Diabetes, cães e bactérias: os elementos que mudaram a medicina

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 12. 09. 2024
  • Este é o primeiro vídeo de uma nova série do canal: a #história das descobertas!
    Nosso intuito é te mostrar como a construção do conhecimento científico acontece até chegarmos no que temos hoje!
    Neste vídeo, te contamos como elementos que parecem não ter conexão entre si revolucionaram a medicina e levaram à descoberta da #insulina e suas funções no corpo, além de darem origem a medicamentos mais avançados para o tratamento do #diabetes mellitus.
    Roteiro: Laura de Freitas
    Produção: Ana Bonassa
    Edição: Ana Bonassa
    Designer da miniatura: Vinícius Marreiros e Laura de Freitas
    Acompanhe o NV1C nas redes:
    nuncavi1cientista
    nuncavi1cientista
    _NV1C
    Apoie este canal!
    catarse: catarse.me/_nv1c
    programa de membros: / @nuncavi1cientista
    chave Pix: 94acbf92-9a09-414a-b25f-c777ae712468
    Camisetas de ciências da Doppel Store: bit.ly/NuncaViU...
    Referências:
    www.ncbi.nlm.n...
    pubmed.ncbi.nl...
    www.diabetes.o....
    www.diabetes.o...
    www.diabetescen...
    Este canal faz parte do Science Vlogs Brasil, um selo de qualidade colaborativo que reúne divulgadores de
    ciência confiáveis do CZcams Brasil. Conheça todos os canais #SVBR em / sciencevlogsbrasil
    #svbroficial
    #sciencevlogsbrasil
    #sciencevlogs

Komentáře • 202

  • @patricmoreto7771
    @patricmoreto7771 Před 3 lety +39

    Eu super emocionado com o menino salvo, aí a Ana diz que morreu com 27 anos de pneumonia. É, não era fácil não.

  • @Fecsr
    @Fecsr Před 3 lety +11

    Sou diabético há 11 anos, descobri aos 10, e apesar de saber de bastante coisa que fui pesquisando ao longo dos anos, não sabia de várias informações apresentadas nesse vídeo. Aos 14 anos, logo no segundo ano sendo insulino dependente, eu passei 2 semanas na UTI por cetoacidose diabética e quando saí, estava definhado como o rapaz que você citou no vídeo, é uma situação horrível e com certeza tá no top 1 piores dores e sensações que eu já senti. Essa parte me foi especialmente emocionante (o vídeo todo!) porque a diabetes tem muita desinformação que chega antes mesmo de qualquer remédio logo no diagnóstico, eu perdi as contas de quantos chás me obrigaram a tomar ainda pequeno pra reverter uma doença que (ainda) não tem cura e, bem, me fez ainda criança acreditar que eu podia passar dias sem aplicar insulina por vergonha de ter que me aplicar injeções na escola, o que me levou à cetoacidose e por pouco não a óbito. Saber de qualquer coisa desse jeitinho que você explicou faz uma diferença absurda no jeito com que se lida com isso, pessoalmente e em sociedade, afinal é uma questão de saúde pública. Obrigado por esse vídeo e pelo canal de divulgação científica, é extremamente importante e foi uma grata surpresa, já estou inscrito e prestes a maratonar tudo. Conteúdo incrível! ❤

    • @nuncavi1cientista
      @nuncavi1cientista  Před 3 lety +3

      Obrigada pelo compartilhar o relato Felipe, ainda bem que hoje você está bem❤️

  • @jessicacorsso5441
    @jessicacorsso5441 Před 3 lety +20

    Estou viva graças a todo esse histórico ♥️

    • @fernandabraga2488
      @fernandabraga2488 Před 3 lety +4

      Somos duas... 18 anos atrás, quando tive o diagnóstico, o SUS ainda fornecia insulina bovina e suína! Mas não fazia ideia de como essa insulina animal era produzida. Amei o vídeo!

  • @fbueno000
    @fbueno000 Před 3 lety +11

    Adorei o vídeo! Minha mãe tem diabetes tipo 1, e sempre fez uso de insulina, desde a época que tinhamos uma seringa de vidro em casa, que precisava ferver e tal, até a canetinha e a insulina rápida, que ela utiliza hoje.
    Gostaria de sugerir um video sobre Parkinson, e Parkinsonismo. Meu pai foi diagnosticado ano passado com PSP (Paralisia Supranuclear Progressiva). e demoramos mais de 2 anos até chegar no diagnóstico, passando por várias hipóteses de várias doenças.
    Parabéns pelo trabalho de vocês!!!!

