Video není dostupné.
Omlouváme se.

Castelo de Chillon o mais visitado na Suíça

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 7. 08. 2023
  • O Castelo de Chillon é um dos castelos da Suíça mais conhecidos em todo o mundo, além de ser o monumento suíço mais visitado e um dos mais bem preservados da Europa, estando classificado como monumento histórico.
    Situa-se numa das margens do Lago Léman, a três quilómetros de Montreux, possui no seu comprimento 110 metros e na largura 50 m, culminando com uma torre de 25 metros de altura. Foi construído sobre um rochedo, um ponto de proteção natural e estratégico para controlar a passagem entre o sul e o norte da Europa. De um lado, é uma magnífica residência à beira do lago e, do outro, uma imponente fortaleza em frente às montanhas.
    O arqueólogo Albert Naef descobriu que o castelo foi ocupado desde a Idade do Bronze e que, atualmente é resultado de muitos séculos de construções e restaurações, não sendo possível datar com exatidão o seu ano de construção, mas os primeiros registos escritos do castelo são de 1150.
    Foi sucessivamente ocupado pela Casa de Saboia, depois pelos bernenses, de 1536 a 1798, desde então pertence ao Estado de Vaud.
    O Castelo de Chillon está construído sobre um rochedo oval, em calcário, avançado sobre o Lago Léman entre Montreux e Villeneuve, com uma encosta escarpada de um lado e do outro o lago, sendo sua localização é estratégica que permite chegar rapidamente à Itália, além do local oferecer um excelente ponto de vista sobre a costa onde uma guarnição armada podia controlar militar e comercialmente a rota para Itália e aplicar seu pedágio de passagem.
    As primeiras construções remontam ao século X, embora seja provável que esse espaço já fosse uma localização militar privilegiada antes dessa data, devido aos objetos que remontam à época romana, que foram descobertos durante escavações no século XIX, assim como vestígios datados da Idade do Bronze. A partir duma dupla paliçada em madeira, os romanos haviam fortificado o local antes de lhe ser acrescentada uma torre quadrada no século X.
    Fontes do século XIII ligam a posse do sítio de Chillon ao Bispo de Sion, onde uma carta datada de 1150, na qual o conde Humberto III de Saboia concede aos cistercienses de Hautcrêt a livre passagem em Chillon, atesta o domínio da Casa de Saboia sobre Chillon.
    O ano de 1348 assistiu a uma das páginas mais dolorosas da história de Chillon, com as devastações causadas pela peste negra. Os judeus foram presos e torturados para confessarem que tinham envenenado a água dos poços. As suas confissões provocaram a fúria da população, que se envolve em massacres e expulsões. Três centenas de comunidades foram destruídas ou expulsas sem que o Conde de Saboia intervenha.
    Em 1900, o arquiteto Albert Naef continuou os trabalhos de restauro para alcançar o estado atual do edifício, e refez o interior e as tapeçarias de certas salas, como a Grande Sala do Bailio, também chamada de "grande cozinha bernense".
    Em 1939, o castelo já recebia mais de cem mil visitantes. A proximidade com a cidade de Montreux não é estranha a esta tendência. O sucesso não cessa de crescer ao longo dos anos e o monumento passa a registar mais de trezentas mil visitas por ano, e graças aos restauros, o castelo está em excelente estado e dá uma boa visão da arquitetura feudal.
    Hoje, as partes mais visitadas do local são a famosa prisão de Bonivard, que fica no subsolo e, como as outras salas subterrâneas, lembra as catedrais góticas do século XIII, a Camera Domini, uma sala extraordinária pintada com símbolos medievais, a capela, uma belíssima construção religiosa com pinturas do século XIV, as quatro principais salas com janelas voltadas para o Lago Léman, três pátios na entrada que hoje são usados para eventos, entre outros. Ao todo, o castelo é constituido por 25 edifícios unidos por corredores e passarelas e apresenta ainda coleções de mobiliário, objetos de estanho e armas antigas.
    Músicas Epidemic Sound:
    Say It Like You Mean It - Eden Maze
    Lean on You - Cian Buckley
    Hold On to That Easy Feelin (Instrumental Version) - Big Girl
    She Will Never Know - Loving Caliber

Komentáře • 3