lety +2

    Só lembrando que no trabalho ou em momentos sérios, falar corretamente ajuda.
    Fora dessas situações não interessa mesmo kkkk

  • @thaismoreira1970
    @thaismoreira1970 Před 2 lety +1

    A língua falada está sempre sofrendo mudanças.
    Ótima esta matéria.

  • @gilbertomedeiros4228
    @gilbertomedeiros4228 Před rokem +2

    ..."A língua escrita, como documento linguístico, mente pra caramba..." kkkkkkk, morri aqui. Adorei.

  • @esdleymoreira6540
    @esdleymoreira6540 Před 6 lety +3

    Obrigado por dedicarem tempo e mostrarem esse conteúdo.

  • @mo22barbosa
    @mo22barbosa Před 3 lety +1

    Maravilhoso o senhor Ataliba! Inteligente e divertido!

  • @lenguasenmi
    @lenguasenmi Před 6 lety +7

    Eu concordo com o fato de que as línguas não são estáticas, as línguas mudam, e como disse um ditado que alguma vez escutei: "É a língua que faz a gramática, não a gramática que faz a língua" Em conclusão a língua a faz o POVO, mas, o porém disso tudo, é: Se a língua tá mudando tanto que pode ser considerada por alguns como um erro, é porquê existe uma brecha enorme entre pobres e ricos, o jeito de se comunicar de um povo fala por se mesmo de sua educação.
    Olha, eu acho positivo isso de aceitar as mudanças da língua, por que isso é natural, mas disfarçar as falhas e o défice que tem a língua por a falta de educação do povo Brasileiro e de fato de muitos países mais na América latina, é tentar cobrir o sol com um dedo.
    Nós somos um exemplo disso, o português, o espanhol e todas as línguas derivadas do latim, se tornaram diferentes por afastamento e influências de otras linguas, mas principalmente porque o povo era ANALFABETA e o acesso á educação era só para uns poucos afortunados!
    Hoje a realidade não é tão diferente, mas também hoje em dia o mesmo povo nem tem vontade, e a prova disso é sua fala.
    Então, EU CONCORDO, MAS DISCORDO!

  • @carlasomartins
    @carlasomartins Před 3 lety +2

    Salvo e compartilhando ✌🏾 Argumentos excelentes

  • @danipivatelli
    @danipivatelli Před 2 lety +1

    Ataliba Castilho, maravilhoso!

  • @agoraesuavez7782
    @agoraesuavez7782 Před 4 lety +2

    adorei esse senhor!

  • @emilyalves1910
    @emilyalves1910 Před 3 lety

    Cara ficou muito top, ainda tô chocada com isso...

  • @scarlletundertaker4510
    @scarlletundertaker4510 Před 4 lety +2

    Eu só percebi comoá língua queu falo é tão diferenti quando eu pus um video de uma pessoa de SP e depois uma de BH. ( Tá errado propositalmete.)

  • @profmarioalves
    @profmarioalves Před 5 lety +10

    *Nossa língua, no futuro, será assim: Vc tm ctz q e vdd? | E será língua oficial.*

  • @AlineWelch
    @AlineWelch Před 4 lety +1

    Que vídeo cheio de leveza e tão claro😍

  • @-BugYT1
    @-BugYT1 Před 2 lety

    Tu falas este "tá" muito bem. O vídeo é informativo... valeu...!

  • @lylica_
    @lylica_ Před 4 lety +1

    Professor gente boa demais!

  • @yvanyramalho2563
    @yvanyramalho2563 Před 10 měsíci

    Muito conhecimento.

  • @teksimples
    @teksimples Před 4 lety +1

    Aí, meu deus. Deu muito bom esse vídeo. ❤️

  • @AmandaOliveira-is3oe
    @AmandaOliveira-is3oe Před 3 měsíci +1

    "Deu ruim" é o contrário de "deu certo", errada a associação não tá haha

  • @talvanesfaustinofarias8061
    @talvanesfaustinofarias8061 Před 10 měsíci +1

    Nós, enquanto sociedade, temos uma visão sobre pessoas idosas, de que todos são conservadores e cheios de preconceitos, no entanto, seu Ataliba, se mostra mais progressista que muitos alunos meus de 15 anos 😅.