  • @marciameneguite6872
    @marciameneguite6872 Před 3 lety +26

    Adorei o formato!
    Minhas sugestões: depressão, ansiedade, cárie e periodontite.
    💚

    • @nuncavi1cientista
      @nuncavi1cientista  Před 3 lety +8

      Minina, acredita que estudei periodontite no doutorado? (Laura)

    • @marciameneguite6872
      @marciameneguite6872 Před 3 lety +5

      @@nuncavi1cientista, me descobri paciente de periondontite aos 40 anos. Vou completar 53 em abril e tenho todos os dentes naturais (morro de medo de perder algum), mas pra isso virei BFF da dentista especializada (não sei se mestrado ou doutorado) nessa área.
      😜

  • @Fercs89
    @Fercs89 Před 3 lety +25

    Ciência + história = ADORO!

  • @DomiMilani
    @DomiMilani Před 3 lety +7

    O botão de inscrever é devidamente higienizado após cada uso, pode clicar sem receio. XD
    Adorei a ideia de vídeos com a história das descobertas. É o tipo coisa que frequentemente me passa pela cabeça. Tipo "nossa, como alguém pensou em usar âmbar gris para fazer perfume?".
    E concordo com a Juliana lá do outro comentário sobre vídeos tratando de drogas ilícitas. Eu acho que a sociedade tem um grande problema em tratar drogas como tabu, pq, no fim das contas, acabamos tratando todas como se fossem uma coisa só - quem nunca ouviu a tia falando que maconheiro é violento? Acredito que seria muito bom se as escolas e programas falassem com mais honestidade, afinal, as crianças que tem contato com esse mundo não são trouxas. Assim como antigamente fumar fazia você "parecer descolado", ainda hoje, consumir álcool tem aquela aura de fazer as pessoas mais amigáveis, mais "legais" - inclusive a associação social das diferentes bebidas com cada ambiente e classe social ("olha, ela toma gim, que chique" ou "roda de samba tem que ter cerveja"). Dessa mesma maneira, a gente vê drogas sendo associadas a status social, a estilo de vida - como se fossem uma coisa positiva - por uma parte da sociedade, enquanto outra age de maneira histérica e hipócrita, fingindo que não sabe que o parente tal usa de maneira "sociável" ou que aquele amigo playboy não revende uma coisa ou outra. Acho que informação objetiva, sem vieses, sobre o assunto, seria muito bom. Tipo uma extensão da série sobre maconha do Dráusio. :)
    Okay, foi mal pela parede de texto, mas, por favor, por favorzinho, considerem. :3

  • @aridamiansilva6114
    @aridamiansilva6114 Před 3 lety +22

    Sugestão de tema: exposição a metais pesados.

    • @diegopereira1587
      @diegopereira1587 Před 3 lety +2

      Principalmente o alumínio . arsênio Do arroz que 80 porcento dos brazucas gostam

    • @grazi1008
      @grazi1008 Před 3 lety +2

      up

    • @jp4101
      @jp4101 Před 3 lety +1

      O chapeleiro maluco

    • @daianecioato
      @daianecioato Před 3 lety +1

      Sim! E sobre especiação química de metais tb!

    • @aridamiansilva6114
      @aridamiansilva6114 Před 3 lety +2

      Endossando... "odontologista falando que estamos cheios de chumbo, mercúrio, arsénico, cádmio, cobalto, titânio por consumo de produtos de limpeza, higiene, cosméticos, comida de pacote, peixes, etc. Ela faz "teste de bioressonância" para verificar a toxicidade e falou de uma "máquina de inteligência artificial" para eliminar os metais pesados no corpo. Pelo meio a expressão "física quântica" e o alarme da razão disparou."

  • @guitvr4
    @guitvr4 Před 3 lety +1

    Gostei muito desse formato. Mostrando como é a construção do conhecimento científico. Acho legal pra mostrar pra pessoas que não conhecem muito de como a ciência é feita, e que na maioria das vezes, não é nenhum cientista isolado no porão de casa que resolve descobrir a cura de uma doença, ou inventar algo sozinho.

  • @adrianavalerio7155
    @adrianavalerio7155 Před 3 lety +49

    "quem é meu campeão? quem é meu campeão?" aaaah morri!

