Vamos falar sobre Maladaptive Daydreaming?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 27. 07. 2024
  • O vídeo de hoje aborda o tema tão pouco falado e estudado na literatura brasileira: a desordem do devaneio excessivo (Maladaptive Daydreaming). Justamente por ser pouco conhecido e estudado, algumas pessoas podem passar a vida inteira sem receber um diagnóstico (tratamento) ou, até mesmo, serem diagnosticadas com esquizofrenia de forma errada. O vídeo tem a intenção de levar informação para quem possui sintomas pertinentes ao diagnóstico ou possui dúvidas sobre ele, desmistificando a vergonha e o tabu por detrás dos devaneios, que leva muitas pessoas a sentirem medo de contar sobre suas fantasias a alguém.
    O vídeo não possui objetivo de diagnóstico. Não se utilize dele para se autodiagnosticar ou se automedicar, procure sempre ajuda profissional de um psicólogo ou um psiquiatra.
    Espero que as informações contidas aqui te ajudem a refletir e encontrar possibilidades para vivenciar uma maior qualidade de vida.
    Taylane Bochi Maschio
    Psicóloga,
    Especialista em Psicanálise
    Contato: (51)98913-9191 (whatsapp)
    E-mail: taylanemaschio@gmail.com
    Instagram profissional: @psicologa_taylanemaschio

Komentáře • 241

  • @Misslua00
    @Misslua00 Před 3 lety +241

    Cara isso é igual uma droga, é muito difícil controlar os próprios pensamentos os devaneios vem do nada!

    • @annacarolinesousabarreto5
      @annacarolinesousabarreto5 Před 3 lety +6

      Leia meu depoimento,pode lhe ajudar! Tá mais acima

    • @AnkhMods
      @AnkhMods Před 3 lety +43

      sabe o pior? eu não consigo me imaginar vivendo sem isso... faz tão parte de mim que sinto que se isso mudar vou deixar de ser quem sou.

    • @lidianealmeidamorris658
      @lidianealmeidamorris658 Před 3 lety +4

      @@annacarolinesousabarreto5 cadê seu depoimento? Não encontrei entre os daqui.

    • @eduardazzii
      @eduardazzii Před 3 lety +3

      @@AnkhMods Meu deus tô descobrindo isso agora eu também

    • @cleisilva317
      @cleisilva317 Před 2 lety +2

      É verdade, não controlo meus pensamentos.

  • @Renata_Neves
    @Renata_Neves Před rokem +7

    É como ter uma vida congelada. Mas meu Deus, eu abri mão de tantas coisas. Mesmo exausta devaneava. Perdia horários. Me isolava e não me comunicava muito. Era inacessível. Mas apesar dos devaneios me deixarem feliz eu ficava estressada e irritada. Não levava a vida que precisava levar. Não tinha rotina como os outros. Mas não posso me culpar. Precisei desses devaneios.

  • @lucas.coutin
    @lucas.coutin Před 3 lety +200

    Tenho uma história diferente para cada uma das minhas playlists de música. E se alguém me atrapalha, o humor muda rápido.

    • @gracekelly2414
      @gracekelly2414 Před 3 lety +15

      Q nem eu! 😱 tô besta ñ sabia disso

    • @eduardazzii
      @eduardazzii Před 3 lety +3

      Eu também

    • @sonhadoraanonima8414
      @sonhadoraanonima8414 Před 3 lety +40

      Nossa eu te entendo. Escuto músicas trancada em um quarto andando e correndo de um lado para o outro. Se alguém entra e interrompe eu fico puta

    • @lucas.coutin
      @lucas.coutin Před 3 lety +30

      Acredito que o maladaptive daydreaming seja uma reação do cérebro ao fato de alguém não conseguir se expressar 100% com outra pessoa. Poucas ocasiões na vida eu tive a oportunidade de dialogar usando tudo o que sei e ser compreendido.

    • @eduardazzii
      @eduardazzii Před 3 lety +12

      @@lucas.coutin Super verdade,ao longos dos anos eu nunca me comunicava com ninguém

  • @Amandavasc
    @Amandavasc Před 3 lety +80

    Eu sempre tive isso e nunca soube explicar ou tive coragem de contar. Achava q era só uma imaginação muito fértil, e inclusive me tornei escritora pra registrar estes meus mundos paralelos, mas no fundo nunca achei normal o quanto q eu recorro a essas fantasias e o tanto de tempo que perco nisso. Percebendo o quanto q a minha realidade é desagradável eu percebo q foi por isso q elas começaram e agora sei q talvez eu seja viciada...

    • @kimjisoolima4624
      @kimjisoolima4624 Před 2 lety +2

      tbm me sinto assim, literalmente um vicio, uma droga psicólogica

  • @elvisoliveira9856
    @elvisoliveira9856 Před 3 lety +12

    Eu simplesmente não consigo tolerar a vida , tudo me incomoda, eu só quero viver o meu devaneio e mais nada

  • @GabrielaAlves-qb8xx
    @GabrielaAlves-qb8xx Před 3 lety +153

    O meu piorou MUITO MAIS depois da quarentena.

  • @fellipeviolante6541
    @fellipeviolante6541 Před 2 lety +20

    Galera, algumas coisas que vem me ajudando a ir superando isso, é: 1- cortar laços que me leva a isso, tipo, eu sempre fui muito pé no chão com as coisas e sempre resolvia fazer planilhas, e levei minhas fantasias pro Excel, eu deletei sem pensar(me senti vazio mas me acostumei) música foi outra coisa que eu vou cortando aos poucos, difícil, mas necessário.
    2-to buscando ocupar a mente, fazendo exercícios toda hora que vem as fantasias, principalmente nas que eu me pego sonhando, ou então tomar água, conto até 10 e faço outra tarefa que eu tenho(no caso do trabalho), isso vem me ajudando demais.
    3-busco conversar com alguém sobre algum assunto do momento(claro que em alguns momentos não dá pra conversar) mas também me ajuda a ocupar a mente.
    4-evito procrastinar, eu sou procrastinador demais kkkkk então eu busco fazer sem pensar, não pensar demais…
    É muito complicado, tenho algumas crises de ansiedade, respiro fundo, várias vezes até passar…
    Tenho buscado podar as fantasias pq realmente minha vida tá passando rápido e não tô aproveitando.
    Saúde a todos ❤️

  • @fernandalopes278
    @fernandalopes278 Před 3 lety +199

    EU nunca tive um relacionamento entao quando gosto de uma pessoa EU sempre crio uma historia sobre a pessoa de quem gosto e ao mesmo tempo sofro por saber que nunca vai acontecer

    • @pereiramwgd
      @pereiramwgd Před 3 lety +39

      Sou nordestina e meus devaneios são sobre receber atenção dos outros. E o estado onde moro é feio, isso é deprimente e o povo não se importa com a estética.
      A atenção do crush, um ator, e de celebridades que nunca conheci, enfim. Venero Nova Iorque, Soho onde ele mora, e Londres na Inglaterra. Eu sou a vencedora do oscar, queridinha de Hollywood. Tenho playlist de músicas.