  • @caioaugustomartinho3079
    @caioaugustomartinho3079 Před 5 lety +6

    Linguística é linguística. Professor de português é outra. Não confundamos. O linguista estuda a língua a partir de outra perspectiva, a qual difere-se da do professor de português em sala de aula. Que fique bastante elucidado, certo?

  • @gleidsonVilhena
    @gleidsonVilhena Před 4 lety +1

    Que aula! 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿

  • @srbrunobrito
    @srbrunobrito Před 4 lety +3

    Sensacional!

  • @candyfabric
    @candyfabric Před 3 lety

    Apaixonada nesse senhorzinho fofo

  • @alinebohadana9719
    @alinebohadana9719 Před 6 lety +3

    Amo o Ataliba 😍❤

  • @andersoonllopes
    @andersoonllopes Před 2 lety

    08:08 "E condenam Aonde?" rs

  • @normanreedus5734
    @normanreedus5734 Před 3 lety

    esse senhor é muito carismático!! queria que ele fosse meu avo.kkkk

  • @fernandesrucell278
    @fernandesrucell278 Před 5 lety +2

    Que sabedoria... 👏👏👏👏👏

  • @julianelemos9007
    @julianelemos9007 Před 5 lety +4

    Tão lindinho ❤

  • @nezuko_fofinha
    @nezuko_fofinha Před 3 lety +1

    eu amo este homem

  • @lords9699
    @lords9699 Před 4 měsíci +1

    Lendaaaaa

  • @geanebauer
    @geanebauer Před 6 lety +2

    Adorei! Concordo, concordo, concordo!

  • @vanderleicardosodasilva

    Nossa! Fantástico! Não dá pra não simpatizar por esse ilustre senhor!
    Eu não o conhecia, mas a partir de agora vou acompanhar mais vídeos dele!

  • @leandrolucena6873
    @leandrolucena6873 Před 4 lety +1

    Que vídeo, senhores!

  • @mariliaalves1132
    @mariliaalves1132 Před 3 lety

    Encantada!!!

  • @diomaroliveira3637
    @diomaroliveira3637 Před 4 lety +1

    Video maravilhoso ,muito bom

  • @0619531
    @0619531 Před 4 lety

    O maior problema é na escola aprende de um jeito,fora fala diferente do que aprende.São as diferentes linguas do Brasil

  • @fabiorumor5725
    @fabiorumor5725 Před 3 lety

    Existem palavras que são aceitaveis, mas por exemplo: pode viM, amo ELE, cada um com TEU problema, são demais.
    Grande abraço.

  • @douver2304
    @douver2304 Před 4 lety +1

    Ótimo vídeo 👏👏👏👏

  • @petrusveritas2385
    @petrusveritas2385 Před 6 lety +8

    Gosto em partes das colocações do Prof. Ataliba.
    É louvável que tenha essa harmonia “ bilíngue “ entre às instituições mas independente do aspecto linguístico de sua diversidade, gírias, novos vocabulários, estudos a partes de pesquisa, se entrarmos nesse liberalismo linguístico “ da qual sugere o professor Ataliba melhor esquecer que falamos português de vez!
    A língua faz parte de nossas raizes, gostemos ou não, oque vemos além da destruição linguística com o passar dos tempos nem o aspecto básico fundamental o nosso saudoso Brasil sabe mais!
    Um coisa é ser um português abrasileirado outra coisa é ver a língua se tornado uma estupidez coletiva linguística!

    • @rebeccadamasceno1878
      @rebeccadamasceno1878 Před 5 lety +4

      Concorco com você, Petrus. Estou cursando Letras há três meses e já estou com raiva desse tratamento que os linguistas dão a língua, desconstruindo o certo e valorizando os erros.