  • @danidayane3936
    @danidayane3936 Před 3 lety +2

    Amei o vídeo!! Sou diabética tipo 1 há 20 anos, hoje tenho 25. Uso bombinha de insulina, com muito trabalho e foco a gente tem uma vida " normal" :)

  • @vilma332
    @vilma332 Před 3 lety

    Sou diabetica há quase 30 anos e me emocionei muito ao conhecer a história completa da minha querida "salva vidas"! Conhecia só a parte final... Nesse tempo usei várias insulinas diferentes, de 🐷, mesclada de 🐄 e 🐷, e humana ... Aplicadas com seringas, canetas e agora bomba de infusão. A evolução continua do medicamento facilita muito a vida do diabético, vai deixando o tratamento menos complicado e muito mais assertivo! Viva a ciência!

  • @vitoriafurlan4905
    @vitoriafurlan4905 Před 3 lety +1

    Tenho diabetes tipo 1 e foi muito interessante saber a história da doença! Ainda bem que teve muita evolução e hj podemos viver com qualidade de vida, obrigado SUS!! Parabéns pelo video!

  • @AnaPaula-mi4db
    @AnaPaula-mi4db Před 3 lety +8

    Ótimo resumo.
    Sugestão de vídeo: *DNA recombinate e a técnica CRISPR*

  • @jessicacorsso5441
    @jessicacorsso5441 Před 3 lety +2

    Tenho muita vontade de ver mais vídeos sobre a diabetes mellitus. Sou diabética e muitas mudanças ocorreram ao longo dos meus 14 anos de doença, sempre fico na dúvida "será que é só comigo?". Como mudanças nos sintomas pra detectar a hipoglicemia. Antes tremia, com o passar dos anos alguns sintomas sumiram e outros surgiram, por exemplo: tremedeira, confusão mental, sensação de embriaguez, falta de habilidade pra falar e choro descontrolado, e o mais recente e confuso pra mim é ondas de calor e muita transpiração (no nível de molhar toda a roupa de tanto suor)... Enfim, muitas curiosidades que eu tenho, nem sempre os médicos conseguem me responder e apenas dizem "cada pessoa é diferente da outra, e ninguém sabe mais da sua diabetes do que você"...

  • @arq.daianec.pergher6462
    @arq.daianec.pergher6462 Před 3 lety +3

    amei a nova série!!!! façam mais!!!!!!!!
    extrato de PÂncreas??? NÃO TINHA IDEIA
    p.s. pobre dos doguinhos sem pâncreas

  • @alexbastos2426
    @alexbastos2426 Před 3 lety +1

    Comunicadora maravilhosa. É disso que a ciência precisa.

  • @mariajosesilvapenny6883

    Adorei. Minha mãe acamada há quatro anos, desenvolveu diabetes e como ela se alimenta basicamente de dieta enteral, há um ano, a endocrinologista, a nutricionista, a fonoaudióloga e o fisioterapeuta estão lutando para a manter bem, já que cura, ainda, não há. O vídeo, divertido e didático, me ajudou a compreender melhor esta doença e ajudar a minha mãe. Obrigada!

  • @henryrroland
    @henryrroland Před 3 lety +5

    Quero um vídeo sobre a história do DNA recombinante

  • @cansadinha
    @cansadinha Před 3 lety +9

    Aliás podia ter um vídeo sobre ~substâncias diferenciadas~

    • @moreguiet
      @moreguiet Před 3 lety +4

      Quero!!

    • @Armenv3f
      @Armenv3f Před 3 lety +3

      A ciência é a melhor coisa possível 😜

    • @jp4101
      @jp4101 Před 3 lety +1

      O drauzio fez uma série de videos muito boa sobre uma em especifico, para a parte histórica tem outra serie de video bem completa feito pelo normose

  • @aridamiansilva6114
    @aridamiansilva6114 Před 3 lety +2

    Aula maravilhosa! Excelente comunicadora!

  • @alinejesus30
    @alinejesus30 Před 3 lety +5

    Acho tudo o jeito dessa mulher explicar, o entendimento é inevitável. Amooo

  • @andreiacostadeazevedo1693

    Ótimo vídeo, Ana! Acho que um vídeo sobre o colesterol, mitos e verdades, seria legal 😉

  • @1alexmachado
    @1alexmachado Před 3 lety +1

    Tenho DM1 desde os 24 e hoje tenho 44. Já passei e você todo tipo de tratamento (fora os chás, farinhas e babas de quiabo que ainda rolam). Por favor, continuem fazendo vídeos sobre o tema. Aliás, que tal um sobre esses "recursos complementares naturais" muito difundidos?