    • @GabrielaAlves-qb8xx
      @GabrielaAlves-qb8xx Před 3 lety +2

      Cara eu sou assim mesmo

    • @lulamolusco1490
      @lulamolusco1490 Před 3 lety +8

      @@pereiramwgd eu acho o nordeste lindo e sinceramente, acho toda essa propaganda de nova York uma ideia superficial digna de um país que só vende imagem que nem os Estados unidos. lá é foda e tudo mais mas, ir pra lá e morar é outra coisa, também tem toda uma questão de desigualdade e xenofobia (se vc for de outro país é claro). tipo, cada lugar tem suas qualidades. eu sou do Norte também (não exatamente do nordeste), sou do interior do Amazonas, e mesmo que estando num lugar do Brasil mais esquecido e por não ser da capital ter outra questão enorme, eu gosto muito de morar aqui, sabe? Brasil, eu amo o Brasil apresar de toda a merda que rola, a gente vive num país lindo e que se vc pesquisar bem não é tão ruim quanto a gente ouve. os Estados Unidos é muito pintado como melhor qualidade e experiência de vida possível mas, isso não é exatamente verdade, eu acho que é mais sobre se empoderar com as coisas que vc tem, tipo quando um cara negro e da favela do rio de janeiro faz uma música anti racista de auto estima e tal. eu acho que é sobre dar valor ao que tem e entender que o as pessoas que são seu "modelo de perfeito" são meio que só superficiais, e são mesmo apesar de tudo, os Estados Unidos é um país tão capitalista que felicidade pra maior parte das pessoas de lá só se resume a bens matérias e servir o país como funcionário público. tipo São Paulo, uma boa boa Metrópolis e ruim ambiente

    • @annacarolinesousabarreto5
      @annacarolinesousabarreto5 Před 3 lety +1

      Leia meu depoimento,pode lhe ajudar! Tá mais acima

    • @gracekelly2414
      @gracekelly2414 Před 3 lety +2

      Eu também faço isso

  • @carolinasilva3265
    @carolinasilva3265 Před 3 lety +83

    É um vício invisível, nunca consegui controlar me atrapalha em tudo principalmente a pegar no sono.são dois mundos mas na realidade srm conexão real com os dois, muitas vezes achei que tinha controlado mas vem algo na minha mente que me tira da realidade e fico na minha outra vida as vezes meses sem interrupção, tenho total consciência que este mundo não existe mas lá sou o que quero tenho controle mas mas também não me sinto bem. Me sinto parada sem conseguir viver

  • @Anzy.99
    @Anzy.99 Před 3 lety +108

    ah, lembrei de algo. às vezes eu vejo uma situação numa série, vídeo ou música, etc, e eu paro o que to fazendo pra ficar sonhando. às vezes eu fico com a tv pausada por horas pensando num cenário pq se eu despausar, vai me distrair desse devaneio (e tbm tenho tdah)

  • @cherry-ni8sm
    @cherry-ni8sm Před 2 lety +28

    Eu passo horas e horas andando pela minha casa até minhas pernas doerem e repetido gestos, vivendo na minha fantasia, se tornou um vício eu fazer isso todos os dias. Sinto que uma grande parte do meu dia é ficar em devaneio enquanto escuto música. Se tornou uma necessidade! Não achei que fosse prejudicial mas eu sei que isso me tornou muito mais solitária e com menos vontade de viver a minha realidade

    • @jordana2480
      @jordana2480 Před 2 lety +8

      Eu tb perco parte do meu dia fzd isso. Mas estou tentando desenvolver disciplina. Eu aconselho vc a ter uma listinha de tarefas onde vc estabeleça pequenas metas por dia e aumentando com o passar dos dias. Os devaneios nos concedem dopamina rápido e a gente desacostumou com tarefas q exigem tempos concentrados. Mas com esforço podemos nos disciplinar. Procure obviamente tb ajuda profissional

    • @biancavitoriaoliveira729
      @biancavitoriaoliveira729 Před rokem +3

      Minha quarenta se resumiu a passar o dia inteiro assim, eu ia pro meu porão de manhã e só saia de noite praticamente . Hoje em dia com a minha rotina mais fora de casa geralmente oque eu quero é voltar pra casa e ficar rodando e escutando minhas músicas , oque me impede as vezes é lembrar que eu tenho o zumbido no ouvido ( adquirido na quarentena por ter escutado músicas no volume máximo o dia inteiro ) e eu tenho medo de ficar surda , tento dar uma moderada nas músicas algumas vezes

    • @lucassamuel2455
      @lucassamuel2455 Před rokem

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK igual eu

    • @SagatZikka
      @SagatZikka Před 5 měsíci

      Os relatos dos devaneios são assustadores, parece que a pessoa está sob efeito de drogas alucinógenas sem contar os rituais durante os "sonhos" ou as brisas... Andar pela casa,falar palavras baixinho kkkk
      Não é possível q isso seja normal é porque a ciência tá fowdassy p isso,mais ctz que é alguma doença slc.

  • @palomaraaquel3002
    @palomaraaquel3002 Před 3 lety +34

    Eu sempre tive esses "sonhos" acordada, e eu sei que me faz sofrer, pois acabo deixando minha vida de lado , deixando de fazer coisas que gosto. Sei que uma alternativa é cortar o gatilho , no meu caso a música. Mas é como uma droga que preciso diariamente, é um vício.

    • @layanesouza2804
      @layanesouza2804 Před 2 lety +9

      Eu soube ontem o nome disso e fiquei mto impactada pq achei que era a única que fazia isso e ver outras pessoas assim foi surreal pra mim, cmg começou aos 5 ou 6 anos e hj tenho 25, o que vc disse é real, é algo que sempre esteve cmg e que passou a ser parte de mim, a música é o principal gatilho, isso é quase unânime, tô processando tudo que soube desse transtorno, meio que é difícil saber que isso é um problema.