    • @josuecavalcante244
      @josuecavalcante244 Před 5 lety +4

      De fato a língua evolui -- mais exato seria dizer "degenera", como o grego, que modernamente perdeu as complexas declinações que tinha, e as crianças as aprendiam por imitação, não necessitavam de gramáticas. Mas esses linguístas querem normatizar cada erro que o Seu Zé da Esquina comete. Na verdade o que eles querem é impedir o acesso dos pobres à alta cultura. Se não é isto que expressamente querem, é este o resultado de suas ações concretas.

    • @machadota
      @machadota Před 5 lety +4

      @@josuecavalcante244 Acho que a dimensão "bilíngue" que o professor fala já contempla essas preocupações. Aquilo que é tido como erro muitas vezes carrega muita identidade (regional, de gênero, de classe, geracional...). Eu sou cearense, moro em Pernambuco, já vivi seis anos no Rio e um ano em Lisboa. Amo a minha língua, a sua diversidade e as formas "erradas" em que ela é expressa oralmente. Querer que um pernambucano deixe de falar "visse", "tu fosse", é querer assassinar uma cultura. Aqui exercemos esse fator "bilíngue" com maestria. Claro que sabemos a norma culta e a escrevemos no nosso trabalho, mas entre os amigos e familiares utilizamos a versão informal que conjuga os verbos em segunda pessoa com o "s" no lugar do "t". Que coisa mais bonita e engraçada é o "Eu, tu, fazia isso não..." em que o pernambucana economiza as palavras do "Se eu fosse tu, fazia isso não". Foi desta rica cultura que saiu um Ariano Suassuna e sua obra que conquistou o Brasil. É devido a isso que temos poetas como Patativa do Assaré e o contemporâneo Jessier Quirino. De resto, vão tomar banho e viva a cultura brasileira!

    • @haruki-san5848
      @haruki-san5848 Před 5 lety +2

      Josué Cavalcante Altas culturas? No momento que você chama uma única cultura de "alta", consequentemente você inferioriza as outras.O objetivo não é deixar de ensinar a norma considerada culta, o aluno chega com uma gramática internalizada na escola, o objetivo da escola é expandir os conhecimentos linguísticos deste aluno, capacitar este indivíduo para poder compreender e trocar de gramática, se ele assim quiser ou, em nossa sociedade, precisar, dependendo do contexto. Porém, o que acontece hoje é que as pessoas querem dar um prestígio para uma determinada gramática, inferiorizando as outras.

    • @crissoares2304
      @crissoares2304 Před 4 lety

      @@machadota Viva!!!! Com a palavra um falante da língua brasileira com bastante discernimento. Amei seu comentário!!!👏👏👏👐👐

  • @edinaldogoes6122
    @edinaldogoes6122 Před 5 lety +1

    Algum professor pode me ajudar?! Depois de uma pelada de futebol, estava numa conversa descontraída(resenha-futebolês) e disse: o fulano deu de calcanhar para trás,referindo-me à jogada que achei errada do colega,pois tinha que jogar(ele) para frente, e ele voltou a bola para a nossa defesa(p trás). Nesse contexto,falei besteira? Obg.

    • @FelipeFonseca7
      @FelipeFonseca7 Před 3 lety

      Nunca contexto tão informal, o que importa é se você transmitiu a mensagem.

  • @RicardoPereira-mk3zt
    @RicardoPereira-mk3zt Před 5 lety +3

    esse professor mandou bem kkkkk ele e foda kkkkkk

  • @aprendendocommayarabraga

    Muito bom o vídeo.

  • @keilamatida4805
    @keilamatida4805 Před 3 lety

    Excelente!!!

  • @laununes7947
    @laununes7947 Před 6 lety +1

    Muito legal!!!!

  • @anonimadoyoutube4239
    @anonimadoyoutube4239 Před 6 lety +1

    ótimo.

  • @williansberci2576
    @williansberci2576 Před 6 lety +1

    Muito bom o vídeo

  • @SoPraConstar
    @SoPraConstar Před 3 lety +1

    O entrevistador poderia ter perguntado ao professor: "Mas este argumento não contribui para um péssima formação brasileira?"