  • @gwyndolinds-en8yt
    @gwyndolinds-en8yt Před 3 lety +1

    Amei essa ideia!!!!!
    Continuem contando mais Histórias da Ciência!!!
    Tenho sugestão de 2 temas:
    -Antibióticos e a busca por uma “Bala de Prata” (como vemos até hoje hehe)
    -E acho que é legal também desocidentalizar a história da ciência, falando mais sobre a contribuição de outros povos, como hindis, persas, árabes e chineses (caso tenham algum historiador na equipe!)

  • @jp4101
    @jp4101 Před 3 lety +2

    Muito bom o video! Acho que seria interessante falar da penicilina, como foi achada e como está a situação dos antibióticos atualmente

  • @karlafreitas3882
    @karlafreitas3882 Před 3 lety

    Ana, muito obrigada pela aula fantástica desta disfunção que me acompanha a muito tempo, me emocionei, porque se estou viva hoje são a vocês o meu agradecimento, cheguei a tomar a humullin, quando mais nova, hoje tomo insulinas ultra rápida e ultra lenta e a qualidade de vida é muito melhor do que as híbridas que me deram uma série de alergias, sou grata a cada um dos que contribuíram para que hoje eu tenha a saúde perfeita dentro das minhas imperfeições, muito obrigada. Beijos no coração.

  • @priscilaluzazevedo3109

    É tão lindo de se ver o quanto o conhecimento nos leva a tanta evolução! Amando demais o canal de vocês meninas!! Parabéns pelo belo trabalho de DC, a sociedade agradece!!

  • @15marcinha
    @15marcinha Před 3 lety +1

    Eu amei!!!!
    Já coloquei no grupo da família!
    Fale sobre os anticoncepcionais...

  • @shirlenemarques5928
    @shirlenemarques5928 Před 3 lety +3

    Realmente é pra se emocionar mesmo. Os cientistas são iluminados de Deus.

  • @amandabronzatto3655
    @amandabronzatto3655 Před 3 lety +1

    Amo tento esse canal é uma baita força para continuar estudando sem parar

  • @naofg
    @naofg Před 3 lety

    Adorei esse formato! Não sabia da história da insulina. Minha tia/madrinha tem diabete tipo 1, então cresci vendo ela aplicar a insulina e não imaginava uma época em que os diabéticos não tinham esse tratamento.

  • @saviovaccarelli7978
    @saviovaccarelli7978 Před 3 lety

    Menina Ana, foi a mais maravilhosa explanação que eu ouvi sobre a Diabetes...fascinante.
    Esta série está fadada ao sucesso. Parabéns.
    Minha Campeã.

  • @PegasusPablo
    @PegasusPablo Před 3 lety +9

    Sou eu, eu sou seu campeão!!!

  • @gilbertorussojunior9165
    @gilbertorussojunior9165 Před 3 lety +2

    Ansioso pelo vídeo sobre DNA recombinante

  • @carolinepedrozo8539
    @carolinepedrozo8539 Před 3 lety +1

    Adorei a série, obrigada Nunca vi um cientista! Aguardando ansiosamente o próximo episódio 😻

  • @marielasferrari1767
    @marielasferrari1767 Před 3 lety

    Amei! Sugerindo um próximo vídeo sobre a descoberta do sequenciamento de Sanger, já que a Ana comentou brevemente nesse vídeo (e sobre outras técnicas genéticas e de biologia molecular, também).

  • @andretoronto1
    @andretoronto1 Před 3 lety +2

    Gostei mais do q pensei q gostaria por se tratar de história, você tornou o tema divertido

  • @saudeemprimeirolugar527

    Obrigada por contar sobre a construção do conhecimento em torno do Diabetes! Quanta evolução a Ciência teve ao longo dos anos! Quantas descobertas! Parabéns pelo trabalho de vocês! 😍🤗❤️👏👏👏😘

  • @Paulo.da.SilvaUK
    @Paulo.da.SilvaUK Před 3 lety

    Deixando meu big like aqui pra esse vídeo incrível. Que gostoso aprender sobre a história da insulina de uma forma tão prazerosa. Muito obrigado, meninas 🙏😘