  • @shanndainerd7579
    @shanndainerd7579 Před 3 lety +47

    Eu tenho um sonho de cortar isso de mim, eu ainda não tive conclusão de psicólogo sobre ter, ainda não chegou em uma conclusão, queria ficar mais tempo parado, sem ficar imaginando, eu imagino eu cantando em shows, imagino cenas de desenhos criados por mim, crio personagens bem completos, desde pequeno ando em círculos, tipo ando pela minha casa, o bom é que não faço isso toda hora, sobre andar, faço em uma pequena parte do dia, só quero um dia ser alguém que não faz isso, porque as vezes me deixa mal, vídeo incrível!!! Like

  • @pereiramwgd
    @pereiramwgd Před 3 lety +24

    Que a divulgação se espalhe cada vez mais. Esse transtorno é infelizmente mal diagnosticado em muitos casos.

  • @HomersNew
    @HomersNew Před rokem +7

    Apesar de todas aa desvantagens (que são muitas por sinal), ja tiveram vezes que isso me ajudou demais.
    Por exemplo, eu costumo imaginar a morte de entes queridos e sofrer a perda como se fosse real, isso me ajudou bastante. Pois quando aconteceu de verdade, eu ja tinha passado por isso tantas vezes na minha cabeça, que não fiquei tão abalado quanto os outros. Ja estava preparado pra isso.

  • @joanainaciacardoso7227
    @joanainaciacardoso7227 Před 3 lety +79

    Eu parei de ouvir música, novela séries porque eu cheguei por eles eu repito cenas...tanto que isso praticamente acontece na vida real

    • @pereiramwgd
      @pereiramwgd Před 3 lety +29

      Não se preocupe; respire fundo e tente se concentrar em algum vídeo engraçado por exemplo. Foque na respiração.
      É um grande absurdo ver que esse "hábito", praticamente em escala mundial, não tenha destaque, divulgação na mídia.

    • @ca93432
      @ca93432 Před 3 lety +10

      e funcionou ? queria parar de sonhar tanto mas não sei nem como....

    • @joanainaciacardoso7227
      @joanainaciacardoso7227 Před 3 lety +10

      @@ca93432 Sim. Funciona faça o teste, não é tão simples controlar mas, resolve muito.

    • @sonhadoraanonima8414
      @sonhadoraanonima8414 Před 3 lety +16

      Olha você é guerreira. Eu praticamente respiro música. Seria extremamente doloroso para mim deixar isso. Mas elas são o principal gatilho. Consigo controlar isso quando quero. Mas controlar a minha cabeça já é outra história

    • @sonhadoraanonima8414
      @sonhadoraanonima8414 Před 3 lety +4

      @@pereiramwgd ei, você gostaria de postar vídeos em seu canal? Se algum dia quiser começar eu já sou uma inscrita!. Você pode ter o tempo que quiser para fazer tudo e para ter tudo o que quiser. Mas nunca desista de si mesma (ou mesmo kk. Não sei se é garoto ou garota)

  • @cintiamonteiro289
    @cintiamonteiro289 Před 3 lety +38

    Sofri com isso desde a infância. Passei parte da minha vida criando um mundo paralelo e perfeito na minha mente e os prejuízos foram imensos. Fui a psicólogos e psiquiatras, cheguei a receber o diagnóstico de transtorno bipolar. Hoje tenho buscado a presença de Deus em oração e pedido que Ele me ensine a viver a cada dia. Não alimento mais as fantasias, recorro ao Deus Todo Poderoso que me ama acima de tudo. Não sou contra tratamentos médicos e psicoterápicos, eles são importantes, mas tenho aprendido que desenvolver um relacionamento com Deus através de Jesus é o principal. Ele tem me ensinado a canalizar essa capacidade criativa positivamente. 🙏🏻❤

  • @pereiramwgd
    @pereiramwgd Před 3 lety +28

    Felizmente consigo controlá-los e me focar em outras coisas. Mas sendo uma pessoa qus não tem amigos e não pode sair muitas vezes de casa, eu até entendo.
    Me concentro nas notícias, curiosidades, beleza, estudos.
    Moro no Nordeste e a minha realidade, devo dizer, é bem entediante. O povo é preocupado apenas com a curtição, e é impressionante como você não acha uma pessoa que pense como você e não seja invejosa. Triste. Sou um moreno bonito, minha irmã é loira e sofre muito com as meninas má intencionadas. Aquele olhar maldoso e invejoso dói em uma sociedade que se diz tão feliz, sorridente e única.

  • @lunatica1993
    @lunatica1993 Před 3 lety +18

    Realmente é minha luta de cada dia! 🤦🏻‍♀️🤷🏻‍♀️

  • @delmaduarte2788
    @delmaduarte2788 Před 3 lety +30

    Nossa há 40 anos tenho devaneios e não sabia o nome , não fiz faculdade, não aprendi a dirigir que é o meu sonho.

    • @smoke_lady
      @smoke_lady Před 2 lety +11

      Sinto muito muito muito msm...esse é meu maior medo, deixar passar a vida e só me dar conta muito tempo dps presa no país das maravilhas sem conseguir sair...

  • @Anzy.99
    @Anzy.99 Před 3 lety +20

    mano, me descreveu por inteiro. eu sempre fiz isso, eu não me lembro muito da minha infância como um todo, mas lembro mais da minha adolescência, e eu já lembro de fazer isso às vezes, não era algo que ocorria muito, mas nos últimos 5 anos, no fim da minha adolescência, eu comecei a ter muitos problemas com minha saúde mental, me mudei, e fiquei muito só. Meio que passei a fazer "fanfics mentais" como uma forma de passar o tempo, em que eu gastaria fazendo literalmente nada, só, em casa, com ninguém em volta, e desde então eu tenho que "atualizar" os cenários quantas vezes por cenário, e além do mais, são vários cenários diferentes, e eu escolho um de acordo como eu tô me sentindo OU quero me sentir. Se estou um pouco mais triste, eu escolho algo um pouco mais feliz, e se estou com o humor um pouco melhor, escolho algo mais fantástico. Eu não posso dizer que tenha me prejudicado em alguma coisa, no momento só me deixa um pouco mais feliz e menos só, já que pelo menos na minha cabeça tem cenários felizes e amigos, e me distrai do dia a dia que não é tão ruim quanto um dia foi, mas ainda dá pra ser bem melhor.

    • @mymeloletti
      @mymeloletti Před 3 lety +5

      Simmm, tipo eu, eu gosto dessas minhas fics mentais, na maioria das vezes eu faço como se fosse uma série, novela ou filme, e eu amo. Lá eu posso ter amigos, ter um namorado, ter a vida que eu quero, eu só sinto que me atrapalha quando eu preciso fazer alguma coisa e não consigo me concentrar por estar fantasiando, mas eu sempre tento me concentrar de novo.