    • @isabelalemos2855
      @isabelalemos2855 Před 3 lety +1

      O cara é gramático, pesquisou sobre o assunto e disse (com propriedade) que a língua é maior que a própria gramática e chamar de "errado" o que a criança é acostumada a falar em casa cria não só uma barreira, como também um distanciamento em relação à escola. Mas, claro que o Rafael Garcia que não entendeu nem metade da explicação sintática sabe mais, não é mesmo?

    • @SoPraConstar
      @SoPraConstar Před 3 lety

      @@isabelalemos2855 não quiser dizer que sei mais! Só fiz uma pergunta, mas sua interpretação que é boa né 😅?!

    • @TiranoGatoRex
      @TiranoGatoRex Před 3 lety +1

      @@isabelalemos2855 Oh meu Deus, o cara é o gramático e pesquisou sobre o assunto, portanto ninguém pode criticá-lo!! Como ousam??
      Esse véio contribui para a idiotização do país, sem dúvida nenhuma. "Educação" fajuta a la Paulo Freire, cuja filosofia didática é que todo mundo ta certo de sua própria maneira, e se corrigir o sujeito é porque tá discriminando e outras asneiras do tipo. Não é a toa que o Brasil é do jeito que é. As pessoas não vão pra escola, e quando vão dão de cara com esse tipo de professor que não ensina nada. Lamentável.

  • @thaisyamanaka7890
    @thaisyamanaka7890 Před 3 lety

    Queria ser aluna dele

  • @luhpaz2024
    @luhpaz2024 Před 3 lety

    Vi para aqui para fazer cursinho construção para Enem

  • @ccristinaaraujo1450
    @ccristinaaraujo1450 Před 6 lety

    Muito interessante!!!

  • @mariadagracaporciunculadas1959

    eu falo muito tá tá tá

  • @pedrosergio7564
    @pedrosergio7564 Před 6 lety +21

    Esse negócio de que não tem certo nem errado destrói a língua portuguesa culta, é por isso que a língua portuguesa parece ser tão difícil porque as pessoas falam errado todo tempo sem ter ninguém que há corrija aí as pessoas transferem os erros da fala para a escrita e ainda tem pessoas que dizem que é a riqueza da língua falada ou que é "a língua que está evoluindo" me poupe algumas pessoas dizem que eu sou um preconceituoso linguístico mas não é justo a gente estudar bastante a lingua portuguesa para a gramática mudar o tempo inteiro se adaptanto língua errada que o povo fala. Dizer " nois vai ou nois vamo, nois foi ou nois fumo nois samo nois", tu vai tu foi agente vamos eu vevo, comendo os R e os S do final das palavras e os D dos verbos no gerúndio ex falan(d)o dizen(d)o in(d)o pon(d)o, erros de prosódia e ortoépia com por ex. Eu fécho, a résma de papel, gratuíto, rúim, récorde rúbrica erros no plural das palavras como por ex cidadões, cristões e etc. E as pessoas que eu já vi falarem assim não foi gente analfabeta forem advogados, professores e políticos . Tudo isso é errado e ainda tem pessoas que insistem em dizer a língua é que está evoluindo isso me dá uma raiva tão grande porque estudo demais para fazer as provas de língua portuguesa e depois vem essas pessoas esses linguistas sei lá o que o que sao vocês e dizem ninguém tá errado que todo mundo fala português, só se for o portugues do quinto dos infernos. Quer saber se escriver assim e certo ou errado, escreva isso na prova do enem, eu acho que é por isso que a língua portuguesa brasileira é tão desvalorizada, os portugueses dizem que a gente sempre dá pontapés na gramática e eu dou razão a eles de fato isso é verdade

    • @mateuseliascruzantunes8018
      @mateuseliascruzantunes8018 Před 6 lety +16

      Pedro Sérgio você escreveu um texto reclamando de erros do português cometendo tantos...

    • @ccristinaaraujo1450
      @ccristinaaraujo1450 Před 6 lety +6

      Mateus Elias Cruz Antunes, isso mesmo. Para quem acha que existe o certo e o errado na língua, um bom começo seria, por exemplo, ele saber distinguir "a gente" de "agente".