  • @Mariana9861
    @Mariana9861 Před 3 lety

    Eu amo quando vocês falam sobre a história das descobertas científicas ❤️

  • @highany
    @highany Před 3 lety +1

    eu assisto esses vídeos e penso: nossa, o mundo é muito louco.
    ajudo a cuidar da avó do meu noivo e ela é diabética, depois que conheci canais de conteúdo científico posso afirmar que aprendi a cuidar e melhor e por consequência, ela tem uma qualidade de vida melhor.
    OBRIGADA POR TUDO

  • @MarceloVivanBorro
    @MarceloVivanBorro Před 3 lety +5

    Fantástico Ana! São histórias maravilhosas da ciência!

  • @strapacao
    @strapacao Před 3 lety +1

    Que vídeo bom!
    Fiquei impressionado com a existência de relatos e mapeamento da doença muito antigamente!
    Estes médicos que provaram a urina eram dedicados. Será que isso era procedimento padrão? Fico pensando em todas s ocasiões em que provaram a urina e não sentiram diferença no sabor hehehehe
    Parabéns pelo vídeo!

  • @mrubianes1
    @mrubianes1 Před 3 lety +1

    Kkkk o melhor foi o interfone!!! Brincadeira, o vídeo foi top, vou mostrar para meu pai!!!

  • @daianecioato
    @daianecioato Před 3 lety +1

    Adorei esse formato, ansiosa pelos próximos!

  • @renatapaiva6681
    @renatapaiva6681 Před 2 lety

    Que historia maravilhosaaa!!!! Fala dos hipoglicemiantes, Ana, por favor!♥️
    Tenho diabetes tipo 2 e a "sindrome metabolica" e adoro aprender mais sobre esses assuntos!😘

  • @evelynsoueu
    @evelynsoueu Před 3 lety

    Show, Ana! Adorei a proposta de contar o longo processo das descobertas científicas. Seria interessante também contar as que ainda estão em andamento, trazendo depoimentos de especialistas da área com as hipóteses e desafios com que estão trabalhando. Abraços!

  • @rojeriooliveira9457
    @rojeriooliveira9457 Před 3 lety +1

    Aulão, Dra. Parabéns.

  • @lorainegarutti
    @lorainegarutti Před 3 lety

    Sempre mando os vídeos pra minha mãe e sinto que vcs nos trazem pro lado claro da verdade 🥰

  • @fernandarieffel8566
    @fernandarieffel8566 Před 3 lety +2

    Meu pai tem diabetes tipo 2 e usa a insulina glargina há 10 anos. É uma insulina de longa duração que só precisa aplicar uma vez ao dia. Insulina realmente salva vidas, percebo isso pois tenho muitos casos de diabetes tipo 2 na família e ele é o único que usa insulina. Por consequência, até hoje ele não teve nenhuma complicação causada pela diabetes. Enquanto tenho parentes que já perderam os dedos do pé e outro com problemas renais. As pessoas tem medo de levar uma picada por dia com uma agulha minúscula (é beeem mais fina que uma agulha de injeção comum), mas acham normal ter a glicose acima de 250 todos os dias.

  • @plop_plop_fizz_fizz_
    @plop_plop_fizz_fizz_ Před 3 lety +1

    Nossa! Muito bom o vídeo Ana! Você poderia fazer um vídeo sobre hemocromatose (excesso de ferro no sangue)? Tenho um amigo que faz até sangria (algo meio arcaico nos dias de hoje TᆺT). Além disso, seria interessante esclarecer uma dúvida que muitas pessoas têm, ou seja, se o Ferro nutriente é a mesma coisa que o Ferro metal encontrado na tabela periódica? ♡

  • @barradopirai
    @barradopirai Před 3 lety +2

    Sim Ana.
    Videos de descoberta científica são muito bons de assistir.

  • @moreguiet
    @moreguiet Před 3 lety +2

    AMEI!!! Video sobre DNA recombinante por favor!!