  • @sonhadoraanonima8414
    @sonhadoraanonima8414 Před 3 lety +14

    Eu acho que repito uma cena criada na minha mente desde os meus 13 anos. Aos 11 eu comecei, fui reconstruindo até permanecer nisso sempre. Hoje tenho 20 anos e ainda tenho isso. Quando comecei a tratar parecia que ninguém me entendia, nem eu mesma. Me tratavam como uma esquizofrênica

    • @Itsfine416
      @Itsfine416 Před rokem +1

      Será q essa conta ainda é ativa?

  • @sdeferreira
    @sdeferreira Před 2 lety +6

    Se você tem/acredita ter Devaneios Excessivos, ouça a música Eu Inventei Você, da Fresno, e me diz que eu nao estou louca porque tem tudo a ver com esse transtorno, gente.

  • @jennifersilva7677
    @jennifersilva7677 Před 3 lety +8

    Eu tenho isso 24 horas por dia, eu não consigo parar

  • @karine.l8666
    @karine.l8666 Před 2 lety +5

    Faço isso desde os 8 anos quando tive o meu primeiro devaneio, lembro que contei pra uma amiguinha na escola e ela riu muito de mim, desde então nunca tive coragem de contar pra ninguém mais até hoje, meus personagens evoluíram conforme eu fui crescendo tbm, hoje tenho 24 anos e continuo criando minhas histórias e me sinto muito bem quando entro no meu mundinho que é só meu e posso fazer tudo que eu quiser.

  • @lucasserafim21
    @lucasserafim21 Před 3 lety +9

    depois de muito tempo sendo confundido com um asperge descobriram que era devaneio excessivo. No meu caso era muito intenso, pois como eu ficava muito tempo sozinho, quando criança, eu ficava o dia todo correndo, tava sempre com fome e nunca segurei peso, além de que até hoje eu sempre fico com garganta inflamada, pq meus sussurros são muito forçados, sempre deixo escapar um gritinho. Enfim, muito obrigado por ajudar a divulgar isso, pois é muito importante, a minha mãe, hoje com cinquenta anos, também convivia com devaneio excessivo e ela vivia em sitio, no nordeste, ou seja, pessoas um pouco mais ignorantes do que aqui em SP.

  • @maripdelf
    @maripdelf Před 3 lety +9

    Meu maior gatilho são os livros, em especial, um livro que gosto muito. Acabo sussurrando, como se conversasse com esses personagens. Nesta quarentena, acredito que intensificou ainda mais esse sentimento, uma vez que o estresse de estudar me pegou de jeito, então, essa foi a "forma" que consegui aliviar essa causa. Porém, esses devaneios sempre existiram, desde criança, quando ficava fantasiando sobre novelas, me pondo no lugar da personagem principal.

  • @user-cs1zr1nm3i
    @user-cs1zr1nm3i Před rokem +3

    ♡ - Eu tenho devaneios constantemente, sou escritora iniciante e sinceramente, amo imaginar cenas fictícias com personagens diferentes, sempre fui muito apegada a histórias de desenhos/novelas, desde criança tenho tido devaneios e atuado como se eu fosse algum personagem neles, brincar de me imaginar nas histórias e viver algo irreal era incrível, eu sempre fui criativa, escrevendo histórias, inventando, deixando que a minha criatividade fluisse e me guiasse até uma história nova, hoje acho que realmente estão em excesso, apesar de não me afetar na escola e menos ainda em relações com amigos ou parentes, eu amo, eu demonstro carinho, e eu me sinto bem com eles, os devaneios se despersam completamente quando estou com alguém que sei ser agradável para se estar próxima, eu continuo tendo meus sonhos, mas às vezes, uso como uma escapatória para os problemas e eu não quero isso, eu não quero que eles parem completamente porque imaginar e escrever cenas é algo que já faz parte de mim, escrever é uma das minhas paixões mais fortes, e eu quero continuar, somente, quero parar de devanear demais, ter um controle, sabe? Viver o atual também, é como dizem, uma leitora não tem apenas uma vida, e uma escritora nunca apenas uma história montada em sua cabeça, sempre terão mais e mais personagens, amores e sonhos. Mas para além dos meus devaneios eu tenho uma vida...e como eu vou alcançar meus sonhos nessa vida se vivo dentro da minha cabeça? Em um universo só meu?
    Eu quero mais aqui na realidade, quero alcançar meus sonhos, conseguir ter o que eu sonho em mãos, mas às vezes, os devaneios parecem tão mais promissores, costumo colocar músicas no fone e sair por aí como um personagem de musical, dançando, cantando, correndo, andando na casa toda, gesticulando, chorando, agindo como uma atriz, meus gatilhos são mais fortes com música, amo séries e tals mas as cenas às vezes me dão ideias para cena e isso se inicia de novo, um ciclo realmente vicioso.

  • @kallydelrey
    @kallydelrey Před rokem +5

    Eu dependo disso pra viver, eu só sou feliz quando eu vivo outra realidade.

    • @marianaaraujo6128
      @marianaaraujo6128 Před rokem +4

      Exatamente! É tão ruim sair da nossa cabeça e perceber que somos o exato oposto de tudo aquilo que queríamos ser.

    • @francamente1150
      @francamente1150 Před rokem +1

      Simmmmm, vc se conforta

  • @laurogoncalves6545
    @laurogoncalves6545 Před 3 lety +83

    Tenho isso desde criança e só fui saber que é uma doença ontem.

    • @rafaelteixeira2392
      @rafaelteixeira2392 Před 3 lety +15

      Eu tenho tbm desde que criança eu brincava imaginando e isso passo a virar rotina literalmente,eu acho que meu caso e doença,eu sinto medo em falar isso minha família tem um prencoceito,me associa a uma pessoa louca algo abominável para meus pais,e até mesmo negam acharem que eu fingo isso atrapalha até o sonho e minha concentração nós contéudos da escola.

    • @laurogoncalves6545
      @laurogoncalves6545 Před 3 lety +3

      @@rafaelteixeira2392 te entendo.