    • @lrsantos1076
      @lrsantos1076 Před 6 lety +1

      Lá vem um idiota com o papo de culto e todo esse blá blá blá,

    • @matheustudor6399
      @matheustudor6399 Před 6 lety +2

      Pedro Sérgio vc nao sabe nem entender o que se quer dizer com um título jornalístico relativo a uma ideia sobre a linguagem, e vem aq passar pito? ah vá!

    • @josuecavalcante244
      @josuecavalcante244 Před 5 lety +3

      Por trás das ideias do Pedro há algo verdadeiro, mesmo que ele não consiga expressá-lo adequadamente. Meus amigos, não nos enganemos... as pessoas que rapidamente aderem a essas teorias de linguístas bocós são preguiçosos que não dominam a norma culta. Aperte-as e verá... A verdade é que se deixássemos a língua à deriva, seria como o devir de Heráclito, e seria impossível falar duas vezes a mesma língua (isto não é literal, cambada, é uma figura de linguagem, sabem o que é?). A partir do momento mesmo que dizemos ao favelado que não há maneiras superiores de se usar a língua portuguesa, fechamos para sempre o contato dele com os clássicos de nossa literatura e o melhor que nossos homens já produziram. Ao invés de darmos a ele educação verdadeira, fechamo-lo no mundinho dele, onde a incultura e a angústia que não se consegue expressar reinam. Parem já com essa pouca vergonha, e vão estudar a norma culta. Você não precisa ir a uma gramática, basta ir ao velho Machadão e imitá-lo -- é que se você "medir" o texto dele com uma gramática, caberá perfeitamente.

  • @marcosPRATA918
    @marcosPRATA918 Před 4 lety

    Ótimo.

  • @misaellopes1442
    @misaellopes1442 Před 6 lety

    Ótimo!

  • @RodrigoPerez79
    @RodrigoPerez79 Před 4 lety

    Sobre a palavra sintaxe, interessante que o Ataliba fala "sintasse". Eu sempre falei "sintacse".

    • @MrWilliamgatao
      @MrWilliamgatao Před 3 lety +1

      O correto é falar''sintassi'', pois o X tem som de SS tb em algumas palavras: ''Exceção, exceder, excesso, excelente, exceto, excêntrico, excepcional, excerto, exceto, excitar...''

    • @TiranoGatoRex
      @TiranoGatoRex Před 3 lety

      ​@@MrWilliamgatao de acordo com esse véio não tem correto, pode falar sintacse ou sintasse ou sintache.

    • @MrWilliamgatao
      @MrWilliamgatao Před 3 lety

      @@TiranoGatoRex velho é seu encéfalo retrógrado.

    • @TiranoGatoRex
      @TiranoGatoRex Před 3 lety

      @@MrWilliamgatao assista o vídeo, seu animal

  • @laerteaero
    @laerteaero Před 4 lety +3

    5:10 isso é bem comum aqui no nordeste. "as larva rêa dela"
    czcams.com/video/7ahoCW3DePg/video.html

    • @MrWilliamgatao
      @MrWilliamgatao Před 3 lety

      Bem isso, outra língua aqui! Em alguns anos nossa Língua Portuguesa estará bem separada do português europeu!

  • @walmirmedeiros5037
    @walmirmedeiros5037 Před 5 lety +1

    - Educação com ciência não dá lucro, já imaginei como funciona um autômato.

  • @Newguite
    @Newguite Před 6 lety

    eu dei uma olhada aqui, e n achei as redes sociais (tipo o twitter) de vcs pelo youtube, seria bom se colocassem ae na descrição e na parte "sobre" do canal :3

    • @PesquisaFAPESP
      @PesquisaFAPESP  Před 6 lety +1

      Bom alerta, agradecemos. Por enquanto, o site tem todas essas informações (na coluna da direita): revistapesquisa.fapesp.br/

  • @cleitonsantos1272
    @cleitonsantos1272 Před 6 lety

    Muito bom vídeo

  • @jacksonamaral329
    @jacksonamaral329 Před 4 lety

    muito bom.

  • @eudoraemdiversodaniela8359

    Ameii