Epidemiologia | Estudos de validação, testes diagnósticos e padrão ouro

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 10. 09. 2024
  • Para várias doenças, existem métodos bem estabelecidos de diagnóstico - ou seja, existem formas sabidamente adequadas de avaliar se um paciente tem ou não tem a doença em questão. No entanto, existem situações em que pode não ser possível ou conveniente utilizar o método diagnóstico padrão.
    Em epidemiologia, chamamos o método sabidamente válido de diagnóstico de “padrão ouro”. Já a forma alternativa de diagnóstico é comumente chamada de “teste”. Como a informação considerada válida é a fornecida pelo padrão ouro, é importante saber o quanto os resultados fornecidos pelo teste se aproximam dos resultados fornecidos pelo padrão outro. Portanto, a validade de um teste se mede pelo grau de similaridade entre o teste e o padrão ouro.
    A validade de um teste pode ser quantificada em estudos de validação, nos quais temos indivíduos sabidamente (com base no padrão ouro) com e sem a doença. Ao aplicar o teste nestes mesmos indivíduos, podemos comparar os resultados do teste com o padrão ouro. Se resumirmos os resultados de um estudo de validação em uma tabela 2x2, podemos classificar os resultados de um teste como:
    - Verdadeiro positivo: situação em que o teste indica presença de doença e o indivíduo é, de fato, doente.
    - Verdadeiro negativo: situação em que o teste não indica presença de doença e o indivíduo, de fato, não tem a doença.
    - Falso positivo: situação em que o teste indica presença de doença, mas o indivíduo, de fato, não tem a doença.
    - Falso negativo: situação em que o teste não indica presença de doença, mas o indivíduo é, de fato, doente.

Komentáře • 11

  • @jammilyoliveira
    @jammilyoliveira Před 3 měsíci

    ❤❤❤

  • @merciagds
    @merciagds Před rokem +1

    Professor, todos os seus vídeos são excelentes tanto em didática quanto em relação ao domínio do conteúdo!!! Muito obrigada pela boa vontade em compartilhar sem cobrar nada!!! Desejo muito sucesso pra vc sempre!!!

    • @professorfernandohartwig
      @professorfernandohartwig  Před rokem +1

      Obrigado pelo comentário, Mércia! É muito encorajador saber que os vídeos são úteis para vocês!
      Se você se interessa por epidemiologia, convido você a se inscrever no canal (caso ainda não seja inscrita). Temos vídeos novos toda segunda-feira. Se você puder e quiser ajudar meu trabalho aqui no CZcams, seria ótimo se você pudesse curtir os vídeos que lhe ajudarem e compartilhar o canal com colegas e outras pessoas que possam ter interesse.
      Um abraço e bons estudos!

    • @merciagds
      @merciagds Před rokem +1

      @@professorfernandohartwig Já sou inscrita e curto todos que assisto!!! Foi um amigo que me indicou! Tbm já indiquei pra outros amigos. Somos estudantes da FURG!!

    • @professorfernandohartwig
      @professorfernandohartwig  Před rokem

      @@merciagds Que legal! Gosto muito do pessoal da FURG, e sei que algumas pessoas daí acompanham o canal.
      Obrigado pelo apoio e pela confiança no meu trabalho!
      Grande abraço

  • @leticiajordao3461
    @leticiajordao3461 Před 3 měsíci +1

    Boa tarde, professor! Como eu montaria essa tabela 2x2 se eu não tenho o valor verdadeiro conhecido obtido por padrão ouro, mas sim o resultado de outro método (comparativo)?

    • @professorfernandohartwig
      @professorfernandohartwig  Před 3 měsíci +1

      Olá, Leticia. Obrigado pela pergunta!
      Neste caso, me parece que seria uma pergunta sobre concordância (ou seja, o quanto os diferentes métodos tendem a fornecer os mesmos resultados, quando aplicados nos mesmos pacientes/amostras), e não sobre validade (afinal, você não tem um padrão ouro com o qual comparar seu resultado).
      Apesar desta distinção, a tabela seria parecida. A diferença seria que, ao invés de preencher a tabela com "teste" e "padrão ouro", você preencheria a tabela com os resultados dos dois métodos. Você pode encontrar mais detalhes sobre isso neste vídeo (czcams.com/video/GhRPO863h1E/video.html) e seguintes.
      Espero ter esclarecido!
      Um abraço e bons estudos.

  • @eyecharts
    @eyecharts Před 11 měsíci +1

    Olá Professor tudo bem? Preciso realizar um estudo que compara um software que mede acuidade Visual e comparar com um padrão ouro. Qual o desenho deste estudo para eu poder enviar ao comitê de ética? É um estudo experimental, observacional, coorte?

    • @professorfernandohartwig
      @professorfernandohartwig  Před 9 měsíci +1

      Obrigado pelo comentário!
      No caso, seria um estudo de validação. Como você precisa de um bom número tanto de pessoas com e sem a doença (para poder avaliar sensibilidade e especificidade), provavelmente você teria que realizar sua amostragem de modo a ter uma amostra "enriquecida" para pessoas com o desfecho (ou seja, a amostra teria uma maior proporção de pessoas com o desfecho do que a proporção na população geral), o que seria, de certo modo, similar a um estudo de casos e controles. A exceção seria se o desfecho for bastante comum, de modo que uma amostragem de base populacional serviria.
      Porém, como o objetivo é avaliar a validade de uma medida, o nome do delineamento seria "estudo de validação".
      Aproveito para dizer que, se você quiser apoiar meu trabalho no CZcams, é só se inscrever no canal - cada inscrição ajuda muito! Também seria ótimo se você curtisse os vídeos que você gostou. Caso queira ajudar ainda mais, o canal agora conta com as opções de tornar-se membro do canal ou o botão "valeu".
      Grande abraço e bons estudos!

    • @eyecharts
      @eyecharts Před 9 měsíci +2

      @@professorfernandohartwig muito obrigado. Exatamente. Estudo de Validação. Usamos Os Plots de Bland & Altman, Correlação intraclasse e ANOVa. Foi aprovado e já concluímos. Vamos publica-lo

    • @professorfernandohartwig
      @professorfernandohartwig  Před 9 měsíci

      @@eyecharts que ótimo! Boa sorte na publicação. Um abraço!