    • @lulamolusco1490
      @lulamolusco1490 Před 3 lety +12

      é bizarro pensar que é uma doença

    • @gracekelly2414
      @gracekelly2414 Před 3 lety +8

      Eu tbm sou assim desde criança e só fui descobrir hj

    • @AnkhMods
      @AnkhMods Před 3 lety +13

      eu tenho 23 anos e até hoje ajo dessa forma, inclusive uso isso pra criar ideias pra minha escrita, mas o pior é que n me imagino sem isso, é tão parte de mim q sinto que n sei me imaginar sem isso

  • @cintia569
    @cintia569 Před rokem +6

    Eu sou assim infelizmente, fui uma criança sozinha e aprendi a me distrair criando histórias na minha cabeça, eu invento histórias com pessoas que conheço, com atores e com mídias áudio visuais que eu gosto, sempre achei que eu sempre fui de mais nessa questão, geralmente eu faço isso em casa, mas na rua as vezes me pego falando sozinha e interpretando as pessoas dos meu devaneios, eu não confundo a realidade com os meus pensamentos mas eu não consigo controlar as atuações (falar sozinha) e nem a minha vontade de criar as histórias, eu deixo de fazer coisas importantes para viver na minha cabeça e algum momento eu sinto que vou ter sérios problemas

  • @Lara-jx3mo
    @Lara-jx3mo Před 3 lety +8

    Tenho isso desde a infância e desenvolvi TOC. É bem ruim e não sei como parar, mas tô tentando muito. Já tive D.E com filmes e séries há alguns anos, hoje já não tenho mais. Continuo tendo D.E com música. A combinação da música + corrida é meu gatilho. Queria muito ouvir música como qualquer outra pessoa, essa doença é uma merda.

  • @brnne
    @brnne Před 3 lety +7

    Vi dizerem que tem relação com TDAH, e faz muito sentido uma vez que a procura por dopamina e se manter entretido é muito alto. Daydream sai quase automático

  • @giovannadeodoro4729
    @giovannadeodoro4729 Před 3 lety +43

    Eu tenho isso desde de criança, sempre tive muito tempo de devaneios , porém agora já com 20 anos, eu estou tendo devaneios negativos, fantasias que me deixam triste, mexe com meu emocional e está interferindo no meu relacionamento

    • @sandrarafaela
      @sandrarafaela Před 3 lety +2

      Procure acompanhamento com psicólogo (a), ajuda muito!

  • @alexn.c.458
    @alexn.c.458 Před 3 lety +9

    Parabens pelo video.
    Eu sempre fui um sonhador alucinado
    Mas agora que sei que isto foi por alguns traumas de infancia compreendo melhor. Porque sempre fui assim.

  • @ceulua8597
    @ceulua8597 Před 3 lety +36

    Vídeo excelente! Eu fujo da minha realidade e fico cerca de 8 horas por dia em devaneio, deixo até de dormir ou comer. Hoje não sei viver fora do meu mundo imaginário.
    Tenho dois irmãos com esquizofrenia, mas eu, diferentemente deles, consigo diferenciar a realidade dos meus devaneios.

    • @laurogoncalves6545
      @laurogoncalves6545 Před 3 lety +4

      Eita, eu achava que só eu ficava tanto tempo assim nisso.

    • @ceulua8597
      @ceulua8597 Před 3 lety +4

      @@laurogoncalves6545 infelizmente eu fiquei mais da metade da minha vida nisso

    • @laurogoncalves6545
      @laurogoncalves6545 Před 3 lety +1

      @@ceulua8597 Sinto muito por você. No meu caso é felizmente, pois se não fossem esses meus devaneios provavelmente eu já estaria morto.

    • @ceulua8597
      @ceulua8597 Před 3 lety +6

      @@laurogoncalves6545 entendo vc, eu não aguento a realidade, já teria me suicidado😞
      Por isso vejo os devaneios como um anjo 👼, eles me protegem.
      Mas eles não sabem a hora de ir embora...
      Então fico quase o tempo todo me "protegendo" da realidade,e não a vivo 😢

    • @laurogoncalves6545
      @laurogoncalves6545 Před 3 lety +3

      @@ceulua8597 Embora eu passe bastante tempo na realidade da minha mente eu consigo trabalhar ou fazer outras obrigações sem problemas. Por exemplo: no começo desse ano eu inventei de aprender inglês, eu diminui drasticamente meu devaneio e me dediquei bastante tempo a aprender inglês. Quando eu estuda eu sempre tirava boas notas. Eu sinto que isso nunca me atrapalhou.

  • @Davi-bd4hv
    @Davi-bd4hv Před rokem +2

    Acredito que tenho essa condição. A primeira vez que ouvi falar sobre chorei, porque os comportamentos descritos foram exatamente iguais aos meus.
    Parabéns pelo video!❤

  • @priscilanazaret
    @priscilanazaret Před 4 lety +31

    Sofro desde a infância com devaneios. Ultimamente estão acontecendo devaneios tristes e traumáticos que me deixam muito mal. Seu vídeo me fez perceber o quanto preciso da ajuda de um profissional. Muito obrigada! 💕

  • @azureii931
    @azureii931 Před 3 lety +8

    Eu estou escrevendo um livro e minha personagem tem essa desordem. Seu vídeo me ajudou bastante. Obrigado.

  • @rosavioleta9814
    @rosavioleta9814 Před 3 lety +5

    Eu tenho. Quando gosto de um homem e o acho bonito , que na minha visão é melhor que eu, fantasio tanto, até pensando ser outra pessoa, e acaba que o caso não acontece. Entre outras fantasias... Música é um dos meus gatilhos.

  • @TheKilljoke
    @TheKilljoke Před rokem +4

    Eu acredito que tenha isso. Eu passo o tempo todo criando personagens na minha mente, alguns até de anime, filmes que existem. Faço deles meus amigos, ou finjo que faço parte do universo deles. Quando eu volto a realidade e percebo que estou perdendo tempo com isso da um dor sabe, é horrível. É como se fosse uma fuga da realidade seila. Sei que é prejudicial e acredito que a a minha vida nem ajuda muito a focar na realidade. Ainda não sai de casa, não consigo me manter sozinho ainda, tenho praticamente nenhum amigo na cidade onde moro, quando saiu geralmente saiu sozinho mesmo, não tenho muitas habilidades sociais, sou tímido, enfim. Não sei oque fazer, mas sei que preciso parar de sonhar, por mais belo que seja, melhor é viver a realidade. Como diria belquior em sua música "Viver é melhor que sonhar".

  • @brunocarlos2468
    @brunocarlos2468 Před 3 lety +25

    Tenho quase certeza deste transtorno, e o vivo desde os 6 anos de idade, mas, no meu caso tenho controle, começo e paro quando eu quero, na minha cabeça isso sempre foi uma brincadeira, eu geralmante vou para algum lugar da casa que ninguém me veja, realizo sim, movimentos que nem percebo enquanto devaneio, quem já viu, fala que fico mechendo com os braços e andando de um lado para o outro, mesmo assim, isso nunca me atrapalhou em nada!

