Processos de Eletrização

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 12. 09. 2024
  • Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ)
    Professor: João Marcello
    Discentes: Andressa Marques, Aylla Soares e Raimundo Miguel.
    Grupo I [ 4, 6, 37 ]
    Trabalho Proposto: Produzir um vídeo de física sobre os três processos de eletrização.
    Olá pessoal, somos alunos do 3° ano do Colégio Técnico de Bom Jesus e nesse vídeo vamos falar um pouco sobre os três processos de eletrização: por atrito, contato e indução, fazendo um experimento para demonstrar cada um deles. Esperamos que vocês gostem e que com esse vídeo vocês tirem dúvidas sobre tal assunto.
    Materiais:
    - Canudos
    - Copo plástico
    - Fita adesiva
    - Palito
    - Folhas de papel
    - Moeda
    Processos de eletrização
    Considera-se um corpo eletrizado quando este tiver número diferente de prótons e elétrons, ou seja, quando não estiver neutro.
    O processo de retirar ou acrescentar elétrons a um corpo neutro para que este passe a estar eletrizado denomina-se eletrização. Alguns dos processos de eletrização mais comuns são os seguintes.
    Eletrização por atrito: Ocorre quando atritamos dois corpos de substâncias diferentes (ou não), inicialmente neutros, e haverá transferência de eletros de um corpo para o outro, de tal forma que um corpo fique eletrizado positivamente (cedeu elétrons), e outro corpo fique eletrizado negativamente (ganhou elétrons). A eletrização por atrito é mais forte quando é feita por corpos isolantes, pois os elétrons permanecem nas regiões atritadas.
    Eletrização por contato:
    Se dois corpos condutores, sendo pelo menos um deles eletrizado, são postos em contato, a carga elétrica tende a se estabilizar, sendo redistribuída entre os dois, fazendo com que ambos tenham a mesma carga, inclusive com mesmo sinal.
    Eletrização por indução: Sejam duas esferas metálicas A e B (A carregada negativamente e B neutra), afastadas. Ao aproximarmos as duas esferas, a presença de cargas negativa presente em A, provocará uma separação de cargas em B. Essa separação de cargas é chamada de indução.Se ligarmos um condutor da esfera B até a terra, as cargas negativas que foram repelidas, escoarão para a terra de maneira natural, de modo que a esfera B passe a ficar eletrizada positivamente. A esse processo damos o nome de eletrização por indução.

Komentáře • 15