"O livro da natureza na literatura religiosa portuguesa" | Martinho Soares

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 15. 07. 2024
  • Décima segunda sessão do III Curso de Verão em Literatura, Humanismo e Cosmopolitismo, organizado pelo Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta e dedicado ao tema Natureza, que decorreu no dia 10 de julho de 2024.
    O livro da natureza na literatura religiosa portuguesa: Santo António, P. António Vieira, Fr. Agostinho da Cruz e Daniel Faria
    Sinopse:
    A metáfora do «livro da natureza» é um topos hermenêutico que atravessa toda a Idade Média até ao início da época moderna, ganhando particular incidência em finais do séc. XII e início do séc. XIII na literatura medieval de matriz franciscana, de forma notavelmente explícita nos sermões de Santo António. É um daqueles conceitos chave da Teologia e da Filosofia medievais que deixaram um lastro significativo na história da cultura e do pensamento ocidental, combinando as matrizes clássicas e judaico-cristãs da nossa identidade coletiva. O objetivo desta nossa apresentação é demonstrar a prevalência deste conceito, e suas modulações temporais e genológicas, na literatura de timbre religioso e espiritual de quatro notáveis autores portugueses: Fernando de Bulhões, António Vieira, Agostinho da Cruz e Daniel Faria - percorrendo um arco temporal que vem da Idade Média até à contemporaneidade.
    Martinho Soares é investigador auxiliar da Universidade de Coimbra, ao abrigo do Concurso FCT de Estímulo ao Emprego Científico. Membro integrado do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos. A sua atividade como docente tem incidido no ensino de Línguas, Literaturas e Culturas Clássicas. Como investigador doutorado na área de Poética e Hermenêutica, a sua investigação situa-se no cruzamento da Filosofia com os Estudos Clássicos e a Literatura Portuguesa, numa primeira fase em torno das interpretações do tempo e seus subtemas, como história e ficção; atualmente, em torno das interpretações do espaço e seus subtemas, como ambiente, lugar, paisagem e identidade. Encontra-se, presentemente, a desenvolver o projeto FCT de Estímulo ao Emprego Científico “Ler a natureza como texto: para uma hermenêutica ambiental e consciência espácio-identitária na eco-cultura portuguesa”. A sua atividade como investigador situa-se na área das Humanidades Ambientais.

Komentáře •