    • @arisubs9659
      @arisubs9659 Před 3 lety +3

      Vc sentia 100% as coisas quando vc imaginava? Vamos supor se alguem tocasse seu braço na imaginação por exemplo

    • @BEIRUTEE
      @BEIRUTEE Před 2 lety +2

      Meu deus eu também sou assim pensava que era so eu

    • @kiffer4116
      @kiffer4116 Před 2 lety

      Também sou assim

    • @gimmekromer1151
      @gimmekromer1151 Před 2 lety +1

      Tbm sou assim eu até achei que eu tenho autismo ou algo assim lkllkkk

  • @jesusagrado
    @jesusagrado Před 3 lety +9

    Ao mesmo tempo que eu via o vídeo eu já tava fantasiando aqui 🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡

    • @jordana2480
      @jordana2480 Před 2 lety +1

      Mkkkjkjkk sou assim quando menos perceber tô devaneando

  • @capivaratony
    @capivaratony Před 3 lety +10

    O problema é que eu sei que tenho esse transtorno, mas quando falei pra um psicólogo sobre isso ele nem sequer sabia sobre e só complicou.

    • @camarao2890
      @camarao2890 Před 2 lety +7

      Simmmm, a minha psicóloga tbm!
      sinto que nem a psicóloga é capaz de entender ou me ajudar a parar

    • @izumishion7289
      @izumishion7289 Před 2 lety +6

      @@camarao2890 mesma situação comigo, falei pro meu psicólogo é ele também não soube me aconselhar, não sei mais oq posso fazer.

    •  Před 2 lety +4

      o problema é que o maladaptive daydream é um estudo recente e pouquíssimo estudado. :(

  • @m_gomix
    @m_gomix Před 3 lety +26

    Eu pensei que eu estava ficando maluca ao ponto de não conseguir parar de imaginar coisas(estou com 15 anos agr), não falei com essas coisas com meus pais pois acho que eles vou achar a msm coisa que eu, então estou procurando ajuda através da internet

  • @2947732
    @2947732 Před 3 lety +11

    Muito esclarecedor! O melhor vídeo sobre o assunto que vi até agora
    Parabéns 👏👏👏

  • @l.3ok
    @l.3ok Před 3 lety +19

    Eu passo muuito tempo em devaneios, mas pra mim é de boa, não considero como algo prejudicial, muito pelo contrário, tenho um hobby de escrever, e os devaneios me ajudam nessa parte criativa 😅. escrever.

    • @maripdelf
      @maripdelf Před 3 lety +4

      Exatamente. Acredito que o problema mesmo é quando fantasiamos todo o contexto e não conseguimos por no papel. KKKKKKKK

    • @jordana2480
      @jordana2480 Před 2 lety +4

      Nossa, mas meus devaneios acabam impedindo q eu escreva pq começo a "atuar" andar pela casa ao invés de ficar sentada escrevendo kkkkkk

    • @gimmekromer1151
      @gimmekromer1151 Před 2 lety +1

      Me ajudam a desenhar,as pessoas falam que eu sou mto criativo pelo menos isso serviu de algo né.

    • @Itsfine416
      @Itsfine416 Před rokem

      @@gimmekromer1151
      Exato kkkk Me ajuda pois sou escritora de histórias surreais.

    • @user-cs1zr1nm3i
      @user-cs1zr1nm3i Před rokem +2

      @@maripdelf ♡ - Exato cara, eu sou escritora amadora e desde muito cedo pelo que me lembro sempre fui criativa, amo e sempre amei criar histórias, era incrível, ficava um bom tempo sozinha em casa quando pequena, apenas assistindo desenhos e repetindo atos deles, mas desde o início da quarentena, com mais tempo sozinha em casa...têm piorado muito....

  • @yasmimbernardo6175
    @yasmimbernardo6175 Před 2 lety +3

    Eu tenho muito isso, toda noite caio em devaneios, falo sozinha, faço jestos....
    Enfim, eu sei lá não consigo controlar mais

  • @AMANDASANTOS-qe3uj
    @AMANDASANTOS-qe3uj Před 2 lety +2

    Muito obrigada por essa explicação eu achava que eu tava ficando doida e quero me livrar disso eu preciso não aguento mais

  • @apenasryo5205
    @apenasryo5205 Před rokem +1

    Mds eu simplismente assisti stranger things 2 vezes inteiro me imaginando como personagem, ent sempre tenho q assistir sozinho pra ficar imersivo

  • @cmb.85
    @cmb.85 Před 2 lety +1

    Tenho isso..... e descobri a pouco tempo, mas nunca achei normal, até gosto desta condição, é muito bom devanear. Me torno mais imerso em tudo o que faço por gosto ou desafio, o devaneio ajuda a construir soluções que antes seriam difíceis de outras formas, me sinto criativo, mas tem um lado ruim, que é quando estou em uma atividade da qual não gosto, ele se torna um ponto de fuga, ai tudo atrasa... De ferramenta útil, se torna uma ancora angustiante.

  • @devaneiosexcessivos6765
    @devaneiosexcessivos6765 Před 3 lety +1

    Obrigado pelo vídeo 👍

  • @leleticialima
    @leleticialima Před 4 lety +2

    Muito bom, bem explicado e fácil de entender! Obrigada por esse vídeo ❤

  • @larissagoncalves4407
    @larissagoncalves4407 Před 3 lety +1

    Parabéns pelo vídeo! Esse foi o único que me fez compreender. Obg!

  • @jany90210
    @jany90210 Před 2 lety

    Ameeeeiii
    Maravilhoso seu vídeo

  • @pipoca8535
    @pipoca8535 Před 3 lety +11

    Eu não sei oque fazer porquê n tenho vontade de viver mais me tornei viciada nessas fantasias isso me prejudica em todas áreas da minha vida

    • @kezzziajemima
      @kezzziajemima Před 3 lety +5

      procure por mindfuness, acho que é assim que se escreve, pode te ajuda

    • @videosversiculados8407
      @videosversiculados8407 Před 3 lety +4

      Procure por Deus ele vai te ajudar ;-; mas vc também precisa se esforçar

    • @AMANDASANTOS-qe3uj
      @AMANDASANTOS-qe3uj Před 2 lety +2

      Sei bem como é meu Deus e horrível

  • @vitoriam.9038
    @vitoriam.9038 Před rokem

    Obrigadaaa pelo vídeo! Me ajudou bastante. :)

  • @fernandabovo5593
    @fernandabovo5593 Před 2 lety

    Muito bom.

  • @sandrarafaela
    @sandrarafaela Před 3 lety +1

    Amei o vídeo, obg!

  • @moniquebarreto7922
    @moniquebarreto7922 Před 3 lety

    Obrigada esse vídeo me ajudou muito

  • @kiffer4116
    @kiffer4116 Před 2 lety +2

    Nossa gente eu sempre tive esses devaneios, pulava pra lá e pra cá, fazia cenários e criava um monte de histórias.... Do nada me deu vontade de pesquisar se alguém era igual a mim e agora acho sobre o maladaptive daydreaming e tô chocada, eu sempre achei que era uma coisa meio normal pra mim e até gostava bastante de fazer esse "ritual" como li em outro comentário, só que agora tô muito preocupada......