  • @lucianameirelles4375
    @lucianameirelles4375 Před 3 lety

    Amei essa ideia de vídeo 😍Vocês são maravilhosas , os cientistas são incríveis! Não perco nenhum vídeo , até assisto as propagandas para ajudar o canal😉

  • @zesantossantos4015
    @zesantossantos4015 Před 3 lety +1

    Sensacional 👏👏👏

  • @tamirisbade5069
    @tamirisbade5069 Před 3 lety

    Nossa Ana, chorei junto. Bom demais, #MaisHistóriasDaCiência

  • @magda.borges
    @magda.borges Před 3 lety

    AMEI !!
    Já quero outros vídeos da série #história

  • @icarogillead4654
    @icarogillead4654 Před 3 lety

    Ótimo vídeo, como sempre!! Seria ótimo um vídeo sobre DNA recombinante e como isso foi descoberto. Amo o trabalho de vcs!
    Abraço!!

  • @izabelaferreira1425
    @izabelaferreira1425 Před 3 lety +1

    Aaaaah que história linda! Amei!

  • @ZoinhuDaMamae
    @ZoinhuDaMamae Před 3 lety +1

    Já tô acostumado a ver a Ana passeando de moto no meio dos vídeos, mas montada numa ambulância foi novidade! 😂🤣😂
    Não é só a ciência que tem avanços.

  • @lyoshi
    @lyoshi Před 3 lety +5

    A Ana com os nomes me representa!

  • @williaml.deoliveira2147

    Adorei. Faz um vídeo sobre Hemofilia, por favor! Ainda não vi nenhum canal se ciências falando sobre o assunto!
    Se sair, eu viro membro!

  • @matube602
    @matube602 Před 3 lety +4

    A Ana é simpática e didática.
    👏

  • @marinaschnaiderbortolotto8346

    Muito bom! Especialmente o comentário sobre o papel fundamental da ciência de base ☺️

  • @fernandabraga2488
    @fernandabraga2488 Před 3 lety

    Ainda sobre esse tema, seria legal um vídeo sobre cetoacidose diabética e dieta cetogênica.

  • @fgo16
    @fgo16 Před 3 lety

    Muito bom! Gostei muito dessa nova série de vídeos explicando sobre as descobertas científicas.
    Como sugestão, eu gostaria que vocês explicassem como descobriram o processo de digestão de proteínas.
    Parabéns a todos da equipe pelo conteúdo do canal!

  • @andresbt10
    @andresbt10 Před 3 lety +1

    Excelente! Adorei!

  • @TPCA123456
    @TPCA123456 Před 3 lety

    Gostei muito deste tema. Bioquimica é encantadora.

  • @heberton1971
    @heberton1971 Před 3 lety

    Sensacional. Continua a série, sim.

  • @thalia2414
    @thalia2414 Před 3 lety

    Amo quando vcs estão em sintonia com as coisas que eu to estudando na faculdade! Ahahhaha (diabetes, no caso)
    Perfeitas 😘

  • @cembhs
    @cembhs Před 3 lety

    Nem com muito esforço vocês fariam um vídeo desinteressante. Sou fã demais ^^

  • @mameletto
    @mameletto Před 3 lety

    Amei a nova série. Ansioso pelos próximos assuntos ❤️

  • @11RenataMattos
    @11RenataMattos Před 3 lety

    Vídeo excelente!!!! Conteúdo de primeira contado de forma leve e acessível. Que canal foda!

  • @leticiapereira1660
    @leticiapereira1660 Před 3 lety

    Formato de vídeo aprovadíssimo. Parabéns mais uma vez

  • @claudialopes6126
    @claudialopes6126 Před 3 lety

    Adorei... já esperando a continuação... como vamos perdendo a capacidade de produção de insulina? Quais os efeitos ? Como desenvolvemos o diabetes tipo 2??? 😜

  • @biancaalexandredasilva7584

    Vcs arrasam como sempre 👏👏👏👏

  • @gpmedeiros
    @gpmedeiros Před 3 lety +1

    Ótimo vídeo! Eu não sou pesquisador, nem trabalho nessa área, mas tenho uma impressão de que a insulina tem o mesmo cheiro ou parecido com formigas quando são esmagadas. Vc saberia me dizer se isso tem a ver? Outro detalhe interessante é o fato das formigas serem atraídas por doces, elas devem ter algum processo no organismo com alto poder de neutralizar a glicose. É só uma sugestão!

  • @AnyLynn
    @AnyLynn Před 3 lety

    Nossa amei o novo quadro, pode fzr vaaarios, eu amo saber mais sobre cm a medicina evoluiu :D

  • @karenlino25
    @karenlino25 Před 3 lety +1

    Sensacional!!!!!