  • @joanainaciacardoso7227
    @joanainaciacardoso7227 Před 3 lety +3

    Faz mais vídeos fale sobre novela livros e os deavaneios

  • @Karlavab
    @Karlavab Před 2 lety +3

    Eu me sinto refém disso e não consigo se que passa um dia sem fazer isso o pior que passo o dia quase todo fazendo isso pois me sinto solitária

  • @lulamolusco1490
    @lulamolusco1490 Před 3 lety +7

    Faço isso desde bem pequena (tenho 13 anos), nem sei mais oq achar. é assustador

    • @megatop7921
      @megatop7921 Před 3 lety +3

      Eu tbm tenho 13 anos e faço isso desde q me conheço por gente

    • @disasterpiss
      @disasterpiss Před 3 lety

      siim eu tb tenho 13 e faço isso faz tempo

    • @lulamolusco1490
      @lulamolusco1490 Před 3 lety

      @@disasterpiss eu queria contar pra alguém mas, não dá! na minha realidade não existem pessoas que entendem. se eu contasse pra minha mãe, ela ia me chamar de louca, não ia entender. já falei com ela sobre outras questões de saúde mental que eu tenho (como eu não conseguir me divertir mesmo quando eu deveria, e só ficar triste sem conseguir parar de ficar e chorar por nada e eu ser jovem de mais pra isso). eu tenho sim questões difíceis e traumas mas, minha vida não é completamente horrível, eu tenho muitas coisas boas mas, no geral ela é chata e entendiante. eu devaneio pq é mais fácil, é bom, não é entendiante mas, eu tenho que viver minha vida. nessa quarentena as coisas ficaram horríveis em relação a isso e eu tô tentando sozinha parar com isso (já que não tenho amigos e nem família que eu possa contar)

    • @ceulua8597
      @ceulua8597 Před 3 lety

      Que eu me lembre, eu comecei a ter os devaneios com cerca de 13 anos

  • @esterrigonidelima5384
    @esterrigonidelima5384 Před 3 lety +8

    Simplesmente, devaniar; não significa ter um problema né? Por exemplo; quando houver tédio? Ou; a noite...

    • @ceulua8597
      @ceulua8597 Před 3 lety +8

      Sim, simplesmente devanear quando se está entediado não é um problema.
      O problema está no Devaneio EXCESSIVO. Para quem tem, não consegue parar,é realmente um vicio.

  • @subtensao
    @subtensao Před 2 lety +1

    Para mim isso se tornou prejudicial pois ao fantasiar perdi o gosto pela minha vida. Se jogo na Mega-Sena eu fantasio tanto ganhando o grande prêmio que parece que ganhei mesmo, até chegar o dia do sorteio e eu ver que perdi, ai não me conformo mais em ser pobre. Se me preparo para um concurso público eu fantasio tanto exercendo aquele cargo que esqueço até de estudar. Isso se estende a várias áreas, eu vivo tão intensamente a fantasia que deixo de trabalhar para o real, eu satisfaço meus sonhos na fantasia e nenhum deles realizo na vida real

  • @nickgacha3
    @nickgacha3 Před rokem

    Eu criei um mundo inteiro dentro da minha cabeça
    Eu nunca reparei se eu fico horas, mas eu uso pra me distrair de tarefas e passar o tempo

  • @gamilzz8257
    @gamilzz8257 Před rokem

    Eu adquiri depois de trabalhar como caixa de mercado. O trabalho repetitivo, a rotina igual todos os dias com pouco descanso me forçavam a deixar o corpo no automático enquanto minha mente vagava por um lugar mais interessante. Hoje eu tento me livrar disso.

    • @Itsfine416
      @Itsfine416 Před rokem

      Você já viu What remains me of Edith Finch?

  • @priscillastephaniedasilva8585

    Achava que era só eu que tinha isso

  • @marinacorreia4219
    @marinacorreia4219 Před 3 lety +1

    Obrigada, eu tenho isso agora na quarentena, tá um lixo

  • @franciellyabel502
    @franciellyabel502 Před 2 lety +1

    Já tentei sair disso e fiquei com crise de anciedade

  • @douglasmarques6546
    @douglasmarques6546 Před rokem

    Tenho isso a 9 anos e quero parar com isso.

  • @karla4482
    @karla4482 Před 4 měsíci

    Queria que tivesse algum grupo de apoio e troca de experiência sobre o tema. Quem souber me fala por favor😢

  • @annacarolinesousabarreto5
    @annacarolinesousabarreto5 Před 3 lety +16

    Olá! Quero dizer que para quem sofre com esse problema,eu digo-lhes,EU FUI CURADA ATRAVÉS DA ORAÇÃO! Na quarta feira dia 3 eu fui pra missa de cura e libertação e fui curada pedindo que Deus arrancasse da minha cabeça esses devaneios excessivos e tudo que estava atormentando minha mente,eu senti um peso enorme saindo da mente,desde quando cheguei em casa,não tive mais devaneios,e não importa se você é católico ou protestante,nosso Deus é o mesmo,e só ele nos cura,nos salva e nos liberta de tudo que é ruim,de todos os transtornos mentais: Orem, façam preces,e acreditem! Deus vai cura-los assim como Ele me curou.

    • @alecojaleco
      @alecojaleco Před 3 lety +4

      Blablabla

    • @miriam7f
      @miriam7f Před 3 lety +1

      Ata kkk

    • @cleisilva317
      @cleisilva317 Před 2 lety +2

      Eu passei alguns anos sem ter, achei que estava curada, porém quando tive um abalo muito grande emocional voltou novamente, até hoje nunca mais parei... E desisti pq sei que não tem como curar isso.

    • @marizarodrigues7007
      @marizarodrigues7007 Před 2 lety +1

      Eu creio!
      Vou buscar mais a Deus

  • @7maliaa
    @7maliaa Před 3 lety

    Isso acontece comigo sempre antes de dormir... Será que se encaixa?

  • @SagatZikka
    @SagatZikka Před 5 měsíci

    Tem um cientista israelense que esta estudando o Maladaptive afundo tem varios videos inclusive de pacientes contando suas experiências. É um assunto muito interessante,gostaria muito de entender se isso é uma doença mental,porque é uma minoria que sofre com isso 🤔

  • @lilouzinha8351
    @lilouzinha8351 Před rokem +1

    Tô é fudida, isso sim!

  • @francamente1150
    @francamente1150 Před rokem

    Eu tenho um coelho humanoide azul que canta as músicas, se eu n fizer ele me dá pesadelos e paralisia do sono

  • @douglasmarques6546
    @douglasmarques6546 Před rokem

    Como faz para parar com isso. Eu quero parar. Por favor.

  • @jany90210
    @jany90210 Před 2 lety

    Eu tenho devaneios 24 horas por dia
    Tá bom 20:04 horas eu exagerei porque Graças a Deus eu consigo dormir
    Nas no momento que eu estou calada distraída a minha mente não cala a boca.
    Minhas fantasias são em que eu sou personagem

  • @jhonatanmessias3198
    @jhonatanmessias3198 Před rokem

    Pode ter relação do MD com TDAH?

  • @joanainaciacardoso7227
    @joanainaciacardoso7227 Před 3 lety +4

    Fala como vencer os devaneios

    • @pereiramwgd
      @pereiramwgd Před 3 lety +9

      Você não necessariamente acabará com eles em poucos dias; você reduzirá o hábito e ele passará a ser entediante para você.

    • @GabrielaAlves-qb8xx
      @GabrielaAlves-qb8xx Před 3 lety +2

      Nao da. Vc tem que procurar evitar os gatilhos

    • @marcosouza5789
      @marcosouza5789 Před 3 lety +1

      Os devaneios não vão sumir pq eles fazem parte da vida humana, todos tem, o que vc tem que fazer é diminuir e focar em coisas mais reais, eu tinha desde os 6 anos, devaneava que eu era famoso, rico, devaneava com tudo, qualquer filme, musica etc, mas aí comecei a fazer terapia, consegui me entender, e percebi que a realidade por pior que seja é melhor que viver sonhando, e os devaneios "irreais" desse tipo passarão a ser entediante, agora os poucos que tenho são focado em coisas reais como crescer na minha área profissional, viagens que quero fazer, as vezes esses devaneios meio irreais vem na mente ( o que é normal, todos pensam coisas irreais as vezes) mas logo se tornam entediante e foco em outra coisa.

  • @AnaSilva-zj3ku
    @AnaSilva-zj3ku Před 3 lety +4

    px..muito obrigado por falar desse assunto, eu tenho isso dês dos meus 11 ou 10 ano eu axo..hj tenho 15,e é bem complicado pra mim seguir minha vida em paz, o transtorno n ocorre quando eu estou na rua, com alguém cmg, ou quando estou escrevendo e desenhando; porém.... quanto assisto tv, computador, celular,filme,serie,rede social qualquer coisa dessas. acaba ocorrendo... PRECISO DE AJUDA URGENTEMENTE, mas tenho muito muitaaaa vergonha disso,e tbm n sei como falar com os meus pais sobre isso, por eles serem meio conservadores,eles acharem q é DEMONIO OU FALTA DE IGREJA, como eu posso falar disso com eles?

    • @rayssafidelis3861
      @rayssafidelis3861 Před 3 lety +1

      Vanos conversar ana silva,eu tenho a mesma idade que a sua,a gente pode se ajudar,passa o zap

    • @grazicarvalho8705
      @grazicarvalho8705 Před 3 lety +3

      Olha, não é demônio kkkk. Eu sou cristã tbm. Mas enfim, tbm sofro disso e hoje percebo que foi o que me ajudou a não me entregar a tristeza (faço desde a infância) mas depois de tantos anos, você começa a perder o gosto pela sua própria vida e então passa a ser algo destrutivo. Eu por muitas vezes, por ser ignorante por ter pouco conhecimento sobre esse tema, pq é pouco falado, achava q era um problema realmente espiritual kkkk sla. Mas vejo que é emocional.
      Não venci ainda, mas sei que requer muita renúncia. Quero muito amar a minha vida, a ponto de não desejar fugir dela ou tentar compensar o que n tenho...

    • @AnaSilva-zj3ku
      @AnaSilva-zj3ku Před 3 lety

      @@rayssafidelis3861 TO SEM ZAP,mas tenho twitter, se vc tiver me passa o seu que te chamo lá

    • @rayssafidelis3861
      @rayssafidelis3861 Před 3 lety

      @@AnaSilva-zj3ku twitter.com/Rayssa56357183?s=09

    • @layanesouza2804
      @layanesouza2804 Před 2 lety

      @@grazicarvalho8705 Eu tb achava que era algo "espiritual", mas não de um jeito ruim, sempre pensei que isso me ajudava a viver e que estava tudo bem então, só agora descobrir que isso é um problema e tem sido difícil processar, não há mto sobre isso por aí, sempre achei que um dia minha vida seria preenchida e não precisaria mais disso, depois de ler tanta coisa sobre aqui no yt meu medo que já era grande, aumentou, de não conseguir construir nada, sempre precisar disso.

  • @veteranrabbit3304
    @veteranrabbit3304 Před 2 lety

    Não sei exatamente se eu tenho isso eu crio histórias na minha cabeça universo alternativos com personagens que n existe ou existe so no mundo da fiação só com uma forma de entreterimento já que eu não tenho necessidade extrema de ter isso (no caso não e um vício) eu gosto de ter mais tomo cuidado para não ficar mais grave no futuro

    • @veteranrabbit3304
      @veteranrabbit3304 Před 2 lety

      A propósito não tive nenhum problema na parte da minha infância isso so surgiu por imaginação muito fértil eu acho

    • @BEIRUTEE
      @BEIRUTEE Před 2 lety +1

      @@veteranrabbit3304 eu me insolo em um local que não tem gente e fico mexendo meus braços e minhas mãos me imaginando dentro de um personagem ficcticio como homem aranha venom etc... O pior é que parece que eu to no corpo deles de verdade porque da muita adrenalina quando faço isso

  • @ronicles123
    @ronicles123 Před 2 lety +1

    Nem ligo, acho até benéfico.

    • @veteranrabbit3304
      @veteranrabbit3304 Před 2 lety +2

      Provavelmente o seu tipo não atrapalha sua vida eu mesmo também tenho mas não chega a atrapalhar minha vida já que uso de forma benéfica o problema dessas pessoas e ficam muito presa e n consegue controlar

    • @camilasantos7507
      @camilasantos7507 Před 2 lety +2

      @@veteranrabbit3304 exatamente, tenho em excesso e acredite interfere super na vida da gente

    • @jordana2480
      @jordana2480 Před 2 lety

      @@camilasantos7507 Siim odeio gente q romantiza

    • @mihh6686
      @mihh6686 Před 2 lety

      Também tenho isso, só fui descobrir mais sobre o assunto recentemente, e horrível pq ficarmos frustados e ansiosos pq não vai acontecer de acordo dos nossos desvaneios!

    • @ronicles123
      @ronicles123 Před 2 lety

      @@camilasantos7507 Só parar, ué