  • @helenasoares68
    @helenasoares68 Před 3 lety +1

    Muito obrigada pela aula 😘

  • @cahmadrid
    @cahmadrid Před 3 lety

    Nossa, adorei a ideia da série!!! Eu sempre fico me perguntando como é que descobriram tal doença? como alguém descobriu esse exame? esse remédio?? Nem vou dar sugestão de tema porque qualquer um que vcs fizerem vou achar legal, rs

  • @maestrinatatirosa
    @maestrinatatirosa Před 3 lety +1

    Eu gostei bastante!!
    Acho que a gente precisa mais de histórias pra ensinar ciência pras pessoas, essa aí das crianças acordando do coma dá um bom filme de Sessão da Tarde! 😁

  • @marciohiyane574
    @marciohiyane574 Před 3 lety +1

    O melhor canal do CZcams, parabéns

    • @nuncavi1cientista
      @nuncavi1cientista  Před 3 lety +1

      Vou emoldurar esse comentário ❤️

    • @marciohiyane574
      @marciohiyane574 Před 3 lety

      @@nuncavi1cientista sou Nutricionista, o que vocês falarem carimbo em cima rs ... não desistam, boa semana

  • @prioliveirascardoso
    @prioliveirascardoso Před 3 lety +1

    Adorei!!!

  • @luciana9262
    @luciana9262 Před 3 lety

    FANTÁSTICO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • @DanielAnteroRio
    @DanielAnteroRio Před 3 lety

    Graças a Ciência posso viver mais tranquilo. Agora só torcer para que esses medicamentos se tornem mais acessíveis. Insulinas de ação rápida e as de longa duração não é barato e torna meu controle um tanto difícil. :/

  • @shirlenemarques5928
    @shirlenemarques5928 Před 3 lety

    Adorei esse tipo de vídeo. Continue.👏👏👏

  • @vinindaniel
    @vinindaniel Před 3 lety

    Obrigado, professora!

  • @olgajsn
    @olgajsn Před 3 lety

    Gostei desse formato, Ana muito fofa contando historia....

  • @qahnin8168
    @qahnin8168 Před 3 lety +1

    Olá, parabéns pelo conteúdo. Contem como foi o desenvolvimento da pasteurização

  • @amandadeoliveira770
    @amandadeoliveira770 Před 2 lety

    Não são palavras aleatóriasssss ! Como cientista e dm1, já sabia td mas adorei o vídeo

  • @Paulo.da.SilvaUK
    @Paulo.da.SilvaUK Před 3 lety

    Obrigado pelo coracaozinho. Uma sugestão pra video: vcs poderiam falar sobre o fato de um alimento de alto teor glacemico se ingerido com proteína tudo se torna baixo teor glacemico. É verdade? Há estudos cientificos sobre isso?
    Valeu meninas 😘😘😘

  • @flaviomalvestiti2053
    @flaviomalvestiti2053 Před 3 lety

    Nunca curto os vídeos, mas esse eu vou curtir.

  • @lyoshi
    @lyoshi Před 3 lety +6

    Areteu conhecia Jorge? a Capadócia nem era tão grande assim, né!

  • @ocrossfiteirovegano
    @ocrossfiteirovegano Před 3 lety +1

    Adorei o vídeo!!!!!

  • @marcelodonega9189
    @marcelodonega9189 Před 3 lety

    que interessante esse negócio do papiro egípcio!

  • @FelipeFreitas01
    @FelipeFreitas01 Před 3 lety

    Que roteiro!
    Parabéns Ana! Vídeo maravilhoso!
    Não me lembro se já tem vídeo falando sobre como o medicamento "sabe" onde agir, tipo, a dipirona, como ela "sabe" onde dói!? Rsrs

  • @DuduEbano
    @DuduEbano Před 3 lety +1

    Vídeo maravilhoso. Mas você pode explicar o que acontece quando a glicose não é processada pela insulina?

    • @nuncavi1cientista
      @nuncavi1cientista  Před 3 lety

      A glicose não é processada pela insulina. A insulina é só a chave que abre a porta pra insulina entrar nas nas células e ser processada. Sem insulina, a glicose acumula no sangue e não entra nas células pra ser usada como energia. E isso pode levar a cegueira, amputação, derrame, ataque cardíaco entre outros

  • @66edurodrigues
    @66edurodrigues Před 3 lety

    Muito bom esse formato! Adorei :) continua!!